O elenco do Flamengo voltou aos trabalhos na manhã desta terça-feira depois de uma segunda-feira de descanso. No gramado do Ninho do Urubu, os jogadores iniciaram a preparação para o clássico contra o Vasco no próximo sábado, às 18h30(de Brasília), pelas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Disposto a aproveitar a semana livre, fato raro no atual calendário do futebol brasileiro, o técnico Zé Ricardo pegou pesado com os atletas, exigindo bastante.
Na atividade, os atacantes eram obrigados a marcar em uma trave tão logo conseguissem marcar um gol na outra trave. O meia Ederson, que vem lutando contra uma série de lesões, esteve na atividade, mas ainda não tem previsão de retorno aos gramados.
“Vamos marcar, correndo, fechando espaços. Vamos, vamos. Em cima”, gritava Zé Ricardo.
O volante Rômulo e o meia argentino Federico Mancuello trabalharam de maneira diferente e também não definiram quando vão poder voltar a jogar, pois sofreram, pequenas lesões. Alguns outros atletas, como o meia Diego, ficaram reforçando a musculatura boa parte do tempo.
“É importante aproveitar essa semana livre para treinar e trabalhar aquilo que não vem dando certo. O Flamengo tem jogos importantes pela frente e precisamos chegar bem neles”, afirmou o zagueiro Rafael Vaz, que apareceu na atividade com o cabelo batido, cortado fininho, deixando de lado a cabeleira.
Para o jogo contra o Vasco, o Flamengo não poderá contar com o lateral-direito Pará, que foi expulso no empate por 1 a 1 com o Fluminense no domingo passado, no Espírito Santo. Assim, a tendência é que Rodinei seja escolhido para o setor. Alguns titulares poderão ser preservados, uma vez que na quarta-feira da próxima semana o time carioca recebe o Atlético-PR pela Copa Libertadores.
Nesta quarta-feira o elenco do Flamengo volta a treinar na parte da manhã, quando Zé Ricardo poderá iniciar um esboço do time que vai a campo. A atividade, porém, deverá ser a maior parte do tempo fechada para a imprensa.
Fonte: Gazeta Esportiva
O problema é tático. Não vejo falta de vontade nesse elenco. O Flamengo se fecha para defender e se abre para atacar. Os jogadores estão muito longe uns dos outros e isso dificulta na criação. As vezes tem um jogador sozinho em uma parte do campo e sobem dois do adversário pra marcar, aí o cara fica sem opção, perde a bola e da um contra ataque de graça pro adversário. Tem q fechar o time pra fazer tabelas e dessa forma a habilidade de alguns jogadores vai ficar muito mais em evidência. Enquanto o Zé não se ligar q precisa mudar a maneira do time jogar, pode gritar o quanto quiser com os caras q não vai adiantar nada
Para isso, um sistema mais fechado (4-2-3-1) seria mais interessante, com a zaga subindo (para marcar em bloco) e os dois volantes dando volume de jogo (eis, a opção pelo Rômulo e Arão). Porém, dada a lentidão dos volantes, acabamos tendo buracos atrás. Por outro lado, se optarmos pelo outro esquema tático (4-1-4-1) e o M. Araújo como “único volante”, resolvemos o problema dos buracos defensivos, mas em contrapartida…
Excelente comentário! &;-D
Ednei vc citou a palavra chave q causa a não compactação do time “zaga subindo (marcando em bloco)”. Algumas vezes já citei nos comentários q a zaga não sobe por ser muito lento e ficam com medo de perder na velocidade… Não sei se isso é feito por orientação, mas no jogo de domingo isso ficou visível (havia uma buraco no meio de campo) mesmo tendo o melhor volante do mundo, rs…
Exato! Por isso, não vejo o Donatti tão promissor (já que também é um zagueiro lento). Então, o Léo Duarte se encaixaria melhor?
Em tempo: estamos em sintonia! &;-D
O problema crónico q tenho visto no fla é esse lado direito q era o setor do campo por onde levavamos mais perigo ao adversário, e agora não existem mais aquelas triangulações, sem falar na recomposição, se o Pará não fosse aquela vontade toda…
Perfeito, é o que vejo também. O maior problema do Flamengo hoje é tático. A partir da falta de compactação do time surgem outras deficiências, que comprometem inclusive o desempenho individual. Cabe ao Zé fazer as correções necessárias.
Como já comentaram, o problema é mais tático do que qualquer outra coisa.
As equipes que vão enfrentar o Flamengo já entram com essa orientação: Coloca se os laterais para ficar nos 2 pontas e Marcam forte o Diego, como Arão não busca o jogo deixam a bola com o Marcinho, ele pega a bola da uma voltinha e toca para trás nos zagueiros ou de lado nos laterais , os laterais devolvem no Marcinho e ele toca atrás para os zagueiros , ai o time pressiona e os Zagueiros dão o Chutão no Atacante !!
Eu sou contra usar o MA no time, mas se ele está lá só pra marcar e o Arao é responsável pela saída de bola, era melhor colocar alguém que sabe organizar o jogo no lugar dele.
No futebol atual das grandes equipes não existe volante que não saiba sair jogando, MA é nulo no Flamengo, e Arão precisa participar mais do Jogo, mas MA não é jogador para o Flamengo !!
Também acho, mas na vida real o treinador adora seu futebol envolvente…
Já que o MA tem que jogar de qualquer jeito pro ZR, o Arão não se torna o jogador adequado para desempenhar a função de distribuição de jogo.
Essa posição deveria ser desempenhada pelo Diego ou outro organizador.
E tá dando certo. Uma derrota no ano. Vc podia tentar ser técnico e fazer diferente
Acho q o Zé deveria ter aproveitado o ferjão pra tentar variações maiores . como o 343 ou 352. Com Arão e romulo no meio, trauco e rodinei, diego e conca mais soltos perto do guerrero
A pergunta que não quer calar: que credibilidade tem alguém para cobrar de seus comandados o que nunca soube, nem que de forma medíocre, fazer?
Com a devida vênia dos mais ilustrados, acredito que o resultado prático previsível dessa cobrança é nenhum.
Esse ze sempre diz que não é bom colocar os jovens agora, que eles tem que aprender mais, pra não queimar eles…
Se for ver bem, pra um técnico ele é novo, porque ele não pede pra sair, pra aprender mais, pra não se queimar também???
#FORAZERICARDO!
#FORAPAULOLEANDRO
Eu iria de Muralha-Rodinei-Rene-Donnati-Rever-Caramujo-mancuello-Diego-Everton-Gabriel(Berrio no 2 tempo)-Guerrero
Se for pro time erra como no 1 jogo contra o flu, que seja no carioca
Algo que muitas pessoas, jornalistas falam por que o Zé Ricardo não entra com o donatti. Por que no Brasil só podem jogar juntos três estrangeiros ao mesmo tempo, então ele teria que abrir mão do Guerrero,berrio ou trauco
No brasil pode-se jogar com 5 estrangeiros cara, ele naão coloca por que é burro mesmo.
Kkkkk de onde tirou isso de 3 estrangeiros?? Kkk tá sabendo heim??
Semana livre pra treinar= Próximo jogo sem vitoria, ou seja, estamos eliminados da Taça Rio. Que pelo menos a eliminação sirva de lição para que o time entra na quarta e ganhe do ATP, pois um resultado diferente desse, adeus libertadores.
Pode ser eliminado no carioca, essa porcaria não serve pra mais nada. O importante é o jogo da quarta-feira.
Vai pixotar um campeonato desses? Ahh.. Tem que entrar é com o sub 20
Tá explicado porque Vaz entrega tanto. Ele trabalha numa transportadora antes de ser enganador de futebol.
Tá aí resume bem oq eles acha que os atacantes tem de ser, marcadores. Técnico para time pequeno que espera conta ataque, o flamengo não tem uma jogada ensaiada os treinos se resumem em físicos, finalização e muita marcação.