Idealizador da Copa União diz quem acha que foi campeão e desabafa: “País está cheio de doentes”

Compartilhe com os amigos

O ano de 1987 ainda não acabou. Pelo menos, no futebol. A disputa da Copa União, competição que envolveu os 13 principais times do Brasil e mais 3 convidados, e teve o Flamengo como campeão e o Inter-RS como vice-campeão está distante do final. Nesta terça-feira (18 de abril), o Superior Tribunal Federal (STF) indeferiu, por 3 votos a 1, o recurso impetrado pelo Flamengo. O clube carioca contestava a decisão da Justiça que apontava o Sport como único campeão brasileiro de 1987.

São mais de 30 anos de discussão nos tribunais. A competição foi disputada por São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Vasco, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Bahia, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Internacional, fundadores do Clube dos 13, mais Goiás, Santa Cruz e Coritiba.

A CBF, à época, não organizou a competição e coube aos clubes assumir este papel com poucos meses e conhecimento para isso. Foi neste momento que João Henrique Areias, formado em marketing, entrou em campo para viabilizar o Brasileirão buscando patrocinadores e acordos com a televisão para a transmissão da Copa União.

Em entrevista exclusiva ao FOX Sports, o executivo da Copa União traz detalhes do modelo de gestão e critica a indicação do Sport como único campeão brasileiro de 1987.

Fox Sports: Afinal de contas, qual time é o campeão brasileiro de 1987?
João Henrique: Flamengo, sem dúvida nenhuma. Basta olhar para quem disputou o Módulo Verde. Se alguém disser que este não é o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão só pode ser doente. Aliás, nosso país está cheio de doentes. A competição era uma liga independente e a CBF, quando viu que estava dando certo, resolveu criar o Módulo Amarelo. Ela criou um novo regulamento com previsão de cruzamento entre os primeiros colocados. Os clubes se recusaram a assinar e pediram ao Eurico Miranda para comunicar que o Clube dos 13 não aprovava o novo regulamento. No entanto, ele foi à CBF e assinou o novo regulamento alegando que se não o fizesse isso comprometeria os clubes. Depois desta atitude, o Clube dos 13 se recusou a aceitar o cruzamento final.

FS: Esta disputa judicial apaga o brilho da competição?
JH: Não apaga porque o campeonato foi muito bonito, feito com os maiores clubes do país e com uma média de torcedores muito alta. O problema que fica é como se faltasse organização dos clubes. Acho que o mais justo seria os dois clubes serem declarados campeões.

FS: Por que o modelo não seguiu em 1988?
JH: O Clube dos 13 tinha recurso para organizar mais quatro edições, mas quando o Ricardo Teixeira assumiu ele convidou o Eurico Miranda para diretor de competições. Os clubes aceitaram a mudança e recuaram. Foi mais uma decisão política, pois os clubes precisam dar satisfação interna aos conselhos e isso gera medo de desfiliação.

FS: Os clubes não são fortes suficientes para organizar uma competição? Eles vão viver dependendo das Federações e Confederações?
JH: Depois de alguns anos e da Copa João Havelange, em 2000, cheguei à conclusão que os clubes não têm competência profissional para organizar uma competição. Eles precisam criar uma liga para comandar, o que é permitido em lei. Dar aos profissionais este poder de organização. Tivemos esta chance em 1987 e não seguimos, algo que a Europa faz. Os clubes são muito desorganizados. A Primeira Liga fica em qual endereço? Organizado por amadores não traz credibilidade.

FS: O futebol brasileiro é rentável?
JH: Sim, mas desde que profissionalize. O Flamengo demonstra isso com administração profissional, mesmo em um ambiente político amador, com pressão a todo instante. O problema maior é o calendário atual. O Campeonato Brasileiro tinha que ser jogado só no fim de semana. As férias tinham que passar para o meio do ano, quando acontecem grandes competições de seleções. Isso atrapalha as arenas, por exemplo.

FS: Neste momento de crise econômica no Brasil, de escândalos políticos, o investimento diminui. É possível retomar o cenário positivo?
JH: O Flamengo está mostrando que é possível, o Palmeiras também indicando que este modelo profissional é possível. O futebol precisa ter transparência e profissionalismo. O Brasil tem 200 milhões de clientes fieis às marcas, que são os clubes. O torcedor não muda de clube de futebol.

Fonte: Fox Sports

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “Se alguém disser que este (o Módulo Verde) não é o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão só pode ser doente.” — Em resumo… &;-D

  • O Euvírus é um câncer para o futebol brasileiro, esse cara vive passando a perna nos outros por trás, sempre se aliando as pessoas que estão no comando e não prestam, além é claro de ferrar o seu próprio clube; e ainda tem torcedor que o apoia, assim como alguns jogadores que dizem bem dele; pô, se o cara te trata bem mas sacaneia quem está do outro lado então ela não é uma boa pessoa, é só mais um FDP que só olha para o seu umbigo. Tomara que esse cara passe a vida toda no vasquinho e ainda consiga colocar o filho dele lá comandando, só para quebrar de vez esses merdas, já caíram 3 vezes e espero que caia mais 3 até fecharem esse antro ratos, clube escroto.

    SRN #EuvírusFDP

    • Eurico é um clássico psicopata, ou seja, não sente culpa nem a pau.

      Sua psicopatia fica ainda mais clara pelas suas demonstrações de egocentrismo exacerbado.

      Reparem nas entrevistas com a peça o quanto ele fala dele, de seu poder e suas decisões. Estas, jamais apresentam falhas. E, quando elas vão mal, a culpa é de outra pessoa, mas nunca dele!

      Isso ocorre por um afetação tipicamente psicopática que se dá um senso de grandiosidade irreal e delirante. Ex: o sr. Miranda nunca deixa de mencionar que ninguém faz nada no vasco sem a sua permissão, o que é uma clara projeção de seu ser, ego sobre seus comandados “inferiores”, que é exatamente como ele enxerga os demais.

      Não é à toa que os psicopatas que se infiltram em grandes empresas, e quando conseguem ocupar cargos importantes, fato bem plausível nesses casos, fazem estragos que muitas vezes são irreversíveis. Não seria o que aconteceu com o vasquinho?

      Um euriquinho, digo, um psicopatinha já basta para acabar com um time de futebol expressivo por completo.

      Entendamos os nossos inimigos para melhor poder esmagá-los!

      SRn

      • “Eurico é um clássico psicopata, ou seja, não sente culpa nem a pau.”
        — Juro por Deus que também cheguei a considerar este cenário! Apenas tiraria a palavra psicopata por sociopata… &;-D

  • da essa tacinha para o sport , todos sabem que o tine ganhou na moedinha . Entao deixem ele com o redondo deles inxado

  • Bandeira de Mello matou anpau agora no E I falou que o que foi julgado.nao foi o campeão de 87, o STJ julgou o recurso do sport sobre O DIREITO.DA CBF EM RECONHECER O TÍTULO DO FLA , SO ISSO , pois. CBF reconheceu a divisão do título é TEVE QUE VOLTAR ATRÁS

  • O Flamengo deveria homenagear os campeões brasileiros de 87. Afinal este ano completam 30 anos da conquista. Em uma cerimônia de festa no estádio, como preliminar de um jogo, haveria uma grande celebração, convidando todos aqueles craques que fizeram parte daquele time. Acho justo.

    • Boa ideia!

    • Ia ser legal ver o Flamengo ,prestes a ser campeão brasileiro, jogar contra o mesmo Sport e fazer uma festa em homenagem do título de 30 anos atrás! Goleando então seria uma beleza! Mas fazer o que,né? Sonhar não custa nada kkkk.

  • Se o clube dos 13 entrassem na justiça para solicitar o reconhecimento do do título do Flamengo, apenas essa atitude faria que mais de 90% da torcida do Brasil reconheceria o FLAMENGO campeão. Nao daria em nada, mas seria uma manobra política para haver o reconhecimento de FATO, mesmo que não haja o de direito.

    • Só o fato do SPFC exigir a taça das bolinhas (não a instituição São Paulo, mas sim seus dirigentes), já mostra o quanto estão preocupados com união.
      Isso pq o SPFC disputou a Copa União…

      As coisas só iriam à frente, se não tivesse vaidade. Isso nunca vai acabar.

    • Mas infelizmente esse outros clubes só pensam no Flamengo quando é pra pedir que a distribuição da grana da TV seja mais “justa”(como se o justo fosse pagar menos pra quem dá mais retorno). Por isso tem que botar o ferro mesmo nesses timecos que em breve serão simples coadjuvante para as glórias do MENGAO!!!!

  • Na verdade o maior absurdo é o Flamengo entrar na justiça. Quem deveria entrar na justiça deveria ser o Clube dos 13, pois desta forma haveria o reconhecimento de todos os membros.

  • Deixem o pequenino Ixpó comemorar este título obtido na justiça, enquanto nós muito bem sabemos q dentro de campo quem venceu foi o Flamengo, o Ixpó ganhou no sorteio né, no par ou ímpar.
    Agora só falta o Ixpó ganhar mais 5 brasileiros, 1 libertadores, 1 mundial, 2 copas do Brasil, pelo menos uma sulamericana​ (comparável a Mercosul), começar q bater recordes de faturamento, se tornar o clube mais rico do país, e esperar q o Flamengo caia pra série B passando um bom tempo por lá pra igualar o tempo q eles a jogaram.

  • Recado para cachorrada de peruca:

    Podem ficar aí dando chilique de criança mimada, que isso não vai mudar em
    nada a inflexibilidade cruel da verdade e a magnitude do sentimento de dignidade, justiça e dever.

    Qualquer pessoa de caráter e/ou nascida antes ou na década de 80 sabe muito
    bem quem foi o campeão legítimo de 87.

    O ixpó insiste nessa atitude vergonhosa, continua pagando uma de usurpador loucamente sem ter mérito algum. Campeão da Série ‘B’, isso que vocês foram e sabem muito bem disso.

    Chega de fingimento insano!

    O que é ixpó perto do Flamengo ou de qualquer outro clube grande?

    E não me venham com esse de regulamento, não! Tomem vergonha nessas caras
    deslavadas. Vão adquirir um pouco de cultura primeiramete para evitarem de ficar por aí amaldiçoando os seus próprios nomes, do lado da mentira.

    Danem-se a justiça, o regulamento, o ixpó e a sua torcida, os mentirosos, a cbf – e como dane-se maldita cbf -, Eurico Miranda e os outros times membros do Clube dos 13 que viraram as costas para o Flamengo quando viram que era mais interessante deixar o mesmo se atolar na mesma chafurda dos times desonrados. O Mengo ganhou essa bagaça dando show para todo o Brasil ver. Até os anti-flamenguistas assitiam os jogos
    do Rubro-negro original para se deslumbrarem com Zico e cia desfilando talento em um dos maiores times míticos de todos os tempos do planeta, O Temível Flamengo da década de 80.

    E qual é o maior feito do ixpó em toda a sua pobre história? Tentar usurpar um título de um timaço que vocês nunca terão. Nunca serão, filhos.

    Eu entendo o porquê de vocês viverem nesse caô sem fim, essa fantasia débil mental de ser campeão de 87 no lugar de seu dono legítimo. Esse é a única forma que o ixpó encontrou para poder ter um pouco de atenção e aparecer na mídia. A oportunidade lhe caiu no colo, o caráter fraco de povo bunda e sem valor aceitou com “boa” vontade. A idéia de colar na aba do Mengão para se dar algum senso de importância é um mecânismo natural de defesa próprio de quem sofre de um histórico complexo de inferioridade e morre de medo de encarar a realidade dura dos fatos: o ixpó é um time do segundo escalão do futebol tupiniquim.

    Título do ixpó de 87 é folclore pernambucano!

    Flamengo Campeão 87 e danem-se a cbf, o stf e o usurpador, o ixpó!

    SRn

  • Resumo: Eurico seu FDP! não vejo o dia que vc partir daqui pra outra melhor.

    • Ou uma pior.. a nao ser que ele é o Diabo na terra

      • Aí fú…rs

  • Isso serve de lição pro flamengo e pricipalmente pro EBM largar de ser bonzinho e querer buscar as coisas. Enquanto o flamengo fica tentando buscar o profissionalismo dos arbitros, ninguem apoia. Qdo precisou de apoio do clube dos 13 pra fazer uma manifestação em favor do flamengo ter sido campeao de 87 ninguem falou nd. Mas quererm que o flamengo ajude a tornar as cotas de transmissões mais igualitárias. Ano passado foi fazer um acordo com o paulo nobre de ter jogos entre flamengo e palmeiras com 50% de cada torcida, no segundo jogo venderam so 10% pro flamengo. POr essas e outras coisas, que o flamengo deve procurar sempre correr atras por algo que lhe favorece e que se dane os outros.

    • _ Thiago, endosso tudo o que você escreveu. O Flamengo, dentro da ética, deve lutar por todos os seus direitos, não deve dividir cotas de transmissão e, sim, procurar se valer de ser o clube de maior torcida do Brasil para aumentar sua arrecadação de todas as formas possíveis!

  • Profissionalismo desta forma do palmeiras é fácil, pois o dinheiro do jeito que chega lá e como chega fora da realidade em patrocínios já aconteceu em outra oportunidade e vocês viram como terminou,já captar recursos em instituições financeiras Como faz o flamengo e pagando e tendo os balanços financeiros com superávits não é para todos,uma hora a conta do palmeiras vai ser revelada.

  • Remédio é ser campeão brasileiro esse ano pra enterrar de vez esse assunto, espero que todos no Flamengo estejam se preparando pra isso.

  • resumo tudo culpa do eurico? to nem aí

  • Ninguém liga pra isso cara. Kkkk

Comentários não são permitidos.