Para mandar seus jogos na Arena da Ilha, o Flamengo já tem o aval da Rio Águas sobre a alteração na tubulação de águas pluviais próxima ao campo. A obra já está finalizada e em fase de acabamento. Mas o clube depende da boa vontade de órgãos públicos estaduais para aprovar a obra como um todo.
O primeiro passo era a entrada no Corpo de Bombeiros para avaliação do projeto de reforma do Luso-Brasileiro, o que já foi feito e está aguardando a aprovação. O prazo ainda está vigente.
Após a conclusão da obra, prevista para o fim de abril, serão necessários cinco laudos: de estabilidade estrutural, de vistoria de engenharia (acessibilidade e conforto) — ambos emitidos por empresa de engenharia/engenheiro cadastrada no Conselho Regional de Engenharia e Arquiterura do Rio, o Crea-RJ, que tumultuou a reabertura do Maracanã. Ainda é preciso laudo de segurança da Policia Militar, de prevenção e combate a incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros, e de condições sanitárias de higiene da Vigilância Sanitária. As vistorias para emissão dos laudos ainda serão agendadas após a obra.
A intervenção na tubulação de águas fluviais foi feita e assinada por um engenheiro responsável da Casagrande Engenharia, com elaboração de projeto e Anotação de Responsabilidade Técnica. O presidente da Portuguesa-RJ, João do Rego, informou que o Flamengo já resolveu o problema, que atrapalhavam a instalação de postes de iluminação no estádio.
— A tubulação é original, está ali desde sempre. Eles já desviaram, está pronto. Mas atrasou a obra — confirmou.
Bombeiros e PM já visitaram o estádio
A cautela do Flamengo é tanta na aprovação do projeto da arena da Ilha que já teve uma vistoria informal da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros mesmo antes de entregar a obra. Segundo o vice de patrimônio do clube, Alexandre Wrobel, tudo está em perfeitas condições.
— Não temos nada a temer. Tudo perfeito. Mais cauteloso que temos sido é impossível — afirmou.
O dirigente confirmou o plano de entregar a obra no fim do mês para o Flamengo ter o estádio à disposição para jogos de maio. Além de laudos e aprovação de projeto, o clube abriu as portas do estádio para o Crea-RJ caso o órgão queira visitar. Técnicos devem ir ao local verificar se as obras na tubulação não afetaram o terreno que suporta as arquibancadas. O Flamengo garante a segurança para os torcedores.
Fonte: Extra