Maurinho brinca com pegadinha de 1º de abril da torcida do Fla: “Fase boa”

Compartilhe com os amigos

Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP). Por volta das 11h, Maurinho recebe a equipe do GloboEsporte.com e a leva ao setor das cadeiras cobertas. Enquanto os equipamentos são ajustados para dar início à gravação, dois atletas do Bragantino observam a cena do gramado e entoam: “ão, ão, ão, Maurinho é Seleção!”. Ele abre um sorriso, discreto. Semblante de quem já se acostumou a ouvir esse coro. Ou melhor, essa pegadinha da torcida do Flamengo que marcou a passagem dele pelo time entre 1997 e 2002.

Maurinho atuou por seis anos no Flamengo e lembra com humor das brincadeiras da torcida

Era 1º de abril de 2000. Flamengo e Olaria se enfrentariam no Maracanã, pelo Campeonato Carioca daquele ano. Em campo para mais uma partida pelo rubro-negro, Maurinho escutou a torcida gritar o coro. Na hora, garante não ter se empolgado. O motivo? A própria torcida do Fla cantou na sequência: “il, il, il, primeiro de abril”. Era Dia da Mentira. E os torcedores usaram a data para brincar e, ao mesmo tempo, cutucar o atleta contestado por parte dos flamenguistas.

Ex-lateral direito Maurinho Flamengo (Foto: Divulgação)Dezessete anos depois, como pode se ver, o coro ainda é lembrado. Mas muita coisa mudou na vida de Maurinho, agora com 42 anos. Após encerrar a carreira como jogador, passou a mirar o cargo de treinador. Foi auxiliar de Athirson e Petkovic no São Cristovão e no Criciúma e Sampaio Corrêa, respectivamente. Hoje, é auxiliar técnico do Bragantino. O clube paulista está na disputa do Campeonato Paulista da Série A2 (equivalente à segunda divisão do estado) e, no segundo semestre, disputará o Brasileiro da Série C.

O que não mudou, segundo Maurinho, é a forma como encara esse coro de 1º de abril. Desde o dia em que escutou pela primeira vez, assegura ter interpretado com bom humor. Ele explica:

– Aquilo ali era a fase boa, de gozação. Porque na fase ruim, que antecedeu os títulos, os caras fechavam saída de vestiário, quebravam carros. Essa era uma fase boa. Os cariocas gostavam de sacanear, tirar sarro. Dizem que eu acenei (ao ouvir o primeiro coro). Mas é mentira. Claro que eu sabia. Pô, num jogo de 1º de abril, os caras começaram a gritar “Maurinho é Seleção”, no primeiro minuto de jogo. Foi um momento bom, início de uma virada da pressão para um momento de apoio. Nós víamos a torcida sacaneando todo mundo sempre – relembrou.

Com a camisa do Flamengo, Maurinho fez 209 jogos e marcou dez gols. Um deles, inclusive, sobre o Real Madrid, na semifinal do torneio de Palma de Mallorca de 1997, que o rubro-negro venceu por 3 a 0. Agora com a meta de se tornar treinador, ele sonha dirigir grandes equipes. E mesmo com essa brincadeira da torcida do Fla, retornar ao time da Gávea, como comandante, é algo que ele não descartaria.

– Chegar em um time grande, é a meta. É igual jogador: primeiro, eu queria ser jogador. Depois, comecei a mirar uma grande equipe. Chegando em uma grande equipe, você quer chegar na seleção. A proporção é a mesma. Só que com menos ilusão. Jogador, você acredita muito mais nas coisas. Como treinador, agora, depois de 20 anos, você acaba sabendo muito mais como chegar. A meta é um dia ir atrás de conquistas, que é o que mais interessa no final – disse.

No bate-papo que começou com o coro “ão, ão, ão, Maurinho é Seleção!”, Maurinho falou não somente da pegadinha. Relembrou momentos da passagem pelo Flamengo, a relação com Romário, seu companheiro de concentração, a época como jogador do Bragantino e a preparação para ser treinador. Confira abaixo como foi essa conversa.

Maurinho Bragantino Alberto Félix Bragantino (Foto: Filipe Rodrigues/GloboEsporte.com)

FASE ATUAL

Queria que você falasse um pouco do trabalho como auxiliar. Você sonha ser treinador?

Sempre pensei depois de parar em continuar trabalhando com futebol, a princípio, como treinador. Fui jogar em Portugal na segunda divisão, já pensando em fazer um curso de treinador da Uefa. Mesmo jogando, eu já vinha me preparando. Também comecei a fazer educação física, mas não terminei, porque conciliei muitos trabalhos. Trabalhei com o Athirson, que jogou comigo no São Cristóvão. Depois, trabalhei com o Pet no Criciúma e Sampaio Corrêa. O Alberto me convidou agora para o Bragantino, que é minha segunda casa. Pulei muitas etapas do que planejei porque as oportunidades vieram antes. O pensamento é continuar trabalhando. Sempre disse que oportunidade, a gente não dispensa. É sempre amigo. O convite é feito mais pela amizade, mas o intuito é amanhã ou depois ser treinador. Mas sem pressa, quando eu achar mais adequado.

Você trabalhou com o Athirson e com Petkovic. Como foram essas experiências?

O Athirson, nós trabalhamos no São Cristóvão. Era Segunda Divisão do Rio. Era um time que sabíamos que não tinha nada de condições. Salário atrasado. Sabíamos que não receberíamos e fomos por ser um pontapé do que queremos. Depois, fui para o Criciúma, um clube que te dá todas condições de trabalhar. CT com seis campos. Tudo certo, impecável. Foi uma experiência da água para o vinho. Depois fomos para o Sampaio, um novo mercado. Tudo isso é informação que vou colhendo, vendo o que cada treinador pensa, o que cada treinador pede. Hoje penso como comissão, não mais como jogador. Toda experiência que tive como técnico, além dos 17 anos que tive como jogador, tudo isso soma.

CHEGADA AO FLAMENGO

Você teve uma passagem marcante pelo Flamengo. Você ainda sonha voltar para lá?

Passei por cerca de 10 times. Os que mais marcaram foram Flamengo e Bragantino. O Bragantino foi onde iniciei tudo, fiz minha base, tinha toda expectativa se ia ser jogador ou não ia. E o Flamengo por ser o maior clube que joguei. Todos os títulos que tenho como profissional são no Flamengo, todos os jogadores e treinadores de nome com quem joguei, foram no Flamengo. E a identidade que criei lá foi muito grande. Sofri uma pressão muito grande, que se tornou apoio da imprensa, da  torcida e de todos. Costumo dizer que o contexto dos seis anos que passei no Flamengo são 80% de alegria e 20% de pressão. Muita gente só lembra da pressão, que foi grande. O que tive no futebol, o que me lembram é do Maurinho, do Flamengo.

No começo, teve bastante pressão. Como você lidou sendo que ainda era novo?

Eu fui com 22 anos e a experiência que eu tinha de futebol era Bragantino. Você vê que extrapola o campo. Aqui no Bragantino, a gente saía de um jogo, conseguia sentar e tomar uma coisinha com os amigos. Lá, a fase estava ruim. O Vasco, principal rival, vinha na fase de campeão de Libertadores. Foi juntando o maior rival em uma das melhores fases e a gente em uma sequência de vice-campeonato.

Quando cheguei, fizemos uma boa Copa do Brasil, fomos à final e tivemos mais um vice. Aquilo foi um divisor de águas, a pressão veio com tudo. Senti, mas depois vai passando e você vê que a pressão é grande, mas não passa daquilo. Chega um momento em que você pensa: ou você faz dentro de campo para mudar a situação ou você sai do time. Você se concentrava no trabalho, no treino, que consequentemente vinha o resultado. E veio. E quando veio, veio com tricampeonato carioca em cima do Vasco, Mercosul, Copa dos Campeões Mundiais. Então quando veio, veio com regularidade de jogos e títulos.

Você chegou a marcar gol no Real Madrid. Como foi?

Fomos jogar um torneio de verão em Palma de Mallorca (1997). Saímos de Belo Horizonte em um jogo que vencemos o Atlético-MG por 4 a 2 e eu fiz um gol. Saímos do Brasil, estava falação de fazer gol, quando cheguei para jogar com o Real Madrid, fiz outro. Naquele jogo, fiz dois ainda. O árbitro anulou um gol, mas eu não estava impedido. Quem estava, era o Renato Gaúcho. Foi uma jogada, se não me engano, que o Sávio entrou em diagonal, chutou para o gol, o goleiro espalmou, eu vinha atrás da linha da bola e completei para o gol. Todo mundo lembra, né? Eu brinco com o Pet que ele jogou no Real Madrid, mas não fez gol no Real Madrid. Eu fiz.

Eu não fiz muitos gols, mas sempre fui um cara de sorte. Marquei gols em jogos televisionados, contra grandes equipes. Os principais grandes do Brasil, eu fiz gol. Fiz dois no Flamengo, fiz no Atlético-MG, São Paulo. Acaba que são poucos, mas eram jogos televisionados. Aqui no Bragantino, teve um ano que eu fui para minha cidade, um amigo chegou para mim e falou: “fez gols demais nesse ano”. Eu fiz quatro. Mas os quatro foram em jogos televisionados. Joguei 35 jogos, fiz quatro gols. Só passava jogo sábado à tarde e quando jogava contra time grande.

LATERAL POR SOBREVIVÊNCIA

Você foi como meia e depois passou para a lateral. Como foi essa mudança?

Joguei como segundo volante. Até 1999, sempre fui opção na meia. Até que na semifinal da Mercosul, o Pimentel, que era o lateral titular machucou. O Fábio Baiano, que estava de volante, não quis ir pra lateral. E o outro lateral era um garoto da base que estava subindo. Por ser contra o Peñarol, não sabíamos se ele ia aguentar a pressão. Então me colocaram na lateral porque eu corria muito. Joguei a semifinal, depois fomos para a final, o Pimentel não recuperou e eu continuei. o primeiro jogo, ainda fiz um gol. A coisa aconteceu.

Aí virou o ano. Contrataram um peruano, Jorge Soto, se não me engano. A documentação dele não ficou pronta a tempo. Nessa que demorou, vai ficando o Mauro na lateral até ele ter condições de jogo. Aí o Carlinhos, treinador, me perguntou: quer ir pro meio ou continuar na lateral? Aí falei que queria ir para o meio. Ele disse que no meio, eu seria banco. Aí falei que ia querer a lateral. Terminou a Taça Guanabara e fui pro meio. Aí o peruano foi para a seleção e voltei para a lateral. Fomos campeões de novo. Foi tudo meio assim. Começou o brasileiro, teve pressão por contratarem um cara que não jogava. Negociaram ele e eu virei o lateral.

No final das contas, como você acha que teria sido sua história no Flamengo se tivesse se mantido no meio?

Teria sido bem mais curta. O Flamengo sempre tem jogadores, tecnicamente em um nível muito alto. Eu joguei no Flamengo com Romário, Zé Roberto, Palhinha, Rodrigo Fabri, Alex. Mesmo que sejam jogadores que não foram bem no Flamengo, mas tecnicamente, estão em um patamar acima dos outros. E quando você joga com caras em um nível tão alto, como Pet, aí demonstra a diferença técnica.

Na lateral, já era diferente. Na época, ainda havia poucos laterais no mercado. Ali, com a força que eu tinha de correr e jogar, consegui ficar seis anos no Flamengo porque virei lateral. Vou citar o Márcio Araújo. Ele sofre uma crítica no Flamengo, que eu discordo plenamente. Acho que ele joga um futebol muito mais tranquilo, mas muito mais efetivo para ajudar o Flamengo. Reclamam que ele toca de lado. Mas o que ele faz, ninguém faz com essa regularidade.

“MAURINHO É SELEÇÃO”

Foi como lateral que também teve a brincadeira da torcida que acabou pegando, contra o Olaria, de 1º de abril.

Não lembro se era contra o Olaria. Mas lembro que vencemos (2 a 0) e eu estava muito bem no jogo. Eu falo, aquilo ali era a fase boa. Era uma fase de gozação, era 1º de abril. Porque a fase ruim, que antecede os títulos, que os caras fechavam saída de vestiário, quebravam carros. Essa era uma fase boa, os cariocas gostavam de sacanear, de tirar sarro. Dizem que eu acenei. Mas isso é mentira. Claro que eu sabia, pô num jogo de 1º de abril, os caras começaram a gritar “Maurinho é Seleção”, no primeiro minuto de jogo. Foi um momento bom, início de uma virada da pressão para um momento de apoio. Nós víamos a torcida sacaneando todo mundo sempre.

A história é de que você acenou, e aí eles começaram “il, il, il, primeiro de abril”. É lenda?

Isso aí você pode buscar imagens que é lenda. Nem olhei. Mas quando falo que é fase boa, é porque antes dos jogos, a torcida fazia a escalação do time titular e cantava. Na fase ruim, eles faziam a escalação do time titular e pulavam meu nome. Falava um que estava no banco que queriam no time titular (principalmente do atacante Caio Ribeiro). A diferença da fase boa para fase ruim é isso.

Então teve uma fase em que a torcida não cantava seu nome?

Juntou um maior rival ganhando tudo, nós perdendo as finais dentro do Maracanã, além de uma sequência de outros fatos. Teve uma fase que, sem citar nomes, os jogadores mais pressionados foram emprestados e só ficou eu. No momento que eu fiquei, era porque estava titular e tive apoio dos jogadores. Ou seja, uma combinação de fatores que culminou em uma pressão maior.

E o que você achou da brincadeira? Hoje, te conhecem pelo primeiro de abril. Como você lida com isso?

Não tenho problema nenhum. Isso não me afetava. Já vinha uma fase boa. Teve um outro jogo mais para a frente que pediram para eu bater um pênalti. Eu bati e errei um pênalti. E foi um jogo que nós vencemos, eu estava bem. Tinha Pet no campo, tinha um monte de gente e pediram para eu bater. O que eu falo quando conto essa história, que eu fico triste porque queria retribuir o carinho naquele pênalti. Eu bati e o goleiro pegou. E bati bem, tanto que o goleiro espalmou e foi para escanteio. Difícil um pênalti ir para escanteio. Se tivesse feito o pênalti, ninguém lembraria, porque seria um pênalti batido e feito. Eu brincava que era jogo do marketing.

ROMÁRIO QUIS… DE VERDADE

Também teve a história do Romário te pedir a seleção. Como é que foi?

Foi em um momento que na seleção só estava o Cafu e vários jogaram pela seleção e não se firmavam. O Cafú era titular mesmo. Estavam criticando ele, mas para nós jogadores, o Cafu era o dono da posição e seria por um bom tempo, como foi. Mas o segundo da posição estava sem. Em uma entrevista com o Romário, alguém perguntou quem poderia ser o titular da posição e ele citou meu nome. Naquele momento, é o que eu falo, futebol sempre é momento. Eu era o titular de um time campeão, vinha ganhando títulos e eu fui citado. Tanto é que o outro lateral que foi citado e acabou indo foi o Belletti. Que também era meia e virou lateral porque não tinha.

apresentação de Romário no Flamengo em 1995 (Foto: AFP)Como era o Romário no dia-a-dia?

Romário era muito na dele. Chegava sempre sozinho, treinava, brincava. Tinha dia que não falava. Ele tem uma personalidade forte demais e mantinha uma distância. Eu ainda tinha uma amizade boa. Eu concentrava com ele e era ele quem escolhia o parceiro da concentração. Eu tive um relacionamento muito bom com ele. Considerava um grande amigo. Mas ele é um daqueles ídolos que tem suas particularidades. Isso é normal, assim como outros grande jogadores com quem joguei também tinham.

Tem alguma história que você lembra com ele?

O Romário é um cara que em 1994, eu estava subindo para o profissional, e ele foi campeão do mundo. E dois, três anos depois, eu estava trocando de roupa para treinar com ele. Uma coisa que eu posso falar é que nos meus primeiros treinos, quando cheguei no Rio, Romário foi um dos primeiros que estendeu a mão para me cumprimentar. Essas coisas, lembro muito bem. O negócio dele era fazer gol de qualquer forma. Lembro que se a gente estava ganhando de 5 a 0 e tocava a bola para ganhar tempo, ele ficava maluco. Ele sempre dizia que se ganhar de 10, você não está desrespeitando ninguém. Uma vontade de fazer gol que nunca vi em outro jogador em hipótese alguma.

FUTURO TREINADOR

Tem treinadores que você se espelha?

Eu fui para Portugal jogar a Segunda Divisão porque já pensava em ser treinador e queria conhecer uma nova cultura. Aproveitei para fazer um curso. Quando voltei, fiz outros cursos. Eu praticamente me formei pela minha experiência no futebol. Eu penso de futebol um pouquinho de tudo que eu vivi. Mas aqui no Rio, eu fui trabalhar em uma franquia no Barcelona. E me apaixonei. Achei que ia ficar seis meses, acabei ficando três anos. Praticamente, eu mudei tudo que eu pensava nesses três anos. Hoje o que eu acredito muito de futebol está moldado nesses 21, 22 anos de futebol.

Tem um técnico que reúne todas as características que você gosta?

Ia citar o Tite. O Tite tem uma tranquilidade para falar com jogador, com a imprensa, com a torcida, que eu acho que é um padrão que vai se seguir. O Tite está mostrando que dá para conviver bem com tudo isso. Eu acho um fenômeno. Nunca trabalhei com ele, mas ele segue uma linha que eu acho que eu seguiria. Depende do contexto. Mas assim, os resultados dizem tudo. Os times que ele passou, a regularidade que ele manteve de títulos de vitórias, os amigos que ele deixa nos clubes. Isso mostra o tamanho que o Tite é e acho que está se mostrando cada vez maior.

Tem algum sonho que você queira atingir? Tem uma meta?

Quero voltar a ser campeão. Seja estadual, brasileiro, seja o que for. Agora como auxiliar, quero ser campeão. O sonho é ser vencedor. Aquele gosto quando acaba o jogo e você fala que é campeão, aquela sensação até receber a medalha, isso é o que mais sinto saudade. A competição. Se perguntarem se tenho saudade de jogar, mais ou menos. Agora, competir, a rivalidade, isso que me fez não sair do futebol. E mesmo como treinador, eu busco competir e ser campeão em algum momento da carreira e dizer que fui vitorioso também como treinador.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu lembro disso. Era muito maneiro. A galera pegava no pegar do maurinho!!! Mas ele está horrível mesmo. Hahahah
    Outro que a galera pegava muito no pega era o piá. Gritavam a mesma coisa pra ele. Piá seleção! Piá seleção!!!

  • “O Carlinhos falou pra mim: quer ir pro meio – campo ou continuar na lateral?
    — quero ir pro meio.
    — mas no meio tu vai ser banco…
    — então, quero continuar na lateral.

    Pra quê perguntar se ele quer ir pro meio se ele não vai jogar? Kkkk

    Outra coisa que o Romário falou e que se vê no Flamengo de hoje… Faz 1 a 0 e depois recua, os jogadores deveram ter mais fome de gol, isso faz falta hoje em dia. É como foi dito pelo Romário: se você faz 10 a 0, não está desrespeitando ninguém.

    Vai pra cima deles Flamengo, porra!

  • Não existe nada igual à torcida do Flamengo!!
    SRN

Comentários não são permitidos.