O comentarista Mauro Cezar, da ESPN Brasil, afirmou ontem que, mesmo Zé Ricardo estando à frente do time por vários meses e apesar de a estrutura física do Flamengo ter melhorado nesse ínterim, especialmente após a inauguração do CT George Helal, não tem observado evolução no rendimento da equipe rubro-negra.
Disse que, no ano passado, após Zé Ricardo ter encontrado uma forma de o time jogar, houve uma evidente estagnação, mas que o técnico tinha, na época, o álibi das constantes viagens, as quais prejudicavam as reservas físicas do elenco e tiravam a chance de o time realizar mais treinos específicos.
E, ainda segundo Mauro Cezar, já neste ano, o Flamengo não tem se portado bem nos clássicos cariocas, deixando a desejar inclusive contra um inferior Vasco, que “jogou para tirar nota 5”.
Enquanto isso, Zé Ricardo, já demonstrando estar sentido a pressão da torcida, mantém suas entrevistas repetitivas, como se nada de mais preocupante estivesse acontecendo, sem que seja cobrado por ninguém, já que Rodrigo Caetano não tem autonomia para isso e Bandeira de Mello, que passou a acumular a VP de Futebol após a saída de Rodinho, não tem característica para exercer essa função.
Repercutindo o assunto no Twitter, alguns internautas me perguntaram por qual motivo essa função de cobrança junto à Comissão Técnica não está sendo capitaneada pelo ídolo Mozer, que é Gerente de Futebol na atualidade.
Primeiramente, acredito que se o Diretor Rodrigo Caetano não tem autonomia para tanto, como assinalou Mauro Cezar, menos ainda teria o Gerente Mozer, de modo que o ex-jogador rubro-negro tem, na prática, realizado principalmente a função de um conselheiro da Comissão Técnica, dando dicas e palpites, como já citaram alguns jogadores em entrevistas recentes.
Voltando à Vice-Presidência de Futebol, que é uma função de status e poderio, acima do Diretor, mas não remunerada, acredito que já passou da hora de Eduardo Bandeira de Mello trazer um rubro-negro com experiência no futebol para exercê-la.
Entre os nomes cogitados nas redes sociais, a maioria da torcida prefere os ídolos e ex-jogadores Zico, Leonardo, Júnior e Fábio Luciano, pela ordem, no que haverá dificuldades de aceitação por eles já que o cargo é político e, sobretudo, não é remunerado.
Se convencido a vir sem vencimentos e encarar o desgaste inerente, abrindo mão de tempo com seus netos, Zico seria o nome ideal, na minha opinião, mas Bandeira de Melo, os Vice-Presidentes e os Diretores deveriam, nessa hipótese, estarem prontos a receber alguém com personalidade forte, ideias, opiniões e projetos próprios, que não se contentaria em exercer um papel acanhado e decorativo no dia-a-dia do Clube. Zico, sem dúvidas, cobraria a Comissão Técnica e os jogadores quando visse necessidade.
Entre os cartolas conhecidos nos bastidores do Flamengo, o nome de Marcos Braz é citado por alguns torcedores, lembrado pelo Título Brasileiro de 2009, mas também há menções a Jorge Rodrigues, Kleber Leite e até Márcio Braga, estes últimos dois com mais rejeição pela galera, inclusive por serem adeptos de práticas antigas, muito diferentes do perfil profissional e moderno dos membros do atual Conselho Gestor.
O certo é que o Mengão precisa de alguém que imponha respeito, esteja presente e tenha personalidade incisiva dentro do Departamento de Futebol, pois há muita pressão da torcida em cima dos jogadores e do técnico e, além disso, há muito dinheiro envolvido, valendo lembrar que o Mengão, só este ano – sem falar na Sul-Americana de 2016 – deixou de ganhar já dois milhões de reais por ter, mesmo com o melhor elenco carioca, deixado escapar as Taças Guanabara e Rio.
Nada está perdido, pois o elenco é bom, o Flamengo ainda está vivo na Libertadores e no Campeonato da FERJ, mas chega de desenhar um mundo maravilhoso, se apoiando somente na união do grupo e em estatísticas que, infelizmente, ainda não se traduziram em títulos ou classificações relevantes.
O Flamengo é gigante, as responsabilidades são imensas, o bom é inimigo do ótimo e, para o bem da Nação, as providências não podem demorar!
Acorda, Diretoria! Vamos, Flamengo!
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Ver comentários
Precisamos mais do que um VP de futebol.
Marcos Braz entende muito de futebol, há anos atrás ele se reuniu com o bandeira mas ouve uma rejeição e ele adora vazar informações, acho que ele não é o estilo dessa diretoria. Uma coisa é certa a cobrança seria intensa com Marcos Braz...muito investimento e pouco futebol.
Se ele ficasse de bico calado durante negociações, que viesse fazer o trabalho.
Ele entende muito,e é cargo não remunerado e longe das finanças por que não né?
Seria uma boa.
Pra quem cobrava jogador sem pagar salário, como seria agora? Fico me perguntando. Mas eu acho muito pouco provável, como você disse Bruno, ele não faz o estilo dessa diretoria, e eles costumam trazer pessoas com o mesmo perfil e tal, o que eu acho um pouco ruim em determinados momentos, pois como a tendência é sempre estarem em acordo, não se discute outros pontos de vista, e assim não se chega na melhor solução.
Mas que seria um bom nome seria, EBM não serve pra acumular esse cargo muito calmo e o Rodrigo parece uma menina...Pelaipe,Ximenes cobravam msm esse diretor tbm não me engana.
Marcos Braz seria o nome ideal até o zé ia parar com essa boiolagem de insistir nesses perebas.
Esse eu gostaria, foi o melhor vice de futebol que já vi no Flamengo.
Ele ofereceu 180 mil para o Andrade que ganhava 50 e o olho grande disse que era técnico top campeão brasileiro queria 250. Depois brigou com o Pet, que queria tirar férias até enjoar delas, sendo que demorava mais que os outros para entrar em forma. Ai a doida da Patricia teve uma decisão de Salomão: dispensou todos os três.
Ele tem sangue nos olhos,rapidinho nego ia ver jogador dando carrinho até no vento.
Arão correndo o campo todo,gabriel chutando igual roberto carlos,baidu fazendo lançamentos verticais.
Kkkkkkkkk
Também acho.
Não basta ser alguém que imponha respeito, tem que ser alguém que entende de futebol.
E entender de futebol não é saber o que é um lateral, volante, ou sistema tático. Isso qualquer torcedor interessado aprende.
Precisa de uma pessoa que conheça o meio, que já tenha convivido, já tenha exercido liderança, tenha capacidade de relacionamento principalmente com os atletas e técnicos.
Além disso tudo, tem que ser um cara que saiba bater na mesa de vez em quando. O problema é que a Diretoria vai querer alguém na mesma linha que eles, com o jeito de agir parecido. E parecido com eles não vai funcionar.
Presidente Bandeira e cia tem que colocar a mão na consciência e assumir que não sabem tocar o futebol, que as coisas vem sido feitas da maneira errada. E só a partir daí começar a mudar.
Edson, vc foi uns dos que defendeu o ZR e hoje juntamente com a naçao esta vendo o que eu vi no ano passado, fico feliz. Eu mudaria já Bauza e Rueda sao coperos, e neste ano precisamos de um cara copero.
Mas eu ainda não acho que ele deve sair, penso que é uma decisão que tem que ser tomada mais pra frente.
Às vezes o problema não resolve mudando técnico, Júnior. Essa postura frágil, estéril, vem lá de trás, desde que o Vanderlei ainda era técnico. De lá para cá vieram 3 técnicos diferentes, mudanças no elenco e continua a mesma coisa.
O problema é outro, ao menos do jeito que eu vejo.
Eu duvido muito se nas empresas onde os membros da diretoria são donos ou grandes executivos se existe uma falta de cobrança semelhante ao que vemos no futebol. Duvido MESMO!
Impossível ter, grandes empresas=grandes somas de dinheiro. A porrada come.
E mesmo assim, acho que o futebol é ainda pior, ainda mais delicado. Estamos falando de funcionários milionários, famosos. Quem mexe com isso tem que entender do que é feito, tem que ser firme e competente.
Está faltando isso.
Fala dorival, um abraço!
Zico não, bote qualquer um menos ele. Quando ele ficou nesse mesmo cargo ai foi cada contratação que pelo amor de DEUS chega.
Isso é verdade também.
Diogo e David.
Será que é tão difícil de entender que o problema do Flamengo é técnico? Ze Ricardo não da conta, muito bonzinho, mas pra armar um time muito ruim, é só ver o no que o Abel deu nele nos dois jogos.
Não vale a pena queimar o Zico nessa história...
Jamais Zico aceita!
Zico já saiu chamuscado com a torcida quando trabalhou no futebol na gestão da Patricia, duvido que se arrisque outra vez. Paremos de queimar nossos ídolos: Zico, Andrade, Júnior, Zinho..... deixem-nos apenas como ídolos.
Sei disso, eu no lugar deles jamais trabalharia no time que jogou por amor, fazer no máximo trabalhos sociais, eles foram ídolos que jogavam por amor, Flamengo para eles é uma coisa amorosa que não se explica, jogar futebol é a melhor coisa do mundo e no Flamengo! Imagine esses caras qdo se ver em vídeos em casa, como fica os seus corações, que vontade de voltar no tempo, cara, isso não tem explicação!
Isso!!!
" só este ano – sem falar na Sul-Americana de 2016 – deixou de ganhar já dois milhões de reais por ter, mesmo com o melhor elenco carioca, deixado escapar as Taças Guanabara e Rio."
A torcida só vive falando que não serve o FERJÃO, recebam essa aí, 2 milhões foi pro ralo e o que sempre abuso aqui, só empatar, ganhar e perder ou desclassificar, mantém-se estável, mas não ganha títulos! Empata todas no Br, empata todas na CB e na Libertadores, pq assim faz a melhor campanha.
Se colocar Zico nesse barco vai aparecer muita merda escondida por trás destes resultados, eu duvido que o coloquem, pois ele foi jogador de futebol do Flamengo, sabe do respeito da torcida, sabe o sentimento de torcedor, jogador, dirigente e comandante, tem grande caráter, é honesto e bom gestor! Mas o ZR não tem mostrado nada, só resultados de gradeza pífio.
A diretoria é omissa com os resultados do campo. O Flamengo para fazer um gol é pior que um parto normal. A dificuldade de marcar um gol está cada vez mais difícil. O Zé Ricardo está sentindo a pressão e o desgaste com a torcida. Na quarta-feira, de acordo com o resultado. O futebol do Flamengo é pobre, as finanças estão em dia e os resultados determinarão quem fica e quem sai.
Se a batata assar na quarta, acho que o Dorival pode pintar.
Seguindo a lógica das ultimas demissões, ZR só seria demitido se mantivesse resultados ruins até mais ou menos a segunda ou terceira rodada do brasileiro, como foi com o Jayme e Luxemburgo.
Acho q esse ano o caldo entorna mais cedo em caso de derrota na quarta.
Acho difícil... ele tá cobrando
o Fla na justiça ....
Tá mais pro Levir.
Tão me chamando aí?
https://uploads.disquscdn.com/images/38526e1efb7700fadd9ceee9b6a6571c64f0e1e61b8c2969982c9b75d4d10e47.jpg
esse Levir é figuraça.
Então aproveita e renegocia.
Eh... pode ser... não deixa de ser um bom nome...
O Pet retornou para sermos hexa-campeões nestas condições.
A gente dá 2 urubus e ele perda de boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Time insosso. É agoniante ver o fla jogar. Time morrendo em campo. Duas substituicoes no segundo tempo: Gabriel e Damião. Pronto, morreu!
Isso não é substituição, é subtração!!!