STF considera o Sport como único campeão de 87

Compartilhe com os amigos

Aconteceu agora a pouco o julgamento sobre a Copa União, disputada em 1987. A decisão do título estava na mão de 3 pessoas: Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Marco Aurélio Mello foi o relator do processo. O mesmo já havia reconhecido o Sport como único campeão, em 2011.

O primeiro voto foi de Luis Roberto Barroso. Ministro do STF desde 2013, votou para que o título fosse dividido entre as duas equipes. Alexandre de Moraes foi o segundo.

Também Ministro do STF, Alexandre de Moraes votou para que somente o Sport seja campeão de 1987. Após o voto, se deu ao luxo de uma brincadeira de mal gosto: ‘Há controvérsias de que o Flamengo seja a maior torcida do país’. Segundo o site do STF, ele é Corinthiano.

O último voto foi da Ministra Rosa Weber e não deu outra: Votou para que o Sport seja o único campeão da Copa União. Ainda durante o voto, a Ministra disse que era um absurdo a decisão ter parado no STF. Por 2 votos contra, e 1 para divisão, o Flamengo foi derrotado mais uma vez na justiça.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Só uma pergunta..SRS ministros…O Sport foi rebaixado em 1986 como pode ser campeão da série A em 1987?

  • O Flamengo tem que parar de chorar por causa desse titulo. Era só jogar uma ou duas partidas contra o fraco Sport que nada disso teria ocorrido, optarão pela decisão errada na época, paciência.

    O negocio é ganhar novos títulos e parar de viver do passado.

  • Somos Hexacampeões e seremos heptacampeões nesse ano, podem anotar aí. Quanto a decisão de hoje: Foi exclusivamente partidária. Todos que julgaram à favor do “ixporti” torcem para times pequenos ou que se acham rivais do Flamengo. Quanto ao quadrangular que o Flamengo se negou a jogar, cabia aos jogadores decidir e atropelar esses insetos, coube aos dirigentes a decisão final e deu no que deu.

  • Eu tinha 14 anos vi Leonardo que tinha 17 entrar, ser titular, e campeão. Aliás vi a Copa União inteira,fui ao Maracanã fazer parte da história. Não fui ao sul,que foi a derradeira parte final.Fomos campeões o próprio jornal de Pernambuco dizia que o Flamengo era penta na época.Houve um engajamento político,pró nordeste, em troca de apoio politico pra CBF,que era mandada por Nabi Abi Chedid(bragantino), Eurico Miranda. Os políticos nordestinos fizeram festa, lobby, uma média com o povo.Ou seja fizeram política.

  • Pra mim nAo era nem pra ter ido atrás disso, toda vida sabemos dá história, pouco me importa a CBF considera, muito menos a “justiça brasileira”. O ” justicinha” sem vergonha…. Ca… E andando pra eles. FLAMENGO não precisa disso, já falei, parem de dar moral pra times medíocres, Botafogo, Vasco, Sport e outros… Que vivem de Flamengo.

  • O Sport recorreu à justiça comum e ficou por isso mesmo…
    Nem a CBF e nem a FIFA fizeram nada…

  • Não tenho certeza absoluta, mas até onde eu sei o que estava sendo julgado no STF não era quem é o campeão de 87…
    Mas, se o juiz pernambucano, provavelmente torcedor do Sport, que deu o título ao clube que tem um cachorro de peruca no escudo tinha o mérito de julgar o assunto…
    Ora, eu já tinha escrito isso aqui. O cara é um juiz federal…
    É claro que ele tinha o mérito de julgar…
    Ele foi super parcial, mas legalidade no julgamento é claro que tinha…
    E ainda por cima com o corporativismo da justiça brasileira sobre os juízes, era claro que apoiariam a decisão do pernambucano…
    Mas, o Marco Aurélio Melo, que teve a decisão na mão, flamenguista declarado, vacilou em jogar para os outros juízes julgarem o assunto…
    Ele sabe que foi feita uma injustiça ao Fla, quando o Sport recorreu à justiça comum…
    Então, ele poderia ter dado uma decisão em favor do Fla…
    Fazer, o quê? Não dá pra esperar justiça num país melequento como o nosso!

  • Certo, mais uma vez perdemos no tribunal. Entre nós, sempre saberemos quem foi o verdadeiro campeão de 87, deixa o Sport com sua história medíocre e fiquemos no presente, ainda muitos títulos esperam por nós, não tenho certeza do rubro negro pernambucano…

  • Eu tinha 11 anos em 87 e lembro perfeitamente do campeonato. Timaço do Fla. E fez bem em não jogar com o timeco campeão da série B, q na verdade ia levar um sacode. Somos campeões brasileiros de 87 DE FATO, e isso é o q basta. No caminho q estamos trilhando nos próximos anos deveremos acumular novos títulos brasileiros e esse será só mais um no meio de muitos, como de fato já é. E qto às palavras do cidadão q votou, sem comentários… Piada!

  • _ O Flamengo é maior que isso tudo, devemos alçar vôos maiores, contentarmos com o principal título disputado em 87 e deixarmos de comentar sobre esse título que a CBF deu ao Sport, afinal o time de Recife é um clube médio e dificilmente conseguirá ganhar um campeonato do nível do brasileiro ou libertadores dentro do campo, na bola!

  • _ Fora o comentário tosco do careca defensor de bandidos, já sabíamos qual seria o resultado do julgamento. A culpa desse imbróglio deve ser creditada ao Eurico Miranda, ao Carlos Miguel Aydar, ao Fábio Koff, ao Nabi Abi Chedid, ao Ricardo Teixeira, aos demais 14 clubes que disputaram a competição e depois cagaram na retranca!

    • Isso aí cade esses FDP pra dizer alguma coisa. se omitiram. Por isso eu te digo; Que se F… a união dos clubes, temos que olhar pro próprio umbigo e seguir em frente que seremos em breve um “Barcelona” no futebol brasileiro

  • tomara que não mexam mais nessa latrina. chorar por título via fax é coisa de porco

  • Depois dessa não vou nem dormir hoje kk
    Mengão HEXA Campeão Brasileiro DENTRO DE CAMPO e ponto….. Acabou, chega disso aí

  • Sinceramente, não aguento mais esse assunto, já sabemos qual será sempre a decisão jurídica, tem que parar de viver no passado e voltar para o PRESENTE, já faz 30 anos, isso mesmo, 30 anos, é melhor ter VERGONHA NA CARA e parar com essas brigunhas de tribunal e mostrar dentro de campo que o Flamengo pode sim conquistar títulos DENTRO DE CAMPO e não nos tribunais.

  • Esses caras dentro do Flamengo que ficam com essa porr….De todo ano ir atrás de ir brigar na justiça por um reconhecimento de um título que todo o mundo do futebol sabe quem Foi CAMPEÃO deveria ser expulso do Flamengo…Aí fica dando Ibope pra essa MERD.. sempre perde aí o clube fica com cara de BUNDÃO….. LARGA MÃO DE SER AMADORA DIRETORIA..

  • Sinceramente já sabíamos disso,Juridicamente o Sport é o campeão de 87, por causa da prags do Eurico que assinou o que n era para assinar,mas entre nós, sabemos que somos os verdadeiros campeões, eles são campeões imorais,mas juridicamente legais… Nós somos os verdadeiros campeões e quem cumpriu o acordo com o clube dos 13 com total dignidade,mesmo sem uma obrigação

  • Caguei.
    Meu time é hexa e ponto.
    Dane se o que esse tribunal que mandou soltar o Bruno pensa ou deixa de pensar !!! SRN

  • Só o fato de Teori ter morrido de forma misteriosa na queda do avião e ter entrado justamente um provável corrupto e mau-caráter, colega do Michel Temer, pra compor o STF, é revoltante, vergonhoso, lastimável, um absurdo.

    E com essa agora de que o careca Moraes estava fazendo piada sobre o seu time paulista ser o maior do país é pra parar, pensar, manifestar a revolta e arregaçar esses energúmenos e calhordas de lá, rasgar esses palhaços ao meio.

  • passei dos 40. Sei o que vivenciei. Estou literalmente me li-xan-do para o STF. Não ligo para modinhas, para zoações, medinhos históricos imbecis, etc, etc. Eu TORÇO para meu clube de coração, hexacampeão. E só. SRN

  • Pelas palavras do Ministro do STF, que votou não, contando piadinha sobre quem seria a maior do torcida do Brasil, percebemo o quanto ele foi imparcial em sua decisão. E não é apenas com relação ao futebol que esse tipo de acontece. É o tempo todo, em troca de benefícios e interesses próprios. Triste e lamentável que de fato não exista realmente a justiça no nosso país.

    • _ Aliás, aquele careca do STF foi colocado lá para livrar a turma do PMDB do Michel Temer e a do PSDB dos escândalos do “lava a jato”. É um sujeito de baixo nível, um advogado malandro defensor de bandidos do PCC e do PSDB!

  • Não estou nem aí para o stf Foda-se coitado do sport se jogasse contra aquele time do flamengo

  • Eu falei que só serviria para dar IBOPE ao Xisporti e ao Arco-Iris. Quando alguem enche meu saco com isso, eu escalo o time que eu vi ser campeão. Zé Carlos, Leandro e Edinho na zaga, Jorginho na LD, Leonardo na LE, Ailton, Zinho, Andrade, Zico, Bebeto e Renato Gaucho. Agora é só escalarem o Xisporti…

  • O que me conforta é saber que eu vivi a história e vivenciei o título de campeão legítimo, ganho dentro das 4 linhas, contra os melhores times do país em 1987, pelo Flamengo. Não será a CBF, Justiça de Pernambuco, STF, FIFA ou qualquer outra entidade formada por pessoas da mais insignificante estirpe que irá me convencer do contrário. Esse fato só confirma o que já se sabe… que o Brasil é administrado por pessoas movidas por interesses políticos e financeiros. SRN!

    • CONCORDO EM NUMERO, GÊNERO E GRAU

  • Se o cara que mais odeia o Flamengo (Eurico Miranda), disse que o Flamengo é o campeão de 87, não tem mais discussão!

  • Não importa a decisão desse tribunal de merda que só protege os corruptos, pois todos sabem quem foi o verdadeiro campeão de 87, o clube de regatas do flamengo.
    A maior prova disso foi Eurico Miranda reconhecer o flamengo como legitimo campeão.

    • isso é verdade….

  • Pra mim pouca importa a decisão da CBF. O que me revolta é a falta de dignidade dos clubes que participaram do Clube dos 13 à epoca, hoje não se manifestarem a favor do Flamengo. Principalmente o São Paulo, que foi um dos organizadores da Copa União.

    • Tomara que o avião dos envolvidos caia em um oceano profundo.

  • Pra mim não muda nada, infelizmente quando é conveniente julgar tecnicamente eis que o fazem. Se esse princípio for usado por esse STF tendencioso para os corruptos da Lava a Jato, teremos sentenças abrandadas e impunidade para a maioria.
    Clubismo à parte, na questão do Flamengo e Spot prefiro morrer com minhas convicções de que nem tudo que é legal é possuidor de toda a moral pois me lembro muito bem como se deu a competição na época. Um jogando com a elite e outro só enfrentando calango e com mudança de regras no meio da competição.
    Fla e Inter jamais rejeitaram enfrentar Sport e Guarani por medo e sim por uma questão lógica de não baixar a cabeça pra uma entidade sem moral na época e ainda hoje. Daí a criação do clube dos treze. Se alguém duvida que o Fla e Inter não ganhariam fácil de Sport e Guarani, ou é torcedor dos mesmos, são antis ou não possuem senso coerente.
    Sou Flamengo sim e se não fosse saberia diferenciar a quem de fato pertence aquele título.

  • Lamentável um ministro dizer bobagens em alusão sobre os tamanhos das torcidas e além de perder teve que ouvir desaforos, estou um pouco triste sobre esse caso msm eu tendo 02 anos naquela época tem matérias pelo youtube, de jornalistas renomados e uma pesquisa rasa é nítido que o título é do Flamengo, como sport campeão BR jogando num módulo contra times rebaixados no ano anterior e outros que não foram convidados pelo clube dos 13…sinceramente uma falta de respeito com o Flamengo.

  • Isso não muda rigorosamente nada.

  • Resultado esperado. Uma vez que a CBF, mesmo que por motivação politica, havia decidido assim. Ridiculo com os problemas sérios que o Brasil tem, o STF ter que gastar tempo precioso com isso.

    Uma palhaçada, todo mundo sabe que o Flamengo é campeão moral de 87 e sempre será, mas não teremos o reconhecimento oficial dessa conquista. A torcida vai continuar contando esse titulo como nosso, não muda nada.

    • A cbf decretou os dois campeões anos atrás, o sport com raiva entrou na justiça em Pernambuco e ganhou…a cbf foi obrigada a colocar só sport como campeão naquela época com risco de multa diária se não acatasse a ordem.

  • Vejo falarem que o Flamengo precisa ganhar mais um ou dois títulos pra “compensar”. O Flamengo já ganhou. Pode vencer mais 10, nada vai apagar ou substituir 87.

  • Sabia que o resultado seria esse, como pode um clube que foi rebaixado em 86 ser campeão brasileiro da 1ª divisão de 87? Se os clubes tinham autonomia para organizar o campeonato e convidar quem eles queriam, por que o STF declarou que o xport era o campeão?
    Um STF com Alexandre Barroso (colocado lá) não podia ser diferente né. Mas o que me deixa mais Puto é que os clubes rivais que assinaram o compromisso de disputar o quadrangular final e os outro times que disputaram não se manifestaram em favor do Flamengo, depois querem ficar elogiando a honestidade do Rodrigo Caio para pagar de bons moços, Cambada de FDP.

    OBS: Pelo que estou lendo aqui, tem gente que acha que o xport é o legítimo campeão; os caras postaram aqui matérias na semana passada sobre isso, vão ler e se informar.

    SRN #87ÉDoMengão

    • campeão de série B nunca será de série A.

  • Salvo engano, logo depois do campeonato de 87 o Sport entrou na justiça pra ser declarado campeão. A diretoria da época cagou para o processo e deixou ele se encerrar de forma desfavorável (o processo encerrou na primeira instância e com decisão de um juiz pernambucano. O Flamengo nem se deu o trabalho de tentar levar o caso para um juízo mais imparcial).

    Agora o que o STF fez foi reconhecer que essa discussão já tinha sido decidida pela justiça. Era praticamente impossível reverter isso a essa altura do campeonato. A grande verdade é que quando deveria ter se preocupado, o Flamengo, por culpa de suas administrações amadoras, deixou correr solto. Espero que saibamos aprender a lição e nunca mais deixar aventureiros na gestão do nosso clube!

    • Perfeito Lameira, a diretoria do Flamengo nessa época foi displicente,

  • Valeu Sport, campeão da série A jogando a B.

    • Parabéns FluC, subiu direto para A!
      Parabéns FluC por comprar a Lusinha Paulista para cair no seu lugar.
      Brasil de mer***, país do tapetão!

  • Ta certo que o Flamengo tem que lutar pelos direitos do clube, mas quem não sabia que esse STF ia dar causa contra? É uma piada, onde os “supremos” defendem seus clubes, seus partidos, suas crenças. Eles não sabem ou não querem fazer justiça, novamente, o STF é uma piada. Expliquem a eles porque o símbolo da justiça usa venda.

  • Alexandre de Moraes, ex advogado do PCC e do PSDB, escolhido para o STF pelo Michel Temer, presidente empossado por um golpe e corrupto até o último fio de cabelo. Alguém tinha esperança sobre uma decisão ética desse tribunal?

    • E ainda soltou uma piadinha de cúrintiano; Que seriedade e imparcialidade para julgar hein. SRN

  • Eu nem me iludi, resultado mais do que esperado.

    E ainda dou razão a Ministra, realmente é um absurdo uma questão dessa chegar até o STF.

    Flamengo tem é que ganhar mais um, dois, três, quatro títulos e enfiar na goela dos rivais. Acabou, não tem outra solução. O que está feito está feito, não se pode mudar a história.

    É um pena porque aquele título foi conquistado por uma verdadeira seleção, mas as coisas aconteceram como aconteceram, nada e nem ninguém vai poder modificar.

    Chega dessa história, que o Flamengo aproveite o aniversário de 30 anos desse polêmico campeonato e conquiste o Brasileirão esse ano. Será o “troco” perfeito.

    • Flamengo continua sendo o legítimo campeão do módulo verde, o campeonato oficial do brasileiro, aquele organizado e homologado pelos clubes participantes. A justiça pernambucana quando fez coisa julgada no processo, não passou pelas esferas desportivas, que não haviam à época. Sempre será assim, uns reconhecerão o Flamengo como campeão e outros reconhecerão clubes sem méritos por questões políticas.

      • Cara, só discordo dizer que o Sport ou Guarani não tenham mérito. Fizeram o que estava disponível para eles. O campeonato que deram pra eles foi aquele e independente do adversário, jogaram e foram campeões.

        • Foi exatamente isso o que eu disse e repito: Sport e Guarani não tem méritos para serem considerados campeões brasileiros.(estou incluíndo o Guarani pois a despeito de deliberações políticas, o jogo não acabou, de fato)

          Eles podem ter méritos de ter vencido o módulo amarelo mas jamais ser considerado o campeão brasileiro.

    • isso, bola pra frente. Apoiar o time até a última gota de suor e sangue. Estamos entrando em um outro nível de clube. SRN

    • Eles tinham o regulamento na mão.Resultado previsível.

  • Sem surpresas, trouxa é quem ainda acredita nesse país…

    Mas a meu ver a única coisa que cabe ao Flamengo é ganhar mais uns dois brasileiros pra acabar de vez com toda essa falácia.

  • Ou você é Flamengo, ou é contra o Flamengo. Simples assim. Aposto que rolou um dinheiro nessa parada.

  • A headline está incorreta, o Flamengo é considerado legalmente o campeão do módulo verde, o legítimo campeonato brasileiro pelos fatos e homologado pelos clubes participantes e organizadores do campeonato.

    A CBF resolveu efetuar o cruzamento, o famoso cruzamento dos módulos. O Flamengo e os clubes integrantes não aceitaram e então ficou dividido, A CBF reconhece à moda dela e os fatos mostram que o Flamengo foi campeão, contiuna sendo(não estou fazendo alusão à decisão judicial e apenas à CBF pelo fato de que o tribunal se debruçou principalmente nas ações da CBF mas do que o fato da coisa julgada da justiça federal pernambucana)

  • Isso era previsível porque simplesmente o campeonato oficial era da CBF que comprou das mãos do traíra do Eurico e determinou os cruzamentos e o Flamengo não jogou. O Flamengo estava lutando por algo que não era oficial (legalmente falando). Seremos sempre campeões de fato mas quem foi lá e jogou com as regras impostas não foi o Flamengo.

  • Muita injustiça isso,enquanto o palmeiras ganhou vários títulos via fax

  • Por mim, pouco importa. CRF é o único campeão de 1987 e pronto. Para mim é assunto encerrado. 40 milhões já consideram p Fla campeão. O que são 2 ministros nesse cenário? NADA. Página virada e pronto. Já deu.

  • Estranho essas coisas. Passo minha vida inteirá vendo os veículos de comunicação, álbum e é figurinhas da década de 90, em 1992 o Brasil vibrava com o penta do flamengo para agora aquilo tudo não valer?

    • Nós vivemos numa epoca de revisionismo da História. Desde 2010, quando resolveram unificar os titulos da Taça Brasil, da década de 60, aos titulos de campeonato brasileiro, eu notei que alguma coisa estava errada.
      Pouco tempo depois a FIFA resolveu não reconhecer os campeões de torneios intercontinentais, como Flamengo, São Paulo, Santos, como campeões mundiais.
      Parece que tudo é politica e, infelizmente, o Flamengo não vem sendo beneficiado por essas tramoias, ou, voces duvidam que se o Palmeiras, Corinthians, São Paulo tivesse sido campeão em 1987 esse titulo já não estaria dividido com o Sport.

  • Decisão que é a cara da “Justiça” neste país. Absurdo. Quem é que ainda acredita em STF? Só os cumpanheiros do Lula e Odebrectch por lá…

  • Tinha meses de vida na época, e msm assim sei que o campeão de fato foi o Mengão!
    Qm liga pra reconhecimento judicial em torneio de futebol? Sandices…

    • Não concordo com voce. O reconhecimento dos orgãos oficiais é muito importante.
      TANTO É QUE O SPORT SÓ É CAMPEÃO DA SÉRIE A – APESAR DE TER JOGADO A SÉRIE B – POR ESTE RECONHECIMENTO JUDICIAL.
      O que nunca consegui entender é o seguinte:
      Fizeram um campeonato sem regulamento na epoca?
      Quando iniciaram a Copa União ela não foi juridicamente amparada / organizada dentro das leis desportivas vigentes, evitando assim que a CBF pudesse interferir a seu bel prazer na organização do Campeonato Brasileiro da série A daquele ano?
      O que dá a entender é que viraram as costas para CBF e fizeram um campeonato importantissimo. Daí a CBF, por birrinha, resolveu entrar na brincadeira, exigiu o cruzamento dos módulos e, não sendo atendida pelo clube dos 13, declarou o campeão do SEU TORNEIO, o campeão brasileiro, SIMPLES ASSIM.

      • Concordo plenamente!!!

      • A CBF abriu mão de realizar o Campeonato Brasileiro daquele ano, por duas razões fortíssimas: falta de dinheiro e uma verdadeira guerra política dentro da própria entidade – uma coisa não deixava de ser consequência da outra.

        Os grandes clubes, que não queriam ficar no prejuízo e queriam jogar, decidiram reunir os 13 maiores times do Brasil, mais populares(com mais torcida) e organizar um campeonato próprio. Com aval da CBF* , nunca é demais lembrar.

        Eles conseguiram os patrocínios, conseguiram a parceria da TV Globo e foram a luta.

        A CBF vendo que a coisa iria dar certo($) resolveu voltar atrás e se meter no Torneio. O Clube dos 13 não aceitou mas foi traído pelo Eurico Miranda.

        Então o campeonato começou com o cruzamento previsto, mas o Clube dos 13 não reconhecia, até porque foi uma traição interna, contra a vontade dos outros 12 clubes.

        Enfim, foi uma guerra de poder e a CBF saiu vencedora com o passar dos anos.

      • “O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes” – Nelson Rodrigues..
        Requerer, por birra ou “direito” que a Justiça brasileira (ou qq outra se fosse o caso) é levar um entretenimento, divertimento, paixão para o centro da vida das pessoas, o que não é o caso… Por isso concordo com a Ministra, futebol ter que ser julgado pela Corte Suprema do Brasil é absurdo.
        Tem mais história sobre esse campeonato que você não detalhou, principalmente a parte sobre assinar ou não o que a CBF queria, pelo Eurico Miranda, msm não representando o Clube dos 13.
        O fato é vai mudar algo para os rubro-negros que viveram aquele campeonato a validação ou não jurídica dele? NÃO! Vivemos 30 anos sem isso, e parece que vamos viver eternamente sem essa “validação”, somos Hexa na bola, sem ganhar títulos via fax ou por via jurídica.

        • Por isso é que falei em outro comentário que não tomaram as devidas providencias (precauções) juridicas antes de iniciar aquele campeonato.

        • * Essa frase foi dita pelo grande treinador italiano Arrigo Sacchi

          • Sempre a ouvi citada ao Nelson, enfim, seja de quem for é verdadeira.

  • Como levar em consideração um voto de um cara investigado pela lava jato? Esse Alexandre de Morais não tem respaldo nenhum…E ainda levando se em consideração a brincadeira q ele fez não se deve ter nenhum valor.

  • Agora pede pra um dos Ministros falarem o nome de 2 jogadores do Sport de 1987 sem olhar no Google.

    • Nem os torcedores do sport sabem.

      • Nem o técnico do Sport na época sabe

  • E agora???Vão recorrer pra quem???O jeito é admitir que somos pentacampeões, ponto final. Bora conquistar o brasileiro deste ano!!

    • Isso não muda nada prá torcida.

      • Muda sim e muda muito!!!!Há trinta anos que gritamos “hexacampeão” sem nunca da certeza desse título. Chega!!!Temos que assumir que temos, oficialmente, 5 títulos. E manda aquela taça de bolinhas pros bambis!!!

        • Mandar ? eles nem entregaram .

    • O engraçado é nos ultimos anos o Flamengo não ganha uma referente a esse assunto de 1987.
      Infelizmente, ganhamos no campo, MAS, sabe-se lá porque não se tinha um regulamento pronto na epoca, que todos assinassem. Criou-se toda essa merd* aí…

    • Falei mais cedo que a decisão, fosse qual fosse, não ia mudar o que aconteceu em campo. Pra mim continua igual. Pra quem viu aquele título, as decisões políticas que se seguiram e a opinião do STF não significam nada. Só reforçam a falta de moral das instituições.

Comentários não são permitidos.