6 brasileiros podem garantir vaga no mata-mata da Libertadores nesta semana; veja as contas

Compartilhe com os amigos

Dois oito times brasileiros que estão na Copa Libertadores, seis têm chance de assegurar vaga nas oitavas já na rodada deste meio de semana. Os únicos que não conseguem são o Santos, independentemente do resultado, e a Chapecoense, que só atua em 17 de maio.

O primeiro que tem chance de conseguir é o Botafogo, que entra em campo nesta terça-feira, às 21h45 (de Brasília), contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, no Rio de Janeiro.

Ao decorrer da semana, Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Atlético-PR e Grêmio já podem conseguir também carimbar o passaporte para a próxima fase da competição.

Confira as contas para cada um:

Botafogo – Se vencer o Barcelona e o Estudiantes-ARG perder para o Atlético Nacional-COL, também nesta terça, o Botafogo garante a vaga na próxima fase, pelo menos no 2º lugar.

Isto porque o time do técnico Jair Ventura chegará aos 10 pontos e, em caso de vitória colombiana sobre os argentinos, tanto Estudiantes quando Atlético só conseguirão alcançar 9.

O Barcelona, por sua vez, ainda teria chance de ultrapassar o Bota e fechar em 1º lugar.

No entanto, caso o clube carioca vença e o Estudiantes também ganhe ou ao menos empate com o Nacional, o Bota ainda não assegura a ida às oitavas, já que ainda pode ser ultrapassado tanto pelos argentinos quanto pelos equatorianos nas rodadas finais.

E, se empatar, o Bota também não garante vaga, independentemente dos outros placares.

Atlético-PR e Flamengo – Estão no mesmo grupo, o 4, que já teve quatro rodadas disputadas, e podem terminar a rodada de quarta-feira classificados para as oitavas de final.

Para que isso aconteça, as contas são simples.

Primeiro, o time curitibano precisa ganhar do San Lorenzo-ARG, na Arena da Baixada, às 21h (de Brasília), indo a 10 pontos. Pouco depois, às 21h45, o Fla tem que bater a Universidad Católica-CHI, no Maracanã, indo a 9 pontos.

Com isso, faltando uma rodada para fechar o grupo, nem argentinos e nem chilenos conseguiriam alcançar mais os brasileiros.

Se empatarem, nem Atlético e nem Flamengo asseguram a ida às oitavas.

Palmeiras – O Palmeiras é um dos times com mais tranquilidade para garantir a classificação.

Se bater o Jorge Wilstermann-BOL, nesta quarta, às 21h45 (de Brasília), a equipe comandada por Eduardo Baptista vai a 13 pontos e já assegura a vaga e o 1º lugar do grupo 5.

A ida às oitavas (e em 1º lugar) pode ocorrer mesmo com um empate com os bolivianos, caso Peñarol-URU e Atlético Tucumán-ARG fiquei na igualdade na terça-feira, às 19h30.

E o Verdão pode se classificar até mesmo com derrota para o Wilstermann, caso Tucumán e Peñarol fiquem no empate. Se perder, porém, o 1º lugar palmeirense não fica assegurado.

A única combinação de pesadelo para o Palmeiras seria um revés em Cochabamba somado de um triunfo dos argentinos sobre os uruguaios, o que deixaria a equipe alviverde com chance de ser desclassificada na última rodada, se perder para o Tucumán em São Paulo.

Atlético-MG – Apesar de estar em 2º lugar do grupo 6, o Atlético-MG também pode carimbar o passaporte para as oitavas nesta quarta, fora de casa, contra o Sport Boys-BOL, às 19h30 (de Brasília).

Para que isto ocorra, o “Galo” tem que vencer ou empatar com a equipe boliviana, e em seguida torcer para o Godoy Cruz-ARG vencer o Libertad-PAR, na quinta-feira.

Isso faria com que o Atlético, que estaria com 10 ou 8 pontos, dependendo do resultado contra o Sport Boys, não possa mais ser alcançado pelo time de Assunção, que teria só 4.

Pensando num possível 1º lugar, porém, o mais interessante para o time de Roger Machado seria uma vitória sobre o Sport Boys e o empate entre Godoy Cruz e Libertad. Com isso, os atleticanos dependeriam de uma vitória simples sobre os argentinos, na última rodada, para roubar a liderança da chave.

Caso “Galo” e Godoy Cruz vençam no meio da semana, todavia, o clube de Belo Horizonte ainda tem chance de ficar em 1º, mas precisará vencer a equipe de Mendoza e ainda tirar a diferença de saldo de gols na última rodada.

Grêmio – O Grêmio é mais um que tem a faca e o queijo na mão para ir às oitavas.

Se vencer o Deportes Iquique, nesta quarta, fora de casa, às 19h30 (de Brasília), e o Guaraní-PAR perder ou empatar com o Zulia-VEN, a equipe comandada por Renato Gaúcho já se classifica e garante de quebra a 1ª posição da chave.

Se o Guaraní vencer, porém, o Grêmio ainda não garante a liderança.

Já se empatar no Chile, o “Imortal” também se classifica, já que seguirá com quatro pontos de diferença para o Iquique, com só mais uma rodada para jogar. Contudo, uma igualdade na quarta ainda não assegura a passagem em 1º lugar.

Reprodução: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também