Na Era Bandeira, Flamengo chega ao maior jejum de taças das últimas duas décadas

Compartilhe com os amigos

Acostumado a comprar faixas de campeão e a ver o time dar voltas olímpicas com alguma frequência nas últimas décadas, o torcedor rubro-negro tem sido obrigado a encarar um jejum indigesto recentemente. Na próxima quinta-feira, o Flamengo completará três anos de sua última conquista oficial, o título carioca de 2014. Até a final do Carioca deste ano, no dia 7 de maio, quando a seca enfim poderá ser encerrada, serão 1.120 dias sem gritar “é campeão”, o maior jejum do clube nos últimos 20 anos.

A última vez em que os rubro-negros passaram por um período de seca ainda mais largo aconteceu entre a conquista do Brasileiro de 1992 e o Carioca de 1996. Foram 1.442 dias sem ter o que comemorar, sob as gestões de Luís Augusto Veloso e Kleber Leite, este presidente no ano do centenário, em 1995. Mas o jejum rubro-negro pode ser ainda maior caso o clube não conquiste o Campeonato Carioca deste ano.

Se a taça não for levantada no dia 7 de maio, a chance mais próxima de o Flamengo ser campeão será em 8 de outubro, data da final da Primeira Liga. Neste caso, seriam 1.274 dias sem volta olímpica. O novo marco seria o segundo maior jejum desde os anos dourados da Era Zico, na década de 80, superando os 1.169 dias entre o Brasileiro de 1983 e o Campeonato Carioca de 1986, outro grande jejum na História rubro-negra. Uma época em que Zico e Junior, expoentes do time campeão mundial, rumaram ao futebol europeu.

Curiosamente, a seca de taças na Gávea acontece no período em que a gestão de Eduardo Bandeira de Mello tem mais fôlego para investir em estrutura e no elenco de futebol, com contratações de jogadores do porte de Guerrero e Diego. Com a redução de gastos para pagamento de dívidas no início do primeiro mandato de Flamengo, o grupo era enxuto e tecnicamente limitado, mas conseguiu aumentar a galera de taças duas vezes. A Copa do Brasil de 2013 logo no primeiro ano de mandato e, também, o Campeonato Carioca de 2014, alcançado com um gol em impedimento de Márcio Araújo sobre o Vasco, nos instantes finais da partida.

A partir de 1996, o Flamengo emplacou dois tricampeonatos cariocas, (1999-2001; 2007-2009), Cariocas isolados (2004;2011), além de Copa dos Campeões (2001), Copa do Brasil (2006 e 2013) e Campeonato Brasileiro (2009). O torcedor se acostumou mal novamente. Na última semana, a gestão Bandeira divulgou o balanço, provando a recuperação financeira do clube, com receita de quase meio bilhão de reais e nova redução do rombo. A dívida dos títulos com a torcida, no entanto, ainda está para ser paga.

Os maiores jejuns rubro-negros desde 1980

– Brasileiro de 92 (19 de julho) a Carioca de 96 (30 de junho) – 3 anos, 11 meses e 11 dias – 1.442 dias

– Brasileiro de 83 (29 de maio) a Carioca de 86 (10 de agosto) – 3 anos, 2 meses e 9 dias – 1.169 dias

– Carioca de 2014 (13 de abril) a Carioca de 2017* (7 de maio) – 3 anos e 23 dias – 1.120 dias

– Carioca de 1996 (30 de junho) e Carioca de 1999 (19 de junho) – 2 anos, 11 meses e 18 dias – 1.084 dias

– Brasileiro de 87 (13 de dezembro) a Copa do Brasil 90 (07 de novembro) – 2 anos, 10 meses e 16 dias – 1.060 dias

– Copa dos Campeões 2001 (11 de julho) a Carioca de 2004 (18 de abril) – 2 anos, 9 meses e 7 dias – 1.012 dias no total

*Mínimo de dias sem título já atingido

Fonte: Chute Cruzado

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Tô puto com o mestre dos magos pela escolha dele de manter o zeh ricardo com essa economia porca e de não ter alhuem forte no futebol que seja o delegado dele. Mas essa matéria não tem nada a ver.

  • Que matéria tendenciosa…

  • Então acho q é melhor EBM renunciar e algum dos presidentes antigos (qualquer um) assumir. É assim que subentende-se que vamos ganhar títulos, né? Ou fala coisa que presta ou fica de
    boca fechada

  • Certidão Negativa vale como titulo?

  • ” Maior presidente da história ”
    ” Bandeira de Mito ”
    Diriam eles, ao elevar ao patamar de mártir um presidente que paga a conta de luz.

    Amigos, Bandeira de Mello é bom, mas não é o melhor.
    Estávamos mal acostumados com Patricia e Kleber.
    Bandeira não é um Messias, outros podem fazer o mesmo trabalho que ele e ainda ter um aproveitamento melhor no futebol.
    Eu tbm votei Bandeiram, só pra constar.

  • O q adianta jogar contra os pequenos do carioqueta e depois peidar nos momentos decisivos. Falta sangue, garra, raça. Time jogando nd. Ridículo esse futebol. Se pelo menos empatar quarta eskece libertadores.

  • São 36 anos sem libertadores e consequentemente Mundial, 21 anos sem sul Américana, 8 anos sem vencer um brasileirão e 4 anos sem vencer uma copa do Brasil. Qualquer outro título que não estiver ai não tem importância nenhuma, Carioca vale menos que moeda de 1 centavo.
    A cobrança é maior em cima de quem pode entregar mais, é o caso da gestão Bandeira, quase todos os setores do clube funciona muito bem, e o futebol continua a desejar mas acredito que esse ano acabamos com esse jejum de 4 anos sem levantar taça de importância.

  • Continuem com essas manchetes, cornetasdoflamengo.

    • É um fato e não corneta

      • KKKKK palhacito, sabe o que ganhamos entre Junho de 2001 (Copa dos Campeões) e Julho de 2006 (Copa do Brasil), por 1825 dias ? Cariolixo de 2004.

        Claramente manchete com intenção de desestabilizar o time. Tem a cara de pau ainda de citar que a seca vir em momento que tem guerreiro (maio 2015) e Diego (julho de 2016). Diego nem teve tempo direito de disputar algo, Guerreiro teve o ano passado. Corneta pura.

        • Estou dizendo que é um fato, ou por acaso a gestão de bandeira caga e anda pra o Carioca? Não! Faz questão de por o time titular num campeonato ridículo desse, renovou um contrato de televisão que dizem que nos obriga a usar o time principal, se está querendo disputar esse falido campeonato tem que entrar pra ganhar, ou terá que tolerar as críticas justas que vem sendo feita.

  • Se nós ganhássemos só a libertadores esse ano eu já ficaria satisfeito kkkkk

  • Títulos são importantes, mas ter suas finanças regularizadas para conseguir sempre ter um elenco competitivo e bom não tem preço. Nem alguns títulos meia boca como Copa do Brasil ou Carioqueta pagam isso. Brasileiro e Libertadores se pagariam sim…

    Mas é muito melhor ter uma gestão mantendo seu clube com os pés no chão, e mantendo um elenco que competitivo, que comprar uma estrela, ela não dá certo e viver anos com jogadores meia-boca porque teremos que pagar inumeras multas e dívidas por má contratações e má gestões.

    • Arsenal pensava assim mesmo há 10 anos atrás.
      Hoje a torcida chora a falta de títulos e implora pela saída do Arsene Wenger enquanto a diretoria conta dinheiro em uma sala com ar condicionado.

      • Arsenal tem os mesmos problemas financeiros do Flamengo?
        Acho que não ok, campeão!

        • Tem os mesmos problemas de jejum de títulos.
          Time bom financeiramente e péssimo dentro de campo.

      • Arsenal tinha ou tem uma dívida igual a do flamengo né? Sabe muito!!! Pesquisa muito!!! Sqn….

  • Maior faturamento do Brasil!
    Melhor elenco!
    Infelizmente planejamento a longo prazo tem os contras, mas é inegável que essa é a melhor diretoria de todos os tempos!
    Nesse andar dá carruagem daqui a pouco faremos nosso sonhado estádio!
    Coisa inimaginável a alguns anos atrás!

    • Melhor elenco?
      renovações de Márcio Araújo, Gabriel, Damião, Juan feitas pela diretoria não entram na conta?

      Esses Bandeiristas chegam ao absurdo pra manter a ilusão deles.

      • Chora klebete!!!

  • Constatação de anos de administrações desastrosas. O mal causado por décadas de amadorismo e corrupção com o erário rubro-negro será superado em breve. Com o Clube nos trilhos, seremos campeões, mas sem essa de contar dias, meses, ou alguém prefere voltar para a penumbra de outrora?

  • Isso é muito sério. Com essa mentalidade da torcida e dos dirigentes vamos chegar a 25 anos de jejum e ainda vai ter gente dizendo que o próximo ano vai ser a virada.

  • Esse ano vem uma Libertadores e ainda vamos brigar forte no Brasileiro, acredito que o grupo vá corrigir os erros que apresentaram no final da ultima temporada e voltaram a mostrar nessa, melhor começar mostrando as deficiências e terminar o ano bem. (Os porcos ano passado perderam o paulista tomando 4 pra água santa)

    • Que Deus te ouça meu amigo, SRN!

  • treta! treta! treta! treta!

  • A fonte deveria se chamar:”chute na bunda”, pois vai escrever besteiras no raio queo parta.

    • A verdade dói

      • Dói mesmo. Flamengo saneando as dívidas, clube ficando entre os primeiros do campeonato e disputando liberta em 2017. Dói muito black, ver o que seu amado kleber leite e patrícia yellow não fizeram. Chora klebete

        • Só tem esses dois presidentes pra comparar com o Bandeira?
          Quer comparar com o Márcio Braga não ?

          Quando falam mal do Zé Ricardo, comparam ele com o Cristóvão.
          Quando falam mal do Bandeira comparam ele com Patty.

          Vamos torcer pra não perder quarta, se perder não dá mais pro Zé Retranca

          • Márcio Braga???? Kkkkk mandou essa??? Kkkkk vc ão sabe da história do flamengo.

  • Curioso, 90% das respostas despreza o título carioca, mas os mesmos estavam n outro post malucos pq a taça rio não veio.

    • Meu filho, não temos obrigação de ganhar o torneio. Porém, com o elenco que o Fla tem hoje, era pra ter feito muito mais do que empatar com o time reserva do Fluminense e duas vezes contra o Vasco (que não ganhou até agora de nenhuma equipe da série A). Se não consegue entender isso, não se tem mais nada a fazer em relação a você.

    • Mas sabe de quem é a culpa disso ? Do técnico e dos dirigentes.
      Está mais que claro que o Carioca era um campeonato pra ser ignorado, tanto pra enfraquecer a ferj como pra fazer testes utópicos no time já que é péssimo esportivamente! Mas fazem isso ? Não, vão pra entrevista falar que aquele jogo com Vasco era importante porque era clássico, carioca é charmoso, blá blá bla…

    • Cara. Repetindo pela milésima vez. Ninguém tá puto com a perda do carioca. Nego tá puto com o desempenho ridículo do nosso time. A essa altura o time de reis estar voando e passeando.

  • É de 2013 pra cá.Carioca perdeu importância faz tempo.

  • Alias estamos até melhor que a Paty Amorin que não ganhou nada de expressão visto que o Brasileiro de 2009 não foi ela.

    • Ganhava os estaduais ao menos.

      • Cara seu tempo passou. Acorda. É nova gestão no Flamengo, reduzir dívidas, planejamento, CT… Não adianta ficar de piti aqui. Ninguém com um pouco de cérebro cai nessa sua. Evoluímos na gestão do futebol. Títulos serão consequência quando o fla se estabilizar financeiramente. Os blues pegaram um time falido e estão reerguendo aos poucos, ano a ano. Fique com os seus cariocas.

  • Faz me rir o cara chama torneio carioca de titulo. Se for olhar titulo de EXPRESSÃO estamos na média dos ultimos presidentes.

    • O Flamengo tem 33 títulos cariocas, e a torcida trata logo de jogar na cara dos rivais essa soberania.

      É titulo.
      Clubes como o Flamengo devem entrar pra ganhar em todas as competições

      • Vc quer voltar a ganhar estadual? Quer ter rivalidade com Vasco, Botafogo, clubes insignificantes no cenário nacional e internacional?Para ser potencia e ganhar títulos de expressão e não um mero rival de vasco ganhador de 33 torneios cariocas precisamos nos estruturar financeiramente.

        • Pensei que já tivéssemos estruturados financeiramente.
          Quanto tempo vai levar pra colher os resultados dentro de campo?
          Flamengo é um clube de futebol, só lembrando.

          • A partir de 2017 começaríamos a ganhar títulos de verdade, por que vc ja jogou a toalha?

          • Vc não é flamenguista nem aki e nem na casa do garaio!!!! Vai procurar tua turma chupa trola!!!

          • Tua casa tá caindo white. Estou ligado que vc é black and white. Sai daqui vice. Tua máscara já caiu!!!

            • E sua casa tbm está caindo, todo mundo sabe que você é Ricardete, Bandeirete e não importa o quanto o Flamengo seja humilhado, você continuará defendendo esses caras que pra você são Messias.

              Olha, o Bandeira é mil vezes melhor que Paty e Kleber, mas no futebol deixa a desejar SIM !
              A péssima administração que o Flamengo tinha com Paty e Kleber transformaram o Bandeira em um cara que ele não é. Bandeira é um presidente que não faz nada além dos outros, que também pagam dívidas.

        • Esse white é louco. Quer aparecer. Briga com o indiscutível.

  • Eu considero que o último título de verdade que conquistamos foi à 4 anos em 2013.

    • Sim o cara quer vender a idéia que esse torneio carioca é titulo.

  • Tem clube que fica mais tempo sem levantar nada, e outra, basta lembrar que o Bandeira está reestruturando o clube, coisa que nenhum presidente fez, ou seja eles gastaram e ainda assim ficaram sem ganhar. Mas isso aqui é Flamengo tudo o que nós fazemos tem proporções maiores, as críticas eu até acho justo, mas o sensacionalismo é que mata.

    SRN #IssoAquiÉFlamengo

    • Futebol é o carro-chefe do clube. Se não ganharmos nada até o final do segundo mandato de EBM, ele não conseguirá eleger um sucessor. Meu medo é que com isso a ideia do estádio próprio vá pras cucuias e Bap/Walim assine com a Lagardère.

  • E se continuar com esse futebol de pessima qualidade o jejum não vai acabar esse ano, mais também acho que não passa de 2018. Eu acho que 2018 vai ser o ano do Flamengo.

    • “2016 será o ano do Fla”
      “2017 será o ano do Fla”
      “2018 será o ano do Fla”

      Isso tá pior que a frase “Lula preso amanhã”.

      • Se tu se iludiu, Eu nao .
        Nunca acreditei que o Fla consegueria algo nesses anos e nem acredito que conseguirá no ano de 2017.

        • A torcida do Flamengo já se conformou com o fracasso.

          É.
          Títulos não é importante. Importante é as finanças estar em dia.
          Flamengo é empresa !

      • Em nenhum momento o bandeira prometeu título esses anos. Prometeu classificação para a liberta em 2017 e foi cumprido. Sou ST e acompanho ano a ano o planejamento do flamengo.

        • Então me fala rapaz. O que o bandeira pensa!? O que ele tem em mente? Qual eh a expectativa dele? Cara. Na boa. Se alguém perguntar isso pra ele. Ele vai falar pra perguntar lá no posto Ipiranga.

  • Quem manda no Flamengo é o Bonde da stella

    • será que o chefe ainda é aquele que foi transferido para o presídio em Vitória?

Comentários não são permitidos.