Falhas e dúvidas minam força do Fla antes de decisões no Rio e na Liberta

Compartilhe com os amigos

Zé Ricardo e sua comissão técnica têm nove dias para definir algumas questões e fechar buracos no Flamengo. Talvez seja exagero e injusto sugerir que o time imaginado para ser titular neste início de ano está em xeque. Mas há alguns pontos de interrogação no ar que o Fla-Flu, que terminou em empate por 1 a 1, em Cariacica (ES), reforçou antes de pegar o Vasco na semifinal da Taça Rio e do jogo importante contra o Atlético-PR, dia 12, no Maracanã. A partida será fundamental para as pretensões rubro-negras na competição continental.

Rômulo e Mancuello, que devem ser preparados para jogar a Libertadores dia 12 contra o Atlético-PR, seguem como titulares da equipe? Márcio Araújo voltou a ser dono da posição? Berrío normalmente é a alternativa ao argentino. Foi titular no Fla-Flu. Mas o desempenho o credencia a ganhar a vaga no ataque? Rafael Vaz, na berlinda da simpatia com a torcida rubro-negra, permanece com total confiança de Zé Ricardo? Donatti ganha espaço?

Somente Zé, os jogadores e os treinos durante a semana vão responder. Contra o Fluminense, Rafael Vaz chamou a atenção. Não pelo azar de desviar a bola do gol de Wendel, mas por que acumulou marcas pessoais negativas neste Carioca. De acordo com o Footstas, o zagueiro de boa técnica e que é incentivado a sair jogando por Zé Ricardo errou seis passes e sete lançamentos – Vaz não havia falhado tanto em passes até aqui no Estadual e só repetiu sete erros de lançamento uma vez, contra o Botafogo, na vitória rubro-negra por 2 a 1. Veja alguns lances acima – que também incluem uma saída mal feita por Márcio Araújo.

O técnico do Flamengo não titubeou nem por um segundo na defesa de Vaz contra o Fluminense. Como, aliás, já havia feito na derrota para a Universidad Católica no Chile. Mas é possível notar até no posicionamento dos atacantes e meias do Tricolor a espera do passe vertical de Vaz. Os jogadores adversários sabem da característica de Vaz de sair jogando e tentar passes pelo meio do time adversário e fecham espaços. Ou esperam o erro.

Fora de ritmo, Diego vê Fla “100% preparado”

No meio de campo e no ataque, o Flamengo prepara para o fim de semana o retorno de Rômulo e Mancuello – o jogo contra o Vasco deve ser realizado no sábado. Os dois fazem trabalho de fortalecimento muscular – o argentino sentiu dores no joelho. Mas a dupla ainda não se afirmou na temporada. Uma das contratações mais esperadas do ano, o volante voltou do futebol russo e começou o ano como titular absoluto, mas sentiu a readaptação ao futebol brasileiro. Mostrou a disciplina de sempre na marcação, mas alguma insegurança com a bola no pé. Mancuello também fez alguns bons jogos, mas já vinha perdendo espaço para Berrío.

O colombiano, por sua vez, ainda é um caso à parte. Pela força física e velocidade, torna-se arma perigosa em contra-ataques e também em jogadas aéreas. Também é mais consistente e melhor adaptado que Mancuello quando volta para marcar pela ponta direita. Mas não é jogador de toque de bola e de triangulações, de furar defesas com toque refinado.

O ponto forte do Flamengo segue nos pés da dupla Diego e Guerrero. O camisa 35, número 10 na Libertadores, voltou com desempenho abaixo do padrão do seu retorno ao Brasil contra o Fluminense, o que era compreensível depois de duas semanas sem atuar. Ele foi convocado para a seleção brasileira e não jogou com Tite. Para Diego, apesar da irregularidade, o Flamengo vai bem para a reta decisiva do primeiro semestre.

– Eu vejo a equipe preparada 100% para enfrentar esse jogo, como tem que ser. Com seriedade, concentração. Vai ser um jogo difícil, como tem sido todos na Libertadores, mas estamos preparados para fazer um grande jogo – disse Diego, na saída do Fla-Flu.

Produção ofensiva menor

O técnico do Flamengo promoveu revezamento no segundo turno do Carioca. Observou a garotada da base e jogadores que vinham tendo poucas chances. Contra o Vasco, provavelmente no sábado, deve ter quase todo o plantel à disposição. A tendência é usar o que tem de melhor. O que inclui a volta de Guerrero. Jogador mais técnico que Damião e Vizeu, o peruano abre espaço e tabela com meias e laterais.

O avanço dos laterais e a troca de passes com infiltração não têm sido mais a marca do time de Zé Ricardo. Pela esquerda, com a volta de Everton – poupado contra o Flu – o “problema” pode ser atenuado. Falta o equilíbrio pelo lado direito. Zé voltou a usar Gabriel no clássico. O jogador pode ser visto como ponto pacífico das características de meia de Mancuello e de atacante de velocidade de Berrío, com disciplina tática e muita velocidade. Após algumas semanas com mexidas e mudanças, resta saber que conclusões tirou e o que pensa o técnico Zé Ricardo.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Vaz errou 9 lançamentos no jogo contra a Universidad Católica.

  • Contratam: Cuallar, mancuello, Donatti, Romulo, Berrio
    Temos da base: Ronaldo, Leo Duarte, Vizeu, Paquetá

    Para continuarmos usando: Vaz, MA, Damião, Gabriel, everton….

    Tem alguma coisa errada aí…

  • Vamos por partes: Vaz há muito vem vacilando não é de hoje, e já é mais do que hora de Donatti ter a sua oportunidade. E foi muito bem no jogo. Mancuello joga em posição diferente de Berrío, o Zé está forçando a barra escalando o jogador em uma posição que NUNCA ATUOU, um equívoco em defesa das suas ideias, que continuam as mesmas. Mancuello triangula sim, faz tabelas, mas depende de POSICIONAMENTO. VINDO EM DIAGONAL E SE JUNTANDO AO DIEGO PARA FINALIZAR OU TRIANGULAR, TABELAR. Não é o caso. Diego realmente foi mal, mas mesmo assim dos pés dele saiu o lance salvador do Arão.
    Rômulo ao contrário do que você escreve vem bem, oscilações são esperadas, mas é titular indiscutível. MA eu nem vou comentar.
    Diego se equivoca ao dizer que estamos 100% ai eu discordo dele. Um time como o Fla não pode ter tantas dificuldades de se impor e criar dentro de campo, muitos chutões e ligações diretas, e um dilema de um Zagueiro que acha que pode armar o time, finalizar…não se define, que é o Vaz, e isso desorganiza o time, aliás ele adora errar contra o Fluminense…incrível. Tem que ajustar muita coisa. O Fla é o melhor no papel no RJ e não deveria ter dificuldades mesmo em clássicos. Vamos enfrentar de novo o Vasco (um time fraco meu), é obrigação ganhar e bem. Golear times fracos é mole, mas nos clássicos é que se vê como o time está de verdade.

    • Almir,
      Enquanto o Vaz achar que pode organizar o time, como você bem disse, as coisas começam erradas.
      Se o MA for titular a chance do primeiro passe do meio de campo sair de forma eficiente de forma a propiciar a rápida transição da defesa para o ataque cai significativamente.
      O time está também muito espalhado o que dificulta ainda mais as coisas.
      No meio disso tudo entendo também que não existe motivação – isso não é desculpa, mas fato – para se jogar o carioquinha. Então mentalmente o time também não entra ligado.
      Espero que exista outra vibração para o jogo decisivo contra o Atlético Paranaense no Maracanã onde uma vitória devolve a tranquilidade e qualquer outro resultado ligar o sinal “rubro” na gávea pois a coisa ficaria “negra”.
      SRN

    • No setor defensivo, Muralha defendeu algumas no limite, mas tem que melhorar nas saídas de bola em jogadas aéreas. Nossos laterais direitos podem marcar bem, e em compensação não têm a técnica necessária. Rafael Vaz não faz o simples e isso já deu.

      No meio, a saída de bola dos volantes pra auxiliar o Diego, os laterais e os pontas quase não ocorre (nem do Arão se vê passes em profundidade). Diego quando é muito bem marcado (aí é mérito do jogador que consegue anulá-lo) difícilmente faz o Flamengo ter armação.

      No ataque, nossos pontas sao velozes, resistentes e auxiliam na marcação, mas falta o essencial: habilidade pra fazer jogadas individuais, movimentação que puxe a marcação adversária, variações táticas, infiltrações, viradas rápidas de jogo, remates quando se tem a chance…Enfim, né? Não dá pra cobrar isso da maioria deles pelo fato de serem ruins, limitados, sem habilidade nenhuma. Ederson, Vinícius Júnior e Everton Ribeiro poderiam fazer a função. Respectivamente, o primeiro não é bom físicamente, o outro é um garoto e o último não sabemos se vai vir.

      Depois de tudo o que falei, a bola chegará milimétrica no Guerrero? E olha que estamos falando do melhor elenco do Flamengo desde 2009. Zé Ricardo passar vergonha com esse elenco eu não aceito!

    • Calma aí… Vaz foi horrivel ontem, agr dizer q o donatti foi muito bem já é bem demais… falhou algumas vezes inclusive tomando cartão… vamos com calma.

Comentários não são permitidos.