Rodinei capricha no “portunhol” para se tornar o “tradutor dos gringos” no Fla

Compartilhe com os amigos

Titular da lateral-direita no começo de 2016, Rodinei viu Pará tomar conta da posição no decorrer do ano passado. Mas com a expulsão do amigo/concorrente no Fla-Flu do último domingo, o jogador de 25 anos terá uma nova oportunidade de mostrar serviço no Flamengo. Será neste sábado, no clássico contra o Vasco, pelas semifinais da Taça Rio, às 18h30, no Maracanã. O atual titular da posição cumpre suspensão.

Fora das quatro linhas, Rodinei vai muito além de ser uma opção no banco de reservas. Em um elenco cada vez mais recheado de estrangeiros (sete no total: Guerrero, Trauco, Berrío, Cuellar, Mancuello, Donatti e Conca), o paulista de Tatuí virou o “tradutor dos gringos”. É ele quem toma a dianteira nas brincadeiras para entrosar os jogadores que vêm de outros países, como os recém-chegados Trauco, Berrío e Conca.

– Tem essa resenha que o Rodinei é o tradutor dos gringos, né? Eu brinco que sei espanhol, mas na verdade nem sei falar nada. Se eu “hablar” espanhol com eles, não consigo. Eu brinco e falo “Buenos dias, me gusta te ver uma mañana más”. Ajudei muito o Cuellar a falar português e devagarzinho vou aprendendo alguma coisa em espanhol com eles também, como o Berrío, Trauco, que chegaram agora… – conta Rodinei, cujo melhor amigo é o colombiano Cuellar.

Nessa “onda” de tradutor, Rodinei admite que prega algumas peças nos gringos. Porém, garante não exagerar, pois sabe que no futuro pode estar do outro lado, tendo que se adaptar a um novo idioma em um outro país:

– A gente zoa também. Tem algumas coisas que a gente fala que eles perguntam “O que que vocês estão falando?”. E a gente faz a brincadeira. Mas eu procuro sempre ensinar da maneira correta, porque se um dia eu estiver lá do lado deles eles vão ter que me ensinar do jeito certo.

Zé Ricardo aprova; Guerrero brinca

O técnico Zé Ricardo aprova as brincadeiras. Para o treinador, a iniciativa de Rodinei em recepcionar os estrangeiros ajuda no bom clima do grupo:

– Rodinei é uma figura. Está sempre brincando com eles (os estrangeiros), traduzindo tudo para eles… E isso, de uma forma ou de outra, acaba criando um bom ambiente para a gente. E é isso que a gente procura. Sabemos a importância de um ambiente sadio, onde todos tenham vontade e gostam de estar juntos – disse Zé.

Mas pergunte para Guerrero, um dos “alvos” de Rodinei, sobre as brincadeiras do lateral. O atacante peruano, aos risos, disse que o companheiro de elenco pega muito no pé dos estrangeiros:

– O Rodinei é muito chato! Ele tenta falar espanhol, mas não consegue! Ele fala portunhol! E toda hora que chega um gringo aqui ele encosta nele e fica ali, chatão! Mas é muita união dentro do time, mas acho que essas brincadeiras, esse bom humor que a gente tem, esse bom papo se vê refletir dentro do campo. Todo mundo se ajuda – brincou.

Rodinei tem 47 jogos com a camisa do Flamengo. E seu retrospecto é positivo: são 23 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. O lateral marcou um gol, no ano passado, na goleada por 5 a 0 sobre a Portuguesa. Esse ano, das 15 partidas do Rubro-Negro na temporada, atuou em oito, tendo começado cinco delas como titular.

Fonte: ge.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Os reclamões, os chorões, os malas são bem conhecidos aqui, tanto que sei o nome dessas malas de cabeça. O mais correto é ignora los.

  • É isso ai , muito bacana a união do grupo , agora é só a torcida abraçar esse time ,ao invés de boa parte ficar metendo o pau e pedindo a saída de jogador e técnico . Há alguns anos qd só lutava pra n cair ,na parte de baixo dá tabela, sabiam apoiar , agora q o time tá bom ,q por sinal nem perdendo tá , ficam qrendo q tire o treinador . Claro sei q o elenco n ta 100por cento perfeito mais se a torcida abraçar ,com esse grupo unido podemos sim ganhar títulos esse ano . Agora se ficar pedindo saída de técnico e jogador ou vaiando o time , isso só atrapalha desmotiva os jogadores.vejo comentários q o Flamengo n ganhou o brasileiro do ano passado por causa do técnico, dizendo o Flamengo tava cm a taça na mão , chamando o cara de burro ,.Na minha opinião se n fosse o Zé Ricardo q chegou uniu o grupo deu uma arrumada q tava uma bagunça ,se n fosse ele n teria chegado bem na libertadores.vejam como era antes dele ,o Time n conseguia ganhar nem dos pequenos do rio ,qd ganhava era sofrido . Vamos Flamengo.

  • Grupo do flamengo muito unido, percebe-se quando vc ver Diego dizer que estava com saudade quando foi pra seleção, Guerrero dizer que não quer sair, acho que ja apoiamos o time com toda alma em momentos ruins em que o time era péssimo e nos livramos de varios rebaixamentos e a conquista titulos, agr temos um bom elenco e digo que esta faltando um pouco de alma de toda torcida, são alguns anos sem titulos e isso pesa um pouco, apareço EU muitas vezes pra criticar assim como muitos, então digo que tal a gente abraçar de verdade esse elenco… Diretoria esta sendo transparente, então diretoria e time merece todo nosso apoio. Isso aqui é flamengo…

  • Bacana….
    Engraçado que quando uma matéria é leve e descontraída, QUASE ninguém aparece para comentar alguma coisa…
    Agora…
    Quando a matéria é polêmica e MEXE com os “Fladeprimidos”… sai de baixo que são mais de 200 comentários !!!!
    Elogiar e curtir alguma coisa do Flamengo é muito escasso e difícil, agora reclamar, lamuriar. ficar de choro e mimimi além das perseguições de sempre, isso não falta.
    Parabéns Rodinei.
    Grande abraço.
    SRNegras.

    • Mais vê que são poucos do elenco que tem humildade e brinca com os gringos e os demais, você vê uma declaração do Vinicíus JR quando foi treinar com os profissionais um dos poucos que foi brincar e conversar com ele foi o Rodinei, nesse elenco tem muito cara que se acha estrelinha principalmente um tal de Arão que depois que foi pra seleção só com convocados daqui ainda, caiu muito de rendimento!

    • Já aprendi uma coisa por aqui.. quanto menos comentários, melhor é a matéria… até dei um tempo de comentar por aqui, pq tá tudo muito chato, só reclamação contra tudo e contra todos… nem parece que o time só tem 1 derrota no ano (e jogando melhor, só pra lembrar, o Barcelona perdeu outro dia pro La Coruña jogando melhor, imagina essa galera torcendo pro Barça?)… dentro do Brasil, só perdeu no ano passado… e tá tudo errado, tem que ir embora todo mundo, time titular, treinador, diretoria… Chaaaaato, muito chato! Pessoal nem torce mais, só quer ter razão em comentários de internet, putz…

      • Aconteceu o mesmo comigo. Entrava aqui 4x ao dia, e media. Lia e acompanhava quase que tudo. Agora to entrando 4x na semana kkkkk

    • Boa tarde
      Sou novo aqui tenho uns 3 dias na coluna e tenho 46 anos e sou carioca e conheco bem boa parte do Brasil e somos xara pq sou Campos tb rs.Tenho um grupo pequeno do fla no zap e sempre entrava aqui na coluna pra ver os comentarios de mtas pessoas.Penso eu que ter uniao ou querer ter isso depende de pessoa pra pessoa.Ate pq em qualquer trabalho ou ate familia isso deveria ser uma constante agora uns fazem media uns fazem politica uns precisam puxar saco e ai vai.Penso eu que cada um tem suas vontades proprias isso vai da idade uns querem polimizar e outros gostam de abordar todos os assuntos faz parte.Aproveitando falar do rodinei no meu ver e no dia a dia aqui no rio ele tem mais que fazer isso msm ser parceiro dos caras e ate de todos agora se esta fazendo isso por media ou pela indole dele quem sou eu pra julgar.So acho que essa contratacao e como outras desnecessaria seja pelo valor empregado ou seja pela parte tecnica.Temos e no momento tinhamos uma pessoa chamado thiago ennes moleque da base com grande potencial e 10 x mais bola que ele no meu humilde comentario e ai o nosso fla empresta o moleque e gasta grana que ta curta em mais uma contratacao errada e tinhamos o leo em contrato e tb ja temos chegando ai o kleber(klebinho) do sub 20.Resumo estou mto feliz com EBM porem isso nao quer dizer que se eles cometer erros tenho ou tenhos que ficar calados e quietos e omisso ate pq ao meu ver os erros que ja cometeram sao mto infantis e desnecessario.Vou citar alguns:
      1 Quem e R caetano pra ter contrato ate o final da sua gestao como ele fosse jogador de futebol.
      2 Pagar 12 m por esse mancuello ainda por cima por 90% do passe.
      3 Pagar 8 m por cuellar por 70 % do passe.
      4 Renovar com esse damiao ate dezembro que nem era pra ser contratado.
      5 Renovar mais 2 anos com gabriel.
      6 Pagar 5 m por donatti e ai vai amigo.
      Nao sabem contratar direito e chega um momento que a torcida quer tb titulos.
      Abracos
      SRN CAMPOS

Comentários não são permitidos.