“Três volantes não é a formação ideal”, diz Nicola sobre escolha de Zé

Compartilhe com os amigos

Durante a apresentação do ‘Bate Bola – Debate’, da ESPN, o jornalista Jorge Nicola falou a respeito da opção de Zé Ricardo, ao escalar três volantes contra o Botafogo, levando em conta a possível utilização dessa escalação em partidas futuras.

“O que me chamou atenção foi a forma que o Zé escalou o time, porque eu não imaginava que ele fosse abrir dois jogadores de lado e não ter ninguém pra atuar no lugar do Diego. O Léo (companheiro de programa) lembrou, não há ninguém com a característica do Diego, mas existiriam algumas possibilidades de adaptação. No final do jogo, o Zé até coloca o Trauco pra jogar centralizado no meio, embora também tenha a facilidade, a capacidade, de jogar pela esquerda dobrando com o Renê.”

-Disse Nicola, ressaltando a versatilidade do peruano Miguel Trauco, além disso, o comentarista acrescentou:

“Eu não tô convencido de que enquanto o Diego estiver ausente, e esse período pode chegar até cinco semanas, a melhor escalação vai ser essa com três volantes. Marcio Araújo como primeiro protetor da defesa, com Rômulo e Arão na frente dele, se revezando na hora de atacar, eu acho que o Flamengo pode ter problemas com esse esquema. Deu certo ontem por causa da boa atuação do Guerrero, porque o time se comportou bem como time coletivamente, mas ainda acho que o Zé precisa buscar uma alternativa melhor, pode ser o Mancuello, pode por o Trauco pra ajudar no sistema defensivo, porque a partir do momento que o adversário conseguir entender que boa parte das ações ofensivas do Flamengo vão nascer do lado do campo, com a passagem do Éverton e do Gabriel, eu temo que o Flamengo fique engessado, temo que o Flamengo tenha dificuldade em criar.”

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quando um torcedor fala que o Fla jogou com 3 volantes, normal, a maioria nem assiste jogo com atenção nos 90 minutos.

    Agora, comentarista aqui da Coluna? Aí você já percebe o nível de quem divulga matéria aqui.

    Nicola não falou “3 volantes”, apenas fez uma ressalva contra o esquema. Mauro Cezar Pereira ontem criticou quem está dizendo que foram 3 volantes. Abre aspas, Mauro disse: “Flamengo jogou com um volante, MA, os outros dois não jogaram como volantes, time jogou em um 4-1-4-1… Apenas depois durante o jogo Arão abriu pela ponta, Gabriel fez a função do Diego, e o Fla retornou ao 4-2-3-1…”.

    Precisa melhorar o nível das matérias aqui da Coluna. Ou pelo menos melhorar os títulos.

  • ………………..Muralha…………….
    …….Para……donati…..rever……..trauco……
    . ………………..Araujo………………….
    ..Savio………..Arão…….cuellar…………everton…
    ………. ……. …..Guerrero……………..

    Aí sim teria poder ofensivo e saberia defender bem…..so que é difícil p Ze pensar nisso pq ele ama o Gabriel.!!!
    E sobre o Rômulo não dá….tem q ficar no banco até voltar a adaptação ao futebol brasileiro.
    SRN

  • Só eu que acho o Thiago melhor que o muralha??

    • Não dá para afirmar categoricamente ainda, o Thiago precisa jogar mais vezes para formar uma opinião mais consistente. Mas sem duvida mostrou-se muito promissor, em todos os fundamentos. Aliás, saida de bola dele é muito boa.

      • Euvacho ele muito seguro, encaixa a maioria das bolas. Já o muralha acho muito hesitante, goleiro tem que sair do gol colocando o peito na cabeça do atacante, na maioria das vezes quando ele sai do gol ele soca a bola e suas mãos estão centímetro mais alto que a cabeça dos atacante

  • Cornetas estão ensandecidos!!! Ganhamos, jogamos bem, e mesmo assim elas cantam. Sem sentido algum!!!

  • Eu apoio a formação 4-1-4-1 do Zé Ricardo no último jogo, mas tem de procurar jogadores com maior poderio ofensivo pras posições de Arão e Rômulo.

    • Eu tiraria o MA eo Gabriel e colocaria mancuello e Msavio!

  • Eu gostaria de ver o Mancuello na posição do Diego, para avaliar sua perfomance.

    • Jogou contra o Volta Redonda nessa posição, foi mal.

  • Parem de ser tão cegos
    Ele ta certo
    O Flamengo ganhou ontem por causa do Guerrero…porque se dependesse dos votantes o time tava perdido.

    Ele escalou três volantes com medo
    Por mais que Diego seja insubstituível,não impediria de escalar uma linha com três meias ou everton,mancuello e berrio…ou Paquetá,mateus Sávio etc.
    E ainda mais com Gabriel no time
    O time do tinha uma jogada. .trauco>>everton>>Guerrero

    Os volantes do ficavam tocando pra e pra ca.

    Um time com três”volantes” é com Quando tem kroos,morria etc

    • NA verdade ontem o time foi bem graças a boa atuação do guerrero que além do papel de centroavante, ainda fez o papel de meia armador, pois ele quem criava do flamengo, pois saia pra buscar a bola, tocava pro cara ao lado e saia pra receber a frente. Ontem pode ter dado certo, mas se qualquer treinador observar que é so marcar o guerrero e nao deixar ele fazer nada, que acaba com essa formação do flamengo. O time vai bem defensivamente e mantém a posse de bola, mais isso nao quer dizer que foi bem ofensivamente. 3 volantes deveria ser com jogadores que sabem jogar, e deveria mudar pro 442, pois gabriel é um inutil ofensivamente, o cara nao cria, nao faz jogada de linha de fundo, nao faz tabela, nao sabe cruzar bola, nao sabe chutar e nem cabeçear, o que ele faz em campo ???

      • Realmente, Guerrero muito acima do restante do time ontem, as únicas jogadas rápidas, com toques de primeira, sairam dos pés dele

    • —————————-Guerrero—————————
      Éverton—–Trauco——-Ronaldo/M. Sávio—-Berrío
      ——————————–MA—————————–
      Renê————-Réver———-Donatti————-Pará
      —————————–Muralha—————————-

  • Esse Nicola deve ter um QI (quem indica) muito alto, porque é fraco em análise esportiva, especula mais que o Nelson Rubens e mesmo assim ta na ESPN..

  • Nicola? Nicola??? Ah, vai…

  • É uma boa formação para jogos fora de casa ou quando o Flamengo jogar pelo empate, como ontem. Quando o time tiver que agredir mais ou enfrentar equipes bem fechadas, o Zé vai ter que arranjar outras soluções. Por exemplo, a partida de volta contra a Universidad Católica. Como já foi dito aqui, não tem outro jogador com as características do Diego, o jeito é pensar jogo a jogo e adaptar o time de acordo com o adversário.

    • E sem o Diego pra pensar o jogo, a necessidade de não levar gols e para chegar com mais gente no ataque, acaba forçando essa formação.
      Grande abraço.

    • Ontem o flamengo enfrentou uma equipe bem fechada e agrediu, conseguindo fazer gols. A vantagem do empate não impactou na postura dos times. SRN

      • Não vi o Botafogo jogando fechado, eles não se lançaram ao ataque, mas também não jogaram apenas se defendendo. Se não conseguiram agredir tanto passa pela própria postura do Flamengo, que concedeu poucos contra-ataques, o forte deles, quanto pelo desgaste físico do time. Os gols, aliás, surgiram de vacilos na marcação. Em jogos contra times retrancados ou quando precisarmos ir pro abafa vamos precisar de muita movimentação e mais criatividade no meio.

  • Nicola é meu p… com duas bolas.

  • Não me agrada mesmo, mais que tem MA no meio. Claro que Zé arrumou essa par ter de volta o MA. Para mim isso é claro. Abdicar de um meio com Rômulo, Arão, Diego e Conca, para ficar com três volantes, sendo MA um limitado, que não sabe sair com qualidade, é muito pra mim. O Flamengo sempre teve na sua história um meio criativo, de toque de bola e com qualidade. Agora vem o Zé e força a permanência de um limitado como MA, mudando até o esquema. Parei.

    • Nem Diego e nem Conca estão disponíveis, vc acha mesmo que quando Diego voltar ele vai ficar no banco para o Flamengo jogar com 3 volantes?

      • O Almir estava fora de si quando escreveu isso… só pode…
        Abrir mão de Diego e Conca… Meu Deus…
        Grande abraço !!

    • Parei contigo cara. Tá até delirando com conca e diego..kkkkkkkkk os caras estão machucados…kkkk chora corneta!!!! Jogamos bem, dominamos o jogo e estamos na final. Chupa essa manga..

  • O que eu fico P. da vida…eh que tem moleque da base que eh da posição…mas o treinador faz remendo…

    • Ele tá lá dentro…
      Sabe onde o calo aperta…
      Deixa o cara trabalhar.
      Saudações.

      • Perfeito

        • Tamo junto…

      • Boa Carlos!!! Deixa o cara trabalhar… Os cornetas estão em polvorosa!!!

        • Os chiliques estão recomeçando…

      • Agora o torcedor é obrigado a gostar do trabalho do técnico perfeito?! Desculpe, brother…mas tenho tanto direito de não gostar qto vc tem de gostar…Se vc gosta do desfile de “craques” em detrimento da base, feliz é vc que tem o seu gosto atendido. Já eu prefiro Vizeu, Ronaldo e Paquetá no lugar dos craques Damião, Márcio Araújo e Gabriel.
        Se vc gosta da “meritocracia” que o zé utiliza, parabéns pra vc, mais uma vez.
        Agora eu não gosto…e é um direito meu! Ao menos, achava até agora.
        Não acho o zé um técnico ruim…mas tb tá muito longe de ser incontestável. O elenco do Flamengo está entre os 3 melhores do Brasil, sem sombra de dúvidas…mas, com toda certeza, não é o mais bem dirigido…muito menos está sendo bem escalado. Essa é a minha opinião!
        SRN

        • Ok…
          Nunca achei o ZRicardo incontestável…
          Inclusive o questiono de vez em quando…
          Mas aguardo sempre um pouco mais antes de contesta-lo para ver se não estou errado ou procurando problema onde na verdade não há.
          Porque isso ???
          Porque ano passado o ZRicardo para mim passou pelo estágio de Técnico ou Aspirante ao Profissional.
          E sinceramente para o peso da nossa camisa e o tamanho da frigideira Rubro Negra de queimar jogadores e técnicos é muito maior e mais quente que na maioria dos Clubes tal qual todos os outros assuntos ligados ao Fla.
          Tudo em nossa casa é maior ou mais explosivo e tudo tem uma dimensão infinitamente maior que em outros Clubes.
          E penso que tem acertado mais que errado…
          Assim como a Diretoria.
          ESSE ANO, que o considero a 4 meses APENAS oficialmente o Técnico Profissional do Time Principal do Flamengo.
          E como todo iniciante ainda tem muito a aprender e ESTÁ APRENDENDO.
          Hoje aos poucos de tanta pressão em cima dele estão mostrando mais um pouco do dia a dia da Comissão Técnica do Flamengo e vemos um pouco dos treinos e o intenso trabalho em dois turnos diários que hoje foi implantado.
          Quanto a suas escolhas em escalações, cada um tem a sua opção e ele tem as opções dele e em quem ele mais confia para cada posição, do mesmo jeito que eu tenho as minhas e você tem as suas…
          SE está certo ou errado o tempo mostrará em títulos ou em desempenho individual e nas participações do Grupo em cada campeonato que participar.
          Minha opinião é que no caso do Jamal ele deve ser “sugerido” a mante-lo próximo SEMPRE a uma escalação de titular ou segunda opção, acho que quem o sugere isso é o RCaetano.
          E como o ditado diz, “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
          E quanto ao que não entendemos ainda, lembro o Muricy que em entrevista disse que: “quem está fora do Flamengo não sabe 10% do que lá dentro acontece”.
          Pra quem sabe ler um pingo é letra.
          Saudações.

          • Pois é, brother…essa “sugestão” que tá complicada. São escalações que não têm explicação. Wallace só saiu de titular pq que ele foi embora…essa é a prova que estávamos certo quando pedimos pra ele sair…o tempo mostrou…hj tá esquecido na Turquia…Gabriel, Damião, Ma, Cirino e Vaz tb…São jogadores que só jogam e são titulares ou segunda opção no Flamengo…o “incontestável” MA teve seu contrato encerrado e NINGUÉM quis…o Vaz era reserva do pereba do Rodrigo no vice e é titular do Zé…essas sugestões e escalações que infelizmente ou não, caem na conta do técnico…
            Quanto ao padrão de jogo…me diz um jogada ensaiada que temos?! Eu não me lembro de nenhuma….chegamos onde chegamos no brasileiro do ano passado muito por conta do elenco…claro que o zé teve seu mérito….Assim como tem seu mérito hoje…mas não tem muitos elencos melhores do que o nosso…o Abel, muito criticado pela nossa torcida no início do ano, está com um elenco MUITO abaixo do nosso e está jogando um futebol, se não melhor, do mesmo nível do nosso…o ataque do flor tinha uma média abaixo de 20 anos e passeou em cima do time que a gente não conseguiu fazer gol, com Diego em campo.
            Então…o zé tem seus méritos?! TEM!!! Mas tá longe de ser essa brastemp toda…Por qual razão, não sabemos, até especulamos, mas não temos certeza, mas suas escalações e meritocracia são bastante contestáveis…Assim como seu trabalho está longe de ser espetacular….essa eh a minha opinião. Torço pra que vc esteja certo e saíamos vitoriosos, quer seja pelo trabalho do técnico, quer seja pelo elenco…
            SRN!!!

        • Concordo, nas finais isso vai ficar bem nítido, vamos ter de jogar com muita raça e torcer pro guerreiro está em um dia daqueles pq o Abel vai dar outro nó no nosso amado estagiário. Srn.

      • Tá aí….o zé sabe onde o calo aperta…aperta no Gabriel inútil e no Damião que eh um zero a esquerda…
        Mas mantém o gabriel de titular sem fazer nada…coloca o Damião que não sabe finalizar e deixa o Vizeu de fora…mas ele sabe onde o calo aperta…e o Matheus Savio que joga muito mais que esse inútil do Gabriel fica no banco….
        E mais. .70 minutos perdendo o jogo…e não muda…mas…opa…Não posso falar mal do zé…tenho que deixar o cara trabalhar!

        • E tem mesmo !!!
          Massacramos o Atlético e não se pode perder tantos gols assim !!!
          E dentro da casa deles e com grama sintética e TUDO !!!
          Engole o choro que aqui é Flamengo !!!
          Vida que segue…
          Classificação é só questão de tempo…
          Saudações.

          • Isso…Não foi à toa que eles empataram lá no outro jogo…tá bom mesmo…
            Como dizia o Muricy “tem coisas que acontecem dentro do Flamengo…”
            E vamos aplaudir Gabriel no time titular…e o Damião no lugar do Vizeu…pra continuar defendendo o técnico…
            Classificar eh uma questão de tempo…Será?!? Diria eu que classificar eh uma questão de vergonha na cara…
            Mas o problema não eh classificar…o Palmeiras virou perdendo de 2 FORA de casa…conseguiremos fazer isso um dia?! Segundo muitos…sim…eh mais fácil virar perdendo de dois lá no Uruguai. ..do que empatar aqui na arena…
            Concordo que o time massacrou. .e só não ganhou pq…”alguém” manteve o Gabriel jogando muito bem…e escalou o Damião, pior finalizador, em média, da posição que temos…..
            Ahhhhh…foi aquele fator oculto da Gávea!!!!
            SRN

            • Cara…
              Existe uma coisa no MUNDO REAL que se chama derrota…
              Aprenda a conviver com isso…
              Ou tome um rivotril pra depressão !!!
              Sigamos em frente !!!
              Ninguém ganha TUDO !!!
              Memória curta, o Palmeiras perdeu de 3 a 0 pra Macaca e aí ???
              Foi ELIMINADO dentro de casa para o “Madureira de São Paulo” !!!
              Hoje se deram bem…
              A vida é assim e assim vai seguindo !!!
              Saudações.

              • Sim…existe uma coisa chamada derrota. ..e existe uma coisa chamada…”panela”…perder eh normal…agora perder pq vc eh APAIXONADO por um inútil que jogou e joga NADA…e perder pq vc preteriu um bom jogador pra colocar um pior…isso não é “só” derrota!
                E a macaca não é o “madureira” de São Paulo…Se o Madureira jogasse metade da bola que a macaca joga, estaria na final do carioca…isso sim foi derrota (Palmeiras perder pra um time que já havia desclassificado o Santos e está na final do melhor estadual do Brasil
                ..Além de jogar a série A do brasileiro…) Desculpe-me…mas o Madureira joga que série, por favor?!
                Essa sua comparação só mostra o quanto vc QUER defender o zé…a qualquer custo…
                Depois dessa, realmente, vou tomar meu rivotril…deu por hj! Estou voltando pro meu MUNDO DE ILUSÃO…nele, diferentemente do MUNDO REAL, a Macaca joga muito mais bola e tem muito mais história que o Madureira…
                SRN!!!

                • Madureira quinta força de nosso estadual.
                  Macaca quinta força do estadual deles,,,
                  Essa foi a comparação.

  • Algo me diz que o Sr. Miguel Trauco não vai durar muito aqui.. (2017 Fim.)
    Europa ou China?

    • Joga demais mesmo, um achado esse peruano. Se vender, tem q vender bastante salgado.

      • Acho que vão tentar mante-lo…
        Faz dupla perfeita com o Guerrero.

        • Problema é que ele veio pro Flamengo justamente para ter maior visibilidade para Europa

          • Pois é Felipe… mas acredito que deve cumprir seu contrato conosco (espero) ou até mesmo enquanto o Guerrero aqui estiver, veja que com sua chegada e consequente mais oportunidades de gol, ele até está dando entrevistas esse ano !!!
            O Guerrero está no melhor momento de goleador de sua carreira e também graças ao Trauco que o procura sempre, ao contrário dos outros que preferem QUASE SEMPRE o toque pro lado ou pra trás e raramente buscam uma enfiada de bola em condições do cara marcar…
            Guerrero hoje é um cara feliz está mais confiante e nós só temos a ganhar com isso.
            Duvido muito que o Trauco saia do Flamengo sem a bênção do Guerrero que foi quem praticamente o trouxe pra cá, afinal ainda é bem jovem e pode brilhar muito mais ainda se ficar por aqui.
            Grande abraço !!!

        • Gosto muito do Trauco será uma pena se vendê-lo agora. Contudo, acredito que somente será vendido se ganharmos um título importante. Aí não tem como segurar o Batman (Guerrero) e Robin (Trauco).

          • Talvez…
            Grande abraço !!!

    • Talvez…

Comentários não são permitidos.