Fla não vai abrir ação contra Kleber Leite

Compartilhe com os amigos

A reunião do Conselho Deliberativo na noite de terça-feira (11) foi agitada na sede da Gávea. Em discussão, duas pautas que poderiam punir financeiramente e internamente o ex-presidente Kleber Leite por causa do imbróglio com o Grupo Multiplan, do Consórcio Plaza que levou o Flamengo a pagar um acordo no valor de R$ 61,5 milhões.

Antes das pautas envolvendo Kleber Leite, o Conselho Deliberativo aprovou o terceiro uniforme para a temporada de 2018. A cor predominantemente azul causou certa polêmica, mas o lançamento faz parte da homenagem das primeiras cores do clube: amarelo e azul. Esse ano, o terceiro uniforme será amarelo.

Foi aprovado a mudança no layout das marcas da Carabao nas mangas do uniforme de futebol. Além do nome da marca, haverá também o touro, símbolo da Carabao e o tamanho também terá modificação e ficará um pouco maior. A aplicação será no mesmo molde atual. Uma aplicação na frente e outra nas costas das mangas.

Kleber Leite em pauta

Como noticiamos (Deliberativo do Flamengo pode punir Kleber Leite hoje), o CoDe iria votar duas pautas sobre Kleber Leite que poderiam punir o ex-presidente. A primeira pauta era para ratificar ou não a decisão do plenário da reunião de 16 de abril do ano passado, no sentido do Flamengo ajuizar ação regressiva em decorrência do prejuízo sofrido com o “Consórcio Plaza”. A outra pauta era aprovar ou não o parecer da Comissão Provisória de Sindicância acerca do encaminhamento interno da questão envolvendo o prejuízo sofrido pelo Flamengo no mesmo caso.

Após ampla discussão, decidiu-se votar as duas pautas juntas. Colocado em votação, o Conselho aprovou pela não abertura de uma ação na justiça pedindo ressarcimento do prejuízo com o Consórcio Plaza a Kleber Leite para a primeira pauta. A segunda pauta: O parecer da Comissão Provisória de Sindicância foi aprovado e agora o caso segue internamente, encaminhado para ser discutido no Conselho de Administração, com abertura de inquérito com base no Artigo 48. do Estatuto que pode punir com suspensão e eliminação do quadro social. Se Kleber for responsabilizado no CoAd, deverá ressarcir o clube. O artigo dá brecha para recorrer a justiça.

Bastidores

Presenças ilustres

A ex-presidente Patrícia Amorim e o Conselheiro Jorge Rodrigues estiveram na reunião. Os dois não são frequentadores assíduos do CoDe.

“Não é um julgamento”

Walter D’Agostino e Michel Assef pediram o adiamento da sessão alegando que Kleber Leite não teve direito a defesa. Além de serem vaiados pelo plenário, foram alertados pelo presidente do Conselho Deliberativo, Rodrigo Dunshee que a sessão não era um julgamento.

“Essa história acabou com a minha vida”

Essa foi uma das frases usadas por Kleber Leite quando fez uso da palavra em sua defesa. O ex-presidente usou argumentos que já são de conhecimento público (Ele já falou do caso em seu blog e em uma entrevista para o Blog Ser Flamengo: Clique aqui para assistir)

Jurídico contra abertura do processo

O Vice-Presidente Jurídico do Flamengo, Flávio Willeman, pediu a plenária que votasse contra a abertura de um processo, opinião, inclusive do Conselho Diretor. Segundo o VP, haveria o risco de perder a ação e por isso, ter prejuízos com advogados que poderiam alcançar a casa de R$ 12 milhões, 20% do valor da ação paga pelo Fla. O parecer da Comissão Jurídica do CoDe também foi contra a abertura do processo.

“Não vou passar a mão”

O Desembargador Ciro Darlan, disse ser agradecido a Kleber Leite por hoje ser emérito do clube, mas que não poderia passar a mão em sua cabeça e disparou: “Enquanto vemos as autoridades brasileiras punindo péssimos políticos, o Flamengo passa a mão na cabeça de ex dirigente”.

“Consórcio Pizza”

Essa foi a definição usada por um antigo e influente conselheiro. Segundo ele, que era a favor da abertura de um processo contra Kleber Leite, a reunião terminou em pizza e que o Conselho de Administração não vai punir de forma alguma o ex-presidente e que tudo se resumiu num “Consórcio Pizza”, em alusão ao nome do caso conhecido como “Consórcio Plaza”.

Reprodução: Blog Ser Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se esse cara sair dessa impune devemos nos preocupar, pois saberemos que a corja ainda esta agindo e só esperando o momento certo de dar o bote para voltar ao poder.

    SRN #CuidadoComACorja

  • VERGONHA!

  • Muito esquisito essa decisão que demonstra que ainda há muita gente podre no conselho deliberativo do clube…

    Me lembrei de ter visto uma reportagem que mostrou que quando a torcida organizada do Corinthians exigiu a saída da MSI, os conselheiros se reuniram para tomar a decisão, a torcida cercou a sede do clube…
    Daí quando os conselheiros decidiram adiar a decisão, a torcida não deixou ninguém sair e exigiu que o conselho voltasse a se reunir e que só teriam permissão para sair, caso votassem o fim da parceria…
    Resultado: Os conselheiros voltaram e acabaram com a parceria…

    Aplicando ao Flamengo, se os Sócios torcedores se mobilizarem por meio das redes sociais e exigirem a ação judicial contra o KL e que ele seja excluído do quadro social do clube, provavelmente daria certo…

    • “Muito esquisito essa decisão que demonstra que ainda há muita gente podre no conselho deliberativo do clube.” — Mesmo apesar do bom momento da direção, eles SEMPRE continuaram lá. Basta apenas surgir uma pequena oportunidade para que eles apareçam! &;-D

  • De um lado o desastre Kleber Leite. Fanfarrão, incompetente e perdulário.
    Do outro lado Ciro Darlan, o desembargador que liberou traficante defendido pelo consultório jurídico da própria família durante plantão judiciário.
    Estamos mal servidos.

  • Na verdade o flamengo tem que focar em uma “engenharia juridica” para cobrar esse fela da pota.

  • A coitadinho do Kleber Leite… fazer merda com o dinheiro dos outros eh mole neh!?

  • Um gigante não muda 100% em 4 anos. Mudou-se quase tudo, mas existem ainda traços do passado.

  • Eu conversei com um sócio e conselheiro hoje mais cedo, e ele me garantiu, sem politicagem, que o melhor para o Flamengo foi não levar o caso para a justiça. Além dos custos, se o clube perde a ação, teria que pagar uma indenização milionária ao Kleber Leite – é isso mesmo, essa é a justiça do nosso país.

    Então acharam melhor levar o caso internamente. Um inquérito já foi aberto, com base no estatuto do clube, e o ex-presidente pode ser expulso e ter que ressarcir o Flamengo.

    Isso vai ficar por conta do Conselho de Administração. Nesse dia sim, vamos saber se o Flamengo continua andando para frente.

    • Na verdade não seria uma indenização milionária ao KL, mas sim os honorários sucumbenciais do advogado do KL, que poderiam chegar até 20% de 60 milhões.

      Mas na grande maioria dos casos os Juízes limitam os honorários, justamente pra evitar o enriquecimento sem causa.

      E, por isso, acho que o Fla deveria entrar sim com ação em face do KL acaso estivesse bem embasado.

      • Aí que está o problema, segundo esse mesmo conselheiro, não existem provas concretas, apenas algumas conjecturas. Eu espero que seja verdade e que tenha sido uma decisão técnica.

      • Exatamente, sendo que os honorários de sucumbência também seriam pagos ao Flamengo, caso saia vitorioso na ação.

        Dizer que não vai ajuizar a ação por medo de honorários é balela: ou os caras consideram remotíssimas as chances de êxito, ou estão usando como desculpa para livrar o Kleber Leite.

        • Segundo os conselheiros foram contratados três escritórios diferentes para levantar a hipótese de vitória, e os três deram como quase impossível.

          Como eu disse para o Wander, aparentemente não existem provas concretas que o responsabilizem diretamente.

    • É verdade, tem que ser muito bem apurado, pois qualquer erro, será o último. O Flamengo tem que tratar bem internamente e julgar com todas as provas possíveis. Como você frisou, o conselho de administração tem que mostrar serviço porque aí seria um exemplo do que acontecerá com o gestor que ousar a lesar o clube.

      • Com certeza, será a prova de fogo de todo o aparato regulatório que foi inserido no estatuto, e também da credibilidade e transparência que não só a diretoria lutou para ter, mas também os sócios e conselheiros que apoiaram e suportaram esse processo de modernização.

        • Se depender do novo conselho de administração rubro negro, ele tá ferrado. Se o Krebi leitche for culpado e tiver que pagar o prejuízo, seria uma ação histórica no futebol brasileiro.

    • Em relação a isso estou otimista. Capitão Léo já foi expulso.Falta esse aí agora.

      • Essa foi outra grande vitória, só que o Capitão Léo só era barulhento, não tem 20% do tamanho do Kleber Leite na política da Gávea.

      • “Capitão Léo já foi expulso.” — Eis, outro verme… &;-D

  • Meu Deus. Ditado é certo: Manda que. Tem dinheiro, agora vai um funcionário com fome pegar algo no clube pra comer, se n vai preso pra krlho. Roubar pouco n adianta l, a ideia é roubar milhões. Tem q punir mesmo. Independente do valor da causa são 60 milhões, por essas e outras q ainda n temos um estádio e ate pouco tempo nem um CT. Vergonha. Só sentindo no bolso q esses safados Parati de roubar. Queria ver se eu tiver com a mensalidade atrasada no ST se eu teria o benefício do ingresso. Alguma coisa tem de estranho aí. Acho q n foi só o KL q botou essa grana no bolso..

    • Não sei a quem cabia fiscalizar as ações do ex-presidente Kleber Leite. Ao conselho deliberativo, ao fiscal, não sei…
      O que sempre desconfiei é que teve muitos SAFADOS no clube metendo a mão grande, igual ao KL.
      Não é possivel ele fazer tanta “cagada” e ninguem tomar atitude nenhuma.

  • Mudaram o estatuto pra punir as falcatruas de presidentes, mas é só alguém chegar e dizer que é melhor não cobrar, pq vai gastar dinheiro com advogados e blá blá blá… pronto, essa mudança no estatuto já não garante nada.

    • A mudança no Estatuto não tem efeito retroativo, é apenas para aqueles que são empossados no cargo após a mudança.

      E sim, eu proporia uma ação em face do KL.

      • Eu sei… mas ainda assim alguém poderá fazer essas mesmas alegações no futuro e o CoDe vai sempre achar melhor não punir, particularmente eu acho que dependendo de quem estiver comandando o clube isso sempre vai ocorrer.

  • Espelho do Brasil, normalmente quem julga a pessoa é do mesmo nível ou até pior

  • É assim que funciona as leis por aqui. O indivíduo dilacera o patrimônio, seja do estado ou instituição privada e sai ileso. Deram bandeira verde pra roubalheira.

  • A cor da camisa é o menos relevante. Kléber leite de um desempregado repórter da rádio Globo,virou presidente em 95,”sem dinheiro ” fez a “mágica” de trazer Romário ,Edmundo,uns 60 jogadores ou mais,quem viveu a época pode falar.Fez do Flamengo, um balcão de negócios de empresários, era um entra e sai de jogadores da noite pro dia,não é exagero,tanto que a gente nem lembra os que passaram(a maioria).Kléber saiu,empresário respeitado, e claro ficou rico.Coincidência? Assim como um político entra com x,sai com 20x.Sem dúvida ele é pior que o Edmundo Silva,que aliás é cria dele.Não adianta ser honesto, responsável, Flamengo é exemplo, pra Nação, tem que punir.Só pra quem não entendeu,Cabral ganhava 5% de obras publicas,Kléber Leite,alguma parte,senão não contrataria tantos,pro time pagar.
    SRN.

    • Se não me engano, foram uns 55 jogadores em 1995. Muitos desses jogadores nem sequer entraram em campo e outros não foram divulgados. Inclusive, não me surpreenderia que alguns desses sequer fossem jogadores de futebol… &;-D

  • Vamos jogar com a camisa do “Cruzeiro” em 2018?? kkkkkk

    Esse ano amarelo? kkk mds pelo menos não pode ser pior que aquela camisa cor de ovo em 2010

  • Não haver processo é uma imoralidade, espero que a decisão tenha sido técnica (pouca chance de ganhar) e não política, o que é mais provável. Agora, pelo menos não expulsar do quadro social quando chegar no Conselho de Adm seria pouca vergonha na cara. Fora do Flamengo, parasitas!

    • Meu amigo imagino que foi tecnica, pois se o Flamengo perdesse ainda teria que aguardar uma ação contra do Kleber Leite.

      • Exatamente, Andrei

      • Técnica? Em sua defesa Kleber Leite diz que deu o passe de Jr, Baiano como garantia ao consórcio Plaza (depois que vendeu o edmundo),mas esse documento SUMIU da gávea. Que argumento frágil. Ele vendeu o Edmundo que era a garantia do consórcio, lógico que o consórcio vai cobrar o Flamengo para receber o dinheiro que emprestou.

        • Na gestão desse “bandido” imagino que vários documentos
          “sumiram” da Gávea. Vide alguns anos depois o episodio da venda do Renato Augusto, quando ele atua com diretor de futebol, na gestão Márcio Braga. Uma negociação das mais nebulosas realizadas na Gávea até hoje.

  • Não entendi…. “A cor predominantemente azul causou certa polêmica, mas o lançamento faz parte da homenagem das primeiras cores do clube: amarelo e azul. Esse ano, o terceiro uniforme será amarelo.” afinal? É amarelo ou azul? SRN

    • Esse ano (2017) é amarelo, 2018 será azul

      • Entedi. Vlw

  • Tem que pagar! Brasil ta assim por impunidade e no que diz respeito a políticos presos nao da 3% em relação a Real necessidade, acredito que os presos nao quiseram mais compactuar com a Globo que praticamente de forma indireta se NAO manda tem grande influência no país! O povo Brasileiro que tem uma maioria incompetente que se bem pensasse a punição seria nas próximas eleições com ninguém votando! #vamostodosjustificarnossosvotose2reaismudabrasil!

Comentários não são permitidos.