Uol: “STF marca data para julgamento de recurso do Flamengo sobre Copa União”

Compartilhe com os amigos

Exatos 30 anos após o término da Copa União, o Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para terça-feira o julgamento do recurso impetrado pelo Flamengo, que pleiteia o título da competição nacional. O relator da sessão que pode colocar um ponto final em uma das mais longas novelas do futebol brasileiro será o ministro Marco Aurélio.

Do outro lado, o Sport espera manter a decisão proferida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelo STF, que considera os pernambucanos os vencedores daquele ano. Se acatado, os cariocas também serão declarados vencedores.

O recurso movido pelo time carioca havia sido suspenso no Supremo Tribunal Federal em agosto do ano passado para que o ministro Luis Roberto Barroso avaliasse o caso. O magistrado julgou o pedido procedente.

“O Flamengo está confiante que a vitória nos campos também será traduzida em vitória jurídica. Confiamos que o STF fará justiça”, disse Bernardo Accioly, diretor jurídico do Flamengo.

Restam os votos de Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso. Se houver empate, um ministro da 2ª Turma do STF será convocado

O STF é a última instância para a apreciação do recurso flamenguista. Em março do ano passado, o STF negou pedido de reconhecimento do título de campeão brasileiro de 1987. Com a decisão, o Sport é declarado como único vencedor.

Entenda o caso

Em 1987, o time de Recife foi o campeão do Módulo Amarelo e o Flamengo levou o Módulo Verde da Copa União (torneio organizado pelo Clube dos Treze). À época, a CBF declarou-se incapaz de organizar a competição principal.

O clube carioca e o Internacional (segundo do Módulo Verde) se recusaram a jogar um quadrangular organizado proposto pela CBF com Sport e Guarani (o vice do Amarelo) para definir o campeão brasileiro e os representantes da Libertadores do ano seguinte.

Guarani e Sport se enfrentaram novamente e os pernambucanos foram os campeões.

Reprodução: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Essa disputa nunca vai acabar, por mais que xport vença nos tribunais, todos saberão qual foi o verdadeiro time campeão, não é por que a justiça diz que nós temos que aceitar, é só voltar aos fatos, na minha opinião o culpado disso tudo foi o traíra do euvírus que assinou o cruzamento sem a autorização dos clubes, porém o que me deixa mas puto é que os clubes que disputaram não saem em defesa do Flamengo, como os bambis que ainda se declararam primeiros penta campeões e queriam a taça das bolinhas, rídiculo pior que isso só os torcedores do xport que alegam que são campeões porque disputaram a libertadores do ano seguinte desconsiderando que a CBF não reconheceu o Flamengo como camepão e que eles foram rebaixados em 86 além dos clubes grandes não ter convidado o mesmo para a disputa do módulo-verde.

    SRN #OCampeãoÉOMengão

  • Ganhamos em campo, na técnica e na raça. Ipso facto. Mas se o STF reconhecer ficarei satisfeito. Não gritarei É campeão, já gritei há 30 anos atrás. Não vou chorar nem brandir as mãos aos céus, já chorei de alegria e lancei as mãos aos céus há 30 anos atrás. Caso ganhemos na terça no STF sentirei apenas um certo alívio, a certeza de que outros nos foram solidários no sentimento de injustiça, a nós reservado há 30 anos. Não darei festa, não abrirei um single, nem assarei uma carne, nem mesmo convidarei os amigos para festejar. Mas, é certo, recuperarei um pouco da fé no mundo dos homens. Aceitarei que a justiça tarda, mas não falha, que a deslealdade, principalmente a do são paulo, será vingada, sempre, que a mentira tem pernas curtas, ainda que os imbecis a tentem perpetuar. Não haverá alegria, ela já se esgotou há 30 anos atrás, apenas um certo amargor e a clareza de que nada é certo nesse mundo, salvo a esperança de justiça. Há Juízes em Brasília. SRN.

  • Ah cara, de novo?
    A nossa taça tá na gávea e a “taça” deles tá lá em pernambuco. Se perder vai fazer o quê? Devolver o troféu?
    Hexa, Penta, tanto faz. O Fla teve sua conquista dentro de campo, igual o Vice em 2000. E a copa João Avelange não foi criada pela CBF, não é mesmo?

    Faz o seguinte: Temos 5 campeonatos CBF e uma Copa União. Hexa campeão.

    SRN

  • acho que agora vai, vamos conseguir acabar com essa novela, o min, marco aurelio cagou no pau ano passado declarando voto ao sport.

  • Resumo mal feito do caso. Primeiro q nem dá pra resumir essa história em poucas linhas.

Comentários não são permitidos.