Mauro Cezar: “Flamengo tem que priorizar o futebol, não a politicagem que envolve o Maracanã”

Compartilhe com os amigos

Em seu canal no Youtube, Mauro Cezar Pereira, comentarista da ESPN, analisa a postura da diretoria do Flamengo com relação à Lagardère, multinacional francesa que deve adquirir a gestão do Estádio do Maracanã.

“O Flamengo se recusa a conversar com a Lagardère. Entendo que os dirigentes tenham os seus motivos, isso é perfeitamente compreensível dentro do cenário atual. No entanto, não consigo compreender que, diante de uma situação em que o Flamengo negocia com a Odebrecht, que é uma empresa que tem recheado os noticiários com os escândalos em que a empresa se meteu, se recuse a conversar com a companhia francesa. Não estou defendendo que o Flamengo tenha uma aliança, proximidade, uma parceria profunda com a Lagardère, pelo contrário, mas que o Flamengo converse com os franceses, para que o time de futebol possa jogar no Rio de Janeiro”, declarou o comentarista.

Mauro entende que o time possa jogar fora em alguns momentos, mas defende a ideia de jogar no Rio. Disse o comentarista: “Jogar em São Paulo, em Brasília, em Salvador, acho até saudável, porque o Flamengo possui uma torcida nacional. É até bom que eventualmente possa atender esses torcedores off-Rio, como se diz. Mas no geral, o Flamengo tem que procurar jogar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores na capital do Rio de Janeiro.”

“O aspecto técnico tem que ser considerado, não apenas o aspecto político e financeiro”, complementou o jornalista.

Assista ao vídeo acima na íntegra.

Reprodução: Canal do Mauro Cezar Pereira

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sou à favor de conversar para negociar jogos pontuais, e só. Imagino que a postura da diretoria se refere a uma parceira à longo prazo.

    Agora, depois de tudo que vem sendo divulgado sobre a licitação original não é possível que o governador, enrolado até o pescoço com esquemas de propina, vai ter a cara de pau de manter essa mesma licitação.

    • Vai sim… Políticos são assim….

  • O Mauro parece estar muito mal informado com essa visão simplória das coisas.

    Eu apoio a decisão do Flamengo, e não tem nada a ver com comparar a Odebrecht com a Lagardere. Tem coisas nos bastidores que ou o Mauro finge que não sabe, ou está de má intenção.

    • Almir, o que o Mauro prega é o pragmatismo, e nisso ele tem razão. Quem gere empresa não tem o luxo de gostar ou não gostar de pessoas, mas deve pensar no que é bom ou não para o clube. Eu acho que é isso que ele diz. Hoje, o que é bom para o Mengão é acordo para jogos pontuais no Maracanã (as fases mais importantes da Liberta por exemplo), e demais jogos na arena da ilha. Sinceramente, eu acho que é isso que vai acontecer, independente de toda a sacanagem nos bastidores desse negócio, e que é um celeiro de maracutaias. Enquanto isso vamos tocando nosso projeto de estádio próprio, que para ser feito corretamente deverá levar uns 5 anos entre projeto e término da construção. De qualquer forma, o Mengão não pode e não vai ficar refém do Maracanã, pois não há crescimento sem um estádio próprio….

      • É bom para o Mengão? Uma renda de 3 milhões o Flamengo fica com 1 ?

        • Tem que analisar cada jogo, e tudo isso foi analisado pela diretoria. No primeiro jogo levou 750 mil, no segundo mais de 1 milhão (não informaram quanto detalhadamente, mas deve ter sido em torno de 1,5 milhão). Se fosse na Ilha teria que cobrar ingresso de 200 reais para fazer uma renda de 3,6 milhão (contando máximo de 18.000 torcedores porque ainda não sabemos ao certo qual a capacidade máxima que os bombeiros e a PM vão liberar). A ilha pode ser mais lucrativa, só que tem que cobrar ingresso padrão Palmeiras para poder dar dinheiro…com o ingresso médio de 60 reais como é no Maraca, o clube vai levar uns 400 a 500 mil por jogo….A questão é simples, administrador não pode ter viés sentimental, deve julgar os numeros e o que é melhor para a empresa, nesse caso o clube. Ressaltando que essa deve ser a estratégia para jogos pontuais (nada de contrato) e enquanto construimos nosso estádio…é isso..

          • Boa tarde,
            Você apenas esqueceu que o custo de operação do Maracanã é de mais ou menos 2 mi por jogo. O Flamengo teria que lotar o estádio em todos os jogos, coisa que sinceramente não acontece.
            Acho o estádio dá ilha uma ótima opção para jogos menores onde se o jogo fosse no maraca o clube teria prejuízo.
            Não se pode nunca ter uma entrada de 3 milhões e vc ficar com apenas um terço deste valor.

            • Como esqueci? È só ler o texto acima. O que eu disse é que o Maraca só será interessante em jogos pontuais com alta demanda, e que nesse caso não se lucraria o mesmo que na Ilha. A ilha será interessante nos jogos iniciais do Brasileiro, e e para outros torneios antes das fases decisivas. È só ler os 2 posts acima. Reforço a idéia, acordos pontuais com o Maraca são interessantes (contrato nunca) e a ilha para os demais jogos. Enquanto isso construimos nosso estádio para dar adeus de vez ao Maracanã, e deixá-lo afundar com a Lagardere.

  • Joga na ilha e pronto. Gosto muito do mauro mas nessa eu não concordo com ele.

  • A questão toda é: se o Flamengo tiver que ficar viajando outra vez não vamos ganhar nada novamente. Simples. Não tem o que fazer. Ou conversa com os franceses ou teremos os mesmos problemas do ano passado.

    Quem discorda, tenha pelo menos a decência de apresentar uma alternativa viável.

    • Não tem jogo na ilha?

      • Acho que ele quis dizer em relação aos jogos grandes. Flamengo vai precisar de um estádio grande para jogos de maior apelo.

        • Exatamente isso.

  • Concordo que o diálogo é melhor que ser radical, mas também acho que uma empresa, mesmo estrangeira, como a Lagardére, que tenha trânsito com Odebretch e Governo do rj, pode não ter idoneidade suficiente para que o Flamengo se aproxime dela. A Lagardere negocia com instituições sem credibilidade e o Fla deveria desistir de vez do Maraca e acelerar o papo de novo estádio!!

  • O Mauro esta extrapolando, isso é assunto interno do Flamengo. Isso não é política, isso é finanças. A nação não pode ser teleguiada. Os franceses podem fazer muito bem igual ao governo, distribuir dinheiro para a imprensa apoiar sua causa.

  • Vejo como estratégia, você mostra a sua força, e pode coloca-los na parede.Antes disso,o Flamengo, desgasta a imagem deles,com o Maracanã sem jogos,ou vazio com o Flor. Fora o prejuízo,vão tentar fazer shows, reuniões evangélicas.Mas trabalhamos pra jogar a opinião pública contra.Infelizmente o governo estadual ,está com todo sujo,não dá pra contar com os ladrões.

  • Também penso assim. Mesmo que o flamengo queira ter sua própria arena, isso não impede uma conversa da qual o flamengo pode impor suas metas, caso contrário aí sim, desiste. A arena demanda tempo pra ser construida, enquanto isso, com um bom acordo pelo maracanã pode-se evitar desgaste e prejuízo financeiro. O diálogo é sempre o melhor caminho, mesmo que seja com um inimigo, no caso, através do diálogo o flamengo pode.ganhar. Ser radical é isolar-se, e o flamengo precisa do convívio com as outras entidades.

  • na minha leitura, essa opção do flamengo de não negociar está relacionada a fazer a empresa rival ter prejuízo e desistir do negócio. Assim o flamengo demonstra definitivamente que só há maracanã com rubro-negros.Essa questão de compatibilidade é um fator, mas não é o mais importante.

  • Pessoal,
    Ninguém pode estar certo 100% do tempo – o mesmo vale para a nossa épica diretoria -, e enquanto devo estar provavelmente errado he he he – e o Mauro está batendo na tecla de que o Flamengo deveria seguir, ou pelo menos analisar, a estratégia que o Khalil usou no Atlético Mineiro contra a concessionária do Mineirão.
    O restante todo foi só a explicação do óbvio:
    1. Lutar pela realização de nova licitação;
    2. Se perder a queda de braço, ver se existe alguma interseção de interesses – jogando com todas as armas para defender os interesse do Flamengo – para a realização de alguma partida a mais no Rio para jogos de maior porte caso não possa efetuar a venda do mando – parece que existe um recurso sendo analisado – e com isso preservar um pouco mais o elenco.

    Vamos lembrar também que esse ano a Libertadores irá até o “fim do ano”, então qualquer desgaste a mais poderá pesar no saldo final.

    Em momento algum o Mauro disse que era para baixar a guarda.
    SRN

  • Mais uma vez Mauro Cezar está certíssimo.
    FLAMENGO É UM CLUBE ! FLAMENGO É UM TIME DE FUTEBOL!

    Sei que torcedor tem paixão e cai na ilusão de que seu presidente é melhor,honesto, que vamos construir um estádio na Barra pra 300 mil pessoas, que o Maracanã acaba sem o Flamengo, que o futebol acaba sem o Flamengo e etc. Mas se formos racionais, veremos que não é bem assim.

    Antes que os torcedores de dirigentes me ataquem, temos 2 questões curiosas aqui:

    Flamengo teve um dirigente preso envolvido em caso de corrupção, que tudo indicar que envolve a Odebrech.
    Eduardo Bandeira, mesmo sabendo dos riscos, manteve Godinho no Flamengo até o último suspiro, sob o título de braço direito do mesmo. (NÃO TENTEM FINGIR QUE ISSO NÃO ACONTECEU!).

    Maracanã é a alma do Flamengo. A casa do Flamengo. O Flamengo é caracterizado pelo Maracanã e vice versa.
    Maracanã é perto de tudo, sempre lota. Tem mística no Maracanã, a pressão e acústica do Maracanã é intimidadora aos adversários. Os adversários tremem no Maraca.

    Só um presidente como o Bandeira de Melo que claramente não prioriza o futebol e resultado dentro de campo, pra abrir mão do Maracanã.

    A ilha não cobre a torcida do Flamengo, e provavelmente nem vai lotar em todos os jogos.

    Eu também quero um estádio próprio. Quem não quer?
    Só que pra construir um estádio próprio (que levará no mínimo 3 anos pra ser erguido e legalizado) não é necessário evitar o Maracanã.
    Flamengo tem que encontrar o melhor meio PARA O FUTEBOL e não pra fazer política. FLAMENGO É UM CLUBE!

    Essa diretoria não entende nada de futebol, e usa o sonho do torcedor de estádio próprio, pra comprar o apoio da torcida nesse boicote ao Maraca.

    Bandeira é o presidente com melhor desempenho fora de campo e pior dentro dele.

    Eu sou torcedor do Flamengo clube, e não do Flamengo empresa.

    • White,
      Respeitando a sua opinião, me permita alguns questionamentos, por favor:

      1. Você está misturando vida profissional de antes com o de agora no caso do Godinho. Tanto que ele acabou sendo afastado e, mesmo solto não foi reintegrado. Além disso você deixou implícito no seu primeiro parágrafo, ou pelo menos deu a entender que o Bandeira não seria honesto, Bom até o momento meu único questionamento de sua gestão é a questão dos empresários no elenco. Mesmo assim, como ainda não apareceu uma lista compilado do elenco por empresário pode ser que seja apenas cisma minha.

      2. Você disse: “A ilha não cobre a torcida do Flamengo, e provavelmente nem vai lotar em todos os jogos.” – o que você quis dizer é que a torcida não vai a estádio acanhado?

      3. Com relação à pressão que você cita no Maracanã, será que não está batendo um saudosismo? Eu tenho esse saudosismo de quando ia a jogos com mais de 130k pessoas. Mas essa atmosfera de Arena não me parece intimidadora não. A questão acústica é muito legal e deveria ser levada em conta quando do projeto do estádio próprio.

      SRN

      • Amigo, só faltava essa dele ser reintegrado ao clube né. Prefiro o Bruno do que ele, pelo menos o Bruno entende de futebol.
        Não questionei a honestidade de ninguém, só falei que a paixão cega o torcedor. Enxergamos maravilhas, aceitamos tudo quando estamos iludidos, como estamos aceitando de boa o nosso maior jejum de títulos nos últimos 22 anos, o presidente com mais derrotas pros rivais cariocas da história.

        Sobre a ilha, ela é contramão. O pessoal não vai em uma quarta feira, por exemplo. O estádio do América é melhor.
        O Flamengo, jogou pra 1000 pessoas em Volta Redonda esse ano. Inaceitável pra maior torcida do mundo.

        • White,

          Bruno ou Godinho:
          No quadro atual eu não escolho entre os piores. Nesse caso é melhor deixar a posição do organograma do clube em aberto mesmo.

          Estádio do América é o Giulite Coutinho? Você tem a informação de qual seria a capacidade atual do mesmo?

          O exemplo do jogo do Volta Redonda comparando com a Ilha do Governador é meio sem propósito porque mesmo sendo contramão a Ilha ainda fica no entorno do Rio.
          A questão do jogo deficitário é um problema mesmo da falta de credibilidade do carioquinha. Para justificar meu argumento, veja que o Flamengo teve um prejuízo de mais de 250k no jogo contra o Va2co pela semifinal na taça rio em pleno Maracanã em um sábado à tarde e jogo sem televisão.

          SRN

    • Acho que está sendo pessimista.O Maracanã, pós jogos paraolímpicos,cerca de 3 meses,já estava deteriorado, está acabando sozinho.Vão fazer o que com o Maracanã? Congresso pra evangélicos?Shows?O Flor joga só num pedacinho,custo zero.Buaa tem estádio ,como vascaído.Enfim não demora pro pessoal da cadeiras cativas pedirem indenização. Fora a conta do aluguel, que só fecharia com um Rock in Rio por mês, e isso não vai acontecer.Kléber Leite que muitos diziam entender de futebol,não ganhou nada, mas deixou várias heranças, lições, e dividas milionária, só que saiu rico.Bandeira,querendo ou não ganhou uma Copa do Brasil e recuperou o Flamengo.

      • Kleber Leite e Patricia Amorim tem mais títulos no futebol que o Bandeira de Melo.

        Bandeira ganhou a Copa do Brasil em 2013, ano que assumiu. Tinha o Pelaipe lá e outros que realmente entendiam de futebol. Agora tem Fred e Tabeth, que acho que nunca tiveram envolvimento com futebol na vida.

        • Retirado da wikipedia:

          Kleber Leite:
          “No ano do centenário e de sua chegada ao clube, conquistou apenas a Taça Guanabara de 1995, primeiro turno do campeonato estadual. A despeito da enorme expectativa da torcida, a equipe perdeu a decisão do Campeonato Carioca de Futebol de 1995, contra o Fluminense, e da Supercopa Libertadores 1995, contra o Club Atlético Independiente, da Argentina. Nos anos que se seguiram, o clube venceu o Campeonato Carioca de Futebol de 1996 e a Copa Ouro de 1996(invicto), além da Copa dos Campeões Mundiais de 1997. Sua gestão, que foi até fins de 1998 (foi reeleito em 1996), foi caracterizada pela contratação de vários nomes de peso, além de Romário, como Branco (futebolista) [10], Edmundo (futebolista), Bebeto e Zé Roberto.”

          Patrícia Amorim:
          Ganhou apenas o Estadual de 2011

          SRN

    • Entao vc não se preocupa com o futuro do clube! A empresa não se dissocia do campo amigo! Não existe dois Flamengos! Vc quer o maracanã a todo custo, mesmo o o clube se prejudicando financeiramente?! Pra que?! Pra perder dinheiro, sendo futebol hj é dinheiro?! Qual logica disso!? Estamos num momento em pensar em estadio próprio! SRN

      • O Flamengo teve prejuízo financeiro jogando no Maracanã quarta feira ?
        1 milhão é uma boa renda ao meu ver.

        Estamos perdendo muito, porque o Flamengo assume alguns custos que deveriam ser da Odebrech, e que provavelmente não irá assumir mais pra frente quando negociar com a Lagardere.

  • Só que o problema não é só negociar com a lagardère e sim ganhar a queda de braço pra assumir o maracanã, pq enquanto o Flamengo precisar barganhar pra jogar no maracanã o estádio nunca será administrado pelo Flamengo..

  • Vejo a Lagarde tendo muitas dificuldades para assumir o Maracanã.
    A parceira anterior do Flamengo desistiu por falta de garantias e será essa mesma falta que atrapalhará a Lagarde.

    Ao assumir o Maracanã, se isso mesmo se concretizar, haverá processos judiciais tentando invalidar a venda, pleiteando a criação de uma nova licitação.

    Esse cenário se torna ainda mais provável com a abertura das delações sobre a licitação ter sido fraudulenta.

  • Gosto muito do Mauro e geralmente concordo muito com seus comentários, mas nessa vou discordar. Tudo que o governo do RJ quer no momento, com relação ao Maracanã, é que ninguém mais “encha seu saco” com licitação, coisa que só o Flamengo está fazendo. Se o clube não pressionar da forma que está pressionando, eles simplesmente vão deixar passar batido essa venda de concessão do Maracanã e pronto, quero ver reclamar depois. Batendo de frente e sempre falando dos problemas dessa licitação na imprensa, vai forçar Pezão a fazer outra, ainda mais depois dessas delações, que mostram que não tem cabimento algum essa licitação continuar. Depois pode até realizar jogos pontuais, mas só caso não se tenha mais esperança. Por enquanto, que a diretoria continue firme e forte na sua decisão.

  • Flamengo tinha que conversar com mais ninguém, larga essa porcaria de maraca e parte logo pra construção do estádio em Niteroi.

    • O problema é que o Flamengo teria que passar por cima de “Deus e o Mundo” pra construir um estádio próprio.

    • O estádio não vai vim de helicóptero. Até ser construído não tem jeito, precisamos do Maracanã.

  • Começou a ter meu respeito na copa do mundo aqui no Brasil quando falou que faltava pra seleção brasileira um técnico…Que a seleção dificilmente​ seria campeã… Opinião a qual Eu compactuava ..Um dos poucos que merecem meu respeito…Um grande abraço de um cara que respeita muito você como comentarista de futebol…

    • O Mauro já tinha falado algo parecido no programa MESA REDONDA …Sem dúvida o melhor programa que discute futebol no Brasil na minha opinião…. Que o Flamengo fica falando quê não vái ter conversa e depois volta atrás e passa como bobo…..Mais em relação a esse assunto eu não concordo ..To com Bandeira nessa é essa atitude que quero ver no presidente do Flamengo… Postura firme…..

  • Mauro está falando besteira, não tem conhecimento de todo o imbróglio e fica dando opinião sem base, além do que não acredito mais na Lagardere assumindo porra nenhuma.
    SRN

  • Infeliz comentário do Mauro, querendo citar proximidade entre Odebrecht e Flamengo, principalmente em função dos recorrenteseus escândalos da citada empresa. Flamengo sempre brigou pela saída da própria Odebrecht em função do desinteresse, a má conservação do estádio e os elevados custos de operação cobrados pela citada. De outra ponta Flamengo também se mostra contrário à Lagardère, empresa indicada pela Odebrecht para assumir o contrato, visto que o modelo continuará sendo o mesmo, onde o poste continuará urinando no cachorro.

  • O Mauro é assim, se alguem discordar dele ele fica pra morrer de tão p#to. Ele fala muita coisa certa, é excelente jornalista, mas de vez em quando fala umas besteiras. O bandeira e seus parceiros estão certos, pois eles não jogam pra perder, o estadio da ilha serve pra isso.

    • Madruguinha,
      Ninguém pode estar certo 100% do tempo – o mesmo vale para a nossa épica diretoria -, e enquanto devo estar provavelmente errado he he he – e o Mauro está batendo na tecla de que o Flamengo deveria seguir, ou pelo menos analisar, a estratégia que o Khalil usou no Atlético Mineiro contra a concessionária do Mineirão.
      O restante todo foi só a explicação do óbvio:
      1. Lutar pela realização de nova licitação;
      2. Se perder a queda de braço, ver se existe alguma interseção de interesses – jogando com todas as armas para defender os interesse do Flamengo – para a realização de alguma partida a mais no Rio para jogos de maior porte caso não possa efetuar a venda do mando – parece que existe um recurso sendo analisado – e com isso preservar um pouco mais o elenco.

      Vamos lembrar também que esse ano a Libertadores irá até o “fim do ano”, então qualquer desgaste a mais poderá pesar no saldo final.

      Em momento algum o Mauro disse que era para baixar a guarda.
      SRN

    • Eu entendo o que ele e fala e concordo.

      Lógico que o ideal é que a licitação seja cancelada e tenho certeza que ele pensa assim também. Mas tem que jogar com as cartas que estão na mesa.

  • Gosto do Mauro, mas nessa eu não concordo com ele.

    Mantenha a postura EBM, e em nenhuma hipótese celebre qualquer tipo de contrato com essa empresa.

  • O Flamengo só deveria negociar com a Lagardère pelo uso do Maracanã caso a mesma aceite que o clube tenha maior participação nos lucros de bilheteria.

    Em relação ao estádio público, tomamos um prejuízo técnico enorme quando este fica indisponível por conta de reformas. Já terá uma depois da Copa de 2018 em virtude da realização do Pan-Americano de 2019, além da Copa América.

    Se não quiserem negociar, é bom não ficarem com esse sebastianismo besta ao esperarem pelo MP invalide a licitação, com a ilusão de que o time terá a concessão futuramente. Renovem pra 6 anos o contrato do estádio da ilha e busquem um estádio próprio!!

  • Acho que a Ilha existe não só para evitar o deslocamento do time e consequentemente o desgaste, mas também para pressionar a Lagàrdere e o estado que sem o Flamengo não há Maracanã, portanto entendo o ponto de vista mas discordo da conversa pois essa empresa também possui problemas.

    SRN #OMaracaÉDoRio

Comentários não são permitidos.