Notícias

STF considera o Sport como único campeão de 87

Aconteceu agora a pouco o julgamento sobre a Copa União, disputada em 1987. A decisão do título estava na mão de 3 pessoas: Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Marco Aurélio Mello foi o relator do processo. O mesmo já havia reconhecido o Sport como único campeão, em 2011.

O primeiro voto foi de Luis Roberto Barroso. Ministro do STF desde 2013, votou para que o título fosse dividido entre as duas equipes. Alexandre de Moraes foi o segundo.

Também Ministro do STF, Alexandre de Moraes votou para que somente o Sport seja campeão de 1987. Após o voto, se deu ao luxo de uma brincadeira de mal gosto: ‘Há controvérsias de que o Flamengo seja a maior torcida do país’. Segundo o site do STF, ele é Corinthiano.

O último voto foi da Ministra Rosa Weber e não deu outra: Votou para que o Sport seja o único campeão da Copa União. Ainda durante o voto, a Ministra disse que era um absurdo a decisão ter parado no STF. Por 2 votos contra, e 1 para divisão, o Flamengo foi derrotado mais uma vez na justiça.

Yuri Sobral

Ver comentários

  • Agora pede pra um dos Ministros falarem o nome de 2 jogadores do Sport de 1987 sem olhar no Google.

  • E agora???Vão recorrer pra quem???O jeito é admitir que somos pentacampeões, ponto final. Bora conquistar o brasileiro deste ano!!

      • Muda sim e muda muito!!!!Há trinta anos que gritamos "hexacampeão" sem nunca da certeza desse título. Chega!!!Temos que assumir que temos, oficialmente, 5 títulos. E manda aquela taça de bolinhas pros bambis!!!

    • O engraçado é nos ultimos anos o Flamengo não ganha uma referente a esse assunto de 1987.
      Infelizmente, ganhamos no campo, MAS, sabe-se lá porque não se tinha um regulamento pronto na epoca, que todos assinassem. Criou-se toda essa merd* aí...

    • Falei mais cedo que a decisão, fosse qual fosse, não ia mudar o que aconteceu em campo. Pra mim continua igual. Pra quem viu aquele título, as decisões políticas que se seguiram e a opinião do STF não significam nada. Só reforçam a falta de moral das instituições.

  • Como levar em consideração um voto de um cara investigado pela lava jato? Esse Alexandre de Morais não tem respaldo nenhum...E ainda levando se em consideração a brincadeira q ele fez não se deve ter nenhum valor.

  • Tinha meses de vida na época, e msm assim sei que o campeão de fato foi o Mengão!
    Qm liga pra reconhecimento judicial em torneio de futebol? Sandices...

    • Não concordo com voce. O reconhecimento dos orgãos oficiais é muito importante.
      TANTO É QUE O SPORT SÓ É CAMPEÃO DA SÉRIE A - APESAR DE TER JOGADO A SÉRIE B - POR ESTE RECONHECIMENTO JUDICIAL.
      O que nunca consegui entender é o seguinte:
      Fizeram um campeonato sem regulamento na epoca?
      Quando iniciaram a Copa União ela não foi juridicamente amparada / organizada dentro das leis desportivas vigentes, evitando assim que a CBF pudesse interferir a seu bel prazer na organização do Campeonato Brasileiro da série A daquele ano?
      O que dá a entender é que viraram as costas para CBF e fizeram um campeonato importantissimo. Daí a CBF, por birrinha, resolveu entrar na brincadeira, exigiu o cruzamento dos módulos e, não sendo atendida pelo clube dos 13, declarou o campeão do SEU TORNEIO, o campeão brasileiro, SIMPLES ASSIM.

      • A CBF abriu mão de realizar o Campeonato Brasileiro daquele ano, por duas razões fortíssimas: falta de dinheiro e uma verdadeira guerra política dentro da própria entidade - uma coisa não deixava de ser consequência da outra.

        Os grandes clubes, que não queriam ficar no prejuízo e queriam jogar, decidiram reunir os 13 maiores times do Brasil, mais populares(com mais torcida) e organizar um campeonato próprio. Com aval da CBF* , nunca é demais lembrar.

        Eles conseguiram os patrocínios, conseguiram a parceria da TV Globo e foram a luta.

        A CBF vendo que a coisa iria dar certo($) resolveu voltar atrás e se meter no Torneio. O Clube dos 13 não aceitou mas foi traído pelo Eurico Miranda.

        Então o campeonato começou com o cruzamento previsto, mas o Clube dos 13 não reconhecia, até porque foi uma traição interna, contra a vontade dos outros 12 clubes.

        Enfim, foi uma guerra de poder e a CBF saiu vencedora com o passar dos anos.

      • "O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes" - Nelson Rodrigues..
        Requerer, por birra ou "direito" que a Justiça brasileira (ou qq outra se fosse o caso) é levar um entretenimento, divertimento, paixão para o centro da vida das pessoas, o que não é o caso... Por isso concordo com a Ministra, futebol ter que ser julgado pela Corte Suprema do Brasil é absurdo.
        Tem mais história sobre esse campeonato que você não detalhou, principalmente a parte sobre assinar ou não o que a CBF queria, pelo Eurico Miranda, msm não representando o Clube dos 13.
        O fato é vai mudar algo para os rubro-negros que viveram aquele campeonato a validação ou não jurídica dele? NÃO! Vivemos 30 anos sem isso, e parece que vamos viver eternamente sem essa "validação", somos Hexa na bola, sem ganhar títulos via fax ou por via jurídica.

        • Por isso é que falei em outro comentário que não tomaram as devidas providencias (precauções) juridicas antes de iniciar aquele campeonato.

        • * Essa frase foi dita pelo grande treinador italiano Arrigo Sacchi

          • Sempre a ouvi citada ao Nelson, enfim, seja de quem for é verdadeira.

  • Decisão que é a cara da "Justiça" neste país. Absurdo. Quem é que ainda acredita em STF? Só os cumpanheiros do Lula e Odebrectch por lá...

  • Estranho essas coisas. Passo minha vida inteirá vendo os veículos de comunicação, álbum e é figurinhas da década de 90, em 1992 o Brasil vibrava com o penta do flamengo para agora aquilo tudo não valer?

    • Nós vivemos numa epoca de revisionismo da História. Desde 2010, quando resolveram unificar os titulos da Taça Brasil, da década de 60, aos titulos de campeonato brasileiro, eu notei que alguma coisa estava errada.
      Pouco tempo depois a FIFA resolveu não reconhecer os campeões de torneios intercontinentais, como Flamengo, São Paulo, Santos, como campeões mundiais.
      Parece que tudo é politica e, infelizmente, o Flamengo não vem sendo beneficiado por essas tramoias, ou, voces duvidam que se o Palmeiras, Corinthians, São Paulo tivesse sido campeão em 1987 esse titulo já não estaria dividido com o Sport.

  • Por mim, pouco importa. CRF é o único campeão de 1987 e pronto. Para mim é assunto encerrado. 40 milhões já consideram p Fla campeão. O que são 2 ministros nesse cenário? NADA. Página virada e pronto. Já deu.

  • Muita injustiça isso,enquanto o palmeiras ganhou vários títulos via fax

  • Isso era previsível porque simplesmente o campeonato oficial era da CBF que comprou das mãos do traíra do Eurico e determinou os cruzamentos e o Flamengo não jogou. O Flamengo estava lutando por algo que não era oficial (legalmente falando). Seremos sempre campeões de fato mas quem foi lá e jogou com as regras impostas não foi o Flamengo.

  • A headline está incorreta, o Flamengo é considerado legalmente o campeão do módulo verde, o legítimo campeonato brasileiro pelos fatos e homologado pelos clubes participantes e organizadores do campeonato.

    A CBF resolveu efetuar o cruzamento, o famoso cruzamento dos módulos. O Flamengo e os clubes integrantes não aceitaram e então ficou dividido, A CBF reconhece à moda dela e os fatos mostram que o Flamengo foi campeão, contiuna sendo(não estou fazendo alusão à decisão judicial e apenas à CBF pelo fato de que o tribunal se debruçou principalmente nas ações da CBF mas do que o fato da coisa julgada da justiça federal pernambucana)

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024