Contratado pelo Flamengo em 30 de junho de 2016, o ala Humberto chegou ao Rubro-Negro como uma das principais apostas na formação do novo elenco visando o Novo Basquete Brasil. Duas fraturas no pé esquerdo, a primeira em outubro e a segunda em janeiro, o deixaram fora na maioria das partidas. Ele esteve em quadra em apenas 12 oportunidades: seis pela pré-temporada, três pelo Carioca e três pelo NBB. Fora desde então, o jovem volta ao time no momento mais importante do ano, nos playoffs diante do Pinheiros, a partir de sexta-feira, às 21h, em São Paulo, com transmissão ao vivo do SporTV. Feliz com o retorno, o jogador lembrou a dificuldade que passou nos momentos em que ficou fora e o apoio que recebeu dos companheiros de clube. Agora, quer reescrever sua história no Flamengo e ter a possibilidade de buscar junto do grupo o pentacampeonato em sequência.
– É muito difícil ficar fora. Desde a minha chegada no Flamengo eu deixei muito claro para todos que sempre foi meu sonho jogar aqui, desde moleque, desde quando eu comecei a jogar basquete, sempre foi meu sonho um dia estar aqui. Chegar aqui no meu primeiro ano, quando estava realizando um sonho, e não poder jogar da maneira que esperava, pra mim foi muito difícil, mas eu fiquei de cabeça boa não só pelo próximo ano de contrato que eu tenho, mas porque eu vou poder voltar a jogar. Quando você machuca e sabe que vai perder uma temporada inteira, é muito mais difícil. Quando você machuca e sabe que pode voltar a jogar, e vai ajudar o time, isso te faz ficar com a cabeça tranquila. Claro que também contei muito com a ajuda da comissão técnica e dos outros jogadores. Todos me deram total apoio para estar preparado para quando chegasse esse momento. Agora chegou o momento dos Playoffs e eu vou poder estar em quadra de novo. Querendo ou não é o momento mais importante do campeonato. É esquecer o que passou – disse Humberto.
Técnico do Flamengo, José Neto comemorou a volta do jogador. Humberto é tratado praticamente como um reforço, já que dos 28 jogos da temporada regular do NBB, participou de apenas três partidas.
– Humberto sem dúvidas é um jogador que vai somar muito para a equipe. Tem um vigor físico que faz com que possamos jogar com mais intensidade ofensiva e defensiva. Sua versatilidade técnica permite que atue em mais de uma posição aumentando assim as opções táticas do time – garantiu José Neto.
Fisioterapeuta do Flamengo, Ricardo Machado, explicou o trabalho feito com Humberto para que ele voltasse no momento certo, sem queimar etapas.
– Depois da cirurgia, fizemos um primeiro atendimento visando diminuir o inchaço e a dor, e entramos também com a dissociação da cicatriz. Em um segundo estágio, começamos a atuar no ganho de arco de movimentação do tornozelo e começamos o fortalecimento da musculatura intrínseca dos pés e do próprio tornozelo. Em um terceiro momento, demos início à força proprioceptiva. Vale lembrar que fizemos uma avaliação global dele, visando a correção de desequilíbrios, e traçamos alguns exercícios preventivos para a volta dele às quadras – explicou o fisioterapeuta.
Ex-jogador da base do Pinheiros, Humberto terá curiosamente o clube pela frente no seu retorno. Ele lembrou o carinho pelos paulistas, que eliminaram o Vasco para pegar o Flamengo nas quartas de final, mas garantiu que o foco está apenas no vermelho e preto.
– Eu tenho um carinho enorme pelo Pinheiros porque foi onde passei praticamente toda a minha carreira na base. Foi o lugar onde eu subi pro profissional, onde eu comecei a jogar. Mas agora eu estou vestindo a camisa do Flamengo, então eu espero poder conquistar a vitória e passar esse Playoff, que é nosso primeiro objetivo. Vou fazer de tudo possível para ajudar a equipe a se classificar para a próxima fase – disse Humberto.
Fonte: Globo Esporte