Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Vice de Finanças aponta destaques do “balanço recorde” de 2016

Redação
Redação
Publicação: 20/04/2017
89 Comentários
Atualização: 20/04/2017
Compartilhar

Este mês, o Flamengo divulgou no Site Oficial do Clube o Balanço Financeiro de 2016. Nas páginas do relatório, os números mostram: este foi um balanço histórico para o Rubro-Negro. Além do superávit – de R$153,4 milhões – ter superado em R$23 milhões o registrado em 2015, o Mais Querido passou a ser um clube solvente, ou seja: a receita anual do Flamengo passou a ser superior à sua dívida acumulada.

Para os sócios-proprietários, principalmente, mais uma grande notícia: o clube caminha a passos largos para ter um patrimônio líquido positivo. Em 2013, primeiro ano da nova gestão, o Fla tinha um patrimônio negativo em torno de R$440 milhões, que passou, agora, para cerca de R$95 milhões. Uma redução superior a  360% no período.

Em entrevista exclusiva ao Site Oficial, o vice-presidente de Finanças do Flamengo, Cláudio Pracownik, explicou a situação do clube e destacou os principais números do balanço recorde. Segundo Pracownik, o Rubro-Negro subiu mais um importante degrau: passou de um estágio de recuperação para um clube superavitário e investidor de maneira consistente. E as receitas não foram empregadas apenas em recursos humanos no time de futebol – a infraestrutura rubro-negra foi alvo de um dos maiores investimentos em 2016, com R$ 158,75 milhões aplicados no Centro de Treinamento George Helal, na sede social da Gávea e em outros ativos imobilizados.

“Começamos a ver que produção gera receita. Começamos a investir mais e a colher mais. Saímos de um círculo de apenas reestruturação para um círculo virtuoso. O Flamengo sempre foi o maior do Brasil e hoje, em números, efetivamente é. O Flamengo também é uma potência na América Latina e diria até que mundialmente. Nós tivemos um faturamento bruto superior a meio bilhão de reais. São poucos clubes no mundo que têm isso. O Flamengo está em um grupo seleto. Coisa boa gera coisa boa, se multiplicam os investimentos. Não se vê mais notícias do Flamengo endividado. Em 2016 os investimentos globais foram 43% superiores aos números de 2015. O CT foi responsável por boa parte desse investimento, porque infraestrutura é fundamental para produção. Investimos muito em contratação de jogadores, na reorganização dos esportes olímpicos, em melhoramentos na sede social… E ainda temos muita coisa a fazer. O Flamengo ainda é um clube que tem o que chamamos de passivo a descoberto, ou seja, ainda temos uma dívida a se pagar, mas essa dívida vem caindo muito e, pela primeira vez, apresentamos um índice saudável de solvência. Para se ter uma ideia, em 2013, para cada R$1 que a gente recebia, a gente tinha que pagar mais de R$4 de dívida. Era uma situação de desespero. Hoje, para cada R$1 de receita, temos que pagar R$0,80 de dívida. Quer dizer, existe sobra real para se investir”, disse Pracownik.

A dívida global rubro-negra foi reduzida em 13%: de R$ 447 milhões, em 2015, para R$ 390 milhões, em 2016, e, como explicou o vice-presidente de Finanças, o clube tem seu passivo equacionado e caminha para chegar a um patamar de ‘dívida saudável’ a qualquer empresa.

“Quando as pessoas de fora do mercado financeiro olham o balanço perguntam ‘Por que o Flamengo pega emprestado se sobraram R$150 milhões no final do ano?’. Um dos motivos: existe um negócio chamado fluxo de caixa. O Flamengo não recebe todas as receitas e paga todas as despesas no dia 1º de janeiro. Se fosse assim, seria ótimo, mas não acontece dessa forma. As despesas e as receitas acontecem durante o ano e em determinados momentos o fluxo de caixa é negativo. E aí você precisa de empréstimos. Então, pegar empréstimos acontece em toda e qualquer empresa saudável do país. Além disso, é importante contrair dívida quando você utiliza tais recursos para pagar dívidas com taxas de juros maiores, ou quando você utiliza os valores levantados para um investimento que vai te trazer um retorno maior do que o custo da dívida contraída. É para isso que a gente está caminhando. Não existe nenhum problema em dever, desde que você possua o planejamento financeiro adequado para pagá-la. Em relação ao estoque da dívida, o Flamengo vem pagando consistentemente. Já reduzimos aproximadamente R$250 milhões do principal de nossa dívida, fora os juros e demais encargos legais. Sempre pontualmente. Temos agora uma dívida líquida em torno de R$390 milhões. O Flamengo já é um clube solvente e hoje podemos dizer que caminhamos a passos largos para um patrimônio líquido positivo”, explicou.

O crescimento da arrecadação bruta do Flamengo deu um salto de R$355,6 milhões para R$510 milhões. Segundo Pracownik, seguindo nesta linha, o Mais Querido não fica muito longe dos clubes de maior faturamento do futebol mundial. Mas o banqueiro lembrou que os demais clubes brasileiros também precisam buscar a profissionalização para que o mercado nacional como um todo atinja outro patamar.

“Em termos de faturamento, não acho essa realidade (potências europeias) tão distante (do Flamengo). Quando as pessoas perguntam para mim ‘O que falta para o Flamengo ser o Barcelona?’, eu digo ‘Faltam, por exemplo, os nossos principais rivais serem o Real Madrid, o Atlético de Madrid, o Chelsea, o Bayern…’. O Flamengo faz parte de um ecossistema: o futebol brasileiro. Nós não queremos ser o “menos pior de todos os piores”. Nós queremos ser o “melhor dos melhores”. É preciso que o futebol brasileiro cresça, que os demais clubes coirmãos cresçam, para que o Flamengo seja um potência mundial. É preciso uma união dos clubes brasileiros, uma reforma no modelo federativo, confederativo de futebol e também dos esportes olímpicos. É preciso que o todo cresça e se profissionalize”, afirmou.

Fonte das receitas

A maior fonte de receita do Flamengo veio das luvas de R$100,3 milhões – a valor presente – pela assinatura de contrato de direitos de transmissão com a Rede Globo. Deste total, R$70 milhões já foram recebidos e o restante será pago em duas parcelas, em 2019 e 2021. Segundo Pracownik, o clube é merecedor deste valor, superior às fatias que cabem aos outros clubes brasileiros.

“O Flamengo vai sempre lutar pelos seus interesses. Temos que ganhar mais do que os outros times, simplesmente porque merecemos ganhar. O Flamengo tem a maior e melhor torcida do mundo, muito mais exposição na mídia e, portanto, uma marca mais valiosa que atrai mais patrocinadores. Mesmo os outros clubes arrecadam mais por causa do Flamengo, isto na  medida em que o Flamengo leva mais torcedores aos jogos em que eles são os mandantes e têm direto à renda. O Flamengo é um trem pagador do futebol brasileiro, dá dinheiro para todos, porque é grande. Então nosso lugar é um lugar de merecimento”, disse o vice-presidente, para depois completar com uma observação.

“Talvez esta não seja uma distribuição de receita mais saudável que o Flamengo tenha que buscar. A fatia de TV ainda é muito alta no clube em proporção as demais receitas. O Flamengo vem trabalhando, principalmente pelo departamento de Marketing, para uma divisão, uma dispersão maior de suas fontes de receita. E é aí que entra o estádio. O estádio, no mundo inteiro, é uma das principais fontes de receita dos demais clubes. Tenho certeza que com um estádio próprio ou com a exploração de um estádio, no caso por exemplo da possibilidade do Maracanã vir ao Flamengo, nós vamos ter uma fonte de receita muito grande. E essa sim pode ser uma medida muito importante para o equilíbrio econômico-financeiro do clube no longo prazo”, concluiu.

O maior patrimônio do Flamengo, a Nação Rubro-Negra, também tem papel fundamental nas finanças do clube. Entre as receitas do futebol, R$39,33 milhões vieram de bilheteria e R$26,47 milhões do Programa Nação Rubro-Negra, valores que, somados (R$65,8 milhões), quase igualam a receita proveniente dos patrocinadores, que foi de R$68 milhões em 2016.

“A importância (da torcida) é absurdamente grande. Primeiro pelas receitas diretas. O sócio-torcedor oferece ao torcedor do Flamengo a participação direta na receita do clube. Ele coloca o dinheiro, o dinheiro vai para o clube, o clube o utiliza em benefício do futebol. É democracia na veia, participação direta. A bilheteria também é uma participação direta. Mas também existe a participação indireta do torcedor. A questão é que a grandeza do clube e a credibilidade que nós temos junto aos demais stakeholders e participantes no mercado vêm do tamanho da nossa torcida. Cada vez que eu vou a um patrocinador, mostro para ele a imensidão de nossa torcida que está distribuída por todo o país, apresento dados que comprovam a exposição que o Flamengo e, assim comprovo os benefícios inigualáveis de se associar sua marca a do Flamengo. Da mesma forma, do tamanho e da distribuição geográfica de nossa torcida decorre a imensa procura por produtos licenciados do Clube do qual recebemos uma comissão por produto oficial vendido. Então, a maior dependência que nós temos, seja direta ou indiretamente, é dos nossos torcedores. A grandeza do Flamengo, a potência, a credibilidade que o Flamengo tem, ela é absolutamente dependente dos nossos torcedores. E isso a gente sempre pôde contar”, disse.

Respondendo aos descrentes na solidez e na responsabilidade financeiras do clube, Pracownik tranquilizou os rubro-negros e garantiu que o Flamengo sabe muito bem “de onde tira seu dinheiro”.

“O Flamengo tira dinheiro dos seus próprios esforços. O clube nunca deixou de honrar um compromisso desde que a gente assumiu. As pessoas deveriam estar preocupadas com os clubes que efetivamente pegam dinheiro emprestado dando passos maiores que suas pernas. O PROFUT estabelece que os clubes podem utilizar até 80% de sua receita com o futebol. Em 2016 nosso percentual foi em torno de 50%. Esse tipo de preocupação é sem fundamento, desnecessária, jocosa, e fruto de um pensamento de pessoas que ficaram presas em um passado que já acabou há muito tempo e elas teimam em não enxergar. O Flamengo hoje é um clube solvente, competente, que paga em dia e que, mantida essa política de seriedade e profissionalismo, não terá nenhuma preocupação para o futuro em relação a isso. E o Flamengo é um clube que investe. E os investimentos estão começando a trazer resultados. Já trouxeram no ano passado e tenho certeza que a partir desse ano os resultados serão ainda melhores e mais eficientes”, afirmou Pracownik, que revelou seu sentimento como torcedor em fazer parte desta nova era do Flamengo.

“O sentimento, como de todos, é de orgulho, mas também um sentimento enorme de gratidão. Poder participar de um momento como este é muito importante, aí sim como torcedor, como um apaixonado pelo clube. Essa oportunidade que me foi concedida é um privilégio, uma honra muito grande”.

Fonte: Site Oficial Flamengo

Assuntos:Claudio PracownikfinançasFlamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
89 Comentários
  • Giulia Vargas disse:
    20/04/2017 às 10:05

    Mengoo
    O Balancete é contigo
    Cuide da retenção
    Cadê os demonstrativos
    do resultado do exercício?
    com meu banco sagrado
    e a CND na mão
    O balanço é nosso
    Vai começar a festa

    Da lhe da lhe da lhe ooohhh

    Pregão do meu coração

    Reply
    • Rodrigo Oliveira disse:
      20/04/2017 às 10:09

      kkkkkkkkk
      Boa!! kkkkkkk

      Reply
    • Douglas Pedro disse:
      20/04/2017 às 10:18

      Virou empresa
      Flamengo tine acabou.

      Flamengo o Arsenal do Brasil.
      Que tipo de torcedores que apoiam isso?
      Como pode aceitar o flamengo se transformar nisso?

      2 míseros titulos dessa gestão lavagem de dinheiro

      BAP 2019
      A salvação!

      Reply
      • Giulia Vargas disse:
        20/04/2017 às 10:27

        Eu prefiro o Landim como candidato em 2019.

  • Nick Sousa disse:
    20/04/2017 às 10:07

    A receita do palmeiras no ST ano passado foi só um pouco maior, mesmo com a diferença grande no número de sócios, esse ano com certeza a gente supera com sobra e se garante com o melhor programa de sócio-torcedor do Brasil.

    Reply
    • Douglas Pedro disse:
      20/04/2017 às 10:19

      Temos que superar em titulos também.
      Flamengo não é empresa.
      Palmeiras ganhou titulo.
      Flamengo do Bandeira se tranformoj em empresa que caga pro futebol. Estão acabando com o maior time do Brasil

      Fora Bandeira Godinho

      Reply
      • Louhan Sodré disse:
        20/04/2017 às 12:34

        Shiuuuuu… Você ouviu isso? Ouviu esse barulho?

      • Junior Alemão disse:
        21/04/2017 às 10:45

        Caro retardado, estava me segurando para não lhe responder. Quantos títulos o poderoso Parmera ganhou nos últimos 25 anos, animal? Quantos rebaixamentos? Qual a situação do time antes e depois do atual patrocinador colocar grana lá? Quanto tempo isso vai durar?
        Vc parece não ter mais de 10 ou 15 anos, mas se tiver vontade, pesquise sobre a Parmalat e veja o que aconteceu com o Parmera depois que ela saiu. E se o Parmera não tivesse dinheiro ano passado, acha que seria campeão? Vai estudar rapá! SRN

    • JOSE PICOLI disse:
      20/04/2017 às 10:37

      Outros Times tinham que ter coragem de apresentar o balanço. Sócio torcedor do Palmeiras falam que tem + 120000 destes + de 40000 são devedores e permanece no controle.

      Reply
  • Douglas Pedro disse:
    20/04/2017 às 10:19

    Virou empresa
    Flamengo tine acabou.

    Flamengo o Arsenal do Brasil.
    Que tipo de torcedores que apoiam isso?
    Como pode aceitar o flamengo se transformar nisso?

    2 míseros titulos dessa gestão lavagem de dinheiro

    BAP 2019
    A salvação!

    Reply
    • Leonardo Falcão disse:
      20/04/2017 às 10:29

      ??????

      Reply
    • Lucas Gonzalez disse:
      20/04/2017 às 10:39

      Tinha que banir um cara desse da internet

      Reply
      • Douglas Pedro disse:
        20/04/2017 às 10:48

        Mais um torcedor de presidente

    • O. JUNIOR disse:
      20/04/2017 às 10:45

      Filhão..
      Você não entende coisa alguma de finanças e administração.

      HOJE EU TENHO ORGULHO DE SER FLAMENGO??

      Reply
      • Douglas Pedro disse:
        20/04/2017 às 10:48

        Entendo de futebol.
        Serve?
        Orgulho de estar há 3 anos sem ganhar nada?
        Rs

      • O. JUNIOR disse:
        20/04/2017 às 10:57

        O torcedor do Flamengo é inteligente. E sabe que o futebol não tem mais espaço para administrações amadoras.

        “Não se colhe os melhores frutos, quando não se prepara a terra”

      • André Ferreira disse:
        20/04/2017 às 15:44

        Finish him… kkkkkkkkkk

    • Bernardo Mesquita disse:
      20/04/2017 às 10:55

      O que que o BAP vai mudar na administração geral do clube? Ele é o idealizador disso, jundo com Wallin, EBM, e o próprio Pracownik, entre outros…

      Apoiaria o BAP também sem problema nenhum, desde que não volte aquela corja antiga, qualquer um dos azuis é bem vindo…

      SRN

      Reply
      • Nick Sousa disse:
        20/04/2017 às 10:58

        Isso que é bom, independente de quem comandar a filosofia é a mesma

      • Bernardo Mesquita disse:
        20/04/2017 às 11:01

        Exatamente…

      • André Ferreira disse:
        20/04/2017 às 15:43

        Problema meu com BAP é só um…. Ele pensa que o ego dele é maior q o Flamengo….. e isso é perigoso.. tirando isso até acredito na seriedade e honestidade dele, como todos os demais blues… SRN

    • João Vitor disse:
      20/04/2017 às 10:59

      Nas outras Administração era monte de títulos ne? kkk
      Patricia Amorim conquistou o que? vários cariocas kkk
      A “melhor gestão” em termos de titulo foi a campeão brasileiro de 2009 e copa do brasil se não me engano 2007/08 em termos de titulo o resto ficava enganando com esses cariocas.

      Reply
      • André Ferreira disse:
        20/04/2017 às 15:38

        Fora os infindáveis quase rebaixamentos ano sim outro também….. chacota de ver os rivais sempre na libertadores ou zoando as eliminações patéticas e precoces… tem torcedor modinha demais com a memória curta….. SRN

    • Valmir disse:
      20/04/2017 às 11:02

      Como você quer jogadores como Diego, Donatti, Conca, Guerrero, Trauco, Everton Ribeiro, Neymar Messy, Cristiano Ronaldo sem dinheiro? No estilo finge que paga e eu finjo que jogo?
      Apaga aí que ainda dá tempo.
      SRN

      Reply
    • Filipe disse:
      20/04/2017 às 11:08

      Só falou asneira.

      Reply
      • André Ferreira disse:
        20/04/2017 às 15:36

        Mas põe muita… muita asneira nisso!!!! tem lógica não……

    • Daniel Barros disse:
      20/04/2017 às 11:50

      Tenho críticas no futebol sobre a atual gestão – mas falar de em gestão lavagem de dinheiro é bem sério.

      Reply
    • Gabriel Braga disse:
      20/04/2017 às 13:45

      Também concordo que faltam os títulos.Mas tenho certeza que eles estão muito próximos e acho que esse ano a gente leva o brasileiro e a Copa do Brasil.

      E outra,do jeito que vc fala parece que o Flamengo era um bicho papão de títulos,entrou essa diretoria e eles resolveram pagar dívidas e deixar o futebol de lado.Se vc não se lembra de 1987 a 2012,um período de 25 anos,ganhamos apenas 4 títulos relevantes (2 brasileiros e 2 Copas do Brasil),ou seja,já vínhamos em decadência e pra retomar o caminho do topo só saneando o clube, como vem sendo feito. Claro que isso não impede a torcida de cobrar resultados.

      Reply
  • Marcus roberto rodrigues perei disse:
    20/04/2017 às 10:26

    Primeiro passo para ser um eterno campeão é ter dinheiro na mão. Sem dinheiro é sorte eventual com pequenos títulos.

    Reply
  • O. JUNIOR disse:
    20/04/2017 às 10:50

    Desde o ano passado que voltei a acompanhar o FLAMENGO. E foi em razão desta administração.

    HOJE EU TENHO ORGULHO DE SER FLAMENGO ??

    Reply
  • Felipe lopes disse:
    20/04/2017 às 11:01

    Q se eternize essa diretoria até onde Deus permitir a vida deles na terra.

    Reply
    • Bernardo Mesquita disse:
      20/04/2017 às 11:11

      kkkkkkkk muito bom!

      Reply
    • Gerson disse:
      20/04/2017 às 11:19

      Amém!!! Melhor comentario do século nessa pagina….kkkkkkkkkk

      Reply
  • Helio Silva disse:
    20/04/2017 às 11:11

    Olá amigos – Eu não entendo a fórmula de notificação das receitas , sempre apresentando
    fundamentação confusa , muitas das vezes dando a entender outras não , enfim , eu procuro
    observar, os caminhos que o dinheiro faz ,concomitantemente com os despendi-o das moedas
    dirigidas aos pagamentos de contratos renovados ou ao adquirir algum atleta , ha muito tempo
    em falta no Flamengo. Eu vejo uma equipe desfalcadas de valores técnicos , tornando-a fraca
    sem condições de reação , sem comando . dependendo apenas de alguns valores disponível ,
    com o exemplo do Diego , que é sem dúvida o carácter máximo a disposição da vontade férrea
    enquanto em campo do jogo , e que certamente fará muita falta em sua dolorosa ausência . EU
    tenho alertado ha mais de ano ao presidente E . Bandeira de Mello , procurando sensibilizá-lo
    em aquisições que componha um elenco digno da raça , do manto sagrado e da honra de servir
    o Clube de Regatas do Flamengo. Mas sua excia se dispõe contratar os velozes Cirino e Berrio
    duas porcarias que deveriam ser investidos como fundistas , por que jogador de futebol não são.

    Quanto ao Cirino , como pode uma pessoa , economista ser investido presidente do
    maior clube do mundo , assinar o contrato confuso como o do Cirino , condicionado venda deste
    bonde sem reboque , que obriga o Flamengo vendê-lo caso não consiga , teria que pagar milhões
    em causa rescisória na devolução do atleta esse valor absurdo , inconsequente para um mandatário do maior clube do Brasil .

    Sou apenas um apaixonado como milhões de outros predestinados ao sofrimento,
    pelos atos inconsequentes de um presidente que se faz de ingênio nesta questão, coisa que eu
    não posso acreditar , quando relembro dos atletas adquiridos com preços absurdos , sem nada
    positivo à apresentar , como Mancuello , Cirino , Berrio e outros recebendo a peso de ouro sem
    contra partida técnica compatível com os valores pago .

    Corremos nós o risco de nada ter a comemorar , a não ser um caneco no carioca
    ganho em oito anos na gestão Eduardo Bandeira de Mello, onde 2018 teremos apenas o prazo
    final livrar-mo-nos da pecha de fregues eterno do futebol carioca , e o departamento financeiro
    se manifesta com muita alegria pela posição invejada por todos os co-irmãos , que preferiram os
    títulos que fazem a alegria dos torcedores, as a gestão atual , preferiu perdoar a predadora dona
    Patricia Amorim e o ex-presidente Kleber Leite, que só na sua gestão os prejuízos dobraram

    Saudações Rubro Negras

    Reply
    • Gerson disse:
      20/04/2017 às 11:42

      Olha palavras de uma pessoa totalmente assisada, parabéns
      pelo texto. No intato eu discordo das criticas feitas ao Eduardo Bandeira de
      Mello! Acho q ele é o exemplo a ser seguido por muitos dirigentes no Brasil!

      Reply
    • Ricardo Célio disse:
      20/04/2017 às 12:06

      Parabéns pelo texto…. de fato apesar da boa gestão do ponto de vista financeiro o EBM cometeu alguns erros em contratações… essas q vc citou se destacam… Espero q fiquem só nessas.

      Reply
  • Thiago disse:
    20/04/2017 às 11:26

    Excelente! Flamengo exemplo de gestão, não apenas no futebol, mas para todo país que tanto carece e precisa de gestões sérias, competentes e transparentes.

    Reply
  • O. JUNIOR disse:
    20/04/2017 às 11:49

    Globo Esporte..

    14 de Dezembro de 2027

    Ontem com o Estádio Nação Rubro Negra lotado, com um público de mais de 100 mil apaixonados torcedores, o Clube de Regatas do Flamengo, conquistou o seu 15° título brasileiro. O atual campeãoda da Libertadores só precisa vencer mais dois jogos para levantar a taça do Mundial de Clube da FIFA pela sexta vez. O Real Madrid tentará quebrar um tabu de 3 anos seguidos sem ganhar de um dos maiores times do mundo.
    Quem poderia imaginar, que, lá em 2017 quando o Flamengo perdeu a final do Mundial de Clubes da FIFA para o mesmo Real Madrid, que contava com um dos maiores jogadores do mundo, o português Cristiano Ronaldo, hoje técnico do time espanhol.
    Vinicius Júnior, hoje jogando do outro lado reconhece a superioridade dos Rubro Negros. .”Nós sabemos que a equipe do Flamengo hoje é uma das melhores do mundo, vários jogadores que estão lá, são companheiros meus de seleção, onde fomos campeões da Copa do Mundo no Catar e na Copa do Mundo de Seleções da Inglaterra em 2026, mais vamos tentar fazer uma marcação forte e tentar ganhar deles”. Completou o artilheiro da última edição da Liga dos Campeões, Vinicius.

    Reply
    • Antonio Carlos Teles Araujo disse:
      20/04/2017 às 12:35

      kkkkkkkkkkkkkkkk
      Muito bom !!!!!!

      Reply
    • Valner Almeida disse:
      20/04/2017 às 14:12

      Muito boa. kkkkkkkk

      Reply
    • André Ferreira disse:
      20/04/2017 às 15:33

      huashuashuashuashuashuashauhuashuashuas… Mitou!!!!!!

      Reply
    • Daniel Felix disse:
      20/04/2017 às 15:58

      Muito bom mesmo! mas acho que se formos para a final do mundial neste ano nós vamos atropelar o pequeno madrid. rs

      Reply
  • Marcelo Reis disse:
    20/04/2017 às 14:06

    Em 2013, primeiro ano da nova gestão, o Fla tinha um patrimônio negativo em torno de R$440 milhões, que passou, agora, para cerca de R$95 milhões. Uma redução superior a 360% no período. REDUÇÃO DE 360%?!?!?. Esse cara não sabe fazer conta não??? Redução de 78,4%!!! MEU DEUS!!!

    Reply
    • André Ferreira disse:
      20/04/2017 às 15:23

      Cara… q tóxico foi esse q vc usou?? kkkkkkkkkkkkkk ainda dá tempo de vc reler seu comentário!!! kkkkkkkkkkkkkk SRN e pode comprar uma tabuada aí q a coisa tá feia…. huashuashuas

      Reply
      • Marcelo Reis disse:
        20/04/2017 às 15:35

        Eu????? Acho que vc está enganado. Quem escreveu a meteria é que não sabe fazer conta. Nada pode reduzir mais de 100%, pois de vc reduz sua dívida em 100%, significa que vc zerou a dívida. A redução da dívida foi de 78,4%. Sabe fazer essa conta? 440 – 78,4% = 95. Na verdade quem escreveu a matéria confundiu as coisas, se a dívida tivesse subido de 95 para 440, signicaria que ela teria tido um aumento de 360% (95 +360%=440).

        Seria melhor vc ter ficado na sua. Assinou atestado de burro.

      • Fabricio Schleder Dantas disse:
        20/04/2017 às 16:38

        Vou dar uma última oportunidade Marcelo para rever seu cálculo. Quem assinará tal atestado será você mesmo. E sim, posso falar com.propriedade porque sou auditor fiscal….

      • Marcelo Reis disse:
        20/04/2017 às 17:50

        Então diga o que está errado animal!! Por favor não insusta com sua ignorância. Com certeza vc não é auditor de nada, pois se fosse saberia fazer conta e com sua insistência está mostrando que não sabe. Se está errado mostre!!! Não vai mostrar por que não sabe fazer conta, pois se soubesse não questionaria algo tão elementar. DIGA AÍ O QUE ESTÁ ERRADO!! Muito burro!

      • Marcelo 81 disse:
        20/04/2017 às 19:43

        O que está errado é o seu referencial.

      • Marcelo Reis disse:
        21/04/2017 às 11:26

        Não seja vago. Se vc fizer uma conta errada, direi exatamente onde está o erro, seja objetivo é diga onde está o erro e calcule de maneira correta. Sabe porque vc não vai fazer isso? Por dois motivos:
        1) eu estou certe e tenho absoluta convicção disso.
        2) vc não sabe fazer conta, pois se soubesse não estaria falando tanta bobagem.

      • Marcelo Reis disse:
        20/04/2017 às 15:37

        “Em 2013, primeiro ano da nova gestão, o Fla tinha um patrimônio negativo em torno de R$440 milhões, que passou, agora, para cerca de R$95 milhões. Uma redução superior a 360% no período. ” isso tá escrito na matéria, mão fui eu que escreveu não!

      • Marcelo 81 disse:
        21/04/2017 às 14:37

        Considera 95 como sendo 100%. 440 – 95 = 345… 345 = 360% de 95. Facil, facil. Aprendi isso no jardim de infancia.

      • Marcelo Reis disse:
        21/04/2017 às 15:52

        Kkkkkkkkkkkk!!!!!

        Isso seria se fosse crescimento. Se a base fosse 95 e CRESCÊSSEMOS 360%, chegariamos a 440. Mas a questão é que estamos falando de redução!!! Nada pode reduzir mais que 100%, pois se vc tem 440 e reduz sua dívida em 100%, significa que vc zerou a dívida. Agora responda como podemos reduzir algo em 360%??? Faça a conta animal!! 440 – 78,4% = 95. Portanto a redução foi de 78,4%.

        Vergonha alheia!!

      • Marcelo 81 disse:
        21/04/2017 às 17:45

        Tudo depende da referencia. Vai ser burro assim no inferno.

      • Marcelo Reis disse:
        21/04/2017 às 19:41

        Desisto de vc. Com certeza vc não é auditor. NADA PODE REDUZIR MAIS DE 100% ANIMALLLLLL!!!!!! Tudo que vc reduz 100% você zera!!! Tá difícil de entender?!?!?! Uma dívida de 440 se for reduzida em 100%, significa que vc zerou a dívida. Uma redução maior de 100% deixa de ser dívida.

        Deve ser auditor de trânsito.

      • Marcelo 81 disse:
        21/04/2017 às 19:54

        Quem disse que sou auditor? Além de não saber fazer conta fugiu da aula de leitura? Pior analfabeto é aquele que não quer aprender.

      • Marcelo Reis disse:
        21/04/2017 às 21:03

        Ainda bem que não é. Seria lastimável existir dois auditores que não sabem fazer conta. Já basta o Fabricio, que pelo menos viu a bobagem que estava falando e se retirou. Agora, se vc tivesse pelo menos a preocupação de procurar alguem para te explicar como se faz conta, já não estaria mais passando vergonha ao insistir num erro tão elementar. Aceita que fica menos vergonhoso

      • Marcelo 81 disse:
        22/04/2017 às 03:46

        Vc deve ter aprendido a fazer contas com o Lula. É Burro e arrogante. Estava tentando te ensimar algo mas é impossível ensinar contabilidade para um analfabeto.

      • Marcelo Reis disse:
        22/04/2017 às 08:55

        Vc não pode ensinar o que não sabe. Fica calado que a vergonha é menor. Não insiste em algo que vc não entende. Mais uma vez. Diga se está errado. 440 – 100%. = 0, logo é impossível reduzir a divulgação da em mais de 100%. Não insiste pois está fazendo papel de idiota.

      • Marcelo 81 disse:
        22/04/2017 às 11:03

        Come capim porque gosta. Sou contador. Quando se analisa balanço o bp atual é a referencia. Ou seja. 100%. A divida antiga era superior a atual em 360%. Entendeu? Sua anta.

      • Marcelo Reis disse:
        22/04/2017 às 13:55

        Nisso eu concordo com vc. A dívida era 360% maior do que a de hoje, nisso vc tá certo. Mas o texto diz que houve uma redução de 360% da dívida é isso está completamente errado. Ou vc não leu ou está tentando consertar a bagagem que vc vinha defendendo.

      • Marcelo 81 disse:
        22/04/2017 às 14:18

        Se vc concorda entao assunto encerrado. Se a divida era 360 % maior que a atual, para se chegar no atual patamar teve que ser reduzida em 360%. Fim de papo.

      • Marcelo Reis disse:
        22/04/2017 às 17:31

        A dívida era 360% maior que a atuar, o que significa que ela é 78,4% menor do que era. O que obuseira escreveu e vc vinha concordando até agora era que a dívida teve uma REDUÇÃO DE 360%!!! ISSO ESTÁ ERRADO!!

      • Marcelo 81 disse:
        22/04/2017 às 18:47

        Presta atenção, a dívida hoje é 100%. Três anos atrás ela era 460% do que é hoje. Para chegar no que ela é hoje teve que ser reduzida em 360% com BASE no valor atual. Não preciso de calculadora para fazer conta simples. Burro pra kct.

      • Marcelo Reis disse:
        22/04/2017 às 18:49

        Foda-se, quer ser burro, seja. Eu é que não vou ser teimoso de tentar explicar algo para uma anta.

      • Marcelo 81 disse:
        22/04/2017 às 18:54

        Vai fazer um telecurso antes de chamar alguém de burro. Analfa

      • Marcelo Reis disse:
        22/04/2017 às 19:01

        440. – 10%= 396
        440 – 20% = 353
        440 – 30% = 308
        440 – 40%= 264
        440 – 50% = 220
        440 – 60%= 176
        440 – 70%= 132
        440 – 78,4%= 95.
        Portanto houve uma REDUCACAO de 78,4%.

        Se a dívida fosse 95 e tivesse aumentado para 440, isso seria um AUMENTO de 360%.

        DESISTO BOA SORTE. Estude para debater.

      • Marcelo 81 disse:
        22/04/2017 às 19:36

        Muito sem noção. Vai se tratar. Que parte do ” A REFERÊNCIA É 95″ vc não consegue entender?

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 00:30

        A base seria 95 se fosse crescimento, vai de um valor mais vaixonoara um mais alto. Como estamos falando de redução, base de cálculo é 440, pois se é redução te que ir do mais alto para o mais baixo. Chama um alfabetizado aí pra te explicar pessoalmente.

      • Marcelo 81 disse:
        23/04/2017 às 08:03

        Voce agora quer mudar as regras de analise de balanço? Kkkkkkkk… Muito louco.

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 10:46

        Tá bom. Melhor explicar para uma anta. Se vc não entende depois de tanta explicação é porque vc tem déficit de intelecto. Boa sorte na vida, pois com tanta burrice é teimosia, vc vai precusar.

      • Marcelo 81 disse:
        23/04/2017 às 11:01

        A única anta aqui é vc, que teima em discordar de um profissional de finanças, um auditor e um contador. Burro pra caramba. Não sabe nem o que é referencia. Não sabe o que é porcentagem. Não sabe o que é Análise de Balanço. Não sabe nem se expressar. Um dia você vai descobrir que num BP existe uma coisa chamada Patrimônio Líquido e que ele pode ser positivo ou negativo, e que as análises do patrimônio são feitas com vários exercícios financeiros e que o atual é a referência. Não se faz análise de balanço com projeções futuras. Mas é impossível que vc aprenda isso. QI de ameba.

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 11:58

        Kkkkkk profissional de finanças que não sabe fazer conta. Vai morrer de fome!!!! Não deve nem ter o 2o grau. Se fosse humilde poderia aprender, mas é arrogante e mentiroso (duvido que seja profissional de financas)

      • Marcelo 81 disse:
        23/04/2017 às 12:05

        Burrolo… profissional de finanças é o vice presidente do Flamengo. Sou contador de formação e trabalho na área de finanças da Administração Pública, concursado e muito bem classificado. Vc que é um perfeito idiota que não tem a humildade de admitir o erro. Acha que sabe matemática só porque sabe a tabuada de 2. Muito mongolóide. Não sabe nem o que é base de uma porcentagem e tá se achando. Nunca vi uma pessoa tão idiota que se acha o mestre do saber…. Já falei… tá querendo saber mais que um profissional das finanças (Vice do Flamengo), um auditor fiscal (internauta que participou do início da discussão) e de um contador (Eu mesmo). Ficou mais fácil de entender agora? Anta com deficiência mental!

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 12:21

        Por isso que esse país tá uma merda. Até analfabeto tem diploma. SRN

      • Marcelo 81 disse:
        23/04/2017 às 12:51

        O país está nessa merda porque até presidente com o mesmo nível de instrução que você já esteve no poder. E se eu sou analfabeto você é o que? nem diploma de ensino fundamental deve ter…

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 13:42

        Sou pôs graduado (MBE) em economia pela UFRJ. professora Dalia Maimon. Instituto de Economia da UFRJ. Ano 2010. Pesquisa lá. Marcelo Reis

      • Marcelo 81 disse:
        23/04/2017 às 14:11

        Me admira uma pessoa formada num curso de especialização em economias não saber o que é análise de balanço. Curso muito fraco da UFRJ. Melhor seria fazer na FGV. Se eu soubesse que estava discutindo com uma Dama o tratamento seria outro. Por oportuno, há um conflito de gênero no seu texto… se é pós graduado como pode ser professora? ou é pós graduada ou é professor… A UFRJ não tem um cursinho de verão de gramática da língua portuguesa? e outra coisa é MBA e não MBE… fala sério! SRN

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 17:58

        Professora Dalia é a coordenadora do curso. ANIMAL!!!!!

      • Marcelo 81 disse:
        23/04/2017 às 18:12

        Vai aprender a escrever … como pode a UFRJ deixar um analfabeto fazer um curso sem ao menos fazer uma prova de redação?

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 18:04

        Kkkkkkkkk

        MBA = master Business Administration (mestre em Administração de negócios)

        MBE= master Business Economy (mestre em economia de negócios)

        Vai estudar antes de falar MERDA!!!

        ANIMAL!!!!

      • Marcelo 81 disse:
        23/04/2017 às 18:11

        falou tudo… Economia… Economista não sabe de porra nenhuma… Não sabe Administração, Contabilidade e, pelo visto, nem Português. Não vou mais desmerecer uma senhora… mas vc tem que ter mais educação Professora Dalia….

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 18:20

        Kkkkkkkkk
        MBA = master Business Administration (mestre em Administração de negócios)
        MBE= master Business Economy (mestre em economia de negócios)
        Vai estudar antes de falar MERDA!!!
        ANIMAL!!!!

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 00:06

        Retardado!!!!! O maximo que vc pode reduzir alguma coisa é em 100%, pois se vc reduzir algo em 100%, vc “zera” essa coisa. Se reduzirem seu salário em 100%, significa que não te pagarão nada. Então como pode reduzir a dívida em 360%?!?!?? Vc está confundindo as coisas. Faz a conta aí animal!!! 440 – 360% = +1.140. Ou seja, se reduzir uma dívida em 360%, ela deixa de ser dívida e passa a ser superavit de 1.140.000.000,00. O contador, chama uma moleque da 5a série de escola estadual que ele te explica. BURRO DESSEJEITO NÃO DEVERIA SE CHAMAR MARCELO

      • Marcelo 81 disse:
        23/04/2017 às 08:11

        Porcentagem é uma simples proporção onde a base é pre definida. Se 95 é a referencia, ou seja, 100% tres anos atras a divida era 460% do que é hoje. Vc tem algum tipo de demência, só pode.

      • Marcelo Reis disse:
        23/04/2017 às 10:48

        Sim 360% maior do que é hoje. Isso é uma grandeza de crescimento (maior). Só que a matéria fala em redução (menor). Desisto de vc. Vc é 369% mais burro que uma anta.

      • Marcelo Reis disse:
        22/04/2017 às 17:33

        Vc é BURRO DEMAIS!!! Desisto!!!! A dívida reduziu 78,4% e não 360%!! Pega a porta da calculadora e faz conta animal!!!

      • Marcelo Reis disse:
        22/04/2017 às 08:57

        Vc não pode ensinar o que não sabe. Fica calado que a vergonha é menor. Não insiste em algo que vc não entende. Mais uma vez. Diga se está errado. 440 – 100%. = 0, logo é impossível reduzir a divida em mais de 100%. Não insiste pois está fazendo papel de idiota.

  • EuMeSmObYmYsElF disse:
    20/04/2017 às 15:20

    e tem gente que critica porque nao ganhamos carioca..

    Reply
  • Daniel Felix disse:
    20/04/2017 às 15:53

    Para quem não sabe ou esqueceu, não custa lembrar: Como precisamos dar continuidade aos “blues” na política e o clube seguir alinhado com os padrões estabelecidos, A chapa azul lançará seu futuro candidato e sucessor de Bandeira de Mello no comando dos “blues” será Pracownik. Como sou sócio do clube, já deixo claro meu voto e espero que quem for sócio aqui também siga.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

3 1

Flamengo vence Palmeiras fora de casa e sobe posições no Brasileirão

15 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

4
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

O esclarecimento do lateral do Lyon sobre rumor de proposta do Flamengo

14

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

27 73
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

67 6

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

4 1
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. cenario musical brasil em Os 15 Jogadores de Futebol Mais Ricos do Mundo: Renda, Carreira e Investimentos

    Ótimo artigo! Obrigado por compartilhar. Mantenha com o bom trabalho. Já favoritei!

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo