Ninho do Urubu: É hora de mudança, Zé Ricardo!

Compartilhe com os amigos

O Flamengo segue invicto no Campeonato Carioca, torneio pouco útil e que só serve para experiências ou desgastes. E foi através delas que o sinal de alerta para a Libertadores e Brasileirão acendeu. O time, que ano passado tinha um padrão de jogo invejável e muito eficiente, este ano não conseguiu funcionar com os novos jogadores. Muito por conta dos atletas contratados que não rendem, mas também por conta de novas ideias que não surtiram efeitos e modelo que precisa de mudanças.

Sempre defendemos o Zé Ricardo neste espaço, já que além de ser o melhor treinador do Flamengo desde o Andrade em 2009 – números comprovam isto – ele organizou uma equipe totalmente sem padrão antes da sua chegada. Usando as características dos jogadores que tinha às mãos em 2016, fez o clube disputar um título Brasileiro, algo inesperado, jogando um futebol bonito e envolvente. Porém, como era de se esperar, este ano os adversários conhecem os pontos fortes e fracos do Rubro-Negro e o time não consegue engrenar.

Dois fatores foram cruciais para essa queda do bom futebol: a pouca velocidade pelas pontas e a falta de agressividade na marcação sem a bola. A primeira é muito por conta das experiências que Zé tentou no time. Como a entrada de Mancuello pela direita, uma tentativa de ajudar o Diego a não ficar sobrecarregado. Função parecida com a que fez, algumas vezes, Alan Patrick em 2016. Sem esses corredores pelo lado do campo, o Flamengo perdeu a sua saída rápida, organizada e que não deixava Guerrero isolado.

E ela influiu também na marcação. Os dois atletas que atuavam pelas pontas ajudavam, quando a equipe estava sem a bola, na recomposição defensiva, montando um sólido 4-1-4-1. Eram os casos do Fernandinho, Gabriel e até o Sheik. Assim, dificilmente levava sufoco e conseguia sair rápido para o ataque. Atualmente é o inverso. Sem opções, o time está afunilando pelo meio e deixando com os zagueiros a saída de bola.

Por isso tantos erros do Rafael Vaz, que é quem faz o primeiro passe, já que o time não consegue dar opções pelos flancos e ataque. Rômulo não conseguiu ser este homem e Arão está mais preso à marcação, já que sem a velocidade pelos lados, precisa ajudar os laterais.

A situação do Flamengo está muito longe de crise ou um time desorganizado. Mas é hora de mudar um novo padrão e adaptar os jogadores atuais com um esquema diferente do que foi usado em 2016. A temporada só começou. A torcida não pode fazer pressão. Ou então só vai piorar uma situação sob controle.

Fonte: Bruno Guedes, do Goal BR

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Berrío é uma merda. Cara se enrola com a bola, n tem habilidade, estamos ferrados. Gabriel horroroso, Everton cavalo corredor, n temos atacantes de ponte para tabelas com nossos laterais e cruzar a bola ao Guerrero.

    • Eu até te entendo. O momento é complicado e nada presta. rsrsrs, Amigo calma…Berrío ainda está em adaptação e oscila ainda, mas tem qualidade. Gabriel (peça nula não comento), Everton é bom jogador, joga com velocidade, recebendo a bola em profundidade, o mesmo que Berrío. O problema é mais amplo…organização, falta de variação…o meio não cria, a bola não chega, Guerrero e nenhum atacante consegue jogar assim. Tem que arrumar o time. Espero que hoje o time entre organizado e que possamos ver futebol. Vamos torcer hoje como nunca, a vitória é vital para as pretensões do Fla na liberta.

  • Discordo em parte. A questão de pontas e velocidade: Berrío faz o quê, Everton o quê? as ideias são as mesmas. Mancuello pela direita foi interessante mas ele rende mesmo é pela esquerda em um 4-4-2. Guerrero tinha sim muitos jogos que não via a cor da bola, e ele está com seus melhores números esse ano…
    Pegando os últimos 7 jogos do ano passado o time caiu muito e mantém a instabilidade. Não é de agora. O Vaz dar chutões e tentar fazer a primeira bola demonstra que tem algo de muito errado. Quem tem que pegar essa bola é Rômulo que tem técnica para sair jogando (com ele melhorou a saída), sem ele ficou esses chutões em desfile. Um meio que tem Rômulo, Arão, Diego, não pode ter uma saída de bola à base de chutão o tempo todo.
    *Previsibilidade: desde o ano passado se reclama disso do Zé e continua o problema. Os adversários já sabem o que fazer, pois as ideias são as mesmas, o modo de jogar é a mesma coisa. Velocidade se atinge com entrosamento, organização tática, fazendo-se uma transição com qualidade, virada de bola… *O meio não está organizado: Arão vejo muito avançado e fica um “buraco no meio”, SEM COMPACTAÇÃO. Diego está realmente só, pois quem tinha que encostar com ele para fazer uma tabela seria Mancu ou Arão, por terem mais habilidade, mas estão a meu ver fora de posição. Ajustar o esquema, compactar mais: poderia tentar Mancu no meio com Diego, Arão mais recuado…isso seria uma mudança de fato. Só um exemplo. Esses são para mim os motivos da queda. Zé Ricardo não está sabendo montar bem a equipe, os jogadores que vieram, são de qualidade. SRN.

    • Sim, o Flamengo deveria ver como se sairia no 4-4-2 visto que o 4-3-3 estilo “barça e real madrid” não está funcionando para o nosso time, com o nosso elenco. E eu gostaria de ver o Mancuello no lugar do Arão, será bom vê-lo jogar em sua REAL posição. Ali na ponta direita não deu pra render o que ele pode, ele não tem velocidade pra recompor ou um alto poder de marcação. Ele pode funcionar ocupando espaços e não combatendo 1×1 contra os laterais do adversário. Zé Ricardo precisa tirar esse 433 fixo da cabeça, fazer render o time com o que temos.

      Quer falar de Flamengo no Telegram? Vem pro @FlamengoNacao

      • Ótima análise. SRN.

  • É sério o que estou lendo nos comentários, pedindo MSavio e Paquetá de titulares? Jogam nada! Ou todo esse debate pra definir 11 titulares? Quanta infantilidade, definir 11 é coisa de criancinha jogando amistoso no videogame.

    Torcedor pede maturidade do time, mas tem olhar infantil quando olha o clube. São mais de 22, nem todos eles serão craques, e os resultados estão vindo sim, ou já se esqueceram dos tropeços em pequenos em 2016, principalmente com Muricy?

    ZR está longe de ser o melhor dos técnicos. Nosso elenco não é o Barcelona. Mas ajuda algo torcedores que não são profissionais do esporte fazendo análises táticas do Fla? Poupem-me, vão tentar ser alguém de respeito na profissão de vocês, e vamos apoiar o Fla como torcedores, simples!

    • Ele tem a chance de acertar isso hoje mesmo. Colocar enfim o Macu na sua posição e não de ponta direita!

      ————–Muralha—————-
      Pará – Donatti – Réver – Trauco
      M. Araujo
      Arão Mancuello
      Diego
      Vizeu(Gabriel) Guerreiro

      Senão, para manter o esquema dele; tem de avançar um dos laterais na ausência dos pontas! Ou entra com Renê e avança o Trauco (melhor opção) ou entra com o Rodnei avançado junto com o Pará!
      Mancuello de ponta é sacanagem com o argentino! Não trm velocidade para isso.
      Abs

  • Chegou a hora da verdade Zé Ricardo.
    É hoje!
    Esqueça o Márcio Araújo.
    Não coloque Damião nem Gabriel.
    Adiante o Trauco e bote o René.
    Ronaldo no time titular já.
    Se o Ederson tiver condições leve pro jogo e bote no meio do segundo tempo.
    Vamos lá.

    • Tu acha mesmo q ele vai fazer isso aí? Com certeza vamos ver Gabriel e companhia. E Cirino ainda deve entrar no segundo tempo.A real é essa

    • Boa!

  • Ótimo texto!
    Representa muito bem minha opinião.

    Estrategicamente, o time está jogando bem, com poucas derrotas e trazendo resultados expressivos contra times menores.

    Falta encaixar pouca coisa para subirmos mais um patamar de qualidade.

    Esse próximo passo é o grande desafio.
    Temos que apoiar! Trazer o caneco (inexpressivo) do Estadual trará moral, assim como bons resultados na Libertadores.

    Vamos nação!

  • P mim tá fácil …
    Tinha que tentar no Carioca …masssss

    ………….1.Muralha…….

    ……2.Para./3.Rever/4.Donati/6.Trauco……

    ………….. 5.Arao……….

    …..7.MatheusS/10.Diego/8.Cuellar/11.Paqueta

    …………….9.Guerreiro…………….

    4.1.4.1
    Depois que esse time engrenassem já era !!

    Sem Mais..SRN

  • Não adianta…o zé panela eh apaixonado pelo vsq…e pra jogadores como ele, não há esquema que ajude..preferia perder o jogo vendo Ronaldo e Cuellar na volancia e Paquetá ao lado de Diego. ..do que ver o baidu e Gabriel em campo fazendo isso que o zé gosta…
    Sinceramente…eh difícil por um 442 em campo?!
    Muralha, para, rever, donatti, trauco
    Ronaldo Cuellar Diego e Paquetá
    Guerrero e Vizeu

    Vizeu eh mais matador que Guerrero. ..Guerrero faz muito bem o pivô e chama a marcação…

    Meu Deus!!! Saí da mesmice, zé ruela…e esqueça esse amor platônico pelo baidu, cirino e o ma.

    Ps: aposto que em algum momento ele vai por o cirino no jogo de amanhã!

    • Acho que o Cirino ele não põe não. Serão mais de 50 mil vaias para ele. Mas o resto. kkkkkkkkkkk
      Ele tá numa fixação pornográfica obsessiva pelo Jamal.

  • Eu acho que amanhã tem mudanças interessantes pelo menos nas pontas…ele tá sentindo a pressão não há mais defesa na mídia de técnico promissor.
    Eu acho que amanhã tem novidades positivas,mas marcio araujo continua kkkkkkkkk.

  • O motivo de ser 4-1-4-1 ou 4-5-1 é o fato de conter mais no meio-campo, dar mais oportunidade de toque pra reter a bola no ataque, e deixa o Diego menos sobrecarregado, além de aumentar a capacidade ofensiva que não teria com volantes de pouca habilidade e técnica.

  • Pode acrescentar aí que o Zé Ricardo, além de dar entrevistas pífias, entrega suas estratégias que por sua vez ficaram manjadas. Quem como quieto, come melhor.

  • Zé Ricardo tem culpa, pois insiste em jogadores que estão em mal momento! mas os maiores culpados pelo atual momento são os própios jogadores!! Eles não se aproximam uns dos outros para realizar tabelas, estão muito presos em suas posições, o time não tem um pingo de movimentação.

    • Deve ser por que o ZR nao treina isso ne, ou seja, culpa é do ZR novamente. A não ser que ele treina e os jogadores nao estão fazendo em campo, o que significa que o ZR perdeu o comando da equipe.

  • Esse texto está errado ao dizer que o flamengo perdeu força esse ano, quando na verdade desde a 28º rodada do br16 o time já estava previsivel e todos os times ja sabiam como jogar contra o flamengo, sendo que alem de perdermos o titulo e ficarmos a 9 pontos atras do Palmeiras, ainda perdemos a 2º colocação onde tinhamos quase 10 pontos de vantagem pro santos. O problema que o ZR so pois o Mancuello na ponta, pra preparar o time pro conca entrar, mais esqueceu que nem o mancuello nem o COnca da conta de fazer o papel de ponta que ele quer que o seus jogadores façam, morreu engessado num esquema e nao tem auto critica de admitir que o time nao estava jogando bem.

  • Discordo em relação ao Rômulo Bruno Guedes, ele melhorou muito a saída de bola, a questão é a falta de ritmo e condicionamento devido o tempo que ficou parado, e a questão dos pontas é que todo mundo sabe como o Flamengo irá jogar por isso não funciona mais, Os times que vão enfrentar o Flamengo já vem com um marcação forte no Diego, Arão tem participado pouco na busca pela bola com os zagueiros, e Sobra para o inofensivo Araújo sair jogando, no fim das contas sobras alguns chuveirinhos na área !!!

  • Fala nação hoje cedo coloquei o este comentario em uma coluna do nosso colunista Vinny Dunga, e replico ela aqui.

    Bem vamos lá as ponderações que tenho sobre o assunto Zé Ricardo.
    1ºO time hoje não tem um padrão tático e quando neutralizado fica
    complicado o time agredir, vemos um time apático em campo a mercê de
    peças como Diego, Guerrero, Everton, olha a nossa decadência dependemos
    de Everton.
    2º- Preterir o Cuellar e o Ronaldo para a escalação do Limitado M.A
    3º-Insistência com um esquema de jogo falido, já falei aqui no coluna e
    repito, não somos Barcelona e nem Real Madrid para jogar no 4-3-3, sendo
    que uma das sensações do ano que passou foi o Leicester jogando no
    4-4-2 sendo que era um losango no meio de campo com Marhez, Vardy e o
    japonês arrebentando.
    4º- Insistência em jogadores contestado vide
    M.A, Cirino, Gabriel Jamal, Arão que não está jogando o fino da bola
    como jogou quando Muricy foi técnico e até mesmo com Zé Ricardo o
    consagrando um dos melhores na volância do C.B, sendo que temos
    jogadores muito bom no times que nem no banco fica, volto a repetir o
    caso do Cuellar.
    5º- A falta de critérios para mudar o time no
    segundo tempo, todo o jogo é a mesma coisa, sai Mancuello para entrada
    de Berrio, sai o Everton ou alguém que está na esquerda para entrada do
    Damião, sai um volante para entrada de outro volante, o time mais
    previsível do futebol brasileiro se chama Flamengo, nem o time ridículo
    do botafogo não e tão previsível como o nosso.

    Bem se depois dessas ponderações ainda assim falar que o Zé não tem culpa é o
    mesmo que falar que o Cabral e sua corja não faliu o Rio de Janeiro e
    que tudo no mundo está a 1000 maravilhas.
    Acho que ele sim está desgastado e que uma mudança seria ideal, não devemos queimar o Zé porque ele já se queimou, agora tem que partir da diretoria para mudar
    com urgência, pois poderemos perder o ano, e ai meu amigo quem é a favor
    vai cair matando em cima dele. E sobrará para todos dentro do Clube
    mais querido do Brasil.
    SRN

  • Eu pensei em um esquema um pouco diferente.

    Na parte defensiva nenhum mistério; Muralha, Pará, Donatti, Réver e Trauco.

    Já do meio campo para frente eu faria diferente. Começaria com: Rômulo mais centralizado e atrás da linha de meias; depois Diego pela esquerda, Cuellar na direita, e no ataque Everton, Conca e Guerrero.

    Um 4-1-2-3.

    Sendo que Diego, Cuellar, Conca e Everton se revezariam constantemente na transição, trocando de lado e alternando subida e descida. Isso iria fazer o time do Flamengo muito menos previsível e ajudaria o Guerrero a ficar mais livre.

    Na recomposição Rômulo, Cuellar, Diego e Everton formariam uma linha de quatro defensiva, e Conca e Guerrero sobrariam. Para não sobrecarregar o Diego, ele inverteria com o Conca essa recomposição, sobrando uma vez ou outra junto com Guerrero.

    As jogadas de profundidade ficariam por conta de Everton, Trauco e Pará. Dependendo do momento de posicionamento do Everton; ora pela direita, ora pela esquerda.

    Acho que esses jogadores dispõe das melhores condições de criação/movimentação e imprevisibilidade, e seriam melhor aproveitados dessa forma.

    • Á questão é pra esse jogo!

      • A mesma coisa, só que com Sávio no lugar do Conca.

        • Desculpe mais não vejo bola nessa cara!

          • Acho que o Lucas Paquetá pode ter mais talento, talvez tenha. Mas prefiro a dinâmica do Sávio. Pra funcionar nesse esquema que falei tem que ser um cara mais leve, de drible curto, bastante movimentação, como é o Conca.

            • VJ!

    • Curti a formação….Na verdade esse esquema ai que voce colocou seria a forma que a Juventus e o Real madrid se defende e ataca. Se defendem no 442 e atacam no 433. Eu sempre pedi isso aqui. Mas pensando nesse jogo, jogaria no 4321 que é a mesma coisa do 4141 (do tite) que muitos pedem aqui, pois Renato augusto e Paulinho sao volantes que jogam mais adiantados.
      Logo colocaria o tite pra jogar assim:
      ————- –Guerrero—————–
      ————-Paquetá/vizeu—Diego————
      —–Mancuello—Ronaldo/cuellar—-arão
      Trauco— Rever——Donatti——Para
      —————Murallha———————

      • A tal da árvore de natal, é uma opção sim. Só que os dois meias atrás do Diego teriam que recompor com Mancuello e Arão, para poder formar o 4-1-4-1.

  • O Santos ano passado tinha 3-4 jogadas ensaiadas usadas em bola rolando, o Palmeiras tinha uma jogada de bola para por partida, o Atlético-MG, com o Aguirre no passado, criava sempre uma jogada ensaiada nos escanteios. O Flamengo está muito distante disso, ano passado teve um período que o Flamengo preocupava os adversários, esse ano perdemos isso, pois perdemos a intensidade e a compactação. Como disse um cara nos comentários aqui embaixo, o Flamengo não tem DNA de campeão, campeão faz partidas ruins e ganha, campeão faz partidas boas e humilha, e que momento o Flamengo foi assim esse ano?

    • Guilherme, não sei em que post eu estava conversando com vc. Viu hoje a juventus jogando, flamengo tinha que jogar daquele jeito, numa formação 442 marcando e 433 atacando.

      • Também lembro de ter conversado contigo. Hoje vi o jogo e vi a Juve jogar contra o Barcelona com 3 centroavantes. Como você observou, o time se defendia num 4-4-2 com o Mandzukic (um dos centroavantes) fechando a direita para marcar Messi até a linha de fundo, inclusive ele se estranho com o mesmo quando desarmou ele.

        Gostei do esquema, o time jogou com 3 centroavantes, um ponta improvisado no meio de campo (Cuadrado) e um lateral super ofensivo (Daniel Alves), sendo que em momento algum eles foram ofensivos, foram bastante defensivos ao meu ver. Eu não veria problema em ver o Flamengo enfrentando o CAP com 3 volantes, eu colocaria Diego à frente deles e Vizeu e Guerrero no ataque, com o segundo fazendo o papel de segundo atacante.

        Eu fico triste que há apenas um treinador que faria uma loucura dessas no futebol brasileiro: Cuca. O Tite é o melhor treinado brasileiro, mas jamais faria uma coisa dessas, eu nunca vi ele inventar essas coisas.

        • Cara, eu tava comentando ali embaixo……. Eu agora entendi o 4141 do Tite, e se voce for parar pra pensar, o time dele joga no 4321, com 3 volantes, pois Renato Augusto e Paulinho são volantes, sabem marcar, e sair pro jogo. Eles jogam de 2º volante/meias e o Neymar/coutinho são os pontas que quando se defende forma a segunda linha de 4 e o gabriel jesus na frente. Tendo isso em vista, flamengo deveria jogar da mesma forma, com Mancuello e Arão jogando como jogam paulinho e Renato Augusto, com Diego jogando mais por uma ponta e o Paqueta pela outra, com GUerrero na frete, Teríamos um time muito técnico, e que jogaria muito bem e criaria mts oportunidades pro guerrero.

          • Os volantes da seleção ocupam a segunda linha de quatro, pois no futebol moderno volante tem que saber armar jogadas. O 4-1-4-1 no Flamengo não funcionaria, eu cheguei a pensar nisso ano passado e pedir esse esquema, mas depois desse ano eu vi que o time ficaria torto dentro do estilo do time.

            Esse time do Flamengo é pra se jogar com dois centroavantes, pois povoaria a intermediária ofensiva e os cruzamentos fariam mais sentido, visto que o time teria mais jogadores na área para cabecear.

            • Logo o time jogaria no 442 então, que é uma escalação que eu peço a muito tempo, mais isso so quando tivermos conca disponível. Pra esse jogo de amanha iria no 4321=4141 mais com 3 volantes, Mancuello pela esquerda, arão pela direita, Diego e paquetá mais a frente com guerrero no ataque. Ficaria um time muito técnico, com toques rapidos, infiltrações, tabelas pra tentar furar essa defesa. Isso eu ne, mais o ZR vai vim com o ja conhecido por nois torcedores e todos os adversarios do flamengo, o 4231, com MA de 1º volante, mancuello torto pelo lado direito, gabriel torto pela lado esquerdo, diego sobrecarregado na armação e GUerrero sozinh no ataque, torcendo pra uma bola parada, uma falta na entrada da area ou um pênalti pra gene fazer o gol.

  • Existem técnicos que armam bem as equipes e existem os que armam bem as equipes e conseguem o “algo a mais” do grupo para serem campeãs. Infelizmente acho que o Zé é o primeiro caso: até pode ganhar, mas falta o diferencial, DNA de campeão.

  • Essa trecho do texto resume tudo:

    “Os dois atletas que atuavam pelas pontas ajudavam, quando a equipe estava sem a bola, na recomposição defensiva, montando um sólido 4-1-4-1. Eram os casos do Fernandinho, Gabriel e até o Sheik. Assim, dificilmente levava sufoco e conseguia sair rápido para o ataque. Atualmente é o inverso. Sem opções, o time está afunilando pelo meio e deixando com os zagueiros a saída de bola.”

  • Ótimo texto, mostra pontos importantes do motivo da queda de rendimento.

    Praticamente o que eu venho falando. Pontas como meias pra ajudarem na marcação.

    – – – – – – – –

    Olhando os jogadores que o Flamengo dispõe e os esquemas que porventura possam ser utilizados, temos como exemplo o que o Tite faz na seleção brasileira, com a alternância entre as formações 4-1-4-1 e 4-2-3-1, formações estas que o Tite utiliza desde a época do Corinthians, e agora está utilizando o 4-1-4-1 (até mesmo Dunga utilizou esta formação).

    O diferencial do Tite é que ele optou por jogadores de bom poder defensivo no meio-campo (Paulinho e Renato Augusto), deixando as pontas para os habilidosos Neymar e P. Coutinho (antes era Willian).

    Com essa disposição em campo, colocando cada peça no lugar devido, Tite ganhou uma forte contenção no meio-campo sem deixar de ter poderio ofensivo, uma vez que utiliza o 4-1-4-1.

    https://uploads.disquscdn.com/images/5663b0dfecdf2fb7f3635b3fc7c61067b4cb11c1644934f88c0a0079f6664240.png

    Tendo-se essa disposição tática como parâmetro, podemos lembrar do jogo Flamengo contra o U. Católica quando o Zé colocou 3 volantes, sendo que deixou MA mais recuado e com Rômulo e Arão um pouco mais à frente, formando um 4-3-2-1.

    https://uploads.disquscdn.com/images/8e5e559a2d1af4205721540a25ceb2bc1778df65b61d7f7d4d765da5ea1ede3e.jpg

    Essa formação 4-3-2-1 com Rômulo e Arão mais avançados, ainda que tentando forçar para um 4-1-4-1, não é a melhor opção pro Flamengo, não encaixa, a uma pq eles não dispõem de qualidade técnica e habilidade suficientes pra segurar a posse de bola na parte mais alta do campo, e a duas pq o Diego acaba ficando isolado na ponta direita (o que não é a melhor opção, pois Diego rende bem é no meio) culminando, por conseguinte, nas subidas pouco criativas de Éverton, com Guerrero sozinho, ou seja, o time fica meio torto no ataque.

    Por isso nesse jogo contra a Católica o Flamengo teve uma forte compactação defensiva, mas acabou penalizando o setor ofensivo.

    A solução, ao meu ver, dadas as caraterísticas dos jogadores, seria montar o time no 4-1-4-1, tendo como foco a melhor disposição das peças, de forma que torne o time equilibrado em ambos os setores, sem abdicar demasiadamente das habilidades técnicas do elenco, pois não se pode fortalecer o setor defensivo em detrimento do ataque.

    Sendo assim, teríamos Diego e Conca como excelentes retentores de bola no meio-campo, com boa capacidade de criação, além de 2 meias nas pontas direita e esquerda voltando pra recompor a defesa, fazendo eventualmente o facão no setor defensivo acaso necessário, facilitando e muito a vida do volante.

    Essa disposição tática importaria em um maior poderio ofensivo, de maior técnica e posse de bola, além de oferecer poucas oportunidades de contra-ataque ao adversário, resultando em uma boa recomposição defensiva.

    https://uploads.disquscdn.com/images/b1ead2877587b177ee5ac06b5eca4e0a841a603462a37ea86d6d3a5e9447329b.png

    • Jogadores jogam de má vontade amigo, falta raça e cobrança no Flamengo.
      Quando vai entender e parar de blindar a diretoria de críticas?

      • Meu filho, vc insiste em dizer que o problema é a Diretoria.

        Se eu fosse vc eu desistia, pois essa Diretoria é a melhor que o Flamengo já teve, então sem chances de vc querer alguma coisa.

        Não preciso blindar nada, o trabalho da Diretoria traduzida na estrutura e no time que está montando a cada já diz por si só, fatos já são essa blindagem que vc menciona.

        Continue tentando, quem sabe uma hora vc consegue…

        • Não sou o único que acha que a diretoria é péssima em futebol
          Alguns já acordaram, outros demoram mais pra despertar. É natural.

          • Diretorias boas mesmo pra futebol são as do passado, que contratavam Romário, Ronaldinho Gaúcho e Edmundo pra ganhar, no máximo, Carioqueta e, de vez em quando, Copa do Brasil.

            E, o mais importante, insuflar a dívida milionária.

            EBM e Diretoria pagou o pato e estão transformando o Flamengo em uma potência, finalmente.

            Isso demorou mais a acontecer por motivos óbvios de incompetência de gestões pífias.

            Diretoria boa é a que ganha Carioqueta, a que coloca o time na Libertadores é fraquinha. SQN.

        • Wander, um coisa é a parte administrativa, outra é o futebol.

          Acho que eles pecam muito na cobrança sim, e concordo com o White. Esse time não tem atitude de quem quer ser campeão de nada. Vai por mim.

          • Concordo que o time está sem atitude, pouco agressivo.

            Exemplo disso hoje foi o jogo de Barça x Juventuys. A Juve muito mais agressiva.

            Em nenhum momento eu disse que o time está bom ou agressivo no ataque, estou propondo justamente o contrário.

            A questão é o trabalho do Zé tem que mostrar efeito, e se não mostrar mudança, ele vai rodar, sem dúvida.

            Agora, no tocante à Diretoria na parte do futebol, discordo completamente, pois prefiro contratações responsáveis do que o que se via na época de Romário e R. Gaúcho.

            A Diretoria dá tranquilidade pro técnico trabalhar, e isso é importante.

            Mas se o Zé não mostrar em campo o que se treina, então ele terá de se afastar e virá outro (Dorival, Oliveira, seja quem for) e a Diretoria dará toda a confiança novamente.

        • ( ) torcedor do CRF
          (X) torcedor do Bandeira

        • Cara, fecho com o wanderpc82 quanto a Diretoria ser colocada lado a lado nessa cobrança. Claro que a atitude tem que vir de cima, mas não a Diretoria como um todo. Entenda que existe VP de futebol (estamos sem), Coordenador de futebol, Gerente de futebol. Se esses aí não fazem o papel de cobrança, ai sim concordo em meter o pau (neles).

          Agora concordo também com White, pois o time está sem gana, sem vontade, chego a pensar em corpo mole para derrubar técnico. Nem precisa ir tão longe como na europa, lembra dos jogos do porco ano passado, os cara entravam muito a fim de vencer. Não vejo isso no Romulo, Arao, Trauco, Vaz, Mancuello. Para e Everton só de vez enquando, Berrio está afobado. Fogo, os caras tem estrutura e tranquilidade $$$ para trabalhar. O que estara faltando não sei. Esporro? Banco para alguns?

          Não acho nosso técnico fera, apesar dos numeros, mas não acho que seja o responsável tb. Mas para de passar a mao, come no esporro…

    • Ainda prefiro um 4-3-1-2 com Rômulo de volante atrás, centralizado. O segundo homem seria William Arão e o terceiro pela esquerda Mancuello (já que essa seria sua posição ideal, então que jogue bola direito!). Com esses três mais atrás, Diego teria liberdade para armar o jogo à frente, sem ter que ficar se sacrificando tanto lá atrás.

      Os laterais ficariam com mais liberdade pra subir tendo em vista os homens de contenção no meio. No caso do lado esquerdo, o segundo atacante protegeria o corredor nas subidas do Trauco.

      Na frente, o segundo atacante puxaria a marcação, ou Guerrero criaria situações de jogo fazendo o pivô.

      • Eu já desisti de Willian Arão, acho ele fraco, lento, não tem habilidade pra jogar no meio-campo pra fazer tabelas rápidas e afins.

        Prefiro mais o 4-1-4-1 ou até o 4-5-1 com jogadores habilidosos no meio como Matheus Sávio, Ronaldo, Paquetá, Adryan e Diego.

        Mas minha preferência mesmo é o 4-1-4-1 com o Ronaldo mais atrás. O garoto é bom.

        • Se não tem Arão tem o Cuellar.

        • No mais, Ronaldo é, de longe, o volante mais promissor.

          • Ronaldo é nome de craque não é de hoje!

          • Não é nem o volante ele é o jogador mais promissor da geração! futuro RonaldoMito!

        • CAra o que voces esquecem, é que o 4141 que o TITe usa é o 4321, so por que “moderno”. Renato augusto e Paulinho sao volantes que jogam na segunda linha de 4 jogadores, nao tem como vc colocar no flamengo uma segunda linha com 4 jogadores que nao sabem marcar.

          • Paulinho e Renato Augusto são meias.

            • Negativo. Paulinho e Renato Augusto são 2º volantes que pela qualidade técnica também pode fazer o papel de meia, assim como o Arão por exemplo.

                • Todo volante é meia no wikipedia, so pra te avisar. Voce quer ver como eles são volantes? … O tite sempre que tira um deles coloca quem no jogo, o Fernandinho, que é tambem um 2º volante. Experimenta colocar a seleção com Diego e Lucas lima no meio no lugar do Paulinho e Renato Augusto, que como meias sao bem mais efetivos, mais nao sabem marcar tão bem.
                  Como eu já disse, eles são 2º volantes que como tem uma boa técnica desempenham o papel de meia também. Quer outro exemplo, o Real MAdrid, Kross e Modric são segundo volantes, que sabem marcar, mais sao tão tecnicos que jogam e desempenham o papel de meias também, assim o real pode jogar com 3 atacantes la na frente, assim é a seleção.

                  • Os 4 do meio iam recompor na defesa, sendo que, assim como diz no texto dessa coluna, os pontas voltariam pra marcar, fazendo eventualmente o facão pra ajudar o volante.

                    Ou seja, meio-campo técnico e compacto.

                    • Ajudar a marcar é uma coisa, marcar e roubar bola é completamente diferente. Como eu disse, experimenta colocar a seleção brasileira com DIego e Lucas lima no lugar do Paulinho e Renato Augusto, ou no Real Madrid colocar o James ROdrigues e o Isco no lugar do Kross e do Modric, simplesmente vai levar chumbo, mesmo que os meias ajudem a marcar, eles nao sabem marcar, apenas fecham os espaços.

                    • Tente colocar o Diego e Conca no meio e Éverton e Berrío que voltam pra recompor defesa com rapidez.

                      Meio-campo técnico, rápido e compacto.

                    • e ai mata o everton e Berrio no jogo, pois os caras teram que voltar ate a grande area pra marcar e sair disparado pra chegar la na frente. Prefiro jogar no 442, com dois volantes, 2 meias e 2 atacante. Sem mais.

                    • Por isso é 4-1-4-1, iriam os pontas iriam na meia direita e esquerda, subindo no momento certo pra abrir espaço e levar a marcação, o que facilitaria pro Diego e Conca.

                      Perdeu a bola, volta pra marca, além do volante e dos laterais que tb cobririam com facilidade.

                    • Entendo que para o jogo de hoje o 442 seria o esquema tático ideal.

                    • pra mim o 442 é o esquema ideal pro resto da temporada. POrém o ZR não larga de mao desse 4231 nem querendo, vai ser demitido antes disso acontecer. O que custa colocar o time assim, com Mancuello jogando pelo lado esquerdo atras do Diego, e não da ponta direita na frente dele. Faz um losango no meio e pronto, temos um time bom. E tem que esquecer desse MA, inutil em campo.

                  • Até que enfim alguém que entenda o que é meia ou volante!

            • Mas fazem papel de MC que tem a função de marcação !!!

              • Exatamente, pois Neymar e P. Coutinho não muito eficientes na marcação.

                No Fla seria o inverso, Diego e M.Sávio/Paquetá menos eficientes e os pontas Éverton e Berrío mais eficientes, fazendo o facão pra ajudar o volante.

        • O Arão não está aparecendo bem como elemento surpresa e está subindo demais na armação das jogadas ao invés de vir de trás construindo, isso tem feito com que o Diego tenha que voltar, não concordo ao falarem que ele está ficando mais pois não é o que tenho visto, no primeiro tempo contra o Vasco só ficava na frente, no segundo tempo acredito que o Zé Ricardo tenha dado um puxão de orelha nele e passou a vir de trás e consequência foi uma melhora na saída e o Diego não voltando tanto quanto antes, o Arão é ótimo na bola parada na área então se concentra nisso e vem ajuda no início das jogadas com o Rômulo que será muito mais produtivo, e entra na boa.

      • ————-Muralha
        Pará – Réver – Donatti – Renê
        ————–Arão
        Cuellar ————-Mancuello
        ————-Diego
        —Guerrero —- Trauco

        Também prefiro pra esse jogo iria assim! Devido as ausências de Berrio e Everton

      • Esse time que voce citou é o melhor forma de o flamengo jogar, e é a mesma escalação do TITE na seleção, pois Paulinho e Renato Augusto sao volantes que jogam mais a frente do 1º volante. o 4141= 4321 mesma coisa. Agora os caras querem colocar o 4141 com conca e diego juntos, e mais dois pontas kkk isso nao daria certo nunca. POde até colocar os dois mais tem que ter outro volante no time.

      • Gosto muito desse esquema, só que o time precisaria ter muita, mas muita intensidade e combatividade. Não faria sentido ter 3 volantes e marcar baixo, visto que o time ficaria defensivo demais ao meu ver.

        Como já disse acima, eu não acharia estranho ver o Flamengo enfrentar o CAP com 3 volantes, mas as peças tem que ser essas que você citou.

        • O erro do Zé Ricardo foi no jogo fora ter escalado o M.A. se coloca o Cuellar com Rômulo e Arão ficaria uma trinca muito mais dinâmica.

      • É o que todos os chamados modinhas querem Vinicius , mas o zé não conhece nem o Elenco que tem, sobra nos aguentar amanhã Cirino, Caramujo e Gabilixo !!!

    • O Problema de sua escalação é que, Everton Ribeiro nem é nosso! Berrio fora, Everton lesionado e Éderson nem sei se joga mais, e Baidu pra primeiro volante já perdeu todos os conceitos, prefiro o Cuellar ou um cone ao baidu!

      • Tem outros jogadores:

        ——————Guerrero—————–
        Trauco–Sávio/Paquetá—-Diego—Rodinei
        ——————-Ronaldo—————-
        Renê—-Revér—-Donatti—-Pará
        ——————Muralha—————–

  • ————-Muralha
    Pará – Réver – Donatti – Renê
    ————–Arão
    Cuellar ————-Mancuello
    ————-Diego
    —Guerrero —- Trauco

    4-3-1-2

    Mancuello se funcionar é vindo de trás na posição que ele sempre jogou, Trauco ao lado de Guerrero sim! Ele é rápido e habilidoso infinitamente melhor que jamal e girino, tem drible curto, finaliza de média e longa distância, e entende muito bem o Guerrero. Só vendo esse time atuar para ter opiniões, opção caso Arão continua a baba que está iden ao Mancu seria Ronaldo e Paquetá.

    Esse seria o time que gostaria de ver em campo, agora á realidade.

    —————Muralha
    Pará —– Réver — Donatti —- Trauco
    ———-Baidu— Arão
    ————— Diego
    Mancuello —Guerrero—- Jamal

  • Zé Ricardo mudou o esquema quando não havia necessidade contra a UC, chamando a responsabilidade para si e quando a mudança se faz necessária por claramente o atual não estar funcionando, ele não faz. Técnico limitado. Só repete o mesmo esquema, escalações e substituições e reza pra dar certo. Não sei porque ainda têm esperança de que ele ainda mudará alguma coisa. Amanhá não basta só vencer, tem que convencer também. Porque com esse futebolzinho pobre não iremos a lugar nenhum.

    • Prefiro que vença sem convencer porque uma vitória amanhã é essencial.

      • Lógico que eu quero vença. Aliás eu frisei: “Amanhá não basta só vencer, tem que convencer também”. Vencendo sem convencer é adeus Zé Ricardo

    • Discordo, não havia necessidade mudar o esquema, mas o Flamengo criou diversas chances claras de gol (sem precisar dar cruzamentos) e poderia muito bem ter ganho, não é à toa que dominou as estatísticas. O equivoco dele nesse jogo foi ter mudado o esquema, eu tiraria o Éverton para por o Berrío e continuaria no 4-3-2-1, no caso ele tirou o Rômulo e pois um 4-2-3-1, deu tudo errado depois disso.

      • Eu concordo. Só disse que não havia necessidade de se mudar o esquema que nunca havia sido testado em jogo, ainda mais nas vésperas da Libertadores. Ele mesmo se queimou com isso. Agora quando é realmente necessária a mudança ele não faz.

  • kkkkkk,Tem um aqui que postou que o barcelona perdeu pro malagá e a culpa não era do treinador e tal…agora a juve ja empurrou 3 na cola deles…tal como aqui,so ganha porque tem jogadores de quaidade que quando estão inspirados,resolvem,porém como time não tem alternativas,torna-se presa fácil,Luis henrrique,tata martino..não estão a altura do barcelona,assim como zé ricardo,e mais um punhado aí,mas principalmente zé ricardo um cara que nunca foi treinador não esta a altura do flamengo…coloca o sampaoli no barceona ano que vem pra ver..coloca o cuca,ou dorival hj aqui pra ver…

  • Está longe de ser um time desorganizado? Então acho que estou vendo o Sport com o logo do Fla, esse esquema é péssimo, foi bom ano passado quando foi novidade mas hj é mais previsível que lagoa azul na sessão da tarde, ainda mais quando temos um esquema péssimo e o cara inventa de botar jogadores fracos, ae e para ferrar mesmo. a culpa não é totalmente do Zé, esses caras ( a maioria) não está levando a sério jogar no Fla e oque vemos é vários pé de rato se arrastando em campo em vários jogos, e ae que o bandeira tem que entrar e cobrar pois passar a mão na cabeça de homens barbados não dar.

    • Nem acho o esquema ruim, falta movimentação, o que é culpa do técnico, e falta criatividade dos jogadores, o que é problema do elenco que não tem jogadores velozes com qualidade

      • Apartir do momento que um esquema se torna previsível logo ja não tem sentido de ser usado, pra matar nosso time é só botar 2 laterias defensivos pra pegar os pontas e marcação dupla no Diego.

      • De acordo.

    • Qualquer treinador que vier pro Flamengo vai usar o 4-2-3-1. O problema não é o esquema, é a maneira como o nosso time joga. O esquema é perfeito quando se tem triangulações, passes verticais, infiltrações e ultrapassagens, coisas que não o Flamengo não usa. Não precisa ter CR7 numa ponta e Messi na outra para que o time tenha faça triangulações, é o treinador que tem que treinar essa jogada para que ela aconteça de forma espontânea.

      Então, qualquer treinador que vier pro Flamengo vai repetir o esquema, a diferença é que outros treinadores tem o seus estilos. O Cuca, se viesse pro Flamengo, ele faria o mesmo esquema, como sempre fez nos últimos 6 anos, iremos perceber a diferença pois ele trabalha por marcação homem, e o Zé por marcação por zona, o Cuca gosta de pressão alta, o Zé baixa, o Cuca gosta de triangulações e é seduzido por jogadas ensaiadas, já o Zé gosta de fazer os pontas puxarem a marcação dos volantes adversários (coisa que o Abel disse ver frequente no nosso time).

      Gosto muito do Zé, acredito que será um excelente treinador, mas boa parte da torcida esperava que ele fosse evoluir ainda mais o time. Isso não ocorreu, e tem decepcionado muito a torcida, se jogarmos mal no sábado, já é hora de pensar no seu substituto.

  • Na minha opinião as mudanças não devem acontecer em trocas de nomes no posto técnico, acredito que o amigo colunista não quis dizer exatamente isso, porém a atitude em encarar as partidas com maior seriedade, independentemente da competição, a evolução na forma de jogar, são pontos que precisam ser revistos e cobrados sim por todos aqueles ao entorno do trabalho e porque não pela torcida, tudo de forma passiva, o Flamengo chegou em um estágio e estacionou, mudamos de uma equipe bagunçada para uma equipe mais organizada, tanto que conseguimos surpreender muita gente ano passado, a partir dai nos tornamos previsíveis e talvez um pouco acomodado, somados ao desinteresse irresponsável do estadual e a classificação a Libertadores, fatores que expõe na minha opinião o atual momento, a toda hora com essa de que estadual não vale nada, Taça Rio, Guanabara, etc…acredito que se não for para encarar a competição com seriedade e esforço com o time principal, que treine os suplentes e jogue com eles, dará muito mais empolgação a torcida, mas certamente esbarram nas questões politicas e financeiras, e dessa maneira que nos estamos estacionados no quesito futebol, o Flamengo tem o dever de apresentar um bom futebol contra o ATP e mais fazer um resultado elástico, é obrigação, diante de tudo que deixou de jogar contra equipes “mirins”, do apoio que terá da torcida e principalmente dos desfalques importantes que o adversário terá, caso contrário as consequências virão!

  • É hora de mudança sim. A começar pelo treinador.

  • A grande verdade é que PRECISAMOS de atacantes de lado! Precisamos de um canhoto e um destro para disputar a posição, já que no momento atual temos somente o Éverton e o Berrio. Gabriel deve ser visto no máximo como um quebra galho e nem vou comentar sobre o M. Cirino… &;-D

    • A grande verdade é que seria mais fácil o time jogar de acordo com as peças que tem,na juve hj tem madzukit (é assim?) dybala e iguain,porém não é um 433 pq ao invez de sacrificar e deslocr jogadores de meio pra fazer ponta e o pior,seria na verdade um 2 ateral,pq de ponta esse esquema não tem é nada…por que não formar um osango no meio com os melhores jogadores ja que temos o suficiente para titular e reserva,são MA,ronaldo,cuellar,mancuello,paquetá Adryan m.sávio Diego,e ainda terão ederson e conca..porra qual é a ogica de ter tantos jogadores de meio e só usar 3?

      • Penso exatamente isso!

    • Éverton Ribeiro é meia mas quebraria um galho, Éderson ainda pode dar certo, veremos…

    • A grande verdade é que Zé Ricardo não sabe montar um esquema sem pontas.

      • Até sabe. Jogamos direitinho contra a católica sem isso. Problema é a baixa produtividade do ataque, com ou sem pontas.

    • Com Gabriel, Berrío e Everton ganhamos na velocidade, mas perdemos na cadenciada. Com Mancuello é o inverso. Precisamos de jogadores que consigam fazer as duas coisas, e isso inclui E.Ribeiro.

      • Ele e o Vargas (que infelizmente não veio), seriam perfeitos! &;-D

      • Acho que um time que se propoe a jogar como o flamengo, que em 90% das partidas os adversarios jogam contra a gente fechados, nao adianta ter jogadores rápidos, pois o time vai se fechar e nao vai ter espaço pra entrar e furar essa defesa. Hoje pra voce ver no jogo entre Juventus e BArça, Neymar e Messi são rapidos, mais do que adianta se a juventus se fecha??? O flamengo precisa de jogadores tecnicos, jogar pra atacar, usando de jogadas de tabelas, infiltrações, triangulaçoes, e nao esse jogo feio de chuveirinho. Olha se o barça por exemplo joga assim, o Real madrid, o BAyern, e o flamengo nao tenta copiar o jogo deles escalando o 4231.

    • Concordo.

  • Pelo que eu entendi ele quer que o flamengo volte a ser o que era ano passado

Comentários não são permitidos.