Até onde sonhar com Zé?

Compartilhe com os amigos

Fala, galera. Pedro Caruso na área. Não tem jeito. Falou de Flamengo nos últimos quinze dias, falou de Zé Ricardo. O elenco mais caro do clube desde que me entendo por gente não funciona há algum tempo. E a responsabilidade é dele.

A última atuação condizente com a qualidade desse elenco foi, com muita boa vontade, na peleja diante do San Lorenzo. Um 4 x 0 convincente, que lavou a alma e deu esperança. Mas, hoje, fica só como um ponto fora da curva.

Esse texto não se trata de um massacre em praça pública. Longe disso. Esse que vos fala foi, talvez, o maior defensor da efetivação do jovem treinador ano passado. A disputa pelo título brasileiro até os últimos jogos do campeonato ano passado deve-se, sobretudo, à ele.

Mas o passar do tempo e a qualificação do time não representou o que deveria. O Flamengo hoje joga um futebol mais precário. Previsível. Taticamente, parou no tempo. Insiste num esquema falido, e em peças absolutamente questionáveis.

Não pode um time, de qualidade sobretudo criativa, ser escravo do 4-3-3, que obriga a escalação de atletas que não estão patamar do restante do time. Ilustrando: com a punição de Berrío, ponta, na cabeça de Zé, o substituto será o outro ponta Gabriel, o que naturalmente prejudica o aspecto técnico. Na verdade o substituto de Berrío deveria ser alguém que estivesse em mesmo patamar técnico de Berrío, e não que jogue na mesma posição. Mesmo que isso obrigue a escalação de outro meia, por exemplo, e provoque a alteração de esquema.

Acontece que Zé está aficcionado no 4-3-3 e não parece disposto a novas experiências. O que fecha o leque de alternativas e não permite a exploração devida da qualidade do elenco.

E o questionamento ao seu trabalho não para por aí.

A insistência em Vaz, tendo Donatti e Juan no banco.

A covardia com Cuéllar, que só tem oportunidade contra Resendes, Madureiras e Bangus, sempre inserido num contexto desfavorável de reservas. O colombiano jamais foi testado no time que se considera titular e num jogo que de fato o exigisse. Como se pode avaliar assim?

E Ronaldo ser preterido por Márcio Araújo? Há justificativa?

Zé deve, pode e vai ficar conosco por muito tempo. É jovem. Ainda vai errar muito. Precisa errar. A gente só cresce no erro.

Acredito que seremos heptacampeões brasileiros em 2017. É um torneio que dá oportunidade de evolução ao longo de sua realização e contempla bons trabalhos de longo prazo. Dá a possibilidade de correção de falhas, já que essas, aqui, não tem o mesmo peso que na Libertadores, por exemplo, que enxergo como um sonho mais distante para o ano corrente. Às vezes a escalação de um zagueiro mal preparado custa a eliminação da competição sul-americana. No Brasileiro, apenas a perda de um jogo em trinta e oito possíveis. O peso é infinitamente menor e é aí que vejo o título brasileiro como mais palpável, já que Zé, por ser novo, ainda errará muito. A Libertadores engloba fatores extra campo, pede algo a mais, que só vamos adquirir disputando-a.

Não perdi a confiança. Mas questiono. Era pra ter evoluído. Era pra ter desapegado de ideias que deram errado. De jogadores que vão afunda-lo. Mas ainda confio. E acredito que Zé tenha capacidade pra ser um dos principais treinadores do país em alguns anos. Hoje ainda é uma boa promessa. Que além de tudo é rubro-negra e conhece a casa como poucos. Não há melhor opção que ele para o cargo. Mas precisa se mexer. Não dá pra ficar parado no tempo e refém de um esquema.

Me siga no Twitter: @opedrocaruso

 

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O rpblema do zeh ricardo eh ele existir.

  • O problema que vejo não é nem a escalação de alguns jogadores pra mim isso é consequência, porque me parece que o Zé é refém de um grupo de jogadores. Essa base não esta sendo escolhida apenas por critérios técnicos e sim por força dentro do grupo. O Vaz por exemplo errou mais que aceitável mas pra sair do time é uma dificuldade. E já coloca o Donatti pouquíssimo utilizado por culpa do Zé em situação de vida ou morte…Márcio Araujo é outro…Everton…Esses só saim do time em caso de catástrofe anunciada, já outros sempre avaliados por um ou dois jogos. Enfim até hoje não entendi porque entrou o Rômulo, me parece que o Zé não tem convicção do que ele quer de um volante. Se tivesse, depois saída do Rômulo, ele teria testado outros e não voltado ao MA. Rômulo entrou com o nome porque o que o Zé quer de um volante é o que o Márcio faz.

  • Queria saber de onde saiu essa formação 4-3-3 se o que o Zé utiliza é o 4-2-3-1

  • Na minha opinião quem ganha campeonato é elenco não treinador.

    Treinador é importante quando consegue não atrapalhar o time nos momentos decisivos.

    Zé Ricardo já ferrou o time várias vezes por conta de substituições e escalações bizarras.

    Um exemplo: VSQ é expulso contra o Palmeiras, no jogo seguinte o Mengão pega o Figueira no Pacaembú e faz uma exibição de gala com o Cuellar de titular, parecia o Barcelona jogando.

    O que faz o Zé no jogo seguinte??? Mantém o time que fez a exibição de gala??? Não, ele resolve voltar com VSQ como titular e quase perdemos para o Cruzeiro. Fomos salvos pelo Mancuello.

    Resumindo, Zé Ricardo nunca opta pelo simples e muitas vezes se dá mal.

  • Quem o distinto colunista gostaria de ver no lugar do Zé Ricardo? Isso ele não falou. POr que será?

    • Pq o site e 90000% dos comentaristas, torcedores daqui defende a permanência e ainda cegam um substituto dizendo que ele é o melhor depois de Tite, sugerir não adianta, pois da mesma forma que o amor do ZR é igual a catinga de C* pelo MA, assim é o amor de muitos aqui pelo ZR, o time corre riscos que podem ser corrigidos, mesmo assim ele persiste errando enxergando a solução, mas ZÉ RICARDO é insubstituível, pois dizem que ele é o melhor do Brasil.

  • Até Sabado.

    • kkkkkkkkkkkkk

  • ” Zé deve, pode e vai ficar conosco por muito tempo. É jovem. Ainda vai errar muito. Precisa errar. A gente só cresce no erro. Acredito que seremos heptacampeões brasileiros em 2017 ”

    Com esse treinador vamos ser eliminados da Libertadores e certamente nem sei se seremos campeões brasileiro, se continuar com essa teimosia em escalar jogadores com um futebol fraco e sem espírito de campeão teremos um ano de sem títulos, errar é normal, permanecer no erro é burrice e não admitir que é errante é um absurdo!
    Disse ZR;
    – Não sei o por que a torcida critica o Márcio, ele tem muito a evoluir!
    – Vou recuperar o Cirino.
    – Ma e Vaz são jogadores de Alto Nível e vão dá a volta por cima!

    Um time grande e gigante como o Flamengo não pode viver apenas de bons resultados, não se investe no futebol como investimos apenas para fazer boas campanhas nos campeonatos, aqui o futebol é pegado e ganhar do Flamengo é essencial, é como ganhar 1 título, é assim que os times jogam contra o Flamengo e com um treinador medroso, sem ousadia, sem firmeza, sem autonomia para barrar os piores e colocar somente os melhores como é o ZÉ RICARDO, dificilmente ele vai ganhar algo, vejo mais compromisso no melhores jogadores do que nas suas escalações!
    Continuarei sempre torcendo pelo Flamengo, mesmo com uma Anta no comando de um bom elenco.

  • Que texto sem propósito e injusto.

  • Mudem logo o nome para cornetadoflamengo.

  • O ZÉ VAI ERRAR MUITO AINDA? E O FLAMENGO É O LUGAR CERTO PRA ELE ERRAR?NA F1 UM PILOTO EM 99% DOS CASOS,COMEÇA NUMA EQUIPE PEQUENA OU MÉDIA,ALI ELE FAZ GRANDES CORRIDAS,E TBM CORRIDAS PÍFIAS…OSCILA O QUE É NORMAL…AGORA QUANDO ELE VAI PRA FERRARI RBR MERCEDES AÍ MEU AMIGO,NÃO PODE ERRAR MESMO…o FLAMENGO É UMA FERRARI OU UMA SAUBER? ESSA FALTA DE SANGUE QUE TBM SE ENCONTRA EM PARTE DA TORCIDA ME ENCOMODA,PERDER SE TORNOU NORMAL PARA MUITOS,ZÉ PODE AFUNDAR O TIME QUE AINDA ASSIM TEM GENTE QUE PASSARA A MÃO NA CABEÇA E DIRÁ: AH MAS NÃO TEM NINGUÉM NO MERCADO…TENHA DÓ ESSE CARA JA DEU!

  • Nosso elenco não é essa maravilha que quase todos falam… mas é óbvio que o futebol praticado está muito aquém do nível do elenco e cosiderando o tempo de trabalho. Culpa do Zé Ricardo. Os seus defensores pedem apoio. Mas penso que apoio e confiança devem ser merecidos, não impostos ou obrigatórios. Foi o próprio ZR que deixou as coisas chegarem nesse estado. Já nem vale mais usar o princípio da “continuidade de trabalho”. No momento está tão teimoso e perdido como os medalhoes que tivemos nesses 4 anos dessa gestão. Há esperança? Há. Mas não da minha parte. A menos que haja uma revolução e o ZR faça tudo o que não fez nesse quase um ano no cargo, fatalmente irá cair. Fora isso os problemas de planejamento e montagem do elenco também podem pôr tudo a perder, mais uma vez. Espero que isso não aconteça.

  • Mancuello, Arão, Rômulo,Ronaldo, Cuellar, Diego, Ederson,Conca, M.Sávio e Paquetá.Esses são os jogadores de meio-campo do Flamengo. Com as exceções de Guerrero e Trauco, são tecnicamente muito acima dos demais (apesar de que alguns devem melhorar,e muito,claro). Se no papel a qualidade técnica predomina no setor do meio, por que não elaborar um esquema que privilegiasse justamente isso? Perderíamos velocidade, claro (se bem que quase não vejo gols de contra-ataque do Flamengo há um tempo).Em compensação, ganharíamos com toques de bola mais refinados.

    O Zé Ricardo na base sempre usou os atletas de maior nível técnico, e bancava rapidamente os que atuavam pior quando concedia uma sequência (vide Matheus Sávio). Hoje parece que a mentalidade mudou pra pior. Dá até impressão de que a paciência do técnico é seletiva, pois demora pra barrar peças que estão visivelmente péssimas em campo (Vaz) e não dá sequências a outras com grande potencial e se apresentaram bem quando tiveram chances (Cuellar e Ronaldo).

    Enfim, não sei se ele está refém do mesmo esquema por ordens superiores em relação a uma implantação de uma nova filosofia, ou se privilegia o interesse de empresários. Pra entender tá complicado…

    • Naõ ta complicado pra entender seu questionamento,basta tirar a diretoria do pedestal em que se tornam acima do bem e do mal,…a escalação é claro tem a ver com empresário,exemplo é o cirino,que ficou 4 meses sem jogar,e em 2 semanas ja entra no time,enquanto jogadores que são patrimonio do clube são queimados como mancuello,cuellar,donatti,Adryan…no caso do Adryan,fica claro a má vontade do clube com o garoto,pois nos jogos em que entrou não foi nenhum desastre,pelo contrario teve mais acertos do que erro,se escalam o cirino pra tentar vender,pq não fazem com os demais tbm?pq não emprestaram o Adryan a chape,se não vão usa-lo?

      • Amigo se o Flamengo não vender o Cirino até o final do ano terá que compra-lo, você faria diferente, mercadoria escondida não vende, então não tem jeito. Quanto ao Adryan teve mais chances que os demais e nada fez em jogo nenhum, Mancuello tem entrado sempre e alterna boas e más atuações, Cuellar tá sem espaço e Donatti agora é titular, só depende dele prá se manter.

        • e vc acha que o cirino vai ser vendido?hahahaha o cara só fode o time,quem vai se interessar porele? quanto mais joga,mais se queima,,,e outra se não vender o famengo,aém de pagar os 13 mihões,ele volta pro cap o famengo só fica com um percentual dele é mole? além de tudo vc defende que esta ameba jogue pra estar na vitrine?ao inves disso,cobre o bandeira ou quem fez esse negócio de genio…

          • Rapaz tem que tentar, colocar ele nessa primeira liga etc, agora você critica o Bandeira, mas tenho certeza que você bateu palmas quando ele foi contratado, pois tudo mundo queria.

            • sim ogico,mas não assim numa negociação dessas né,usar o flamengo de barriga de aluguel,é como se quem aluga a barriga tem que pagar pra dar a luz e depois devolver a criança..fala sério.

        • Que coloquem esta m* pra tentar vender em jogos contra os pequenos, nunca em jogos decisivos.
          Comprou mal arque com o prejuízo, o que não dá é prejudicar o time para tentar salvar uma negociação que já deu errado.
          Burrice dupla.

        • Cara. Tenho um coco aqui pra vender? Adianta eu te mostrar pra vender? Eu mostro aqui ele. Feio pra cassete, vai feder o ambiente e tal. Faz diferenca eu mostrar esse coco? Sendo que se eu mostrar, a situacao piora.

  • Finalmente uma matéria ponderada, colocando o dedo na ferida mas não querendo cortar a perna fora. ISSO é critica construtiva. Parabéns!

  • Não perdi a confiança. Mas questiono. Era pra ter evoluído. Era pra ter desapegado de ideias que deram errado. De jogadores que vão afunda-lo. Mas ainda confio. E acredito que Zé tenha capacidade pra ser um dos principais treinadores do país em alguns anos. Hoje ainda é uma boa promessa. Que além de tudo é rubro-negra e conhece a casa como poucos. Não há melhor opção que ele para o cargo. Mas precisa se mexer. Não dá pra ficar parado no tempo e refém de um esquema.

    • ah o cuca não é melhor que ele?..para né,o zé ricardo é uma promessa para o futuro,experiencia e conhecimento se adquiri com o tempo,ninguém nasce sabendo meu caro,o time com os jogadores que tem,apesar de ser superestimado,pode jogar muito mais que isso aí que vemos,são erros de uma pessoa que chegou no maximo de seu conhecimento atual,,simples assim,conhecimento que ja mostrou não ser o bastante para levar o flamengo adiante,pois não sei se vc sabe,somos a referencia,naturalmente aquele que desperta mais estudo dos rivais…e hj qualquer time entra e anula nossas jogadas,porisso vemos nada além dos 3567 cruzamentos inuteis por jogo e só.

      • Você nunca ouviu falar do “Cucabol” ???
        Está desinformado então.
        ”Um time, que toda vez que pressionado, ele não apresenta repertório, a não ser cruzar bola na área, inclusive de laterais (Bolas lançadas com as mãos)…”
        E assim foi apelidado a forma de jogar do Cuca no 2º Semestre de 2016.
        Além de ser um técnico igual ao Abel…
        Técnico “motivador” que tem prazo de validade de no MÁXIMO 1 ano.
        Depois seus trabalhos caem vertiginosamente.
        Não sou EU que digo, pesquise sobre isso e verá que tenho razão.
        Mais do mesmo…

        • ta certo em 1 ano o trabalho do zé é de uma evolução… o zé é só um bombeiro como andrade foi,jayme carinhos…MAIS DO MESMO TBM

          • Mais do mesmo MUITO MAIS BARATO, já conhece todos os bastidores e como funciona a política da Gávea e do CT, não fica pedindo jogador NOVO em casos de derrota onerando a folha, e não deixando heranças de jogadores que acabam ficando no Flamengo como os próprios Jamal, Baidu, é prata da casa também, está afinado e conhece os MODERNÍSSIMOS projetos de trabalho de outros setores da Comissão Técnica, relatórios, projeções. ou seja já está apto a utilizar e comungar de todos os novos setores e ferramentas de desenvolvimento utilizados hoje no Clube, etc… etc…

          • Bombeiro econômico e sem grandes problemas para o Clube no presente e no futuro, se vingar é só lucro… só em não TRAZER para o Clube futuras heranças malditas como vários já nos deixaram e como de praxe no Flamengo depois que entram é uma LOUCURA para conseguirem sair, já tô achando que ficamos e muito no lucro…

      • Detalhe quantos anos o Cuca ficou como treinador e sem ganhar um título importante e sempre taxado de azarado ???

        • detalhe,todos os anos que ele ficou sem ganhar nada até aprender e se tornar um bom treinador,não foi no nosso clube,ele rodou bastante time em que a pressão era menor,além disso o futebol dos times do cuca sempre foi um futebol de toque de bola e jogada trabalhada,bem diferente do zé… e outra coisa,não interessa se ele era azarado,o cuca de 2009 eu não iria quererpq ele era chorão e não tinha astro pra se impor em time grande o cuca de hj sim.. vivemos no presente amigo,assim como hj o zé é fraco daqui uns 10 anos pode ser o melhor,mas isso não significa que ele tem que ficar 10 anos fazendo estagio de luxo no flamengo!

          • Tranks… agora vai lá no Rodrigo Caetano e tenta convencer o cara que é o Chefe dele…Não existe NADA perfeito e se você insiste em procurar defeitos, vai lá e segue nessa “vibe” ruim que não soma em nada.
            Enquanto isso eu vou aqui torcendo e curtindo o Mengão…
            Amanhã tem jogo e o ontem já ficou pra trás.
            Mengão sempre!!!
            SRNegras

  • Gente! Está ficando chato… O Flu ganhou de quem até agora? O Palmeiras fez 2 jogos péssimos na Libertadores… O Fla não joga completo há mais de 1 mês. A gente vinha de 9 jogos sem vencer do Vasco…
    O time deve melhorar durante o decorrer do ano. Lembrem-se que o Palmeiras com praticamente o mesmo time do Brasileiro sambou na primeira fase da Libertadores ano passado.
    Sair Zé Ricardo para vir Marcelo Oliveira? Temos é que pensar em reforçar ainda mais o time. Trazer o Everton Ribeiro…

    Deixem o Zé trabalhar…

    • Everton Ribeiro e um Goleiro, um lateral-direito, um zagueiro, um volante, 2 Atacantes.

    • vc acha o zé melhor que o M oliveira? ta de brincadeira né? o que o zé fez até agora que merece comparação? o M oliveira levou 2 br em sequencia com um time montado por jogadores desconhecidos e que hj são considerados acima da média,assim como NOSSO TIME HJ É CONSIDERADO O 1 OU 2 MELHOR ELENCO DO PAÍS E ESSE BOSTA de treinador aprendiz que nunca treinou um time adulto na vida faz só viver de cruzamento,coloca atacante rapido pra vir até a propria área marcar lateral adversario…vcs estão sofrendo de ricardofrenia aguda..

      • E o que nós perdemos até agora meu Deus!!
        Maior pontuação da nossa história no campeonato brasileiro de pontos corridos!
        Maior pontuação no carioca. Só existem 2 times invictos: os titulares e reservas do Mengão!
        Enfiamos 4 no time do Papa onde todos brasileiros sofreram para ganhar ou empatar com o hermanos!
        Fomos no Chile e não levamos sufoco. Jogamos muito melhor que os caras (igual ao Luxa em 2011 #sqn). Revertemos a freguesia contra o Vasco…
        E, ainda sem ter uma casa para jogar!!!
        Marcelo Oliveira fracassou no Palmeiras e Galo. Tem mais de uma decada como treinador. O Zé começou agora.
        Mas, você está nervoso pois viu a geração de ouro jogar e entrou em hibernação, acordando agora…
        Não viu a o Abelão entregar o ouro para o Santo Andre… Não viu Papai Joel chegar bebado e entregar uma libertadores para o Cabanas… não viu o Muricy tomar 2 nós taticos do Jorginho…

        Cara, fica tranquilo! Se tudo der errado, volte a hibernar…

        • ✍???

        • Entendi. Pode eestar tudo uma merda, o time nao faznedo nada. Mas enquanto nao for eliminado das competicoes, esta tudo de tro do programado. Eh isso mesmo?

          • Não Perdigão!
            Vamos mandar o cara embora e trazer o Marcelo Oliveira que ganhou 2 brasileiros e só fez merda nas Libertadores seguintes. Ou Muricy, para tomarmos saco do Vasco novamente… Ou Abelão do Santo André…
            Cara, imagino se você já acompanhasse futebol na época do Carpegiani e do Carlinhos…
            Por favor, tire o manto sagrado! Você não merece ele!
            E, não assiste o jogo hoje não! Pega um filme legal no Netflix ou joga seu Playstation!
            SRN

            • Hold your horses fera!!! Tem nem 20 postagens e ta se achando que o malandrao!? Ainda por cima dizendo como se deve torcer. Se vc esta satisfeito, eu nao posso fazer nada. Tem maluco pra tudo. Tem nego que gosta de Piercing no mamilo, tem gente que gosta se vestir de sapo. Pq nao teria nego que gosta de merda!!? A proposito. Vc acompanhar os jogos do carpegiani nao te faz sabio. Te faz mais velho. Nem por isso entendedor.

  • Caruzo vc está meio certo, pra estar totalmente certo vc tem que incluir nessa culpa o DP de futebol que é o maior culpado, até por formar o elenco, e esse elenco superestimado que só tem dois bons jogadores Guerreiro e Diego, o resto é tudo a mesma coisa, jogadores mais ou menos. Nenhum treinador será campeão com esse elenco, a não ser do carioca, mesmo assim tá meio nebuloso. Temos zagueiros e volantes muito lentos, chegamos sempre atrasados no combate, as linha não conseguem se compactar por esse lentidão.

    • O problema não é o time ter volantes lentos, mas ambos (Rômulo e Arão) não compensarem com bom posicionamento.

      • O problema é ser lento sim, São quatro jogadores mais marcadores, dois zagueiros e dois volantes. Podem se posicionar como for, mas hoje o futebol a intensidade de movimentação é muito grande e muito rápida. Volantes lentos não conseguem se posicionar pra essa movimentação. Não conseguem acompahar o jogo quando tem contra ataque e sofre muito pra tentar acompanhar, porque pra quem é lento o esforço é muito maior pra fazer isso, consequentemente cansa muito mais cedo. A prova é que geralmente os segundos tempos do flamengo são piores do que os primeiros.

        • Discordo.Existem volantes lentos no futebol mundial que fazem jus exatamente aos exemplos que mostrei. Emre Can e Matip (Liverpool); Khedira (Juventus); Gabi e Tiago (Atlético Madrid); Matic (Chelsea); Yayá Touré (Man City). Nenhum desses citados possui velocidade,mas se posicionam bem e são dotados de um excelente tempo de bola.

          • Podem até serem lentos, mas em relação a Vaz e Arão são velocistas.

            • HAHAHAHAHAHAHAHAHAH

              Aí vc tem toda a razão.

  • Coluna do Flamengo precisou de acessos? Pedra no Técnico nos últimos 15 dias, dá muitos acessos Pedrão! Mais um candidato ao FlaTT junto com o JJ

  • Vamos utilizar o exemplo do Abel que tá arrebentando com um time fraco que tem nas mãos nos Flores, o cara entende de futebol e muitos falaram que estava ultrapassado mais não é o que demonstra, vários moleques da base voando e com moral fora que taticamente falando o Abel sabe botar o time pra jogar mesmo sem um de seus melhores jogadores, enquanto o nosso técnico paneleiro nada evolui desde que o time caiu de produção no final de 2016, não estou aqui pedindo a cabeça dele mais alguém tipo um presidente ou de um cargo forte tem que dar uns gritos (No bom sentido) para que o Zé venha evoluir e tentar novas formações e desapegar de jogadores intocáveis, o cara ta ruim vide Arão, tem que pegar um banco um pouco e os moleques como Ronaldo tem que jogar não só o Araujo que sempre tem oportunidade.

    • venho falando isso a tempo,o Abel deveria ter sido escolhido pra este ano,mas a torcida…agora taí o cara da nó na gente jogando com reservas,e tem mais uma coisa,o Abel sabe resgatar a alma de um time,o flamengo em campo é o reflexo de seu trenador,que nem palavrão fala..

      • E ZR o auxiliar!

    • HAaaaaaaaaaa sei! se fosse o fla diriam que estamos se iludindo com o camp carioca. Mas como é o flu há estão “jogando d+”, agora me responda algo…oq o fluminense ganhou ate agora???????Taça Guanabara e nos pênaltis??????????? Agora responda mais uma coisa…Oq ganhamos nesses últimos anos trocando de técnico a cada 3 meses???Achamos uma copa do brasil e só!! Chega né galera? Não estou dizendo que vamos ganhar tudo, ha uma duvida na cabeça de todos e isso eu sei. Só que essa insistência exagerada que se repete todos os anos todos nós já sabemos onde vai dar. Chamam o técnico de burro, teimoso e etc, mas a própria torcida nunca aprende com seus erros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Ufa acabei kk

      • Manter treinador não funciona no Brasil, entenda isso, não espere a a crise xegar para mudar, os erros são nítidos!

  • Com esse técnico não vamos ganhar nada, é muito ruim. Temos bons jogadores mais o técnico não sabe formar um time competitivo.

  • Excelente texto. Principalmente no que tange ao Cuellar.

  • Amigo Pedro, só gostaria que me explicasse melhor quanto a frase, “na verdade o substituto de Berrío deveria ser alguém que estivesse em mesmo patamar técnico de Berrío”, pois bem, é fácil achar alguém no patamar técnico do colombiano, qualquer “Cirino” está, convenhamos amigos, Berrio é um corredor nato, explosivo, favorece aos contra ataques, porém de que adianta ter um “Bolt” na ponta se quando pega na bola não o chama de “meu bem”, Berrio mais destruiu contra ataques do que produziu, é só pegar as estatísticas, jogador tecnicamente fraco, muitos falam do Marcelo Cirino, jogador que tem velocidade mas com a bola no pé está longe de ser “grande coisa”, estão os 2 no mesmo caminho, na mesma praia, a única diferença é que um chegou a pouco tempo com status de craque, mas basta o mesmo continuar tropeçando na bola, como faz para a torcida sair do salto, aguardem….Quanto a questão de variações, opções de jogadores, esquema, Zé Ricardo, acredito que nosso treinador teve tempo suficiente para treinar situações táticas, partindo daí, podemos culpá-lo sim se a carruagem não anda bem, até porque não há nenhum outro fator, que seja extra campo, que venha atrapalhar essa assimilação de trabalho por parte dos jogadores, portanto é uma questão de treino, entretanto eu o vejo preso a algo que acredita, isso é preocupante, é obcecado por jogadores rápidos, os famosos pontas, talvez daí entendemos a preferência a certo jogadores do elenco, por exemplo se derem um time técnico a ele, porém sem os tais jogadores velozes, certamente ficaremos decepcionados, é claro que intensidade é muito importante no futebol, porém na maioria das vezes a parte técnica decide, por isso sou a favor de quando escolher a peça, apontar para o quesito técnico primeiramente e principalmente, Zé ao que me parece não é assim, vê futebol diferente, talvez da maioria que o acompanha, isso na minha opinião é muito ruim, eu o apoio porém sempre com um “q” de preocupação quanto a isso, ficar martelando na previsibilidade é praticamente cavar sua própria cova, tudo tem uma vida útil, uma hora fica previsível, mais cedo ou mais tarde, o nosso já está a séculos atrás, no dilema propagam DNA ofensivo, em campo o que vemos é um time que muitas vezes não conseguem trocar 3 passes de 10 metros, preocupante não acham, isso é treino, isso é fator técnico, explico melhor com o caso do Cuellar, o próprio Zé Ricardo disse que tratá-se de um 2 volante, ou seja já exclui do time principal, já que tem Arão para essa função e que diga-se de passagem não é nenhum craque mas ao menos tem sido produtivo em algumas partidas, a opção é Marcio Araujo, Rômulo entrou praticamente forçado na equipe, é bem verdade que não fez grandes partidas, longe disso, mas ai é onde entra o dedo de um sábio treinador, porque voltar pro “feijão com arroz”, ser previsível, escalando alguém que todo mundo já sabe o que faz em campo, não oferece perigo algum ao adversário, e olha que joga com a 8, camisa que já foi de Adílio, talvez aos olhos do nosso treinador seja mais fácil “não inventar” do que tentar, talvez falta de ousadia, não sei podemos credenciar assim, acredito que pensando em futebol temos outros jogadores para colocar ali e tentar algo novo, que permita ao coletivo variações importantes, Cuellar pode sim fazer o 1 homem de meio, desde que treine ali e que nosso caro treinador ajuste o posicionamento da equipe com e sem a bola, e claro aprimorar os fundamentos do colombiano para que possa ser mais efetivo na posição, algo que não será muito difícil, Arão também poderia ser esse jogador, Mancuello jogaria tranquilamente na posição que hoje Arão joga, Everton jogaria de 2 homem de meio pela esquerda já que é rápido, consegue cobrir bem as brechas, porém seria necessário treinar melhor os passes, já que esse não é muito seu forte, se bem que vem me surpreendendo ultimamente, enfim, há várias alternativas em um elenco tão robusto, basta treinar e principalmente por para jogar, como dizem, treino é treino e jogo é jogo, talvez esse seja o ponto mais preocupante quando o assunto é, até onde sonhar com o Zé?! SRN!

  • ZR organizou a zona que o Muricy deixou, portanto, totais méritos a ele por 2016;
    ao fim do brasileirão o time já dava sinais de esgotamento técnico, entretanto, a culpa, que parecia ser dele, também poderia ser atribuída a diversos outros fatores;
    hoje estamos percebendo que a culpa era dele mesmo, pois 2017 continua como acabou 2016, sem qualquer avanço e, talvez, até com algum retrocesso;
    agora, manter ou não ZR!? acho que devemos substituí-lo no mesmo critério que utilizamos para qualquer jogador, isto é, se tiver alguém indiscutivelmente melhor e com viabilidade salarial/financeira, então sim; se não, deixa como está, porque trocar apenas por trocar, sabemos que não será muito inteligente;
    a comparação com jogadores de linha só se diferencia em um aspecto, a meu ver: a chance de ir trabalhando para atingir um ápice; pois, enquanto podemos aguardar Rômulo melhorar, Conca se recuperar, Berrío entrar no ápice da forma, Ederson sarar… normalmente não temos o mesmo tempo para um técnico implementar todo o seu trabalho. Acho que agora em abril ainda é viável, mas a partir disto fica muito ruim;
    portanto, considero que, em querendo manter ZR, que se mantenha por toda a temporada e nem se considere mais a sua troca no decorrer do ano; acaso seja para trocá-lo, que se faça imediatamente, de modo que o novo que assuma tenha algum tempo para implementar o trabalho antes das fases mais decisivas da Libertadores e do início do Brasileirão; mas isto, a troca, se fosse mesmo desejada, poderia ter sido melhor planejado desde o fim do ano passado ou comecinho deste ano.

    • Marcelo Oliveira!!

      • Pois é, parece que ele está parado no momento né… é uma… sei lá… gosto dele.

        • Quem está parado, espera algo bom e esse é um dos que vem acompanhando o Flamengo como vários outros técnicos que estão parados, ficam na expectativa de um time como o Flamengo para trabalhar!

      • Rsrsrsrsr…..

      • Douglas, com todo respeito, é melhor chamar o Zagalo então!

        • As vezes vc não faz um bom trabalho num time, mas pode executar em outro clube um trabalho excelente e ser campeão, pois os clubes possuem elencos diferentes, propostas diferentes e aí aquele que não deu certo ali pode dar aqui e por aí vai! Mas é bom que o Zé Ruela fique, porque se ele não ganhar nada eu quero ver as desculpas e se ele ganhar será méritos do elenco.

        • Puxa… não desmereça não, eu gostava do Zagalo…
          a propósito, alguém sabe se o Zagalo tá vivo!?

  • Acho engraçado o pessoal que diz que temos um “excelente elenco”, porque: Defesa – Revér é o único incontestável, Meio-campo – Diego é o único incontestável, Ataque – Não temos, Guerrero se salva pelo papel importante de prender a bola e bons passes mas peca nas finalizações.

    Não conheço muito o elenco do palmeiras, mas vou falar os que conheço e acho que esse sim é um excelente elenco: Defesa – Prass, V. Hugo, Mina, Luan Garcia, M. Bastos e Jean, Meio-campo – Felipe Melo,
    Moisés e Guerra, Ataque – Dudu, Keno, William e Borja.

    • Estamos falando de Flamengo ou Palmeiras amigo? Comparando, posso pegar outros elencos e comparar com o Palmeiras….

      • Não concordo com o pessoal que diz que temos um “excelente elenco” (apenas mediano), o problema é que os elencos horríveis e péssimos que tínhamos à pouco tempo faz parecer que esse é “de outro planeta”, e apenas dei um exemplo (no caso o parmerda) do que eu acredito ser um “excelente elenco” para os padrões sul-americanos.

        • Marty, o Palmeiras é um ponto fora da curva, jamais um clube de futebol naufragado como estava a Sociedade Esportiva Palmeiras, consegue se reerguer, construir um baita de um estádio e fazer contratações mirabolantes a ponto de ter praticamente 3 times em um elenco, principalmente falando em padrões brasileiros, não fosse um patrocínio “especial”, chamado Paulo Nobre, o Palmeiras talvez nem estivesse em 2017 na divisão principal, quero ver pegar um Flamengo com 770 milhões em dívida e com receita precária devido a penhoras, etc…e ai sim colocar em ordem o clube a ponto de pagar rigorosamente em dia salários astronômicos para jogadores como Diego e Guerrero, se tirarmos essa “exceção”, sobraria apenas Atlético Mineiro e Flamengo, dois times que também investiram pesado em seu elenco, qualidade a parte, o fato é que temos apenas esses 3 em um cenário nacional onde temos vários clubes, talvez isso explique tal definição, não acho que temos o melhor elenco porque de longe o cheque do Paulo Nobre é maior do que o do nosso presidente, ter dinheiro também não é sinônimo de boas contratações, visto que nós mesmo já queimamos moedas com jogadores que não valeriam, na minha opinião Berrio será mais um, enfim, precisamos de uma ou 2 peças no máximo para nos tornamos um elenco capaz de jogar contra qualquer equipe, porém o que temos hoje dá para o gasto, a questão é, o que jogamos está aquém do que temos!

          • 1 goleiro, 1 zagueiro canhoto e 2 pontas habilidosos para esse teimoso esquema. Mas com o elenco atual dar para brigar por algo com um bom treinador.

            • Evandro a questão é, estamos entre ao menos os 4 melhores elencos no Brasil, se fossemos tomar por esse fator, seríamos no máximo o 4° colocado no BR 17, porém futebol é dentro de campo, treino e jogo, no momento treinamos mas não executamos, há tempos estamos no mesmo patamar técnico, até acho que já estivemos melhores, até agora nenhum jogo fenomenal que pudéssemos enxergar algo concreto, e o pior, a irregularidade da equipe nas partidas é medonha, nos últimos jogos entramos absolutamente “desconfigurado”, não conseguímos trocar 3 passes certos, respeitando times como “Botafogo B”, “Fluminense C”, “Vasco em crise”, esse é o ponto, elenco até temos, podemos não ser o melhor e até acho que dentro das suas sugestões caberiam ao menos 1 Zagueiro, desde que negociássemos um e 2 pontas de qualidade pois Berrio dói o coração da gente, Sábado com a bola de frente pro gol, jogadores passando, já no fim da partida, resolveu girar sobre a bola, um drible de salão, aquele 360 sobre a bola, resultado, um escorregão que quase caiu sentado e como consequência mais um contra ataque jogado fora, acho boa essas suas sugestões, porém com o que temos dá pra fazer algo bem melhor.

              • Concordo. Como te disse se quisermos ser o melhor do brasil é necessário estes reforços que citei! Por que temos dificuldades em furar as linhas de 4, esse esquema do 4-1-4-1 quando bem montado é impenetrável qse, necessita de muita qualidade para vencer, pois bem, Flamengo não vence nenhuma equipe assim desde 2016 contra equipes taticamente dessa forma por não ter pontas de habilidade e a única alternativa é chutes de longa distância, mas o treinamento é para ter maior posse de bola, sendo assim os chutes não sai!

                Mas é como vc frisou, e eu também vejo assim; futebol é jogado em campo, as vezes o elenco é superior, mas esquece que do outro lado tem 11 jogadores, o que nem sempre a superioridade vence! Mas temos um bom elenco que pode ir além se forem bem treinados. O Flamengo não tem nada de um time que quer conquistar campeonatos, sem tática de jogo em campo é possível sempre sermos marcados, é como o nosso Flamengo se encontra, um time apático! Luiz! Isso é nítido!

                • Perfeito, exatamente isso. Veremos os próximos capítulos! SRN!

              • Aquela lambança do Berrio foi uma coisa feia, se vc não tem uma habilidade em campo, joga fácil!

                • Você disse tudo, se não dá na técnica faz o fácil, isso serve para o Vaz também, que perdeu a posição para si próprio, quando o assunto é defender ele até que se sai bem, tem bom jogo aéreo, boa cobertura, agora o problema é que faz muita pose com a bola, tem horas que parece estar em câmera lenta, é muito estranho. O Berrío é ridículo tecnicamente falando, só os superotimistas acham que não, não tenha dúvida que mais cedo ou mais tarde os torcedores em massa cairão sobre ele, enfim como você disse anteriormente, precisamos de 2 pontas, até acho que ganharíamos muito com Everton Ribeiro, jogou pelo lado no Cruzeiro, com mais liberdade é claro, aliás foi jogando pelo lado direito que fez aquela pintura contra o Flamengo, dando um balãozinho no Luis Antônio (salvo engano) e pegando de primeira sem deixar tocar o solo, realmente um golaço, seria muito útil, sugeria para a 2 peça o Bernard, aquele mesmo do ATM, cairia muito bem, joga dos 2 lados, e ao menos não é grosso, negociações difíceis mas não impossível de se fazer, ainda mais sabendo que a qualquer momento pode pintar alguma vendo de jogador, na minha opinião Vizeu sai na janela de meio de ano, ou no máximo joga até o final de 2017 com contrato firmado com algum europeu, assim também faríamos caixa.

                  • Everton Ribeiro iria nos ajudar muito, pois Diego se mata sozinho, marcou Diego, para o Flamengo!

                    • Com certeza.

        • Assino aonde ???? Tentei me enganar um tempo (rs) talvez por esse motivo mesmo -elencos horríveis à anos- e com essa “melhoradinha” achei que estava no melhor dos mundos….Ledo engano !!! Um pouco acima da média só o Diego e o Guerrero, medianos e mesmo assim com oscilações Everton Rever Berrio Arão Cuellar Mancu Trauco, promessas que precisam de rodagem pra podermos dar um Veredito Vizeu, Cafu, Ronaldo, Paquetá, Leo Duarte, o outro zagueiro da base, e o RESTANTE TUDO BARANGAS!!!!!…..PEREBAÇOS q teriam MUITA dificuldade em serem titulares em umas 15 equipes da série A e algumas da série B…..

          • INFELIZMENTE nosso setor de inteligência(????) rs, trabalha MUITO MAL, gastamos muitos R$ com caras como Mancu Donnati Muralha Cuellar Cirino Gabriel e salários pra Damião, jogadores esses de qualidade DUVIDOSÍSSIMA enquanto pegaram nas nossas barbas com custo até menor tipo Tiago Neves Gil TchêTchê Moisés Camilo Montijo e muitos outros com custo-benefício MUITO MELHOR…..é um misto de falta de sorte e incompetência!!!!

    • Nosso elenco é muito caro e tem nomes, pouca bola. O Palmeiras está muito melhor tecnicamente. Ambos tem treinadores fracos. Lembra o Abel cumprimentado os jogadores do Fla entrando em campo no 1 x 1? Premonição. o ZR deve sair após a desclassificação na Liberta (ou vc acha que o time está jogando alguma coisa?).

      • O time está a cara do treinador!

  • Eu até entendo e inclusive concordo que deve se jogar bem, mas também deve se ganhar e estamos ganhando sem jogar bem, estamos invictos desde outubro no Brasil, o Flamengo desde a entrada do Zé Ricardo tem mais de 65% de aproveitamento (diga-se aproveitamento de campeão em pontos corridos). Claro que quero ver um futebol bem jogado, mas também quero ganhar pois o Muricybol deu pelo menos 2 títulos e não vejo diferença na hora de contar o títulos. Claro que quando não se joga bem deve se questionar o trabalho, mas acho que ficar na mesma tecla de que se mudar o técnico seremos campeões de tudo não adianta e não há técnicos no mercado que farão algo muito melhor.
    SRN

    • Elder, entendo perfeitamente seu comentário, afinal as vitórias permitem a continuidade do trabalho, principalmente em um país impaciente, porém acredito que pelo tempo que faz já deveríamos apresentar algo melhor para a torcida, nesse sentido não vemos evolução, a “fase invicta” que estamos deve-se mais a fragilidade das competições que disputamos e obviamente os times que nelas participam, pela Libertadores jogamos contra um adversário de tradição porém que nem ao menos tinha feito um jogo oficial no ano, ou seja, estavam em pré temporada, e olha que só vinhemos apresentar alguma coisa de futebol nesse jogo no segundo tempo, a goleada foi automática, após o cansaço e falta de ritmo do adversário, e contra quem mais jogamos amigo, reservas do Botafogo, misto do Vasco (em crise), sub-20 do Fluminense, quem mais, não lembro de mais ninguém, não querendo ser pessimista e tumultuar ambiente, nada disso, sou rubro negro e torço par que nosso treinador consiga junto com a equipe por em campo um futebol vistoso e eficiente, coroado com títulos, esse é o detalhe, em clube com boa administração, bem treinado, com bom futebol, o título é apenas consequência.

      • Concordo plenamente que deveria estar apresentando um futebol melhor. Não necessariamente jogar bem garante títulos…vários anos o time que apresentou um futebol melhor ganhou ou mesmo foi para a libertadores….o que dirá então tbm da seleção de 82…mas não quer dizer que tem jogar feio…é um meio termo, não adianta jogar bem e não ganhar títulos e não é ideal que joguemos mal e ganhamos, mas ainda é melhor q a primeira opção.
        SRN

  • O que fico triste em ler estas críticas é que os torcedores ainda NÃO se deram conta de que estão sendo feitas profundas mudanças no método de gestão do futebol. O trabalho que vem sendo realizado é voltado para LONGO PRAZO, com a manutenção de um esquema tático de base e variações táticas feitas de acordo com as necessidades de momento. O que a galera está pedindo é o velho e já manjado IMEDIATISMO, o qual faz milagres de imediato, mas deixa a desejar à médio e longo prazo (e aí, entramos naquele velho ciclo de ver começar muito bem, mas depois cair de desempenho ao longo do tempo e resultar na demissão do treinador a cada 6 meses).

    Por isso, a “teimosia” do Zé Ricardo em não fazer mudanças que modifiquem a forma de jogar do time e em não substituir de jogadores que jogam uma ou outra partida ruim, ao mesmo tempo em que ele necessita consolidar as suas idéias. Pois cada mudança impensada irá implicar profundamente em toda a uma série de variáveis que irão se refletir mais à frente, de forma imprevisível! Mas fazer o que, devo estar perdendo tempo aqui escrevendo essas idéias pois sou “mais um que não entende de futebol”…

    No momento atual, não só o time mas o departamento de futebol INTEIRO está em processo de transição para a nova “gestão de longo prazo”. Portanto, instabilidades e variações irão ocorrer neste momento. Soma-se isto à um calendário ruim, falta de estádio para jogar, dificuldades administrativas com órgãos regionais e problemas isolados com atletas sem condições de jogo ou em má fase, temos um prato cheio para as coisas darem errado. Até a falta de experiência entra neste contexto!

    É ter paciência e dar tempo ao tempo… &;-D

    • Concordo que deva ter paciência, mas desde que o trabalho esteja iniciando, mas o ZR está há quase um ano aqui e não parece ser um técnico com conceitos novos sobre o futebol, em outros clubes por exemplo, temos o Dorival e o Rogério Ceni tentando implantar ideias novas, esses sim merecem um pouco mais de paciência, pois esses modelos de jogo que eles querem não acontece do dia para o outro, mas o que há de novo na forma de jogar do Flamengo, nada ou quase nada, é o mesmo futebol que sempre vimos aqui no Brasil, time fechado que só cria na base de cruzamentos e bola parada, mas talvez não seja correto pedir a demissão dele nesse momento, mas as cobranças e as críticas são justas, pois o time já deveria estar mostrando algo melhor dentro de campo.
      Assista aos jogos do Atlético Nacional, e vera que eles se compactam não só na defesa, mas também no ataque, e jogam torcando passes rápidos na frente da grande área adversária e tem marcação adiantada bem feita, e olha que o time desde de junho do ano passado sofreu dois desmanches no time titular, concluindo, se o ZR mostrar que está tentando fazer algo diferente, merece paciência, mas se continuar com esses pensamentos ultrapassados, deve ser cobrado, pois o time dessa forma já deveria está em outro nível.

      • “Assista aos jogos do Atlético Nacional, e vera que eles se compactam não só na defesa, mas também no ataque, e jogam torcando passes rápidos na frente da grande área adversária e tem marcação adiantada bem feita, e olha que o time desde de junho do ano passado sofreu dois desmanches no time titular, (…)” — Eis, a diferença: os projetos deles haviam começado ANTES ou DEPOIS do desmanches? Essa é a diferença! Ainda assim, não tira o mérito do seu técnico e também não deixa de ser uma referência ao nosso técnico… &;-D

        • O problema é que o ZR não demonstra que quer implantar algo além desse futebol de resultados, o time dele não tenta nada de novo, além de correria e cruzamentos, e pelo tempo que ele está à frente do time, já deveria ter mostrado mais que isso, pois sabemos que treinadores de resultados só servem como bombeiros de final de temporada pra salvar os clubes do rebaixamento, como o Joel Santana.

    • Escalar VSQ e VAZ de titular e sempre​ fazer substituições usando Gabriel e Cirino é uma prova constante de que o Zé não sabe usar o elenco excelente que tem nas mãos!!

      • O VSQ só entrou porque os demais volantes (à excessão do Ronaldo) já demonstraram que não tem condições de atuar na posição: o Cuellar é afobado demais e o Rômulo está sem condicionamento físico. Infelizmente, Gabriel e Cirino são os jogadores que temos para atuar na ala direita; por fim, concordo plenamente em relação à escalação do R. Vaz… &;-D

        • E quando que o Cuellar jogou com o time titular com o ZR no comando, o time tomou gol e jogou mal(eu so me lembro de um jogo, o resto tudo ele entrou faltando 20 min no maximo) ??? .. Voce analisa o futebol do cara jogando com os reservas. VEja que na época do Muricy ele era um dos nossos melhores jogadores, se machucou e nao entrou mais. DIferença é que na epoca do muricy os laterais, Arão e meias subiam e nao voltavam com velocidade, e ficava so o Cuellar na marcação.
          Pra mim, cuellar é o melhor volante que temos no flamengo, pelo alguns motivos:
          1) Primeiso se apresenta nos dois lados do campo pra ser opção de saida de bola.
          2)Tem um bom passe e tenta jogadas verticais.
          3) tem garra, entra pra roubar a bola, empurra, faz falta o que seja, mais para o lance.
          4)É novo, era convocado pra seleção da colombia e ainda é novo, pode nos render uma boa grana futuramente.

          • Concordo plenamente! Mas a questão é vê-lo encaixar no esquema tático. Na época do Muricy, o time era um bando em campo; já com o Zé Ricardo, a situação é bem diferente… &;-D

            • Uai .. se o cara jogava bem quando o time era um bando, por que jogaria ruim se o time esta mais organizado agora ??? … Coloca o cara de titular em 3 jogos com o time titular, e analise, se o cara for bem beleza, se nao muda entao. MAis voltar com MA foi a maior burrice dele, e amanha pode ter ctz que com MA no time, o cara que faz a melhor cobertura, deixa Diego jogar e blablabla, o vasco vai fazer um gol e segurar o empate.

              • Existem perfis de jogadores que se dão melhor quando não há responsabilidades e atribuições táticas, deixando-os soltos para jogar da maneira que desejasse. Um exemplo prático disso era o Telê Santana, que dava muita liberdade para os meias e atacantes proporem jogo e criarem as jogadas ofensivas do time. Mas cada caso é um caso. Em um esquema de 2 volantes fixos, o Cuellar seria melhor aproveitado se jogasse como 1o. volante; mas, como sabemos que o nosso 2o. volante “sobe e não volta mais”, se torna uma escalação mais temerária. Por isso hoje, vejo como ideal o M. Araújo ou Rômulo jogarem de 1o. volante (mais fixos e com mais responsabilidades táticas) e o Cuellar como um “falso” 2o. volante com mais liberdade… &;-D

    • contraditório seu comentario,o proprio zé só ficou pelo imediatismo,os resultados iniciais e que aguentaram e aguentam ele ainda no gargo,agora se perder pro vice e não vencer o cap no maracanã,alo cuca…NÃO EXISTE TRABALHO QUE SE MANTÉM SEM RESULTADO,portanto esse negócio de longo prazo,funciona até a pagina 2..como o futebol apresentado hoje é ridiculo,e engessado,os resutados 1×0 que antes salvavam a pele dele ja não aparecem mais…é questão de tempo apenas,só espero que não esperem até uma possivel eliminação da libertadores que hj por sinal,estamos fora da zona de classificação.

      • Ano passado, o Zé Ricardo basicamente deu continuidade ao trabalho do Muricy, fazendo alguns acertos pontuais (entrada do M. Araújo e reposicionamento do W. Arão) e ganhando reforços. O trabalho dele começou de fato este ano, mas com idéias que já estavam em mente desde o ano passado. Então, pergunto: cadê a contradição dos meus comentários? &;-D

        • E quais foram as ideias novas, ja que o time joga da mesma forma que no ano passado ??? Ele ate tentou colocar um meia caindo pelas pontas (mancuello), mais qdo joga contra times grandes a covardia reina e ele coloca o cara pra ficar marcando lateral, além de que as jogadas de puxar a bola pro meio de campo somem e dao lugar a 1000 cruzamentos na partida.

        • kkkkk se o zé ricardo perdese as 2 primeiras partidas teria voltado pro sub 20,sua contradição está em criticar a falta de paciencia com projetos a longo prazo,diga-se zé ricardo quando o mesmo só esta aí ainda pelo imediatismo que os varios 1×0 que o time dele conseguiu fez ele ter mais de 60% de aproveitamento mesmo todo mundo vendo um futebol,engesado,previsível e até covarde,predicados que NUM LONGO PRAZO nunca levaram time algum a ser campeão!!

  • Eu tentando entender o craque incompreendido que é o tal do Cuellar, não vejo nada demais no colombiano, volante mediano e lento, mas para parte da torcida do Flamengo o cara é tipo um novo Fred Rincón. Foi titular em boa parte do time do Flamengo quando o Muricy era técnico, possui sim um bom passe e joga direitinho, mas está longe de ser esse craque que parte da torcida acha que ele é.

    • Na época do Muricy ele jogava bem e era bastante elogiado tanto na parte ofensiva quanto na parte defensiva, tanto é que quando o Jayme assumiu na vaga do Muricy no jogo contra o Grêmio, ele tirou o Arão pra botar o Caramujo, pois na época o Cuellar era um dos melhores do time e não podia sair, e nesse jogo ele se machucou, e nunca mais teve chance pra voltar a ser titular, no Brasileirão do ano passado, jogou duas vezes como titular (com o time titular e não com os reservas, como foi contra o Figueirense na Sulamericana) depois da contusão contra o Grêmio e contra o Figueirense e foi bem nas duas partidas, mas nesse ano ele só jogou no time reserva, então não dá pra dizer que ele teve chances de viltar a ser titular.

      • Sim, concordo, jogou bem e só, não foi nada de espetacular, aliás, é um jogador mediano, vi ele jogando pessoalmente contra o Botafogo em 2016, quando o Muricy era o técnico, tem o diferencial de se apresentar mais pro jogo e tentar ser mais vertical que o MA, porém, na hora de recompor é lento, no jogo o tal de Ribamar deitou e rolou nas costas dele e como os laterais do Flamengo sobem demais ele ficava sobrecarregado. Repito, pra mim ele é melhor que o MA, mas no esquema atual do Flamengo, ele teria que entrar no lugar do Arão, pois com os pontas e laterais subindo em excesso, a zaga fica desprotegida e nesse contexto o MA se torna mais útil, mesmo sendo pior que o colombiano.

        • Pra mim lentidão jamais será defeito, e velocidade jamais será virtude, afinal estamos falando de futebol, não de atletismo. Esse papo de que Márcio Araújo é mais útil pq tem velocidade e faz a função tática, só me lembra a insistência do Felipão com o Oscar na Copa do Mundo, não tava jogando nada, mas continuava como titular pq jogava pro time e aquele blá blá blá de sempre. Sabemos a merda que aconteceu no final.

          • Opiniões distintas, discordo, mas respeito. Acho o Cuellar mediano, não vejo nele nenhum Elias, Paulinho, Ralfe, Rafael Carioca ou coisa parecida que justifique a escalação dele, quando entrou foi instável, hoje eu o vejo abaixo do Rômulo e do MA pois ambos possuem uma leitura tática melhor que o colombiano. Ainda acredito que ele faria bem a função do Arão,mas como esse jogador é um dos pilares do time do ZR acredito que Cuellar não vai ter uma chance no titular tão cedo. SRN

  • Parei de ler em “Zé deve, pode e vai ficar conosco por muito tempo”, discordo porque: E se o Flamengo cair na fase de grupos da Liberta ?! E se o Flamengo começar mal o Campeonato Brasileiro por ser previsível (como está sendo) ?!

  • Estou muito preocupado com o meu Flamengo, esse técnico não passa segurança pra ninguém, prova disso e que estamos sofrendo pra ganhar os clássicos do carioca que tem times que nem chega perto do nosso elenco. Porque a insistência nesses jogadores, porque o cara não da uma bronca pesada para que o que jogador acorde e tenha um melhor rendimento, temos que aguentar Vaz e Araujo e fora que o Arão não joga bola faz um ano, Cueja e Ronaldo precisa de oportunidade fora que o Donati já era pra ser titular a anos.

    • Respeito porem discordo
      Donatti nao
      Leo duarte sim
      E esse tal cuellar nao e e nunca sera nd demais e chance ele teve sim varias.
      Ronaldo sim assim espero que ganhe a vaga.
      E sobre Ma a culpa nao e dele pelo contrario?
      SRN CAMPOS

      • Respeito sua opinião, mais o que eu questiono e a insistência em jogadores que não jogam bola e vivem errando como o Arão e o Vaz por exemplo, um banco faz bem pro jogador e aumenta o espirito de concorrência no elenco, o que não acontece no flamengo sinto muito mais o Zé é muito paneleiro e não barra o jogador nem que o mesmo faça a pior burrada do mundo, temos um elenco grande e encorpado mais o zé já tem seu jogadores na cabeça e não abre mão deles e não tenho segurança em jogadores como Marcio Araujo, Gabriel e Cirino que são os preferidos do Zé.

        • Antes demais nd aqui e dialogo e sempre respeito acima de tudo.Ao meu ver vc esta certo sim em varios pontos.O grande lance e esse tal ze que mtos deram moral a ele e hj ta vendo o que ele ta fazendo.Nao temos jogador de qualidade e diferenciado pra se jogar no 4 3 3 e ele esta fazendo mta sacanagem com a base na qual ele conhece?
          Ja era a mt tempo ter dado mais moral ao ronaldo e leo duarte e arriscar mais e ousar mais no 442 e jogar junto paqueta e diego ate o conca chegar.
          SRN CAMPOS

  • Sonhar? Com ele tem que se manter os pés bem firmes no chão! rs

    • Totalmente msm no chao e sermos mto realista e ainda ficar apreensivo eu por ex que time ele vao colocar sab e na liberta so quero ver.
      SRN CAMPOS

  • Não vejo essa diferença toda entre Gabriel e Berrio. Um corre mais e o outro é mais técnico mas na média são duas bostas.

    • Berrío é mais forte, tem maior poder de finalização e é melhor no corpo a corpo. Gabriel por ser mais franzino foge desse contato, mas é mais técnico que o Berrío.

  • Eis a questão. É uma pergunta que vem na minha mente desde o ano passado. Hoje já não me pergunto mais, já tenho certeza que ele não está pronto como alguns acham, inclusive eu achei que ele fosse mudar, vir mais maduro, mas pelo que vejo não.
    Acho o Zé bom treinador, mas não sei se está a altura do elenco que tem hoje o Flamengo. Falta claramente “convicção” no esquema, suas teimosias injustificadas com peças que vivem de lampejos, ideias que não mudam. A falta de “lastro” já pesa a meu ver, e Isso somado realmente preocupa e muito. O time caiu de produção desde o ano passado (nos últimos 7 jogos o time caiu e muito).
    *Zé Ricardo é sim uma aposta. Como toda aposta é uma incógnita…os fatos falam por si só. Zé no começo me parecia ter a “espinha dorsal” pronta: **Muralha, Rever, *Vaz, Pará, Mancuello, Rômulo, Arão Trauco, Diego, Guerrero e Everton. A mudança que vi e única foi Mancuello na direita (para manter a ideia de pontas, sabendo que Mancuello NUNCA ATUOU ALI), Chegou Berrío, seguem as mesmas ideias de pontas e nada de novo…A insistência com MA ao invés de dar oportunidades ao Ronaldo da base, Gabriel novamente (vive de lampejos), Paquetá e Matheus Sávio (esse nem vem sendo usado) com poucas atuações, Vizeu deveria estar atuando mais e nada…no esquema manjado do Zé prevalece,… Arão nitidamente está muito a frente (criticavam Muricy por isso, Zé veio e recuou o Arão e compactou o meio, RETROCESSO), precisaria recuar um pouco para fechar mais o meio com o Rômulo. É muito difícil isso? Vaz é um bom zagueiro e só, mas deveria ser banco há mui. Vive fora de posição, tomamos gol por causa disso, vem errando muito por querer ser o “craque” e deixar de fazer o seu. E o mais incrível é que o Zé dá esse aval a ele. A gota d’água é ele dizer que (MA, Vaz..são jogadores de alto nível). Ai meu quer o quê? Que a torcida aplauda? Zé vai te catar cara. Zé ainda não se seu conta de onde está…o Flamengo é uma panela de pressão cara…temo que o ano seja perdido por essas posturas EQUIVOCADAS do Zé Ricardo, o problema é ele.

    • Pronto ele não está com certeza. Comparo com os jogadores da base. Precisam de experiência. Mas paro prá pensar: fomos campeões com Carpegiani (na época era novato), Carlinhos, Andrade. ZR não é definitivamente pior que nenhum deles.

      • os treinadores que vc citou todos eles ficaram na base do folclore,porém a vida útil desses tipos de solução é menos de 1 ano…apostar num treinador que nunca treinou um time profissional e esperar que ela ja tenha nascido sabendo…é demais pra mim,muita carencia da torcida…tem uma penca de treinador aí melhor que ele..até o milton mendes do vice é bem melhor que ele..hoje treinador pro flamengo tem que ser Cuca,dorival,ou abel,que a torcida demonizou e vem fazendo um grande trabalho em apenas 2 meses de bola rolando…

        • Carpegiani durou duas temporadas. E na sua primeira meio ganhou nada, mesmo com aquele elenco que depois viria a ser campeão mundial. Carlinhos não lembro mas treinou o Flamengo mais de uma vez… E ganhou mais de uma vez. Andrade é muito ruim, sem comentários. ZR em nada tem a ver com esses que citei. A única coisa que ele tem em comum com eles é falta de experiência. E não acho o Abel melhor. Dorival é melhor para trabalhar com jogadores da base. O Fluminense que estamos vendo é enganação. Joga retrancado, o que faz os elencos piores equilibrarem o jogo contra times melhores. Aqueles três gols que fizeram em nós eles ganharam de presente. No brasileiro o Abel cai porque essa é a cultura no futebol brasileiro. Estamos tentando derrubar um técnico que perdeu uma única partida oficial desde setembro se não me engano. Parece até piada.

          • o carlinhos era bombeiro,TODOS DURARAM POUCO e o carpegiane,com aquele time que jogava por música montado ja pelo claudio coutinho,não serve de referencia.

          • Cara não sou fã do Abel antes de mais nada,mas acho um bom treinador,ao contrario de vc eu sempre enxerguei bom futebol em seus times,ganhou libertadores e brasileiro por times diferente e semana passada com praticamente o sub 20 do fluminense quase ganhou da gente…o Zé ricardo não ganhou nada,nunca sequer treinou um time adulto,assim como os treinadores por vc citado,fez o papel de bombeiro,passado o incendio,um Engenheiro precisa assumir a obra!

  • zr realmente é um entusiasta do 4-3-3 e a escalação do atleta no time principal de pende deste se encaixar no esquema. portanto não adianta contratar jogadores antes de pensar neste encaixe. além disso por ser muito novo na carreira não resiste as pressões para a obrigatória escalação de alguns jogadores, aliás nem mesmo a diretoria que permite renovações totalmente desnecessárias – a última do damião. chegamos em abril , um mes pesado com o time pressionado e com um treinador que por opção não treinou variações táticas a ponto de confiar nelas e levá-las pra jogo. a colocação no texto sobre a covardia com o cuellar é bem apropriada e acredito já percebida pelo grupo com os invevitáveis reflexos no ambiente. srn

    • Não é entusiasta,é que ele copiou o modelo de grandes clubes europeus e não sabe jogar de outra maneira. É um cara que acha que futebol é uma ciência exata. Basta copiar um time que jogaremos como ele.

  • Olha o time coco q o florminense tem e vê o bolão que estão jogando, treinador urgente precisamos, a questão quem? Também não sei, só sei q o Zé ruela já teve tempo suficiente e não vingou, há tempo para nós classificarmos na libertadores então temos que trocamos urgente, aí vem os m… Dizer “torcedor modinha” melhor ser modinha que burro para dizer q o Zé tem de permanecer

    • Me fale sobre o Fluminense no campeonato brasileiro.

      • Sim. O André Rocha do Uol publicou em seu blog que o Flu joga hoje o melhor futebol do país. Só pegou baba, sofrendo contra alguns deles, tirando os clássicos. No Brasileiro o buraco é bem mais embaixo.

        • as babas que eles pegaram,a gente tbm pegou…no frigir dos ovos,quase ganharam da gente com sub 20 bem dizer…

      • o treinador era outro..kkkkk aiaios ricardofrenicos..

        • Estou falando do campeonato desse ano. Fluminense não vai fazer nada. E por favor, talvez seja desnecessário falar mas acredito que você tenha educação suficiente para não usar termos pejorativos. Debate não é sinônimo de ofensa (ou tentativa de ofender).

  • Da pra sonhar até campeão da Liberta.. E se a torcida modinha parar de reclamar de empate e for apoiar o time da pra sentir o cheiro do mundial.

    • Kkkkkkkkkkk
      Quer dizer que a culpa é da torcida do time ser limitado?
      Brincalhão

      • Não… a culpa de parte da torcida é insistir em deixar o ambiente do time instável. O time está sem perder há meses para times brasileiros em jogos oficiais, fez sua melhor campanha de pontos corridos na história, maior, dos jogos em 2017 perdemos apenas um, jogando melhor fora de casa. Pra quê ficar insistindo em contratar um técnico agora? O que a gente ganha com isso? Ah…mas com esse técnico vamos sair na primeira fase da Libertadores…Claro, podemos sair, mas quem dá a garantia (e aposto com quem quiser) que um técnico novo vai nos garantir o título? Não garante…Tite pegou o Galo e o rebaixou, depois pegou o Corinthians e foi eliminado na pré libertadores, um ano depois fez o time ser campeão sul americano e mundial, isso por que a diretoria do Corinthians não ouviu parte da torcida que insistia na demissão do técnico. Que a diretoria do Flamengo siga o exemplo…

        • kkkkk a melhor pontuação em pontos corridos da história rendeu o que? vc é daqueles que preferem isso ao titulo de 2009? só enfrentamos baba até agora velho,não vencemos classico com os caras jogando com time reserva e vc vem falar em estar a meses sem perder pra times nacionais? claro só pega bangu,resende…a hora que pegar um cruzeiro atletico mineiro ou até mesmo o cap 4 feira ai vc vai cair na real.

          • Nos rendeu a classificação direta para a fase de grupos da libertadores, além, de premiação em dinheiro. Eu não prefiro uma coisa a outra, gosto de ser campeão, mas não sou um iludido de achar que o Flamengo está numa situação acima de outros times, não está, nenhum está e tampouco sou essa ave de mau agouro que fica desejando que o time perca pra vir aqui destilar meu azedume. Já jogamos com times titulares no carioca e perdemos, mesmo pegando Bangu, Resende e outros, tem uma parte da torcida que gosta de babar ovo de outros times e minimizam os feitos do nosso time, ganhamos do CAM, Cruzeiro, Gremio, Santos e empatamos com o Palmeiras no ano passado e isso ainda não basta, mesmo assim, preferem acreditar que o time é fraco, metemos 4 no San Lorenzo, mandamos no jogo contra a UC, sobramos no estadual (mesmo jogando alguns jogos com reservas) e ainda assim não está bom, nunca vi uma geração de torcedores insatisfeitos como essa, tudo reclama, nada tá bom, Deus me livre…na 4ª a gente vê quem manda e quem tem melhor time, se é o Flamengo ou o seu todo poderoso Atlético Paranaense.

  • Estou cansado de passar vexames em libertadores, prefiro uma libertadores do que o Hepta ( se vier os dois eu tatuo Márcio Araujo no peito.) Mas minhas esperanças em relação a isso com o Zé ali desmorona, ele bota certos jogadores meio que obrigado por que se não será cobrado pela torcida, mas sempre arruma um jeito de encaixar um pereba de confiança, um dos casos e o Márcio que será titular até o fim do ano, não quero ver rodagem de elenco contra peso morto não, bote Cuellar no lugar do Márcio contra o atlético que verá que os “modinhas” ou “cornetas” estavam certos novamente, não fará pois caso Cuellar arrebente todos veriam a verdade, até quem o protege mais que próprio time.

    • Bom dia
      Entao vc acha esse tal cuellar que custou 8 milhoes por 70% do passe esse grande jogador pra fazer a funcao de 1 volante no lugar do marcio araujo.
      SRN CAMPOS

      • Ninguém pode achar nada, o cara não tem oportunidades no time titular, mesmo com estrume do MA fazendo besteira. No último jogo ele e Vaz não conseguiam dar uma sequência.

        • So o fato de vc chamar o M.A de estrume nao da pra dialogar futebol do fla com vc.Boa sorte nas suas analizes
          SRN CAMPOS.

          • M.A nesse time do Flamengo é titular absoluto, revisem seus critérios e esqueçam o passado, ele está fazendo um ótimo trabalho.

            • M.A é esforçado e faz muito bem sua função , oque é inaceitável é o Vaz , o cara só sabe fazer ligação direta e as vezes da uma de atacante , além de suas falhas constantes e mesmo assim continuava titular, agora é torcer pro Donati se firmar com Rever .

            • Se eu entendi
              Vc nao e ne?
              Mais um critico dele nao ne?
              SRN CAMPOS

      • Qualquer um Tanto Ronaldo quanto Cuellar ou Rômulo e até Arão podem fazer o 1 Volante com muito mais qualidade que o MA !!!

        • Isso e o seu ponto de vista nao e o que acontece na pratica e na realidade do dia a dia.Porem sobre o ronaldo que eu conheco torco mt ate hj que seja o nosso craque de 1 volante.Pena que nao temos tecnico.
          SRN CAMPOS

        • Romulo ou Cuellar podem ter uma saída de bola melhor que o MA, porém, como um todo MA se saiu melhor que ambos, isso é fato. Não gosto do MA, acho um jogador mediano pra baixo, mas NESSE ESQUEMA do Flamengo ele é peça essencial, talvez por fazer o básico, defender e dar a bola pra quem sabe jogar, diferente do Vaz que é mediano e acha quem é o Maldini.

          • Agnaldo não é bem assim, MA quando o Flamengo precisa agredir o adversário ele totalmente nulo, e nos jogos contra times grandes ele falha na marcação , não tenho nada contra o MA deve ser um cara boa pessoa, mas o Meio do Flamengo precisa de 1 volante que saiba sair jogando, principalmente nesse esquema que o Zé quer jogar !!

  • Só pode escalar “três” estrangeiros, temos então: Donatti, Trauco, Cuéllar, Mancuello, Conca, Berrío e Guerreiro, então caro Pedro Caruso quem deve ficar? Vai barrar quem para colocar o Donatti? Trauco, Conca ou o Guerreiro? Para colocar o Cuellar também quem sai? Será que é o Zé Ricardo que está errado? Ou será que é porque não pode? O Trauco seria o reserva imediato do Jorge, mas como ele foi vendido e agora? Donatti seria realmente o titular, veio para isso, mas a situação hoje é outra…

    • Ze esta errado em mtos assuntos?
      Sobre donatti nem era pra ter contratado?
      Temos leo duarte qd precisou dele nos ajudou?
      SRN CAMPOS

    • Conca tem cidadania brasileira, caso não saiba..

      • Tem não, amigo. RC falou sobre isso.

    • Podem relacionar e escalar cinco estrangeiros. Temos sete. Logo dois tem que ficar de fora (exceto na Libertadores). Hoje o Donatti poderia jogar se não relacionasse o Cuéllar por exemplo.

    • Não sao 5 estrangeiros por partida?

  • Para mim deu no ano passado, mais fiz para mim um auto critica e prometi que nao gastaria me portugues falando deste Sr que nao vale a pena. O Flamengo novamente faz errado. Cade os caras que eram contra Abel agora deve estar se mordendo por dentro e falando era para o Abel ter vindo. Esse time na mao do Abel, Cuca, Rueda e vou me da o luxo de sonhar Sampaoli minha naçao quem seria Palmares.

    • Ja deu pra ele,perdeu a mega senna de treinar o fla.
      SRN CAMPOS

  • Até nunca! Pois seria um PESADELO!Quem gosta de apoiar estrume,está tudo bem…
    #FORAZERICARDO!

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Muito bom texto até o último quarto. Na minha modesta opinião, ZR já deu mostras mais que suficientes que NUNCA mudará suas “convicções” (MA, Gabriel, Everton, Vaz e outros…) e a derrota ridícula para o timeco da Universidade do Chile por culpa exclusiva sua já nos tirou 50% das chances de ter a melhor campanha da Libertadores e decidirmos o título em casa.
    O último quarto do artigo, infelizmente, foi só de panos quentes e panelada com o treinador… É lógico (e o autor sabe muito bem disso) que existem muito mais que uma dezena de treinadores infinitamente superiores ao ZR disponíveis tanto no exterior quanto no nosso país para treinar um elenco DIFERENCIADO como o nosso atual.

    • Disse tudo Hélio !

    • Vou so indicar 1 Galhardo do River.

    • Bom dia
      Elenco diferenciado o nosso?
      SRN CAMPOS

    • Não influencia melhor campanha, vai ser por sorteio os confrontos!

Comentários não são permitidos.