fbpx

Grupo da Morte: Manual de Sobrevivência

Estamos novamente às vésperas de mais um rodada de nossa tão amada e esperançosa libertadores; temos que saber friamente quais são as nossas reais chances no grupo da morte nos dias que precedem a quarta rodada.

Atualmente:

Flamengo: 6 pontos; 2 vitórias; 4 gols de saldo;

Católica: 5 pontos; 1 vitória; 2 empates; 1 gol de saldo;

Atlético PR: 4 pontos; 1 vitória; 1 empate; 0 de saldo;

San Lorenzo: 1 ponto; 1 empate; saldo negativo de -5;

Mas o que os números realmente dizem? O que isso significa de fato?

Vamos considerar que as duas equipes que ameaçam a classificação do Flamengo são o Atlético de Paraná e a Católica do Chile; suponhamos então que o Flamengo consiga vencer os dois confrontos contra ambos, mesmo que eles vençam o San Lorenzo, ficaríamos assim com, Flamengo 12, Católica 8, Atlético 7, faltando uma rodada.

Vencendo Atlético no Paraná e a Católica no Rio de Janeiro, estaríamos classificados (já em primeiro) com uma rodada de antecedência; mas se não vencermos o Atlético na Baixada quarta-feira?

Uma informação extremamente relevante: Nessa próxima rodada, o confronto entre San Lorenzo e Católica, no Nuevo Gasómetro (Argentina), acontecerá amanhã, um dia antes de Atlético x Flamengo.

Vamos falar especificamente da próxima rodada; existem nove combinações de resultado:

1 Flamengo ganha e Católica ganha / 2 Flamengo ganha e Católica empata / 3 Flamengo ganha e Católica perde / 4 Flamengo empata e Católica ganha / 5 Flamengo empata e Católica empata / 6 Flamengo empata e Católica perde / 7 Flamengo perde e Católica ganha / 8 Flamengo perde e Católica empata / 9 Flamengo perde e Católica perde.

Das combinações de resultado possíveis, apenas a vitória da Católica e a derrota do Flamengo colocariam o Mais Querido na terceira colocação do grupo, o que impossibilitaria a classificação antecipada jogando no Rio.

Importantíssimo frisar que, se a Católica empatar e o Flamengo perder, ambos terminariam a rodada com 6 pontos, mas o Flamengo teria 2 vitórias e a Católica 1 vitória e 3 empates, o que deixaria o Flamengo precisando de “apenas” uma vitória contra a própria Católica pra se classificar matematicamente para as oitavas.

O que tornaria um empate entre as duas equipes gringas um resultado até melhor do que a derrota da Católica, pois caso o Flamengo por ventura perca no Paraná (e seja ultrapassado pelo Atlético), frearia qualquer possibilidade de reação do San Lorenzo no grupo, o que teoricamente tornaria a última rodada mais tranquila para o Flamengo vencer na Argentina e garantir a primeira posição, visando que o Atlético teria de jogar no Chile contra a Católica.

Os números mostram que as possibilidades de classificação são grandes no grupo da morte, mas não é tão grandes quanto nossa primeira posição atual possa dar a entender, temos um grande caminho a percorrer nesse grupo ainda.

Acreditemos Nação! Acreditemos, pois toda o enigma numerólogo do grupo 4 começa a se destrinchar e se resolver amanhã, no Nuevo Gasómetro, e um possível (se não provável) empate da Católica já garantiria a vantagem sobre as duas equipes gringas sem nem ter entrado em campo; e traríamos para casa a necessidade apenas de vencer para alcançarmos as oitavas de final; nossa classificação começa amanha, na Argentina.

Se seguirmos corretamente a cartilha de sobrevivência, temos totais condições de sermos aquele que mata nesse grupo da morte, temos hoje os números ao nosso lado… E eles que sigam o líder!

Nick Marques

Sigam também no Twitter: @TheNickMarques

26 Comentários

    • também acho mais viável, por isso o empate amanhã dos gringos é a melhor, o San Lorenzo praticamente é eliminado e fica melhor pra gente na última rodada

      • Não é tão simples assim, se empatar o jogo dos gringos. O San Lorenzo ainda precisa ganhar do paranaense na baixada, que é muito difícil, para então chegar na última rodada com chances contra agente.
        Pra mim a vitória do San Lorenzo é melhor resultado q o empate pra gente.

    • Se empatarmos contra o Atlético e ganharmos da Católica já garantimos a classificação. Nesse caso, a partida contra o San Lorenzo pode valer apenas pra definir o primeiro ou segundo lugar do grupo. Se não somarmos pelo menos 4 pontos nos dois próximos jogos, aí jogamos a classificação na Argentina.

  • Gostei dessa formação M.Araujo-Arao-Romulo. Se saíram muito bem, contra um time bem armado pelo Jair. Esse esquema pode trazer um belo resultado do sul na quarta, só acho que Gabriel no lugar do Diego não funciona, o time ganha em marcação e preenchimento do campo, mas perde muito em organização. Eu entraria com Mancuello, adiantando o Arão, colocando Rene junto com Trauco pela esquerda. Éverton não deve jogar, se machucou e Mancuello rende mais como segundo volante. Acho que Arao funcionaria bem na posição do Diego pra esse jogo.

    Muralha, Para, Vaz, Rever e Rene; M Araújo, Rómulo, Mancuello, Arao e Trauco, Guerrero

    • não faz muito sentido vc afirmar que Mancuello é melhor de volante e vc logo em seguida escala Marcio Araújo, Rômulo, Arão e Mancuello… na sua concepção o ideal são 4 volantes? o Arão nessa formação não atua como volante, portanto não faz sentido vc por o Mancuello na posição dele afirmando que ele joga de volante… vc taria botando o Mancuello exatamente na direita onde ele não vêm jogando bem, que onde o Arão joga quando o time entra com “3 volantes”

  • O jogo decisivo vai ser contra a Católica, é o mais importante e esse não podemos perder de jeito algum. Contra o San Lorenzo a gente tem a obrigação de não perder, até porque o publico deles na Libertadores sempre foi muito baixo, na qual deixa o ambiente não muito hostil.

  • Precisa vencer em casa e empatar uma das que é fora. Depois é só voltar com Diego e usar Conca e Ederson.

    • se vencer quarta, ficamos precisando só da Vitória em casa pra fechar em primeiro antes mesmo da última rodada

  • Cara sinceramente tô mais secando que torcendo. Infelizmente na quarta perdemos, porquê lá não ganhamos nem em jogo de botão. Rezar pra o papa dá uma forcinha

  • Uma combinação bem razoável de acontecer é; San Lorenzo (em casa) ganha o Católica e na pior das hipóteses o Flamengo perde para o Atl. ficaria Atl. 7, Fla 6, Católica 5, San 4. Na Rodada Seguinte Bastaria o Fla(em casa) ganhar da Católica e o Atl (em casa) ganhar o San Lorenzo, então teriamos: Atl. 10, Fla 9, Católica 5 e San lorenzo 4. Estaríamos classificados com antecedência de uma rodada.

  • Criação de sites e aplicativos para celular