Mattos: “Executivo do Maracanã negociou propina para gerir estádio, aponta delação”

Compartilhe com os amigos

O ex-presidente da Maracanã S/A João Borba Filho participou do pagamento de propinas para liberar a concessão do estádio e pelas obras do complexo. Essa informação consta do inquérito revelado no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o Maracanã – essa investigação deve ir para o STJ. Borba negociava questões da gestão do estádio justamente com os políticos com quem tinha acertado pagamentos ilícitos.

O inquérito sobre obras e concessão do Maracanã tem base em oito depoimentos de cinco ex-executivos da Odebrecht. São eles: Benedicto Junior, Leandro Azevedo Soares, Luiz Eduardo Soares, Marcos Vidigal Amaral e João Borba.

Depoimentos de Benedicto Junior e João Borba apontam o pagamento de propina para o ex-governador do Rio Sergio Cabral pela obra do Maracanã. Inicialmente, ele teria pedido 5%, mas foram feitos pagamentos menores e que também se relacionavam a outras obras.

Em uma de suas delações, Benedicto Junior afirmou que houve propina de R$ 4 milhões em relação à obra do estádio. Outro ex-executivo da Odebrecht Marcos Vidigal Amaral apontou que Cabral recebeu vantagem indevida para ”restringir a competitividade da licitação da obra da Maracanã”. Ou seja, pagou para armar a concorrência e depois na realização da obra.

Esses pagamentos por obras, em parte, foram feitos por meio de João Borba, o gestor do Maracanã. Em outro depoimento, ele afirmou que acertou com Wilson Carlos, então secretário do governo do Rio, o pagamento da propina a Cabral. Depois, os dois negociavam questões da concessão do Maracanã.

”No período em que eu estava no Maracanã, quando a concessão deu problema, muitas vezes tinha reunião com ele. Totalmente republicana”, afirmou Borba em sua delação, alegando que não havia irregularidades nestas conversas posteriores. Ele era o presidente da Maracanã SA, empresa da Odebrecht, neste momento.

Além disso, o próprio João Borba Filho admitiu participação no pagamento de propina ao Tribunal de Contas do Estado para liberar a concessão do Maracanã.

”No Termo de Depoimento no 7 de JOÃO BORBA FILHO há a afirmação de que WILSON CARLOS CORDEIRO DA SILVA CARVALHO, então Secretário do Governo de SERGIO CABRAL FILHO, avisou-lhe que a Odebrecht precisaria ”acertar” a quantia acordada com o Tribunal de Contas no rio de Janeiro (TCE-RJ) para a liberação do edital.”, diz trecho do inquérito sobre o Maracanã.

Em seguida, há o depoimento de Leandro Azevedo Soares sobre a solicitação de vantagem indevida por parte do conselheiro Jonas Lopes relacionada a obras do Maracanã.

Como gestor do Maracanã, Borba negociou contratos com clubes para a utilização do estádio, além de conversas com o governo do Estado.

Atualmente, a Odebrecht fechou um acordo com a Lagardère para repassar a concessão do estádio com recebimento de cerca de R$ 20 milhões, fora despesas. O negócio depende do aval do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, também envolvido em delações da Odebrecht.

Fonte: Rodrigo Mattos | Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Conseguindo efetivamente estas provas, já é!

  • Licitação?; chamemos o que ocorreu de outra coisa, roubo, canalhice, covardia com o contribuinte, que pagou a “conta” das roubalheiras, e hoje temos um Estado totalmente tomado pelo descaso, onde se tem um Governador dissimulado, que finge que governa, envolvido até a medula com tal situação, agarrado ao foro privilegiado, que ainda o mantém no cargo.
    O CRF, tem o dever moral de recorrer na justiça, de todo esse prejuízo que a “estorinha” da reforma do Estádio, e a sua subsequente “licitação”, o impôs. Se precisavam de algum fato relevante, os mesmos estão aí, só é preciso agir.
    SRN

  • Obrigado, meu Presidente, te agradeço por não vincular o Mais Querido à sujeira à que se expôs o CUrintians. Obrigado, Bandeira, por ter sido firme em não alinhar a Nação à podridão dos malandros comandados pelo 9 dedos. Obrigado Bap, Bandeira e tantos outros por resgatar meu orgulho por ser Flamengo, por orientar minha filha nesse caminho. Não fraquejem, sejam firmes, a Nação está com vocês.

  • Falta mais o que para acabarem com essa licitação, os empreiteiros/empresários da empresa que fez a obra foram presos, o ex governador que autorizou a obra está preso, os membros TCE que aprovaram a obra foram presos, o cara que ganhou a licitação admitiu que houve fraude. Agora até a empresa que ainda vai assumir é suspeita de ser fraudulenta. Assim não dá Brasil, me ajuda a te ajudar, Por favor!

    SRN #IssoÉBrasil

  • O mais estranho de todos esses fatos que estamos vendo no Brasil, é não ver nenhuma reportagem sobre essa licitação do Maraca… O Flamengo deveria usar sua relação com a Globo e pedir matérias nos principais jornais, como Fantástico, JN e JH.

    Nós torcedores também temos que fazer nossa parte nas redes sociais… temos que exigir o cancelamento da concessão à Odebrecht.

    Isso precisa ganhar força! SRN

    • Bem lembrado. Se vc notou, durante a transmissão do jogo de quarta-feira, o locutor Global só falava na maravilha que é o Flamengo no Maracanã. Claro que é maravilhoso o nosso Fla no Maracanã, para os interesses comerciais da emissora nem se fala. Mas o Flamengo tem que ter papel de protagonismo nesta maravilha, e não ter que ficar se humilhando , quase que pedindo para empresas desonestas, governo desonesto para poder jogar lá, um Estádio que deveria pertencer de fato ao povo do Rio de Janeiro, que vê seus impostos sendo carreados para o ralo da corrupção. A hora de agir é essa, pois os próprios desonestos confirmam, toda a podridão desta tal “pseudo-licitação”
      SRN

  • agora temos possíveis provas, aguardando MP entrar com ação suspendendo contrato da Odebrecht com o Estado, logo eles não podem negociar com nenhuma empresa, tem que abrir nova licitação.

    • É mesmo, o que já era moralmente duvidoso, parece que com tais depoimentos, ficará legalmente impraticável. Era totalmente absurda, a situação de a tal Odebrecht, ainda estar dando as cartas, em algo que começou com roubalheira nas obrs da reforma, e não satisfeitos, continuou na pseudo-licitação. Vamos aguardar, mas como vc,o acredito que agora o desonesto repasse da concessão, não se sustentará.
      SRN

  • VERGONHA! Aonde se encontra essa “justiça” corporativa que não cancela essa licitação e prende toda quadrilha?

  • Tinha comentado anteriormente por aqui e perguntado pq tanto interesse em administrar o estádio. Entregando na mão do fla, obviamente n teria propina para ninguém. Mas contudo o povo é bobo e observa td sem fazer nd. Aceita td e ainda vota nesses caras novamente. Essas pragas tem q entender q o maraca é nosso, é do povo, pq o dinheiro é nosso. As coisas aqui n acontecem sem motivos. Td tem grana no meio. País de merda, de vagabundos, de políticos fdp. Se pudesse tacava uma bomba atômica em Brasília e no rio. Pq a vagabundagem eh grande.

    • Concordo! uma bomba atômica naqueles três prédios bem próximos quando estiverem reunidos!

  • Meu Deus, será que não existe um flamenguista no MP do RJ para começar uma ação contra essa licitação?

  • O que mais falta para anularem essa licitação?

  • To falando ja faz tempo… nao vai ter negocio no Maracana, a tal Lagardere vai ficar a ver navios… Tribunal de Contas e Ministerio publico ja estao em cima p cancelar tudo, e agora com essas delacoes, meus amigos, eh apenas questao de tempo, p que a antiga licitacao seja cancelada e haja uma nova…. ok, isso nao vai se resolver em 1 mes, vai haver ainda muita guerra politica, mas a casa ta caindo totalmente… esse vai ser o caminho mais cedo mais tarde, uma nova concorrencia saindo do zero, como o Flamengo sempre desejou… enquanto isso usamos o Estadio da Ilha, e vemos de camarote o circo pegar fogo ! SRN !

  • Isso todo mundo sempre soube, porém só agora ouvimos a verdade da boca de um dos bandidos, incrível é saber que não temos autoridades competentes para intervir nessa máfia e abrir uma nova licitação, tá explicado pq as taxas do Maracanã são tão altas, inclusive o aluguel, é muito rato se sustentando com o dinheiro do Flamengo!

Comentários não são permitidos.