ESPN FC: “É hora de chamar Zé Ricardo para conversar”

Compartilhe com os amigos

Sempre tive muita simpatia pelo Zé Ricardo como treinador do Flamengo, pelas mais variadas razões. Existe a mística rubro-negra óbvia do interino identificado com o clube que chega pra botar ordem na casa após o técnico famoso falhar, como já fizeram Jayme, Andrade, entre outros. Existe também a vantagem prática de ter um técnico promissor de baixo custo num mercado em que, se você não tem Tite ou Cuca, vai ter que escolher entre um treinador que vive de passado (Luxemburgo, Abel Braga) ou um treinador que nem passado direito teve (Ney Franco, Cristóvão Borges).

Mas o que eu sempre mais gostei no Zé é o fato de que ele tinha uma visão do que ele queria pro time. Mais do que um treinador que distribui colete e berra palavrão na beira do campo pra dar trabalho pro técnico de som da Globo, o técnico do Flamengo sempre pareceu ter uma ideia de time que era ofensiva, corajosa e que ele estava trabalhando pra implementar. Ou seja, Zé sempre me passou a impressão de ser um homem com ideias firmes, que sabia o que queria. E isso sempre me pareceu uma qualidade. Até que se tornou um defeito, claro.

Porque cada vez mais fica óbvio que esse apego do Zé com as próprias ideias tende a ser um dos piores inimigos não apenas dele, como do próprio Flamengo. Primeiro pela dificuldade para adaptar o estilo de jogo da equipe quando o 4-3-3 não funciona, como aconteceu várias vezes não apenas na reta final do Brasileirão 2016 como também esse ano. Ainda que seja o esquema para o qual ele montou o elenco e aquele que ajudou a tirar a equipe da bagunça que ela parecia ser na era Muricy, é preciso aceitar que nem sempre essa tática vai se encaixar, ainda mais agora que todos sabem que é assim que o Flamengo joga e que, mesmo se todos os pontas do mundo morrerem de forma misteriosa, o Zé vai preferir improvisar o Juan aberto no ataque a mudar o esquema tático.

E não só a tática, mas a insistência de Zé nas escalações também. Sei que não vemos os treinos, sei que não acompanhamos o dia a dia da equipe, mas o que precisa estar acontecendo para que a melhor opção de dupla para Réver ainda seja Rafael Vaz? Léo Duarte é um holograma? Juan é um viajante do tempo vindo do passado e não pode alterar os eventos do presente porque isso destruiria o futuro? Donatti na verdade é apenas Wallace usando uma máscara e fingindo um sotaque portenho porque a vida é um imenso pesadelo? Poucas situações justificariam a permanência de um zagueiro que não apenas erra na defesa, como parece cada vez mais motivado a dar assistências para os atacantes adversários na saída de bola.

Confio muito no Zé Ricardo e acredito que ele, sem dúvidas, ainda é a melhor opção atual para treinar o Flamengo, mas parte do trabalho do treinador é manter o time em constante evolução, substituindo as peças que não funcionam, procurando novas maneiras de jogar, aproveitando a melhor peça e a melhor formação no melhor momento. Zé tem planos, como todos nós temos, mas para atingir o plano maior, que é vencer, talvez ele precise mudar alguns dos planos menores, entre eles esses que envolvem manter o reflexo de sua teimosia em campo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Talvez o Zé ainda seja o melhor para o nosso time mesmo, afinal são 6 meses e apenas uma derrota mas… Tomou dois nós táticos do: “Velho, gordo, cansado e que vive do passado” – como dizem por ai e por aqui – Abelão. Ele é sangue bom mas não sofre com as derrotas, não se indigna com nada e treinador assim não costuma ganhar nada em lugar algum só roda, roda, roda… Faz muitos pontos e continua rodando até rodar pra valer mesmo.

  • Só uma perguntinha para aquecer o debate: qual técnico considerado bom não foi taxado de teimoso? &;-D

    • tecnico bom ou ruim todos sao teimosos!! heeheeh

  • Com esse elenco, Flamengo seria perfeito para o 4-1-4-1 (e 4-3-3 para defender) do Tite. Mas parece até uma teimosia não querer usar esse esquema que, na minha modesta opinião, cairia como uma luva para esse elenco especificamente. Se Cirino e Berrío fossem mais técnicos (ou mesmo o Éverton, que recompõe bem e marca pressão), seria ideal. Dois pontas velozes é um ótimo esquema…SE os pontas além de VELOZES, tiverem o MÍNIMO de habilidade. Não é o caso do Flamengo.
    É o contrário, são pontas que não dá para se confiar, e muitos meias habilidosos (e chegando mais Conca e talvez E. Ribeiro).
    Se tiver E. Ribeiro (que joga bem na ponta direita também) e Conca (ou aos poucos Vinicius Jr que gosta de cair pela esquerda, se o treinador tiver coragem), DAÍ muda de figura. Eu acho que ele está apostando na volta do Conca e Ederson (e apostava no Berrío, mas está começando a perceber que é grosso e já já volta a usar o Mancuello ou Gabriel na ponta).

  • Acho o problema é tático. Muitos acharam que ele manteria o esquema 4-3-3 com dois pontas de velocidade do Muricy para manter regularidade no Brasileirão do ano passado, e que com tempo em 2017, poderia aproveitar mais os meias abundantes (e falta de pontas técnicos). Mas não. Foi chegando ainda mais meias habilidosos e ele continuou insistindo em 4-3-3. Resultado: usa Mancuello como ponta (e até meia de criação), menos como volante que é onde rende mais (com saída de qualidade, vertical e chegadas surpresa para finalizações de fora da área). E sempre tem que usar Gabriel e Everton da vida, ou Cirino e o Berrío GROSSO (falar em Berrío, esse camarada tinha que ser lateral e treinar cruzamento ou ir pro atletismo).
    Enquanto que temos pelo menos 6 meias de muita qualidade.
    Mas a maioria falava aí que ele é técnico “moderno”, “estudioso”. Então que use o elenco que tem como prioridade e não um esquema tático só.

  • Quer avaliar o trabalho de um treinador, veja se o time ainda pode evoluir com ele!

    O fla trouxe reforços e o time em nada evoluiu, isso é um sinal de que o Zé chegou no seu limite como técnico e não tem mais no que contribuir. Podem me criticar, mas acho q o fla deveria buscar outro técnico e deixá-lo como auxiliar!

    • Todos tem direito a opinião.
      A minha é essa desde o ano passado, acho ele promissor, mas não acho correto assumir diretamente como profissional o maior do mundo. Ele podeira começar num time menor do rio…depois pegava um time de bairro, esses times regionais fuleros como palmerda e corinthians, daí depois um time maiorzinho qualquer daí sim o maior do Mundo. Nunca achei ele mau treinador, acho até promissor, uma jóia do Flamengo, só acho que o Flamengo profissional em si e esse elenco estrelado são uita areia pro caminhão dele.

  • Eu não vou dizer que o Zé Ricardo é um mau treinador. Realmente não acho que ele o é. Mas que eu acreditei que ele aprenderia mais, que ganharia experiência com a reta final do ano passado, com as eliminações, mas parece que não. Pensei que ele faria algo diferente do que fez.
    No fim, eu ainda mantenho a fé, pois com as peças que ele tem na mão, dá pra tirar mais, com certeza!

    #VaiPraCimaDelesMengo

    Quer falar de Flamengo no Telegram? Vem pro @FlamengoNacao

  • Palmerda contratou o Luan, do Vascaido por 10 milhões. Porque não levaram o Vaz por 5?, Jogador promissor, com boa saída de bola, batedor de falta nato, e humilde.

    • Heheheheh

    • Com esse dinheiro levariam dois craques, o maior roubador de bolas do universo e o zagueiro com o maior número de homeruns depois do Wallace, ainda levariam de brinde o Gabipato, que sabe fazer de tudo, mas não faz nada bem.

  • Ah acrescentando: Deivid Ex cruzeiro.

    • Espero que você esteja listando os disponíveis, não os que deseja.

      • Ele é anti. Um dia desse sugeriu até o pofexô

        • Verdade…

  • O Zé Ricardo corre um sério risco de cair junto com o Caramujo kkkk

    • Podiam fazer um pacote : Zé, Caramujo, Cirino, Gabriel e Everton.

      • Manda pra Síria

  • Coisa que mais odeio em técnico é teimosia, e esse é exatamente o defeito do Zé. Não aprende com os erros, mas infelizmente esse é um mau que está presente em todos os técnicos brasileiros. Só vê o caso do Wallace, aquela praga só saiu do time por que quis se dependesse de técnico e diretoria iria aposentar no Flamengo.

  • Técnicos que poderiam treinar o Fla
    Jorginho (Foi muito bom treinador nos primeiros meses nos vices. O problema dele é a panelinha que seleciona jogadores por um motivo que todos sabem mas fica estranho falar.)
    Fernando Diniz (Mas precisa de tempo)
    Wanderlei Luxemburgo (Vale a pena dar uma chance pra ele. Cuca tbm era visto como ultrapassado quando foi demitido da China)
    Carpegiani (Treinador que poderia espremer esse elenco. Acho que tbm dá caldo)
    Marcelo Oliveira (Sempre escala os melhores, com ele pereba não tem vez. Mesmo contestado chegou em duas finais de Copa do Brasil consecutivas)

    Levir Culpi (???? Será que dá? )
    Guto Ferreira (??? )

    • Tite, Mourinho, Guardiola e Ranieri.

      • Meu sonho o Tite no Mengão.

      • Ranieri é o Andrade do Leicester rs

        Treinador estrangeiro eu gostaria do Osório.

        • Ranieri en o andrade do leicester!? Como vc chegou a essa analogia?

      • Kkk

      • Com todo o respeito que merecem, pois têm muitas conquistas em suas carreiras, mas Mourinho e Guardiola só treinam seleções, clubes milionários com condições de contratarem o jogador que pedirem. Sinceramente não os vejo como os melhores do mundo, que dariam jeito em qualquer lugar.

    • Luxemburgo? O cara é mais atrasado que a minha Unimed. Há séculos não apresenta um trabalho decente e conseguiu ser demitido no portentoso chinesão. Vai morrer abraçado à arrogância.

      Marcelo Oliveira é péssimo, sempre tem excelentes times e não consegue dar padrão de jogo a eles.

      Fernando Diniz seria fritado em três meses e Jorginho é outra nulidade.

      O pior do ZR é que não existe alternativa viável. Só tem esses antigões que servem pra mais nada e gente tão inexperiente quanto ele.

      • Sou muito contra troca de técnico durante a temporada. Se era pra trocar, que tivesse trocado no final do ano. Mas, se forem insistir nisso, que acertem com o Cuca, que está parado. Já tem uma história no Flamengo, quando ajudou a livrar o mais querido, e poderia coroar essas história, ganhando o brasileiro, e a libertadores.
        #SNR

  • Eu também não estou gostando do time nas partidas de importância (tirando as duas partidas da libertadores) por que muitas vezes o temperamento vai nas alturas, mas odeio mais o fato dessas trocas frenéticas de treinador que acontece no nosso time, temos que mudar essa mentalidade retrógrada de todo trimestre trocar de treinador, nunca vamos ter uma filosofia de jogo assim, quer discutir se o Zé deve ser demitido? Discute no FINAL DA TEMPORADA, sim, isso mesmo, treinador só se muda no final da temporada, ou se acontecer algum absurdo, no mais os dirigentes tem que pagar o preço por ter contratado errado, simples assim.
    Vocês acham mesmo que é so treinador que faz panelinha? Toda vez que os jogadores perceberem que tem o poder de derrubar um técnico por duas derrotas, panelinha vai existir, vamos nos fortificar, a estrada é longa e dura mas ela é precisa.
    No mais saudações rubro negra pra todos.

    • Hmmm. Entao vc acha que o o palmeiras teria sido campeao brasileiro do ano passado se o o marcelo oliveira tivesse continuado!? A proposito, o cuca comecou a trabalhar no meio de março de 2017.

      • Ibsen a questão não é trocar de treinador, é a filosofia de trabalho, toda vez que um treinador oscilar vai demitir ? Então vamos continuar a trocar de treinador de três em tres meses.

        • Mas o problema eh que estamos começando a ver que não eh apenas oscilação e sim capacidade. Ele não está conseguindo mudar o flamengo de patamar com as peças que tem. E não da pra falar que ele não tem peças boas pq ele tem. Eu TV sou suspeito pra falar pois eu defendo a troca do zeh ricardo desde o final do brasileiro. Pra mim tinha que ter dado um abraço, uma placa agradecendo o trabalho no brasileiro e vida que segue. MAs decidiram manter. Então, agora cada vez vai ficando mais complicado. Manja quando vc esta esperando o ônibus e ele tá demorando demais. Aí vc começa a pensar o que seria melhor, ir a peh ou continuar a esperar o ônibus. Dai vc pensa, po, já tô há tanto tempo aqui, melhor esperar mais. Soh que vc espera mais e ele não vem. Dai vc pensa novamente, vou embora ou espero. !? Aí vc pensa, se eu tivesse ido antes eu estaria certo mas eu esperei mais ainda agora, então ele tem que passar pois demorou demais. Dai vc fica cada vez mais sem coragem de tomar a decisão. Então, acho que a cada dia enfrentaremos essa situação. Como não sou profeta, tomara que eu esteja errado e o zeh arrebente no ano.

          • Começando a ver ? A pré temporada acabou a um mês (pra mim ela dura até março) que prazo é esse ? Na cabeça de alguns torcedores deviamos trocar de técnico a cada trimestre, Zé Ricardo ja mostrou um trabalho melhor que esse, mas quais partidas o time jogou mal ? Carioquinha? Por que as duas partidas da libertadores o time jogou bem, contra a universidad perdemos por erro individual do Diego, duas bolas na trave nessa mesma partida.

            • Rapaz. Ele entrou em maio o time praticamente não mudou. Flamengo e santos. Penúltima rodada. Ultimo jogo que o flamengo jogou bem. O time era muralha, para, rever, Vaz e jorge( agora temos o trauco). Marcio araujo, arao e Diego. Fernandinho ( berrio) Guerrero e Everton.
              Ou seja o time eh praticamente o mesmo. Se mudou, foi pra melhor. E aí eu lhe pergunto. Com o mesmo time, pq estamos involuindo ao invés de evoluir!?

              • O time goleia o San Lorenzo e não joga bem ? Isso é perseguição.

                • Bom desse jogo eu posso falar com mais propriedade pois foi o único que eu consegui ver no estádio esse ano. O flamengo não jogou porra nenhuma no primeiro tempo. E até fazer o gol, não jogava bem. Os cara não jogavam há quase 3 meses e com 20 minutos do segundo tempo se arrastavam sem competitividade. O resultado foi ilusório. Como eu disse, última partida de fato bem jogada pelo flamengo foi contra o santos. Contra o universid católica foi meia boca. Não foi bem nem foi mal. Mas perdeu como poderia ter ganho. E soh. Eh muito pouco para um time que se manteve e ainda teve reforços .

                  • Suas análises são muitos ruins, no primeiro tempo Everton perde um gol cara a cara com o goleiro, no segundo tempo o San Lorenzo não vê a cor da bola e toma quatro gols pra voltar pra Argentina com o rabinho entre as pernas, no mais SRN

  • Quem escreveu?
    Desatento estou…
    Nossa… É semelhantes aquela que destruiu a na comparação entre Neymar e Vinícius Jr.
    Brilhante! Clap, Clap, Clap…

  • Ótimo texto! Realidade é essa!
    Só gosto de lembrar sempre aqui que quando ventilou possibilidade do Abel assumir o fla nego ficou doido. O mesmo Vem fazendo um bom trabalho e com um elenco limitado no flu.

    • Joga pra contra atacar, é pouco pra um time campeão de algo importante.

      • Muito pouco e…Volta o drama dos estaduais. Podem até dizer quando o time vai mal, mas na hora de apontar os defeitos…Lembram do “maior atacante do futebol brasileiro” em 2015 durante o carioquinha daquele ano? Pois é…

      • Temos 2 velocistas que no contra ataque seria difícil alcançar, Berrio e Everton. Mas eu dava uma investida no Milton Mendes Carpegiani, Marcelo Oliveira ou Levir.

        • Milton Mendes ? Teve um dos piores aproveitamentos da série A ano passado.
          Carpegiani foi um dos piores visitantes da competição.
          Marcelo Oliveira não faz um bom trabalho desde 2014, inclusive tendo bons times como atl e Palmeiras.
          Levir está aposentado mesmo que não queira

          • É A SUA OPINIÃO,PARA VC QUE NÃO SABE OU FEZ SUA AVALIAÇÃO PRÓPRIA EMBASADO NO QUE ACHA, DESSES TODINHOS QUEM TEM MAIS ESTUDO E POSSUI CREDENCIAL PARA TREINAR QUALQUER EQUIPE NA EUROPA?

            • A maioria das informações são fatos e não opiniões, aconteceu e todo mundo viu.
              Em nenhum momento defendir o Zé, pelo contrário, apenas citei como fizeram os principais campeões do planeta.
              Trocar de treinador depois de montar elenco, fazer pré temporada e perder datas é a mesma coisa que jogar tudo no lixo, é retroceder, que a culpa caia em quem tem a responsabilidade de contratar o técnico, esse sim será o maior culpado.

              • Tudo bem, faz sentido, não falo, cito uma possível troca de comando imediatamente, mas seja o ZR ou quem estiver comandando a equipe, ela não está evoluindo, pelo contrário, começou a regredir em organização, falta de gols, falta de raça, falta de vontade de vencer, falta espírito de campeão, competitividade, ganância para ser papa títulos e as vezes alguém de fora está assistindo, conhece o time melhor que um torcedor, pois é um técnico e conhece alguns jogadores, comentaristas conseguem teoricamente desenhar e influenciar torcedores as vezes!

                Infelizmente nem todo o sistema esportivo europeu funcionaria aqui, pois temos uma forma diferente da deles, de jogar, torcer e gestionar. A concorrência e rivalidade dentro de campo, visão de cada treinador com uma única substituição consegue desestabilizar o tático de um time e vencer ou empatar um jogo, isso a gente ver em jogos competitivos e clássicos.

                As coisas aqui é desorganizadas em termos de de calendário, competições, arbitragem, mais o futebol jogado em campo é muito disputado e as vezes desordenado e essa desordem vem do comando que é o responsável pela organização, mas ele tem seu espaço e cacuete, malícia, malandragem a beira de campo para organizar seus comandados. quando se perde isso, a gente de fora enxerga, percebe que o trem está fora dos trilhos e o maquinista não tem como pilotar depois dele sair dos trilhos, e o que se ver é isso no Flamengo, um trem fora dos trilhos a cada jogo.

      • Mas ele tá fazendo o que pode com o que tem, n tem time, deu um jeito, agora com elenco s coisa muda de figura…

  • Torcida iludida. Na minha opinião além do técnico ser fraco, nosso elenco não é essa maravilha toda que a torcida acha.

    • bom mesmo só o do palmeiras e o do barcelona

      • Palmeiras q se dane. Analisa peça por peça, faz uma comparação. No meu time nao jogaria: Vaz, Márcio Araújo, Pará, Arão, Mancuello, Gabriel, Damião, Rômulo e cirino. Berrio só para o segundo tempo ou quando for jogar no contra ataque. Quem é unanimidade? Diego e Guerrero, apenas. Até o rever oscila demais. Muralha acomodado. Everton caiu mto de produção. Não vejo um grande elenco. Não quero ser pessimista, mas quando assisto aos jogos me bate um desespero, time sem raça, sem alma. Joga numa preguiça e sem inspiração.

        • Pô mano, o Romulo chegou agora, vai jogar o cara no lixo de uma hora pra outra ? Ta fod* essas atitudes.

          • O cara jogou cerca de 10 jogos. Não mostrou evolução. É um morto em campo. Se falta ritmo, mostra ao menos vontade de jogar no Flamengo. O cara não pode jogar apenas pelo nome que construiu. Se tiver um pouco de raça, vale a espera, caso contrário, não faz a menor falta. Quantos jogos você acha que um profissional precisa para pegar ritmo de jogo?

            • ME paga a metade do salário desse FDP que em um dia eu corro mais que o Forrest Gump.

            • 10 jogos ? Kkk 10 jogos é um nada, eu acho justo uma temporada completa pra avaliar um jogador e posso citar muitos exemplos que não começou bem e depois se encontrou.
              Pensa bem, o Romulo vem da Rússia depois de uns 5 anos, lá a temperatura é de menos 10 graus, joga em campos diferentes, ritmo de partida diferente, tinha se lesionado e estava sem ritmo de jogo, todos esses fatores pesam e muito no desempenho de um jogador, acho que uma temporada é mais que justa pra um atleta que já mostrou seu valor.

              • Uma temporada? Generoso. Tudo bem, mas mostra vontade, rala a carcaça, jogador preguiçoso. Espero muito estar errado. Veremos mais adiante.

                • Tenho medo desse papo de ralar a carcaça, por que os grandes exemplos desse ai, não estariam aqui se fosse analisar apenas o seu futebol.

        • Arão e Rômulo seriam titulares em quase todos os times do Brasil.

          Márcio Araújo sempre é titular. Todo técnico adora ele.
          Gabriel, Pará e Mancuello não são tão fracos assim também.
          O elenco do Flamengo não é fraco não. Só é muito caro pro que produz.

          • Arão, pelo futebol atual, seria banco em qualquer time do Brasil.Precisa voltar a jogar bem. Rômulo parece que não tem tesão em jogar futebol. Eu disse que o time não é essa maravilha que todo mundo diz.

            • Eu tbm acho que não é essa maravilha toda, mas está entre os melhores elencos. Top 7 .
              Mesmo com o Rômulo sonolento, ele foi melhor que o Márcio Araújo.

              Eu prefiro o Ronaldo de volante, mas não vai jogar com esse técnico.

          • Onde tá esse futebol do Arão que eu não to vendo? Rômulo fez o que para jogar em qualquer time do Brasil?

            Esse é o problema do Fla, muito nego jogando só com o nome, mas futebol que é bom nada.

  • Excelente texto!

    Torço muito pelo Zé (porque ele está no Flamengo, somente), mas a sensação que tenho é a de que assisto a um filme com final infeliz.
    O time está dando sinais evidentes de que “algo” ou “algumas” coisas faltam.

    Realmente está na hora de alguém na diretoria, que se importe mais com o Flamengo do que com Zé, sentar com o mesmo e deixar claro que do jeito que está, não dá para continuar.

    E não adianta ficar se iludindo com invencibilidade e aproveitamento. O time não está bem.
    SRN!!

    • Aquele 4×0 no san lorenzo deixou todos com excesso de confiança. Diretoria, jogadores e torcida. Já o 3×3 com fluminense e o 1×0 pra Católica mostrou as fragilidades do time, que estão insistindo em não corrigir. Tem que botar o pé no chão e ser humilde, reconhecendo que o time tem deficiências a serem consertadas e de fato consertá-las, não ficar enrolando com as desculpas de sempre.

  • Muralha
    Pará, Rever , Donatti e Trauco
    Cuellar, Ronaldo, Arão
    Diego , Everton e Guerreiro.

    Esse seria meu time titular dando liberdade para os laterais atacarem e os 3 volantes podendo armar o time ajudando Diego

    • O ZR fez isso com Rômulo e MA. Óbvio q não daria certo.

    • Bom time… mas eu testaria o Rodinei no lugar Pará e o Berrio no lugar do Everton!!!

  • Teimosia às vezes além de falta de humildade, é extrema burrice.

    É o treinador que vai preferir morrer abraçado com seus erros pra provar que suas convicções são fortes, mas nesse caminho de orgulho até a demissão, ele simplesmente elimina o Flamengo da maior competição intercontinental e causa milhões de dólares de prejuízo porque não quis ceder às “pressões”. Apenas “pequenos” efeitos colaterais do técnico que quer se impor na marra e f…. todo um trabalho de um clube.

    • O pofexô e o Muricy fizeram isso e se deram mal. Parece que o Zé não aprendeu com os erros deles. Saiu da base e levou o time profissional a disputa do brasileiro, resultado: perdeu a humildade. É melhor descer do salto porque quando vai se machucar feio.

  • Vale a menção sobre o nosso esquema estar batido. Abel, de novo, matou nossa forma de jogar.

    Ontem eu estava assistindo ao jogo e debatendo com meu pai (vascaíno) que o Flamengo tem errado nas mesmas coisas. Muralha não sabe sair do gol e é péssimo com a bola nos pés; Vaz se acha craque e, inúmeras vezes, toca a bola no pé do adversário, sem esquecermos dos lançamentos que faz (erra 8 para acertar 1); Réver sobe demais para o ataque, tanto quanto seu companheiro Vaz; Márcio Araújo é esforçado, até tem surpreendido em algumas partidas jogando bem, mas é limitado; os pontas corredores são apenas isso; Damião é muito esforçado e dedicado, mas é uma negação como centroavante.
    Isso desconsiderando a insistência em jogadores fracos como Gabriel e Cirino, como Emerson jogou bst na reta final do Brasileiro.

    Está na hora de uma reflexão das peças a serem utilizadas e de formas de jogar diferente.

    • Acho que Damião seria um excelente zagueiro, nível seleção.

      • Huauhauhaua
        Ele está caneludo ou sempre foi ? Tá demais cara…

  • Que saudade da era do 3-5-2 com laterais como Léo Moura e Ruan voando em campo… E com um time que não aceitava derrota,muito menos se contentava com 1×0…. Que saudade

    • Isso me fez lembrar do Caramujo, no último minuto do Fla-Flu, prendendo a bola na linha de fundo em vez de cruzar na área. É nítido que esses caras têm mais medo de perder do que vontade de ganhar.

  • Zé Ricardo de fato é teimoso e está se queimando ao defender seus pares, entretanto, além de Zé Ricardo, esse time tem um sério problema: ELENCO! Eu não vejo essa maravilha que muitos enxergam. Para mim, há apenas três jogadores incontestáveis, alguns são garotos em adaptação e o resto oscila entre o céu e o inferno.

    • O elenco pode não ser “galático”, mas dá pra montar um time campeão.

    • Realmente não é, mas pode ser usado de forma bem melhor. Dá pra ganhar títulos com ele.

  • Zé Ricardo pode ser um grande técnico no futuro, mas está abraçando demais jogadores questionados pela torcida, ele precisa aprender com os erros,
    mas não tem feito isso e tem insistido em seus erros, se o Zé Ricardo quer
    continuar sendo técnico do flamengo e ser campeão(capacidade ele tem) não pode
    morrer abraçado com os jogadores de sua “preferência”.

  • Maior problema dele é ser teimoso e medroso. São duas coisas que não funcionam no Flamengo.

  • Ratifico o que muitos estão apontando nos comentários, o texto é muito bom, mas o título peca em um detalhe, ao meu ver não tem muito que conversar. Zé Ricardo desde o final do Brasileiro de 2016 tem recebido muitas críticas por sua teimosia e pouca capacidade de alterar o panorama da uma partida em andamento. Isso não vai mudar com conversa de ninguém, infelizmente o amadurecimento dele nos quesitos apontados podem custar muito caro ao Flamengo que investiu pesado para disputar títulos em 2017.

    • E qual a solução?

      • Solução, embora tarde, correr mercado em busca de treinador. Um nome? Sabendo que Tite é impossível é Cuca, pouco provável, vejo com bons olhos Scolari e pq não Renato Gaúcho.

        • Estava advinhando que você iria responder isso, quantas vezes trocar de treinador resolveu o nosso problema ? Ou o problema de qualquer um ? Temos que caminhar pra ter uma filosofia de jogo, uma consistência, trocar de treinador nunca resolveu nada, só nos trouxe prejuizo com multas rescisórias, até os exemplos de trocas que deram certos nunca foi a solução a longo prazo e nunca nos levou para um outro patamar de equipe, essa mentalidade tem que acabar.

          • JÁ QUE REPROVA TUDO, NA SUA INFINITA SABEDORIA O QUE DEVE FAZER? DAR CURSOS PRO ZR? COMPRAR MAIS JOGADORES? A TEMPORADA COMEÇOU, ESTAMOS CHEGANDO NO MEIO DO ANO E O TIME ESTÁ BEM? O TREINADOR ESTÁ MOSTRANDO UMA EQUIPE QUE POSSA SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES? GANHANDO A LIBERTADORES CHEGARÁ A SER CAMPEÃO MUNDIAL?

            • Não se trata de Zé Ricardo, é uma questão de filosofia do CLUBE, que é muito maior que qualquer treinador.
              O time está indo mal nos clássicos, principalmente no aspecto emocional, esse futebol é pouco pra ser campeão da libertadores mas quantas vezes mudar o treinador no meio da temporada resolveu? Os melhores times do mundo raramente troca de treinador com a temporada em andamento, eu prefiro ter como referência quem sabe vencer.
              E minha sugestão é que arrumem dirigentes competentes para o futebol, são 4 anos sem nenhum dirigente/equipe capaz de tomar as rédeas do setor mais importante, deixar o Caetano tomando conta é tornar o Flamengo um balcão de empresários.

              • Quem manda no Zé é a diretoria, então tem que mudar mesmo. Ela veio pra acabar com a dívida e só. Não corre sangue rubro-negro nas veias de nenhum deles. São todos uns bananas que não têm um jeito astuto de falar e se expressar, nem de influenciar e exortar o comportamento dos jogadores. Só nos passam sensação de monotonia e comodismo.

                • E só? Trouxeram diversos jogadores de alto nível, reestruturam a categoria de base, construíram CT, dobrou nosso faturamento, venceram copa do Brasil e carioca, tornaram a dívida pagável, e você vem falar em só? Críticas construtivas é bem vindo a tudo, desmerecer um trabalho que vem sendo feito é burrice.

      • Marcelo Oliveira!

        • Deus nos proteja dessa aberração

  • Zé tem q aprender a não perdoar qdo vier com time seja titular ou reserva !! Se puder fazer 3, 4, 5 gols por jogo melhor ainda , próximo adversário já vira assustado

    • Parabéns Guilherme, esse é o ponto, não permitir que um “adversário morto” viva em campo, foi o que aconteceu nos últimos clássicos e principalmente contra o Vasco, isso é inadmissível, traz uma pressão absurda no dia seguinte.

    • Hmmm. Mas pra isso acontecer nao precisa… jogar bola!? Da forma como voce fala, o time esta mal de proposito. Tipo nao quiseram jogar bem e meter gols.

      • nem eh isso… acho q falta intensidade.. aquele tesao de massacrar o adversario.. fazer akele abafa logo no inicio tocando terror na zaga adversaria

  • Nada como alguém sensato escrevendo….perfeito!

  • Parece que fui eu que escrevi este texto, pois concordo 100%

  • Muito bom o texto, parabéns

  • Concordo, e gostei muito da parte “o Zé vai preferir improvisar o Juan aberto no ataque a mudar o esquema tático” Disso ninguém pode discordar.

    • Pô, ele disse que o Mancuello pediu pra jogar na ponta. Tá tirando a gente de otário ? O jogador sabe onde rende melhor e no caso dele nunca seria na ponta. Se ele pediu foi no desespero de ter uma chance de jogar, porque está claro que jogar pelos lados não é a dele.

  • Concordo!
    Zé ainda é a melhor opção ao Fla nesse momento, mas não pode achar que é único e que, insistindo em suas ideias (teimosias), vai manter o cargo. Está bom de colocar Rafael Vaz no banco sim e dar uma chance a mais para Donatti. Cuellar merece jogar mais também.

    • O que eu gostaria é de uma partida com Donatti ao lado do Réver e no meio experimentar uma trinca de volantes com Cuellar, Rômulo e Arão. Com os dois primeiros protegendo mais a defesa e iniciando a saída de bola, o Vaz não precisaria fazer esses lançamentos bisonhos e manjados. Além disso, o Arão teria mais liberdade pra usar sua principal característica que é chegar ao ataque como elemento surpresa. Defensivamente teria mais a obrigação de pressionar a saída de bola do adversário do que roubá-la na defesa.

      • Cara, eu também quero ver uma partida com Réver e Donatti. Só não concordo com a parte de 3 volantes. Nós temos bons volantes, inclusive o Márcio Araújo, que muito já critiquei, mas que desempenha bom papel às vezes. Para mim, Márcio é um bom banco. Já os outros 3 podem revesar de boa, basta que Zé dê mais sequência a Cuellar e Rômulo pegue ritmo de jogo. Arão é bom, mas não é insubstituível. Mas jogar os três juntos eu não acho uma boa. Se Conca voltar em bom nível, ou mesmo Éderson, vejo o quarteto formando o meio com Rômulo, Arão (Cuellar), Diego e Conca (Éderson).

        • Se não vai usar a qualidade ofensiva do Arão que use o Mancuello pra ajudar o Diego. Claro, quando o Conca voltar será o ideal pra jogar ali.

  • É justo.

  • Time levou pressão do vasquinho com um a menos e era para ter perdido para o time sub 20 das flores .

    • O time do vasco é sub-40!

      • Nossa média de idade é superior a deles esse ano

  • Texto muito bom e hora de mudar para colher frutos se não vc nunca será um técnico de ponta pense bem a mudança tem que ser agora!

  • Texto perfeito!

    • toda essa ladainha por conta das bolas erradas na saída da defesa, se analisar bem os laterais tem deixado a desejar pois todas as bolas voltam para a zaga, uma, duas, três….vezes, a dinâmica de movimentação e passe é muito lenta, as tabelas, triangulações, do meio pra frente não acontecem, precisam ter mais coragem, ficar voltando a bola pra zaga distribuir é covardia, meu zagueiro não deve ter esta responsabilidade.

      • Você assiste futebol inglês? Alemão? Espanhol? Pelo visto ñ!

        • Acho que o Fabio quis dizer que essa responsabilidade é dos volantes e meias, e de fato em qualquer time é assim. E mais,na Europa, além dos zagueiros terem mais técnica são acionados eventualmente e não com a frequência que acontece no Fla.

Comentários não são permitidos.