A arrastada novela em torno da legitimidade do título brasileiro de 1987 parará novamente nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira. O órgão analisará o recurso do Flamengo para que a CBF o considere campeão nacional, enquanto o Sport exige ser o verdadeiro vencedor da temporada.
Colunista do LANCE!, Eduardo Tironi lamenta que a situação tenha ganhado uma dimensão além da esfera desportiva:
– É um absurdo o STF ter de resolver a questão, com a quantidade de coisas bem mais importantes para decidir no país. É um contrassenso dar importância para o “menos importante” no Brasil.
O jornalista avalia sobre quem deve comemorar:
– Cada torcedor deve considerar campeão quem ele acha que é. E, sinceramente, deixem o STF resolver coisas que importam realmente. Para mim, o Flamengo é o campeão, e isso não vale muito.
João Carlos Assumpção diz que a confusão em torno do título brasileiro de 1987 reflete a fogueira de vaidades entre os clubes:
– Quem acompanhou a Copa União de 1987 sabe que aquele foi o verdadeiro Brasileiro, vencido pelo Flamengo. Mas esta confusão em relação existe 30 anos depois por qual motivo? Os clubes são desunidos e cada um pensa apenas no seu próprio umbigo.
O colunista do LANCE! faz duras críticas à atitude do São Paulo:
– Deveria ter a nobreza de deixar a famosa “Taça das Bolinhas” com o Flamengo, ainda mais quando foi presidido por Carlos Miguel Aidar. Mas não, pensou pequeno. Já a CBF aproveita este vácuo de poder parar dizer que quem manda é ela.
Assumpção ainda avalia a postura que o Sport deve ter diante do assunto:
– Pode até se considerar campeão brasileiro, mas não foi da Copa União, que era o verdadeiro Brasileirão. Caso queiram dividir o título, tudo bem, embora creia que a Justiça deixe mesmo com o clube pernambucano. Nossa Justiça é tortuosa. Mas viu a Copa União sabe que ela reuniu a maior parte da elite do futebol nacional, e o mais justo era o Flamengo vencer.
Fonte: Lancenet
Do jeito que o stf é do contra é arriscado dizerem que o fla não é campeão
Deveriam ter postado a foto do time que jogou 1987, esse ai é o de 1981….
Pior é flamenguista que se diz das antigas deixar passar…Mas…Num vi o Tita na pose!
Sim, esse time da foto é o do jogo da final do carioca 1981 contra o Vasco: Tita não jogou (não lembro o motivo), Leandro compôs o meio campo junto com Andrade e no seu lugar, na lateral direita, jogou seu reserva Ney dias…que aparece na foto em pé entre Marinho e Júnior
Ah…Mandou bem.Muito obrigado Daniel. Aliás…Esse então foi o último mesmo do Carioca 1981 né?
Lembro do penúltimo, disputado numa noite num clima funesto…Acho que o Grande Claudio Coutinho havia morrido a pouco tempo…Acho ainda que foi nesse citado por mim, no qual o Dinamite desempatou numa cobrança de falta ao 40’…
Exato, James, é o time do jogo final do Carioca daquele ano. O penúltimo jogo foi num meio de semana de noite e com muita chuva que deixou o campo bem alagado….contra o mesmo Vasco que venceu com 1 gol do Roberto Dinamite.
E no domingo antes desse jogo da chuva, Vasco venceu por 2 a 0 com dois gols do Dinamite. Acho que o gol de falta que voce se refere é o desse jogo.
Então foram 3 jogos consecutivos entre Fla e Vasco, disputados em 8 dias….
Ah…Muito obrigado, Daniel.
Curiosidade: segundo um primo mais velho o time clássico do Fla, “aquele que todo torcedor deveria escalar”, só jogou completo em…05 jogos!
James é que na verdade existe uma discussão se o time clássico deveria ter o Lico ou o Julio Cesar…se o melhor era o Figueiredo ou o Marinho…portanto desde muito existem algumas discrepancias entre qual a melhor escalação de todos os tempos mesmo….eu lembro desse time com Marinho, Tita e Lico em 3 jogos com certeza….mais do que isso não me recordo…
Ah…Valeu X 3
Enquanto isso…A Dona FIFA, seguindo a sua tradição, distribui Mundiais de clube a granel.
Sabem aqueles “torneios de Verão” que o Fla, Foguinho e Santos ganhavam ano sim, ano sempre?
Pois é…Parece que a “entidade suprema do futebol” resolveu presentear o time da Usura inventando mais um “campeão tardio”.
Esse assunto já está mais do que batido. O CRF É O ÚNICO E VERDADEIRO CAMPEÃO DE 1987. O que disser CBF, STF, FIFA o diabo que for, pouco vai importar para mim. A história já foi escrita e nada e ninguém vai mudar o resultado. CRF CAMPEÃO DE 1987. Ponto final.
Seja qual for o resultado do julgamento desse recurso,nada vai mudar.O Flamengo É campeão brasileiro de 1987 a partir do momento que o árbitro apitou o fim do jogo com o Internacional no Maracanã…SRN
87 é nossa e Que se dane o Minúsculo Adversário do Náutico kkkkkkkkkk. Digo Souza e CIA foid@se. Chama o Guarani e termina de bater as penalidades porquê nem isso consiguieran Fazer.