Devemos apostar em um técnico cascudo?

Compartilhe com os amigos

57 jogos, 33 vitórias, 14 empates e apenas 10 derrotas. Um currículo invejável para todos os técnicos que passaram pelo Flamengo desde 2010. É o grande momento de Zé Ricardo, que está no Flamengo desde 2012. Mas, mesmo com esses bons números, Zé Ricardo é muito contestado no Flamengo. Por quê?

Quando começamos o ano de 2016, com Muricy Ramalho, planejávamos ter um líder em campo. Alguém com rodagem e muitos títulos na bagagem. Não deu certo. Na época, o treinador mostrou um aproveitamento absurdamente ruim e, infelizmente, um problema adiantou o fim de carreira dele como treinador.

Chegou Zé Ricardo. De início para ser técnico interino do clube já que o Flamengo negociava com Abel Braga. Ignorando o status, Zé Ricardo foi a 62% de aproveitamento e impediu o Flamengo de contratar outro medalhão pra manchar a história recente do clube.

Desde então Zé Ricardo vem passando por mais baixos do que altos. Talvez o pior momento de sua carreira aconteceu em 2016, logo no início de seu trabalho super recente como treinador, quando fomos eliminados precocemente da Copa do Brasil. A torcida resolveu comprar sua ideia de ganhar uma competição internacional.

Fomos então para a Sul-Americana… Em vão! Eliminados de forma precoce para um time pequeno, exatamente a mesma coisa que aconteceu na Copa do Brasil. Voltamos para a competição nacional. Brigamos até as 5 últimas rodadas pelo título. Para a infelicidade de Zé o título não veio. Terminamos na terceira colocação.

Começamos 2017. Um início perturbador: 2 amistosos, 2 derrotas. Parecia não ser um ano bom. Até que começamos nos campeonatos oficiais. 18 jogos oficiais e apenas 1 derrota.

Porque parte da torcida quer a cabeça do Zé Ricardo? Qual a explicação?

Talvez grande parte da desconfiança em relação ao Zé seja por conta da inexperiência do treinador na categoria profissional, uma vez que a torcida do Fla está acostumada com treinadores de renome, conhecidos nacionalmente (o que nem sempre reflete em campo). Outro fator é a incessante e justa sede de títulos da Nação, que desde 2013 não comemora um título nacional, e sabendo que temos atualmente o melhor elenco dos últimos anos, a pressão acaba crescendo para que o jovem técnico traga logo um caneco.

Para culminar duma vez a lista de erros, Zé parece ter alguns medalhões, como o discreto –e ao mesmo tempo polêmico– Márcio Araújo, que vive uma relação constante de amor e ódio com a torcida, mas tem total confiança do treinador. Rafael Vaz também faz parte dessa conta, e certamente é o menos querido pela torcida, porém, mesmo com reservas a altura (ou até mesmo melhores), o defensor segue com a titularidade. Para sacramentar a lista, há ainda a falta de oportunidade para jogadores com respaldo de uma parte considerável da torcida, como Adryan, Cuéllar e Donatti, enquanto jogadores contestados, como Gabriel e Cirino gozam de oportunidades para mostrar seu potencial (ou a falta dele).

Vale a pena pedir a cabeça de um treinador com uma média tão boa? Supondo que a torcida insista o suficiente para que ele saia e venha um técnico experiente, valerá a pena trocar uma certeza por dúvida? Respondam, vamos debater!

Saudações!
Por: Yuri Vinícius Sobral

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pra mim o Zé ainda é um treinador em formação em desenvolvimento, se ganharmos ao menos o Carioqueta já sera surpresa pra mim porque não vejo o Zé com sangue nos olhos, ou com a fome de títulos que vemos nos que já são grandes campeões, ele tem é uma estrela danada e é largo uma barbaridade mas falta a ele aquela energia que vemos nos grandes campeões.

  • Percebo ZR cometendo alguns erros, mas, certamente, os outros, ainda que medalhões, cometeriam também, talvez não os mesmos erros, mas outros; Não percebo ZR cometendo tantos erros tão absurdos assim para tudo isto, mas, que poderia ser melhor, até que poderia, como quase tudo;
    Aliás, também não percebo o elenco do Flamengo tão fodástico assim, então o fato de não ter sido campeão ou de não atropelar todos os adversários não se deve apenas ao ZR; no tocante a não ser tão fodástico, percebam que em um time onde tantos jogadores apenas razoáveis (MA, Cirino, Pará, Vaz, Éverton etc etc etc) terem tamanha importância já é sinal de que não temos um elenco galático, ainda que infinitamente melhor que dos anos anteriores;
    Acho que o ZR deve continuar, mas, se for mesmo para trocar, então que seja agora; absurdo eu achava era trocar o ZR na reta final do Brasileirão do ano passado, sendo que ainda estávamos na disputa pelo título; reta final não é época para se planejar alguma troca sensata, mais ainda para um time que disputava o título… eu achava um absurdo completo quem defendia isto (Douglas Galvão e outros)… agora, este ano já é diferente, não concordo com a troca, mas também, se trocar, tudo bem também… mas o ideal era para já ter sido feito ou estar sendo feito agora… se for para chegar em setembro, por exemplo, então que fique até o fim do ano.

  • Os caras reclamando de barriga cheia. Isso aí não agrega em nada. Se ele for um fiasco msm até o final do ano contrata outro, mas até lá deixa o cara trabalhar em paz. SRN

  • O Zé Ricardo deu muito certo no flamengo, contra números não há argumentos, não vejo outro nome por aí,disponível no mercado que valha a troca! Ele tem muito à evoluir ainda,o Cuca demorou anos até ganhar um título!
    Não vejo motivo pra pedir a cabeça de treinador que escala um ou dois nomes que diverge do gosto de alguns, todos nós temos pessoas de confiança,com quem contamos e esperamos que correspondam!
    Vamos Flamengo, seremos campeões! !!!

  • Inacreditável… O Flamengo com um dos melhores desempenhos para um início de temporada na história e vcs querem medalhões? Quase tds os times contam com treinadores da nova geração… Zé Ricardo sair nem deveria ser cogitado. Acima dele no Brasil, só Tite e Cuca.

  • De forma alguma. Tirando o Tite, nao ha no Brasil tecnico melhor que o Zé Ricardo. E ainda por cima é cria do Mengão, é nosso, é prata da casa!

  • Certeza de um trabalho medíocre pela dúvida de um técnico experiente?
    Eu teria trocado em Outubro ou novembro do ano passado. Ze Ruela Ricardo não deveria sequer ter opinado nas contratações. Deveria ter saído muito antes da pré temporada

    • concordo em gênero, número e grau! SRN!

  • Sem ze ricardo, mancuelo e cirino ganharíamos tudo.

  • Não é fácil agora. Mas depois que esse time sem sangue for eliminado na fase de grupo da libertadores com o Zé retranca vai ser facinho, facinho.

  • Pra quem diz que o carioca não vale nada:
    A taça Guanabara pagou um prêmio de 850 mil que perdemos para um time que chegou de uma viagem de 18h(sendo 6h de ônibus) e desfalcado do seu melhor jogador.
    A taça RIO pagará 1 milhão de prêmio ao campeão.
    Temos que ganhar essa verba!!

    • Mas dizem que o time não precisa de dinheiro e sim de títulos, jé dispensaram as 2 coisas no 1° turno do carioca! Pode isso Galvão?

  • O Zé Ricardo é, fácil, um dos melhores técnicos do futebol brasileiro e seremos campeões em 2017 com ele no comando! SRN

    • Kkkkkkkkk escalando mancuelo?? Kkkkkkkk

    • Ele é ótimo para os times adversários!
      Os treinadores estão gostando e muito de ver o elenco fantástico do Flamengo ter o Zé de treinador, facilita muito o trabalho deles.
      O ABEL mesmo está adorando isso, o Milton Mendes e o time sub-40 do vasco tambem!!

    • Deus lhe ouça!
      Mas você deveria nos informar que compartilham essa sua opinião também o Saci Pererê, a Mula sem cabeça e o Papai Noel, né? SRN!

  • Segue la pelota, Zé Ricardo. Nós somos muito chatos mesmos. A bipolaridade fica escancarada na torcida após um resultado negativo. Espero que essas perebas (Cirino, Jamal, etc) sumam do Flamengo para darem lugar a jogadores melhores e enfim ganharmos títulos, coisa que em 2016 foi osso.SRN

  • Os principais questionamentos​ sobre o ZR é pela escolha de alguns jogadores. Técnicos cascudos também tem suas escolhas contestadas pela torcida e imprensa…

    • O Carlos Campos é fãnzaço do Zé, um verdadeiro adorador do cara a ponto de ficar mostrando as fotos dele aqui. – KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • O pior é que se pretende porta-voz da Nação. Menos, né? Respeito a opinião alheia é bom e a gente gosta. Aguardemos os acontecimentos, pois o tempo é o senhor da razão. SRN!

      • Só fia isso pra te dar uma sacaneada… sabia que você falaria alguma coisa !!!
        kakakakakakakakakakakak
        Nessa tu caiu….

  • Sinceramente, o que falta para o Zé Ricardo é gana de vencer a torcida está cansada de ver um técnico que não falar em ganhar, manso na entrevistas, desde o ano passado onde estávamos preste a ser campeão é ele com o mesmo discurso de que “estamos no caminho” ou que o time “jogou bem, porém o resultado não veio” é nesse ano a mesma coisa, a torcida rubro negra é um tanto quanto enérgica sim, porém o técnico tem que mostra que pensa gigante como o Flamengo é.
    Ele tem que entender que a torcida rubro negra não aceita boa campanha ou segundo lugar(até mesmo, por que vice sabemos quem é), nós queremos ser campeão em tudo até em jogo de botão…a torcida rubro negra quer ser campeão mundial é não apenas da Libertadores, nós somos exigente porém sabemos que o Zé Ricardo é um excelente técnico porém o que falta para ele é energia, garra, entrar na partidas de sola, dando a cara a tapa, é isso que a torcida quer ver, ganhando ou perdendo.

    Sou a favor do Zé Ricardo continuar pois sou contra essa politica de mandar técnico embora a cada 2 meses é também por saber que ele não trabalhar sozinho.

    Creio que a entrada desses perebas (Cirino, Vaz, Gabriel….)seja apenas por interesse financeiro pois por ele ser inexperiente não tem peito para barrar esses caras.

    • Joga junto com a Diretoria.

    • 1) O Zé Ricardo é, fácil, um dos melhores técnicos do futebol brasileiro e seremos campeões em 2017 com ele no comando!

      2) A entrada do Cirino nos jogos pequenos, é financeiro realmente já que se o Fla não conseguir vende-lo terá que pagar uma bolada no fim do ano, diferente do Vaz e do Gabriel. O Vaz formou a dupla de zaga de 2016 e foi uma das melhores do campeonato. Como seria financeiro, tendo o Donatti, que custou milhões, no banco? Até acho que o argentino mereça mais oportunidades, mas o Vaz é um bom zagueiro e já mostrou que merece fazer parte do elenco. Em relação ao Gabriel, é bem verdade que desde quando chegou nunca havia mostrado um bom futebol.. Mas na reta final do BR16, quando ele assumiu a vaga de titular, ele finalmente passou a jogar bem e desempenhar o seu papel direitinho, assim como neste inicio de ano! Dispensar o cara quando finalmente começa a jogar bem seria burrice!

      SRN

  • Mas, mesmo com esses bons números, Zé Ricardo é muito contestado no Flamengo. Por quê?

    Porque a nossa torcida é cri cri e às vezes cega.

    • Por que somos chegados ao amadorismo e contrários a continuidade de um trabalho. O Zé Ricardo é, fácil, um dos melhores técnicos do futebol brasileiro e seremos campeões em 2017 com ele no comando! SRN

  • Nada de troca, deixem o Zé trabalhar

  • O nosso Flamengo é muito grande e importante pra servir só pra dar experiencia pra um aprendiz “fazer testes” durante muitos anos até ele aprender algo!

    • Douglas deixa de ser “chato” e me responda quantos técnicos passaram antes de ZRicardo no Flamengo ditos experientes e NÃO GANHARAM NADA EXPRESSIVO ???

      • Não tinham o elenco que hoje o Zé tem nas suas mãos e não sabe utilizar!!

        • Não justifica, você diz que TODOS são melhores que ele, portanto com times inferiores teriam que fazer melhor…
          Arruma outra.

    • “Adoradores do Zé”.. Haha Falou o cara que é chegado ao amadorismo e totalmente contrário a continuidade de um trabalho bem desenvolvido! O Zé Ricardo é, fácil, um dos melhores técnicos do futebol brasileiro e seremos campeões em 2017 com ele no comando! SRN

      • Perdoai-o senhor, porque ele não sabe o que diz, só repete o que escuta nos programas dá mídia paulista, que só quer ver o Flamengo se ferrar!!

    • Respeito sua opinião mas o Marcelo Oliveira não tem mostrado nada desde
      que saiu daquele cruzeiro, ganhou a copa do Brasil pelo palmeiras por
      causa do acaso, o time era desorganizado à base de chutão, os torcedores
      do palmeiras ate o hoje tem trauma dele, e no atlético mg com aquele
      super elenco melhor do que o do palmeiras e do flamengo(sem clubismo)
      conseguiu perder o brasileiro e a copa do Brasil.

  • Minha ideologia e o seguinte…Temos é Devemos parar com esse trem de troca de tecnico toda hora é feio Horroroso isso.Os clubes tinham que fazer igual na europa esperar ate o final da época para ver os numeros do cara dai no final ver se ele fica ou nao no cargo.

    • Apoiado. Refletiu resumidamente meus pensamentos

    • Concordo.

    • Perfeito.

  • Tomei bronca do Zé ricardo. Pronto, para me ele já deu! A sorte dele um dia iria acabar. Já não consigo olhar aquela cara de Assustado. Levi seria a minha escolha no momento.

    • Marcelo Oliveira está esperando o chamado do Flamengo!!

      • Aguarda sentado que em pé vai cansar.

        • ??????
          Boa!

          • Hehehehe

    • Caro rubro negro, nessa vibe prefiro torcer pelo que vc chama de sorte! Antes um sortudo “inexperiente” do que um medalhão azarado! Enfim… pra cima de todos MENGÃO!!!!!

    • Ahhh
      OLevir que f@#$deu o nensinho ano passado ???
      Que beleza ????

  • Que texto show!
    Realmente a pergunta é muito boa.
    Eu não saberia responder sem conhecer o futuro.
    Essa pergunta só vai ser respondida no final da temporada!

    • Vai ficar esperando o que? – Ele perder todos os títulos em disputa no ano??

      • E… se ganharmos?
        Eu sei, você vai dizer que não vamos por causa dele.
        Em verdade, a sua torcida é pra que o Fla perca tudo nesse ano, pra que você possa ser o detentor da razão, o messias, que já sabia do futuro antes de todos.
        Mesmo que o Fla sofra, a sua opinião deve prevalecer.
        Eu te digo:
        Ou você torce para que o Zé dê(ainda mais) certo, ou tira a camisa rubro-negra que pensa amar.

        • Não, mil vezes não quero ver o Flamengo perder!
          Quem quer isso é você com o Zé de treinador!!

          Eu quero ver o Marcelo Oliveira contratado agora que ainda dá tempo de montar o time certo com os melhores jogadores nas posições que eles rendem mais e, não quero mais ver o Zé colocando o VSQ de titular absoluto e substituir botando em campo jogadores fracos da sua “panela” e, toda vez que faz isso o time fica desequilibrado em campo e recuado, tomando sufôco de times mais fracos, como nós vemos em quase todos os jogos.

          • Mas claramente torce contra Douglas !!!

            E TODOS vêem isso !!!

            COMO SAIR O ZÉ RICARDO SE O MESMO NÃO SE FERRAR NA TEMPORADA ???
            E adivinha quem precisa se ferrar junto ???

            Então…
            Aceita a verdade que enquanto o Zé estiver lá VOCÊ NÂO TORCE A FAVOR !!!

            Está MUITO claro isso a TODOS que o lêem…

            E não só aqui e você sabe bem disso…

            • Torço com muita fé nos nossos jogadores de alta qualidade técnica que é quem faz o time render bem em campo e nos dá vitórias, apesar do Zé atrapalhar com suas escalações e substituições equivocadas!!

        • Concordo plenamente Matheus Z. E acrescento meu comentário anterior…Caro rubro negro, nessa vibe prefiro torcer pelo que vc chama de sorte! Antes um sortudo “inexperiente” do que um medalhão azarado! Enfim… pra cima de todos MENGÃO!!!!! Afinal acima de nossas análises supostamente “técnicas” e clubisticas, mais vale o MENGÃO SOBERANO!!!! SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS

      • Eu não iria tão longe.
        Mas acho muito difícil a diretoria abrir mão dele.

      • Por acaso antes dele qual o Medalhão que ganhou tudo que disputou ???

        • Marcelo Oliveira!!

          • Só que depois perdeu TUDO !!!!!

    • Nos próximos 2 jogos contra o CAP deve ter alguma definição de planejamento.

    • O equívoco está em considerar as estatísticas da equipe como se fossem do técnico. Quem ganha ou perde os jogos são os jogadores que os disputam. O técnico atua fora do campo e poderá contribuir mais ou menos para os resultados de vitória, empate ou derrota, conforme a escalação inicial que determine e as eventuais substituições que promova no time, durante o transcorrer das partidas.
      Comparar o trabalho do Zé Ricardo com aqueles realizados pelos “medalhões” que o antecederam – leia-se Muricy Ramalho e, antes, Dorival Júnior – na minha opinião, é heresia, pois se fizeram em circunstâncias distintas e, principalmente, com elencos bem diferentes. Por questão de pura sorte, os reforços que elevaram o patamar de desempenho do futebol do Flamengo, principalmente na zaga e no meio de campo, somente e coincidentemente (?) foram incorporados à equipe simultaneamente ou após a decisão da diretoria pela interinidade do Zé Ricardo no comando técnico da equipe de futebol profissional. Será que o desempenho obtido pelo time no campeonato brasileiro, sob a batuta do Zé, teria sido o mesmo caso ele dispusesse do mesmo plantel à disposição dos seus antecessores no cargo?
      A meu ver, a decisão pela efetivação do Zé Ricardo durante o restante da campeonato brasileiro foi acertada, porém a sua manutenção no cargo para a atual temporada foi um erro que nos privará, desnecessariamente, das alegrias que poderíamos desfrutar com as conquistas de importantes títulos no corrente ano.

      • Amigo… Muricy INDICOU o Lucão do São Paulo pra nossa zaga (piada de mau gosto) e todo técnico MEDALHÃO que chega, SEMPRE nos deixou heranças malditas…
        Não só aqui como em outros Clubes.
        Esse é apenas “um” dos vários fatores porque a Diretoria também aprova seu trabalho, usa o que tem e NUNCA encheu o saco deles pedindo esse ou aquele jogador em público para reforçar o time ou se escorar nisso para justificar maus resultados (dos poucos que teve).
        Está com um time bom ???
        Beleza !!!
        Merece essa sorte.
        Saudações !!

        • Convenhamos que a indicação do Lucão, para quem tinha o Walace, pode ser compreensivamente considerada como em desespero de causa.
          Quanto à aprovação da diretoria, veremos até quando prevalecerá, diante da falta de títulos.
          Respeito a sua opinião, mas mantenho a minha.
          SRN!

          • Falou !!!
            Saudações.

          • Apoiado!!

      • Helton, o seu comentário é inteligente de quem sabe das coisas do futebol e de Flamengo como poucos.
        Alguns Rubronegros aqui só repetem o que dizem os jornalistas dá mídia esportiva paulista que só querem ver o Flamengo se ferrar, não tem opinião própria pra escrever como escrevestes acima. Parabéns!!

        Aquele abraço

      • Exatamente. O padrão tático que sempre é creditado ao ZR só foi alcançado depois das saídas da dupla de saga que não ouso falar o nome e chegada de Diego.

        Acho que um grupo de jogadores excelentes consegue geralmente superar um técnico mediano. O Brasil ganhou copas assim.
        O negócio é torcer para o Zé “conseguir” não comprometer.

    • Perfeito… e imparcial.

  • A gnt foi eliminado da copa do brasil no comando do muricy.

    • DEPOIS DESTES 2 JOGOS CONTRA O CAP VEREMOS COMO FICA A VIDA DO ZR! ZÉ RUELETE

      • Cadê os corneiteiros? Bora criticar o zé pow? Nao ta achando ruim o trabalho dele? Então vá admirar o trabalho do carille no corinthians !

  • Eu tenho criticas ao trabalho no do Zé no que tange a pouca variação tatica, mas dai dizer que quero trocar o técnico é um exagero. Acho sim que a direção do futebol deveria pressionar por mais variação tatica, mas ainda acho o Zé um técnico com futuro promissor.. precisamos ter um pouco de paciência com as coisas. Eu não sou a favor de trocar técnico a cada 3 meses, isso é primarismo e anti-profissionalismo. O Zé tem contrato até o final do ano, no final do ano se avalie o trabalho dele e decida, e não fiquem toda hora inventando. Reforço que a direção de futebol tem que pressionar por mais variação tatica….mas é só isso…

    • 4-1-4-1, 4-3-3, 4-4-2, 4-3-2-1…
      Mais o que ???

      • Carlos eu sei que ele é seu idolo e do Ednei, mas só para registro o time só joga no 4-2-3-1….você pode achar diferente, mas só vai lembrar disso quando perdemos um torneio importante. O Abel quebrou o esquema dele no jogo da decisão da taça Guanabara e ele não conseguiu desmontar o esquema do Abel, e o time só melhorou quando ele no desespero colocou mais um atacante de area e tentou um 4-4-2…..criticar não é odiar nem querer outro tecnico, sem critica trabalho nenhum melhora…ele não faz variação tática e isso tem levado o nosso clube a ser manjado pelos maiores rivais….o jogo com o Vice foi outro exemplo dessa falta de variação tatica…

        • “O Abel quebrou o esquema dele no jogo da decisão da taça Guanabara e ele não conseguiu desmontar o esquema do Abel, e o time só melhorou quando ele no desespero colocou mais um atacante de area e tentou um 4-4-2.” — Até hoje, NÃO vi esse tal nó tático que o Abel aplicou no Zé Ricardo. Vai ver, confundiram o nó com um lacinho… &;-D

        • Essas alternâncias DURANTE O JOGO e suas respectivas alterações se dão numa dinâmica constante, porém variável conforme o momento e o time que se enfrenta.
          DETALHE: Todas essas variações durante esses 8 meses de trabalho já foram comentadas em vários debates e programas esportivos.
          Não são palavras minhas e sim de quem entende e vive mais do futebol que eu ou você.
          Saudações.

          • Tantos idólatras….eu não sou iconoclasta mas também não me abstenho de criticar os erros que vejo. Em tempo, 99% dos comentaristas esportivas não tem nem competência para comentar futebol….

            • É exatamente isso que eu combato aqui Manhaes01, essa repetição de comentários tomando como base, fundamento o que diz a mídia esportiva cheia de imbecís, verdadeiros torcedores fanáticos de times paulistas e que só querem ver o Flamengo se ferrar.
              Por isso eles enaltecem sem parar o Zé como treinador do Flamengo e o VSQ como o jogador tático, de passes certos, melhor ladrão de bola e jogador que todos os treinadores gostariam de tê-lo no time.
              Qual a intenção deles com essa “lavagem cerebral” nos Rubronegros??????? – Fácil de responder, prejudicar o Flamengo, mantê-lo na mediocridade de não ganhar mais títulos.

              Aquele abraço

            • Já imaginou a fortuna que a ESPN, Globo, Band, SBT, Fox estão jogando fora !!!???
              Aproveita e se candidata… meu portfólio já mandei pra lá… rsrsrsrsrsrs
              Só rindo muito ….
              kakakakakakakaka

            • E quem te avaliou suficiente capaz de os avaliar ???
              Menos amigo… menos…
              Saudações e cabeça fria.

              • Isso parece até o Dilema de Tostines….e quem te avaliou para me avaliar?? Vai lá no post do Zé dizendo que Vaz e MA são jogadores de alto nivel, e deixe seu apoio a ele…não esqueça do nó tatico que ele tomou mais uma vez do Abel com um time recheado de garotos…e depois se pergunte porque contra a defesa de garotos de 20 anos do Flu, ele não escalou dois jogadores de area para pressionar por erros, e porque perdemos o meio de campo, durante todo o o jogo. Tente defender as entregadas de Vaz, MA e Arão, e a opção por um esquema tatico de 4-2-3-1 com um outro time se defendendo no 4-5-1, e depois que conseguir tudo isso já teremos tomado mais um sufoco, agora do time meia boca do Vascu….Idólatras, Idólatras, Idólatras…..Seus ídolos são representações de seus Deuses….

                • Está tão cego por uma perseguição pessoal ao técnico que nem interpretou DIREITO o que escrevi.
                  Só te fiz perguntas…
                  E a carapuça caiu…
                  Não te avaliei, negativamente nem positivamente…
                  Apenas sugeri que procure esse caminho já que como VOCÊ AFIRMOU 99% dos que comentam futebol não estão preparados ou são capacitados para isso ,certamente é por que você o é !!!
                  Ó sapiente Enciclopédia e Mestre de Todos os Sortilégios das 4 linhas !!!
                  kkakakakakaka
                  Saudações !!!

                  • Eu?? kkk….você é que é insistente. Eu não persigo o Zé Ricardo, pode procurar que não tem um só post meu pedindo que ele seja substituido, mas peço sim que a direção do futebol pressione por variação tática. Se você não fosse idólatra saberia que eu peço variação tatica desde o ano passado, e a desculpa que os idólatras como você davam ano passado é que ele teria pego o time no meio do campeonato e não tinha como fazer isso sem tempo para treinar, e agora qual é a desculpa? Nos ultimos 10 jogos, o Flamengo só jogou um jogo realmente bem (com a perfomance no nivel do seu elenco), e mesmo assim foi no segundo tempo contra o San Lorenzo. Sem critica não tem melhora, e o Zé se apoia numa diretoria que entrega todas as decisões aos técnicos, foi assim com Luxa, com Cristovao, com Jorginho, Com Muricy e etc…afinal para eu temos o Mozer, Caetano, Fred Luz??? porque o trabalho não é avaliado com base nas performances dos jogos?? Você realmente acredita que o Zé é capaz de mudar um jogo taticamente?? quando isso aconteceu?? Eu vou dormir tranquilo porque sei que vejo o jogo como ele é, em tempo o Abel tem só 3 meses de Fluminense e faz mais variações taticas que o Guardiola da Gavea…

        • Engano seu parcial amigo, as variações são constantes durante os jogo e é fácil observar a forma como ataca e como defende, o time não é engessado como um pebolim ou jogo de totó…
          Seja mais imparcial e observe essas mudanças nas “entrelinhas” de quando atacamos ou defendemos.
          Saudações.

          • Você é o unico que vê, mas o time está jogando demais mesmo…eu vi tomar gol do Vascu com 10, e quase perder para o time sub-20 do Flu….com 2 nós táticos do Abelão no Zé Guardiola….mas seu ídolo não tem falhas….e enquanto você nãso as reconhece elas deixam de ser falhas e virão aleijões….

            • O tempo dirá…
              O que você chama de aleijão, só aparece quando perdemos ou jogamos mal coletivamente como hoje, onde nem o Guardiola ou o Mourinho poderiam fazer qualquer coisa com o que entregamos hoje em campo.

  • Anota aí e expõe depois o que eu digo!

    O Zé Ricardo será Campeão Brasileiro. E mais de uma vez.

    • O campeão brasileiros de perder títulos e ser desclassificado.

  • Tirar o Zé pra colocar quem? Esses perebas que não duram um ano em time algum? Tem certeza que vamos pensar nesse retrocesso? Ou Tite ou eu mesmo, porque o resto daqui do Brasil tem que voltar pro pré-escolar do futebol!

    • Marcelo Oliveira!

      • Douglas me diz um bom trabalho que o Marcelo Oliveira fez depois que saiu do Cruzeiro, pq ele está livre no mercado?

        • Isso ele não responde…
          Só gosta de ser do contra.
          Grande abraço !!!

        • O Marcelo Oliveira é o treinador brasileiro que tem mais títulos neste milênio. Só isso!!!!!!!

  • Só irei ser a favor da saída de Zé Ricardo se ocorrer o seguinte cenário em 2017: cair na primeira fase da Libertadores, não conseguir nenhum título de expressão (Brasileirão, CB ou Sul-americana) e penar pra conseguir vaga na Libertadores do ano que vem (ou não conseguir isso tbm).

    • Sim, ai já é um cenário mais propício pra avaliar a demissao dele. Alem de q se for pra trocarr treinador tem q ser na virada da temporada e não no meio

      • Treinador precisa ser campeão, ganancioso por títulos e não somente vitórias, bons jogos e na hora-H pífio! Técnico não é jogador de futebol que precisa de etapas, ele tem um bom elenco e já tem base e tempo de serviço, como o barco já estar em movimento, vamos ver se chega ou vira com esse marinheiro aprendiz.

        • então pra vc todo ano 19 técnicos do futebol br devem ser demitidos certo?

          • Vc não entendeu, ZR tem quase 1 ano e vc o considera que é pouco o seu tempo! Já escapou 2 títulos e o time devia estar voando mestre, esse elenco é forte mano, mas só tem ganhado de timinhos!

            • A Copa Brasil era o Muricy. Na verdade ele não perdeu nenhum título, pois no Brasileirão estávamos no perigo de cair para a segundona e ele conseguiu o terceiro lugar honroso da competição, disputando palmo a palmo com o Palmeiras até as 5 últimas partidas da competição.

              • Nem um pouco distorcido, né? Só concordo com a Copa do Brasil ser total responsabilidade do Muricy. ZR assumiu na 4ª rodada, o time estava na 6ª posição. Pelo trabalho (que trabalho?) do Muricy até aquele ponto, era capaz de brigarmos por rebaixamento mesmo, mas o ZR arrumou a casinha, somado aos reforços como Diego e Rever. Mas quando precisamos do treinador estando a um ponto do Palmeiras, ele cometeu uma série de erros no final do campeonato que não só nos tirou da briga, como perdemos o 2º lugar e ficamos 9 pontos atrás do Palmeiras. Não acredito que deixamos escapar o título, afinal a falta de planejamento da diretoria e pela forma como o Zé Ricardo assumiu mesmo sem ter nenhuma experiência, fomos longe demais. Mas não dá para simplesmente ignorar os erros cometidos por ele no final do campeonato sem fazer o questionamento: “Zé Ricardo será capaz de nos levar a grandes conquistas?”. E outra, a eliminação na Sul-americana da forma que aconteceu também está sob responsabilidade dele. Ele foi mantido para esse ano, mas está sendo cobrado como deveria. Esse ano devemos conquistar um título importante. Não dá para ficar passando a mão na cabeça dele e comemorar sequência invicta diante de timecos e jogando mal contra times grandes.

                • Caro rubro negro, vejo seu comentário com imenso respeito e compartilha de sua opinião. Como disse anteriormente, não sei qual o nível de pressão ou ingerência nosso treinador sofreu em 2016, porém vejo 2017 como um divisor de águas, time formado e qualificado e tempo pra implementar filosofia de jogo. Que os DEUSES do futebol nos abençoem com muitos títulos!

              • Cair o Flamengo não caia seria campeão com Muricy.

            • Compreendo e respeito sua opinião, mas me foge a compreensão e sugestão de nome melhor pro cargo. Compartilho da opinião de muitos que em certos momentos nosso técnico parece ter preconceito com estrangeiros, porém não conheço a política interna do clube em sua totalidade e com exemplos, diga-se de passagem, péssimos, do passado, em sua quase totalidade, sinto uma pressão da diretoria/empresários em escalar os times, acho péssimo, mas não consigo descartar a hipótese

              • O barco está em movimento, deixa ele no comando até suportarem, tudo tem limites, a torcida diz não, e vale apostar em quem estar aprendendo do que em um formado para a maioria, lembre que doutor é diferente de doutorando. Também existe treinadores que não dão certo em um tme, mas pode fazer sucesso em outros, o fato de um treinador dar errado em um lugar, pode dar certo em outro! Agora dizer que todos são piores que Zr é muita burrice!

            • É isso aí a mais pura verdade!!!!!!!

        • O quê atrapalha a avaliação crítica e séria deste cenário é o fato de o treinador ser do tipo “experiência”. Será que a avaliação é criteriosa e imparcial? Pq sejamos justos, se o nosso treinador não tivesse nos colocado em terceiro lugar no último brasileiro, ele seria mantido na atual temporada, sendo “treinador de categoria de base”?

          • O Zé não nos colocou em 3º lugar, foram os jogadores em campo que conseguiram isso e, se ele não os tivesse atrapalhado poderíamos ter sido campeões!!

            • Entendo. Mas se o Muricy continuasse vc apostaria nesta classificação, com base, exclusivamente, no histórico dele? Vale a reflexão.

              • Se o MURICI tivesse saúde pra continuar a frente do time do Flamengo, não tenho dúvidas, com esse nosso elenco atual seria campeão com certeza!!!!!!!

                • Também tenho essa certeza, apesar de ninguém ter gostado de seu trabalho, o planejamento era ficar entre os 4, mas com a chegada dos reforços, pacote de atualizações que o tal recebeu, Muricy seria campeão de certeza e qse 90% aqui diz que não Galvão!

            • kakakakakakakakakakakaka

            • Como?!

          • A questão na minha concepção foi essa, o objetivo foi alcançado que era terminar entre os 4 ou quem sabe disputar o título do brasileiro, isso foi dito na 1° coletiva do ano de 2016 desde chegada de Muricy.

            ZR pegou o barco andando, criou seu jeito, mudou a forma de jogar, na sua 1°partida fez 1×0 e se fechou, daí para frente usando mesmo jeito de fazer 1 ou 2 gols e se fechar, foi recebendo reforços pontuais, conseguindo vitórias retranqueiras, depois da derrota para o Interrebaixado seu esquema ficou fácil de parar, venceu pouco, empatou muitos jogos e deixou o título escapar! Fez boa campanha, atingiu o objetivo traçado pela diretoria, mas faltou ganância pelo campeonato da parte dele que estava tão fácil e pertinho de alcançar o título, mas a falta ousadia e medo, ele preferiu garantir seu emprego e um contrato de carreira! Ele pode ser um tolo treinador, mas não é um tolo em pessoa, tem um belo contrato e dos bons em pauta!

        • Não comparando, mas apenas ofertando o princípio da dúvida… como vc classificaria o nosso querido treinador Andrade em 2009? Só uma pergunta, sem polêmica.

          • Figura decorativa, quem comandou o time foram PET, ADRIANO e o ANGELIM.

            • Provavelmente, mas a bomba atômica seria dele e foi ele que deu a cara a tapa. No mais faltam elementos pra avaliar pois a Paty não deu oportunidades. Srn

          • Ele foi bem com estrutura ruim e time mais fraco, porém tinha mais raça que esse, aquele Flamengo de 2009! E foi o melhor treinador do campeonato brasileiro de 2009.

    • É sempre bom estabelecer um limite. Parece que alguns aqui na coluna não tem limites para defender o treinador. Mas com certeza já deveriam avaliar o trabalho do ZR de fato em caso queda na 1ª fase da Libertadores.

      • Os 2 jogos contra o CAP vai nos responder Yan, pode ter certeza que se ele não subir no grupo, ele fica numa situação difícil, pois o time é bom, o melhor do grupo da libertadores e estamos em 3°! Agora se fizeram um contrato até o final do ano, aí vamos engolir muitas cagadas viu!

        • Respeitável torcedor Rendimento, em minha imaginária e humilde opinião imaginei o seguinte cenário, vitória do flamengo em casa e empate na casa do atlético Paranaense. Qual sua avaliação neste cenário?

          • Se o Zé não atrapalhar com suas escalações e substituições equivocadas, os jogadores em campo podem conseguir esses 2 resultados que você falou acima e até 2 vitórias nesses 2 jogos, porque não? – Eu confio na qualidade da maioria dos nossos jogadores e acho-os capazes de ganhar os 2 jogos!!

            • Também torço pelo cenário de duas vitórias. Afinal depois de 31 anos, temos o melhor elenco desde 1981 e a Maior torcida do Brasil merece esse presente, então sem afago ou proteção a técnico, jogador ou qualquer coisa que o valha, sonho em comemorar o título de campeão da libertadores, pois o último, eu rubro negro contava pouco mais de 1 anos de vida e nossa nação flamenguista merece tal felicidade plena neste momento de crise financeira e econômico! SRN

              • Belo comentário, Fábio!!

            • kakakaakakakakaka

          • É o mínimo a ser conquistado nestes 2 confrontos, torço por 2 vitórias dos jogadores, pois já ficaremos pré-classificados!

    • Acredito que se o primeiro cenário ocorrer, o Zé vai cair. Até pq a diretoria acredita e muito no título dessa Libertadores, então uma eliminação precoce será além de um banho de água fria, resultará em um prejuízo enorme.
      Vale lembrar também que bancar treinadores em momentos de crise não é o forte dessa gestão.

      • E até lá o Marcelo Oliveira já vai estar em outro clube!

        • Amém!

        • Se Deus quiser !!!

          Douglas me diz um bom trabalho que o Marcelo Oliveira fez depois que saiu do Cruzeiro, pq ele está livre no mercado?

    • Apoio o comentário.

    • Depois de mais 1ano perdido!!

  • O único técnico que eu gostaria era o Tite kkk o resto é resto mesmo

    • se tivesse o tite axo q seria unimidade…

    • A pergunta é: quem não iria querer o Tite?

  • Um técnico fraco mas um excelente auxiliar, essa é minha opinião, ainda não está pronto pra assumir um time do tamanho do Fla. erra constantemente e o pior insiste no erro, prioriza a obediência técnica do que a qualidade, tenho absoluta certeza que a mesma facilidade que o Gabriel, por exemplo, tem em marcar o corredor (sua única função.) O berrio ou Cafu teria, mexe na maioria das vezes mal e o pior ainda tem um medo que o impede de crescer. oque vir da libertadores pra mim é lucro, mas infelizmente estou mais acreditando em eliminação do que título, vou torcer e fazer a minha parte como torcedor mas não quebrarei a cara caso venha um fracasso não.

    • Assim o vejo VM venho fazendo como vc relator, explanou. A gente vem aqui dialogar, estamos vendo um trabalho que não está nítido de um time campeão de libertadores ou que garanta visivelmente grandes títulos!

      • Sim, ouso a dizer que ganhamos 18 partidas esse ano mais pela qualidade do elenco e pelos times fracos e times b’s de times grandes que enfrentamos, do que por participação dele.

  • Preferia um treinador mais experiente. Mas agora o ano já está correndo e precisamos deixar um trabalho seguir.

    Por mais que não seja o ideal nosso time é bastante competitivo e experiente para o nível da América latina e tem chances independente de qualquer coisa. Estamos ganhando um padrão dentro do que a diretoria exige de estilo de jogo e por mais que possamos preferir um ou outro, isso ele pode dar.

    Ficar mudando de treinador não dá resultado e não tem ninguém indiscutivelmente melhor que ele disponível.

    • Treinador mais experiente vejo mts falando isso… vcs querem quem? Jorginho, cristovão, muricy?

      • Você leu até o final?

        • Vc ainda perde tempo mano pra responder kkkkkkkk
          Tem pessoas aqui que já vem com a lucille na mão se falar mal do zé ricardo.
          SRN.

          • Rapaz, nós temos que apoiar esse aprendiz apulso! Absurdo! E ele é insubstituível, pois a maioria diz que ninguém é melhor que ele, só o TITE como se iludem fácil com nada KKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Marcelo Oliveira!

      • Marvelo Oliveira é retrocesso, os times que ele montava parecia um bando. Não tinha saida de bola, era ligação direta, não tinha compactação, era um esquema num 4-0-3-3 no momento defensivo, ele só ganhou a CDB pelo Palmeiras por conta do talento individual e por ajuda da arbitragem em alguns jogos (Inter e Fluminense), no Atletico só chegou na final porque enfrentou times fracos, enfrentou o primeiro time grande na final e foi humilhado em casa. Seria muito arriscado apostar nele.

        No Cruzeiro ele fez um excelente trabalho, mas no Palmeiras e no Atletico, o trabalho dele foi amador.

        O nome certo é o Dorival, os santistas já estão pedindo a cabeça dele lá, se nao ganhar o Paulista vai ser demitido.

        • O Marcelo Oliveira é apenas o maior campeão brasileiro como treinador neste milênio!!

          • Muricy tem muito mais titulos do que ele, traria ele de volta?Luxemburgo tem a mesma quantidade, traria ele de volta também?É muito arriscado trazer o Marcelo Oliveira, teve dois grandes elencos em suas mãos e conseguiu estragar tudo, mesmo ganhando a copa do brasil, os palmeirenses já queriam ele fora.

  • Bom só cuca ou titi que jamais viriam para o Flamengo Agora, fora isso qual técnico brasileiro melhor que o Zé? O Pofexo?
    Dorival que anda tomando pancada direto com o santos? Ou o abelão que a torcida não queria de jeito nenhum?

    • MILTON MENDES O PÕE NO BOLSO.

      • Santa cruz e atlético paraneaense riram disso. Esse cara tem prazo de validade , eh igual a todos os medalhões: começa bem e começa a regredir

        • Esse cara é bom, pediu demissão do CAP, foi campeão paulista com da série A2 com o Ferroviário em 2015, atual campeão da difícil Copa do Nordeste, Pernambucano 2016, rejeitou convite do Sport em outubro de 2016, Milton Mendes é um dos poucos no país com curso de técnico reconhecido pela Uefa nas categorias básico, avançado e Pro.
          Experiência e estudo de pouquíssimos treinadores! Ele tem o estudo que a UEFA exige para ser um treinador na Europa, quantos aqui no Brasil possui!

          Mas o barco está em auto mar, navegando, deixa esse marujo para ver se ganharemos algo.

      • Esse sofreu pra ganhar do poderoso boa vista cara, o Vasco só empatou com o Flamengo pq fomos roubados, milton Mendes é fraco.

        • Melhor que ZR, pegar um clássico e empatar, sem nem conhecer o time e logo contra o Flamengo, embalado, cheio de craques deve er um lixo esse treinador!

          • Que craques jogaram contra o Va2co? Diego, Guerrero? Jogamos contra eles sem nossos selecionáveis, já estávamos classificados (menos motivação) e ainda fomos roubados, gol mal anulado e pênalti absurdo. E mesmo que tudo isso não tivesse ocorrido 1 único jogo não dá pra dizer que o cara é o 3.14159ka das galáxias por empatar com o Mengão. Até aceito você nao gostar do Zé, mas dizer que o cara é melhor por empatar aí é meio exagero.
            SRN

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • não tem nenhum melhor q o zé disponível. Vivem babando os gringo do river e do atlético nacional, mas não viram q esses times levaram 3, 4 anos para se tornar oq se tornaram. Se querem um time dominante tem q dexar ele a longo prazo

    • O Marcelo Oliveira!

  • Quando o ZR conquistar a libertadores pode o chamar de técnico e quando ganhar tudo que o MURICY ganhou, aí colunista, vc pode comparar com o velhinho super campeão, lembre que o ZR não ganhou nada, deixou escapar um brasileiro e nem uma TG do FERJÃO conquistou!

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • claro q ele não ganhou nada, ele so assumiu ano passado. Tu quer q ele conquiste o br na primeira temporada como profissional? cabaço. O próprio Muricy levou mais de 10 anos pra conquistar o primeiro titulo de expressão q conquistou. O bixo ganhou uma libertadores com neymar no atq KKKKKKK quer comparar? conheço vários santistas q odiavam ele.Deixa o bixo trabalhar. Ferjão eh sacanagem né?

      • Esperar 10 anos de ZR kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • citei isso so pq tu falou do Muricy mas tem outros exemplos

          • Ele nunca vai chegar na metade das conquistas do velho ultrapassado que vc e muitos aqui o acha e criticam.

  • Já acho que temos muito time para pouco treinador e se de fato concretizar a chegada do Éverton Ribeiro, teremos o melhor elenco do Brasil ao lado do Palmeiras e muito acima dos outros. No mínimo esse ano temos que ganhar a Copa do Brasil!!
    Se for mais um ano sem títulos de expressão, adeus Zé!

    • chega de imediatismo, pra nos conquistarmos títulos temos q tar sempre no topo. Esse eh um defeito grave de torcedor brasileiro, esquece q tem outros times trabalhando pra ganhar tbm… Chega de soberba

      • Nesse ponto concordo com vc. Só acho que pelo tempo de trabalho e pelo elenco que tem, o nosso futebol deveria estar em outro nível, então não dá pra ficar muito emplogado com o time goleando os fracos do carioquinha, mas jogando mal contra clubes maiores, independentemente da equipe que eles possuem. Se esses detalhes não forem corrigidos a tempo, não estaremos no topo, como dizes. Conquistar título é outra história, já que não depende exclusivamente de nós. Mas convenhamos que pelo tempo sem conquistar nada e pelo dinheiro investido no atual elenco, o Zé Ricardo não continua no cargo se não conquistar nada.

        • concordo q o time poderia ta jogando melhor. Mas se vc parar pra pensar nos dominamos 90% dos times de serie A e dificilmente perdemos. Oq me parece eh q o time precisa se acostumar a fazer ações efetivas( triangulações , tabelas, etc.), regularidade nesse tipo de coisa. Digo isso pq tem jogo q nos fazemos isso mto bem e outros q não conseguimos. Sacou? temos regularidade de resultado , mas não de atuação, e na minha opinião, isso se ajustaria com o tempo

          • Única parte que discordo é justamente a sua última frase, de que isso se ajustaria com o tempo. Faria sentido se o trabalho dele tivesse começado esse ano, mas já estamos há quase um ano com ele, o elenco é praticamente o mesmo. O time ainda oscila bastante, comete erros básicos e quando você acha que vai resolver, volta tudo de novo. Isso já deveria ser solucionado. Vamos ver mais adiante.

          • O barco do Flamengo tem potencial de ser campeão, chegar na frente, mas está apenas participando da competição.

          • Aí que está a grande questão.
            O Flamengo ganha mais pela qualidade do elenco e não por causa de variação de jogo ou até mesmo jogadas tabeladas.
            O que mais me deixa enfurecido com o Zé é a sua síndrome de time pequeno. O Flamengo faz o 1×0 e ele senta o time lá atrás, correndo o risco de sofrer o empate em jogos que se apertasse um pouco, golearia com facilidade.
            Convenhamos que o Zé está a quase 1 ano no Flamengo, então já passou da hora do time ter “apenas” o esquema de jogo definido.

            • Essa é a maior verdade!
              Nem time principal e reservas definidos nós temos!!
              As substituições dele sempre tendem a deixar o time desequilibrado e pior!!

        • Pois é!

        • É exatamente o que penso.
          O Flamengo tem um baita elenco e deveria apresentar um futebol no mínimo mais aceitável.
          Não dá para jogar pelo resultado e ficar todo recuado como foi feito inúmeras vezes com o Zé no comando.
          Acredito que se o Flamengo for eliminado precocemente na Libertadores, o Zé vai cair!

          • No aspecto do recuo excessivo que nosso time apresenta após marcar gols tb me incomoda demasiadamente. Porém isso só se resolve com a troca de técnico ou com cobrança da gerência de futebol profissional? Confesso que não entendo muito da parte burocrática. Sou apenas um torcedor

            • Acredito que o que o time faz em campo é reflexo do treinador.
              O Zé gosta de recuar para explorar o contra-ataque. É a forma dele de ver o jogo, porém não concordo.
              Ao meu ver é notório a diferença que faz um treinador. Basta olharmos para a seleção do Tite e do Dunga. O Palmeiras do Cuca com o do Marcelo Oliveira também é um ótimo exemplo.

      • Não acho que é imediatismo dar ao Zé mais de um ano e meio para ganhar algo importante com esse elenco.
        Esse certamente é o melhor elenco do Flamengo em décadas e o time não vem jogando em alto nível.

    • Temos que ver isso até o fim do ano.

      • Com esse elenco e ainda mais com a possível chegada do Éverton Ribeiro, não dá para sermos apenas coadjuvantes nos campeonatos.

        • Apoiado

  • Eu divido em duas partes o trabalho de um comandante de um time de futebol. Tem o lado TREINADOR, que monta um esquema principal sólido e competitivo de acordo com as peças que o elenco possui, dando equilíbrio ofensivo e defensivo para a equipe, fazendo o time jogar um futebol decente, envolvendo o adversário com triangulações, jogadas ensaiadas, infiltrações etc. E tem o lado TÉCNICO, que possui variações de esquema, que faz boa leitura de jogo, tem poder de mudar o panorama de uma partida com uma substituição, sabe gerir bem o seu elenco, utilizar os jogadores corretos para cada função e situação de jogo e sabe tirar um jogador quando este, em má fase, atrapalha o rendimento do time. Infelizmente HOJE o Zè Ricardo não domina nenhum dos dois atributos. E para um time com elenco caríssimo e qualificado para muitos e com uma torcida sedenta por títulos, isso pode ser fatal. Torço, porém, para que ele seja o técnico que levará o Flamengo aos títulos esse ano e se possível nos próximos anos. Conquistando algum título creio que a desconfiança da torcida (me incluo nessa) se amenize. Mas até lá…

    • COMO DITO A CIMA, É MUITO TIME PARA UM APRENDIZ, POUCO TREINADOR.

      • O Zé é um “motoqueiro de cinquentinha” promovido de repente a piloto de uma FERRARI(elenco do Flamengo).
        NÃO PODERIA DAR CERTO, NUNCA!!

    • Perfeita análise!

    • Oque acontece no fla hj é que estão dando uma Ferrari pra quem passou a vida dirigindo um corsa, dar uma responsabilidade de trazer títulos pra alguém que é nítido que não está totalmente pronto pra mim é dar tiro no escuro, hj esses erros contra Bangu, Volta redonda, Resende… que não tem muita importância amanhã pode acontecer contra um atlético nacional, palmeiras, atlético-mg… como aconteceu em alguns jogos ano passado, que nos tirou a possibilidade de ir mais longe no brasileiro (perdemos a segunda posição e 3,7 milhões de reais, na última rodada.)

  • detalhe: a eliminação na copa do brasil foi do muricy

    • O ano apenas começou, o time é muito melhor do que o do ano passado e uma TG já se foi do péssimo FERJÃO.

      • mto melhor eh exagero, a, única diferença eh diego- alan Patrick e rever- wallace, fora isso eh a msm coisa.

        • kkkkkkkkkkkkk Diego=10 alan preguiça, zagueiros é os que tem uma importância gigantesca em campo cara e vc viu como o time mudou com apenas 2 zagueiros e 1 meia de verdade, que jogue com raça, vontade e dedicação!

  • Criticas fazem parte, mas demissao esta fora de cogitação

  • pra mim ele parece estar em divida com alguns jogadores de sua confiança e reluta em mudar o time e sua estrutura até para manutenção desses jogadores mais “chegados”..sua sorte é que se E.R vier e conca se recuperar,ele tera jogadores pra manter seu esquema,porem espero que lhes usem como meia esquerda e direita e não pontas que marcam lateral,se fizer isso,pode demitir amanhã,pq é muita burrice,mas dele eu não espero muita coisa,acho que com o elenco de hj ja eramos pra ter um futebol redondinho,envolvente,ENTROSADO..mas o que vemos é nada mais que jogadas pelas pontas e cruzamento na área,por favor alguém aí do coluna,faça um levantamento de quantas bola cruzamos na área e quantas bolas são chutadas a gol ,(chute com os pés);;.. Esse time na mão do cuca,ganharia tudo,com zé não sei se ganha algo e pelo zé tenho certeza que não ganha nada…NÃO HÁ MERITOCRACIA,Paquetá entrou,marcou gol,depois substituiu mancuelo no jogo seguinte foi reserva do 3 reserva …não dá pra entender,tem que dar rodagem?,TEM! mas tem que ter hieranquia por merecimento tbm…da a impressão que ele joga as camisas pro alto e quem pegar sai jogando as vezes…enfim,pra mim são sinais evidente de que ainda não tem bagagem,ele é bom treinador,mas como todo mundo na vida,precisa ser trabalhado.Não o vejo dando esporro no vestiário num intervalo por exemplo…enfim,hj somos um TIME de 1 escalão,o tecnico destoa…porem vamos torcer, SE com Romulo ( em forma) arão,conca meia esquerda,diego centralizado e E.R meia direita com guerrero na frente se este time não vencer e jogar bem,ja sabem onde está o defeito…

    • O Flamengo é muita areia pro caminhãozinho de plástico do Zé!!

      • imagina o E.R chegando e ele optando por berrio e everton sem cerebro pros lados do campo…lamentável…

  • OK…Mas… Quem?!
    Vivemos uma entressafra pavorosa. Para complicar, vive-se a tal “mudança de paradigma”: assim como outros aspectos do futebol como espetáculo e a preparação física, o tal “jogo jogado” não está mais admitindo o estilo boleiro dos comandantes.Claro, na verdade a separação entre os estudiosos e aqueles outros técnicos intuitivos em grande parte egressos das 04 linhas é até certo ponto superficial. Além disso, o olhar do ex-atleta sempre será precioso mas é inconcebível admitir um profissional que não domine e constantemente atualize tática, relacionamento pessoal e até mesmo visão visão empresarial. Prova maior está no famigerado 7 X 1. Quem já leu a respeito, acompanhou entrevistas, comentários de gente preparada e honesta da imprensa sabe do que estou “falando”.
    Não à toa… Não existe um único técnico com o perfil da geração de Felipão, Abel etc, etc… caoaz de suscitar sonhos de consumo em qualquer torcida do Brasil. Sim, não possuímos exclusividade. Pergunte a um torcedor dos times que já foram dirigidos por Marcelo Oliveira! O melhir vocês sabem quem e onde está… Então quais os outros nomes? Cuca? Mano Menezes? Fernando Diniz? Roger? Todos possuem ressalvas. Desde a indisponibilidade, passando pela falta de casca até a antipatia total da torcida. Ok, não podemos e nem queremos ser reféns do Zé mas… Estando ainda no início de Abril e sendo, talvez, o período limite para mudar a direção do futebol quais ou qual o nome?

    • Marcelo Oliveira está só esperando o Flamengo o chamar!!

      • Gosto não!
        Seus times são uma bagunça não apresentando variações táticas inteligentes. Além disso, peneira é como se chama a defesa. Jogando na base do desespero com elencos qualificados em que quase sempre ao estar atrás do placar brincam de chuveirinho.

  • Deixa ele evoluir no Fla, é prata da casa. Pra que esse imediatismo, se em breve será tudo nosso?
    O Vinícius Jr. agora não iria render nos profissionais tanto quanto o que rende na base, e por isso deveria se desfazer dele? É a mesma coisa.
    Mesmo se esse ano ainda não for o ano do ZR, que ele fique pra que venha a ganhar tudo no Mengão, e não em outro clube.
    SRN

    • exatamente. O msm vale pro vinicius como vc citou. Qm viu o jogo de hj sabe q ele não jogou nada no primeiro tempo, e no jogo como um todo ficou mto abaixo do q ele já apresentou. Deixem eles evoluírem, e no futuro nos colheremos os frutos

    • Nada a ver a comparação!

    • Pela sua lógica tem que deixa do zR no sub20

  • 1 – A Diretoria ACREDITA no trabalho dele.
    2 – Báscu.
    3 – Eu também acredito.
    Por conta disso vou aguardar a Temporada de 2017 finalizar e aí sim, farei uma avaliação isenta e imparcial.

    Saudações !!!

    • Melhor comentário até agora. Vamos esperar os resultados. Estamos na fase final do Carioca e na fase dos grupos da Libertadores. Trocar de técnico agora seria um tiro no pé!

      • PERFEITO !!!
        Grande abraço Guardião !!!

    • boa. So demitiria se ele terminasse o br na segunda metade da tabela kkk.

      • Seria um caso a se avaliar… os motivos que levaram a isso.
        E o Flamengo HOJE lida com análises de desempenho em todas as categorias, PRINCIPALMENTE no profissional.
        E essas análises, acho que são trimestrais, onde ele inclusive TAMBÉM é avaliado.
        Grande abraço !!!

    • O Zé as vezes comete alguns erros mas é um bom técnico, é jovem, tem muito a evoluir, é só estudar.
      Os caras falam mas não vejo nenhum técnico no Brasil melhor que ele, é só olhar os números, tem medalhões sofrendo, exemplo é Dorival no santos.

      • O Flamengo é muito grande e importante pra servir só pra dar experiencia pra um aprendiz durante muitos anos até ele aprender algo!

        • O Barcelona “serviu de experiência ” ao Guardiola e deu no que deu… (ganharam a porra toda)

      • Pois é…
        O Dorival ano passado foi “ENDEUSADO” pra carai, e hoje passa “sufoco” nas “sardinhas”… e deve custar o dobro no mínimo do que o Zé custa ao Flamengo.
        Ele estuda, mas considero sua principal “fonte” de aprendizado o seu dia a dia no cargo e sua auto-crítica “pessoal e reservada” de suas convicções e apostas.
        Confio e acredito no cara.
        Grande abraço !!!

    • Zé Ricardo só sairá do Flamengo se fizer uma companha lastimável. Com esse elenco à disposição ele precisaria se esforçar muito pra isso acontecer.

      • Vinicius…
        Arrisco a dizer, e se DEUS QUISER, não será testada minha TEORIA, mesmo que o Flamengo fosse desclassificado agora da Liberta, ELE não seria deposto.
        A Diretoria, acredita no trabalho dele e pensa no mesmo a LONGO PRAZO à frente do Flamengo (eu também).
        Por isso, e com seus “números”, postura, seriedade, dedicação, profissionalismo e comprometimento com a Diretoria e o Flamengo que acumula até agora, sua CREDIBILIDADE está longe de ser abalada.
        Grande abraço !!!

      • Presta contas a RCaetano, Mozer e Bandeira de Mello.

    • Aí será mais 1 ano perdido com um elenco de jogadores da maior qualidade!!

      • Não vejo nada perdido na caminhada do Flamengo… muito pelo contrário.
        Só vejo avanços e cada vez mais próximo de grandes conquistas.

    • Foi o que eu falei acima o Zé é um bom técnico porém ele tem que ter gana pela vitória…sempre é o mesmo discursinho de sempre, como o de ontem…o time foi péssimo em campo ele me diz que o resultado foi bom…
      Outro coisa é ter peito para colocar os que estão mal no banco(Vaz,Márcio e Gabriel, até mesmo o Arão que não vinha bem durante o jogo).

      • Vou aguardar sua postura no jogo do Báscu.

  • Texto muito explicativo minha birra com ele é isso ai mesmo oportunidades demais pra jogadores medíocres e poucas para donatti,cuellar,ronaldo, mancu em uma boa fase ano passado e ficou fora em vários jogos.Quando o zé diz em meritocracia está na cara que é mentira pois não acredito que gabriel(anos no Flamengo), cirino,marcio araujo tenham mais chances do que os jogadores talentosos que o Flamengo possui.
    No momento que ele ganhar títulos e deixar de ser teimoso a torcida abraça… Vizeu é reserva imediato do guerrero, Ronaldo é titular ou pelo menos reserva imediato, Lucas tem que ter mais chances,donatti no lugar do vaz. Zé tem estrutura pra trabalhar,jogadores qualificados,salários em dia,centro de treinamento e nenhum treinador teve isso no mais querido, muricy chegou no começo dessa transformação.

    • Andrade também não teve nada disso e foi campeão brasileiro…
      Hoje, ZR já é melhor que Muricy disparado, imagina daqui a alguns meses.

      • Aquilo foi sorte mano…Bruno,Pet e Adriano escalava o time.
        Pro zé ser melhor que muricy tem que comer muita carne de sol com aipim menos cara não viaja.
        O que o zé ganhou além de eliminação?

        • Ganhou a Copinha de 2016.
          Com um ano de profissional, queria que ele ganhasse 500 títulos?
          Muricy não ganhou nada, quem ganhou foi o Neymar (Santos), Conca (flor) e o homem da mala branca (bambis).
          Maior enganador do futebol brasileiro, só sabe pedir pra “contratar, contratar…” Assim, qualquer um ganha.
          E haja sorte hein… Carlinhos também teve sorte?
          SRN

          • Ta de sacanagem vc só pode vem com argumento de ganhar copinha?
            Parece que o cara comanda negreiros,walter minhoca,jael cruel,el tigre e peralta.
            Pelo amor de DEUS mano, esse seu argumento está muito vazio pra ele ser comparado aos grandes técnicos tem que ganhar algo no “profissional” enquanto isso na minha opinião é um treinador de base sem experiência alguma e que pode até dar certo mas no momento ganhou “nada” tem que mostrar muito e se der tempo pois se for eliminado na fase de grupos a diretoria traz um técnico de verdade e não um estagiário pra um clube colossal que é o flamengo.
            SRN.
            Aquele time do carlinhos não foi sorte mas flamengo nem era favorito e era mata-mata que o Mengao cresce muito, vc quer comparar coisas irrisórias, aquele titulo de 2009 caiu no nosso colo…ai te pergunto cadê o andrade em um grande clube?

            • Vc perguntou e eu respondi, não argumentei nada.
              Deixa pra lá, a diretoria sabe o que faz e aposta nele, é isso que importa. Cornetagem vazia não chega lá, e nada de imediatismo.
              Mas até que o Ney Franco ou o Celso Roth seriam uma boa né, eles não são estagiários…

              • Vcs ficam sem argumentos ai falam que nego é corneta kkkkkk, por que sou corneta?
                Por que não sou ricardete?
                Meus argumentos estão ai se andrade fosse bom estaria num grande clube mano o que comprova que “jogadores como Bruno,Adriano e pet” escalavam o time até o everton comentou sobre o assunto.
                Sou torcedor que nem vc , sou ST, tenho Première, compro camisas oficiais,quando posso vou ao estádio com meus filhos e critico mesmo mano se vc não tem argumento, faça o seguinte passe direto comentário pois chamar as pessoas de corneteiros ou modinha ficam mais fáceis pra vcs né?
                É muito mais educado passar direto.
                Boa noite SRN.

                • Pois é Bruno kkkkkkkk

            • Pois é, o cara nem ganhou uma fácil taça guanabara, mas é melhor que Muricy por ser campeã da copinha e apresentar melhores números com um time melhor que um treinador que não terminou o trabalho que planejou! Que insanidade!

              • Pior que vc coloca os argumentos ai apelam chamando as pessoas de corneteiro.
                Kkkkkkkkkkk

                • Quer que gostemos de algo que é nítido que não vai bem! Quer que vc diga forçadamente que o ZR é o melhor do Brasil e melhor que Muricy cheio de títulos sem ter conquistado nada, apenas uma copinha kkkkkkkkkk

          • kkkkkkkkk

      • Ganhou o que para ser melhor que Muricy? Nada!

      • Andrade era só uma figura decorativa que nem sabia falar, mas não atrapalhava.
        Quem ganhou aquele campeonato foram os jogadores em campo, do mesmo modo como estão ganhando as partidas os jogadores atuais, apesar do Zé atrapalhar e muito, coisa que o Andrade não fazia

  • Pelos jogadores que tem diga-se.

    No início eu pedi pela efetivação do Zé, mas até agora não vi evolução no time. Muito arroz com feijão dependendo do talento individual de Diego e um monte de bola alçada na área pro Guerrero se virar.

    Não precisa ser exatamente cascudo pra ser bom, Zé Ricardo não é mal técnico mas esse elenco precisa de um algo a mais ali na beira do campo. Um Cuca, Dorival, Tite, qualquer um desses acho que conseguiria arrancar mais do elenco do que o atual.

    • Concordo contigo, o time tá jogando pouco para a qualidade dos jogadores que tem.

    • ta. essa eh a questão. fora esses 3 q vc citou qm decente ta disponível? ngm. Nego quer demitir o técnico sem sequer saber qm chamar, ai vai contratar um Luxemburgo da vida? faça me o favor

    • Também acreditava no seu trabalho, torci pra caramba no brasileirão e ele só mudava feio, torci muito por ele, mas ver ele fazendo cada merda, e com a qualidade que tem nas mãos aí vc vai enxergando que parece um projeto a longo prazo com um timaço!

    • Sou mais o Marcelo Oliveira que está só esperando o Flamengo o chamar!!

      • Nos últimos trabalhos do Marcelo Oliveira, Palmeiras e Atlético, suas defesas pareciam um queijo suíço.
        Mesmo com times caros e bons elencos, ele não conseguia dar padrão tático as equipes.
        Sou mais o Zé.

Comentários não são permitidos.