‘Decisão do STF não importa em nada’, diz ex-dirigente do Grêmio

Compartilhe com os amigos

A decisão da Primeira Turma do STF em manter o Sport como único campeão brasileiro de 1987 continua a render uma repercussão negativa no mundo do futebol. Ex-presidente do Grêmio na época da criação do Clube dos 13, Paulo Odone declarou ao LANCE! que a determinação jurídica não interfere na certeza de que o campeão nacional foi o Flamengo:

– Talvez ao Sport interesse muito, mas nenhum fato jurídico muda o que nós fizemos no Clube dos 13. O Flamengo é o campeão brasileiro de 1987 e o Internacional, vice. Mesmo com o Inter sendo nosso rival, vou manter a coerência com o que decidimos.

Odone apontou que o veto à exigência do cruzamento de módulos para a Copa União ocorreu em comum acordo entre todos os clubes:

– Quando chegou a exigência da CBF, decidimos que iríamos manter nossa coerência e recusar o cruzamento, é isso que importa. Houve unanimidade dentro dos clubes dos 13 sim, está na ata! O Eurico Miranda foi à CBF e dialogou com eles. O que aconteceu em 1987 não pode ser mudado por ninguém.

O ex-dirigente destacou o impacto da Copa União, e lamentou que o movimento tenha se dissolvido com o passar do tempo:

– O que marcou a Copa União foi a rebeldia dos clubes em relação à CBF. Afinal, antes era a entidade que negociava e repassava para cada clube as cotas de transmissão. Nós mesmos criamos o Clube dos 13 e fizemos acordo com a Rede Globo e a Coca-Cola. Infelizmente, só não se completou porque esta ideia de uma liga foi minimizada. O Clube dos 13, depois, virou uma tesouraria da CBF – lamentou.

O caso saiu das quatro linhas e foi para a esfera jurídica ainda em 1988. E, há décadas, segue a se arrastar em várias instâncias.

BATE-BOLA

PAULO ODONE – Presidente do Grêmio em 1987

1 – Em que momento os clubes perceberam que era a hora de fazer uma ruptura com a CBF e organizar sua própria competição?

Os clubes estavam irritados com a manipulação política que marcava Brasileiro. Sempre víamos mais de 40, 60, chegamos a ter 94 clubes! Decidimos fazer uma reunião em São Paulo, na sede do Palmeiras, e, ao lado de outras lideranças como Carlos Miguel Aidar, Márcio Braga, Eurico Miranda, decidimos que faríamos uma competição mais enxuta. Originalmente, seriam os 13, mas depois completou para 16.

2 – Qual foi a reação de vocês quando, às vésperas do início da Copa União, a CBF anunciou a tabela do Campeonato Brasileiro feita por ela?

Aquela atitude da CBF pegou todo mundo de surpresa. Afinal, meses antes eles não teriam condições de organizar o Brasileiro, e agora estavam fazendo uma tabela? O presidente do Atlético-MG me ligou: “Paulo, se eu não jogar no Olímpico, vamos perder por WO?”. Eu disse para ele ficar tranquilo, que a tabela da Copa União era a que valia. A CBF cedeu, na Copa União fizemos uma competição com pontos corridos na primeira fase, seguido de mata-matas, e isto chamou um grande público nos estádios. Aceitamos dividir entre os Módulos Verde e Amarelo, com cada um tendo 16 clubes de maneira unânime.

Fonte: Terra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • o que acontece e que o Eurico não tem só bronca do Fla ele tem e inveja dessa torcida, da grandeza do clube do flamengo ,fato que ele nunca conseguiu em todo esse tempo de falcatruas e mexendo pauzinhos trazendo clube da segunda para a primeira , aprontando .fez declarações na época afirmando que o Fla era o legitimo campeão brasileiro de 87 , agora o velho gaga sem palavra sem caráter sem moral mente , vergonhoso ouvir ele dando declarações. a questão não e ele defender o Fla , e ele ter vergonha na cara de confirmar o que declarou em videos anteriores a isso , ele se diz o bam bam bam do futebol mas não defende o futebol. para mim não importa tenho muito orgulho de dizer que o meu flamengo foi campeão brasileiro de 87

  • Flamengo ganha o brasileiro desse ano e tá tudo certo, ninguém mais vai lembrar daquele timeco de Pernambuco.

  • Ao Sport. Nos encontraremos por ai “timeco’…

  • Engraçado, porque os clubes hoje não fazem pressão para que o Flamengo seja reconhecido campeão, pois já o é na história. Paralização geral, não vai ter campeonato até que se declare o Flamengo como ampeão da Copa União: o torneio foi disputado, existiu e é válido. O que seria o campeonato brasileiro de 1987, que tem o CRF como legítimo campeão. DENTRO DO CAMPO.
    Falar bonito não muda nada. O Fla cumpriu o acordo feito com TODOS. Logo todos os treze envolvidos deveriam paralisar o campeonato, fazer pressão…CBF, tem alguma moral? Quem é STF para julgar um esporte popular, que envolve história, povo…esses caras não estão nem ai.
    De faro não vai mudar PN pra mim. Eu era jovem e vi o CRF ser campeão. Ponto final pra mim; CRF único campeão de 1987.

    • Cara, STF não julga os fatos do esporte, julga os fatos jurídicos. Juridicamente o campeonato era da CBF então o Sport é o campeão do brasileirão de 87 da CBF. A copa união dos 16 clubes acabou ficando apenas informalmente. Se quisessem ir atrás disso aí só resolvia se fosse na época do campeonato.

      • Amigo claro. O que fiz foi uma reflexão…para mim na verdade em nada importa o que pensa CBF, STF…o CRF é e sempre será o legítimo campeão de 87. O resto é resto. SRN.

  • Eu suspeito que o Euvirus ganhou um por fora da CBF. Por isso assinou o tal cruzamento.

    • Conhecendo o histórico e a forma insana e desmedida como atua para o seu time, td indica q a CBF se aproveitou e o comprou, pq a traíragem e desonestidade q ele cometeu c o clube dos 13 foi qq coisa. Diria: uma Euricada c o clube dos 13.

      • Imagine só,
        Octavio Pinto Guimarães (Presidente CBF, safado)
        Nabi Abi Chedid (Presidente da Federação Carioca, safado)
        Eurico Miranda (Vasco, mais safado de todos)
        Todos reunidos na sede da CBF aqui no RJ à portas fechadas, e ai o Eurico que foi só para uma simples reunião para ouvir os termos da CBF e levar para serem discutidos com o presidente do Clube dos 13 e demais clubes participantes, simplesmente assina documentos no qual concordava com TODOS os termos da CBF. Não teve algum tipo de favorecimento? Claro que sim!!! Basta ver a história no Youtube (não a contada pelo Juca Kfouri), com as filmagens e declarações.
        SRN

        • Mas me diz uma coisa:
          – Ele assinou esses documentos e a CBF os escondeu até o fim do campeonato, quando todos os integrantes do Clube dos 13 descobriram que teria que haver cruzamento entre os módulos para se decidir quem seria o campeão brasileiro?
          Tem coisa errada nesta estória.

          • Você não está errado no seu raciocínio, mas conforme poderá ver no vídeo com duas ou três declarações do próprio Eurico para a mídia televisiva ficou uma situação muuuito estranha.
            Acho que todos os presidentes dos clubes que participaram do clube dos 13 deveriam se manifestar a favor do Flamengo, pois os mesmos não constam em nenhuma colocação ou menção.
            O Clube dos 13, foi o divisor de águas e pioneiro na elaboração, no formato e venda de patrocínios para realização do Campeonato Brasileiro de.87, que até então era arcaico e completamente amador.
            O sucesso que foi jamais foi alcançado nos anos seguintes até hoje, seja de público, renda ou retorno de mídia.
            A mediocridade tem vários nomes sendo os principais Eurico e Sport Recife.
            SRN

          • O Eurico assim que assinou essa autorização pra CBF fazer os cruzamentos como queria foi imediatamente expulso do clube dos 13. Mas os argumentos dele foram que se ele não aceitasse a CBF podia acabar com a liga. Sinceramente não duvido nada porque todos sabemos como era naquela época (continua sendo até hoje né). E também não duvido, aliás tenho certeza, que o Eurico levou vantagem nisso aí, é só olhar os relatos de como a arbitragem ajudava o Vasco na década de 90. Mas fato é que se Flamengo e Internacional jogassem os cruzamentos seriam grandes traidores e isso não me deixaria nem um pouco orgulhoso. O Flamengo sempre será campeão da Copa União de 87, se a CBF tinha lá seu campeonato só com time pequeno isso é problema deles, a nossa história nunca será apagada.

  • Todos esses depoimentos embasados na história não valem nada.

    O que tá valendo é a decisão de um ministro fanfarrão que disse colocar em dúvidas o fato de o Flamengo ter a maior torcida do Brasil, e da grande especialista e entendedora de futebol brasileiro, a excelentíssima Rosa Weber.

  • Esse Aidar e a atual diretoria do são Paulo são uns pilantras , eles são os maiores culpados por esta decisão dá Justiça , pois se assinaram concordaram e optaram por não enfrentar os times dá série B , porque não entregaram a taça das bolinhas para o Flamengo, pondo um fim moral nesta história .

    • é verdade meu caro amigo Carlos, essa turma do São Paulo é trairá, se fosse o São Paulo neste situação o Flamengo já teria dado direito ao são paulo…Flamengo é o verdadeiro campeão de 1987…Ganhou na raça e na bola…verdadeiro esquadrão: ZICO e COMPANHIA…mais bambi é bambi…entende??

Comentários não são permitidos.