Uma verdade inconveniente

Compartilhe com os amigos

Dói muito fazer esta constatação. Acontece que a escolha de Sofia que o Flamengo precisa fazer o quanto antes, não será popular. Muito menos a minha popularidade irá crescer escrevendo este texto. Cuellar precisa jogar. Se não aqui, noutro lugar.

O Flamengo conta hoje com sete estrangeiros. Três deles são considerados titulares, enquanto Conca não se recupera. Berrío, Donatti e Cuellar disputam duas vagas. Com as crises de insegurança de Rafael Vaz, Donatti aparece muito bem cotado para assumir a vaga ao lado de Réver. Berrío foi o último contratado e tem entrado bastante durante os jogos. Ainda carece de adaptação.

O último da fila é certamente o compatriota de Berrio a quem foi pago um alto custo (2M de dólares) para contratar, mas que não foi utilizado no ano anterior basicamente. Este ano que, era o ano da virada, contrataram Rômulo. Já há Ronaldo subindo e, nunca podemos esquecer do onipresente Baidu Antivírus.

Desde a sua chegada muitos alertavam que o jogador era superior ao titular de 2016. Quando o jogador aparecia no time, normalmente era para jogar minutos finais, fechar o time ou até mesmo ser escalado fora de posição. O fato é que com ele não aconteceu aqui até o presente momento e já vão embora dois anos. O Flamengo fez contrato com o jogador até o fim de 2019 (apesar de o transfermkt dar conta de que seja até janeiro de 18, Conca também está errado lá. Pode ser um erro. As notícias davam como contrato de quatro anos)..É preciso dar minutos ao Jovem selecionável.

No início do ano houveram matérias noticiando um possível interesse do Atlético Mineiro no jogador. Era a oportunidade de ouro para o clube emprestá-lo e valorizá-lo. O Atlético está na Libertadores. Talvez pagasse uma taxa para o empréstimo e pagaria o salário do jogador, que não oneraria a nossa folha. Perfeito! Por que não aconteceu?

É claro que o Flamengo não quer se desfazer do jogador. Ninguém quer. O jogador é bom. Acontece que se o Rômulo entrar em forma, será melhor do que muitos primeiros volantes do país. Na cola dele há o sempre apadrinhado Baidu e, incrivelmente, abaixo do Colombiano e do inominável está Ronaldo, que fez ótima partida e precisa de chances para se tornar o jogador que nós esperamos que seja. São quatro jogadores para uma posição.

Entenda que em nossa análise dos primeiros volantes a fila deveria ser Ronaldo, Cuellar, Rômulo (que ainda precisa de ritmo e em forma provavelmente pula para a primeira posição) e, se houver necessidade, Hugo Moura. Baidú nem deveria ter renovado, embora reconheça que sua utilidade e que não tem jogado mal. O que não quer dizer que sua existência faça sentido no elenco. Com a fila como está, Ronaldo não só não jogará, como Cuellar que também disputa posição com os estrangeiros, não terá chances. É um tiro no pé.

Então o Flamengo está de frente a uma escolha perigosa: Ou mantém o jogador pelo qual se pagou caro e que não jogar muito, desvalorizando o seu próprio ativo, ou empresta o jogador gerando uma vaga na fila de primeiro volante e, possivelmente valorizando o ativo. Quem sabe, ao final do ano não teremos visto todo o potencial de Cuellar no outro clube e fazemos uma análise mais criteriosa do que vale a pena fazer em relação a lista extensa de estrangeiros?

No próximo ano subirá Hugo Moura e não parece haver hoje um projeto para que este jogador tenha sequência pelo Flamengo. Já serão cinco jogadores para uma vaga. Lógico que algumas coisas podem acontecer. Como uma venda de Cuellar, mas será que vão pagar a mesma coisa que pagamos por um jogador que está, e com o fim do carioca, continuará parado? Há que se começar a pensar estratégias para a adaptação de novas contratações consideradas como apostas.

E você? Qual sua opinião a respeito do jovem colombiano que, tudo indica, ficará encostado no banco do Flamengo o resto da temporada? Deixe sua opinião.

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cuellar foi contratado para ser primeiro volante… mas hj ele disputa vaga com jogadores que são segundo volante… quanto no Carioqueta ele entrou junto com o Ronaldo ele fazia o papel que o Arão faz no time…
    Mesmo assim seguimos com 7 estrangeiros… vejo o Mancuello em baixa… talvez sejam os 2 que podem deixar o Flamengo.

  • Acho que Cuellar vai ser útil, devido a demanda de jogos que teremos pela frente. Só no brasileiro temos 38 partidas, fora a primeira liga, copa do Brasil. Então ainda acho q podemos utilizar ele nesses jogos. SRN.

    • Opa, tudo bem? No brasileiro só podemos ter cinco estrangeiros e com a chegada de Conca, teremos sete no elenco. O jogador é ótimo, mas não adianta segurá-lo aqui deste modo. SRN

  • Meu time seria
    Muralha
    Pará, Donatti,Rever e Renê
    Ronaldo e Cuellar
    Diego e Trauco
    Everton e Guerreiro.

    Trauco ajudando a armar o time

    • E quando tiver o Conca? O que fazemos com Berrío e Mancuello?

  • Libertadores ñ possui limite de estranngeiros , se n me engano, ainda assim são só 7 no banco, n sei se tem vaga p rapaz..

    • Sim. Não tem, mas contando com o jogo de semana que vem, só teremos mais 11 jogos de Libertadores. Você acha que vale a pena manter o jogador só nessa competição? Outra: Só jogaremos com ele na Libertadores? Quando ele vai ser testado no brasileiro?

  • Não sei porque desse texto, Cuellar deveria estar jogando com Ronaldo no time titular, quase ninguém fala mas Arão tá jogando nada desde que foi convocado ano passado.

    Se alguém tem que sair é Márcio Araújo, e Arão passar um tempinho no banco pra refletir sobre o que é jogar no Flamengo.

    • E Mancuello e Berrío serão dispensados ou ficarão só treinando e recebendo?

  • Deixa eu ver se eu entendi,o cara sugere se desfazer do jogador,que ele mesmo diz que é bom pq alguém (que todo mundo sabe que é o ze ruela) banca o MA e tbm
    prefere esperar o Romulo entrar em boa forma,se é que vai entrar..é isso mesmo produção????
    Cara parte da torcida do flamengo,merece o futebol apresentado,o tecnico que tem Marcio Araujo etc,etc,etc,…é inacreditável!!

    • Então, acho que você não entendeu mesmo.

  • Eu concordo, o pior pra um jogador que pode ser útil é ficar encostado.Ele antes do Flamengo, era um jovem promissor da seleção colombiana(às vezes chamado). Demostrou qualidade, depois caiu ,mas ser a terceira opção é difícil. Lembrando que tanto ele quanto Mancuello são segundo volante.Arão caiu de produtividade, mas continua intocável. Se o Flamengo e parte dos apressados não querem, acho sensato vender pra clubes mexicanos,ou emprestar. Aposto que os caras que hoje querem o Vinícius Jr de titular,serão os primeiros a xingar quando perder gol,tipo “novo Negueba”. Pode colocar aos poucos, mas tem que dispensar Damião.O cara que acabou com a base se chama Kléber Leite, comprava qualquer porcaria a peso de ouro ,deixou dívida impagável, e tirou qualquer chance da base,além de levarvo dinheiro embora

  • MOSAICO DE HOJE !!!

    “FORA MARCIO ARAUJO”

  • 1 – gostaria de dizer que a minha lista seria Rômulo, Cuellar, Ronaldo e M.A
    2 – enquanto o Zé estiver o M.A vai jogar, afinal de contas pelo conheço que do Zé, ele acha o M.A melhor que o Diego, só não diz isso publicamente.
    3 – Já que o elenco está assim, que o Ronaldo seja emprestado. É bom ele ganhar rodagem, é o mais acessível R$ para os outros clubes e é nítido que não é a politica do clube usar a base.
    4 – Nao reclamo dessa politica não, a torcida quer a garotada até o primeiro erro, um pênalti perdido, um gol contra. Adriano era chamado de bonecão do posto, depois virou idolo e o adryan era o novo zico, até fazer 3 partidas ruins e ninguém queria nem pintado de ouro.
    5 – O Cuellar é o mesmo problema do Donatti, errou no inicio, recebeu pouquíssimas chances, não teve sequencia e o zé lutou o quanto pode pra mante-lo no banco.

    • Discordo da maior parte dos pontos.
      1.Neste momento para mim, Ronaldo deveria ser o primeiro da lista, pelo menos por umas cinco partidas para que possamos avaliá-lo melhor. Depois está Cuellar, Rômulo e Baidú… vai acabar o contrato.
      2. Devi admitir que ele tem entrado e dado sangue nos jogos. Gosto de jogadores esforçados, mas ele é muito limitado. Se jogasse num momento em que precisássemos fechar o time, ok mas como titular não vai dar.
      3. Não é mais fácil emprestar o estrangeiro? Se ele continuar o dilema não será resolvido. Mais do que a fila de primeiros volantes, a fila de estrangeiros é uma praga que precisa de solução.
      4. Não parece bem um ponto, mas isso precisa mudar.
      5. Aqui nós estamos muito de acordo. Muito. Por exemplo, com a chegada dele, como seria a transição do Thiago Santos depois da lesão? Cafú seria emprestado de novo? Vinícius Jr só subiria quando o contrato dele acabar?
      6. Acho casos diferentes. Cuellar era titular com Muricy, se lesionou e não voltou mais.

  • Acho que a solução pra tirar o Baidu do time é a mesma que a do Vaz: fazer pressão no treinador.

    • Melhor tirar o treinador, porque fazer pressão 24 horas por dia é dificil

  • Esse Márcio caramujo parece q não sofre nenhuma lesão essa p…., tira a vaga de quem realmente joga, jogador meia boca…

  • A posicao do Cuellar e aquele volante de bom passe que fica infiltrado Entre os meia do time.E como o Mancuello Zeze Borrado jamais Vera isso.enquanto for medroso e frouxa eu o chamarei assim

  • Podia testar o time com Pará, Rever, Donatti, Everton, Ronaldo, Cuellar, Arão, Mancu, Diego e Guerrero. Trauco perderia vaga mas pelo menos era algo novo. O problema é que passou o período de testes e o Zé não testou nada.

    • Testou sim. A paciência da torcida.

      • Realmente você tem razão.

    • Trauco está muito bem nesse time. Difícil tirar

  • A culpa é toda do Rodrigo Caetano, que trouxe o M.Caramujo para o Flamengo, jogador limitado.

    • Quem indicou o Marcio Araujo foi o Jayme.

      • Mas quem contratou foi o Rodrigo Caetano…Jayme então nem precisa de comentários.

        • Caetano chegou no meio de 2015. Baidú chegou em 14

    • Márcio Araújo é muito importante para o elenco.

      Hoje temos opções..
      Mas antes de iniciar essa temporada não tinhamos nem o Rômulo e nem o Ronaldo.

      • É importante sim para ajudar o time adversário.

        • Bobagem

        • Ronaldo ainda sendo promovido.. teriamos várias competições inclusive libertadores…

          E o time ainda precisa de banco..

          • Ronaldo já estava lá ano passado. Jogou partidas até em 2015

    • Acho que o Marcio chegou antes do Rodrigo. Ele veio logo após a saída do Elias. Aliás Jaime era o técnico e comparou o futebol dos dois na época da contratação.

      • Verdade, Jayme não bate bem da cuca em falar uma besteira dessas.

        • Mas depois que o Edmundo “animal” disse que o Higuain, da Juventus, é melhor que o Luiz Suarez, do Barça, então nada mais me surpreende.
          O Jayme ganhou aquela Copa do Brasil / 2013 sabe-se lá como, mas depois provou, ser uma completa anta.
          Como pode o cara viver durante um século dentro do futebol e estar tão desatualizado quanto o The Glasses?

          • verdade.

  • “Houveram matérias” é de cair o cool da bunda, Sr. Colunista.

    • caraca, perdoa o cara.

    • Desculpe. Sempre faço isso. Obrigado

  • Acho que é unânime aqui que precisamos testar outras peças no lugar do Arão. E ver quem poderia ser eficiente.. e fazer sombra ao jogador..
    emarcação+tabela+passe+finalização.

    Não podemos ter jogadores insubstituíveis.. Não está eficiente, troca.. ao menos dá uma suculejada no jogador que estiver rendendo abaixo do esperado.

  • Há alguns posts atrás eu defendia o Marcio Araújo. Contudo, defender não quer dizer que eu ache que ele deve ser unânime no time, capitão, batedor de falta e de pênaltis. Ele cumpre um função importante no time por conta da sua velocidade, nada mais.
    Eu entendo que o Cuellar deve ser titular, acho que o colombiano entra em qualquer time do Brasil. Tá na hora do Zé Ricardo inovar, bancar a titularidade dele, mudar o esquema e se arriscar mais. Defendo o atual treinador, entretanto, vejo a necessidade de implementar uma nova filosofia de jogo, uma filosofia que se adeque ao DNA Rubro Negro.
    Há tempos venho “pedindo” a entrada do 4-1-4-1 (Pará, Donatti, Réver, Trauco; Cuellar; Arão, Diego, Mancuelo – joga muito bem na armação, Everton; Guerrero) ou 4-1-3-2 (Pará, Donatti, Réver, Trauco; Cuellar; Arão, Diego, Mancuelo; Everton Guerrero). Precisamos de um esquema que possibilite que o nosso melhor jogador (Diego) jogue dentro de suas características. O toque de bola é fundamental, o auge do Barcelona se deu com o famoso “tique-taca”, tocando a bola velozmente e com objetivo. Hoje o Flamengo joga a base de chutões e corre-corre (o que ao meu ver é diferente de velocidade).
    Vamos torcer para que o Mengão saia vitorioso hoje.

    SRN!!!

  • O Baidú é um jogador “desequilibrado”, só joga “bem” na defesa.
    Quando está em campo tem ótimos números no scout, mas curiosamente o time sempre mostra dificuldades em furar a defesa adversária. Coincidência?
    Não estou dizendo que a culpa é dele, mas ele contribui muito para a ineficácia na construção de jogadas. Sempre que a bola tá sendo trabalhada no meio de campo, ele dá aquele driblezinho de corpo xexeba e toca pro lado ou pra trás.
    Cuellar jogou muito pouco na vaga de 1º volante, e faz tempo. Poderia fechar a intermediária junto do Arão (tá jogando nada) ou Ronaldo. Mas pra isso tem que treinar, testar em jogos menores e etc, mas nosso técnico não é chegado nisso.

    • O MA parece um servidor público jogando, pois sabendo que tem estabilidade no emprego, não precisa jogar bonito só cumprir o período de trabalho e bater o ponto.

  • Ficar dando 1 milhao de chances inclusive no carioca pro Marcio Araujo é muita burrice… Carioca todo deveria ter jogado cuellar ou ronaldo

    • Calma aí Thiago, vc errou, foram 1milhão e 1/2 de oportunidades pro MA!

  • Não vejo necessidade para quem se diz colunista, usar termos pejorativos para se referir aos jogadores, chamar Marcio Araújo de Baidú, é um desrespeito também com os leitores. Se for para se intitular colunista, seja de fato! A critica a todos é válida, para jogar no Flamengo tem que aguentar ela, porém existe o limite quando vai para a ofensa!

    • Registrado. Não vou mais chamá-lo de “baiduzinho”… &;-D

      • kkkkkkkkkk

    • Que isso meu jovem, se você interpreta bem verá que foi só um jeito carinhoso de se referir ao MA. Da mesma forma o pessoal chama o Gabriel de Jamal.

      • kkkkkkkkkkkkkkk

    • Calma cara! Baidú é só um softwere que depois de instalado é difícil de se livrar dele, assim como do MA do time titular do FLA… Não vi maldade nisso..

    • Que ofensa oh politicamente corretinho? Baidu e tipo um virus quando se instala no pc e depois desinstala.Mas se voce cometer a mesma burrice de novo ele volta.E o que acontece com Zeze Borrado ele ate tenta fazer direito ai do nada as pragas voltam quando acontece a burrice de nao variar e depender de marcio inguarujo

    • Opa. Tudo bem, Kildson?
      Eu poderia chamá-lo de outras formas, mas a melhor que achei foi essa. Não vejo porquê seja ofensivo. SRN

  • Eu acho o Jean Lucas melhor que o Hugo Moura inclusive,mas é segundo volante.

    • Também acho, mais cascudo de muita classe.

    • Exato. Curto muito o Jean Lucas também. Mas esse é novo. Se não me engano está com 18 agora. Vai chegar a vez dele logo. Inclusive defendi que fizesse jogos no carioca no lugar do Arão.

  • Boa análise, tem gente que não raciocina sobre o limite de gringos e fala ” Não dá pra emprestar o Cuellar e manter o Márcio Araújo” ou ”não dá pra emprestar o Mancuello e manter o Gabriel”. Não é fácil assim pra mante-los, quanto mais por o Cuellar na vaga do Arão como alguns pedem. Me fez lembrar que existem Adryanzetes também ”Não dá pra emprestar ou vender o Adryan e manter o Cirino” como se fosse a ruindade de um justificasse a ruindade do outro.

    Eu torço pra que o flamengo não empreste nenhum desses, creio que com temporada longa e lesões todos serão requisitados, e futuramente outros gringos podem perder espaço como o Berrío e o Cuellar pode voltar a figurar e disputar posição, pois é um bom jogador

    • Beleza, Nick? Exatamente a análise do primeiro parágrafo, mas acho que não vai dar certo. porque Conca está chegando. Aí já serão dois de fora. Consigo ver um de fora com alguma facilidade, mas dois é muito difícil. Fico imaginando a cabeça do jogador que ficaria desestimulado de esperar alguém se machucar. Por hora, essa é a posição que me parece mais fácil de mexer devido a fartura de jogadores no setor. Ao menos até o fim do ano, quando Baidú sumirá de nossas vidas. TMJ

  • Muitos comentam de ouvir falar que o CUELLAR disputa vaga com o ARÃO e isso é uma ignorância futebolística.
    O CUELLAR é um 2º volante que joga bem saindo jogando pelo lado esquerdo e afirmou que tambem joga de 1º volante
    O ARÃO é um 2º volante/meia que joga sempre pela direita, portanto, não confundam um não é da mesma posição do outro!
    No meu time eles seriam titulares absolutos com o RONALDO ou o RÔMULO de 1º volante e, como bem o disse o colunista, tem ainda o HUGO MOURA do sub-20 que deve subir no próximo ano e é um excelente jogador!!

    • Quando fala em relação a disputar vaga com Arão, é em virtude do esquema do ZR. Claro que poderiam jogar juntos, mas ao meu ver, não com o ZR.

      • Murilo, o ZÉ é muito “enrolado”(pra não dizer outra coisa!), veja que o MANCUELLO é um meia/ponta esquerda de muita qualidade técnica e o ZÉ o coloca na ponta direita, então ele tem que dominar a bola, girar o corpo para fazer a jogada, então nesse movimento dá tempo de chegar a marcação. Ele no lado esquerdo não precisa girar o corpo pois na esquerda ele já está com o corpo posicionado e equilibrado pra fazer a jogada.

        • Isso mesmo Galvão, muitos enxergam o futebol pela emoção, avaliem vídeos q ajuda a entender se não sabem!

          • Além da emoção a maioria falam as coisas depois de ouvir os jornalistas esportivos, os analistas, os “grandes especialistas” que na sua maioria são torcedores fanáticos com o microfone na boca e a câmera na sua frente de timecos paulistas e só querem ver o Flamengo se ferrar fazendo assim uma verdadeira “lavagem cerebral” nesses torcedores que acreditam neles!!

            • Joguei futebol, tenho um primo na lateral direita do Paraná Clube, seu nome é Junior, assisto, analiso vídeos e tiro minhas conclusões, futebol é momento, as vezes um jogador esta mal, vc tira, seu esquema está bloqueado, vc muda, a defesa está fechada, sem espaço de infiltrar, vc manda que arrisque os chutes de longa distância, etc…

              Time não evolui, vc muda tudo e o time sem objetivo, troca o treinador! Tem um elenco bom e joga inferior ou não ganha de times piores, traz novo comandante, há estava mal no time tal, foi eliminado de campeonato X, vem aqui e faz a diferença!

              • Concordo totalmente e foi eXatamente isso que eu falei!!

        • Acho que o Mancuello é o que disseram no começo do ano, somente um dublê do Conca

        • Mancuello é meia/ponta esquerda? Quando jogou assim não foi bem na Argentina, no ultimo ano no Independiente ele estava jogando quase como um segundo volante que chega ao ataque, porém, mais centralizado,ele não jogava aberto nem pela esquerda e nem pela direita.

      • Com o Zr existem 3 jogadores que eu só acredito q sejam barrados vendo;Muralha(péssimo na saída, pênaltis e com o pé), MA e Arão, estes jogando bem ou mal, nunca ele mudará.

        • Esses caras só serão barrados se a torcida quiser. O Zé Ricardo nunca barra esses caras. Hoje é o dia

          • POIS É, MA está aí e vai ser titular, com a vitória do Flamengo amanhã tem um monte dizendo q jogou bem, mas esquecem q os do banco rendem melhor!

      • Parece que estamos chegando ao consenso de que o problema é o Zé Ricardo. Acho que um técnico que faz a diferença é aquele que adapta o esquema aos jogadores que possui, usando sempre o que tem de melhor. Zé Ricardo é refém do 4-2-3-1… Acho, nisso, ele tão fraco quanto o Marcelo Oliveira.

        • Também acho que se cria um esquema para tirar o melhor de cada jogador e não o contrario, mas eu sou somente um mero torcedor.

          • Somos meros torcedores… As vezes fico rindo quando escalamos o time ideal, falamos das alterações a serem feitas, esquema a ser adotado… Isso é irrelevante, o fato é que nossas vozes não são ouvidas.

        • Marcelo Oliveira é apenas o treinador brasileiro mais vencedor e ganhador de títulos de campeão nesse milênio.
          Comparar Marcelo OLiveira com o Zé é o mesmo de comparar JESUS CRISTO com “João Buchudo”

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Cara… Marcelo Oliveira levou sorte de ter um elenco, como o do Cruzeiro, que se adaptou ao único esquema que ele consegue montar… Eu, com todos os defeitos, prefiro o Zé Ricardo… Marcelo Oliveira é fraco demais, vide os últimos trabalhos dele no porco e nas galinhas…

            • E o ZR tem um elenco ruim?

              • Não! tem um dos melhores do Brasil. Mas não acho que o melhor esquema, considerando as peças que ele tem no elenco, seja o 4-2-3-1.

                • Pior esquema ele escolheu…Ele está perdido, os jogadores estão se virando para vencer, alguns, nem todos, pois escala os piores e em posições erradas.

                  • Concordo com você… Só acrescento que além de escalar mal ele faz as piores alterações…

                    • Nem me lembre rocha, vc vai ver o time e o banco, Vizeu, Cuéllar podem nem no banco está, mas Damião sim, repare viu…tomara q eu queime minha língua, pq MA e Gabriel será titulares.

                    • Torço pra você queimar a língua mesmo… Assim já começamos perdendo e com dois a menos…

            • No porco ele perdeu o Gabriel JESUS(mais da metade do time) e ainda não tinha sido contratado alguns jogadores.
              Nas galinhas ele passou a metade dos jogos do brasileiro sem 9 jogadores titulares lesionados, jogou com esses desfalques contra o Flamengo no 2º turno!

              • Pra mim, o Marcelo Oliveira é horrível. Fiquei com calafrios quando vi no Twiter (ainda bem que as fontes não são confiáveis) que ele é a primeira opção caso o Zé Ricardo seja demitido.

                • É bom saber que ele é a primeira opção, pois, esta tambem é a minha opinião!!

                  • Pra mim ele nem é opção… kkkkkkkkk

          • Não seria o mais vencedor dessa década? Do milênio continua sendo o Muricy.

            • Quando eu falo em “nesse milênio”, quer dizer 3º milênio DC, ou seja a partir de 2001!

        • O problema é ele mesmo, tdos estão vendo, vc tem que saber usar o jogador, Mancu é clássico, não adianta vc o forçar a ser marcador, colocar como ponta direita um jogador canhoto, MA não joga melhor do que nenhum volante, não adianta insistir com melhores no banco, devia ter dispensado, Vaz foi bem 2016, estava mal e ele insistindo! Poxa, vc tem elenco, banco, se um jogador ta mal, tira, agora insistir com o jogador mal! queima o cara, eu não sei como ele tirou o Rômulo!

          • Ainda acho que Vaz só foi bem porque comparávamos ele com seus antecessores, Wallace e César Martins. Nunca achei que ele tivesse condições de ser titular do FLA. Ele sempre foi displicente e se acha fora de série, além de ser tão lento quanto o Juan que tem 10 anos a mais que ele.

            • Ele foi bem, mas opção do burro, pq eu sou mais o Juan tbm.

              • Quando vejo o Vaz indo bater uma falta fico doente. De onde ele tirou que é batedor de faltas? Nuca vi ele acertar uma… Toda as vezes começo a xingar o infeliz….

                • kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • E depois do Hugo Moura vem Jean Lucas.

      • Aí renovam com o ancião MA!

        • Até fazer isso já botaram fogo na Gávea.

  • O técnico tem utilizar 3 jogos como parâmetro pra cada um na sua posição específica , tenho convicção que Cuellar ganhará a posição fácil.

  • Esse Cuellar é do mesmo nível de Márcio Araújo. Não agrega em nada ao time do Flamengo. Pra ser sincero, entre ele e Márcio Araújo(a quem desrespeitosamente você chama de BAIDU ANTIVÍRUS) prefiro Ronaldo.

    • mermao vai assistir volley pq de futebol voce não entende nada.

    • Realmente, é uma bela de uma sacanagem zoar um antivírus dessa forma, total desrespeito com a empresa.

  • O Boca demonstrou interesse nele, ótima oportunidade de botar o cara em outro gigante parar continuar sua evolução e que não será adversário no Brasil nem na libertadores, mas oque os cabeças de bagre decidiram? Continuar com um jogador de seleção e encosta-lo e renovar com um ídoso que só sabe correr, o pior é saber que se o Rômulo voltar a ser titular Márcio será reserva dele e caso o Arão se machuque o Rômulo e deslocado, e o Márcio entra tbm muito justo, não? a insatisfação dele e clara e se quiser sair eu apoiarei, pelo menos a torcida não está sendo mais trouxa e ta abrindo a boca para se manifestar, botamos o Donnati de titular então cedo ou tarde Cuellar agarra a oportunidade tbm.

    • Mas ainda não conseguimos descartar o MA, mas devemos a derrubá-lo, Baidú é um destruidor e elenco, base e treinador! O cara caminhava em campo com o Cuéllar e só ava a bola pra ele na fogueira, o bicho é malandro viu!

      • Quando não há qualidade tem que recompensar na malandragem, como o Rodrigo pegando no peru dos outros pra desconcentrar, a majada do MA e prejudicar o concorrente pra continuar intocável.

  • dos gringos o Fla tem que se desfazer do Mancuello, ja que temos a perspectiva de trazer o Everton Ribeiro.

    • Se são 7 o Fla não deveria deveria desfazer de 2?

      • O outro muito provavelmente será o Conca. Pq é empréstimo e o valor de aquisição dele será muito alto.

    • O problema se isso acontecer é que a torcida ama de paixão o Mancu e vai na gávea pra dizer que ele foi mal aproveitado e não pode ir embora

    • Felipe, se vier o Everton Ribeiro, não tenha dúvida que o Mancuello serian reserva dele, mas agora, pra mim, ele é titular na meia/ponta esquerda e não na ponta direita!!

  • Nosso problema não tem nada a ver com deficiência na marcação. Nosso principal problema é a dificuldade de transição entre defesa e ataque. Vaz foi queimado porque era obrigado a tentar várias vezes a ligação direta defesa ataque (o que não deveria ser seu papel). A bola fica queimando na nossa intermediária.

    Quando o Baidu joga este defeito de nosso time fica insustentável, pois ele é horrível na saída de bola, fundamento básico para um volante moderno, aliás, fica desesperado para se livrar dela. Não bastasse tudo isso, a desgraç* do Baidu se esconde o jogo todo, se finge de morto e nunca é opção. O resultado é que a bola nunca chega limpa para os atacantes e Diego tem que ficar voltando o jogo todo para buscá-la, com isso cansa rápido e cai de rendimento. Baidu é um vírus que corroí o poder ofensivo do Mengão e, ao contrário do que muitos defendem, fragiliza a defesa. Notem que ele é elogiado apenas pelo forte poder de recuperação, que é originado por um cagada que ele fez anteriormente. Mesmo assim falha fragorosamente nos momentos decisivos.

    Para a libertadores eu montaria o time com Muralha, Donatti, Réver, Pará, Trauco, Ronaldo, Cuellar, Mancuello e Diego (um meio mais técnico e povoado resultará em um ataque mais municiado), Éverton e Guerrero. Reservas imediatos: Vinícius Júnior (se passarmos de fase), Vizeu, Rodinei, Vaz, Arão, Berrío e algum dos goleiros. Quando Conca estivesse em forma ele colocaria o Mancuello revezando no banco com Arão. Os meninos da base seriam enxertados e colocados com parcimônia. Cirino, Damião, Gabriel e Baidu eu mandaria pro inferno, eles são a razão principal de nossa base ser mal aproveitada.

  • A lógica do texto é muito boa e coerente, exceto pelo detalhe principal: Cuéllar é segundo volante. Ele, William Arão e Mancuello (este jogando mais adiantado). Já pensou em colocar o Mancuello como primeiro volante? Não seria igual, mas é algo próximo. Da mesma forma não vejo ninguém pedir o William Arão como primeiro volante. Mas para encaixar o Cuéllar no time o escalam como primeiro volante.

    Devido ao “detalhe principal”, o texto deixa de ser coerente. Isso, claro, é apenas a minha visão.

    Treino resolveria? Talvez. Se um técnico quiser e ver potencial ali, insiste. Aí é outra história, pois ele precisaria de adaptação.

    • Exatamente!
      William Arão veio pra ser reserva do Cuellar, mas como seu desempenho agradou, Cuellar não teve oportunidades. A torcida do Flamengo sempre precisa de um pra cristo. Dessa vez é o Marcio Araújo. A ausência de Cuellar nada tem a ver com ele. O artigo acerta ao (finalmente) identificar a carga que a defesa vem sofrendo com a obrigação de fazer a transição. Nesse ponto, Rômulo deixa muito a desejar. Ele veio principalmente para fazer essa transição, mas ainda não mostrou serviço.
      A grande incoerência pra mim é Mancuello, contratado na mesma época de Cuellar e William Arão. Muitos o defendem por jogar fora de posição. Seriam então três jogadores contratados na mesma época pra mesma posição. Hoje minha maior discordância do nosso Professor é a escalação do Mancuello. Sabemos que é um jogador capaz, mas ainda não convençeu em grandes jogos e é sempre a melhor opção de substituição dado sua ineficiência.
      Temos um bom elenco, ainda inconsistente e com muitos dilemas a resolver.

    • Mancuello não funciona como 1º volante, ele não tem velocidade e força física pra acompanhar um contra ataque com jogadores rápidos e habilidosos, ideal seria manter o MA, Arão e Mancuello, deixando o Diego livre com Everton e Guerrero no ataque.

      • Eu acabei me enrolando no meu questionamento, mas era para dizer que não vejo ninguém pedir o Mancuello, nem o William Arão como primeiro volante, mas o Cuéllar é quase imposto, sendo que NENHUM dos 3 tem cacoete para jogar ali. Se treinar e se aprimorar, ok!

  • Muito bom o seu texto.

    A verdade é que o Cuellar era titular e se machucou, ou seja, no jargão futebolês, deu brecha. Coisa que o Arão não deu desde que chegou.

    • É verdade, Almir. TMJ

  • Enquanto MA tiver no flamengo, muitos perderam oportundiades

    • MA é o câncer do Flamengo.

    • Por isso chamam ele de baidu: elimina seus concorrentes.

      • Baidú toma conta do sistema, vai desgraçando tudo kkkkkkkkkkkk

  • até gosto do Cuellar.. oscila um pouco mas é bom jogador.. talvez um emprestimo seja o caminho por hora.. acho q o Romulo ainda não mostrou a que veio e o Zé precisa cuidar para que o Ronaldo (nossa maior esperança na posição) se desenvolva e evolua com jogos.

    • Boa. Toma meu Like.

      Só completando, acho o Cuellar displicente taticamente, o que talvez faça o MA ser sempre escalado.

      • Qualquer um jogador de marcação, até o Pará joga como o ZR pede para o MA jogar! Acho q ZR diz; MA eu queo vc na frente da zaga somente para dar o 1° combate e nos escanteios vc é que é o último homem, isso é difícil para quem nunca jogou futebol, mas para quem joga é facinho.

  • Relaxem, Flamengo vai jogar igual a Juventus ontem. Comprem a coca e apreciem a aula tática ao vivo de Zé Simeone

  • Eu mudaria o esquema, pois na verdade se esqueceu de mais um volante! E caro! Malucello é ele sempre jogou de segundo volante pela esquerda! O cara assim como cuellar estão desmotivados! Se ver é a posição que temos mais peças e uma que precisa devido a lesões e cartões amarelos.

    —————-Muralha
    Rodinei—-Rever—Donatti—Trauco
    —————Rômulo
    ——-Arao———Mancuello
    ——-Diego———-Conca
    ————–Guerrero

    Pra volante entra quem tiver melhor, e vai revezando tbm devido ao número de estrangeiros, tanto Cuellar, Rômulo, Arão e Ronaldo jogam de primeiro ou segundo homem de meio campo. Só Mancuello que pra mim é só segundo volante. Nesse esquema daria mais liberdade pro Conca e Diego e os volantes hora um hora outro infiltrando como elemento surpresa e chutes de fora da área, Nesse caso os dois segundos volantes fecham as laterais e Conca e Diego fecham o meio campo, virando um 4-1-4-1 defensivamente, E ofensivamente virá um 4-3-2-1.

    • Sereia ótimo testar essa escalação e formação ?

    • faltou o Ronaldo!

      • Tá aí, e disse escala os volantes que estiverem em melhor fase, Arão merece banco a dias! Rômulo e Mancuello estão mal, pra esse jogo Ronaldo de titular seria um teste pedreira pra ele, o pecado do nosso aprendiz é que insistiu de mais numas pecinhas que deveria ter dado chance aos garotos no time titular, o sheik matou a charada do Ze é um cara gente Boa mais tenta agradar a todo mundo e acaba nao agradando a todos, com ele nos tem meritocracia, o Arão tá mal contínua idem Mancuello, Vaz foi preciso de todas emissoras de TV criticar pra ele mudar, Baidu idem. Esse jogo ele vem de Baidu e Gabriel, que já estão ai a anos e sabemos que com esses caras nao ganharemos títulos!

    • Eu trocaria Arão por Rodinei e Mancu por Matheus Sávio/Paquetá.

      Arão é lento, não seria um bom ponta, e o Mancu pela partidas que jogou mal em praticamente todas que foi testado.

      • Sei que é lento, mas pensa assim: Se o problema é resolver a marcação dos pontas, Trauco e Arão resolvem, ainda mais tendo Rene e Pará na sobra.
        Arão é mais inteligente que Cirino e melhor adaptado ao lado direito que Mancu. Pelo lado esquerdo o Trauco fazia a meia no campeonato peruano.
        No meio teremos sempre alguém para receber a bola do MA, hora Diego, hora Mancu.
        Poder de finalização teríamos de todos os lados. Todos os 4 chutam bem e municiariam também o Guerrero.

        • Pra mim realmente Arão não dá, acho ele muito lento no meio-campo, quiçá na ponta que precisa de um pouco mais de velocidade.

          • Meu raciocínio foi no que o Zé deixa em campo e não nos jogadores que acho ideal para cada posição. Como disse acima, a única alteração seria o Renê, justamente baseando-me na premissa que o Zé já tem seus insubistituíveis.

  • Aceitem ou não, o Flamengo joga melhor quando Márcio Araújo não joga.

    • Fato

    • verdade!

  • Sua análise está equivocada. Os que comandam o Flamengo entendem EQUIVOCADAMENTE o jogador como segundo volante e com deficiências na marcação e colocação para posição de cabeça de área. Preferem um jogador ladrão de bola e não valorizam tanto a saída de bola. No futebol atual, não há mais espaço pra cabeça de área que não sabe sair com a bola com qualidade. Em uma posição que joga de frente para o jogo. O Fla de Zico, o Atlético MG e o Santos tinham respectivamente Andrade, Toninho Cerezo e Clodoaldo na função e por isto, entre várias outras qualidades, deitavam e rolaram. Quanto ao número de jogadores estrangeiros é verdade e o erro é da diretoria. No que concerne ao nosso técnico tem um futuro promissor mas este caminhar não pode nem deve ser feito no Mengão.

    • Perfeito.

      • Basta assistir ao Fla jogar pra ver que não evolui. Se tornou um time previsível. Basta marcar as laterais. Não temos jogadores para fazer o facão. Entrar em diagonal e dar mais opções de passe ao meia. O lateral e os volantes batem de frente com os “pontas” abertos. Não há espaço para passar. As triangulações deixarem de existir. A primeira bola é super importante. O cabeça de área joga de frente para o jogo. Ele tem que saber passar e antever a criação. Não há mais espaço para fazer apenas a função de destruidor de jogada. Metade dos erros dos zagueiros são recuos do Márcio Araújo com medo de sair para o jogo. O Diego recebe um bico em cima dele. E tem que se virar. O Arão se omite deixando de buscar o jogo pela falta de opções de passe. Marcar o Fla é fácil. Inexiste variações de jogo. Alguém precisa ir no técnico e cobrar duramente. E não pode ser o Bandeira pois não tem a característica nem enxerga os problemas de futebol dentro de campo. O centro de inteligência responsável por contratações precisa ser cobrado também. Muitos erros. O Fla precisa e vive de títulos. Saudações rubro negras.

  • Sobre uma coisa todos devemos concordar, ZR é fraco pra treinar o Flamengo!!! Isso já devia ter discussão, mas…

    • Fato indiscutível, foram 3 nós tático de;Abelão, Jair Ventura e MM! Ainda tem gente no resenha que diz que ZR é o melhor do Brasil! Que puxa saquismo e cegueira Rodrigo!

      • E o pior é que tem gente que fica p*** quando alguém questiona o técnico.

      • Flamengo: elenco melhor, técnico limitado.

        vasco, fluminense e botafogo: elencos piores, técnicos versáteis.

        É isso.

      • nó tático? Não creio. Foi é retranca mesmo! É só ficar com 2 linhas de 4, posicionada atrás que já cria dificuldade ao time do Zé…

  • Nosso Time caberia perfeitamente um meio Campo assim: Ronaldo(Rômulo) Cuellar( Manuello) e Arão com Diego livre à frente dos 3 com 2 atacantes podendo ser Guerrero e Everton( Viseu, Damião ) , Bérrio ficaria para um eventual jogo necessário abrir pelas pontas , Paquetá, Conca, Ederson Todos se encaixariam assim, Mas o Técnico precisa ver que somente esse esquema de jogo com pontas abertos não funciona no Flamengo pois não temos pontas assim !!! Uma coisa digo, Se o Zé entrar com Cirino e Gabriel e Caramujo todos de titulares e o time for mal, empatar ou até perder, hoje ele cai do comando do Flamengo pois a torcida no Maraca não vai perdoar !!!

    • Pois é, Kiko, concordo inteiramente com vc. Sempre achei que o nosso meio poderia ser com os dois juntos, Ronaldo e Cuellar, com Arão, Mancuello e Diego se alternando. O problema é que o Flamengo segue sendo um balcão de negócios de empresários influentes no mundo da bola – pensei que com a nova diretoria isso acabaria, mas me enganei.

      Logo, o problema é a renovação e escalação desse medíocre jogador caramujo que atravanca a dinâmica do promissor meio campo, como diz a coluna. Afinal, já que renovou, por que não empresta-lo a uma chape ou outro time?
      No mais, quanto ao treineiro Zé panela, o limite da teimosia é a prepotência cega em insistir nos erros e não reconhece-los, assumindo a estupidez. Mas hoje no maraca a torcida já desgastada com ele estará atenta à sua teimosia.

      • Esse 4-4-1-1 com essa formação pode funcionar legal com Diego na frente dos 4 livre e solto, Arão gosta de avançar muito pela direita e Mancuello faria o mesmo pela esquerda e ambos marcavam a subida dos laterais e saída de bola adversária pressionada!

        • Seria show de bola, literalmente !!!
          Ronaldo e Cuellar fariam a cobertura do Arão e Mancuello e eventualmente um deles subiria ao ataque. O meio ficaria povoado e compacto, é o que mais falta pra esse time.

          • Imagino assim e laterais soltos, aí sim íamos ver dezenas de triangulações, pois são 5 jogadores de alta qualidade no passe!

      • Tbem acho, se por um acaso por tropeço hoje ,Zé Ricardo põe a corda no Pescoço, seria terrível para o Flamengo que investiu tanto!!

      • Perfeito comentário, Elvis!!

  • Bom, vamos à realidade: Cuellar vai sair pra outro clube logo logo (por mais que eu odeie, essa é a realidade), Rômulo volta a ser titular assim que estiver 100%, M.A é o homem de confiança do Zé pra guardar a zaga qdo a coisa aperta (não é minha opinião, é fato, se ele faz isso bem ou não já são outros quinhentos), Arão é titular absoluto não vai esquentar banco tão cedo. Ronaldo vai entrar em alguns jogos e ser negociado tbm (anotem ai)

    • Verdadeiramente verdade de fato dói essa situação, volantes novos e moderno no banco e as vezes nem relacionados são! Rapaz ZR gosta de bater de frente com o torcedor viu! Tenho 4 volantes de 20, 24, 25 e 26 anos modernos e renovar com um deficiente técnico de 32 anos, burro quem pediu pra renovar com MA!

      • Burro nem tanto, quem cuidou da renovação ganhou aquele “faz-me rir” pra isso. O que será que pensam Andrade e Adílio vendo o MA jogar ? Certamente bate uma tristeza profunda.

        • Quem teve Andrade e Adílio vai se eternizar com MA tbm kkkkkkkkkkkkkkk

          • Huahuahua

  • É melhor ter sobrando em uma temporada, para podermos fazer uma avali

    • Cuéllar não será negociado, a questão de querer jogar é que ele quer ir a copa e nem no banco ele está! É duro ser banco de alguém pior que vc!

  • Para mim está muito claro, a dupla de volantes titular deveria ser Cuellar e Ronaldo.
    Arao tá jogando muito mal e MA não preciso nem comentar, os fatos falam por si só, desde que ele entrou não ganhamos um jogo sequer.
    SRN

    • Cuella no mínimo precisa jogar o 2° tempo inteiro… Não só para vermos em que nível ele está, mas também para mostrar ao Arão que ele caiu de nível.

  • O que está havendo? Ultimamente tem vários colunistas tomando chá de lucidez! A única coisa que discordo do texto é que aparentemente nem sadio e com sequência de jogo o Rômulo será capaz de tirar a vaga que deve ser do Ronaldo, q tbm precisa ter sequência.

    • Olha, Ronaldo vai travar uma briga sadia, porque ele é o melhor volante do Flamengo, com outro treinador ele já era titular absoluto, ele sobe e desce com facilidade, tem gás em dia, só que sozinho na marcação não tem volante bom.

  • Gostei muito da matéria. Sempre falo que O flamengo do Zé, em 2017, aproveita mal seus jogadores. Perebas que sequer deveriam estar no elenco, ainda possuem mais chances que bons jogadores como: Cuellar, Adryan e Ronaldo. Enfim… Também acho que Cuellar vai sair em breve e se estourar em outro lugar, vai rolar aquele velho sentimento de: “poxa, olha isso, O Cara era do fla, como pôde sair?!”. Jogadores assim, saem porque não recebem chances ou porque são queimados de forma meteórica por causa de algumas partidas ruins. SRN!

    • Ideal mesmo é valorizar e vender ano que vem, mas quem sabe algum dos estrangeiros também não sejam vendidos e abra espaço para ele? SRN

    • Adryan???

      • Sim, o cara nas raras chances que teve não foi mal, até buscou jogo, realizou boas jogadas. O cara NUNCA teve chances direito por aqui.. Ou ele apronta alguma nos treinos ou é implicância do Zé mesmo.

        • Adryan? ai é pq voce gosta do jogador, nem o time que muitos falam que ele foi bem quis ficar com ele, acho caro kk

  • Eu cheguei até a concordar com a contratação de Cuéllar para primeiro volante. Com o tempo eu percebi que aqui ele teria dificuldades em atuar na posição, mesmo jogando bem no início da Era Muricy Ramalho. Não vou citar os problemas que vejo em Cuéllar, pois já fiz isso inúmeras vezes por aqui. Não acho que ele ainda seja um primeiro volante, não para o atual esquema do Flamengo. Como segundo creio que ele se sairia bem, dando liberdade para os laterais e maior movimentação pelo meio, auxiliando a construção ofensiva e dando apoio ao Rômulo na defesa.

    Mesmo com o Arão fazendo gols, não estou conseguindo enxergar o seu papel de segundo volante, pois não participa das primeiras ações ofensivas e vem buscando a todo custo uma infiltração. Quando Márcio Araújo joga isso fica mais evidente por conta da falta de qualidade na saída de bola do camisa 8.

    Falando de Ronaldo, gostaria que ele fosse reserva imediato. Tem bola e personalidade pra isso. A renovação do Márcio Araújo acabou tirando esse espaço do garoto. De início eu até achei que pela quantidade de estrangeiros e pelo número de volantes, Cuéllar fosse negociado.

    É isso, tentem não me xingar muito, pois ontem foi tenso por aqui. kkkk

    SRN

    • Tudo bem, Giulia? Não será da minha parte os ataques. hehe
      Ainda acho que Cuellar é primeiro e vai render como primeiro. Zé tem que testá-lo com sequência, mas parece impossível. Sobre o espaço dos meninos também já falei sobre isso. O projeto de subida dos meninos precisa ficar mais claro. TMJ

      • Ele precisa de uma série de adaptações para de fato se firmar um primeiro volante. Técnico ele é, disso eu não duvido.

      • Concordo, com Ronaldo eu o vi jogar muito bem, até acho na minha opinião a melhor dupla de volantes do Flameng, vi um revezamento na 1° e 2° volancia entre eles, percebi um bom entrosamento quando jogam juntos, agora ZR não os colocou no time que ele diz ser titular.

        Não enxergo deficiência como 1° volante e nem como 2° volante, ele é versátil, joga de cabeça erguida, é que aqui no futebol brasileiro tem que ser igual ao MA e roubar bolas, se não roubar nao presta, no Cartola FC é que esse requisito é bom, existem estilos de jogar que vc cerca um meia, ele cisca para um lado, cisca para o outro e vc nem precisa dá bote, ele por se só se engancha e deixa a bola de bandeja e vc sai desfilando com ela classicamente, mas não, deve ser volantes carniceiro no futebol brasileiro ou vc não serve!

    • Seu comentário foi muito bom sobre o Cuellar.

      Seu melhor ano da carreira foi em 2015, quando atuava como um primeiro volante. No entanto o desenho tático do Júnior era muito diferente do esquema do Flamengo. Dois volantes fixos e o lateral esquerdo pouco acionado ofensivamente. Cuellar fez festa jogando nesse esquema e isso escondeu sua afobação.

    • Acho que tanto Ronaldo quanto Cuellar podem jogar de primeiro e segundo volante. Só depende da armação do time.

  • A melhor dupla de volantes é Ronaldo e Cuellar. Hoje temos a pior dupla possível. Ou melhor, não temos volantes no time titular.

    • Eu esperava muito mais do Rômulo, decepcionante até aqui;
      antes tivéssemos nos livrado de todos, ficando apenas com Ronaldo e trazido de fato o Felipe Melo, o qual eu considerava uma mula sem cabeça.

      • Concordi

        • O time pareceu meio sem sangue nos últimos jogos, não bastasse assumir completamente a posição no Flamengo, com o futebol que vem apresentando no Palmeiras, ainda daria uma chacoalhada em alguns do elenco, por exemplo, talvez Vaz não tivesse nem tentado algumas das gracinhas.

          • Não sei não. Ainda não fez nada lá na Porcada. Joga muito para a galera

      • Não se fica um ano e meior sem jogar e passa impune. Vamos dar tempo.

    • Frente as opções e a queda de rendimento do arao, concordo, embora ache que no mercado existiam opções melhores que cuellar

      • Baratas? Em fim de contrato?

      • Casemiro, Busquets, Kanté, etc… isso todo mundo sabe, existem muitas opções melhores que ele no mercado, mas na nossa realidade e muito menos no nosso elenco, não existe nenhum.

        • kkkkkkkkkkk

    • Também vejo assim Yan, só que o ZRuela não os testou no time que ele diz titular, porque eu tenho certeza que os 2 arrebentam e tomam conta do setor, ambos fazem o Vaz quis fazer com muita perfeição.

    • Calma. Não é tão assim. Mas precisamos testar os reservas de Arão

    • Acho que o Arão se jogasse mais pela direita ao lado de um volante que saiba sair jogando e no lado esquerdo o Mancuello ou Paquetá renderia muito mais do que anda jogando !!

  • Excelente texto.

    • Valeu, Léo. TMJ

  • E pq não testar uma formação com Cuellar de primeiro volante e Mancuello de segundo volante? Isso não foi cogitado ainda é acho que daria certo pois ambos jogariam em suas posições de origem

    • Essa discussão de colocar cuellar de 1 volante ja foi ultrapassada, sempre que jogou de primeiro volante cuwllar deixou o time muito exposto, e mancuello nao marca ninguém só cerca e muito mal por sinal.

      • Não acho ultrapassada. E exceto pelo jogo em que atuou com Ronaldo, todos foram como primeiro volante. Fez o Baidú atuar como segundo volante no carioca, por exemplo.

      • Isso é balela inventada pelo treinero, no primeiro semestre do ano passado, os melhores do time eram Juan e Cuéllar, mas no Brasil os tecnicos são covardes.

        • Vovô Juan entra e dar um nó no Vaz, ZR vai nas coletivas e critica discretamente a idade e físico do garoto Juan que já fez gol e passe de classe jogando menos que o velho Vaz!

      • Ultrapassada por que ? quando foi testado no time titular era uma zaga de Cesar Mortin e Wallace boca aberta, poderia ser até Xavi Alonso que não conseguira jogar !!!

    • Cara, já nem sabemos mais onde testar Mancuello, o qual parece que vai vingar em algum lugar… mas…

      • Isso é um problema mesmo. Tentarei falar sobre ele mais a frente

    • Já cogitei. Mas acho improvável que o Zé o faça

  • Anderson Alves,
    MA nem devia ter renovado, pois o Rômulo já estava certo que vinha bem antes de sua renovação, mas o ZR fez questão dizer publicamente que ia manter a base do elenco de 2016, vasculhe na internet que tem matérias antes do término da temporada passada que ele já havia passado pra diretoria, nem sei se renovariam com MA se ele dissesse não, poxa, vc tem Cuéllar, Arão, Ronaldo e de quebra Rômulo, olha a qualidade idade desses volantes! Todos novos e modernos e eu como treinador pedir a renovação de um de 32 anos, deficiente tecnicamente e ainda por cima dizer que tem muito a evoluir e que é de alto nível! É muita burrice e irritantemente querer fazer o torcedor de trouxa!

    Relativo ao número de estrangeiros, ZR e o RC sabiam, sabem e estão cientes do alto número de estrangeiros na equipe, de que só podem jogar 5 no futebol brasileiro, porque trouxeram o Berrío e Conca sabendo disso? Não questionando seu futebol, pois gosto do colombiano, ele só está sendo mal usado taticamente. Guerrero e Conca já podem se naturalizar! Na minha opinião é resolver a naturalidade de Guerrero e Conca, MA nem deveria ter seu contrato renovado! Cara, é duro para Cuéllar e o jovem Ronaldo aceitar a reserva para um atleta pior que eles(MA), é revoltante para eles e principalmente pro Ronaldo que o ZR ironiza dizendo que sabe do seu potencial! Difícil pros 2 viu!

    • Berrío veio porque Cirino e cia são terríveis de ruins e estavam de saída, na ida dos que não foram, então era imperativo tentar algo; em suma, um erro para consertar outro, como tem sido a regra; daí veio um outro erro ainda, que foi a não saída de Cirino e cia, com ampla renovação de todo elenco, raios!
      Conca veio como negócio de ocasião, na aposta em seu nome e eventual recuperação; perceba que tão somente a vinda dele já agitou a imprensa inteira e muito se temeu o Flamengo mesmo meses antes da entrada do Conca; não considero errado não; por enquanto, em tese, o Flamengo não gastou absolutamente nada com ele, que também não jogou até agora;
      a renovação com MA chega a ser sinistra, como o Flamengo gosta de agraciar os técnicos com contratações e renovações bisonhas que estes pedem; e como os técnicos conseguem, cada um deles e todos eles, fazer escolhas bisonhas e completamente desamparadas dos fatores técnico ou logístico do clube; MA é ruim e ponto, mas, pior do que isto, a posição dele está superpovoada ou de jogadores melhores, já atualmente, ou com grande potencial de se tornarem muito melhores, acaso sejam dadas chances; de fato, é um imenso ponta pé nos bagos;

    • Beleza, Evandro? Eu comecei a escrever inclusive sobre a naturalização, mas é um tema bem complicado. Ainda tenho esse projeto, mas ficou mais para a frente.

      • Tranquilo, é a melhor alternativa, acho né.

  • Parabéns ótimo texto. O fato é que Cuellar quando chegou vinha muito bem com o Muricy, e imagina quem era RESERVA? Baidu. No mesmo 4-3-3 que o Zé adota…interessante. Só que o modelo de Zé privilegia o apadrinhado Baidu, Gabriel, Cirino em detrimento a Cuellar, Mancuello em especial. Ah! Zé arrumou o time com Baidu!! A princípio sim, mas nos últimos 7 jogos, foi uma queda abismal…o “intocável” até então me lembro bem contra o Corinthians vinha em câmera lenta e Rodriguinho só faltou dar um adeus a ele passou na sua frente e marcou, o mesmo Baidu que gostou de sermos eliminados da Sul Americana para escançar mais…só por isso já deveria ter saído. Bom são só reflexões. Com a chegada de Rômulo Zé não teve outra opção a não ser tirar o ‘intirável”. Mas ainda o vemos lá e cá. Lamentavelmente.
    Vagas para a posição? Cuellar pode brigar com Arão ué, Ronaldo e Rômulo (1º volante), pronto resolvido o problema. A droga é MA (o xodó do Zé) que teve o contrato renovado por pedido de Zé com certeza (um jogador ultrapassado, sem perspectivas futuras), com isso, tirando a vaga de Ronaldo, pois ficaria Rômulo, ele e Ronaldo. E vemos ainda a preferência o teimoso com ele. Coloca Ronaldo aos 28″ segundo tempo, Vizeu o mesmo. PIADA. para dizer que dá chances ao garoto. Palhaçada isso.
    *Cuellar com certeza iria render bem em outro time, eu se fosse ele e seu empresário faria isso. IRIA EM BORA. Ficar para ser reserva de MA, já é uma desvalorização. Prejuízo sem dúvidas, mas tem que cobrar da Diretoria que nada diz e apoia, e do “grande Zé Ricardo”. A conta vai chegar…

    • Fala, Almir. Beleza? Concordamos sobre Baidú, mas o problema de Cuellar é mais que posição, é vaga entre os estrangeiros. Já são quatro no time titular e Berrío como reserva. Conca já está treinando com o grupo. Logo logo ficará ainda mais difícil

      • Anderson fala, blz? Sim, mas vamos pensar mais adiante, Conca não vai ficar em definitivo(terá que retornar para a china) , e o rodízio poderia estar sendo feito no Carioca, mantendo o jogador em forma e valorizado. Isso o Zé não faz. Aliás esse rodízio é importante para evitar o desgaste e dar ritmo aos jogadores.
        ** Ronaldo mesmo deveria estar sendo testado, mas…Vizeu…o cara insiste em peças de valor duvidoso como os que já sabemos. Complicado assim. SRN.

  • Não é por falta de ADEUS…….TCHAU. FRACO caro e nada demais. Ah e leva uns outros contigo

  • Sempre fui fã do Rômulo. Achei muito boa sua contratação, porém, acho que físicamente está abaixo e também precisa se readaptar ao fut. brasileiro. Acho o Ronaldo um baita jogador mas precisa ser mais testado. Pelo que sei o Cuellar é segundo volante e ainda tem o Mancu que alguns jornalistas da argentina dizem ser também 2o volante pela esquerda. Acho que o erro (Muricy?) foi no inicio do ano passado contratarem o Cuellar como 1o e Mancu como meia. NUNCA fui fã do MA mas HOJE não vejo um melhor que ele pra executar a função neste esquema. Mudar o esquema? Aí muda meu ponto de vista, é outra historia. SRN

  • Eu acho que o zé tem é medo do elenco…
    A prioridade dele não é os que estão em melhores condições de jogar e sim os com nome la em cima…

  • Engraçado que o Cuellar veio para ser segundo volante e descobriram que ele é primeiro e Mancuello veio pra ser o camisa 10 no meio de campo e descobriram que ele é segundo volante, não entendo se o problema é meu ou do Zé Ricardo kkkk

    • *Corrigindo: Cuellar veio pra ser primeiro e acabou virando segundo

  • Na minha opinião o Rômulo não deveria nem ser contratado…E o Márcio não continuaria…O cuellar já seria titular de primeiro volante e o Ronaldo o seu reserva ..De segundo volante brigaria por posição o Arão é o Mancu…

  • Não sabe marca esse é o problema, com o Muricy vimos o desastre, tomamos uma surra do Fortaleza com Cuellar de primeiro volante, já como segundo volante ele é apenas reserva do Arão essa é a vdd, contrataram o cara pensando que ele era primeiro volante mas acabou que deu errado, falta de planejamento pois ele veio pelo DVD, foi um tiro no escuro.

    • Amigo, tem um pouco de comentário nessa sua distorção.

      • Como?

      • kkkkkkkkkk

      • kkkkkkkkkkk

      • kkkkkkkkkkkkkk

    • Desculpa Lucas mais sou contra a tudo que falaste, como o cara não marca sendo que na Seleção do seu pais ele é o primeiro volante, sendo que no jogo contra as tricoletes foi o melhor em campo, o melhor jogo do Fla o ano passado foi com ele de primeiro volante.
      Para cara, seu comentário e simplesmente desastroso

      • Um jogo bem o resto mal não conta, e contra o resto ?

        • Vc está insani!

      • A galera esqueceu que antes dá sua contusão ano passado ao lado do Juan era o melhor jogador do time…Essa galera que fala que o Márcio é melhor que cuellar tem que assistir os vídeos das sua primeiras partidas antes dá contusão..

      • Quando chegou Cuellar foi uma grata surpresa. Naquele time perdido do Muricy ele era o único que se encontrava, mas foi castigado pelo esquema do time, que o deixava sozinho com os zagueiros na marcação.

        Ele é muito técnico, tem muito poder de marcação, excelente passe e muita raça. É jogador de seleção, só perde na velocidade para o MA.

        É uma grande injustiça ele na reserva, pois tem futebol para desbancar tanto o MA de primeiro volante quanto o Arão de segundo volante.

      • Pq o 1° volante deve ser brucutú, pancadeiro e carniceiro, não pode ser clássico e moderno como o Cuéllar é, esses torcedores devem e merecem o MA!

  • 3×0 hoje mengão, podem cobrar.

    • Que seja 6 Ryan!

    • Deixa eu responder aqui soh pra facilitar eu achar depois… hauhauahua

  • É difícil, por mais que tentemos, fazermos uma análise imparcial de tudo que está acontecendo com o FLA no momento. Olhando para as contratações que fizemos, principalmente dos estrangeiros, não consigo, até hoje ter uma opinião formada sobre alguns jogadores.
    O Mancuello, por exemplo, parece que foi contratado sem que as características dele tivessem qualquer importância. Foi tipo, ah, o cara é um dos melhores do Independiente, deve ser bom, vamos contratá-lo. Até acredito que ele seja importante para o elenco, mas o cara nunca é escalado na posição de origem dele. Ele nunca vai ser um camisa 10, como Muricy queria, e não acredito que possa ser um ponta no atual esquema adotado pelo Zé Ricardo. Queria ver ele tendo uma sequência como terceiro homem de meio de campo (ou mesmo segundo) num 4-1-4-1, como o utilizado por Tite (acho que nunca verei isso, pelo menos não no FLA).
    O Cuellar é outro. O cara pode não ser melhor que o Márcio Araújo no desarme (talvez a única coisa que dê pra enxergar de bom no BAIDU), mas no conjunto da obra, é muito superior. De que adianta roubar a bola e, logo em seguida, devolver pro adversário como faz o M.A.?
    O BAIDU pode até destruir no treino, mas é como dizem, “treino é treino, jogo é jogo”…

  • Cuellar no lugar do Arão. JÁ!

  • Anderson,
    Eu tenho um pressentimento que no final do ano o Flamengo vai perder para o mercado externo alguns jogadores.
    Acredito que o Flamengo receba uma proposta pelo William Arão e o Cuellar “ganhe” essa posição.

    Entendo a disputa mais acirrada no quesito quantidade de estrangeiros e concordo que o Flamengo vai diminuir esse número na virada do ano. Pode ser também que o Mancuello, por ainda ter mercado, volte nem que emprestado para a Argentina. O Guerreiro, mesmo feliz no Rio, se aparecer uma boa oportunidade pode pensar que será o último e derradeiro grande contrato dele e sair.

    A grande incógnita para mim será o Conca. Será que ele, voltando a ogar bem, será que ele se apaixona pelo Flamengo e resolve encerrar a carreira por aqui mesmo em detrimento de uma perda econômica em relação ao mercado chinês?

    Tudo isso pode ser ampliado se o Flamengo for campeão pois os jogadores terão o discurso pronto do dever cumprido e da certeza de terem feito história no Clube, mas que agora são novos desafios, blá, blá, blá e mais do mesmo “discurso pasteurizado” dos assessores de imprensa.
    SRN

    • Logo o arao!? Quem ta querendo levar o arao!?

      • Hoje ningúem, Ibsen. Meu pressentimento é para dezembro – Mãe Dinah Mode On – se ele recuperar seu bom futebol e o Flamengo for campeão de algo. Tenho esse pressentimento porque ele ainda é relativamente novo e temos muitos mercados que buscam um jogador com as qualidades que ele possui em seus bons momentos.
        SRN

  • Tem que passar um “navio” e levar alguns jogadores pra longe do FLA, MA, Mancu, Cirino, Gabriel, Damião são alguns nomes

    • Por favor, inclua o bolt colombiano também.

      • e sua mãe tbm!

        • Não sei se a mãe do camarada está no elenco do Flamengo mas certamente seria mais útil que o péssimo Berrio.

          • O cara é otário…

            • Sou sim, eu que desmereço um jogador do meu time, que acabou de chegar, que tem um técnico fraco, que n muda o estilo de jogo, que todos ja conhecem a maneira do Flamengo jogar, e quer culpar o jogador, que foi considerado um dos melhores da ultima Libertadores, verdade eu sou otário, e vc machão.. vai na gavea as 14:00 com sua camisa do Vasco… vou te reconhecer na hora!

              • Cara além de otário você demonstra que conhece tudo de cozinha, menos de futebol, considerado um dos melhores, só em seu sonho chapa, se gosta da Berrío, larga o macho que vc tem ai do lado e leva ele pra casa, OTTTTTAAAAARRRIOOO

                • Pagou de fodão e correu né? ja te disse o horario e local! bonitão! te aguardo la!

                  • Se houver ofensas ou xingamentos o usuário será banido. Discutam respeitando a opinião alheia!

                    • Soh ler o comentarios desse cara pra ver wue ele faz de sacanagem. Tem que banir o ip

              • Exatamente isso. Ele foi decisivo na Libertadores. E alguns cegos teimam em negar fatos.

            • Se entendesse de futebol, argumentava seu ponto de vista no futebol e não ofendendo os outros.

              • Pois é, do jeito que são aqui são nos estádios e fora deles…

        • Porra cara, estamos falando de futebol não de família não citei parente seu valeu, não inclua mãe de ninguém no meio do lero, fala isso porque tá em página pública, na cara deve ser um zé ruela, otário…VSF

          • estou na gavea hj as 14:00, se quiser aparece lá! MODINHA!

            • Vc é cuzão seu bosta FDP…começa pelo nome….pelo social é fácil falar..seu bosto do c….

              • Vai la modinha… te aguardo lá, vc n é machão?

                • Não briguem, coleguinhas. Hoje tem Mengão.

                • Engraçado, vc vem falando bosta na página e quer que eu vo ai faze oq otário fala até papagaio fala troxa, na digitação é fácil pangaré otário, deve ser daqueles que não guenta um sopro e corre pro colo da mamãe, FDP…VSF…TNC…

              • Calma, Luizão.

                • atrás do armário é outro nome Giulia!

          • Luiz, deixa esse camarada pra lá rapaz! Fica rilex, quem não entende de educação é assim! Acalme-se maninho.

            • O duro Evandro é que o torcedor se.apega ao jogador, um perna de.pau contratado por quem não entende de futebol ou quer sacanear o clube, em cá de se apegar ao clube, em defender pra não darem mais prejuizo ao clube com eese tipp de jogador. Defendemos o flamengo demão de.obra desqualificada.

            • Pois é cara….

      • Luiz deixa o Guerreiro, Diego e Ronaldo como titulares, Rodinei, Pará e os garotos.de.base pra compor elenco, o resto faz um Black Friday e coloca nesse barco. Em pensar que.o flamengo esnobou o tchêtchê que.foi oferecido de.graca no primeiro ano e o passe em dois milhões no outro ano. Keno que custava dois milhões de reais não quiseram pra pegar o Berrío por 5 milhões de dólares, e outros que não me ocorre agora. Estamos pagando um preço muito alto por só contratar jogadores que estavam encostados, jogadores quebrados que já não vão render o que rendiam e com salario alto pelo nome que tinham. Temos uma folha de 15.milhões e um futebol que não vale 3. A maioria desses jogadores seriam banco em outros times, os que sair em vão ser.banco ou vão se.aposentar na gávea.

        • Perfeito…

  • Só uma observação nesse texto, “Berrio precisa de adaptação”? Berrio não tem intimidade nenhuma com a bola, é grosso, apenas é veloz, somente, como eu disse quando foi contratado é um Marcelo Cirino com algumas cilindradas a mais, na parte técnica consegue ser pior que o Cirino, tropeça na bola, joga de cabeça baixa, e isso não é adaptação, é só pegar os jogos que fez no Nacional, cabe ao Flamengo (Técnico e comissão técnica), julgar se essa seria uma boa pedida, porém como Zé Ricardo ama esses caras, o resultado foi esse, por mim que fique fora, quando Conca estiver apto pode excluir o Colombiano, poderíamos excluir o Cirino, porém como tem a questão das vagas estrangeiras, deixa só um pereba.

  • “Baidú nem deveria ter renovado”.
    Este foi o grande erro da diretoria. Teríamos 4 jogadores em condições de brigar por 2 vagas e numa emergência ainda seria possível o recuo do Mancuello.

    • E a subida da base. O momento é de ver o que podemos fazer agora… Paciência

    • VSQ nao devia ter renovado e Cuellar, Mancu, Berrio e Donati nao devia nem ter sido contratados, muito fracos para ocupar vaga de estrangeiro

      • Berrio pra mim é indiscutível o péssimo negócio. Donatti foi desespero e falta de dinheiro.
        Mancuello em sua posição original e Cuellar eu acho que valeriam a pena se tivessem oportunidades.

        • Mancuello também é enganador…

        • Amigo Léo o Berrio precisa de minutos para mostrar a quilo que sabe ele faz muito mais do que apenas correr

  • Vamos dar um ponto final no entendimento do MA no time.
    Para quem defende o MA no time digo o seguinte:
    O MA está jogando bem?! Pode se dizer que sim, é isso que ele fez e continua fazendo no Fla. Seu futebol é limitado, não há mais o que surgir de seus pés.
    E o que alguns NÃO entendem nas críticas é o seguinte, TEMOS jogadores melhores do que ele no elenco. Não é uma questão do MA jogar mal ou bem. Apenas o principal fato de termos jogadores que saibam tratar melhor a bola, dar passes para frente, aparecer à frente do adversário para receber e não entre eles.
    E num jogo desses de hoje, pra que um MA no time, sendo que o Atlético vai vir fechado? Para o MA roubar 1 bola no contra-ataque dos caras?
    Será que Cuellar, Romulo e Ronaldo não teriam essa mesma SORTE/COMPETÊNCIA para “salvar” o Flamengo no jogo contra de ataque contra a defesa?
    Bem, acho que é isso.
    Estou com um pressentimento muito bom hoje. Mengão 2 x 0

    • Até o palpite é o mesmo do meu. O Baidú é sempre Baidú. Vai bem em algumas bolas, mas consegue entregar noutras. No jogo contra o Vasco deu uma bobeada… É útil, mas como irrita. Não pode ser o dono da saída de bola.

      • Mas sem ele perdemos muito na marcação

        • Thiago, perdemos na marcação devido a estrutura da equipe, é possível jogar tranquilamente sem esse homem, basta que treinemos de forma diferente o sistema defensivo, porém a questão é que para os treinadores, não só o Zé Ricardo, a maioria no Brasil, é mais fácil jogar com esse tipo de jogar, passa mais segurança ao esquema, eles entendem dessa forma, prefiro achar que isso não passa de falta de qualidade e medo do treinador.

          • Luiz concordo com vc em pontos mas se analisarmos bem os números de MÁ e os demais ele sai na frente sempre. Mas como vc falou se mudar a forma de jogar ai sim poderíamos talves colocar u time sem e lê vlw

            • Thiagão, ele sai e sempre sairá na frente dos demais, é questões de características, compara os volantes que temos na equipe, Cuellar, Arão, Rômulo e Ronaldo, todos esses tem mais condição técnica de desempenhar bem tanto o papel defensivo quanto o ofensivo, disse condições técnicas não táticas, todos esses que citei comparando ao Marcio Araujo, o nosso atual camisa 8 já é um jogador de características defensiva portanto há 2 saídas, ou mantê-lo na equipe aprimorando a parte tática e técnica ofensiva, ou seja, além da parte tática, é necessário qualificar a parte técnica, o que é bastante complicado não acha, do contrário pegamos jogadores com a parte técnica mais “apurada” e apenas aprimoramos a parte tática, talvez isso explique um pouco mais, é muito mais fácil, porém o medo prende o treinador, pensa no cargo, na família, na torcida, sei lá em quem, mas pensa. Te dou o exemplo do Dátolo jogando pelo ATM, foi recuado para “a posição do Arão”, deitou os cabelos, viveu sua melhor fase no galo, porque enxerga o jogo por trás faz bem a saída, não entrega tijolo e além disse consegue ter discernimento da posição, apenas aprimorou a parte tática já que estava em um setor mais próximo da linha defensiva, onde perder a bola pode resultar em um gol adversário, entre vários outros que podemos citar aqui, acho que o medo prende vários treinadores, não só o Zé Ricardo, uma coisa que parece que passa de pai para filho, de geração em geração.

            • Acho que nas duas hipóteses Baidú não tem vaga. Seja com ou sem marcação alta, o o jogador tem uma função limitada

        • Temos que treinar marcação alta. O Zé Ricardo tem dado indícios que vai começar a implantar esse sistema no Flamengo. Gosto muito dele. Contra o Vasco por exemplo, o adversário tentava lançar um jogador veloz e Muralha apareceu como líbero três vezes.

          • Bem observado!!!

        • e com ele ganhamos o q???

      • O que o pessoal tem que entender é que o MA é o típico jogador que o treinador gosta, entra técnico e sai técnico ele é titular, por que? Não se lesiona, não toma cartão, corre o campo todo, faz o simples e não inventa, taticamente correto. É um jogador excepcional? Não é, mas também não compromete quando está em campo.

        • Compromete.

        • Talvez não compromete, mas o GRANDE problema é que ele não eleva o nível do time. Muito mediano, temos que ter um diferencial, mesmo que seja na posição dele.

          • Isso é verdade, não eleva o nível do time, joga plantado e se movimenta pouco para auxiliar os meias e os laterais, MA tem essa desvantagem. Eu não gosto do MA, vejo nele um volante estilo Paulinho, marca muito e produz pouco ofensivamente, mas o problema é que quem entra sequer marca, aí fica difícil.

            • É aí q entra o treinador. Olha o Paulinho na mão do Tite. Conhece o cara e sabe encaixá-lo na equipe.

        • É um “moita”

        • Concordo e já tivemos jogador igual a ele, o que tem que acontecer é Arão tomar a frente da saída de bola.

          • Exato, não dá pra cobrar do MA saída de bola, não é a função dele no time fazer isso, o ideal é o Arão aparecer mais vindo de trás, por isso acho que o Mancuello tinha que sair da ponta e jogar recuado, junto com o Arão no meio. 4-3-1-2 fazendo um losango entre MA, Arão, Mancuelo e Diego. Tá na hora de abandonar o esquema das pontas, esse 4-3-3 tá manjado e o Mancuello não tá rendendo ali.

          • Concordo tanto com o Agnaldo quanto ctg. É compreensível a predileção de técnico​s pelo MA. Mas será ​que um jogador mais racional e habilidoso não pode exercer a mesma função? Ou será que isso não acontece pq exigiria um esforço maior do técnico em orientá-lo?

  • Cara enquanto o professor pardal estiver lá vai ser preterido para entrada de nada menos que o M.A, já dizia o Muricy o Cuellar tem o que o M.A não tem, passe, visão de jogo, sabe sair com a bola e sim é raçudo, cara e um jogador de seleção que o melhor técnico( para alguns Ricardetes deste site ) matou a culpa do que passa com o Cuellar e deste infeliz, sim foi infeliz em achar que o Cuellar não primeiro volante.
    Agora se eu fosse o jogador falaria com R.C me negocia eu não quero ficar bancando para alguém mais limitado que eu.
    Agora uma coisa e certa, este jogador em um time azeitado e o melhor volante do Brasil.

    • Eu entendo tudo, mas o que eu tenho colocado é que o principal problema dele é a disputa com os estrangeiros. Hoje, Donatti, Trauco, Mancuello e Guerrero são titulares. O Flamengo foi buscar Berrío e ele é melhor opção. Claro que está suspenso, o que abre vaga para o nosso Fosforito, mas não vai durar tanto e quando Conca chegar… Ele nunca mais será banco. TMJ, Junior.

      • Berrio é horroroso. Muito,muito pior que o Cirino.

        • Putz Léo, foi o melhor comentário que vi até agora, até que enfim alguém com a mente aberta, o Cirino é um craque se comparar com o Berrio, eu nunca vi ninguém bater tanto na bola como esse sujeito, é ruim, ruim que dói, ganhamos um reforço para os próximos 3 jogos.

          • Dois malucos. Berrío foi campeão e decisivo na última libertadores, tem muita força e velocidade e já foi convocado para a seleção da Colômbia. Ele realmente apanha da bola em alguns lances, mas compensa com dedicação tática e força ofensiva. O que o Cirino fez na carreira?

            SRN.

            • Cassius, primeiro, Ser campeão não quer dizer que o jogador sabe jogar, tem muitos que são e não jogam nada e aqueles que jogam demais e não conseguem. Segundo, força e velocidade poderiam ser bem decisivos nos esportes como UFC e Automobilismo, no futebol não é bem assim amigão, o cara tem que ter o mínimo de fundamento para tratar a bola, Berrio não consegue dar um passe de 10 metros, tropeça o tempo todo na bola, como você mesmo disse, apanha dela, falar em compensar uma coisa com a outra é absolutamente sem sentido amigão, repare em lances decisivos, contra o Fluminense, cara a cara, olhou pra bola o tempo todo, quando olhou para o goleiro esqueceu a bola e entregou de graça, e vários outros lances de “pura habilidade” do colombiano, Cassius, respeito perfeitamente seu comentário como torcedor, assim como eu, mas não podemos pensar dessa maneira amigo, ter meio jogador não adianta. Quanto ao Cirino, só mencionei pelo fato de ter justamente a mesma dificuldade do Colombiano, não “amo” o Cirino, porém vimos com nossos olhos que no Clube ATP ele foi muito bem, despertando interesses de vários clubes do país e de fora dele, não é, infelizmente no Flamengo deixa muito a desejar, não é verdadeiro dizer que o Cirino não fez nada na carreira, sejamos coerente…

          • Cara. O cirino nao eh craque nem se comparado a um gnomo, a um leprechaun, a uma tenia. O cirino… cara, o cirino… deixa pra la…

            • O Cirino não é craque realmente, concordo contigo, mas o Berrio…….cara, o Berrio……deixa pra la…

      • Compreendo, mais vc não acha que o fato dele ter sido preterido e 100% culpa deste senhor que temos lá que se diz técnico e na verdade e um cara limitadíssimo, para termos ideia o Cuellar em forma e o melhor volante do elenco do Flamengo.

        Cara pela escalação do Cuellar eu sou mais barra o Mancuello pois vem em um decadência futebolística tremenda, sendo que a queda é de responsabilidade do treineiro, pois na Argentina o cara era terceiro homem de meio e não ponta e nem Armador.
        Hoje será um divisor de aguas para o Flamengo e principalmente para este treineiro.
        Há um sinal que a diretoria está começando a desconfiar dele, passou pelo crivo que ele não estava ontem na coletiva.
        Será que a eminente queda do Zé começou? E quem será o possível substituto?

  • Minha opinião é que ele é um jogador muito valorizado e tem média com a torcida apenas pq não gostam do MA. Jogador com um passe bom, mas bem deficiente na marcação, como primeiro volante acho muito difícil jogar, ainda mais com nossa zaga lenta e com o Trauco que deixa alguns espaços (bem menos do que quando chegou).
    Já como segundo volante acredito que possa vingar ainda, ainda mais considerando que o Arâo está muito oscilante desde o ano passado e que está a posição de origem dele.
    SRN

    • No Barranquilla era primeiro volante. Na seleção também. Ele realmente esteve mal, mas os últimos jogo foi muito bem. SRN

      • Cuellar com a zaga que temos (ótima na marcação encaixada, deficiente nos contra ataques de velocidade do adversário) não se mostrou capaz na função de MARCAÇÃO. Ele é 1 MILHÃO de vezes melhor do que o MA com a bola nos pés, mas assim como prefiro um atacante que faça gols e jogadas ofensivas do que um Gabriel da vida que “fecha corredor” prefiro para PRIMEIRO volante um que marque e participe pouco da criação.

        • São situações que estão ligadas uma na outra Elton, não podemos aceitar um jogador de meio campo com a camisa 8 que serve apenas para defender, é simples, quando defendemos temos 10 jogadores de linha posicionados, quando atacamos temos 9, não é correto, se jogarmos em um triangulo no meio, perdemos 1 jogador a atacar, ou seja ficamos com 2, repito não é correto, esse primeiro homem é responsável em equipes que praticam um bom futebol de, marcar, receber a bola, levar até a criação e o mais importante dar opção de passe surpreendendo o adversário, principalmente quando há necessidade de furar bloqueios, pensando assim conseguimos compreender melhor a inutilidade desse jogador.

          • Concordo 99% cara, mas se tira o MA pra colocar qq um hoje (Rômulo, Cuellar e até o Ronaldo) teremos jogos estilo Santos do Neymar… 3×2, 5×3, 2×4, etc… Possível capacidade maior de criação (com a saída do MA) versus Deus nos acuda lá atrás. Por isso pessoalmente prefiro que 1º Volante seja melhor na marcação do que na criação… enfim, bora ver que que dá hj. SRN.

            • A verdade Elton é que hoje, em meio a jogos complicado de Libertadores e finais de estadual, não é possível fazer “testes”, isso teria que ser treinado antes, talvez até tenha sido mas faltou coragem para praticá-lo, é o que sempre acontece, tivemos jogos onde poderíamos ter entrado com boa parte do time principal e feito essas opções, mas não fizemos, isso é minha revolta amigo.

              • Concordo, fase de testes já passou mesmo. Talvez nessa fase até mesmo o Cuellar jogando com a equipe principal pudesse adquirir ritmo e cacoete para jogar bem de primeiro volante com esses zagueiros aí

                • Exatamente.

                • O problema eh que o cara foi reprovado ja nos testes. Qual chance do cara se dar bem nas provas!!?

            • Só mais uma coisa, você comentou do Santos de 2002 entre outros, pega o Santos de 2016, do ano passado cara, jogava com Renato e Thiago Maia, sendo Renato o “Marcio Araujo” do Santos, salvo erro ficou entre as 3 melhores defesas, confirma ai, e teve um ataque positivo, é exemplo recente de que é possível jogar dessa maneira, basta treinar e por pra jogar, apenas.

    • Pois é…partilho da mesma opinião. Inacreditável que o MA seja titular do Flamengo, porém, pra mim, o mais inacreditável é ver que no banco NINGUÉM consegue fazer o que ele faz, ou seja, proteger a zaga e cobrir os laterais com eficiência.

      • kkkkkk proteger a zaga????
        Não é possível que vocês não enxerguem que ele afunda o time.
        Ele trava todos os contra ataques e só dá passes laterais ou devolve para o goleiro.

        • Sim, concordo que ele trava o contra ataque, que dá passes laterais ou para o goleiro, mas que fecha a zaga e cobre com perfeição os laterais isso é fato, não entendo é o por que de parte da torcida não aceitar isso, que o cara tem virtudes e que NESSE ESQUEMA do Flamengo ele se torna uma peça necessária, infelizmente.

  • (ops, postei a mesma opinião acima, quando achei que fazia isso aqui… por isso, vai de novo…)
    Oi Anderson, acho que sua análise faz sentido, mas só em parte. Não vejo Arão jogando o fino da bola nesse momento, e acho que tanto Ronaldo quanto Cuellar e Rômulo possam fazer a função de 2o volante muito bem. Portanto não vejo 5 brigando por 1 posição, mas 5 brigando por 2 posições (Arão, Rômulo, Ronaldo e Cuellar) e o Araújo, esse sim, só poderia se encaixar como 1o volante. Fora que o Zé já testou na libertadores o time com 3 volantes e, apesar de termos perdido a partida, não vi a escolha como uma solução ruim. Podemos ser mais otimistas nesse aspecto! a meu ver temos mais escolhas do que as apresentados no texto =) e ainda temos libertadores, sul americana, copa do brasil e brasileirão, um calendário BEM inchado onde um elenco qualificado faz diferença. Segue o bate-papo! abraço!

    • Beleza. Respondi lá em cima.

    • Penso assim tbm. Cuellar pode jogar na vaga do Arão, inclusive eu acho q ele já merece uma chance. E esse Hugo Moura é uma ótima revelação da base.

      • Eu vou além, sacaria o Mancuelo do time e jogaria com três volantes dando liberdade aos laterais e subindo Arão e Cuelar, que fariam a marcação no campo do adversário.

Comentários não são permitidos.