André Rocha: “A incrível capacidade do Flamengo de passar vergonha na Libertadores”

Compartilhe com os amigos

Aconteceu de novo. Em 2007 e 2008, eliminações vexatórias nas oitavas-de-final. Contra o Defensor pela fragilidade do time uruguaio, apesar da terrível arbitragem de Hector Baldassi no Maracanã. No ano seguinte, o provincianismo patético de usar um jogo eliminatório de Libertadores para comemorar título estadual e se despedir de Joel Santana. Cabañas não perdoou.

Em 2012 e 2014, nem isso. Despedidas ainda na fase de grupos, com adversários acessíveis. Sempre fraquejando em jogos decisivos. Exceto em 2012, o Fla foi campeão estadual. Como nesta temporada.

Entre as nove combinações de resultados, apenas uma eliminava o então líder do Grupo 4. Exatamente a vitória do Atlético Paranaense no Chile sobre a Universidad Católica e a derrota em Buenos Aires para o redivivo San Lorenzo.

Aconteceu pela fé inabalável do time argentino, que teve 58% de posse, efetuou 50 cruzamentos e finalizou 13 vezes. Empatou com gol do zagueiro Angeleri, virou no ataque derradeiro com Belluschi. No ”abafa” que só conseguira impor no início do jogo. Depois o Fla controlou sem posse de bola, fechando os espaços.

Abriu o placar com Rodinei. Com o gol de Santiago Silva em Santiago, tudo parecia sereno. Até entrar em campo o maior pecado rubro-negro na temporada, ou desde o ano passado: a fragilidade ofensiva.

A maior contratação para o ataque, Orlando Berrío, foi um enorme erro de avaliação de diretoria e comissão técnica. Porque não é driblador, nem finalizador como desejava o clube. Pior: tropeça na bola, comete erros técnicos grosseiros e não consegue levar vantagem no um contra um. Desperdiçou contragolpes simples. Assim como Everton, Gabriel. Antes Cirino…

Por último, Matheus Sávio, que entrou na vaga de Gabriel e foi frágil nas divididas nos lances dos dois gols. O jogo ficou grande demais para o jovem da base. Uma prova de que o elenco tem carências e desta vez a organização e a concentração defensiva não compensaram.

Zé Ricardo foi corajoso na formação inicial, mas a entrada de Romulo também foi profundamente infeliz. A troca de Everton por Juan um recado a Diego Aguirre que o Flamengo temia o que só não aconteceu um minuto antes por causa de uma grande defesa de Muralha em cabeçada de Caruzzo.

Mas no lance final foi inevitável. Com a virada atleticana por 3 a 2 com o gol do heroi improvável Carlos Alberto veio a punição ao clube que novamente superdimensionou um título estadual, desgastou o elenco na competição que não era prioritária.

San Lorenzo e Atlético conseguiram vencer fora de seus domínios. O Flamengo somou os nove pontos disputados no Maracanã. Não foi suficiente. Em 2017, porém, não foi o pecado capital. Sem qualidade para transformar oportunidades em gols, o Flamengo que podia ter chegado a Buenos Aires classificado ficou sujeito às aleatoriedades no futebol.

E, claro, à sua incrível capacidade de passar vergonha na Libertadores.

Fonte: André Rocha | Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Era jogo para Mancuello. Podem criticar o que for. O cara tem técnica, é Argentino, conhece o adversário, poderia entrar no meio no lugar de Arão, ou Arão ficar mais a trás para cobris o meio. Qual o mistério ai…. mas, não… tem que ser o inútil e fraco Gabriel “jogador de alto nível” na avaliação do “rodado e experiente” Zé Ricardo. PQP. …entrar com M.Sávio no final, e colocar o moleque no fogo é sacanagem, então que entrasse de cara. Rômulo nitidamente está fora de ritmo, coloca o Cuellar porra, ou recua o Arão e fecha a casa. MA perdido, mas não pode sair de jeito nenhum…ai vem falar de “elenco forte”? Então use, roda o time. Faz o óbvio e nada mais. Juan entrando…caraca ai meu ferrou de vez, chamou o S.L pra cima e deu o que deu. Equivoco do começo ao fim.
    Viram a entrevista do Zé ricardo…o cara tá na dele…”daqui a um dia passa e tal”…o mesmo tom do BM (o trabalho está indo muito bem)…vão os dois plantar batatas. Querem ser cegos, ótimo, depois BM não vem falar em “prejuízo” e tal. Fico triste por nós torcedores que temos que sofrer, nos decepcionar, nos frustar. Isso Zé e BM não passa tão fácil não…pelo menos para os torcedores de verdade. VERGONHA SER ELIMINADO DESSA FORMA. HUMILHANTE ATÉ.

  • Falou tudo o André…Sem mais.

  • Enquanto o tecnico for o Ze Ruela, não ganharemos titulos expressivos

  • Concordo em número e grau. Mais um vexame para felicidade dos antis e para nossa tristeza. O Ederson era a melhor opção para segurar mais a bola pelo meio de campo e o Renê na lateral esquerda, simples assim. Colocar o Juan foi a pá de cal. Já previ essa eliminação em dezembro de 2016. Agora é viver de migalhas durante o ano.

    • Sim ,temos que ser eliminado da copa do Brasil com estilo .

      • Tá osso mesmo aturar esses amadores acabando com o futebol do clube.

        • Rapaz se estivsse a patricia amorin nos tava na sengunda divisao…..e devendo mas de 2 bilhoes..

          • Estou falando do futebol.

  • A segunda vez que o Flamengo joga com três volantes e perde

  • O centro de inteligencia já está procurando jogadores de alto calibre ,Souza caveirão vem ai .

    • Kkkkkkk

Comentários não são permitidos.