Notícias

ESPN FC: “É hora de chamar Zé Ricardo para conversar”

Sempre tive muita simpatia pelo Zé Ricardo como treinador do Flamengo, pelas mais variadas razões. Existe a mística rubro-negra óbvia do interino identificado com o clube que chega pra botar ordem na casa após o técnico famoso falhar, como já fizeram Jayme, Andrade, entre outros. Existe também a vantagem prática de ter um técnico promissor de baixo custo num mercado em que, se você não tem Tite ou Cuca, vai ter que escolher entre um treinador que vive de passado (Luxemburgo, Abel Braga) ou um treinador que nem passado direito teve (Ney Franco, Cristóvão Borges).

Mas o que eu sempre mais gostei no Zé é o fato de que ele tinha uma visão do que ele queria pro time. Mais do que um treinador que distribui colete e berra palavrão na beira do campo pra dar trabalho pro técnico de som da Globo, o técnico do Flamengo sempre pareceu ter uma ideia de time que era ofensiva, corajosa e que ele estava trabalhando pra implementar. Ou seja, Zé sempre me passou a impressão de ser um homem com ideias firmes, que sabia o que queria. E isso sempre me pareceu uma qualidade. Até que se tornou um defeito, claro.

Porque cada vez mais fica óbvio que esse apego do Zé com as próprias ideias tende a ser um dos piores inimigos não apenas dele, como do próprio Flamengo. Primeiro pela dificuldade para adaptar o estilo de jogo da equipe quando o 4-3-3 não funciona, como aconteceu várias vezes não apenas na reta final do Brasileirão 2016 como também esse ano. Ainda que seja o esquema para o qual ele montou o elenco e aquele que ajudou a tirar a equipe da bagunça que ela parecia ser na era Muricy, é preciso aceitar que nem sempre essa tática vai se encaixar, ainda mais agora que todos sabem que é assim que o Flamengo joga e que, mesmo se todos os pontas do mundo morrerem de forma misteriosa, o Zé vai preferir improvisar o Juan aberto no ataque a mudar o esquema tático.

E não só a tática, mas a insistência de Zé nas escalações também. Sei que não vemos os treinos, sei que não acompanhamos o dia a dia da equipe, mas o que precisa estar acontecendo para que a melhor opção de dupla para Réver ainda seja Rafael Vaz? Léo Duarte é um holograma? Juan é um viajante do tempo vindo do passado e não pode alterar os eventos do presente porque isso destruiria o futuro? Donatti na verdade é apenas Wallace usando uma máscara e fingindo um sotaque portenho porque a vida é um imenso pesadelo? Poucas situações justificariam a permanência de um zagueiro que não apenas erra na defesa, como parece cada vez mais motivado a dar assistências para os atacantes adversários na saída de bola.

Confio muito no Zé Ricardo e acredito que ele, sem dúvidas, ainda é a melhor opção atual para treinar o Flamengo, mas parte do trabalho do treinador é manter o time em constante evolução, substituindo as peças que não funcionam, procurando novas maneiras de jogar, aproveitando a melhor peça e a melhor formação no melhor momento. Zé tem planos, como todos nós temos, mas para atingir o plano maior, que é vencer, talvez ele precise mudar alguns dos planos menores, entre eles esses que envolvem manter o reflexo de sua teimosia em campo.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

    • toda essa ladainha por conta das bolas erradas na saída da defesa, se analisar bem os laterais tem deixado a desejar pois todas as bolas voltam para a zaga, uma, duas, três....vezes, a dinâmica de movimentação e passe é muito lenta, as tabelas, triangulações, do meio pra frente não acontecem, precisam ter mais coragem, ficar voltando a bola pra zaga distribuir é covardia, meu zagueiro não deve ter esta responsabilidade.

      • Você assiste futebol inglês? Alemão? Espanhol? Pelo visto ñ!

        • Acho que o Fabio quis dizer que essa responsabilidade é dos volantes e meias, e de fato em qualquer time é assim. E mais,na Europa, além dos zagueiros terem mais técnica são acionados eventualmente e não com a frequência que acontece no Fla.

  • Texto muito bom e hora de mudar para colher frutos se não vc nunca será um técnico de ponta pense bem a mudança tem que ser agora!

  • Time levou pressão do vasquinho com um a menos e era para ter perdido para o time sub 20 das flores .

  • Concordo!
    Zé ainda é a melhor opção ao Fla nesse momento, mas não pode achar que é único e que, insistindo em suas ideias (teimosias), vai manter o cargo. Está bom de colocar Rafael Vaz no banco sim e dar uma chance a mais para Donatti. Cuellar merece jogar mais também.

    • O que eu gostaria é de uma partida com Donatti ao lado do Réver e no meio experimentar uma trinca de volantes com Cuellar, Rômulo e Arão. Com os dois primeiros protegendo mais a defesa e iniciando a saída de bola, o Vaz não precisaria fazer esses lançamentos bisonhos e manjados. Além disso, o Arão teria mais liberdade pra usar sua principal característica que é chegar ao ataque como elemento surpresa. Defensivamente teria mais a obrigação de pressionar a saída de bola do adversário do que roubá-la na defesa.

      • Cara, eu também quero ver uma partida com Réver e Donatti. Só não concordo com a parte de 3 volantes. Nós temos bons volantes, inclusive o Márcio Araújo, que muito já critiquei, mas que desempenha bom papel às vezes. Para mim, Márcio é um bom banco. Já os outros 3 podem revesar de boa, basta que Zé dê mais sequência a Cuellar e Rômulo pegue ritmo de jogo. Arão é bom, mas não é insubstituível. Mas jogar os três juntos eu não acho uma boa. Se Conca voltar em bom nível, ou mesmo Éderson, vejo o quarteto formando o meio com Rômulo, Arão (Cuellar), Diego e Conca (Éderson).

        • Se não vai usar a qualidade ofensiva do Arão que use o Mancuello pra ajudar o Diego. Claro, quando o Conca voltar será o ideal pra jogar ali.

  • Concordo, e gostei muito da parte "o Zé vai preferir improvisar o Juan aberto no ataque a mudar o esquema tático" Disso ninguém pode discordar.

    • Pô, ele disse que o Mancuello pediu pra jogar na ponta. Tá tirando a gente de otário ? O jogador sabe onde rende melhor e no caso dele nunca seria na ponta. Se ele pediu foi no desespero de ter uma chance de jogar, porque está claro que jogar pelos lados não é a dele.

  • Parece que fui eu que escrevi este texto, pois concordo 100%

  • Zé tem q aprender a não perdoar qdo vier com time seja titular ou reserva !! Se puder fazer 3, 4, 5 gols por jogo melhor ainda , próximo adversário já vira assustado

    • Parabéns Guilherme, esse é o ponto, não permitir que um "adversário morto" viva em campo, foi o que aconteceu nos últimos clássicos e principalmente contra o Vasco, isso é inadmissível, traz uma pressão absurda no dia seguinte.

    • Hmmm. Mas pra isso acontecer nao precisa... jogar bola!? Da forma como voce fala, o time esta mal de proposito. Tipo nao quiseram jogar bem e meter gols.

      • nem eh isso... acho q falta intensidade.. aquele tesao de massacrar o adversario.. fazer akele abafa logo no inicio tocando terror na zaga adversaria

Notícias recentes

Filipe Luís aposta em volta de De La Cruz ainda em 2024 e projeta jogo do retorno

De La Cruz sofreu uma lesão na coxa direita Nicolás de la Cruz não joga…

13/11/2024

Filipe Luís abre o jogo sobre conflito com Gabigol no Flamengo

Filipe Luís falou com a imprensa antes do jogo entre Flamengo e Atlético-MG nesta quarta-feira…

13/11/2024

Alex Sandro manda recado à torcida do Flamengo e diz que deveria ter ‘sido expulso’ em lance com David Luiz

Alex Sandro foi titular no empate sem gols do Flamengo com o Atlético-MG No primeiro…

13/11/2024

Filipe Luís revela que Gabigol não joga mais pelo Fla ‘até segunda ordem’ e lamenta: “Me entristece muito”

Filipe Luís fez pronunciamento sobre afastamento de Gabigol Filipe Luís, enfim, falou sobre a situação…

13/11/2024

“Não ia de norte, pilantra?”: Gabigol é confrontado por torcedores do Flamengo no Maracanã; veja vídeo

 Diretoria do Flamengo cortou Gabriel do jogo contra o Atlético-MG, mas compareceu ao Maracanã Mesmo…

13/11/2024

Zagueiro do Botafogo se aproxima de retorno ao Flamengo

Pablo atuou menos de 30 minutos com a camisa do Botafogo Enquanto a temporada 2024…

13/11/2024