Uol: “Leonardo critica condução do futebol no Brasil e descarta retorno ao Fla”

Compartilhe com os amigos

Nenhum outro nome foi tão cotado para trabalhar no Flamengo nos últimos anos. Voltar ao clube para assumir o comando do futebol esteve em pauta por diversos momentos na vida do ex-jogador Leonardo. Não está mais. Residindo na Itália e descrente das mudanças no futebol brasileiro, ele mantém o tom crítico e descarta atuar no Rubro-negro.

Em rápida passagem pelo Brasil, Leonardo esteve na noite da última quinta-feira (30) no lançamento do canal Zico 10 no YouTube. O ex-treinador de Milan e Internazionale e que também comandou o futebol do Paris Saint-Germain conversou com a reportagem do UOL Esporte. Aos 47 anos, Leonardo deixou claro que os planos de vida passam longe do Brasil, consequentemente do Flamengo.

Sou um cara muito crítico. A minha relação é muito boa com as pessoas que estão no Flamengo. Existiu um momento no qual fui ainda mais crítico com o que acontecia. Acho que tivemos gestões muito complicadas, pouco claras e com condutas questionáveis. A coisa é bem melhor hoje. Estão focados no processo de saneamento do clube e na construção de um projeto que pode trazer resultados esportivos. Eles ainda não chegaram, mas acho que virão com o tempo. Só que temos problemas enormes no futebol brasileiro. Não vamos alavancar as coisas apenas com o Flamengo se organizando. Estamos longe do que o futebol poderia render no Brasil“, afirmou.

A insatisfação com o que acontece no país tem peso fundamental na decisão de Leonardo em esquecer a possibilidade de um dia gerenciar o departamento de futebol rubro-negro. Foram inúmeros convites e possibilidades apresentadas ao longo dos anos.

Isso já foi muito falado. Teve uma época em que realmente pensamos com várias pessoas que estavam lá. Mas, sendo bem sincero, ainda me vejo com o perfil muito ligado à produção de um espetáculo e de um grande time para ser competitivo. Acho que no Brasil, não só no Flamengo, todas as estruturas, sejam clubes, federações ou ligas, nascem com cunho político. Tenho dificuldade de me inserir nisso. As minhas decisões são tomadas com o fim esportivo e para criar uma estrutura que traga resultados. Ainda não vi um clube em que atualmente se diga que a decisão é tomada apenas pelo lado esportivo. Não sendo assim, considero difícil demais me adaptar“, comentou.

Ainda que seja um crítico ferrenho da forma como o futebol brasileiro é administrado, Leonardo não apoia um rompimento com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e federações. O campeão brasileiro de 1987 pelo Flamengo defende a mudança total de mentalidade, o que ainda está longe de acontecer.

Precisa haver a construção de um novo mecanismo. Se pegarmos as ligas importantes do mundo, percebemos claramente que tentam vender e ganhar dinheiro. O mundo corporativo pede isso. Não temos no Brasil investidores que alavancam o futebol. Precisamos buscar novas receitas. O Flamengo realmente busca, mas acho que o pulo do gato seria fazer o mundo corporativo entrar na área. Isso só vai acontecer quando realmente existir uma gerência com suporte para esse tipo de investimento. Dificilmente conseguiremos alavancar o futebol brasileiro sem essas mudanças“, encerrou.

Reprodução: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • EBM MITO

  • Esse cara se acha, vai puxar o saco do sheik lá no PSG

  • Ainda bem que o EBM não pensa como ele

  • Pelo andar da carruagem esse mané tá cheio de dor de cotovelo.

    Eu olho para cara dele e a única coisa que me vem a cabeça é aquele muay thai que o cara aplicou no Tab Ramos, na copa 1994, que chegou a estraçalhar a caveira do cidadão toda. O americano ficou com o maxilar e parte de seu crânio quebrados tamanho foi o impacto da brucileezada que levou na lata.

    Leonardo parece continuar a jogar com o “cotovelo alto”. A julgar como ele se comporta, deve ser como ele pensa.

    Vai, Leonardo, que ninguém está empatizando contigo mais. Só que não venha dar uma de oportunista no dia em que golearmos o Praiboi Madrid por 5 x 0 na final do mundial.

    SRn

    • kkkkkkkkkkkkkk Efeito Barça rsrsrs

  • Falou tudo, no futebol brasileiro há mais interesse financeiro, político e empresarial do que amor esportivo e ao futebol. Leonardo é muito culto.

  • Entendo o Leonardo, A Europa não é exatamente um continente de “Santos e honestos”, porém não é por que lá tem ladrão que aqui tem que ter também, por favor não vamos discutir quem rouba mais ou menos no futebol. O caso é que lá as coisas são muito mais organizadas, tanto dentro quanto fora de campo, o que me deixa Puto da vida é que nós poderíamos (América do sul em geral) ter essa mesma organização e uma mentalidade melhor ao lidar com o produto e o esporte Futebol, e as coisas não andam aqui por que simplesmente os dirigentes são desonestos e incompetentes ao extremo; como pode o principal responsável pelo futebol Brasileiro não poder sair do país por que está sendo investigado por corrupção, como pode a principal entidade do futebol no país nadar em dinheiro chegando a pagar mesada as federações para se manter no poder enquanto os clubes estão falidos, como pode ela ter mais poder que os clubes que mantém o amor do torcedor pelo futebol, prejudicar os clubes financeiramente e esportivamente contando com o apoio dos mesmos. Só quero ressaltar que tudo isso se dá pela cumplicidade não só dos dirigentes que tem interesse na manutenção da bagunça, mas também dos atletas que só pensam em si e esquecem da classe, da mídia que só quer saber da audiência e patrocina essa vergonha e se cala perante a tantos problemas e a peça mais importante nisso tudo, que faz o futebol ser o que ele é hoje, grandioso, financeiramente forte, empolgante etc.
    VOCÊ TORCEDOR, É VOCÊ QUE CONTRIBUI PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ; sim, somos todos cúmplices, uns com mais culpa e outros menos, mas mesmo assim temos culpa. Só para ficar no básico, imagine se ninguém ver os jogos da seleção, será que a TV e os patrocinadores continuariam pagando valores exorbitantes para o Del Nero? E essa farra continuaria?

    SRN #SejaVocêAMudança

    • Jogadores, clubes e diretores devem se unirem, pois sem jogador não há jogo, sem clube não há campeonato e se não tiver diretoria não tem clube organizados! CBF depende totalmente dos clubes e de seus jogadores, vimos greves na Argentina e Uruguai! Os 40 da serie A e B, mais os da C e D se unirem e deixarem de disputarem o campeonato brasileiro e estaduais exigindo uma revogação dessa mudança e acrescentando outras regras, exigências rapidinho Del Nero e federações se lascavam!

    • A questão não é se é Santo, e nem tanto a corrupção, porque futebol é corrupto no mundo todo. Essa não é a diferença. A questão é ele dize que não faz politica ao fazer futebol.

      • Sim, é uma reposta aos cargos dados por amigos no futebol brasileiro, principalmente nos clubes; o que ele defende é que no mínimo o dirigente tenha competência e profissionalismo para assumir um cargo. Como por exemplo o tapa buraco do Del Nero, o coronel Nunes, que presidiu a CBF e comandava uma federação sem sequer saber o que é uma liga de futebol. SRN

        • Não acho que seja uma resposta, acho que ao dizer isso ele esta demostrando a quem ele acredita que deve ser dado poder. Esporte de massa sem política não existe. É papo furado. Ele claramente está dizendo que os clubes devem ser privados e com controle de grupos menores. Percebe que ele não é contra a CBF, ele apenas acha que ele deveria ser controlado por outros grupos. Isso é pensar politicamente, é defender o interesse de certas pessoas.

  • Como se o futebol na Europa fosse exemplo lisura.

    • Como se a máfia comunista russa e chinesa não estivessem envolvidas nos esquemas de lavagem de dinheiros de droga e armas com os clubes europeus…

      • Então, ele quer justificar tudo pelo resultado esportivo. Será que isso mesmo ? Será que vale a pena ? Nosso sistema tem pontos interessantes.

  • Blá blá blá blá blá

  • O cara fala como se o futebol na Itália fosse super honesto e 100% de cunho desportivo… aquela mafia lá se bobear é mais corrupta que nossos cartolas aqui!!!
    Me ajuda aí né Leonardo… menos!

    • Eh ridículo. A Itália eh um Brasil na Europa. Por isso ambos os países se adoram. Vc viaja Itália vc se sente no Brasil . Hahahahaha

    • Não lembra do “Calciopoli” (O Escandâlo da Série A) quando Lazio, Juventus, Fiorentina e Milan foram pegos manipulando resultados?

  • A corrupção esta em todo lugar ,e ele ta certo de ficar la mesmo.

  • Ele ta mais que certo, a política no país, em todas as áreas, é suja, corrupta, o sistema é viciado, ele quer mexer com esse vespeiro pra que? uma pena pra nosso mengão, esse cara é muito inteligente, seria o nome perfeito pro nosso futebol, mais ele tem toda razão no que diz!!!

    • Nossa mãe ! O Berluscone é um exemplo de polico, aposto que para o Leonardo ele é o cara.

      • Pois é, tava pensando nisso também… o cara fala como se o futebol na Itália fosse super honesto e 100% de cunho desportivo! Aquela mafia lá se bobear é mais corrupta que nossos cartolas aqui!!!

  • Eu entendo o Leonardo. Toda pessoa que morou num país de primeiro mundo,sabe o que é as coisas funcionarem,leis aplicadas a todos,impostos serem revertido ao país. O grande X da questão, é que o futebol imita a vida real.Ou seja o Brasil, tem a violência, desvios,gente ganhando comissão, se perpetuando no poder.É impossível mudar o Brasil, pelo Flamengo, mas a atual gestão, mudou o Flamengo. Acho que ele não tem “estômago “pra lidar com Ferj,STJD,CBF.Tem idéias boas,clube empresa não e permitido no Brasil.Uma pena pois iria contribuir e muito,mas vida que segue.

    • Se tocou que ele é contra os clubes romperem relações com as federações. Bom mesmo é Milan, onde o Berlusconi manda e desmanda ou no PSG onde aparece dinheiro vindo sabe deus de onde. Corrupção existe em toda parte, engenuidade sua achar que só existe no Brasil. Leonardo é um fanfarrão que só sabe criticar, mas ajudar que é bom nada.

    • O clube por si so eh uma empresa ja q emprega funcionários e objetiva o lucro

  • Este cara, sempre fui admirador do seu futebol e principalmente da sua conduta, mas as últimas intrevistas dele eu fiquei de cara o quanto ele está se achando colocando se muito assima do que realmente ele é!!! Pra mim não serve mais, vá procurar a turma dele.

    • Tipo, como sempre teve mais instrução do que os outros jogadores, isso subiu na cabeça. Acha que eh pensador.

  • Complicado…quer dizer que só viria SE o clube estivesse: rico, sem dívidas, o futebol maravilhoso e perfeito? Leonardo acorda. Ele (Leonardo) deveria falar das crises na UEFA, FIFA, na Liga Alemã, Italiana (com fraudes e escândalos de jogos arrumados (culminou até com o rebaixamento da Juventus)…meu caro nada é perfeito. Então fique no seu mundinho LEONARDO. Está se achando muito pro meu gosto.
    O modelo de Gestão do Fla é (empresarial), saneando as contas, pagando em dia, se modernizando…o que tu quer? Traz então um Empresário Bilionário para investir no clube, que tal? Quer o Fla um: Real, Barça, PSG? Todos nós queremos e pode apostar que vamos chegar lá, mas com honestidade e lisura. Se não quer ótimo, fique na sua e com suas ideias, que não foram tão maravilhosas no PSG também…certo? Fez uma gestão muito questionável. Só para lembrar.

    • Além do mais, quando aparece um “investidor” bilionário no PSG, antes de futebol, isto é política, pois com toda fobia que a Europa hoje nutre contra Muçulmanos, um bilionário Árabe despejando milhões e milhões em times Europeus, é uma forma e tanto de ser aceito.
      SRN

    • MUITO infeliz nas declarações o Leonardo…
      Grande abraço Almir!!

  • Ele tá achando que é o Jesus Cristo do futebol… O futebol no Brasil realmente é muito bagunçado e tem muitos interesses por trás do esporte, mas na Europa tbm tem… A prova disso são os ex dirigentes da FIFA sendo investigados pelo FBI, então não vem querer ser puritano e falar que tem dificuldade de se adaptar por questões políticas por trás do esporte… Nunca fez um trabalho notavel em lugar nenhum, tanto como técnico ou como dirigente. Só pegou time de ponta e bem estruturado e vem querer dar uma de fodão, o futebol brasileiro e principalmente o Flamengo não precisam de vc… Criticar é mole, chegar e meter a mão na massa pra fazer alguma coisa pelo futebol brasileiro não faz, então enfia a língua no rabo porra!!!

    • Cássio,
      Lembrando que o Platini e Beckenbauer, caso minha “vaga lembrança” não me falhe agora, também estão sendo investigados por corrupção enquanto dirigentes da UEFA.
      SRN

      • Sim e com certeza existem vários tipos de lavagem de dinheiro por trás do futebol.. é muita inocência achar que esses árabes que compram clubes de futebol é por interesse esportivo!

        • Exato. E os bilionários russos? Chineses tbm. Muitos interesses envolvidos

      • Exatamente. Citei isso acima. Lembrou bem.

    • Mas esses ai nao mandam. La quem manda sao os clubes. A fifa se fizer qlqr coisa q prejudique eles ela se fode mto,ja q os dirigentes dos clubes sao minimamente conscientes

  • Não faz falta nenhuma na gestão do EBM.
    Foi um bom jogador e TALVEZ seja um bom cartola,dirigente, manager, CEO ou QQ porra dessa. Se não tem capacidade para pegar o futebol em situação ruim e reverter o quadro, é evidente que não tem capacidade de enventualmente manter uma boa gestão. Ele tem é medo de entrar e tomar lambada que até o Zico tomou, Capacete tomou etc. Mas os caras são ídolos. Saíram ilesos. O mundo real é assim mesmo. Uns encaram os desafios e outros ficam de fora palpitando(é mais confortável). Salve salve EBM e CIA.

    • Perfeito

      • Obrigado. SRN

  • Fala como se fosse o maior CEO do futebol mundial. Nunca fez nada de relevante como durigente. com certeza o Flamengo não precisa dele

    • Fez um ótimo trabalho no Milan como diretor, antes de virar técnico.

      • O time já era montado, na época só tinha craque no Milan… Ai é fácil, pode colocar o Kleber leite no Barcelona que ele vai se dar bem!!!

        • Correto, mas menos… kkk

    • Como jogador ele foi bom, como tecnico mediocre. O ponto eh que alem ee nao dalar os nele ha anos, o tom dele da forma como se refere ao tema eh de que estamos sempre querendo que ele seja o nosso presidente. Ja foi amigo. Isso foi no passado quando a gente tinha gestoes bizarras

  • Ok. Que o Leonardo continue a sua carreira, a sua vida de estrangeiro e tenha sucesso. Se não quer ser relevante no Flamengo e no Brasil, que seja feliz. Chega de fazer media com esse cidadão.

    • Certíssimo

  • Leonardo só fez merda no PSG , fala sério

  • Ufa, escapamos dessa. Mais uma boa noticia

  • Infelizmente ele está certo.

    • Claro que tá certo, Imagina o Berlusconi mandando no Flamengo ou o Blatter e o Platini dirigindo a CBF, seria uma mil maravilha o futebol brasileiro….Aqui no Brasil nada presta, só na Europa os dirigentes são honestos e bons gestores. Faz me rir.

      • Me desculpe mas uma coisa necessariamente não justifica a outra. Aliás, a corrupção não é exclusividade do Brasil. Dá mesma forma que a barbárie e a mais administração pública e privada também oras! E quem disse que lá fora é perfeito?! O foco do comentário é o futebol local.
        Posto isso, a observação do Léo é clichê mas se adequa perfeitamente. Isso em grande parte é devido ao fato das mudanças para melhor (que existiram!) estarem ainda longe das necessidades. Para você ter uma ideia vou citar algumas curiosidades:
        1- O único presidente de confederação de futebol nacional denunciado no escândalo da FIFA que preside uma entidade é o Marco Polo.
        2- As federações deitam e rolam com a cara de pau dos clubes grandes de cada Estado.
        3- Mais de um terço do calendário anual é ocupado pelo patéticos estaduais.
        4- Campeonatos de qualquer tipo ou são desastres completos ou apenas pagam a conta no máximo.
        5- Os clubes continuam de Pires na mão.
        6- Não existe uma liga que promova as mudanças profissionais e, por que não, éticas necessárias.
        7- As regras do PROFUT já foram adulteradas.
        8- O clubes pedem para se tornarem dependentes totais da TV. Nada contra a associação, mas daí a estagnar e se submeter aos caprichos… Você sabia que esse regulamento do Carioquinha cheio de clássicos foi uma exigência de quem mais gastou na bagaça?
        9- Os empresários ainda deitam e rolam.
        10- Quem mais mobilizou a criação da Liga foi o artífice de sua queda.
        11- Não existe nenhuma garantia que na semana

  • Dispenso o Leonardo e suas ideias “modernas” de transformar o Flamengo em uma empresa.

  • Ele é bom de gastar o dinheiro dos outros.

    Pagou aquela fortuna pelo Lucas Moura…Não conseguiu muita coisa pelo PSG, voltou pro Milan, não conseguiu muita coisa…

    • Ltom.
      Acho que ele ajudaria mais o Flamengo se fizesse uma boa proposta pelo Cirino 😀
      Isso sem contar que o “nosso” querido MA é o típico cabeça de área que faria um sucesso danado na Europa.
      SRN

      • Se ele conseguisse uma boa proposta pelo Cirino pagaria tudo que o Flamengo fez por ele.

        • Gostei da ideia, mas nosso maior herói é o Grêmio que pagou 3,2 milhões por Wallace??!!!

          • O dinheiro não pingou todo ainda não. Como o Grêmio tem o histórico do Rodrigo Mendes…. se bem que se eles levassem, só pagando o salário já seria uma baita economia.
            SRN

          • RC com dinheiro montaria um timaço. Não tenho dúvidas.

  • Os clubes não querem saber de se unir pra mudar as coisas, e a CBF não vai mudar nunca, o Leonardo tá certo em desistir de mudar o futebol brasileiro, aqui no Brasil veremos no máximo os clubes se estruturando, mas o futebol brasileiro jamais terá uma organização decente.

    • Criticar é fácil, difícil é vir aqui arregaçar as mangas e ajudar o clube a melhorar como tem feito o atual presidente….Esse Leonardo é um falastrão, no Milan o Berlusconi está acabando com o clube, no PSG aparece dinheiro suspeito vindo das Arábias, o presidente da Fifa preso, Platinni e Beckembauer envolvidos em corrupção. E ainda tem iludido que acha q só no Brasil acontece essas maracutaias, muito chato ficar ouvindo essas besteiras do Leonardo e ainda encontrar alguém que concorde.

      • Mas lá apesar das maracutaias, o futebol evolui, aqui o futebol anda pra trás. O dinheiro do PSG pode até ser suspeito pra alguns, mas ninguém provou ser ilegal, enquanto que aqui o presidente da CBF nem pode viajar pra não ser preso e mesmo assim não tem sequer uma oposição forte em cima dele, nem dos Clubes e muito menos das federações. Lá pelo menos os clubes conseguem se unir e eles mesmos fazerem um torneio decente, aqui nem isso. Até o futebol colombiano está se organizando, e os mexicanos estão muito à frente de nós em relação a organização e credibilidade do seus torneios.
        E não sei em que mundo você vive, mas se é neste mundo aqui, você deveria saber que existe corrupção em todos os lugares, o problema é qye em alguns luagres ela não é tolerada, e em outros são.

        • Primeiro, nunca que o campeonato colombiano e mexicano é melhor e mais organizado que o brasileiro, só lembrando que nenhum outro campeonato na América Latina tem a visibilidade e o retorno financeiro quanto o brasileirão, o que não quer dizer que a CBF seja um exemplo de gestão, agora se tratando dos estaduais, aí vc tem razão…..com relação a corrupção, não há nada que se possa fazer, pois é algo que já faz parte da nossa cultura, claro que pode ser melhorado, mas nunca vai chegar a nível europeu. Não se esqueça que a Europa é desenvolvida e rica, com um sistema educacional melhor que o nosso, contra isso não se pode fazer muita coisa. Podemos melhorar bastante, mas chegar ao nível de primeiro mundo é quase uma utopia.

          • Financeiramente perdemos para os mexicanos, em termos de organização e crescimento, perdemos sim para os colombianos, viu a dificuldade que o Flamengo teve pra contratar o Berrio, coisa que não houve quando o Tigres contratou o Vargas e nem com o América quando levou o Cecílio Dominguez, e a estrutura do futebol colombiano é bem melhor que a nossa, só temos mais dinheiro aqui porque o Brasil é um país mais rico que a Colômbia, nossos clubes só tem mais tradição que os clubes mexicanos, mas atualmente o torneio deles tem a maior média de público das Américas, o clubes lá tem mais estrutura e muito mais dinheiro também, e se continuarmos assim, os colombianos nos passarão financeiramente, eles estão evoluindo muito.

            • Financeiramente, ganhamos dos mexicanos sim a questão é que os clubes brasileiros possuem muitas dívidas a serem pagas, aí dificulta bastante……sério que vc está achando que o futebol colombiano pode ultrapassar o futebol brasileiro????…isso não aconteceria nem se o Eurico Miranda fosse presidente da CBF, nunca se esqueça que o Brasil é país continental e tem um poder econômico muito maior que a Colômbia. Só o campeonato paulista vale mais do que o campeonato colombiano, sem falar que eles não possuem uma TV Globo e nem patrocinadores de alto calibre como se tem no Brasil e tb os estádios de lá são uma vergonha, nível São januário….Olha só o Palmeiras teouxe o Borja dando chapéu em time da China, Sp trouxe o caríssimo Pratto e o Flamengo trouxe o Berrío….Na América Latina, nenhum país consegue pagar os valores que são pago ao futebol como no Braisl, o México é o que chega mais próximo.

              • 8 anos atrás nossos estádios eram iguais os de lá, e vc está dando exemplos da atualidade pra comprovar que no futuro estará da mesma forma, compare a diferença do futebol brasileiro para o futebol colombiano 10 anos atrás, a diferença hoje é bem menor, até mesmo se comparar o crescimento econômico e social dos dois países, verá que o os colombianos cresceram muito mais que nós, perdemos até pro México nesse sentido. E não há discussão, os clubes mexicanos são muito melhores financeiramente do que os nossos clubes, o torneio deles só não ganham de nós de lavada porque o México ainda não revela tantos jogadores bons como no Brasil, mas ultimamente eles estão crescendo tecnicamente, você está por fora.

                • Então vc concorda comigo, evoluímos muito no quesito estrutura. Hj temos vários estádios que não devem nada aos da Europa, quase todos os clubes grandes tem CT (menos Vasco e Botafogo), e quase não se atrasa mais salários de jogadores como antigamente. O futebol brasileiro é atrasado em termos de organização e admisnistração, mas no quesito financeiro estamos muito a frente dos clubes da colômbia e praticamente no mesmo patamar dos mexicanos ou até melhor….Estar crescendo mais não quer dizer muita coisa, para o futebol da colômbia superar o do Brasil, primeiro eles tem que se tornar um país de primeiro mundo e de alto poder aquisitivo como a França….Essa história de que a liga do méxico é do nível do nosso é balela, se fosse do mesmo nível ganhariam libertadores ou revelariam mais craques para o futebol europeu, sem falar que as Tvs de lá não pagam nem a metade do que a Globo e EI pagam para transmitir o brasileirão, sem esquecer que os clubes brasileiros foram e são até hj os como maior patrocínio da América Latina, pesquisa no google e veja que falo verdades, não fico por aí com achismos e tirando coisas da cabeça sem ter certeza.

                  • Mas eu não disse que estão no mesmo patamar, mas eles tem projetos para o futebol deles e estão implantando (já reparou que estão cada vez mais revelando bons jogadores?), e nós não estamos no mesmo nível que os mexicanos financeiramente, e muito menos passamos, veja as camisas deles, cada clube com patrocinadores diferentes, aqui da pra contar nos dedos de uma das mãos o número de empresas patrocinando os 20 clubes da Série A, jogadores com salários do nível do Guerrero é comum nos clubes mexicanos, lá existem arenas medernas particulares, construídas com o dinheiro dos próprios clubes e com mais capacidade de público que a nossa, aqui dois dos 5 clubes de maiores torcidas possuem estádios pequenos, modestos ou até provisório, lá os times tem casa fixa, venda de ingressos antecipadamente para toda a temporada, aqui não tem. Resumindo, o nós ganhamos finaceiramente e em tamanho na comparação com o futebol colombiano, mas perdemos na organização e crescimento. Na comparação com o México nós perdemos em organização, receitas, e só ganhamos por pouco tecnicamente (sabia que o Cueca era reserva de um time mediano lá do México? Mas aqui ele é o grande nome de um dos maiores clubes do nosso futebol).

  • Leonardo , só me vem na mente sua cotuvelada na cara do Tob ramos na copa de 94, vá pagar de bom moço na Europa e não aqui no Flamengo

    • Ele fez pior. Como tecnico empurrou um juiz pq ficou pitinho com uma expulsao do thiago silva.

  • Sem delongas e bajulações, respeito a opinião de Leonardo.

  • Ele claramente está falando que os times de futebol devem ter donos.
    É algo muito longe da nossa cultura.

    • E que continue longe

      • E que continue longe #2

    • Ou donos ou a divisão do clube em ações como se faz em empresas S.A.

      E é assim nas grandes ligas do mundo. Futebol é negócio, não política. Brasil está muito atrasado, e realmente quando todos não mudarem, jamais teremos uma competição de ponta, novas gerações perdidas, novas derrotas humilhantes…

      Não gosto do Leonardo como gestor, mas ele falou a verdade.

      • Elton Magnus, mas isso não é culpa dos clubes e nem mesmo da CBF. A legislação brasileira não permite a venda de clubes brasileiros para estrangeiros, nem mesmo emissora emissoras de tv se pode vender….o Flamengo já tentou ser vendido, mas a legislação em vigor proibiu. Enfim, essa é a principal diferença entre o futebol brasileiro e europeu.

        • Sério!? O Flamengo? Que história é essa?

      • Não concordo. Vai nos Estados Unidos ver os jogos. Pode botar qualquer um . NFL, NHL, NBA. Sim, eh negócio. Mas não tem paixão. Não tem torcida. Tem espectadores. Como se fosse um show de rock, uma corrida de carros e etc. na verdade Não precisa nEm ir tão longe na discrepancia. Vai ver o jogo do Barcelona . Isso mesmo. Barcelona. Messi, Suarez, Neymar. Lá as pessoas veem os jogos, aqui no Brasil as pessoas vivem os jogos. Então não da pra colocar tudo no mesmo saco e classificar de forma igualitária achando que existe uma fórmula única para o futebol!

  • Ou seja, quer tudo arrumadinho e mastigado pra ele. Sou fã desse cara, torci e pedi muito a vinda dele. Mas depois dessa declaração não dá mais pra pedir. Ele sabe o que é nosso futebol, conhece as deficiências e necessidades, se quisesse ajudar viria assim mesmo. Falar que o Flamengo toma decisões baseadas em política? Quem toma decisão baseada em política não se arrisca em 3 anos com times ridículos para ter condições de pagar uma dívida gigantesca. Quem toma decisão baseada em política contrata sem poder pagar apenas pra ganhar nome com sócio. Agora é claro, aqui ele não receberia os milhões que recebe na Europa para agredir árbitro. Aqui teria de se contentar com os 100 mil que Caetano recebe. Ou será que aceitaria trabalhar de graça como o presidente e vice, que são os caras que ele diz trabalharem por política?
    Um grupo que trabalha sem receber, aceita o desafio de conduzir um clube de dívida quase bilionária, que em 4 anos pagou mais da metade dessa divida e ainda montou um dos elencos mais fortes da América do Sul, pra mim isso é busca por resultado esportivo e não político. SRN

    • RcLima,
      Pelo menos ele reconheceu que o Flamengo está fazendo a sua parte.
      Sei que a entrevista é curta e que a lauda da matéria é ainda mais resumida. mas me parece que ele começou criticando a estrutura “global” do Futebol Brasileiro e dizendo que o Flamengo estava na contramão do processo para depois incluir o Flamengo na mesma lista de problemas.
      Precisamos entender algumas diferenças básicas que talvez sejam temas sensíveis para o Leonardo citar em uma entrevista:
      1) O futebol (leia-se todas as federações) da América Latina é podre e corrupta. Aliás a FIFA também está assim e tentando vender uma imagem de melhoria. A UEFA, apesar de se vender como empresários do Futebol, também teve seus quadros recentes envolvidos em grandes lamaçais que ainda precisam ser devidamente explicados e julgados.
      2) Os clubes na Europa estão à venda para qualquer excêntrico apaixonado por futebol. Tanto que uma das regras que estão mais “dizendo ser implementada” é a do limite de investimentos. Aqui no Brasil os clubes ainda não podem ser vendidos, salvo burlando as regras como o MSI, a Parmalat fizeram no passado e agora a Crefisa no Palmeiras.
      SRN

      • André, concordo contigo. O que não consigo entender é o que o impediria de vir ao Flamengo. Nossa busca tem sido exatamente pelo fim esportivo que ele tanto fala. No meu ponto de vista o X da questão é dinheiro. Temos objetivo esportivo, temos um clube saneado e em crescimento, temos uma estrutura que em pouco se equipará às européias… O que não falta é um estádio e ele poderia ser o cara que, com todo sua experiência e inteligência, ajudaria nesse salto. Mas ele não quer, ele quer tudo na mão. Com tudo na mão fica fácil, quando tudo estiver na mão será melhor entregar a quem lutou pelo resultado é não alguém que sentou num trono esperando ver o resultado para usufruir. SRN

        • Para ele o que falta é dinheiro. Dinheiro para contratar jogadores tipo o Ibra. Flamengo ainda é um dos maiores devedores do futebol brasileiro. Nosso Mengão está no caminho certo mas precisamos ter calma.
          Há uns anos ele havia dito que o Flamengo não tinha jeito e que deveria ter um dono, se não me falha a memória. Respeito a opinião dele, respeito a história dele como jogador. Mas, que continue lá na Itália.

        • RcLima,
          Eu acho que existem 2 outros motivos para o Leonardo nem sequer cogitar voltar para o Brasil – lógico que ele não vai ser tão sincero assim com nenhum repórter, ainda mais em um evento festivo:
          1) Ele se tornou um cidadão do “primeiro mundo”. Eu também se pudesse escolher entre uma vida de conforto para meus filhos aqui no Brasil ou na Europa em sua plenitude, eu não pensaria duas vezes em me manter na Europa.
          2) Acredito que ele tenha uma ambição de se tornar um dirigente da alta cúpula da UEFA. Então só ficando por lá mesmo para chegar a esse patamar e manter a dinastia de ex-jogadores dirigentes como Platini, Beckenbauer e outros.
          O negócio é que o Flamengo TEM de ser maior que todos mesmo e construir seu sólido caminho sozinho mesmo.
          SRN
          PS: agora que vi o seu primeiro PS. Para mim o fato dele não concordar com o rompimento do Flamengo com as federações só reforça a minha ideia de que ele buscará em breve uma alta posição na UEFA que não deixa de ser a CBF da Europa.

          • Concordo. Virou cidadão de 1 mundo! Graças ao futebol. Então, ele tem que medir muito as palavras que ele fala. Até pq ele representou e surgiu em um time que tem milhões de torcedores. Ele tem que entender que a vida toda vai ter uma imagem e tem que ter cuidado com isso. Quer ser primeiro mundo, beleza. Mas tem que
            Medir o que fala e como fala.

          • Penso o mesmo sobre ele buscar algo numa confederação e imagino que seja a Cbf.

        • Eu consigo entender. Síndrome de patinho feio. Tipo se alguém no trem pergunta pra ele de onde ele eh pois o francês dele eh um pouco engraçado… ele fala que eh de Monaco pois conviveu com muitas pessoas de outros países…

    • Espero que ele nunca mais venha para o Flamengo. Com dinheiro é fácil contratar os melhores jogadores. Eu quero é ver ele fazer isso sem dinheiro.
      Leonardo é fraco como gestor. Com dinheiro a vontade e tudo certinho é fácil administrar.
      Não duvido que quando estiver tudo certo no Flamengo ele vai querer se candidatar a presidência do clube.

    • Concordo com vc. Vir quando tudo estiver pronto é fácil administrar. Quem fez a entrevista tinha obrigação de colocar isso pra ele. De dizer; olha vc poderia fazer parte dessa mudança, ou propor esse mudança, trazer mecanismos, um olhar diferente sobre o que tem que ser feito pra mudar. Tá parecendo jornalista, crítica tudo mas nunca tem a solução ou entra na briga pra mudar. Quem critica tem que ter algo melhor pra ser feito. Leonardo é um Mauricinho que não deu certo fora do campo em time nenhum, não vai fazer falta em nada ao flamengo. Não existe mudança sem luta, não existe mudança só com críticas. Pra mudar nosso futebol e o país que amamos, temos que cair dentro e trazer algo significante pra mudar o que está errado. Falácias só, não resolve.

      • Olha, Tucano. Concordo com tudo que o amigo falou. Exatamente o que penso. Criticar sem oferecer a solução não resolve nada. SRN

        • Obrigado. Por isso estamos juntos aqui. Amamos o flamengo não jogadores ou dirigentes. Fazemos parte da nação e o interesse comum é o flamengo. Por isso critico muitas coisas no futebol do clube. Penso que precisamos reformular esse elenco e mudar o perfil de contratações que fazemos. O flamengo atingiu um nível que precisa mais de ousadia, inteligência e competência pra escolher as contratacões. A recuperação financeira está sendo feita pra isso, pra investir no futebol. O futebol é a razão do flamengo e a nação existirem.

    • Claro q tem politica. Se n conquista título eh combustivel pra eleiçao. Podd ver. Uma gestao ruin q conquista titulo ganha eleiçao e uma gestão boa sem titulo perde

      • Ou seja o objetivo é esportivo e não político. O resultado político é apenas reflexo do esportivo.

        • logico q não. O cara contrata jogadores sem ter verba, endivida o clube visando a vitória na eleição. Ai dps q acaba a gestão dele o clube fica fodido, joga a responsabilidade pro sucessor e vira um ciclo.Toda vez q um clube contratar jogador sem ter dinheiro, ainda mais em ano de eleição pode ter certeza q tem cunho politico

          • COncordo, mas estamos falando do Flamengo. Isso acontece aqui?

            • Desculpa,axei q ele tava criticando o futebol br

    • Política é uma forma de relacionamento, independente de modelo de administração. Quando o Flamengo trás jogadores de certos empresários, quando o Flamengo faz esses acordos com a DOYEN, como o Damião, o Cirino e a vinda da Carabao para o clube, esses acordos só acontecem por motivos políticos. Então o Leonardo não mentiu em nenhum trecho da entrevista.

      • Aí eh fácil pois a vida eh política. Vc eh político com sua esposa. Com seu filho. Com sua sogra. Então eh muito facIL jogar na conta da ” política”

        • Uma coisa é ser “político” en seus relacionamentos. Outra coisa é você levar produtos (jogadores) de certos empresários para sua empresa por serem amigos seus. Se você vende queijo, vai aceitar vender de certos produtores só por serem seus amigos, mesmo que o queijo deles seja ruim? No nosso caso, se ainda fossem jogadores úteis, tudo bem. Mas no caso da Doyen que eu citei, Damião e Cirino são pesos mortos. Tem também os jogadores do Carlos Leite, que já foram muito mais na época do Pelaipe. Alguém cantou essa pedra essa semana aqui na coluna. Se houvesse um mapa com os jogadores do clube e seus empresários seria muito mais fácil entender a titularidade de alguns aí.

      • Mas qual o objetivo disso tudo, político ou esportivo? São acordos que buscam apenas o crescimento esportivo do clube. Fossem noutras administrações teriam entregues políticos, pessoais e muitos outros, mas nessa não.

        • Rapaz, eu não demonizo esses acordos. Mas a partir do momento que o clube contrata jogadores como Damião, Chiquinho, Ayrton, dentre outros… Aí a gente percebe o quanto isso é prejudicial à instituição. Mas é a forma que funciona aqui no Brasil, e com toda certeza em outros lugares do mundo também.

Comentários não são permitidos.