A reunião do Conselho Deliberativo na noite de terça-feira (11) foi agitada na sede da Gávea. Em discussão, duas pautas que poderiam punir financeiramente e internamente o ex-presidente Kleber Leite por causa do imbróglio com o Grupo Multiplan, do Consórcio Plaza que levou o Flamengo a pagar um acordo no valor de R$ 61,5 milhões.
Antes das pautas envolvendo Kleber Leite, o Conselho Deliberativo aprovou o terceiro uniforme para a temporada de 2018. A cor predominantemente azul causou certa polêmica, mas o lançamento faz parte da homenagem das primeiras cores do clube: amarelo e azul. Esse ano, o terceiro uniforme será amarelo.
Foi aprovado a mudança no layout das marcas da Carabao nas mangas do uniforme de futebol. Além do nome da marca, haverá também o touro, símbolo da Carabao e o tamanho também terá modificação e ficará um pouco maior. A aplicação será no mesmo molde atual. Uma aplicação na frente e outra nas costas das mangas.
Kleber Leite em pauta
Como noticiamos (Deliberativo do Flamengo pode punir Kleber Leite hoje), o CoDe iria votar duas pautas sobre Kleber Leite que poderiam punir o ex-presidente. A primeira pauta era para ratificar ou não a decisão do plenário da reunião de 16 de abril do ano passado, no sentido do Flamengo ajuizar ação regressiva em decorrência do prejuízo sofrido com o “Consórcio Plaza”. A outra pauta era aprovar ou não o parecer da Comissão Provisória de Sindicância acerca do encaminhamento interno da questão envolvendo o prejuízo sofrido pelo Flamengo no mesmo caso.
Após ampla discussão, decidiu-se votar as duas pautas juntas. Colocado em votação, o Conselho aprovou pela não abertura de uma ação na justiça pedindo ressarcimento do prejuízo com o Consórcio Plaza a Kleber Leite para a primeira pauta. A segunda pauta: O parecer da Comissão Provisória de Sindicância foi aprovado e agora o caso segue internamente, encaminhado para ser discutido no Conselho de Administração, com abertura de inquérito com base no Artigo 48. do Estatuto que pode punir com suspensão e eliminação do quadro social. Se Kleber for responsabilizado no CoAd, deverá ressarcir o clube. O artigo dá brecha para recorrer a justiça.
Bastidores
Presenças ilustres
A ex-presidente Patrícia Amorim e o Conselheiro Jorge Rodrigues estiveram na reunião. Os dois não são frequentadores assíduos do CoDe.
“Não é um julgamento”
Walter D’Agostino e Michel Assef pediram o adiamento da sessão alegando que Kleber Leite não teve direito a defesa. Além de serem vaiados pelo plenário, foram alertados pelo presidente do Conselho Deliberativo, Rodrigo Dunshee que a sessão não era um julgamento.
“Essa história acabou com a minha vida”
Essa foi uma das frases usadas por Kleber Leite quando fez uso da palavra em sua defesa. O ex-presidente usou argumentos que já são de conhecimento público (Ele já falou do caso em seu blog e em uma entrevista para o Blog Ser Flamengo: Clique aqui para assistir)
Jurídico contra abertura do processo
O Vice-Presidente Jurídico do Flamengo, Flávio Willeman, pediu a plenária que votasse contra a abertura de um processo, opinião, inclusive do Conselho Diretor. Segundo o VP, haveria o risco de perder a ação e por isso, ter prejuízos com advogados que poderiam alcançar a casa de R$ 12 milhões, 20% do valor da ação paga pelo Fla. O parecer da Comissão Jurídica do CoDe também foi contra a abertura do processo.
“Não vou passar a mão”
O Desembargador Ciro Darlan, disse ser agradecido a Kleber Leite por hoje ser emérito do clube, mas que não poderia passar a mão em sua cabeça e disparou: “Enquanto vemos as autoridades brasileiras punindo péssimos políticos, o Flamengo passa a mão na cabeça de ex dirigente”.
“Consórcio Pizza”
Essa foi a definição usada por um antigo e influente conselheiro. Segundo ele, que era a favor da abertura de um processo contra Kleber Leite, a reunião terminou em pizza e que o Conselho de Administração não vai punir de forma alguma o ex-presidente e que tudo se resumiu num “Consórcio Pizza”, em alusão ao nome do caso conhecido como “Consórcio Plaza”.
Reprodução: Blog Ser Flamengo
Tem que pagar! Brasil ta assim por impunidade e no que diz respeito a políticos presos nao da 3% em relação a Real necessidade, acredito que os presos nao quiseram mais compactuar com a Globo que praticamente de forma indireta se NAO manda tem grande influência no país! O povo Brasileiro que tem uma maioria incompetente que se bem pensasse a punição seria nas próximas eleições com ninguém votando! #vamostodosjustificarnossosvotose2reaismudabrasil!
Não entendi…. “A cor predominantemente azul causou certa polêmica, mas o lançamento faz parte da homenagem das primeiras cores do clube: amarelo e azul. Esse ano, o terceiro uniforme será amarelo.” afinal? É amarelo ou azul? SRN
Esse ano (2017) é amarelo, 2018 será azul
Entedi. Vlw
Não haver processo é uma imoralidade, espero que a decisão tenha sido técnica (pouca chance de ganhar) e não política, o que é mais provável. Agora, pelo menos não expulsar do quadro social quando chegar no Conselho de Adm seria pouca vergonha na cara. Fora do Flamengo, parasitas!
Meu amigo imagino que foi tecnica, pois se o Flamengo perdesse ainda teria que aguardar uma ação contra do Kleber Leite.
Exatamente, Andrei
Técnica? Em sua defesa Kleber Leite diz que deu o passe de Jr, Baiano como garantia ao consórcio Plaza (depois que vendeu o edmundo),mas esse documento SUMIU da gávea. Que argumento frágil. Ele vendeu o Edmundo que era a garantia do consórcio, lógico que o consórcio vai cobrar o Flamengo para receber o dinheiro que emprestou.
Na gestão desse “bandido” imagino que vários documentos
“sumiram” da Gávea. Vide alguns anos depois o episodio da venda do Renato Augusto, quando ele atua com diretor de futebol, na gestão Márcio Braga. Uma negociação das mais nebulosas realizadas na Gávea até hoje.
Vamos jogar com a camisa do “Cruzeiro” em 2018?? kkkkkk
Esse ano amarelo? kkk mds pelo menos não pode ser pior que aquela camisa cor de ovo em 2010
A cor da camisa é o menos relevante. Kléber leite de um desempregado repórter da rádio Globo,virou presidente em 95,”sem dinheiro ” fez a “mágica” de trazer Romário ,Edmundo,uns 60 jogadores ou mais,quem viveu a época pode falar.Fez do Flamengo, um balcão de negócios de empresários, era um entra e sai de jogadores da noite pro dia,não é exagero,tanto que a gente nem lembra os que passaram(a maioria).Kléber saiu,empresário respeitado, e claro ficou rico.Coincidência? Assim como um político entra com x,sai com 20x.Sem dúvida ele é pior que o Edmundo Silva,que aliás é cria dele.Não adianta ser honesto, responsável, Flamengo é exemplo, pra Nação, tem que punir.Só pra quem não entendeu,Cabral ganhava 5% de obras publicas,Kléber Leite,alguma parte,senão não contrataria tantos,pro time pagar.
SRN.
Se não me engano, foram uns 55 jogadores em 1995. Muitos desses jogadores nem sequer entraram em campo e outros não foram divulgados. Inclusive, não me surpreenderia que alguns desses sequer fossem jogadores de futebol… &;-D
É assim que funciona as leis por aqui. O indivíduo dilacera o patrimônio, seja do estado ou instituição privada e sai ileso. Deram bandeira verde pra roubalheira.
Espelho do Brasil, normalmente quem julga a pessoa é do mesmo nível ou até pior
Mudaram o estatuto pra punir as falcatruas de presidentes, mas é só alguém chegar e dizer que é melhor não cobrar, pq vai gastar dinheiro com advogados e blá blá blá… pronto, essa mudança no estatuto já não garante nada.
A mudança no Estatuto não tem efeito retroativo, é apenas para aqueles que são empossados no cargo após a mudança.
E sim, eu proporia uma ação em face do KL.
Eu sei… mas ainda assim alguém poderá fazer essas mesmas alegações no futuro e o CoDe vai sempre achar melhor não punir, particularmente eu acho que dependendo de quem estiver comandando o clube isso sempre vai ocorrer.
Meu Deus. Ditado é certo: Manda que. Tem dinheiro, agora vai um funcionário com fome pegar algo no clube pra comer, se n vai preso pra krlho. Roubar pouco n adianta l, a ideia é roubar milhões. Tem q punir mesmo. Independente do valor da causa são 60 milhões, por essas e outras q ainda n temos um estádio e ate pouco tempo nem um CT. Vergonha. Só sentindo no bolso q esses safados Parati de roubar. Queria ver se eu tiver com a mensalidade atrasada no ST se eu teria o benefício do ingresso. Alguma coisa tem de estranho aí. Acho q n foi só o KL q botou essa grana no bolso..
Não sei a quem cabia fiscalizar as ações do ex-presidente Kleber Leite. Ao conselho deliberativo, ao fiscal, não sei…
O que sempre desconfiei é que teve muitos SAFADOS no clube metendo a mão grande, igual ao KL.
Não é possivel ele fazer tanta “cagada” e ninguem tomar atitude nenhuma.
Eu conversei com um sócio e conselheiro hoje mais cedo, e ele me garantiu, sem politicagem, que o melhor para o Flamengo foi não levar o caso para a justiça. Além dos custos, se o clube perde a ação, teria que pagar uma indenização milionária ao Kleber Leite – é isso mesmo, essa é a justiça do nosso país.
Então acharam melhor levar o caso internamente. Um inquérito já foi aberto, com base no estatuto do clube, e o ex-presidente pode ser expulso e ter que ressarcir o Flamengo.
Isso vai ficar por conta do Conselho de Administração. Nesse dia sim, vamos saber se o Flamengo continua andando para frente.
Na verdade não seria uma indenização milionária ao KL, mas sim os honorários sucumbenciais do advogado do KL, que poderiam chegar até 20% de 60 milhões.
Mas na grande maioria dos casos os Juízes limitam os honorários, justamente pra evitar o enriquecimento sem causa.
E, por isso, acho que o Fla deveria entrar sim com ação em face do KL acaso estivesse bem embasado.
Aí que está o problema, segundo esse mesmo conselheiro, não existem provas concretas, apenas algumas conjecturas. Eu espero que seja verdade e que tenha sido uma decisão técnica.
Exatamente, sendo que os honorários de sucumbência também seriam pagos ao Flamengo, caso saia vitorioso na ação.
Dizer que não vai ajuizar a ação por medo de honorários é balela: ou os caras consideram remotíssimas as chances de êxito, ou estão usando como desculpa para livrar o Kleber Leite.
Segundo os conselheiros foram contratados três escritórios diferentes para levantar a hipótese de vitória, e os três deram como quase impossível.
Como eu disse para o Wander, aparentemente não existem provas concretas que o responsabilizem diretamente.
É verdade, tem que ser muito bem apurado, pois qualquer erro, será o último. O Flamengo tem que tratar bem internamente e julgar com todas as provas possíveis. Como você frisou, o conselho de administração tem que mostrar serviço porque aí seria um exemplo do que acontecerá com o gestor que ousar a lesar o clube.
Com certeza, será a prova de fogo de todo o aparato regulatório que foi inserido no estatuto, e também da credibilidade e transparência que não só a diretoria lutou para ter, mas também os sócios e conselheiros que apoiaram e suportaram esse processo de modernização.
Se depender do novo conselho de administração rubro negro, ele tá ferrado. Se o Krebi leitche for culpado e tiver que pagar o prejuízo, seria uma ação histórica no futebol brasileiro.
Em relação a isso estou otimista. Capitão Léo já foi expulso.Falta esse aí agora.
Essa foi outra grande vitória, só que o Capitão Léo só era barulhento, não tem 20% do tamanho do Kleber Leite na política da Gávea.
“Capitão Léo já foi expulso.” — Eis, outro verme… &;-D
Um gigante não muda 100% em 4 anos. Mudou-se quase tudo, mas existem ainda traços do passado.
A coitadinho do Kleber Leite… fazer merda com o dinheiro dos outros eh mole neh!?
Na verdade o flamengo tem que focar em uma “engenharia juridica” para cobrar esse fela da pota.
De um lado o desastre Kleber Leite. Fanfarrão, incompetente e perdulário.
Do outro lado Ciro Darlan, o desembargador que liberou traficante defendido pelo consultório jurídico da própria família durante plantão judiciário.
Estamos mal servidos.
Muito esquisito essa decisão que demonstra que ainda há muita gente podre no conselho deliberativo do clube…
Me lembrei de ter visto uma reportagem que mostrou que quando a torcida organizada do Corinthians exigiu a saída da MSI, os conselheiros se reuniram para tomar a decisão, a torcida cercou a sede do clube…
Daí quando os conselheiros decidiram adiar a decisão, a torcida não deixou ninguém sair e exigiu que o conselho voltasse a se reunir e que só teriam permissão para sair, caso votassem o fim da parceria…
Resultado: Os conselheiros voltaram e acabaram com a parceria…
Aplicando ao Flamengo, se os Sócios torcedores se mobilizarem por meio das redes sociais e exigirem a ação judicial contra o KL e que ele seja excluído do quadro social do clube, provavelmente daria certo…
“Muito esquisito essa decisão que demonstra que ainda há muita gente podre no conselho deliberativo do clube.” — Mesmo apesar do bom momento da direção, eles SEMPRE continuaram lá. Basta apenas surgir uma pequena oportunidade para que eles apareçam! &;-D
VERGONHA!
Se esse cara sair dessa impune devemos nos preocupar, pois saberemos que a corja ainda esta agindo e só esperando o momento certo de dar o bote para voltar ao poder.
SRN #CuidadoComACorja