A linha tênue entre o bom e o fora de série!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais uma rodada do desprestigiado, sorumbático, combalido, inflado e desacreditado Carioquinha 2017. Entramos no segundo trimestre do ano. Mais uma partida sonolenta! Ontem assistimos a um jogo onde observamos um Flamengo completamente perdido em campo, descompactado, com as linhas dispersas e com falhas individuais bizarras (algumas das quais acontecendo reiteradamente ao longo das partidas). Gostaria de saber até quando utilizar-se-ão subterfúgios e estratégias de transferência de responsabilidades por fatos e escolhas que sabemos, desde sempre, de quem são de direito!? Até quando assistiremos às coletivas com o discurso pronto de sempre?! Hipocrisia tem limites!

Não adianta o EBM comparecer aos programas da Tv e reclamar da escalação dos juízes (péssimos, diga-se de passagem) os quais sabemos que conduzirão as partidas esdruxulamente, do jeito de sempre. Como fugir das garras nefastas dos árbitros mal preparados por uma federação que visa única e exclusivamente o lucro e finge dar a importância devida aos juízes federados? Aonde não se tem treinamento (digno) de arbitragem, onde a reciclagem se dá apenas por afastamento (a famosa geladeira), sem qualquer orientação para a mudança efetiva de posturas equivocadas? Eu lhes respondo: “Matando o jogo!” Que nosso time faça 3, 4, 5, 6 gols logo e acabe com a partida. Isso não acontecerá sempre, mas amenizará o problema. Deixem os juízes errarem contra e a favor o Mengão e darem 3 pênaltis por jogo ou expulsarem um atleta por partida. Não adiantará nada! Pela diferença de score, esses erros passarão batidos. Eles sempre ocorrerão! A não ser que haja mudança radical em toda a FERJ. Alguém acredita nisso?

É dessa postura do elenco que eu estou falando! Seriedade e compromisso com o bom futebol. Sempre! Em qualquer circunstância e contra qualquer adversário! Com isso, não estou dizendo que os atletas, a comissão técnica e o departamento de futebol não trabalham com seriedade e abnegação. Sei que o trabalho é pautado no profissionalismo de excelência. Não é a isso que estou me referindo. É ao compromisso de todos por apresentar um bom futebol, jogado com o mínimo de coerência, congruência e concatenação entre ataque e defesa, primando pela qualidade tática, pois a técnica de nossos jogadores não é matéria para contestação. Deveríamos estar goleando em todos os jogos contra os pequenos, não importando o time que é escalado. A diferença de investimento e da qualidade dos elencos é abissal, gigantesca, monstruosa! Não estou falando dos clássicos, pois mesmo com os outros cariocas sem um elenco à altura do nosso, a possibilidade de um jogo parelho é perfeitamente aceitável e factível.

Mas está na hora de cobrarmos. Aliás, é hora sempre! Se a cobrança vem com responsabilidade, sem paixão, de forma serena, pontuada e pautada em observações técnicas e táticas pertinentes, tenho a certeza de que ela é extremamente salutar ao desenvolvimento do time. É hora de cobrarmos um mínimo de entrosamento na equipe que entra em campo. Mas aí virão os paladinos da justiça e bradarão: “o time foi todo mudado, eles não jogam juntos, devemos ter paciência”. Claro, devemos ter paciência. Mas até ela tem limites. Peguemos, por exemplo, o jogo de ontem (e poderia ter sido qualquer outro dos últimos quatro). O time jogou totalmente disperso, não havia um mínimo de organização tática, além de algumas individualidades mostrarem-se absurdamente mal tecnicamente. Aí, após o jogo, nosso treinador, em entrevista coletiva, diz que tudo foi treinado previamente, e justifica as mudanças feitas no decorrer da partida pontuando que isso e aquilo foi treinado à exaustão e que os atletas se comportaram bem durante as atividades no CT. Ok, discurso Nutella, politicamente correto. Zé Ricardo não vai querer perder o grupo numa simples coletiva pós-jogo.

Mas a pergunta que eu faço é a seguinte: se tudo o que fazemos em campo é treinado previamente e dá resultados positivos (para que seja aplicado no jogo), porque não conseguimos que o time renda o que se espera, principalmente, na parte tática? O rodízio faz-se necessário, mas as peças de reposição devem entrar e manter a engrenagem em perfeito funcionamento (lembrem-se que tudo foi treinado antes – dito pelo próprio treinador). A postura tática da equipe deve ser a mesma e a responsabilidade dos atletas em manterem essa disciplina deve ser cobrada à exaustão. Iniciamos o ano de 2017 de maneira muito positiva, com o time compactado, jogando em 40 metros de campo, onde todos marcavam desde a saída de bola do adversário. O time nos empolgava e dava a entender que só cresceria a partir dali! Onde está aquele time? Cadê o espírito de luta e o brio daquele Flamengo que nos brindou com atuações dignas, honestas e pautadas pela excelência técnica e tática? Volta pra cá, meu filho!

Infelizmente não temos visto isso ultimamente. Voltando aos paladinos, eles diriam: “Ah, os jogadores não têm motivação para jogar o carioca, campeonato sem apelo, etc e tal…” ok! Argumentação interessante. Mas ela cai por terra a partir do momento em que, lembrando o discurso de Leandro Damião quando foi entrevistado por uma repórter na saída de campo sobre essa tal motivação, ele, categoricamente, respondeu: “Não preciso de motivação! Minha motivação é apenas vestir essa camisa, esse manto sagrado! Isso basta para que eu dê sempre 100% em campo.” E realmente sempre vemos isso no atleta, mesmo que ele me desagrade tecnicamente, não posso negar que este espírito guerreiro e essa entrega em campo (não é apenas discurso pronto) cativa a todos nós, rubro-negros. E acho que isso está faltando em alguns atletas (Adryan, por exemplo). Que o psicólogo do clube abra o olho e trabalhe forte neste quesito junto aos atletas.

Quanto ao nosso técnico, estou começando a ter dúvidas de que ele seja realmente preparado para gerir um grupo tão distinto quanto o do Flamengo. Além da sua qualificação de ordem técnica (cuja qual me parece ser muito adequada) e tática (a qual também me agrada bastante), ainda devemos pensar na gestão de pessoas (esse é o ponto!). E é aí que nosso técnico, na minha ótica, se perde um pouco. Sua meritocracia está sendo colocada em cheque, pois desde o ano passado, quando um atleta entrava bem em algumas partidas, esse mesmo jogador era relegado ao esquecimento por nosso treinador que alegava, à época, que não poderia mudar o esquema pois havia assumido o time há pouco. Tudo bem, é um argumento válido. Mas e agora? O que acontece? Porque os jogadores que estão deixando a desejar técnica e taticamente continuam aproveitando a titularidade e os outros atletas da posição (alguns, inclusive, pedindo passagem) não são testados? Isso faz com que um treinador vá perdendo o grupo aos poucos, pois as escolhas deixam de ser meritórias e passam a ser pessoais.

Aliás, existem algumas escolhas de ordem pessoal com as quais eu não compactuo há tempos, vide Cirino, Gabriel e Márcio Araújo. Ainda não entendo porque o Cirino continua sendo opção para a lateral do ataque. São escolhas baseadas em que méritos? O mérito de perder as bolas que recebe e matar toda e qualquer jogada pelo lado de campo em que atua? Ou há mais caroço nesse angu do que parece? E nosso zagueiro Vaz? Porque o Donatti ainda não teve uma chance para ser titular? O Zé vai esperar nosso zagueiro entregar a paçoca na Libertadores? Aí será tarde demais. E o que o Márcio Araújo ainda faz no time titular do Flamengo? Onde está o Ronaldo? Porque não tem uma chance efetiva? Lançá-lo contra Resendes da vida não servirá de parâmetro para que ele demonstre seu futebol e para que tenhamos segurança de que ele possa ganhar a posição na dupla de volantes. E vejam que o menino é um baita volante, e está pedindo passagem. Mas nosso técnico continua deixando de enxergar essas nuances, deixando transparecer uma certa dose de inconsistência meritocrática.

Bom, é isso pessoal. Não fiquem com a impressão de que eu acho que está tudo errado. Longe disso! Mas estamos demorando demais para que o time apresente um futebol mais efetivo e convincente. Podemos fazer um parâmetro com a Fórmula 1 onde são necessários alguns ajustes no carro que não são mostrados pela telemetria. Isso compete ao feeling do piloto, é a linha tênue que separa os excelentes dos fora-de-série. E se o piloto, mesmo sendo o mais qualificado possível, não consegue ter essa percepção, esse timing, ele não conseguirá fazer daquele um bólido campeão. Chegará sempre entre os primeiros colocados pela qualidade do carro e pela organização e estrutura da equipe, mas para ganhar, para conquistar troféus, precisa de mais. Precisa ser diferenciado, ousar dentro da pista e sentir qual o momento ideal para a tomada de certas decisões cruciais.

Com o futebol é a mesma coisa. Leitura de jogo, feeling com os atletas, timing para realizar as substituições que surtirão efeito e mudarão a partida em andamento. Será que o Flamengo tem as peças diferenciadas das quais precisa dispor para que seu futebol se apresente de forma mais eficaz e comecemos a conquistar os títulos dos campeonatos que disputamos? Essa certeza, em mim, já foi muito mais forte do que atualmente. Estou vendo um Flamengo cada vez menos competitivo. Espero que essa minha sensação, esse meu feeling seja apenas uma impressão equivocada…

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken

Gostou? Comente, participe!
Não gostou? Critique, deixe sua opinião!
Mas faça-o com respeito e educação.
Lembre-se: a intolerância e a má-educação são os combustíveis dos fracassados.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O pior que a gente esperava era que quanto mais passassem os dias o time ia era ganhando mais entrosamento e o seu jogo fluido com mais naturalidade justamente por termos mantido a base do ano passado e o treinador, mas ao contrário o time está piorando jogando espaçado e alguns jogadores fazendo o que querem em campo o que para mim demonstra uma certa falta de comando do treinador que não cobra não joga junto na beira do campo e passa o tempo mais preocupado em azeitar o discurso para dar entrevista politicamente corretas e de bajulação continua do elenco do qual ele se tornou refém.

  • Galera, vamos pedir a saída urgente do ZR antes que seja tarde. Ainda está em tempo. Não gosto de trocar de treinador sucessivamente, mas é nítido que ele não tem mais condições de ser técnico do Flamengo. Vamos esperar ele nos tirar da libertadores?Isso não. FORAZÉRICARDO

  • Achei um bom texto, e digo mais, a melhor coisa que vai acontecer pro flamengo seria perder pro vasco a classificação pra final, pra ver se esse Técnico e os jogadores tomam um choque de realidade. O cara viu que o flamengo ano passado mesmo ” brigando pelo titulo até as ultimas rodadas” acabou terminando em 3 lugar, ele volta a colocar o mesmo time que terminou o campeonato, a exceção do trauco ??..
    Será que até hoje o ZR não percebeu que o VAz é fraco e que sempre vacila em jogos grandes ?? sera que ele não percebeu que MA não protege a zaga bosta nenhuma, e só faz jogos medianos contra times fracos, que contra times fortes sempre tomamos pelo menos um gol com ele em campo??? Será que ee nao percebeu que com MA o time nao tem transição entre zaga e meio de campo ??
    Sera que ele nao percebeu que esse esquema furado com 2 pontas nao da certo, que o time so tem jogada de linha de fundo e cruzar varias bolas pro atacante que fica sozinho la na área … POdia ter Neymar, messi , cr7 ou bale nas pontas, que esse time nao faria mts gols.

    POde ter ctz, arrume esse time pois os proximos dois jogos serão a prova se voce é ou nao tecnico pro falmengo.

    • “Pode ter Neymar, Messi, CR7 que o time não faria muitos gols” Discordo da ideia, pois QUASE TODOS os times jogam com dois de velocidade pelos lados, o problema é que não temos bons pontas, isso que mata o esquema, mas o esquema em si não é ruim.

  • Estou começando achar que o ZR não é tudo que eu estava pensando a respeito dele, é fraco…

  • A verdade é que não tenho confiança nenhuma no sistema defensivo do Flamengo, e tbm não fico tranquilo com nosso ataque, ainda falta muita coisa pro Flamengo ser realmente respeitado e temido.

  • Não é só o Zé Ricardo, é a entrega dos jogadores. E isso eu comentei logo depois do jogo do Vasco.

    Por exemplo, a displicência que o Muralha tocou para o Vaz naquele lance bisonho ontem contra o Fluminense, é a mesma displicência e falta de atenção do nosso zagueiro. É um pior que o outro. Até o Diego errou quase que tentou, e só não foi pior porque é craque, e esse tipo de jogador consegue fazer algo de bom mesmo em dias ruins.

    O time todo precisa parar, respirar, se reunir e refletir sobre o que tem dado errado. E a mesma coisa para o Zé Ricardo.

    A torcida não acompanha os treinos, mas assiste os jogos, e só o que a gente é os mesmos caras de sempre errando as mesmas coisas e não acontece nada com eles. Eles seguem sendo titulares, eles seguem sendo o décimo segundo jogador.

    Esse ano vai ser decisivo por muitas razões. A principal delas é o que vai acontecer se esse time não erguer uma taça, não entregar aquilo que se espera depois de tanto trabalho feito fora de campo.

    A torcida não vai perdoar mais um ano sem títulos. Não esse ano, não depois de tanta compreensão e paciência. E pior que isso, a política interna da Gávea também não vai perdoar.

    • Estou de acordo em vários pontos e vou além, acho que o ZR está começando a perder o grupo.
      SRN!

      • Tbm acho o cuellar criticou na imprensa por não ter chances ,o jogador que está no banco não é burro coloca os mesmos pra jogar contra times menores e quando é pra valer entra Damiao,cirino e gabriel.

      • Fabio, acho que não chegou nesse ponto. O que eu acho é que os jogadores se acomodaram, e ele também, e por isso talvez não esteja percebendo o que tem de errado com o time. Dessa forma não pode cobrar.

        Aí que entra a Diretoria. O gerente, o Diretor, o VP.

        O time precisa de um choque, e o Zé precisa de um choque para perceber que o time precisa de um choque(rs). Entende o que eu digo? é o que eu penso que está acontecendo.

        • o vp de futeol é o bandeira fala mansa…cobrança?nunca…sinceramente acho que na proxima tem que dar a vez pra outra metade dos azuis,ta faltando gente energica..

          • É o que estou começando a achar.

      • Monken, ele não está perdendo o grupo, ele está sem grupo, faz umas escalas malucas, inverte posição de jogador, deixa jogador que jogou bem de fora da relação, em fim, está com um elenco bom, mas deixou a organização tática!

        Nos outros 3 que estão na semifinal a gente ver uma substituição feita fluir, já no Flamengo o que entra desacelera o time, ou seja, não há crescimento em desempenho!

      • tbm acho,ja vi nego sair colocar a mãozinha na boca e claramente criticar o cara junto com outro que nunca é lembrado…

      • Não está perdendo….JÁ PERDEU !!!!! Jogador quando começa a fazer declarações tipo às do Cuellar, Ronaldo, fazer pirracinha quando sai (Arão) e os caras começam a praticar desobediência tática explicitamente, JÁ ERA…..Tb não é pra menos, um monte de PEREBAS em campo tendo TROCENTAS CHANCES em detrimento de atletas mais aptos SEM QUASE CHANCE NENHUMA, ou quando tem são escalados em jogos SEM NENHUMA IMPORTÂNCIA ou fora de posição os caras começam a ficar P…..ou o ZR faz uma REUNIÃO à portas fechadas com o elenco pra lavar a roupa suja(que não deve ser pouca) passar a escalar por MERITOCRACIA pra tentar trazer o grupo pra ele de volta ou JÁ ERA, o time vai cair cada vez mais de produção e vamos pagar MUITO CARO POR ISSO……Vejo a classificação pra próxima fase da Liberta em cheque e tenho minhas dúvidas em relação ao Carioqueta(flor e faísca melhores taticamente e va2cu evoluindo) todos com elenco SOFRÍVEL …..ESPERO ESTAR ENGANADO, mas…….JÁ VI ESSE FILME ANTES !!!!!!

    • Perfeito Edson mas quem mantém os jogadores é o zé.

    • Reclamo desde o ano passado. Devido ao perfil de contratações, este elenco não tem alma rubro negra. Falta muito disso também.

      • Em parte pode ser verdade com alguns jogadores, mas não com o grupo. Caras como Diego, Réver, Berrío, Pará, até o próprio Mancuello são acostumados com grandes times, grandes jogos, competições. E o mais importante, vitórias.

        Acho que eles já mudaram aquele perfil de fracasso do time. Na minha opinião está faltando cobrança adequada. No treinador, nos jogadores. Algo na engrenagem não está encaixando como deveria estar.

      • esse time não ganha classico,falta ama..

    • Edson, com os jogadores jogando a bolinha que estão jogando sem perder a vaga e sendo elogiado em toda coletiva de imprensa você espera o que?

      Estão seguros demais.

      Nossa tática tem muitas falhas.

      Por exemplo se joga com um volante fixo lá atrás, que não sabe fazer a transição rápida, porque jogar com dois velocistas? Não entendo.

      Se deixa esse volante fixo atrás e libera o Arão pra subir a vontade, porque não colocar alguém que entendo do negócio no lugar do Arão? Também não entendo.

      Ele começou o ano com uma ideia boa, que deu certo. Lógico que faltou desafios, mas na primeira oportunidade ele voltou ao ano passado. Ao que estava manjado.

      E a chance para testar era agora.

      • Ele cobra, isso dá para ver(ouvir) durante os jogos. Mas talvez, realmente, seja preciso que ele mude a abordagem.

        De duas uma: ou ele não treina o time; ou os jogadores já não estão mais seguindo as orientações dele como antes.

        Eu acredito na segunda hipótese. E nesse caso ele precisa fazer algo a respeito, se impor. Dar um choque de postura nos jogadores. Tomara que ele seja capaz.

        • Eu não entendo porque ele não roda o elenco.

          Tirando o Diego, o Guerrero e o rever que estão uma nota acima dos demais, o resto é equilibrado.

          Ou Arão é muito melhor que Cuellar? Para do Rodinei? Everton, Berrio e Mancuello?

          Dessa maneira até o Juan pode jogar de maneira mais esporádica, já que o problema dele é aguentar o ritmo por muitos jogos.

          Não vejo cabimento de o time não rodar mais. Em todo lugar isso está acontecendo.

          Todo time que quer ser campeão utiliza ao menos 15 a 18 jogadores com frequência .

          Com ZR só troca por contusão. Esse revezamento do Carioca não vai acontecer no BR17.

    • Garanto que trocando o comando o time muda na hora! Veja o Vascolixo! Milton Mendes fez um tático que o vascolixo mudou a sua postura em campo com um time ridículo! O treinador do botafogo é menos experiente que o ZR de tempo de futebol, mas é melhor que o ZR, basta olhar pro bostafogo, que times feios, mas os comandantes tiram o melhor com os jogadores que tem, enquanto ZR tira os bons e põe os piores!

      Olha, eu vi uma entrevista do Léo Duarte pós jogo contra o Volta Redonda afirmando que nunca treinou ao lado de Donatti e ZR dar uma coletiva dizendo que treina antes e o que vimos foi um bando de guinus africanos ontem! Desordenação total, parecia time de pelada!

      Bostafogo, Flourminense e Vascolixo tem um elenco de fazer muita raiva, mas seus comandantes estão taticamente muito a frente do ZR, inclusive o mais recente!

  • Diego , para de prender a bola. Percebi várias jogadas de contra ataques q foram desperdicadas devido ao erro desse jogador. E por favor, na próxima vez, pensa em contratar o bolt, pq Berrío = Cirino = Bosta.

  • Pro cara sempre vir com discurso de que ouve evolução e de que tudo foi previamente treinado, só pode estar botando os caras pra fazer coletivo com bonecos infláveis ou com o sub-11. na minha opinião o Zé e um Andrade um pouco menos lerdo e que Não dispensou o Suárez pois comando, liderança, meritocracia e características de um técnico não tem. imagina o Zé com o mesmo time do começo do ano passado? Já teria caído a muito tempo, sempre disse isso, as vitórias vieram mais por qualidades individuais ou pela qualidade do adversário do que por participação desse cara, então agradeça por termos um Diego pois se não, duvido que pegariamos uma simples vaga na Sul-americana.

  • Fábio. Qual a lógica se se ter dois velocistas no campo se o homem que faz a transição só toca pra trás?

    • Exatamente! Muito bem pontuado.
      Mas o ZR deve ter a resposta pronta para essa pergunta, afinal de contas ele mesmo disse que o Vaz e o MA têm muita qualidade. Coitado do resto do elenco!
      SRN!

      • O Vaz tem qualidade? E era reserva no time da Vasco…

Comentários não são permitidos.