O planejamento para o uso do elenco do Flamengo em 2017 até agora evitou lesões musculares, mas não os desfalques. As perdas alternadas provocaram oscilação no desempenho e queda técnica, evidenciada em jogos decisivos, como na derrota para o Atlético-PR.
Apesar de apenas duas derrotas no ano, a proximidade de finais, como a do Estadual domingo, contra o Fluminense, e a quinta rodada da Libertadores, na quarta-feira, contra a Universidad Católica do Chile, tornam urgentes o maior número de opções de bom nível para o técnico Zé Ricardo.
Na ausência de Diego, não há reposição à altura. Conca chegou para jogar no segundo semestre, e Ederson se aproxima do retorno, mas sem pressa. Mancuello, que começou o ano pela ponta, caiu de produção e não teve chance no meio. O jeito foi improvisar Trauco, que quebrou galho, mas não resolve. A meta é recuperar Everton, que não conseguiu voltar após torcer o tornozelo. Gabriel é a única solução original para a ponta.
A maioria das baixas se deu por traumas em jogadores. Outras ausências foram um misto de queda técnica e física. Embora os trabalhos preventivos tenham sido feitos em vários atletas, apenas Romulo, Everton e Mancuello desfalcaram o time na Libertadores por estarem defasados. O zagueiro Donatti também seria baixa, mas se recuperou e ficou no banco contra o Atlético-PR quarta-feira. Suspenso na competição, Berrío só volta contra o San Lorenzo, mas deve ser reforço contra o Fluminense. O técnico Zé Ricardo aposta no elenco.
– Acho que nosso elenco está em todas as condições de suprir essas ausências. Vamos buscar voltar a vencer, não só para buscar o título carioca, mas a classificação dessa primeira fase – avaliou, dando voto de confiança a quem é utilizado.
– Vamos precisar aproveitar todo nosso elenco. Hoje (quarta-feira) foi uma prova disso, perdemos o Everton em cima da hora. Prova que temos um grupo que, independente de quem jogue, estará pronto – emendou.
Jovens pouco usados na Libertadores
Os desfalques sucessivos e importantes não foram suficientes para os jovens talentos do Flamengo ganharem muitas chances na Libertadores. Matheus Sávio, que atuou os dois jogos contra o Atlético-PR, foi o único. Promessas como Lucas Paquetá e principalmente Felipe Vizeu ainda não deram o ar da graça na competição internacional.
O jovem centroavante ficou no banco contra o San Lorenzo, na estreia. No segundo jogo, diante da Catolica no Chile, nenhum jovem esteve entre os suplentes. Já na terceira partida, contra o Atlético-PR, Matheus Sávio representou a garotada, e entrou no lugar de Diego. O jovem também atuou em Curitiba.
O último jogo de Vizeu foi contra o Fluminense, no dia 4 de abril, quando entrou no segundo tempo. São nove jogos até agora na temporada, a maioria contra clubes pequenos, no Estadual. Matheus Sávio atuou sete vezes. Assim como Lucas Paquetá. Este, por outro lado, só foi relacionado na Libertadores uma vez, contra o Atlético-PR, no Maracanã.
Entenda a circunstância de cada baixa até agora na temporada:
Conca, Ederson e Thiago Santos – casos pós-cirurgicos, de longo prazo.
Gabriel – dores musculares;
Réver e Berrío – poupados por cansaço, desgaste revelado nas avaliações. Continuavam treinando no campo, porém em alguns momentos em separado;
Rômulo – ficou fora por dores na panturrilha. Após fortalecimento local e recondicionamento físico, voltou aos trabalhos.
Donnati – saiu por prevenção, por dores musculares. Voltou no último jogo e ficou no banco.
Everton – entorse, que é devido a um trauma direto (“pancada”).
Desfalques não programados por jogo na Libertadores:
San Lorenzo: –
Universidad Católica: Mancuello
Atletico-PR: Romulo, Everton, Mancuello, Berrío,
Atlético-PR: Everton, Diego, Berrío.
Reprodução: Extra
Time misto domingo.
Não podemos perder mais jogadores importantes.
Acho que tem alguma coisa errada nos treinamentos do Flamengo. Como pode Leo Duarte se machucar nos treinamentos e o cara nem vem jogando.
Sei não !!!! acho que eles treinam demais e sem efetividade. Deve ser treinos exagerados.
E mais, os jogadores machucados demoram a ser liberados e, mesmo a disposição, demoram uma eternidade para estarem em condições de jogo. Só pode ser bichanisse do departamento médico. Esses médicos ficam querendo valorizar demais o trabalho para dizer que são fodões. Só pode!!!
Cara, toda semana tem alguém com alguma dor em algum lugar (q prr é essa), nunca vi isso em lugar nenhum. O único time q nunca ta igual é o flamengo. Não temos identidade no time titular, como vamos conseguir q o time fique entrosado c toda hora o zr tira alguém pq arranhou o esmalte da unha? Departamento médico cheio de frescura esse. “Cumprindo etapas” tem q dar e tapa na cara desses bichados pra ver c eles tomam vergonha na kra e parem d frescura. Com o dr. Runco pai não tinha tanta frescura assim não. #FORA GABRIEL
Domingo tem que poupar Rever e Guerrero, não da para arriscar, se perder um dos 2 nossa classificação esta em risco
Time reserva pro carioca!!! Concentração total pra libertadores, o carioca tanto faz se ganhar ou não.
Estranho o Berrio tomar gancho 3 jogos só por aquele empurrão, libertadores tem paulada toda hora. vamos acompanhar o que vai acontecer com jogadores do palmeiras e penarol.
será que Felipe Mello vai pegar algum gancho?
Seguindo uma logica. Felipe melo deveria pegar uns 18 jogos.
Parece que a federação tem adotado três jogos de suspensão para quem leva cartão vermelho direto. Não foi nem pelo ato dele é sim pelo cartão.
pode poupar Rever, Éverton e Guerrero, Berrío pode jogar no lugar de Gabriel, Damiao ou Vizeu no lugar de Guerrero.
Por muitas razões tem a necessidade de montar um elenco forte e não um time forte.
Sai Guerrero entra quem?
Sai Diego entra quem?
Sai Rever entra quem?
Sai Arão entra quem?
Sai Everton entra quem?
Conca não informei pq nem previsão tem para jogar. Deve ser em junho.
* Olha que muitos ditos aqui nem são tão bons assim. Os outros não ditos não fazem nem muita diferença.
————–
Eu espero desde 2012 pelo ano de 2018. Espero que temos um time a nível do que imaginei desde muitos anos atrás Kkkkk
Por exemplo:
– Alisson / Muralha
– Mariano / Pará
– Trauco / Renê
– Rever / Gil / Donatti / Vaz
– Ralf / Rômulo /
– Arão / Cuellar
– Diego / Conca
– Everton Ribeiro / Éverton
– Lavezzi / Bernard
– Guerrero / Jonas
Time A ( libertadores / brasileiro / )
Alisson, Mariano, Rever, Gil, Trauco, Ralf, Arão, Diego, Everton Ribeiro, Lavezzi, Guerrero.
Time B ( estadual / liga / copa do Brasil )
Muralha, Pará, Donati, Vaz, Renê, Rômulo, Cuellar, Conca, Everton, Bernard, Jonas.
Kkkkkk
Obs.: Lembrando que em 2018 o Flamengo terá uma folga enorme com dívidas. Pagou-se Romário, caso do shopping Plaza, dívidas pagas a diversos jogadores etc etc etc Flamengo terá um alívio financeiro muito grande se comparados a outros anos. Acho que vale sonhar com time muito forte para 2018, principalmente para a janela de junho.
Cara, mas a ideia não é essa? Se for olhar, nos ultimos 5 anos infelizmente não vieram titulos mas o elenco esta cada vez mais forte e a tendencia é melhorar ainda mais, mas tem uns retardados q ainda reclamam, prefiro desse jeito do q como a 10, 15 anos atras, faziam loucuras contratando a torto e a direito para de 5 em 5 anos ganhar dois cariocas e as vezes uma copa do Brasil, agora não, o mengão entra em todos os campeonatos como favorito, e isso tem so a melhorar.
Tem razão quanto a alguns retardados. Olha que me segurei nesses últimos anos para não reclamar pq concordo com o que estão fazendo no Flamengo.
Quanto ao Gabriel não concordo terem renovada por mais dois anos pq temos vários juniores que podem substituir o Gabriel.
O time que temos é bom mas infelizmente os melhores estão no departamento médico e fazem muita diferença.
Agora. Time realmente forte para entrar como favorito não temos. Nós temos time para disputar qualquer campeonato de igual para igual mas não ser o favorito ao título. Que deve acontecer lá para o segundo semestre de 2018 ou 2019.
Renovaram com o Gabriel pelo mesmo motivo que renovaram com o Baidu, porque é um cara de grupo. Futebol e produtividade em campo ficam em segundo plano no Flamengo.
Errado. Renovaram com ambos os jogadores, devido a necessidade de compor elenco. No momento atual, o Gabriel é uma das poucas opções de jogador de ponta e o M. Araújo está na vaga do Rômulo, em vista dos problemas físicos deste último. Imagine a situação do time, se não tivesse renovado!
Queiram ou não, o Flamengo AINDA é um clube endividado e precisa definir bem a política de contratação austera… &;-D
Besteira. Quando renovaram com Gabriel e Márcio Araújo já existiam muitas opções, a torcida os rejeitava fortemente e a desculpa foi exatamente essa em entrevistas coletivas: ambos eram “queridos” pelo grupo.
Sim. O fato de serem queridos foi um fator à favor, mas não preponderante… &;-D
O que que fo então, o brilhante futebol deles em campo?
Lembre-se de que chegamos em 3o. no Brasileirão com a escalação contestada de 3 jogadores de “qualidade discutível” (Éverton, Gabriel e M. Araújo). E de quebra, uma das melhores defesas do ano… &;-D
Na boa. De onde vc tira lavezzi!? Pq lavezzi!?
Chegou a ser cogitado tempos atrás.
* Salvo engano, o contrato dele na China termina neste ano.
* Não deve ter mais mercado na Europa (ficando velho kkkk). Em clubes de alto nível na Europa não joga mais.
* Vai jogar próximo de seu país,
* Vai receber em dia
* Vai jogar num clube estruturado.
* Vai jogar no clube de maior torcida do mundo.
* Vai estar num elenco para disputar títulos.
* Irá assistir a maior torcida do mundo fazer festa nos estádios.
* etc etc etc etc
Kkkkklkkkk
Lavezzi seria uma referência de qualidade. Poderá ser outro mas pelo menos mantendo ou melhorando a qualidade. Chega de Gabriel, Cirino etc etc etc
É, mas seria o oitavo estrangeiro. Teríamos que nos livrar de uns dois.
Fácil escolher, exemplo: Cuellar, Mancuello, Berrio, Donatti …
Não é por menos que a torcida diz que só os melhores se machucam. Mas é claro, pois os os melhores estão apanhando feito bois ladrões pelos adversários, podem ver que a maioria de nossos melhores jogadores foram afastados por lesões traumaticas e isso prejudica a evolução do time. Creio que a macumba acabará na quarta feira com o bielzinho comendo acarajé em salvador.
Fala, Seu Madruga. Também estou aguardado o que irá acontecer no caso do FM.
Nessa hora fico feliz e entendo o porquê de não terem contratado ele.
Tem nenhum ponta pra jogar e o cara ainda usa uma formação com pontas, esse é gênio.
Fato.
Que time não joga com pontas? Só o São Paulo, e apenas nos últimos 2 jogos
Exagero essa reportagem. Estamos a uma vitória da classificação antecipada na libertadores e na final do estadual. Nenhum clube do Brasil está nessa condição. Gremio fera da final do gaúcho, santos tambem, palmeira s também, Botafogo também. Só o atlético MG está numa condição caô parecida com a do Flamengo