Notícias

Pay-per-view, Petraglia ‘barrado’ e Cirino: extracampo acirra rivalidade Atlético-PR x Flamengo

Compartilhe

Atlético-PR e Flamengo não é apenas um jogo. O confronto desta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Arena da Baixada, não põe em disputa somente uma das vagas no grupo 4 da Libertadores. Ele é carregado por uma ‘rixa’ extracampo que se acirrou em diversas frentes ao longo dos últimos meses e teve peso decisivo para que a rivalidade entre os clubes crescesse e hoje afastasse seus cartolas nas principais discussões do futebol brasileiro.

Eles convergem basicamente em um sentido: na ‘repulsa’ ao presidente do Vasco, Eurico Miranda. O cruzmaltino foi responsável pela proposta de veto à grama sintética no Brasileiro em conselho técnico da CBF e goza de prestígio na federação carioca. A medida aliada à probição da venda de mandos fez com que as duas diretorias sinalizassem uma ‘bandeira branca’ recente.

Não tem sido essa a tônica da relação, no entanto. Na última janela de transferências, o presidente do Conselho Deliberativo do rubro-negro paranaense, Mario Celso Petraglia, tirou o diretor executivo dos cariocas, Rodrigo Caetano, do sério por diversas vezes.

Petraglia fez a negociação para a saída de Marcelo Cirino do Fla e seu salário de R$ 120 mil se arrastarem por mais de três meses. Bateu o pé, viu o atleta devolver apartamento no Rio de Janeiro e viajar até Curitiba para convencê-lo até que conseguiu nesta semana uma compensação por seu empréstimo ao Inter.

Brecou também a ida de Marcos Guilherme, pedido pelo técnico Zé Ricardo, para o Ninho do Urubu, e quase transformou em novela a renovação do lateral direito Léo.

Em 2016, conforme balanços financeiros, o Flamengo recebeu R$ 297 milhões – considerando R$ 100 milhões de luvas em novo acordo com a Globo, dentre os quais, R$ 70 milhões já pagos. O Atlético-PR, por sua vez, faturou R$ 93 milhões – incluindo R$ 40 milhões de luvas em contrato assinado com o Esporte Interativo.

“A TV é fundamental. O PPV, no direito no Brasil, ainda é dos dois clubes, do mandante e do visitante. Na Europa, é só do mandante. Cada jogo do Flamengo lá, conosco, eles ganham R$ 3,2 milhões por jogo, e nós, R$ 150 mil. Quando é na nossa casa, a mesma coisa. Na mesma competição, concorrendo com a gente, é uma injustiça”, discursou Petraglia em reunião recente do Conselho Deliberativo atleticano.

Ele se nega a assinar qualquer acordo com a Globo a partir de 2019 na TV aberta sem resolver o pay-per-view.

“Temos que ganhar mais do que os outros times, simplesmente porque merecemos ganhar”, disse o vice-presidente de finanças do Flamengo, Cláudio Pracownik, em análise das contas do clube. “O Flamengo é um trem pagador do futebol brasileiro, dá dinheiro para todos, porque é grande. Então nosso lugar é um lugar de merecimento”, completou.

As rusgas se acentuaram especialmente em 2016.

Provocou constrangimento no Fla a indicação de Petraglia em eleição a presidente da Primeira Liga pelo ex-CEO da entidade, Alexandre Kalil.

Na ocasião, surpreso e em solidariedade ao então mandatário, Gilvan de Pinho Tavares, do Cruzeiro, o clube votou contra ao lado do Fluminense, mas acabou sendo derrotado. No fim, com divergências no rateio do contrato de 2017 a 2019 com a Globo, o próprio Atlético-PR e o Coritiba se retiraram do campeonato.

Hoje, a interlocutores, se referem à competição como ‘Ninguém liga’.

A convivência ruim dentro da Primeira Liga fez, inclusive, com que Flamengo e outros 11 clubes ‘barrassem’ Petraglia e o Atlético-PR do esboço da Liga Sul-Americana que se desenhou, sem sucesso, para fazer frente à Conmebol.

Nenhum dos personagens centrais desse roteiro estará em campo logo mais na Arena da Baixada.

O resultado ao fim dos noventa minutos será intensamente comemorado por eles, no entanto.

Fonte: Espn

Ver comentários

  • Tem invejoso pra todo lado. Quer ganhar mais? Então faça trabalho de Marketing para aumentar a torcida. O Mengão é o maior do Mundo

  • Patético Paranaense pensa que é rival do Flamengo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Timeco muito juninho ainda.

    • Todo mundo quer se escorar na aba do Mengão criando uma rivalidade inexistente. patético-pr, sport, palmerda, gambás. Rival fora do Rio pra mim só o Patético-MG.

  • Não acho q tenha essa rivalidade entre esses 2 clubes, até pq as torcidas desses clubes sempre se respeitaram,esse presidente q qr da uma de otário e qrer separar o carinho q as 2 torcidas tem uma pela outra.

  • Grande rival... o que incomoda é nossa dificuldade de vencer na Baixada, só uma vez na história, mas rival não chega a ser, no máximo a gente ri deste time quando nos convém, como quando rimos com Rodrigo levando chapéu, Fagner fazendo gol contra, Felipe Melo sendo expulso, Diego Souza errando pênalti, etc.

  • Esse metralha, ops, quer dizer Petralha é um bandido, se o brasil não fosse essa palhaçada esse pilantra já era pra estar preso há tempos, o sujeito está envolvido em diversos casos de corrupção, anos atras estava envolvido juntamente com o curintia no famoso Caso Ivens Mendes, esquema de compras de juizes! sujeitos como Petralha, Kleber Leite, Eurico Miranda, André Sanchez deveriam ser banidos do futebol!

  • Estou procurando essa rivalidade, mas não consigo encontrar. Atlético do paraná não é ninguém. Mais um insignificante que tenta a todo custo rivalizar com o Flamengo pra obter holofotes. Esse clube tem tanto valor, que a Globo ofereceu centavos pra renovar o contrato de TV. Quem liga para o Patético do Paraná?

  • Esse fdp tá tentando sabotar o Flamengo de todos os jeitos e mesmo assim a gente dá mole pra ele. Não entendo até hoje porque renovaram o empréstimo do Leo, sendo que o Coritiba também tava interessado. Deu no que deu: os caras devolveram o jogador sem mais nem menos só pra atrapalhar o planejamento do Fla.

  • Rivalidade? A bota não tem rivalidade com a barata e o princípio é o mesmo pra definir flamengo x patético paranaense.

Notícias recentes

  • Destaque

Mãe de Jorginho surpreende em show de comédia, e jogador do Flamengo é xingado

Maria Tereza Freitas participou de stand-up comedy e ‘enloqueceu’ apresentadores Viralizou nas redes sociais um…

25/06/2026
  • Destaque

Mundial de Clubes da FIFA deve ter 48 times em 2029; Flamengo está classificado

FIFA deve ampliar números na próxima edição A FIFA estuda uma nova e ambiciosa mudança…

25/06/2026
  • Notícias

Adversário definido! Brasil enfrenta o Japão na 2ª fase da Copa do Mundo

Brasil e Japão se encontram na próxima segunda-feira (29), no primeiro mata-mata da Copa do…

25/06/2026
  • Destaque

CardioFut 2026 reúne especialistas, profissionais do Flamengo e ídolos do futebol em congresso inédito no Maracanã

Evento acontece entre os dias 25 e 27 de junho e marca o primeiro congresso…

25/06/2026
  • Notícias

Josmar faz 2, mas Flamengo empata com o Corinthians e se complica no Brasileirão Sub-20

Flamengo terá de vencer na última rodada e ligar o ‘secador’ para se classificar Complicou…

25/06/2026
  • Manchetes

Plata se emociona com gol heroico e faz promessa ao país após classificação do Equador na Copa do Mundo

O que disse Gonzalo Plata, atacante do Flamengo, após classificação do Equador?   Gonzalo Plata…

25/06/2026