Zé Ricardo explica uso de linhas extras em campo de treino

Compartilhe com os amigos

Nos últimos anos, o Flamengo tem investido cada vez mais em tecnologia e estrutura de treinos. Com o Ninho do Urubu sendo reconhecido como um CT de primeiro mundo, a inauguração dos novos campos de treino – mais próximos ao módulo profissional – mostrou que as inovações não foram apenas em equipamentos e construção.

Desde o início do ano, o elenco do Flamengo tem treinado em campos onde estão pintadas linhas tracejadas. As marcações extrapolam os limites tradicionais do campo – laterais, linhas de fundo, áreas e círculo central. E isto tem um motivo: um pedido do treinador Zé Ricardo.

Jovem e estudioso, Zé fez parte de curso de treinadores feito pela CBF em dezembro de 2016, após o Campeonato Brasileiro. Lá, teve contato com a ideia.

“Observamos nos campos de treinamento da Granja Comary algumas marcações parecidas com as que estão aqui e, através dos profissionais que lá estavam trabalhando com a Seleção sub-20, questionamos a necessidade e a razão daquelas linhas”, conta.

“Eles explicaram que, além de facilitar os jogos e treinos que fazemos em campos menores, evitando o gasto de tempo a mais para marcar com tartarugas ou fitas, são núcleos do campo onde acontecem boa parte das combinações do jogo”, diz.

Resultado de imagem para campo 5 ninho do urubu

Zé Ricardo afirma que, do ponto de vista tático, as marcações ajudam no treinamento.

“O professor da turma explicou que aquilo ali facilitava visualmente o acontecimento das triangulações, as ‘mini-sociedades’ que tanto estimulamos que eles façam. Ajuda na orientação espacial dos atletas. Pedimos a reprodução destas linhas à diretoria do clube, que prontamente aceitou”, explica.

O resultado foi aferido nos treinamentos do elenco.

“Com o dia a dia observamos que, realmente, facilitou a ocasião dos mini-jogos e também os treinos. Definimos os núcleos onde queremos que aconteçam as triangulações e isto facilitou também”, finaliza.

Fonte: Site Oficial

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • só falta funcionar nos jogos,pq até agora é só bumba meu boi,chuverinho na área

  • Gosto do estilo do Zé Ricardo, o cara deu padrão bom ao flamengo, dificilmente o time perde, tem uma boa marcação, corrigiu o problema de bola aérea e estuda todos os adversários. É bom ver bons técnicos aparecendo, principalmente o Zé Ricardo e o Jair Ventura. Corneteiros, falem o que quiserem, mas o cara sabe mais que vocês.

    • Eu vou te falar, não entendo porra nenhuma do que ele faz, mas tá dando certo.

      • Falo isso porque os cornetas só colocam de parâmetro as quatro partidas que não valiam nada. Viu como jogamos na libertadores, antes do Diego se machucar, e na seminal do ferjao? Jogamos muito bem, um time tecnico e aguerrido.

    • Claro que sabe, muitos sabem mais que a gente e não está mais no comando do time, o que é importante mesmo é ele saber mais que os nossos adversários, porque torcedor é louco!

      • Isso é verdade, a nossa paciência é igual ao mundial do palmeiras. Vamo que vamo, o ventinho perdeu pro londrina e com os titulares. Vamos jogar no society de Curitiba e trazer a vitória.

        • Trazemos 3 pontos e matamos de vez um bom concorrente.

          • Se o católica perder para o San Lorenzo, e o mengão vencer, estaremos classificados, pois a ultima rodada será ventinho e católica, sem falar que jogaremos no maraca contra a própria católica.

  • Eu fico feliz que o Zé corrigiu aquele problema que o Flamengo teve com tantos comandos diferentes, é aquele mesmo, que a cada cruzamento na área era um infarto para o torcedor.

  • Zé Ricardo no Flamengo:

    59 jogos
    35 vitórias
    15 empates
    9 derrotas
    101 gols a favor
    52 gols contra

    67,80% de aproveitamento

    CRITICA MAIS !

    • E essas 9 derrotas aí? Difícil eim…

      • Nem fala. Perdeu demais.

        Fora, Zé Ricardo !

      • Espero que estejam falando com ironia.

    • Nenhum título e eliminações para o Vasco, Fluminense e também para o poderoso Palestino.
      Afinal de contas pra que títulos? O importante é o aproveitamento do Zé!

      • Títulos estão a caminho. Realmente tivemos uma eliminação na sula com o time reserva sem ritmo e não ganhamos as taças insignificantes, mas agora vamos faturar o carioquinha e pro final do ano mais títulos virão. SRN

        • Desculpas e mais desculpas.
          Malandro é o Barça que resolveu cair fora da Champions para priorizar o campeonato espanhol, pois estava com medo de pegar essa máquina de jogar futebol que é o Flamengo na final do mundial.

          • Vai torcer pro Vasco então maluco, ta achando q foi fácil pegar o time do Flamengo, deixado em má fase pelo tão elogiado Muricy Ramalho e coloca-lo em 3º lugar do Brasileirão? Sai daqui Vascaíno. SRN

            • Imagino a dificuldade que foi com 14 jogadores com passagem pela seleção ter conseguido colocar o Flamengo em 3º no Brasileiro, torcedor de treinador.

        • DNA Rubro Negro… parabéns !!!

      • Quantos campeonatos ele começou disputando? Acorda!

        • Todos que não venceu.

      • Só fala besteira ! Pqp

        • Obrigado pela atenção, senhor da razão.

      • Zé Ricardo tem um ano de trabalho, o primeiro como profissional. Títulos são consequência de um bom trabalho e Zé Ricardo vem fazendo isso.

        • Ele tem bons números, mas desempenho em campo o Flamengo não tem na minha opinião.
          O Flamengo hoje é um time que é difícil de ser derrotado, porém não é uma equipe que encanta em campo e vence seus adversários com facilidade.
          Em 2013, 2014 e 2015 eu me contentava com resultados, pois tínhamos elencos fraquíssimos, porém desde o ano passado o cenário mudou. Ele tem peças para fazer o time jogar mais.

          • “O Flamengo hoje é um time que é difícil de ser derrotado, porém não é uma equipe que encanta em campo e vence seus adversários com facilidade.” — Perfeito! &;-D

            • Valeu, Ednei!
              Espero que essa colocação tenha deixado claro a minha opinião sobre o Flamengo atual.

          • Foi ótimo no campeonato brasileiro, mas ser 3°! Com total condição de ser campeão!

      • Lucas,
        Um contra ponto para uma reflexão.
        Quantos anos o Cuca foi treinador para o seu primeiro título de expressão?
        SRN

        • O Cuca sempre foi um pé frio danado, mas temos que lembrar que ele que montou a base do São Paulo campeã da Libertadores em 2005. Teve aquela arrancada do Fluminense para não cair que pra mim foi quase um título tendo em vista que quando ele chegou o Fluminense tinha 99% de chances de cair. Sem contar nas boas equipes que jogavam um futebol bonito como foi o do Botafogo em 2007 e Cruzeiro em 2011.
          Respondendo a sua pergunta.. o Cuca demorou 9 anos para ganhar seu primeiro título de expressão.
          Se esse seu questionamento for para me convencer que o Zé precisa de anos e mais anos de experiência para ganhar algo e que devemos esperar isso acontecer, sinto muito, mas não vai funcionar. O Flamengo não é programa de estágio para dar experiência para treinador. O elenco é muito caro e internamente a expectativa é muito alta para ter que esperar o treinador amadurecer para enfim o time começar a ganhar títulos de expressão.
          Se ele não der certo, nada impede dele sair, treinar outras equipes, ganhar experiência lá fora e retornar ao Flamengo para ser campeão.

          • Lucas,
            Eu não disse que o Zé deveria ser um Alex Fergson (ou Son of Ferg :D) isso se for campeão ou Arsene Wenger se não ganhar nada e ainda assim continuar. Apenas citei o Cuca como exemplo que fez sim ótimos trabalhos antes de conseguir ser campeão mas era sempre demitido, inclusive do Flamengo, justamente por não ter conseguido o título.

            Eu apenas quis levantar a lebre de que o trabalho dele só pode ser medido hoje por seu aproveitamento.

            Dentro dessa racionalidade que estou propondo e levando-se em conta que ele entrou na fogueira no ano passado e herdou um time montado pelo Muricy – ok depois vieram Diego e zagueiros -, esse é o ano para se cobrar mudança de postura do time.

            Então, levando-se em conta que o campeão é um só – por mais que queiramos que o Flamengo ganhe tudo -, acho razoável cobrar que o Flamengo lute por todos os títulos.

            No formato do Carioca o objetivo foi alcançado uma vez que estamos na final.

            Na Copa do Brasil o Flamengo tem de chegar pelo menos na semi-final.

            Idem para Libertadores.

            Primeira Liga tem de chegar à final.

            Campeonato Brasileiro tem de lutar pelo título até as 3 últimas rodadas pelo menos.

            Só para não gerar dúvidas: por mim o Flamengo ganharia tudo mas sabemos que o esporte é feito muito mais de derrotas do que de vitórias.

            SRN

            • Concordo que é do esporte vencer ou perder. Adoraria também que sempre fôssemos campeões, mas sei que não venceremos tudo.
              Minha preocupação é que o time não joga bem apesar de vencer. Tem time que você vê jogar bem e sabe que essa equipe será campeã. Infelizmente não vejo isso no Flamengo esse ano. O Flamengo joga hoje ao meu ver a mesma bola quadrada do Galo no ano passado sendo que eles tinham um elenco tão bom quanto o nosso de hoje e era evidente para mim que o time deles não iriam ganhar nada pelo futebol ruim que eles apresentavam.
              O Zé tem tudo para ser um ótimo treinador, mas não estou disposto a esperar que ele amadureça daqui a alguns anos enquanto ficamos só no cheirinho.

        • Outro contraponto vc quer esperar aquilo tudo pra ser campeão?

          • Ele veio a base, tem que esperar um tempo maior, Zé Ruela é um chove não molha, títulos que é importante, nenhum!

          • Ltom,

            Não, por outro lado, enquanto eu não ver uma lista de jogadores com seus respectivos empresários e o Zè continuar com um índice de aproveitamento acima de 65% eu não me sinto confortável em pedir a substituição do mesmo.

            Antes que alguém ache que estou sendo muito bonzinho, peço que note que manter um percentual acima de 65% `partir de agora é muito mais complicado do que no início do ano pois teremos apenas a final do carioca (65% de aproveitamento è igual a título), campeonato brasileiro (isso é índice para se brigar nas cabeças), Libertadores (com esse percentual se classifica com tranquilidade). etc. etc.

            SRN

            PS: só penso que devemos decidir o que queremos como torcida: títulos ou jogar bonito. Os dois juntos não ocorre com toda essa frequência e apresento dois extremos recentes desse spectro de amostragem: times do Cuca jogavam bonito e não ganhavam (até o passado recente) e times do Tite ganhavam e não jogavam bonito.

            • Não sou a favor da saída do ZR até o final do ano. O Flamengo precisa de um treinador que fique o ano todo, mesmo que ele não seja um top.

              No fim do ano iremos avaliar seu trabalho e percentil não me parece uma boa análise, visto que só o BR17 é pontos corridos.

              Com nosso elenco, tem que pelo menos brigar até o fim no BR17, ir longe nas libertas , semifinal copa do Brasil.

              • Vejo que concordamos mais do que discordamos 😀

                Tenho certeza de que estamos juntos na torcida por um ano de muitas conquistas!!

                SRN

      • Além de fazer o time jogar um futebol vistoso, evoluindo a cada jogo após um ano à frente do time, tendo peteleco e caramujo seus fiéis da balança e craques de confiança.

        Sejamos justos: eu mesmo fui um que critiquei Abel, chamando-o de ultrapassado, e apoiei a efetivação do Zé panela. Mas hoje, quem é que está jogando um futebol mais bonito, competitivo, envolvente e dinâmico?

        Pois é. .. quem gosta de número calculadora. Falemos de ATUAÇÃO e EVOLUÇÃO em campo.

        • Exatamente!
          Apoiei também a efetivação do Zé, mas a equipe não evolui mais. Ele está há quase 1 ano como treinador do Flamengo e tá na hora de sermos campeão. Não estou disposto como muitos a esperar o Zé amadurecer até pq não sabemos quando que isso se concretizará.

    • Liga não rapaziada, ele tem matricula de professor de educação física em um colégio estadual ou municipal na Vila Isabel, sei lá… certamente é ex aluna dele, ricardete !!

      • Contra fatos só há mimimi

        • e ad hominem
          SRN

        • mimimi? kkkk… tá bom Giulinha, vc que torce no sofá saca tudinho…

          • Sofá? Kkkkkkkkkkkkkkkkk

            Depois dessa eu até parei.

            Tô de malas prontas pra Curitiba amanhã. Vou assistir de algum sofá perto da Arena.

            Bjs

            • KKKKKKK, rindo até 2050…

              Curitiba? conte-me a do papagaio por favor rsrs
              Depois dessa quem parou fui eu, vai lá geração nutela, kkkkkkkkkkkkkk

            • E ai conversa fiada, gostou do desempenho do treinador zé ruela? Satisfeito com a manutenção do Jamal como titular? agora levanta o bumbum do sofá e vai mimi, modinha…

              • O time jogou bem, mas perdeu o jogo. A manutenção do Gabriel é um dos erros que Zé Ricardo comete;

                Domingo estarei na Norte e quarta-feira também. Onde vossa excelência estará?

                “Modinha”

                • Fala conversinha fiada, apareceu né, estava malocada feito ratazana né… a manutenção do Gabriel, a manutenção forçada do Vaz, o es

                  • Não, cheguei de viagem ontem a noite. Dificilmente eu apareço aqui se não for no trabalho, como é o caso agora.

                    A manutenção do Vaz foi pq Donatti não estava 100%, e isso foi bem nítido.

                    • Como sei que você e fã do profissional, e tem pouco carinho pelo clube, vou tentar nem rebater mais, a mensagem chegou pra vc picotada, mas terminei meu textinho…

                      No mais bom trabalho, mas apague suas defesas ao Zé Ricardo, ainda dá tempo !!

                    • Gosto do trabalho do profissional Zé Ricardo, e amo o Flamengo. O fato de eu defende-lo não me torna menos ou mais flamenguista que você, e sim que tenho opinião divergente. Ponha isso em sua cabeça.

                      Em nenhum momento eu disse que Zé Ricardo é perfeito, está longe disso. Não disse que concordo com tudo o que ele faz ou com tudo que a gestão faz. Que fique bem claro.

                      Como um time que finaliza 17 vezes, com 4 chances claras de gol não tem criatividade? Faltou efetividade.

                      Sinceramente não questionei quanto tempo você tem de arquibancada “e nem me interessa”. Está na moda chamar o outro de modinha, entendo sua referência.

                      Estive em Curitiba, e estarei nos próximos 5 jogos (desde que sejam no Rio). Se você foi ao pula pula, carrinho de bati bati ou montanha russa, meus parabéns.

                      Já na maioria das capitas do Brasil para ver o Flamengo, das mais frequentes que o Flamengo joga, só não fui em Porto Alegre.

                      Gritei nome de Márcio Araújo, Val, Dênis Marques e outros perebas que tive a oportunidade de ver, como sou nova, não vi outros mais antigos no Maracanã.

                      Já enfrentei filas, de se madrugar, mas se posso comprar pela internet hoje, pq eu não faria? Eu seria uma tola.

                      Selfie? Como eu disse, está na tão na moda esses termos que utilizam como pejorativo para pessoas que nem conhecem…

                      Sou torcedora (pra car@l#$), sei muito futebol a ponto de debater com qualquer um (também me acho um pouco, aceito críticas). Não me intitulo mais flamenguista do que ninguém, pois cada um torce da sua maneira (menos os que tiram selfies no estádio). Queria ter a oportunidade de ir a outros países, mas não pude. Quem sabe contra o San Lorenzo, mas não devo conseguir.

                    • 10 Parágrafos, vou escolher os que prestam ou parte deles e rebater, o resto é fofoca, e não me interessa…

                      Reposta para os parágrafos:

                      1º Giulia, o Zé Ricardo está bem verde, (talvez mandar o mesmo para fazer um período de estágio na europa seria uma boa, isso já tinha sido comentado nos bastidores do mengo ano passado) demonstra isso desde o ano passado quando na reta final do campeonato começou a recuar o time, esqueceu do jogo contra o Inter, contra o Galo, etc..? Flamengo não tem que respeitar ninguém, jamais, tem que ir pra cima seja onde for…

                      3º Chegou 17 vezes sim, mas raras foram as vezes que chegou nitidamente trabalhando a bola e envolvendo o adversário, várias vezes chuveirinho na área, fala sério né, treinar a semana inteira para surpreender o adversário com chuveirinho? e ficou mais nítido quando colocou o Damião, tanto que o Thiago Heleno alertou o Paulo Autuori quando iria fazer uma substituição, “” a frente deles está alta, precisamos de ajuda na bola aérea” dito e feito, o cara colocou um jogador mais alto… muito manjado e ineficiente essa jogada, não engana ninguém, nem o time do arranca toco.. Pq ele não entrou com o Matheus Sávio no inicio do segundo tempo no lugar do Gabriel?

                      10º Já melhorou sua auto avaliação, foi mais humilde, aceitou que se acha um pouco (talvez eu tbm), o que não diminui seu entendimento, mas o amor pelo trabalho de quem no momento está fazendo mal ao Flamengo ressalta os olhos, lembro que ele não está lá de graça, recebe e muito bem, será que ele é cego e não enxerga que o Gabriel, e outros mais não podem ter prioridade em detrimento a outros atletas?

                      Zé Ricardo não deu padrão de jogo ao time, que é bom, porém mal treinado e escalado, minha opinião !!

                      Quanto a minha resposta lá em cima, foi por ter me chamado de modinha, ai não né…

                      Quanto a oportunidades de viajar para outros países para ver o Flamengo, não é demérito, só escrevi porque um modinha não faz isso, não mesmo, e se você ainda não foi, vai ter a oportunidade de viajar na final da libertadores, e se tiver bem de grana, vai na final do Mundial de clubes contra qualquer europeu da vida…

                      SRN !!

                    • Não vou debater sobre torcer, mas lembre-se que quem começou essa discussão foi você por ter me chamado de “torcedora de sofá”.

                      1 – O Flamengo foi bem contra o Galo no primeiro tempo, ele errou ao mudar a equipe, colocando Alan Patrick e Emerson. Isso junto com a mudança ofensiva do Galo, que colocou o Pratto junto com o Fred, acabou trazendo dificuldades. Mas lembre-se que o primeiro gol deles foi por falha individual (Pênalti infantil do Réver) e o Flamengo perdeu um caminhão de gols. Contra o Inter o time já estava mal desde o primeiro tempo.

                      2 – Tivemos 4 chances claras de gol, a primeira do Guerrero em velocidade; a segunda com Damião depois de uma bela enfiada do Sávio; outra com o Damião depois de uma ultrapassagem do Trauco e a última com o Peteleco. Fora outras chances com o Pará, Rômulo (depois de uma jogada ensaiada). Mesmo com 3 volantes criamos muito e pouco sofremos (antes de ir pro tudo ou nada, só aquela bola na trave). O Flamengo tem muita dificuldade de fazer gols, pois cria muito mas não conclui. Eu não teria entrado com Sávio e nem com Gabriel, e nem com 3 volantes. Mas vi a equipe ir bem, exceto alguns jogadores.

                      Zé perdeu um pouco a mão do time, que deveria estar rendendo o esperado, porém temos também que entender que os desfalques estão fazendo falta.

                      Eu quero meu Flamengo ganhando, assim como você. Cremos em meios distintos, mas que no final, os fins sejam os que buscamos.

                      SRN

                    • Dá uma joinha no meu comentário tá ok, pois mandei muito bem !!

    • KD OS TÌTULOS!

    • Kd os títulos?

    • Giulinha, esquece os Corneteiros do Apocalipse. Todo mundo na Coluna já está desistindo deles. Só são felizes na infelicidade, não há Gardenal que dê jeito.

  • Resultado de tudo isso em campo: Chuveirinho pra área e uma infinidade de passes errados.

    • Resultado é o cara ter perdido 1 jogo no ano (jogando melhor).

      • Corrigindo. Perdeu um jogo desde setembro do ano passado se não me engano.

    • O bom agora é que o jogador erra passe a culpa é do Técnico
      Kkkkkkk

  • GE confirmando que Éderson não viaja pra Curitiba, mas Vizeu viaja, o que não garante que estará no banco.

  • Um monte de sacanagem no CT pra na hora do jogo o time ficar jogando bola na área e fazendo lançamentos da defesa de qualquer maneira.

  • Não pode ensinar .
    Querem apostar que daqui a uns dias vai estar varios times copiando essa ideia
    Assim como torcedores arcoiria imitam os flamenguistas quando vamos buscar jogadores no aeroporto.

  • Zé Ricardo afirma que, do ponto de vista tático, as marcações ajudam no treinamento.

    “O professor da turma explicou que aquilo ali facilitava visualmente o acontecimento das triangulações, as ‘mini-sociedades’ que tanto estimulamos que eles façam. Ajuda na orientação espacial dos atletas. Pedimos a reprodução destas linhas à diretoria do clube, que prontamente aceitou”, explica.

    Viviam aqui dizendo que o ZRicardo não treinava ou pedia triangulações aos jogadores ou jogadas ensaiadas…

    Pra quem sabe ler… aqui estão as respostas.

    Deixem o Zé trabalhar…

    Mengão sempre!!!

    • Copiaram as linhas. Agora falta contratar quem saiba utilizar.

      • Se inscreve lá filhão !!!
        Se tem conhecimento para avaliar isso é porque sabe mais que ele…
        Estamos perdendo um grande técnico…

        • Esse tipo de treinamento até o Léo Faria

          • KKK belo trocadilho

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkk mitou!

          • Kkkkkkkkkk como sempre, ótima.

          • kakakakakakakakakakaka

          • Kkkkkkkk.

        • Estamos mesmo! Tudo por conta de uns perebas que só sabe criticarem, contra dados não há argumentos, ou ao menos não deveria haver. Os números do cara é bom, mas torcida do Flamengo preferia Muricy,Cuca técnicos​ que já tiveram oportunidades no Flamengo e não fizeram nada. Cuca ainda sai detonando o clube.

          Sinto o Zé triste…
          Não é mais o mesmo cara nas intrevistas, tá triste, mta cobrança desnecessária.

          Tem mais se não brilhar no Mengão, vai brilhar em outro…
          Vamos apoiar…

          • Concordo…
            Seja bem vinda.
            Saudações Rubro Negras.

  • É para confundir o adversário, até uma das metas ficou fora de lugar… 🙂
    Mas é legal, tem que tentar de tudo mesmo, o mais didático possível.

  • Tenho q rir… agora o Zé Ricardo é um estudioso e revolucionário do futebol brasileiro. Fala sério… não é possível q ninguém perceba q ele escala mal o time e substitui pior ainda.

    • Ta mais para um ZÉ RUELA, Zé Mariola, Zé Burrolopp, Zéburraoli, Zéburrorinho

      Os puxa saca ainda cita;
      Zé Ricardiola
      Zé Riklopp
      Zé Mourinho
      Zépaoli
      Zelê Santana
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Tem que rir com tamanha comparações kkkkkkkkk
      Faltou o Ze Tite kkkkkkkkkkkkkkk

      • Surtou porque ???
        Ganhamos ontem e muito bem !!!
        Que isso Caldeira ???

        • Comparações fora do comum Campos, só isso!

          • E que soou mal à beça…
            Mas… vá lá… amanhã tem jogo importante…
            Grande abraço !

      • Zé Ricardo tem 67,80% de aproveitamento, mas os antis ainda dizem: Ta mais para um ZÉ RUELA, Zé Mariola, Zé Burrolopp, Zéburraoli, Zéburrorinho

        Tenho que rir desses sem argumentos kkkkkkkkk

        Obs.: Pq não me respondeu diretamente? Tem medo ou algo do tipo?

        • E não é

        • Tenho que rir de suas comparações sem sentido e cheia de ilusões kkkkkkkk

        • Medo de quê? A ilusão cega razão.

      • Citar o Luan aqui @disqus_BPoE2YdlpL:disqus
        Segunda já é triste por natureza, ai o Flamengo joga bem no domingo, o Guerrero faz 2 gols, o Flamengo vai pra final do campeonato que não vale nada, ai você é corneteiro e não consegue cornetar nada.. que dia triste pros técnicos de Internet com graduação via Facebook e especialização em “Tal técnico faria melhor”, boa segunda a todos, SRN

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai os formandos de 2017, as viuvas do Joel Santana

        • Os jogadores estão determinados, igual a copa de 1994 que o Brasil foi tetra, Parrera e Zagalo foram horríveis!
          assim é o ZR, ele tem obrigação de ser campeão carioca, pois o FLAMENGO tem o melhor elenco do Rio e um dos melhores do Brasil! Vou cornetar até eu perceber que devo parar, mexe errado, banco mal selecionado e time em campo com perebas de titular! Medroso e retranqueiro, se não for campeão ” VOCÊ ” e os ZRueletes vai dizer que o time jogou bem, o campeonato não vale nada, etc…para mim vou comemorar pelo empenho dos jogadores, vc tem sua opinião q ele é o melhor pro Flamengo, eu não acho, mas quem escala é ele e eu sou torcedor do Flamengo até morrer, mas esse treinador ainda não me mostrou que o FLAMENGO pode ir mais longe! Para me dar confiança ele precisa ganhar 2 títulos grandes e o carioca este ano é obrigação pela superioridade dos atletas que o Flamengo tem, os números sem títulos não valem, se for pros pênaltis a gente apanha de novo, pq Muralha é horrível! Só minha opinião!
          CORNETO MESMO!

        • Todo torcedor independente da graduação segundo sua visão virtual ou pessoal, tem o direito de gostar ou não de um funcionário do time que torce ou eu devo concordar c vc em tudo? Eu vejo, analiso sem pitaco seu e nem de ninguém, assisto os jogos e vídeos e tiro minhas conclusões por que entendo, não torço por emoção não mano!

      • Cara, tem um pessoal tão carente aqui que se alguma Mulher disser que o Márcio Araújo joga mais que o Messi vai ter um monte de gente apoiando!

        • kkkkkkkkkkkkk

    • Vcs merecem o Luxa de volta. São analfabetos futebolísticos.

      • Aí pegou pesado Ciro, um Cuca seria o ideal ! Mas acho q vc deveria se candidatar, já q diz q somos “analfabetos futebolísticos” por não compartilhar da mesmo opinião q vc. Cada um aqui tem a sua opinião, seja concordando, ou discordando de determinados assuntos (treinador, jogadores, diretoria, entre outros…). É importante saber a opinião dos amigos Rubro Negros, mesmo q sejam contrárias as suas, desde q sejam feitas com respeito. Pq no fim das contas, todos aqui querem ver o nosso Flamengo campeão SEMPRE !

    • Nunca vi ninguém dizer isso, só dizem que é um bom técnico, que faz um bom trabalho e pode melhorar ainda mais. SRN

      • Fazer bom trabalho com o elenco q o Flamengo tem hj é fácil. Gostaria de saber se ele faria esse mesmo “bom trabalho” se estivesse treinando o Botafogo, ou o Corinthians, ou o Vasco ! Me desculpem amigos Rubro Negros, é minha opinião, mas o Zé Ricardo não me passa segurança. Ele é muito inseguro, teimoso e calmo demais na beira do campo, parece q não consegue motivar e orientar os jogadores no meio do jogo. Alguém lembra a última virada do Flamengo em alguma partida com o Zé Ricardo de treinador ?

        • Foi contra o cruzeiro ano passado, aquela virada épica, mas em outros jogos contra fluminense e vasco esse ano o flamengo saiu atrás e virou, só que empataram de novo. O flamengo não sai trás no placar na maioria dos jogos também.

          • É verdade Nick, bem lembrado ! Mas tb foi apenas nesse jogo. O importante é a gente torcer sempre p/ q se faça um bom trabalho, independente se concordamos ou não com escalações e jogadores. Infelizmente a maioria dos Rubro Negros q fazem os comentários aqui na coluna não entendem isso.

            • Apenas nesses jogos…o outros não aconteceram por que o Flamengo saiu na frente e diferente de outros anos não permitimos a virada, o que era algo bem comum. Entendo a insatisfação com o ZR mas é inegável que o trabalho dele é no mínimo bom, como não há um técnico (tirando o Tite) que seja excelente não há por que trocar de técnico agora, mesmo por que é fato que técnicos mantidos por um bom tempo no clube geram melhores resultados.

              • Então Agnaldo, ainda bem q o Flamengo saiu na frente na maioria dos jogos, pq qdo sai atrás, dificilmente consegue virar o jogo. Mas tb concordo q não é o ideal mudar de técnico agora. Só acho q estão elevando muito a moral do Zé Ricardo e estão esquecendo de q o elenco do Flamengo é bem qualificado !

    • Ta na moda ser estudioso.
      O Flamengo deveria contratar um técnico que tenha passado pela fase de estudos e já estivesse formado.

    • O q da pra perceber claramente é q vc foi criado pela vó, soltou pipa no ventilador, jogou bola de gude no tapete e no vídeo game sabe td de futebol. Na vida real, no trabalho de sol a sol prefiro o Zé Ricardo á vc!!! Quem entende mesmo do assunto sabe que ele e o Jair Ventura são muito competentes e merecedores das oportunidades q estão tendo. Respeite!!!!

      • Andre, percebe-se logo q educação e respeito não é uma de suas virtudes ! Tenha mais respeito com o seu próximo, não tenho mais a minha avó viva (aliás, nenhum dos meus avós), mas gostaria muito de ter sido criado por ela ! Cada um aqui tem a sua opinião, seja concordando, ou discordando de determinados assuntos (treinador, jogadores, diretoria, entre outros…). É importante saber a opinião dos amigos Rubro Negros, mesmo q sejam contrárias as suas, desde q sejam feitas com respeito. Pq no fim das contas, todos aqui querem ver o nosso Flamengo campeão SEMPRE !

        • Alcancei meu objetivo de te fazer entender o quanto é revoltante ser criticado grosseiramente por alguém que não conhece o nosso dia a dia, nossa índole, postura pessoal e profissional. Aprendi a ser educado com quem respeita e enxerga os seres humanos e a respeitar aqueles cuja educação sugere muitas vezes avaliar em silêncio como melhor caminho ao invés de “ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. SRN!!!!

          • Típica resposta de um menino mimado, q deve ter sido criado em berço de ouro, sempre ganhando tudo aquilo q deseja, sem ter o trabalho de ter conquistado nada na vida por esforço próprio! Não tem o mínimo de educação mesmo não, p saber q a sua opinião não tem q se valer como única e nem como absoluta! Opinião cada um tem a sua, vc goste, ou não! Não vou pedir respeito a vc, pq seria o mesmo q pedir p um elefante latir! Educação vem de casa e da índole de cada um! Percebe-se logo q vc defeca pela boca! SRN

            • Vc é um grande avaliador de pessoas. Parabéns pelo sucesso!!! Continue gritando, talvez quem sabe um dia, vc passe a existir da forma que deseja. Se tem mais de 40 como eu, na época por falta de mídias sociais como esta, talvez tenha sido um dos sabotadores rubro-negros a vaiar e xingar Zico no Maracanã após uma derrota. Talvez tenha pedido a cabeça do seu reverenciado Cuca de hoje, após maus resultados a frente da nossa equipe num passado não tão distante. Quem sabe não chamou Carlinhos, Lazaroni, Andrade, Telê de burros… incoerentes… Etc. Vai saber??? O importante é que todos saibam q vc tem opinião. Certo? Siga em frente!

              • Olha só André, não sou nenhum avaliador de pessoas, muito menos sabotador, eu apenas coloquei a minha opinião e muito menos não preciso de q todos saibam. Comentamos aqui com o mesmo propósito, de ver sempre o Flamengo melhor e conquistando títulos! As minhas críticas com relação ao Zé Ricardo, não quer dizer q eu esteja certo, não quer dizer q seja uma verdade única e absoluta. Não estou dizendo q o Zé Ricardo seja péssimo e não mereça ser treinador do Flamengo, já vi muitos piores comandando o nosso time! Muito menos não peço a cabeça dele, até pq realmente não temos bons treinadores disponíveis no mercado e certamente essa não seria a hora para mudar de treinador. Só digo q ele não é toda essa obra de arte q estão pintando por aí. Posso estar errado, torço para q ele queime a minha língua e q leve o Flamengo a muitos títulos esse ano. Foi como eu disse por diversas vezes, é apenas a minha opinião.

                • Agora sim posso dizer: Saudações Rubro-negra Bruno!!!

                  • Saudações Rubro Negras André!!! Me desculpe por qualquer coisa, fique com Deus e boa noite p vc e sua família.

                • Bruno, não creio que alguém aqui ache o treinador espetacular, até mesmo porque ele não é. Acredito que a maioria das discussões mais acaloradas aqui surgem porque algumas (muitas) pessoas dizem estar criticando construtivamente. Não se trata da critica mas sim dá forma como ela é colocada. Não creio que seja seu caso mas muita gente usa temos ofensivos para tratar um profissional do clube seja ele treinador, jogador, dirigente ou membro da comissão técnica. E geralmente esses termos são usados pelas pessoas que fazem críticas contrárias à uma situação. Repito, não creio que seja esse o seu caso, mas as vezes as pessoas colocam todo mundo no mesmo saco, o que é um erro. Quanto ao treinador eu não acho ele espetacular e acho que o maior erro nem são as escalações de certos jogadores. O problema maior que vejo é muitas vezes o time recuar excessivamente quando estamos frente no placar. Essa manhã dele vem desde a base. Mas também vem desde a base times bem montados com variações táticas várias vezes durante uma mesma partida mesmo sem mudar de jogadores. Não acredito que ele tenha despendido isso. Apesar de tudo eu não acho que devemos trocar de treinador a não ser que fosse alguém incontestável. Nada de Cuca, Marcelo Oliveira e nenhum outro novato promissor. Então o melhor por hora é dar a chance dele provar que tem condições de evoluir.

                  • Oi Adriano, concordo com vc, Zé Ricardo não é nenhuma obra de arte como muitos pintam por aí, muito menos tem q ser mandado embora. O fato de não concordar com alguns aspectos do Zé não quer dizer q não vou apoia-lo, pelo contrário, sempre q posso vou ao Maracanã gritar, cantar e apoiar o meu time, independente de quem esteja no comando. Porém, isso não tira o fato de não poder discordar de algumas coisas (formação tática, jogadores, posicionamento de alguns jogadores e forma de trabalho). Só quis dizer q na minha opinião ele não é nenhuma assumidade de treinador, pois temos um dos melhores elencos do Brasil e não estamos jogando um futebol a altura do elenco q temos. Mas vejo coisas boas nele tb, acho q ele deu um jeito no sistema defensivo do Flamengo, dificilmente temos levado gols com bola rolando ultimamente. A questão do Vaz, ele é bom zagueiro, mas precisa ser orientado a parar de querer fazer lançamentos a todos os momentos e de querer dar passes difíceis no meio de campo, se fizer o feijão com arroz, pode ser tornar um grande zagueiro, pq tem qualidade! Enfim, é isso. SRN

                • Lúcido.

          • O cara foi tranquilo e vc subiu o tom. Assume que vc é que foi moleque e pronto.

    • Zé Ricardo: Estudioso, promissor, treinador do hepta, revolucionário da bola, Guardiola brasileiro, Mourinho que fala o português do Brasil, etc…
      Só aqui no Flamengo que idolatram o treinador.

      Cuidado, Zico, seu posto de maior ídolo está em risco!

      • Pois é Lucas, alguns amigos Rubro Negros idolatram o Zé (o q é compreensível e respeitável), só q existem outros sem educação q ainda vem proferir palavras insignificantes (infelizmente sempre existentes em qualquer lugar). Eu até entendo, tem um bom aproveitamento, foi treinador das categorias de base do clube, tem uma história. Porém, não podemos concordar com tudo q o Zé faz e achar q tudo está certo ! Volto a repetir: o Flamengo tem um dos melhores elencos do Brasil !

        • Ele está muito longe de ser idolatrado!
          O elenco é o segundo mais caro do Brasil e não joga futebol que justifique o seu preço. Peças ele tem, porém não consegue organizá-los ao ponto de vencer e convencer.
          No dia em que o Flamengo jogar o nível de futebol apresentado pelo Corinthians em 2015, Cruzeiro em 2013 e 2014, Atlético-MG em 2013 e Atlético Nacional em 2016 eu dou meu braço a torcer e bato palmas para o Zé.
          Fora isso é muito time para pouco treinador! Minha opinião, claro!

          • Compartilho da mesma opinião Lucas !

      • Eu não idolatro o Zé, apenas respeito o seu trabalho, afinal é ele quem nos representa, goste ou não, quando merecer ser criticado será, quando for digno de aplausos terá também.

        • Concordo.
          Eu particularmente não gosto do futebol apresentado pelo Flamengo. Acho que poderíamos jogar melhor pelo elenco que temos. Quem é responsável de fazer esse time funcionar é o treinador. É só o meu ponto de vista.

          • É isso aí, o problema é que muitas vezes falta coerência, se o time ganha é porque o adversário era ruim, deu sorte e blá, blá, blá. Se o time perde ou empata o trabalho é ruim, os jogadores não prestam, e ta tudo errado.

            • Convenhamos que as únicas equipes realmente fortes que enfrentamos esse ano foi o Fluminense e a Católica.

              Atlético-PR estava com 5 desfalques consideráveis, San Lorenzo estava há 4 meses sem jogar e o Botafogo tinha chegado no Brasil no sábado, ao meu ver tudo isso pesa em um jogo.

              Essa reta final da fase de grupos, final do carioca e inicio do Brasileiro serão determinantes para o que devemos esperar do Flamengo em 2017.

              • Como é? O San Lorenzo e o Atletico PR são jogos de LIBERTADORES, no grupo da morte e você vem tentar desmercer? Para né cara, começa a vibrar pelos resultados que há muito tempo Não vinham tendo, inclusive numa libertadores.
                Engraçado que o único jogo que você deu valor foi o que perdemos, que inclusive formos melhores.

                • Vou tentar te explicar sem ter que desenhar. As circunstâncias em que nossos adversários estavam(Atlético-PR, San Lorenzo e Botafogo) nos colaborou. Poderiam ter sido testes mais difíceis ao ponto que pudéssemos tirar melhores conclusões sobre o atual futebol apresentado pelo Flamengo.
                  De fato fomos melhores que o Católica, porém o time deles souberam muito bem o momento certo de nos pressionar até sair o gol( em uma jogada ensaiada, que não se vê no Flamengo)e infelizmente não fomos precisos nas conclusões.

                • Isso…

              • cara, tu criticou as desculpas dadas para as eliminações do ano passado e aparece com justificativas pros êxitos também?

                assim tu força.

                • Eu quis dizer que os únicos jogos que serviram de parâmetros(pela qualidade dos dois adversários) para avaliarmos o Flamengo, foram contra o Fluminense e Católica.

            • Muito bem…

            • Resumindo, não importa o que aconteça, tudo estará sempre errado rs

              • Kkk é isso mesmo

          • Não seria melhor fazer uma coisa de cada vez? Nem ganhamos nada ainda e já quer que o time jogue bonito. Eu também gostaria, mas no momento é melhor ganhar algo, com ou sem o ZR, com ou sem MA ou qualquer outro que seja. Não dá prá mudar todas as coisas da noite para o dia. Quanto ao treinador, é óbvio que ele tem um monte de defeitos, assim como qualquer inexperiente. Contudo não tem coisa muito melhor ao nosso alcance. Nosso elenco se equipara ao Palmeiras que é o atual campeão. Não assisti a todos os jogos mas não vi o Palmeiras fazer nenhuma partida espetacular. Aliás vi ganharem muitos jogos na bola aérea. Não acredito que Cuca por exemplo faria algo muito diferente. A torcida está reclamando não é por causa de esquema, nem falta de triangulação, nem por causa de estilo de jogo. A reclamação é primeiramente porque não importa o que aconteça, sempre irão reclamar. Sempre foi assim e sempre será. E sempre vai sobrar para o técnico seja ele qual for. Seja culpado ou não ele sempre se tornará o culpado. E segundo é porque todo mundo quer ver os jogadores vindos das base.

            • O Abel não precisou de muito e faz do Fluminense um time cheio de garotos jogar de forma intensa e bonita. Creio que com oq temos no elenco, podemos fazer algo parecido senão melhor!

              A única partida boa do Palmeiras esse ano foi contra o São Paulo e nada a mais. A panela de pressão lá tá fervendo e não duvido nada do Eduardo Baptista cair na quinta se o Palmeiras perder na quarta.
              O Cuca é um dos poucos que consegue enxergar o elenco e encaixar os melhores do elenco em campo.
              Eu não questiono jogadores da base. Meu questionamento é única e exclusivamente com relação ao desempenho do time nos jogos, só isso. Em 2013,2014 e 2015 eu me contentava com resultados, pois nossos elencos eram horríveis, porém isso mudou desde o ano passado. Temos peças para jogar melhor.

  • Quarta é guerra e o maior “desafio tático” do professor Zé até agora.

    • Sinceramente…
      O cara ano passado era “Estagiário”.
      Esse é seu primeiro ano como profissional…
      4 meses apenas.
      A rapaziada do contra quer o que ???

  • Me faz lembrar de Cláudio Coutinho.

    • Por favor não repita isso, Coutinho era simples e gênio… não era apenas um curioso como o atual, Coutinho escalava o que tinha de melhor, não inventava, a diferença seria enorme !!

      • Sem fazer comparações, mas qualificar o técnico só por causa das escalações ”questionáveis” não é certo, o trabalho no geral é bom.

      • Vc agora me fez lembrar o João Saldanha.

    • Tá de sacanagem, parceiro?!

      • A propósito, vc me faz lembrar um cantor de rock.

  • Zé Riklopp
    Zé Mourinho
    Zé Ricardiola
    Zépaoli
    Zélê Santana

    Respeita o chefe

    • kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Aêeeeeeee

      Isso aí menina !!!

      Puxa a orelha dos barbados da turma dos que nunca nada está bom !!!

    • Kkkkkkkkk tão se superando nos comentários.
      Faltou o Zite (Zé com tite)

      • Falta muito pro Tite chegar aos pés do Zéachim Low

        • Zé Riconte

          • Zégallo

            Hahahaha

            • Parabéns você zerou a zoeira

              • Obrigada. Gosto de me superar

                • Ela acreditou!!!!!!!

        • Sir Zé Fergusson

          • Sir Alex Zérguson

            • Como eu tento não me iludir ? mas não dá

              • Hahahaha

      • Zéovanni Trapattoni.

    • Zé Ricardo Ancelotti.

    • Reina, me empresta unzinho para pagar o aluguel?

      • Eu não, tu é caloteiro

        • Pago tudo de uma vez no fim do ano.

      • Hahahaha

    • ZéRinus MichelCards.

Comentários não são permitidos.