Pratas da casa, Mancuello ou novo esquema? O que o Fla pode fazer sem Diego

Compartilhe com os amigos
A lesão de Diego veio em um momento complicado para o Flamengo, o meia ficará de fora da equipe por pelo menos um mês, período em que o Rubro-Negro tem as fases finais do Campeonato Carioca e da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
A ausência do jogador é sem dúvida uma grande perda para o time de Zé Ricardo, além de referência, Diego atravessava uma grande fase sendo o principal destaque do time na Libertadores, por exemplo.
Mas sem tempo para lamentar, o treinador já começa a pensar na equipe que enfrentará o Botafogo pela semifinal do Campeonato Estadual. Essa é a primeira oportunidade de testar o Flamengo sem Diego, que na próxima semana já encara o Atlético-PR, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.
Com Ederson e Conca sem prazo para retornar aos gramados, Zé Ricardo têm em mãos algumas opções na casa como os jovens Matheus Sávio, que substituiu Diego após a lesão na partida, e Lucas Paquetá, preferido pelos torcedores. Além deles, Mancuello que vem atuando na ponta desde o início da temporada, pode assumir a função ou o treinador também tem a oportunidade de mudar o esquema da equipe.
Se no início da temporada, o discurso da diretoria era de que os reforços seriam pontuais e que a prata da casa poderia fazer a diferença esse é o momento em que a comissão técnica pode colocar isso em prática. Optando tanto por Matheus Sávio quanto Lucas Paquetá no meio-campo e não alterando a forma da equipe jogar.
(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Se Mancuello retornar ao meio-campo, o Flamengo também pode continuar atuando da mesma forma já que pontas é o que não faltam no elenco. O único problema é que quando ficou responsável por armar o time sozinho o argentino mostrou dificuldades. Claramente a sua melhor posição é como um terceiro homem auxilando o armador.
Conca sofre marcação de Vizeu (Foto: Flamengo)
Zé Ricardo pode ainda mudar o esquema da equipe principalmente agora que Rômulo está retornando e Márcio Araújo atravessa uma boa fase. Com isso, Zé jogaria com três volantes dando liberdade aos laterais: tanto Trauco quanto Pará sobem com frequência e qualidade.
Nesse esquema, a armação das jogadas ficaria mais por conta dos “alas” e Willian Arão também voltaria a ter liberdade para chegar com mais frequência ao ataque, o que fazia muito bem no início da temporada passada.
Tecnicamente a ausência de Diego é uma grande perda, mas um elenco com investimento alto como é o do Flamengo precisa corresponder nesse momento. Além da semifinal contra o Botafogo, Diego perderá uma eventual final e os jogos contra Atlético-PR, fora, Universidad Católica, dentro de casa e San Lorenzo, na Argentina.
Reprodução: Goal Br
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acho que no momento (há muita pressão) tem que montar o time com Mancuello ou Trauco. É natural. Existe uma instabilidade por conta da perda de Diego, e seria mais lógico que jogadores mais cascudos e competentes entrem para fazer a função de Diego, o que não impede a utilização de Paquetá e Matheus Sávio mais a frente.
    O momento pede calma e bonsenso.

    • Se posicione Almir. Não entendi. O mais lógico é o jogador mais cascudo e competente. Mas ai não impede a entrada dos jogadores da base, sem rodagem. Ou seja, o quê o Zé ricardo escolher tá certo? Ou será que qualquer escolha vai ter crítica? Saia desse muro, está alto e se cair vai machucar.

  • Se o Everton puder jogar, ZRuela, escale assim:

    Muralha
    Pará-Donatti-Rever-Renê
    Caramujo-Rômulo
    Arão-Trauco-Everton
    Guerreiro

    Se não puder, troca o Everton por Peteleco.
    Mancu no banco.

    SRN

  • Simples assim:

    ………Muralha……….

    ……….Para…..Rever…..Donati…..Trauco….

    …………………..araujo……………………

    Mancuello…..Arao…..Savio………Everton…..

    ……………….Guerrero…………. .

    Dúvidas???
    SRN

    • Trocar Trauco por Renê
      Mancu por Peteleco
      Sávio por Trauco

      Ae fica bão!

      Mancu somente no banco, chinelinho, somente no segundo tempo…

      • Doi muito meu coração vendo o peteleco de titular…?

        • O ZR vem treinando o peteleco na meia….

    • Coloca o Rômulo ai sim. Sávio, acho que não agora, eu iria de Renê com Trauco repetindo a boa mudança que Zé fez. Ficando Mancu mais na frente. No mais até está de boa. SRN.

  • Gente bem vestida, vocês pensam em três opções: Mancuello, Paquetá e Savio, mas no fundo todos sabem que vamos de GABRIELLLLLLLLL, olhe papai, garoto premiere futebol clube. Troquem o Sustagen pq esse menino num faz jus ao milhões investidos nele. Olhe, papai…

    • Peteleco é o 12º jogador do ZRuela.

      • Queria eu que ele fosse o décimo segundo.

        Ele é o décimo primeiro. Joga todo jogo.

        ????

        • Kkkk, mas tempos atrás pelo menos só entrava no segundo tempo ‘(

    • Não duvido nada. O cara já está se achando depois que o Zé disse que ele, MA, Cirino são de “alto nível”. kkkkkkkkk.

  • Sem dúvida, com a ausência do Diego, a perda técnica é considerável e o seu reconhecimento é praticamente unânime.
    Ainda mais preocupante, porém – na minha opinião, friso – é o vácuo de liderança dentro do campo de jogo, numa equipe já carente de liderança carismática do lado de fora dele.
    Quero, sinceramente, estar enganado, mas prenuncio dias de grande sofrimento e decepções para a nossa torcida, caso não surja, no elenco à disposição, alguém capaz de assumir a responsabilidade e galvanizar a vontade coletiva do grupo de atletas rubro-negros, no sentido da superação das dificuldades e da conquista dos melhores resultados esportivos, nesse momento importantíssimo da vida do clube.
    Muito mais que encontrar a melhor solução para compensar o deficit técnico, penso que é fundamental, no momento, o desabrochar de uma liderança moral que nos assegure a entrega total da equipe, durante todo o tempo de jogo, nas difíceis partidas que se avizinham.
    Só nesta hipótese, haveremos de escapar à peça que o destino nos pregou, em hora crucial, privando-nos da presença, em campo, do craque e líder da equipe.
    Se, em vez de uma, surgirem mais lideranças deste naipe, tanto melhor!
    É hora de apelar para o brio profissional e de combater o bom combate, única atitude esperada pela imensa torcida e digna da gloriosa história do Flamengo.
    SRN!

    • O Caramujo será esta liderança pujante que vossa senhoria espera.
      Sem mais.

      • Quem sabe?
        De onde menos se espera é que…
        …realmente não sai nada!
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Não entendi a carência de liderança do lado de fora. Zé Ricardo é um bom líder. Jogador ficar insatisfeito é normal e faz parte do processo de qualquer time. Rodinei meteu os pés pelas mãos e se queimou de graça.

      • Eu me referi a falta de uma liderança carismática.
        Na minha opinião, a autoridade exercida pelo ZR deriva exclusivamente de sua posição hierárquica no departamento de futebol profissional, ou seja, é puramente formal.
        Embora seja uma pessoa a quem se atribui seriedade, interesse e dedicação profissional, falta-lhe a necessária vivência de “boleiro”, a qual, queiramos ou não, é fundamental para que os jogadores realmente acreditem nas orientações técnicas e táticas que lhes são transmitidas pelo treinador.
        Concordo quando você diz que insatisfação de jogador é algo que faz parte do contexto e deve ser administrado. É normal.
        Não vejo, porém, que este seja o maior problema do atual elenco. Acredito mesmo que o ZR, de maneira geral, tem o respeito dos nossos jogadores, mas tenho igualmente a convicção de que ele, por mais que se esforce, não consegue empolgá-los e motivá-los suficientemente.
        Menos mal quando o mando do jogo é nosso e o time pode contar com fantástico apoio proporcionado pela Nação.
        SRN!

        • Pela sua teoria só boleiros podem ser treinadores? O que me diz de parreira e cláudio coutinho? Na minha visão, puro preconceito.

          • Eu disse que só “boleiro” pode ser treinador?
            Salvo engano, o assunto que estava em discussão era a importância de uma liderança carismática para a conquista de vitórias e títulos por um grupo de jogadores, pois essa tem o condão de fazer convergir os esforços de todos, ou da maioria, em busca de um objetivo comum.
            Embora possam existir as exeções que confirmam a regra, continuo a crer que a vivência anterior como “boleiro” ajuda em muito a consolidação da liderança necessária a qualquer treinador, pois o conhecimento técnico, condição “sine qua non” para o exercício da função, é mais completo e abrangente quando a experiência prática antecede e respalda a formulação teórica.
            Não se trata de preconceito, mas de uma constatação de natureza lógica.

            • “é fundamental para que os jogadores realmente acreditem nas orientações técnicas e táticas que lhes são transmitidas pelo treinador.” Entendo o seu pensamento retrógrado e tupiniquim. Infelizmente esse tipo de opinião faz parte da cultura do Brasileiro. Não há, ainda, como dissociar a sociedade em que vivemos do futebol. O que escrevestes é algo de dar pena se lido por um europeu ou americano, comparando-se a frase com as equipes comandadas lá em vários esportes. Deve ser a sua geração, antiga, e ela vai passar e evoluir. O novo já bate na porta em várias áreas que se limitavam a pensamentos atrasados. Se não tem idade avançada, não acompanha os esportes e a vida.

              • Sua argumentação é inconsistente e “ad hominem”, ou seja, pretende contrariar um argumento adverso atacando a pessoa do adversário, fazendo referência aos seus .atos ou palavras, sem rebater o conteúdo do próprio argumento.
                Para mim, o assunto esgotou-se.
                PS: a sua geração também passará, pois assim caminha a humanidade. É só uma questão de tempo.

  • ———————–Guerrero———————–
    Éverton–Trauco–M.Sávio/Paquetá–Berrío/Rodinei
    ——————-Rômulo/Ronaldo—————–
    Renê——–Réver———-Donatti———-Pará
    ————————Muralha———————–

  • Tem diversas variações possíveis. O recomendado é mudar o menos possível o jeito de jogar.

    Acho que o Zé tinha sim que apostar em um dos dois garotos, Paquetá e Sávio, para substituir o Diego. E essa semi-final contra o Botafogo é a oportunidade perfeita. É clássico, é jogo decisivo mas não tem o peso de uma Libertadores. Coloca o garoto lá e vê como ele reage, vê como o time funciona.

    Se não funcionar, acho que o melhor jeito é improvisar o Trauco no meio.

    • Ele vai apostar no Peteleco, no máximo manterá o trauco na frente, caso o everton não volte a jogar

      • Infelizmente é provável sim.

  • Eu tiraria o M.A, mas antes que alguns queiram me matar deixem eu explicar, lá é grama sintética e isso favorece e muito os chutes de longa distância(lembrem da final da CB), então eu formaria o meio com Cuellar, Rômulo, Arão e Mancuello e na frente o Everton que seria o motorzinho nos contra ataques fazendo as pontas com Guerrero na área. SRN

    • Só 3 pessoas vão ficar com bronca se tirar o MA, o Edinei, o Carlos Campos e o Zé Ricardo….kkkkkkk…Jamal é imbarrável!!! kkkkk

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e mãe e família do caramujo né

    • Parei no cuellar e mancuello. Dois enganadores que não mostraram ao que vieram. É pra escalar porquê é gringo? Deixa os 2 no banco. Está rendendo mais.

      • Te entendo João mas não concordo, Mancuello nunca teve oportunidade de jogar pelo menos duas partidas seguidas em sua posição correta como segundo ou terceiro homem de meio de campo e o Cuellar também depois que teve sua contusão.

    • Cara, o primeiro jogo da final da CB foi na Vila Capanema, porque a Arena da Baixada estava em reforma pra Copa do Mundo.

  • Mancuello é o meu saco

    • Não, pera

    • Q.

    • Vc nem tem

      • Se eu tivesse, ele já estaria cheio desse argentino aí

      • Kkkk, eita lasqueira!

    • kkkkkkkkkk

    • Bem que dizem que você é fake

  • No mais, seria bom testar um time reserva contra o Faísca. Lembrando que eles também se lixam pra carioqueta.

    • Não deveríamos fazer justamente o contrário? Testar a formação ideal contra o Botafogo, para corrigir as falhas técnicas e táticas? &;-D

      • Ou testar um time nem lá, nem cá pra não agradar nenhum de vcs?

        • kkkkkkkkk……….agora sim….kkkkkk…alguem que está aqui só pela zoeira de estar….kkkkkk..

      • Exatamente Ednei. O time vai ficar 10 dias sem jogar, vai treinar uma nova forma de jogar sem o Diego e precisa de um teste antes do jogo contra o ATP, pra fazer correções caso necessite, o que certeza que vai ter. E quanto ao carioca, uma coisa é não ganhar TG e TR, tudo bem já que com esse regulamento ridículo o flamengo vai jogar a semifinal do carioca, porém a partir de agora o flamengo tem sim obrigação de ganhar o carioca por dois motivos:
        1)Tem um investimento muito alto no seu elenco, pra perder esse carioca pra um time inferior.
        2) O campeão leva 5 milhões de reais, fora o dinheiro que ganhará com a arrecadação com bilheterias, que ajudaria a “aliviar” a meta do ano. Esqueceram que o Everton ribeiro custa R$ 20 milhões de reais, se ganharmos o carioca ja temos 25% do valor.

        E quanto a formação, o ZR tem que parar de covardia e por o Rômulo de 1º volante já que este estará a disposição, chega de MA no time. JOgaria ou com uma formação 433 com 3 volantes (romulo, arão e mancuello) e 3 atacantes (everton, GAbriel e Guerrero) ou então mudaria o esquema pro 4312 ou 442 com MAncuello e PAqueta/ matheus savio no meio, assim eles não ficam isolados na criação de jogadas.

        • Mais um milhão da Caixa pelo carioca

        • Tem que por o time provável para pegar furaquinho.
          Carioquinha é laboratório.
          Três volantes e Trauco de meia.

      • Perfeito!!

      • Com ctz 10 dias sem jogar e sem o Diego é obrigatório testar o time.

        Na primeira final que deveríamos jogar com os reservas ou pelo menos um misto, já que temos universidade católica no Maracanã logo depois.

Comentários não são permitidos.