‘Chuveirinhobol’

Compartilhe com os amigos

Talvez o grande problema na criação de jogadas do Flamengo esteja nas bolas alçadas na área. Desde que me conheço por gente, vejo o mesmo problema, independente de quem esteja comandando ou quem esteja em campo. Por que não conseguimos mudar isso? Por que esbarramos sempre neste problema?

A explicação disso tudo poderia estar na qualidade dos jogadores dentro do elenco. Há muito tempo não tínhamos uma equipe tão forte tecnicamente quanto esta. Passamos de Adryan, no início da carreira (quando ainda era convocado e usava a camisa 10 da Seleção das categorias de base) para Diego em um momento maravilhoso…

…Pena que nosso principal problema não acabou.

A cada dia que passa tenho a total convicção que este é um problema que continuará no Flamengo por anos e mais anos. O famoso e odiado ‘chuveirinhobol’, as famosas bolas lançadas na área e a falta de objetividade nos lançamentos contribuem cada vez mais para que isso seja corriqueiro.

Com o número excessivo de bolas alçadas na área, quase sempre achamos um gol aqui ou outro acolá. Talvez esse seja o real motivo de não mudar a forma que jogamos. Não é algo ineficaz, mas, na visão de quem conhece, acaba sendo por conta da objetividade –que nem sempre é alcançada–.

Será que há uma forma de mudar este panorama horrendo de jogadas excessivas, sem qualidade e que, uma vez ou outra dá certo? A resposta é curta: ÓBVIO!

Óbvio que dá pra mudar. Basta treinar jogadas ensaiadas pelo meio de campo. Basta expor um vídeo de algum jogo em que não funcione. Basta jogar por baixo. Basta não alçar as bolas na área sem necessidade. Basta treinar. BASTA!

Saudações!
Por: Yuri Vinícius Sobral

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • OPINIÃO
    Além dos chuverinhos algo q me incomoda é a ineficiência dos escanteios. Todo jogo temos 472 escanteios e raramente conseguimos tocar na bola, ou pelo menos ficar com sobra, nos últimos jogos foram dois gols do Arão, mas antes disso?? Com jogadores tão altos e teoricamente bons cabeceadores deveríamos ser melhores nesse quesito.

  • O problema do Flamengo, na minha opinião, é só um: acomodação.

    E isso é falta de cobrança. Cobrança que deveria vir lá de cima, passar pelo Caetano, passar pelo Mozer, Zé Ricardo e por fim onde interessa mais, nos jogadores.

    Essa engrenagem está falha.

    Esse mesmo time conseguiu fazer excelentes jogos ano passado. Obviamente está passando por uma queda de rendimento técnico acentuada, avassaladora. Sem cobrança isso não vai mudar, e a solução vai acabar sendo a demissão do técnico, só para variar um pouco.

    • Muita gente fala que não podemos crucificar o técnico e passar a mão em jogador. Mas o que fazer quando o técnico, a comissão e a diretoria de futebol não cobram o suficiente das peças em campo não rendem o esperado?

      • Pois é, minha esperança é uma só, são todos caras inteligentes e bem intencionados. Na Diretoria, Comissão técnica. Então resta esperar que eles, principalmente os dirigentes, se deem conta de que algo não está funcionando e que precisa mudar já, pra ontem.

        Torcer, é isso. Resta torcer.

  • O cara da espn deu os números de cruzamentos do Fla contra o vice: 70 cruzamentos em um único jogo!!!

    E o pior: nenhum acerto!!

    • Alguns torcedores sem noção vai vim e chamar de corneteiro e mais uns bocados, vai falar de um gol de outra partida que saiu de um cruzamento. Mais o certo é que de tanto cruzar uma hora vai sair alguma coisa. Esses cruzamento é um estilo de jogo ineficiente, ter que fazer 40 60 cruzamentos pra ver se acerta um. O time não tem criatividade pra fazer triangulações ou um jogador habilidoso pra passar pelo marcador e tentar uma tabela ou finalizacao. Mais a cima de tudo falta o nosso técnico teimoso querer mudar o estilo de jogo.

  • O motivo é simples: O Flamengo parou de contratar jogadores habilidosos pro ataque para dar prioridade a “tanques” e corredores acéfalos.

    A quanto tempo não vemos um jogador driblador partindo pra cima e ganhando as jogadas nesse time?

    Preferem colocar um poste na área e dois pontas burros chutando de qualquer jeito pra área, e o triste é saber que isso não irá mudar tão cedo porque passaria pela mudança de técnico e alguns jogadores.

  • YURI, com o Zé de terinador, nada vai mudar – VSQ passando a bola pra trás pros zagueiros, muitas vezes “na fogueira”, obriga os zagueiros a dar chutões o tempo todo. ARÃO obrigado a ficar atrás pra cobrir as cagadas do VSQ.
    DIEGO só no meio de campo pra armar as jogadas tem que se virar nos 30 de um lado pro outro(quando os laterais lhe passam a bola) e passar para os pontas e laterais que fazem esses “chuveirinhos”.
    Esse é o jogo com o Zé de treinador e o 4-3-3 que foi o esquema escolhido para ser usado no Flamengo doravante, desde as categorias de base, nada vai mudar com o Zé de treinador e os nossos adversários já manjaram e marcam as nossas saídas de bola e nos neutralizam. Até o time sub-40 do vasco e o sub-20 do FLU que nos enfrentaram nas últimas partidas conseguiram neutralizar o nosso Flamengo!!

    Tem que mudar o treinador e esse esquema manjadinho e único que está sendo usado!!

    Marcelo Oliveira é o nome mais adequado no momento!!

    Aquele abraço

  • Flamengo escalado: Muralha, Rodinei, Donatti, Rever, Trauco, Márcio Araujo, William Arão, Diego, Gabriel, Mancuello e Guerrero
    Banco: Thiago, Renê, Juan, Ronaldo, Matheus Sávio, Berrío e Leandro Damião

    • cade o vizeu? paquetá? cuellar cortado do jogo entendo mas prefiro ele, arão ou ronaldo… se o flamengo tivesse conseguido o e. ribeiro eu emprestaria o cuellar e o mancuello sem problemas

      • A dupla de volantes Cuéllar e Ronaldo foi a melhor que vi, na minha opinião eles arrebentariam nesse time!

  • SP foi Tri campeão brasileiro fazendo isso kk

  • flamengo precisa é de movimentação dos atacantes
    entre as linhas, os jogadores se procurarem
    chegada mais consistente na grande área
    e acima de tudo mudar a filosofia de jogo

    • Mas o treinador quer os 2 pontas bem abertos e fixo, assim jamais confundirá uma defesa!

      • entendo o que ele pensa, mas falta tbm uma transição rápida, da defesa para o ataque para que o que ele pensa funcione…

  • Como isso não vai mudar hj, que sejam três gols de Lorenzetti!!! Pra cima das bigodudas!!!

    • kkkkkkkkk

  • Chuverinho tá frequênte nos últimos 10 jogos, o time não consegue fazer triangulações e esse esquema de dois pontas abertos e no caso do nosso time que tem so ponta que sabe correr as coisas só pioram porque os nossos pontas nao tem habilidade não tem o drible para fazer jogadas individuais e procurar o chute a gol. Ae fica esse jogo feio de cruzamentos.

    • Exato, aí Diego faz o que? Carrega a bola e tenta uma tabela com Gurrero, pois os pontas estão abertos e de fácil marcação justamente por ter apenas velocidade, Diego é que busca a triangulação, mas sozinho ou arcado, vc acaba com Diego e o time morre sem o nosso craque!

      Agora se nossos pontas tivessem habilidades individuais, aí sim era mais eficiente esse 4-3-3 de fácil anulação.

      • Verdade, mais o nosso treinador não percebe isso, por isso que o ZR não deveria treinar esse time, mais ainda muitos torcedores estão preso no retrospecto do ZR, esses torcedores tem que entender que o nosso time tem un dos melhores elencos do Brasil, pela grandeza é muito respeitado pelos adversarios e como o ZR é um técnico conservador, vamos continuar batendo nos times fraco ( assim continuando com um ótimo retrospecto) e nos jogos com maiores importância e dificuldade vamos sempre passar dificuldade ( ae vão falar do jogo contra o San Lorenzo, mais naquele msm jogo o fla fez um primeiro tempo horrivel e no segundo tempo o placar só andou porque foi evidente a diferença física e o gol de falta no início matou o time deles).

        • No ano tivemos apenas dois jogos contra adversários de alto nível, fluminense e San Lorenzo, e nos dois o time fez partidas fracas.

        • Perfeito, CAP tem mais de 10 anos q o Flamengo não ganha lá na Arena da Baixada,se quiser sobreviver na Libertadores e no time, Zr deve ganhar esse confronto direto que pode definir 90% da classificação do Flamengo, se perder 1 jogo a chapa vai esquentar pro lado dele.

  • O time nao faz tabelas e triangulaçoes pq nao tem ninguem proximo pra ajudar a executa-las. Estou falando isso a um tempao e volto a repetir: O Flamengo ataca muito espaçado, logo as chances de jogadas e tabelas sao nulas. Sem Opçao nao existe triangulaçao. Esse time é muito forte, mas enquanto esse problema nao for consertado veremos mais do mesmo.

    • Pois é! Vc só ver o Diego ou Cuéllar se aproximar e dar a opção de jogada, olha a expulsão do Pará; MA recuou de longe e devia se deslocar para a esquerda do Muralha dando 1 opção de jogada, mas sem opção e intimidade com os pés, o Muralha errou o chute que ocasionou numa expulsão por burrice do MA e falha do goleiro!

  • Yuri Sobral,
    Para acabar ou diminuir o excesso dos chuveirinhos, o time deve ter agilidade nas transições desde o sistema defensivo ao ataque, defesa desarma e tem que ter opção de passe, aí os volantes devem se aproximar dos zagueiros evitando os chutões, lançamentos, aproximar dos laterais e meias, nosso maestro MA se livra da bola,os zagueiros se livram da bola por falta de opção as vezes! Falta movimentação e deslocamento para a bola chegar redonda ao ataque de pé em pé, a bola é levantada na área, lançada por falta de opção, segundo o treinador que disse em coletiva que é em ultimo caso, falta deslocamento de alguns jogadores do meio e sistema defensivo que apenas se livram da bola e futebol de toque e posse de bola exige bom físico, muita movimentação, atenção redobrada e visão de jogo!

  • FOOOOOOMMMM FOOOOOOOOOOMMMMMM

    E a corneta não cessa…

    Pow, se o Cuca foi endeusado pelos lances de gol baseado em laterais pra grande área. E daí? O Cucabol foi responsável pelos incríveis 80 pts do BR ano passado.

    Gol é gol. Se tiver que ganhar a lá Barcelona no Tiki Taka, tá bom.
    Se for pra ganhar a lá altitude boliviana, com chutes de fora da área e lançamentos de goleiro, tá bom.
    Se for pra ganhar no chuveirinhobol, tá bom.

    Desde que ganhe. Vencer, Vencer, Vencer. Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Comentários não são permitidos.