Dois oito times brasileiros que estão na Copa Libertadores, seis têm chance de assegurar vaga nas oitavas já na rodada deste meio de semana. Os únicos que não conseguem são o Santos, independentemente do resultado, e a Chapecoense, que só atua em 17 de maio.
O primeiro que tem chance de conseguir é o Botafogo, que entra em campo nesta terça-feira, às 21h45 (de Brasília), contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, no Rio de Janeiro.
Ao decorrer da semana, Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Atlético-PR e Grêmio já podem conseguir também carimbar o passaporte para a próxima fase da competição.
Confira as contas para cada um:
Botafogo – Se vencer o Barcelona e o Estudiantes-ARG perder para o Atlético Nacional-COL, também nesta terça, o Botafogo garante a vaga na próxima fase, pelo menos no 2º lugar.
Isto porque o time do técnico Jair Ventura chegará aos 10 pontos e, em caso de vitória colombiana sobre os argentinos, tanto Estudiantes quando Atlético só conseguirão alcançar 9.
O Barcelona, por sua vez, ainda teria chance de ultrapassar o Bota e fechar em 1º lugar.
No entanto, caso o clube carioca vença e o Estudiantes também ganhe ou ao menos empate com o Nacional, o Bota ainda não assegura a ida às oitavas, já que ainda pode ser ultrapassado tanto pelos argentinos quanto pelos equatorianos nas rodadas finais.
E, se empatar, o Bota também não garante vaga, independentemente dos outros placares.
Atlético-PR e Flamengo – Estão no mesmo grupo, o 4, que já teve quatro rodadas disputadas, e podem terminar a rodada de quarta-feira classificados para as oitavas de final.
Para que isso aconteça, as contas são simples.
Com isso, faltando uma rodada para fechar o grupo, nem argentinos e nem chilenos conseguiriam alcançar mais os brasileiros.
Se empatarem, nem Atlético e nem Flamengo asseguram a ida às oitavas.
Palmeiras – O Palmeiras é um dos times com mais tranquilidade para garantir a classificação.
Se bater o Jorge Wilstermann-BOL, nesta quarta, às 21h45 (de Brasília), a equipe comandada por Eduardo Baptista vai a 13 pontos e já assegura a vaga e o 1º lugar do grupo 5.
A ida às oitavas (e em 1º lugar) pode ocorrer mesmo com um empate com os bolivianos, caso Peñarol-URU e Atlético Tucumán-ARG fiquei na igualdade na terça-feira, às 19h30.
E o Verdão pode se classificar até mesmo com derrota para o Wilstermann, caso Tucumán e Peñarol fiquem no empate. Se perder, porém, o 1º lugar palmeirense não fica assegurado.
A única combinação de pesadelo para o Palmeiras seria um revés em Cochabamba somado de um triunfo dos argentinos sobre os uruguaios, o que deixaria a equipe alviverde com chance de ser desclassificada na última rodada, se perder para o Tucumán em São Paulo.
Atlético-MG – Apesar de estar em 2º lugar do grupo 6, o Atlético-MG também pode carimbar o passaporte para as oitavas nesta quarta, fora de casa, contra o Sport Boys-BOL, às 19h30 (de Brasília).
Para que isto ocorra, o “Galo” tem que vencer ou empatar com a equipe boliviana, e em seguida torcer para o Godoy Cruz-ARG vencer o Libertad-PAR, na quinta-feira.
Isso faria com que o Atlético, que estaria com 10 ou 8 pontos, dependendo do resultado contra o Sport Boys, não possa mais ser alcançado pelo time de Assunção, que teria só 4.
Pensando num possível 1º lugar, porém, o mais interessante para o time de Roger Machado seria uma vitória sobre o Sport Boys e o empate entre Godoy Cruz e Libertad. Com isso, os atleticanos dependeriam de uma vitória simples sobre os argentinos, na última rodada, para roubar a liderança da chave.
Caso “Galo” e Godoy Cruz vençam no meio da semana, todavia, o clube de Belo Horizonte ainda tem chance de ficar em 1º, mas precisará vencer a equipe de Mendoza e ainda tirar a diferença de saldo de gols na última rodada.
Grêmio – O Grêmio é mais um que tem a faca e o queijo na mão para ir às oitavas.
Se vencer o Deportes Iquique, nesta quarta, fora de casa, às 19h30 (de Brasília), e o Guaraní-PAR perder ou empatar com o Zulia-VEN, a equipe comandada por Renato Gaúcho já se classifica e garante de quebra a 1ª posição da chave.
Se o Guaraní vencer, porém, o Grêmio ainda não garante a liderança.
Já se empatar no Chile, o “Imortal” também se classifica, já que seguirá com quatro pontos de diferença para o Iquique, com só mais uma rodada para jogar. Contudo, uma igualdade na quarta ainda não assegura a passagem em 1º lugar.
Reprodução: ESPN
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…