Notícias

Autuori: ‘Quando convoquei o Guerrero levei muita porrada’

Compartilhe

Em setembro de 2004, o técnico Paulo Autuori resolveu apostar em um garoto de 20 anos ao convocar o Peru para os jogos contra Bolívia e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Alemanha. O jovem havia deixado o país aos 18, após se destacar nas categorias de base do Alianza Lima, clube comandado pelo brasileiro em 2001. Foi simplesmente o início da era Paulo Guerrero pela seleção peruana.

13 anos depois, Autuori reencontrará o antigo pupilo, agora com status de maior artilheiro da seleção do Peru em todos os tempos, no duelo entre Flamengo e Atlético Paranaense, pelo equilibrado Grupo 4 da Libertadores. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o treinador revela ter sido criticado, à época, pela decisão:

– Quando convoquei o Guerrero, ele estava no Bayern B. E eu convoquei mesmo assim. Tomei porrada e ouvi o seguinte: “Como você vai convocar um cara que joga no time B do Bayern?” Aí eu fui duro na resposta: “É lógico que eu vou. A segunda divisão lá é muito mais competitiva do que a primeira aqui no Peru. Só isso”. Paolo já mostrava muita qualidade – comenta Autuori.

Guerrero passou em branco em estreia pela seleção, no dia 9 de outubro. Foi titular na derrota para a Bolívia por 1 a 0, em La Paz. O primeiro gol saiu no terceiro jogo, no dia 17 de novembro de 2004, na vitória por 2 a 1 sobre o Chile. Guerrero entrou aos 26 minutos do segundo tempo no lugar de Pizarro. Aos 40, marcou o gol da vitória por 2 a 1.

Autuori também deu a primeira oportunidade na seleção peruana para Farfán, que se transformariana sequência em parceiro de ataque de Guerrero. Ao definir o centroavante do Flamengo, ele é direto:

– Paolo tem muita personalidade. O Pizarro também era intelectualmente acima da média.

Hoje, como adversários, Guerrero e Autuori fazem o sexto encontro. O último aconteceu pela última rodada do Brasileirão do ano passado. O empate sem gols, na Arena da Baixada, garantiu o Furacão na Libertadores. Para o treinador, o duelo no Maracanã tende a ser tenso pela situação do grupo: Universidad Católica (CHI) e Atlético somam quatro pontos, com o Flamengo na sequência com dois. O San Lorenzo (ARG) ainda não pontuou. Cada clube ainda fará quatro jogos até a definição dos dois classificados.

– Em dezembro, eu e Paolo conversamos um pouco. Foi bom revê-lo bem. Sobre o jogo, temos toda a obsessão do Brasil por Libertadores, pois aqui se valoriza o Mundial de Clubes muito mais do que na Europa. E o carimbo destes dois jogos é eliminatório, pela situação do grupo e por termos dois jogos seguidos com o Flamengo. Esses dois jogos podem ser determinantes sim para o futuro da temporada. E nós temos ido neste ano nos jogos de eliminatória (Furacão eliminou Millonarios-COL e Deportivo Capiatá-PAR nas fases preliminares da Liberta). Vamos ver! O Flamengo tem uma grande equipe, grandes valores, o Maracanã estará lotado. Para nós é mais uma oportunidade de criar casco – completa Autuori.

Fonte: Lance

Ver comentários

Notícias recentes

  • Destaque

Quando os jogadores do Flamengo entram em campo na 3ª rodada da Copa do Mundo?

Nove jogadores do Flamengo estão à disposição das seleções na Copa do Mundo A terceira…

24/06/2026
  • Notícias

Jogos da Copa do Mundo hoje: Escócia x Brasil, Marrocos x Haiti e mais 4 partidas acontecem nesta quarta

Copa do Mundo terá jogos decisivos valendo vaga na fase de 16 avos de final…

24/06/2026
  • Destaque

Brasil x Escócia: astro de time escocês já enfrentou o Flamengo e arrumou confusão

Principal jogador da Escócia, Andy Robertson encarou o Flamengo em 2019 Brasil e Escócia entram…

24/06/2026
  • Notícias

Colômbia derrota Congo e sela classificação antecipada à próxima fase da Copa

Colômbia se isolou na liderança do Grupo K da Copa do Mundo; Carrascal, do Flamengo,…

24/06/2026
  • Destaque

CBF toma decisão importante para a arbitragem do Brasileirão

Árbitros passarão por preparação especial na Espanha A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma…

23/06/2026
  • Copa do Mundo

Com Carrascal no banco, Colômbia divulga escalação para jogo contra Congo na Copa do Mundo

Colômbia tenta classificação antecipada nesta terça-feira (23) A seleção da Colômbia entra em campo nesta…

23/06/2026