Márvio dos Anjos: “Análise: E se o STF decidir de quem é a Copa União de 1987?”

Compartilhe com os amigos

O título brasileiro de 1987 é uma daquelas questões da humanidade que jamais serão dirimidas. Como a existência de Deus e a vida após a morte, simplesmente não saberemos viver sem elas.

Não apenas pelas paixões envolvidas, mas também porque tanto Flamengo e Sport alicerçam boa parte de suas identidades nas contagens particulares de títulos brasileiros. Como dizer ao flamenguista que ele não é hexa? Como dizer ao torcedor da Ilha do Retiro que ele não é o primeiro campeão brasileiro em Pernambuco? Trinta anos depois, as versões se tornam História, convenientes para cada lado com que se simpatize – ou antipatize.

A questão não é uma mera disputa judicial, onde teoricamente verdade e argumento venceriam. Inúmeros documentários e livros já foram publicados, cada um tentando cobrir a questão com a lápide que ela merece. Como um zumbi, no entanto, ela sempre volta.

Resultado de imagem para copa uniao 87

Não faz um mês que me encontrei com o zagueiro Ricardo Rocha – hoje comentarista dos canais Sportv -, que atuava pelo Guarani, vice-campeão do Módulo Amarelo, e jogou no Flamengo no final da carreira. Perguntei a ele quem foi o campeão – um ato canalha da minha parte – e a resposta dele foi no melhor estilo “me diga você”: “Sport e Guarani estavam na Libertadores de 1988”.

Outro dia um amigo mineiro me perguntava qual clássico interestadual tinha mais rivalidade. Normalmente a resposta é Flamengo x Atlético-MG, por causa dos confrontos polêmicos dos anos 1980, mas eu admiti que Flamengo x Sport não poderia ser ignorado. Numa de suas melhores ações de marketing, o Sport instituiu a camisa 87 e a deu para seu melhor jogador, Diego Souza – que outro dia pousou com ela ao lado de Neymar. Isso não quer dizer outra coisa: o número se tornou uma bandeira tão importante para o Sport quanto seu próprio escudo leonino – uma isca a que a maior torcida do Brasil não resiste, e morde sempre que possível.

Todas as vezes em que Flamengo e Sport se enfrentarem, estará inconscientemente em disputa a final jamais ocorrida de 1987, aquela que de uma hora para a outra se tornou obrigatória aos olhos da CBF, como um legado imaterial, uma resposta que cada placar dará a seu tempo. E isso permanecerá mesmo que surja uma decisão na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, aquela corte que deveria estar mais preocupada em defender a Constituição do que em resolver torneios de outrora. Já houve decisões anteriores em outros tapetões egrégios, da Justiça Desportiva à comum, e nada mudou nas mesas de bar. Por que mudaria agora, nas redes sociais, em que versões são muito mais populares que fatos e ninguém dá muita bola aos argumentos?

Resultado de imagem para copa uniao 87

O que certamente acontecerá é que o lado derrotado decretará que “o STF é parcial”, acusará seus juízes de serem mais torcedores do que julgadores e continuará vivendo seu título à sua maneira e à sua conveniência histórica. O lado vencedor terá apenas munição de grife, mais uma chancela dentre tantas que não encerraram a questão.

No fim, é como já escrevi certa vez, no meu finado blog no GloboEsporte.com: em 1987, cada um sabe o que ganhou.

Fonte: Márvio dos Anjos / O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • q p Ixpórti vá pra pqp com seu título de 2divisão!

  • O flamengo não deveria nem ter entrado na justiça por isso, não precisamos de decisão judicial para comemorarmos nosso título

  • A CBF em 2011 se não me engano declarou Flamengo e Sport campeões, seria a melhor solução já que foi uma decisão de uma entidade privada que organizou o torneio.

  • TIMES 87

    Time
    1 Atlético Paranaense
    2 Guarani
    3 Criciúma
    4 Portuguesa
    5 Atlético Goianiense
    6 Inter de Limeira
    7 Rio Branco
    8 Joinville
    Chave B
    Time
    1 Sport
    2 Vitória
    3 Bangu
    4 Náutico
    5 Treze
    6 Ceará
    7 CSA
    8 America

  • ISSO QUE É UMA DECISÃO. KKKKKKKKKKKK

  • Após terminar a prorrogação sem gols, a decisão foi para os pênaltis. Quando a disputa estava em 11 x 11, Sport e Guarani entraram num consenso determinando o fim da disputa e a divisão do título do Módulo Amarelo.[90] Para não contrariar o regulamento, sob risco de punição por parte da CBF,[91] o Guarani se dispôs a abdicar do título do Módulo Amarelo. Os jornais Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio informam que no dia 22 de janeiro de 1988 o Guarani abriu mão do título. Segundo decisão de primeira instância da 10ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, a CBF, de posse do regulamento e critérios de desempate, declarou o Sport campeão com base na sua melhor campanha. O Jornal O Estado de S. Paulo de 23 de janeiro de 1988 confirma que no dia anterior a CBF tinha declarado o Sport como campeão do grupo amarelo – “Nabi declara o Sport campeão.”

  • Márcio de maneira alguma isso me tira o sono, porque sei o que foi jogado pelo clube dos treze em 87. O que me deixa perplexo é vc comparar os dois clubes e dizer que é clássico. Como clássico? O sport passou a maior parte da sua vida na segunda divisão,seus títulos se resumem a pernambuco e sua torcida não enche um ônibus. Pior que dizer que o sport foi campeão brasileiro é compará-lo ao flamengo. O campeonato que esse time de segunda jogou em 87 só lembramos do guarani, enquanto o FLAMENGO jogou com equipes conhecidas pelo mundo afora. O flamengo não foi é nem vai ser decretado campeão por uma questão política, pelo cartel formado por globo e clubes paulistas, CBF e outras entidades tendenciosas que estão tentando por debaixo dos panos, impedir o crescimento planejado pelo grupo da gestão atual do clube. Em qualquer instância, ESCREVAM, o flamengo nunca vai sair vitorioso, não porque não é seu de direito, mas porque existe duas torcidas no Brasil , os rubro-negro a e os antis, nas entidades e entre torcedores comuns. No Brasil só tem valor o que não tem transparência, o que é sujo. Os três poderes são dirigidos dos escritórios da globo que faz uso do era pra amparar o povo, pra manipular tudo e tornar tudo pior, porque quando pior melhor pra dominar.

    • FALOU TUDO MEU CAMARADA.

  • vai perder mais uma vez, deixa essa merda pra lá, agora corte relações com esse club Sport, quero que eles VTNC

    • Ser campeão junto com o Fla????????

      Não tem essa, não, rubro negro.

      1987 só possui um campeão.

      O Brasil inteiro viu o show de bola que o Mengão impôs e ponto final.

      • é por isso que esta merda está na justiça pq ninguém chega a um acordo, cada um com seu argumento vlw

  • E outra, cabe ao Flamengo levantar a taça esse ano pra pararem com essa palhaçada.

    Garanto que se o clube levar o brasileiro os antis vão enfiar toda essa história no rabo deles, vai ficar no passado como sempre esteve.

  • Que merda de ixport, o que é ixport?

    “Clássico interestadual” doeu os ovos…

    • “Clássico interestadual”… eu não duvido que esses caras ingiram suas próprias fezes pelas manhãs.

      Essa é uma das vias que esses ratos usam para (tentar) nos rebaixar, fazendo essa mixórdia entre nós e a arcoíris para ver se cola.

      Clássico com time de segunda? Cala a boca, viadinho

  • Discussão chata e vazia…se o Sport se considera campeão de 87 beleza, não vou reclamar com relação a isso, o problema é que os caras se doem quando o Flamengo se considera campeão de 87, a todos o instante relembram o fato e acendem uma discussão, quando rancor, quanto ressentimento…

  • “As leis mantêm-se em vigor não por serem justas, mas por serem leis.”
    (Michel Eyquem de Montaigne)

    #87éDoMengão

    • Aqui no Brasil, as leis que mantêem-se em vigor são as leis que protejem políticos, juízes, empresários, corruptos e grandes empresas que distribuem seus milhões entre eles. As leis pra protejer o cidadão comum, o trabalhador ou no caso do flamengo, uma entidade que quer fazer tudo transparente, tudo honestamente, simplesmente as leis são estupradas a todo momento pra manter o poder mas mãos de quem esta do lado da Vênus de platina. Aqui no Brasil eu acredito é na INJUSTIÇA.

  • Por mim o Ixpô pode se considerar o campeão brasileiro de 87. O Mengão foi campeão da Copa União, campeonato onde estavam os grandes clubes do país.

    Aliás acho que o Flamengo abrir mão dessa discussão para não alimentar a polêmica que só serve para fazer esse clube ridículo de Recife aparecer.

  • Infelizmente, não tem jeito, pelo menos na minha opinião, melhor forma de superarmos isso é ganhando mais uns dois brasileiros e esfregar na cara de que temos tantos títulos do brasileiro que até cedemos um para o rubro negro genérico.

  • O Sport é time??? Onde….Ou para…O Senhor Ricardo Rocha uma piada. Vai uma crítica tanta gente boa estudando comunicação porque botar ex jogadores que se quer sentaram a bunda na cadeira de uma faculdade, para serem comentarista de algo??? Brasil país de vagabundo e das inversões de valores..

  • Infelizmente perdemos. Eles têm o regulamento a seu favor, apesar de terem disputado um torneio de meia tigela. Por isso jogaram a libertadores do ano seguinte. Tivemos o caminho mais difícil, somos moralmente os campeões, mas infelizmente a trairagem da cbf nos rendeu essa sina. O que resta agora é olhar para frente e buscar novos títulos, pois quem muito olha para trás, para frente não anda. Temos uma boa gestão financeira, vamos colocar aí nossa esperança, de torcedor. Porque esperar algo bom de político brasileiro é realmente loucura.

  • Infelizmente o Fla vai perder a ação no Supremo, simplesmente porque até onde eu sei, não será julgado quem deve ser o campeão de 87, mas sim se o juiz tinha o mérito de julgar a questão…
    O juiz era um pernambucano, provavelmente torcedor do Sport e, mesmo que não seja torcedor do clube, puxou a sardinha para a brasa nordestina…
    Ele é um juiz federal…
    É claro que ele tem o mérito de julgar…
    Por isso, infelizmente o Fla não vai ganhar essa ação…
    Mas, o importante é que no fundo, todos sabem que o título de 87 é do Fla…

  • Ricardo Rocha é um MAL CARÁTER, FDP…

    Só pq colocaram dois times de 2° divisão disputando a libertadores de 1988, quer dizer que eles foram os verdadeiros campeões?
    Em uma disputa de penaltis que nunca terminou?

    Só falta afirmar que a CBF é santa. Que o Ricardo Teixeira, LULA, DILMA… Nunca roubaram. Só diz as coisas que lhe convêm, afinal de contas isso aqui é BRAZIL. Isso mesmo com Z.

    Quem ainda ler ou ver comentários desse cidadão.

    • Ricardo Rocha outro dia assumiu que aquele campeonato que ele disputou foi a segunda divisão.

Comentários não são permitidos.