Estatística não é título

Compartilhe com os amigos

De começo eu não iria tocar neste assunto. Iria defender, com todas as minhas forças e conhecimento, a permanência de Zé Ricardo como técnico do Rubro-Negro. Infelizmente veio a derrota na Arena da Baixada e, junto, veio uma análise crítica à forma de Zé organizar o time. A partir daqui, posso ser taxado de modinha ou de torcedor Nutella, mas, realmente, não é o que quero deixar de impressão.

Tudo bem, temos que admitir que ele é um dos técnicos com o melhor aproveitamento recente pelo Fla e também no Brasil. Mas, infelizmente no futebol, pouco adianta todas essas estatísticas positivas se no jogo que realmente esteja valendo algo, o time é escalado de forma errônea e beneficiária ao adversário. Pode ser que seja por falta de estudos. Falta de experiência ou qualquer coisa relacionada, mas, no Flamengo, hoje, não podemos ter toda essa espera.

É quase incontestável a qualidade do nosso elenco. Tanto no time titular, quanto no banco de reservas. Basta analisar friamente. Os problemas do treinador vão desde teimosia ao escalar certos jogadores, como Gabriel e Damião (na ausência de Guerrero) e até mesmo a não utilização de peças importantes que vieram da base do Flamengo ou até mesmo recém contratadas, vide Ronaldo, Vizeu ou até mesmo o tão Cuéllar, que ainda não conseguiu mostrar para que veio.

O Flamengo é um clube praticamente reerguido. Passamos de pouco notado para Top 5 Adidas. Por que os dirigentes ainda insistem com esse incógnita? Será que só os torcedores percebem a bomba relógio que é Zé Ricardo? O que um técnico que não sabe armar o time, não sabe variar a formação, não faz questão de muita coisa dentro de campo e substitui mal durante as partidas ainda faz no Clube?

Todas são perguntas de difíceis respostas. Não sabemos o que acontece nos bastidores. O que sabemos é que precisamos refletir sobre o Zé, afinal, há anos que se fala de ‘poupar agora para vencer no futuro’, mas… Quando esse futuro chegará?

Saudações,
Yuri Sobral.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não discordo sobre suas escolhas tão contestadas aqui…
    Gabriel…
    Vaz, que já está pedindo pra sair…
    Hoje, só questiono isso em seu trabalho.
    No mais tudo pode ser questionável ou não, isso depende do gosto de cada um.
    Mas outro dia aqui em uma “Coluna” li que o Abel ganhou seu primeiro título como treinador com 2 anos de Treinador Profissional e foi um estadual no Nordeste…
    Por isso, prego paciência com seu trabalho, mas infelizmente hoje, não mais com algumas suas escolhas.

    Boa sorte ZRicardo e você vai precisar de muita mesmo, se der mole, infelizmente vai morrer abraçado com suas escolhas.
    Mengão sempre.

  • o crédito do zr com a torcida vem caindo. acontece. mas daí a pedir sua cabeça vai distância imensa. sem dúvida os torcedores, com razão, criaram muitas expectativas. o bom ano de 2016 + inauguração do ct + manutenção do elenco + mesma comissão ajudaram a criar estas expectativas. também não dá pra negar que o time hoje está no mesmo nível ao do ano passado porque zr tem certas preferências ou que ele adota, duras de entender dificeis de aceitar. zr ainda está amadurecendo e por isso está sujeito às pressões dos bastidores que acabam atrapalhando o seu trabalho (porque se ele insiste com gabriel achando que o cara tem futebol aí o caso é muito mais sério). tem de dar mais chances DE VERDADE para alguns jogadores e livrar o time desta diego dependência que ele mesmo criou. ainda dá tempo mas se o time não evoluir técnicamente e os resultados não surgirem vai pra vala como todos.

  • até qnd vao ficar batendo na tecla de que o Ze nao varia o sistema??? pqp, vcs andam assistindo volei ou basquete, não é possível. É cada colunista raciocinando com o intestino aqui. SRN!

  • É tem razão: é uma visão modinha a sua…

  • Bora não cair em armadilha de novo amanhã Zé, e bora não perder chances claras de gol, hein, Guerrero(se jogar). Amanhã tem tudo para conquistarmos uma vitória.

    Sobre o texto, embora algumas escolhas sejam contestáveis, o Zé sabe sim armar o time, e o primeiro título será esse carioquinha.
    Acho que a diretoria cometeria um erro se demitisse agora, num momento importante da temporada, simplesmente por pressão da torcida. Não é o profissionalismo que queremos no futebol.

    • Nick, ele e muito limitado. E a pergunta e se quarta o Flamengo perder ou empatar a culpa sera de que? Olha eu sinto muito mais essa Liberta! Medo e esse o sentimento que tenho agora, no campo Vaz, Araujo, Gabriel. No banco Z.R, Jaime de Almeida, Damiao. Jesus estou com muito medo do que pode vir pela frente.

  • Olha, já defendi mais o Zé Ricardo. Porém vendo as estatísticas, esse time se mostra o ideal (não estou falando de futebol praticado) para um campeonato de pontos corridos, pois esse exige times estáveis que percam pouco.

    • Se o flamengo for campeão de algo, vão atribuir apenas a força do elenco, e se não for, aí a culpa é total do ZR.

  • ZR até tem tentado variar a tática do time. Temos 3 formas de jogar e que funcionam relativamente bem, que é no 4231, com 3 volantes tentando fazer um 4141 e a formacao com 2 centroavantes.

    Seu maior problema pra mim é a insistência em determinados jogadores, a falta de rodízio e as improvisações.

    Não sou o maior fã do ZR, mas quero que fique até o final do ano. Ficar trocando não leva a nada.

    • Concordo plenamente. Sou do pensamento que, se for para improvisar, manda o reserva da posição embora. Pois ele tá ali só de enfeite.

    • É que daí vem aquele papo: ”vão esperar o time ser eliminado na libertadores pra demitir o Zé Ricardo?”, ou seja, querendo demitir baseados em uma possibilidade de futuro, de uma eliminação que sequer parece provável neste momento com a regularidade do time, time esse que tende a se fortalecer quando tivermos todos à disposição. E eliminação, independente da forma que aconteça, se vier a acontecer, cai na conta do técnico.

  • Engraçado é os baba ovo dele achar que o cara está fazendo milagres, meus queridos, dêem esse mesmo time pro Givanildo que é capaz de ele trazer até libertadores, não ganhamos pelas invenções do Zé e sim pela qualidade do nosso elenco, querem provas? Peguem os jogos contra times grandes que jogamos que verão o sufoco que foi, e nas que ganhamos jogando bem ou era Pq o adversário estava jogando com o time reserva ou estava sem jogar a 3 meses como foi o caso do San Lorenzo, admito que ele é estudioso mas falta muuuuuuuuuito pra ser chamado de técnico, amanhã caso percamos virá uma enxurrada dos ricardetes aqui inventar 1 trilhão de desculpas, e caso ganhe? Vão vir até mim e me chamar de modinha pois essa é a lógica desses loucos, criticou medíocres /ruins / medianos é Modinha.

    • Zé Ricardo é bom técnico, ele entende e sabe o que está fazendo, o problema dele é ser medroso, ele tem medo de perder.
      No jogo contra o Atlético-Pr no Maracanã, ele recuou o time aos 25 MINUTOS do primeiro tempo. Foi isso mesmo, quem estava lá no Maraca viu, aos 25 minutos ele já tinha puxado o time pra trás, alguns jogadores até estavam resistindo como o Guerrero que não parecia querer voltar.
      O Flamengo tendo o melhor elenco, tem que impor seu jogo sempre. Tem que entrar em campo pra ganhar e não pra segurar resultado com 428 volantes.

      Na final da Copinha em 2016, os jogadores desobedeceram ele e foram buscar o empate contra o Corinthians.
      Eu acho o Popoca bem melhor que ele …

      • Concordo com vc menos o lance do popoca.
        Kkkkkkk

      • Desobedeceram ele e foram buscar o empate rsrsrs

  • Isso vai abrir os olhos dos dirigentes quando o fla for eliminado ao vai ser tarde pras Desculpas esse Zé ruela é uma mer.a…….

  • Zé Ricardo é burro, prefere teimar em jogadores ruins (ou em má fase) do quê na base (Paquetá, Savio, e Vizeu de olhos fechados são melhores que Gabriel e Damião, sem falar do Ronaldo e do Thiago que não aparecem), e na cabeça dele Vaz, Márcio Araújo, Gabriel e Damião são jogadores de Alto nível, e não é estudioso coisa nenhuma, um estudioso teria, pelo menos, variação tática e o esquema dele é sempre o mesmo previsível (quatro defensores, três meio campistas, dois pontas que marcam lateral, e um centroavante), ele é nitidamente medroso, na minha opinião os resultados bons que obtemos ocorrem mais pela qualidade individual de alguns jogadores (Revér, Trauco, Diego, Everton e Guerrero).

    • O flamengo não têm jogador decisivo. Guerreiro e o lider de finalização na libertadores e só tem 1 gols, Damião também não e decisivo e vizeu mesma coisa que o Damião. O Palmeiras têm o Wiliam que nem e titular e decisivo e artilheiro do time…

      • Discordo, Diego e Guerrero são jogadores decisivos sim!

        • Guerreiro e lider de finalização na libertadores são 20, das 20, 12 finalizações sao certa. e só têm 1 gol…

          • Uma pergunta, a formação tática beneficia o guerrero? Viu o último jogo onde ele estava indo buscar a bola? Viu quando ele fez de um míssil virar passe e Gabriel conseguiu acabar com o lance?

  • Com esse cidadão não ganharemos nada em títulos,amanhã ele levará outro chapel do tão contestado da torcida,Abel !

  • Até que enfim uma matéria que tem uma visão maior!!! Já saí de muitos grupos de discussão, por falar que o Zé ruela, não sabe escalar, nem mesmo substituir jogador durante o jogo. E em muitas entrevistas coletivas em que o time atuou mau, o mesmo Zé ruela, elogiou a equipe. E quando criticou algum jogador, o fez injustamente, criticando o Diego, quem era apenas um dos onze em campo que atuou mau. Infelizmente, o Zé ruela precisa de um pouco mais de bagagem, se espelhar no Tite, cobrar dos jogadores durante a partida, participar dos jogos. Todas as imagens que vejo do Zé ruela durante um jogo, o mesmo ou está de braços cruzados, ou está com os braços para trás, não o vejo gritar com um jogador. Dessa maneira, a única coisa que pode acontecer, são eliminações dos campeonatos. Precisamos de um técnico líder e vibrante, para termos um time vibrante e vencedor…

    • Sem palavras… falou tudo amigo!

      • SRN meu amigo!!!

      • Boa irmão!!! SRN…

    • oq gritar muda? So perguntando, mas ele tbm faz isso… se vc for no estádio vc percebe isso, mas não deve ser o caso…

      • Boa noite, SRN! Sempre vou ao estádio. E um grande exemplo de técnico que participa dos jogos, além do Tite, é o Abel Braga, que perdendo para o Botafogo, fez um time de meninos virar o jogo. É assim que eu gostaria de ver o Zé ruela fazer. Dar oportunidades para os garotos e cobrar dos jogadores durante as partidas… Mais uma vez SRN…

        • mas ele já não faz isso? vivo vendo ele gritar com os jogadores durante o jogo. Quanto aos mlks eu concordo contigo, gostaria q tivessem mais minutos. Porem, não insisto pq tem nosso histórico de pelo menos 15 anos q não revelamos ngm descente, deixemos eles trabalharem la, acredito q se algum dakeles mlks forem bons msm, eles vao jogar, vide savio na libertadores…. as vezes so axo q nossos mlks são superestimados… enfim, so opinião. O fluminense já tem uma base reconhecida há uns bons anos, temos q ter paciência. SRN

          • Superestimado é o Gabriel, que nem era pra ser considerado profissional, mas alguns dizem que tem qualidade, esse sim é superestimado.

          • Tu é uma piada kkkkkk

        • Não te conheço mas te considero pacas.
          Kkkkkkkkkk

          • Valeu irmão!!! SRN

    • O ze têm 2 derrota no ano, na libertadores o time vêm jogando muito bem diferente dos anos anteriores que o flamengo dependia de outros times para se classifica. Se o time tivesse jogando mal eu também pediria para ele saí mais o time vêm jogando muito bem com os desfalque.

      • Até onde eu sei, o flamengo é o segundo do grupo, não está “quase classificado” e ainda pode perder a classificação até pro ultimo colocado. Nao ganhou nenhum ponto fora de casa, e se empatar com o U.C. que certamente virá pra segurar resultado, vai sim depender de outros times pra se classificar, se continuar com essa de nao ganhar fora de casa,. E outra, a gente não ganhou nenhum jogo que a gente eve contra times melhores. COntra o fluminense foi so empate, contra o botafogo um foi contra o time reserva e outro com um monte de desfalques eles, perdemos pro ATP e U.C> na libertadores, e no jogo que vencemos o ATP quase que eles empatam, nao foi uma vitoria segura.

        • O flamengo não ganhou fora de casa mais não jogou mal, jogou muito bem e empurrando os aniversário na casa deles. séria um poblema se o flamengo tivesse jogando mal fora de casa, que não e o caso…

          • Jogar bem e nao ganhar ou jogar mal e nao ganhar, continua sendo a mesma coisa, pois no final nao se esta ganhando nd. Prefiria q o time tivesse jogado mal, tivesse arrancado ao menos um ponto, pois alem de tirar 2 pontos ou do U.C. ou do ATP, o ZR tomaria vergonha e arrumaria o time e nao ficaria com essa conversa fiada de q o time ta bem e ta evoluindo.

          • Isso concordo, mas a vitória no veio pq ele insiste em alguns jogadores, isso que deixa uma galera revoltada. Gabriel tem que ser expulso do clube.

      • SRN João!!! O problema é que o Zé ruela, tem um elenco que qualquer outro tecnico quer ter. Outro ponto é que tem uns 6 ou 7 jogadores que não servem para jogar no Flamengo. Fico imaginando esse time na mão do Abel, estaria rodando e teríamos melhores resultados. Como vimos estatística não ganha títulos, lembra de 92?

      • Já que vocês torcedores de técnico gosta de falar de números, na libertadores ele tem 50% de aproveitamento, não me parece ser um bom número para quem quer ganhar o campeonato.

Comentários não são permitidos.