O elenco profissional do Flamengo ganhará um novo e badalado caçula a partir desta terça-feira. Aos 16 anos, Vinicius Junior será integrado ao grupo no Ninho do Urubu e pode ser relacionado nos próximos jogos pelo técnico Zé Ricardo. Inicia agora seu primeiro processo de lapidação fora das categorias de base.
Só falta assinar com o Real
O acordo da venda de Vinicius Júnior está alinhado entre Flamengo e Real Madrid, mas as partes ainda não assinaram os contratos. Pelo acertado, ele ficará no Rubro-Negro até julho de 2018, quando completará 18 anos e a legislação permitirá a transferência. A proposta dos merengues chega aos 45 milhões de euros, cerca de R$ 157 milhões. O Rubro-Negro ainda prefere adotar cautela ao falar sobre o negócio.
Mais que a multa?
Vinicius tem multa rescisória estipulada em 30 milhões de euros (R$ 104 milhões), mas, diante da concorrência de diversos gigantes europeus como o rival Barcelona, o Real aumentou o sarrafo e chegou aos 45 milhões.
Principal joia da base rubro-negra
Aos 16 anos, Vinicius é tratado como joia na Gávea desde que chegou ao clube, em 2010. Ele foi o principal destaque da base desde o time sub-13. Neste ano, sagrou-se campeão, melhor jogador e artilheiro do Campeonato Sul-Americano sub-17. Desde então, vem chamando atenção da mídia internacional.
O jovem já escolheu o Real Madrid como destino quando deixar o Flamengo. A ideia da diretoria rubro-negra é ter também retorno técnico com o jogador. Justamente por isso promovê-lo ao elenco principal. O passo seguinte será realizado nos próximos dias, quando renovar o contrato até 2022, com novas bases – o atual vínculo vai até 2019. A renovação não impede a saída.
Zé Ricardo adota discurso cauteloso
Com anos de experiência em categorias de base, o técnico Zé Ricardo manteve um discurso cauteloso ao confirmar a chegada de Vinicius no profissional. Ele confirmou que a ”subida” está prevista para esta terça-feira.
– Seria utopia falar que um garoto de 16 anos está pronto. Mas ele vem cumprindo muito bem as etapas nas categorias de base. A próxima é ser integrado aos profissionais, viver esse ambiente de treino, concentração e viagens… E a partir de seus méritos, começar a jogar também. É um garoto de talento nato e potencial muito grande. Está chegando a hora de ele colocar tudo isso a serviço dos profissionais – disse Zé.
Exames na véspera
Vinicius esteve na manhã desta segunda-feira no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e fez os exames que, segundo apurou o GloboEsporte.com, são para o seguro de vida que o Fla faz para os seus atletas profissionais. Mas o clube da Gávea também enviará os resultados para o Real Madrid, que fez esse pedido.
Reprodução: Globo Esporte