Coluna do Torcedor: “Hora de ouvir e repensar”

Compartilhe com os amigos

É inegável a rejeição do nosso técnico ZR pela maioria da torcida rubro-negra, até alguns defensores dele começam a mudar de opinião sobre a permanência do “comandante” do Flamengo.

Eu, como torcedor do Flamengo, analisando de forma geral, continuo defendendo como sempre defendi a permanência do Zé Ricardo por alguns motivos, o principal sendo a falta de opções no mercado. Temos inúmeros exemplos recentes de técnicos conceituados que falharam feio, seja em escalação, substituição ou filosofia de jogo.

No entanto, nós torcedores percebemos que não há evolução no time no decorrer das partidas, vemos oscilação. Alterar escalação para rodar elenco e preservar jogadores parece não surtir efeito para ZR chegar a um time ideal que não tenha Vaz e Márcio Araújo.

O empate contra o Fluminense serviu para exaltar ao máximo a irritação do torcedor sobre o Zé. Sua persistência em tentar fazer um jogador rejeitado pela torcida dar a volta por cima é a fundamental explicação de tamanha indignação. O que falta para entender que em um dado momento, colocar o jogador na reserva é uma forma de preservá-lo, não de “queimá-lo”? Um ótimo exemplo recente é o Marcelo Cirino, que é rejeitado pela torcida, basicamente pela insistência de ZR com o mesmo.

Em toda a trajetória do nosso técnico no Flamengo, não há melhor momento que o atual para ele ouvir boas críticas e mudar sua forma de comandar o Flamengo sobre o time titular, reserva, substituições e motivação dos jogadores. Temos um ano promissor para o Flamengo, não existe mais tempo nem muito menos oportunidade para erro.

SRN


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se vai por o Diego pra jogar sábado é bom rezar pra que ele não se machuque.

    Porque se ele não puder jogar quarta e, “Deusnoslivreeguarde”, não conseguirmos superar o genérico, vai virar zé ruela pra todo mundo escorraçar pro resto da vida, seja quem malhava ou quem apoiava.

    Simplesmente porque, nas disputas posteriores a quarta existe uma probabilidade muito grande de o Fla não conseguir todos os pontos que precisará para se classificar, caso não ganhe na quarta.

  • Acho que ele é rejeitado, pq ele é técnico do Flamengo.
    Não é fácil essa tarefa. Não dá pra agradar a torcida o tempo todo.
    Eu, por acompanhar o Fla desde 1993, digo que ele tá no top 5 dos meus treinadores. E segue evoluindo.
    É fato, galera. Ele tem conciliado resultados (esse ano tivemos só 1 derrota, alguns empates e muitas vitórias) que são até superiores ao do “poderoso” palmares, que é o favorito pra ganhar os torneios das galáxias como dizem os comentaristas.

    Só que façamos uma viagem no tempo: Em abril de 2016, em comparação à esse ano, éramos a chacota do país. Tinha gente fazendo paródia com a quantidade de eliminações que tivemos nos primeiros 4 ou 5 meses do ano.
    Não havia horizonte. A luta era contra o rebaixamento SIM! Quando aparecia alguém dizendo que tínhamos time pra Libertadores, era taxado de torcedor da diretoria, que sabia tudo de finanças, mas cagava pro futebol.
    Em novembro tavamos lutando cabeça-à-cabeça pra ser campeão com um time que tinha o melhor treinador do país e o craque do campeonato, que por um acaso é o camisa 9 da seleção. E não tínhamos sequer estádio pra jogar no RJ.
    Onde foi parar essa lembrança? Esqueceram de 2015, que fomos um autêntico FIASCO em tudo que disputamos e terminamos em 12° lugar? Que ingratidão é essa?

    Estamos iniciando apenas o 4° mês do ano. E “precisamos de um treinador de verdade, não um estagiário que insiste no MA e no Vaz”.

    Aí, aparece um dorival JR da vida, que adora empatar pra não ser demitido, fazemos uma campanha mais ou menos, nossos jovens são emprestados novamente (como em 2011) e terminamos em 12°, como em 2015 – só que com outro técnico.

    VOCÊS NÃO SABEM O QUE QUEREM! KD O FERNANDO DINIZ? KD O TÉCNICO PORTUGUÊS QUE SAIU DO CRUZEIRO? KD O MILTON MENDES?

    O clube sempre trocou 3x de técnico por ano e sempre foi criticado por isso. Quando finalmente acerta com um treinador, que tem dado chances pra muitos jogadores da base, e tem num Guerrero e num Diego, volta e meia, desfalques – resultados até razoáveis, não tá bom. Precisa voltar à velha prática da troca de técnicos que afunda com todo o planejamento.

    Vcs merecem o Cristóvão Borges.
    SRN!

    • Boa Paulo, faço minhas as suas palavras, o Zé não é perfeito mas é hoje sem dúvida nenhuma um dos melhores treinadores do país. SRN!

      • Nós torcedores do Flamengo e não “adoradores do Zé”, te perdoamos por essa blasfêmia!! Sabemos que você não sabe o que diz!!

        • KKKKKKKKK, Douglas vc querendo ou não o Zé mudou o Fla de patamar, com o Muricy o time era um bando em campo, depois que ele assumiu o time cresceu muito isso é fato. SRN

    • Também penso que o ZR é a melhor opção. Ele nos trouxe até a Libertadores e merece jogá-la. Seria uma ingratidão profunda demitir um jovem técnico barato e patrimônio do Flamengo com um aproveitamento de 75%.
      Em seguida entraríamos em crise. A base não iria mais jogar, pois qualquer técnico iria pensar nos resultados a qualquer custo. O resultado disso é que voltaríamos a estaca zero.
      Ademais, o ZR tem mais que a maioria da torcida que o apoia.
      De qualquer forma, não é bom perder para o Ba2cú e nem para o Atlético Paranaense porque a situação iria ficar muito tensa.

    • Ele eh rejeitado pq ele eh fraco. Nao tem os predicados necessarios. Simples assim.

    • Paulo, o nosso Flamengo é muito grande e importante pra servir só pra dar experiencia pra um aprendiz “fazer testes” durante muitos anos até ele aprender algo!
      Errando sempre e continuando no erro, apesar de ter condições para revertê-lo, só por TEIMOSIA e ou para impor a sua opinião, como a dizer: “vocês vão ter que me engolir”.
      Não engulo o Zé e seus erros constantes e escolhas equivocadas!

      • Douglas, tenho só uma memória pra te passar: O palmares só foi campeão, EXCLUSIVAMENTE, pq demitiu o Marcelo Oliveira. Pq não contratou rigorosamente nenhum jogador (ou sendo um pouco mais flexivel, 1 jogador: Yerri Mina) depois da contratação do Cuca. E o cuca conseguiu a façanha de chegar à 80 pontos (melhor campanha da história do palmares no BR).
        Técnico teimoso todos eles são. E sempre vai ter o jogador contestado que será titular a todo custo. Foi assim com o Wallace, foi assim com o Welinton, foi assim com o Toró, foi assim com o Léo Moura, foi assim com o Maurinho, foi assim com o Fábio Baiano, foi assim com o Jean…

        O ZR fez o Fla ter a maior campanha da história do BR, superando 2009. E estamos em abril. A hora do vamo ver começa em agosto. Até lá muita coisa pode mudar, principalmente o desempenho e entrosamento do time.

        SRN

  • Vai morrer abraçado com alguns jogadores. Tudo vai depender dos resultados. Se for bem na Libertadores, será bestial… Caso contrário, virará uma besta. Consequentemente não chegará ao brasileiro ou durará no máximo algumas rodadas

  • Na boa ele ja deu provas de que chegou no limite de seu conhecimento,principalmente no quesito de gestão de pessoas…Não ha meritocracia,tudo bem eu sei,não estamos no dia a dia,não vemos os treinos etc..mas vemos os jogos,e jogo é jogo treino é treino…as substituições são sempre as mesmas,e o time que entra em campo é quase o mesmo do ano passado,claro teve a saida do jorge,e a titularidade do mancuello,mas no lugar errado,ha tbm a falta de volume de jogo,jogadas ensaiadas,entrosamento,troca rapida de passes,um jogo envolvente! é só ligação direta e cruzamento,muito pouco para quem ja está um ano no comando,conhece as peças que tem,mas pensa que ninguem mais conhece o flamengo,qualquer time hj cria dificuldades pra gente…enfim,ja cansei desse tema,torço e torço muito pelo flamengo,não espero mais nada além disso do zé ricardo,gostaria de ser otimista como alguns aqui,e quando critico,faço pq me desespero em pensar que será preciso uma eliminação e um semestre inteiro ir pro saco pra depois ter que recomeçar tudo do zero,quando o correto era ter chamado o zé,investido na capacitação dele,até mesmo na função de auxiliar e contratado um treinador do tamanho da equipe montada e do desafio..seria mais uma demonstração de planejamento,mas não…repetiram o erro de gestões passadas,apostando no folclore e acaso de se achar um treinador caseiro,mas que como a história nos mostra tem seu prazo de validade…o do zé,ja venceu!

    • kkkkk

    • Fiquei com preguica de escrever novamente pela milésima vez e dai apareceu o seu texto. O bom que agora eu apenas escrevo…
      Concordo em genero numero e grau!!!!!!!!

      • Eu tambem concordo com o Mayko

Comentários não são permitidos.