Três volantes, Ederson, Berrío… os primeiros testes de Zé no Fla sem Diego

Compartilhe com os amigos

Em tempos de treinos fechados, é raridade acompanhar alguns detalhes do trabalho e ver o que muitos treinadores do futebol brasileiro pensam. No Flamengo, quase sempre é assim. Mas nesta terça-feira a rotina foi um pouco diferente: o técnico Zé Ricardo liberou a entrada da imprensa pouco antes da metade da atividade e ao menos deu pistas do que pensa em fazer na equipe sem o meia Diego, que se recupera de cirurgia no joelho direito. Veja, abaixo algumas das alternativas testadas e que podem ser utilizadas pelo Flamengo enquanto o armador não volta:

Três volantes

A primeira e talvez mais provável formação titular observada por Zé Ricardo na terça-feira teve três volantes, parecida com a que foi titular na derrota por 1 a 0 para a Universidad Católica, pela Libertadores. Sem Diego desta vez, o meio tinha Marcio Araújo, Romulo, Arão e Trauco, lateral-esquerdo que pode também jogar mais centralizado.

Desta forma, o ataque do Flamengo contava com Gabriel, aberto pela direita, e Guerrero. Como a equipe tinha três volantes, Arão era o jogador com mais liberdade no meio de campo, ao lado de Trauco, para apoiar o setor ofensivo. Assim, o Rubro-Negro, pelo menos no treinamento, não ficava muito recuado.

Teste realizado nesta terça-feira no CT do Flamengo (Foto: Reprodução)

Berrío no ataque

Outra opção testada pelo treinador do Flamengo não teve Gabriel. O atacante deu lugar ao colombiano Berrío – que cumpre mais dois jogos de suspensão na Libertadores, mas pode atuar no Carioca. Assim, a equipe seguia com a mesma formação, porém mais veloz na ponta. Com três volantes, os pontas tinham muito mais liberdade do que normalmente, quando Diego está em campo. Uma outra opção seria a volta de Everton na ponta. Nesta terça, o camisa 22 retornou ao trabalho em campo com o elenco.

Berrío é opção no ataque. Everton segue voltando de lesão (Foto: Reprodução)

Substituição ? Cuéllar no lugar de Marcio Araújo

Mais uma vez, Zé Ricardo mudou o time durante o treino de terça-feira, mas não mexeu na formação com três volantes. Cuéllar pôde mostrar serviço e segue como opção no banco. Assim como nas opções anteriores, Berrío, Trauco e Guerrero eram os jogadores com mais liberdade e não precisavam voltar tanto para ajudar a marcação, já que havia outros três marcadores no meio de campo.

Dois meias e dois volantes

A última formação testada por Zé Ricardo foi a mais “ousada”. Atuando de novo como meia, Mancuello entrou no lugar de Romulo. Assim, Arão e Cuellár (que seguia com os titulares) tiveram de ficar mais fixos à frente da defesa para que o argentino e Trauco, pela esquerda, tivessem mais liberdade. O treinador pedia, a todo momento, movimentação dos jogadores de frente.

Cuéllar e Mancuello também ganharam testes (Foto: Reprodução)

Ederson e Everton como possibilidades

Apesar de não ter sido testado nesta terça-feira, Ederson é uma das opções de Zé Ricardo para a semifinal contra o Botafogo, no domingo. Sem jogar há nove meses, o meia pode entrar no lugar de Diego. Além dele, Everton, recuperado de uma lesão na coxa, pode ser utilizado.

– Ederson já está totalmente liberado para estar em campo. Acreditamos que pode melhorar seu condicionamento. Essa é a etapa em que ele está. Everton terminou ontem (segunda-feira) a transição e hoje (terça) iniciou a fase de volta ao campo para recuperar a confiança. Durante a semana, caso seja a opção, os dois podem utilizados. Mas ainda é cedo para tomar qualquer tipo de decisão. A semana está só começando – disse o treinador.

Fonte: GE.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Com esse elenco se o Gabigrilo for titular, pode largar mão.

  • Eu entraria com 3 volantes no 4-4-2
    E aproveitaria o fato de estar com o meio campo bastante defensivo para entrar com 2 atacantes de ofício
    …..M. Araujo…………
    Arão……………Mancu
    ……………Trauco
    Guerrero……Vizeu

  • Essa formação com 3 volantes é a melhor mesmo com diego em campo…MA (romulo)
    mancuelo pela esquerda,arão pela direita e diego centralizado,no caso hoje gariel,trauco paquetá ..

  • Primeiro que o jogo contra o Botafogo querendo ou não será um “laboratório” para encontrar uma melhor formação ideal para 26/04 contra o ATP, o que não acho correto, é preciso sim encontrar uma forma de jogar sem o Diego, não somente um substituto, a questão é, antes do dia 26 vem o dia 23 e ai que tá, perder para o Botafogo, ser eliminado do estadual e ir a arena da baixada jogar contra uma equipe complicada sem o seu melhor jogador, pode significar um grande problema, não tenham dúvida que é bem possível que entrem com os 3 volantes já ensaiando uma formação para o confronto contra o Atlético. A questão é jogar com “3 volantes” não é pior, o pior é jogar com 3 volantes e o Marcio Araujo, ai já é ridículo, se for pra entrar com essa formação que jogue com o Cuellar, Arão e Rômulo ou até mesmo o Ronaldo, do contrário perca o medo e coloque o time pra jogar, tenho pra mim que o medo domina a maioria dos treinador aqui no brasil e alguns fora também, são muito do arroz com feijão, só se destacam aqueles que ousam de verdade, treinam e põe em prática, Zé Ricardo pode até treinar, mas deixa as melhores opções ou as mais interessantes, ousadas, somente para o apagar das luzes, isso certamente nos deixa com uma pulga atrás da orelha!

  • A melhor formação, atualmente, é 4-1-4-1.
    Para, rever, donati, trauco –
    MA –
    Éverton, mancuello, arao, berrio (Gabriel) –
    guerrero.
    Dessa forma, nossa saída de bola seria com mancuello e arao pelo meio, e nos manteríamos fechando os espaços sem a bola.
    Romulo também poderia entrar no mancuello.
    Do mesmo jeito que os times do tite jogam.

    • Gostei da tua ideia tbm, mas pra Libertadores o Berrio ta suspenso e o Everton talvez não esteja 100% para entrar jogando

  • Todas as formações são boas opções, até mesmo para variar no decorrer​ de uma partida.

    Técnico é isso aí: trabalhar e quebrar a cabeça pra fazer o time render.

  • Muralha, Pará, donatti, rever, renê, Cuellar, arão, Trauco, Berrio, mancuello, Guerrero!

    • Seis estrangeiros só pode na Libertadores.

  • O flamengo gosta de vencer no modo hard com Gabriel no ataque

  • Ontem chapexoense jogou demais. Muita entrega os caras dando a vida no campo.
    Enquanto isso o Flamengo jogando com preguiça,
    Tem algo estranho.
    Pqo que dá certo nos outros clubes não funciona no Flamengo?

    Será que é nossa diretoria que não cobra?
    Sim ou Claro?
    BAP 2019

    • Não percebi ninguém com “preguiça” em campo. Muito pelo contrário, até o Guerrero estava correndo.

  • Só não gosto do esquema com o Gabriel porque ele não vem acrescentando nada em campo. Gabriel é jogador para os ultimos 20 minutos de jogo e não para entrar de titular….entrando no decorrer das partidas ele ajuda, entrando como titular é um zero a esquerda….as formações parecem boas, vamos aguardar. Talvez, essa saida do Diego seja boa para arejar a cabeça do Zé Ricardo, e sair da mesmice do 4-2-3-1….e o Trauco tem sido um achado da Diretoria, o baixinho joga muito…

    • Concordo sobre o Gabriel.
      Quanto ao Trauco, foi indicação do Guerrero. Deviam colocar o Guerrero de olheiro. . Kkk

  • Mancu argentino enganador , o cara não tem raça, toda hora cai no campo quando é clássico infelizmente dinheiro jogado fora. Ederson canela de vidro .

  • Não vir nada ainda sobre gremio , mais se for é mais uma bola fora do Rodrigo Caetano.

  • Aí galéra, vocês leram quê o Everton Ribeiro esta praticamente fechado com o Grêmio?

  • Prefiro o time jogando em velocidade sem o Diego, não temos ninguém disponível pra fazer a função dele e o Paquetá e Sávio também não demonstraram estar pronto pra uma libertadores.
    O Cuellar num esquema com 3 volantes e o time jogando em velocidade é mais interessante que o Márcio Araújo, tem um lançamento muito bom, no jogo contra o Coritiba ele deu passe para o Marcelo Cirino fazer um dos poucos gols de contra ataque do time.

    • Mas o Rômulo é lerdo, melhor o Caramujo

      • Só vejo MA com utilidade na luta contra o rebaixamento, num time que quer ser campeão não há porque.

        • engano seu… o esquema do zé é bem defensivo, por isto MA e Donatti estão no time titular, por isto o arão sobe pouco ao ataque…
          esquema pra ser campeão brasileiro, pontos corridos.
          Caramujo e mais 10.
          ZRuela rules!!
          SRN

          • Donatti é titular por ser melhor zagueiro que os outros no momento. Apenas isso.
            Arão sobe pouco ao ataque ? Kkk por isso ele é meia.
            Esquema não define campeão, as peças sim.

            • Esquema define campeão….marcelo oliveira foi campeão fazendo muito gol de chuveirinho, idem o cucabol do porco….esquemas para não perder pontos em casa, ganhar de meio a zero, tomar pouco gol, pouca derrota..esquema para ganhar pontos corridos é este…time do ZR tem cara de pontos corridos, não tem cara de time copeiro

  • Gosto do Mancuello mais na esquerda, Trauco como meia, Arão e Rômulo mais recuados fechando o meio. Qual a dificuldade meu! Um time com três volantes sem MA eu até acho bom a princípio, mas não me agrada. Não precisa.
    MA deixa o time sem saída de bola e sem criatividade no meio. Isso é notório até para quem o defende. Rômulo a exemplo de Cuellar vieram para ser titulares. machucaram e o MA entrou e ficou (Zé nem conhecia Cuellar e o time (isso me intriga até hoje), porque não Ronaldo quando Rômulo machucou? É no automático, o Zé nem pensa já vem com o tal de MA. Não adianta criar esquema para MA ser titular novamente. Eu não vou mudar minha visão de MA como jogador: limitado, “enganador”. Tem opções muito melhores mas o Zé o acha de “alto nível”, ai complica de vez…eu quero ver um time vibrante, ofensivo e que crie oportunidades. Como rege a tradição do CRF. Time medroso, acanhado, não condiz com a história do Flamengo. Só uma reflexão.

    • MA é o melhor primeiro volante, por isto é titular.
      Até o menino Ronaldo tem mais pinta de segundo volante.

      • só se for no seu planeta!

        • kkk modinhas piram com ZR….engano seu… o esquema do zé é bem defensivo, por isto MA e Donatti estão no time titular, por isto o arão sobe pouco ao ataque…
          esquema pra ser campeão brasileiro, pontos corridos.
          Caramujo e mais 10.
          ZRuela rules!!
          SRN

          • Arão sobe pouco ao ataque???

            • Com Muricy era praticamente um meia

    • Até o final do ano teremos Rômulo 100% fisicamente (se Deus quiser) e Ronaldo terá mais maturidade. Cuellar já está adaptado ao futebol brasileiro e Arão é nosso titular absoluto. Além disso, teremos a subida de mais um volante da base : Hugo Moura. Se renovarem com MA será bem estranho.

  • Bom dia
    Nacao
    Boa quarta a todos.
    Td e ate valido menos esse tal mancu no suposto time titular e de preferencia bem bem bem longe da gavea putz.
    SRN CAMPOS

    • Mancu no banco

      • Sempre
        De preferencia bem longe rs

Comentários não são permitidos.