Aplaudido no Maracanã, Márcio Araújo diz: “Ontem, eu era o pior jogador do mundo”

Compartilhe com os amigos

O volante Márcio Araújo, ao lado de Guerrero, foi um dos destaques do Flamengo na vitória por 3 a 1 sobre a Universidad Católica. Três roubadas de bola, quatro desarmes, uma falta cometida e 42 de 42 passes certos. Esses foram os números do jogador, que desabafou no fim da partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores.

Aplaudido pela torcida no Maracanã mais de uma vez, Márcio Araújo prefere não se apegar à festa, já que já teve de conviver com críticas em vários momentos no Rubro-Negro.

O mais importante é a vitória, sem focar um jogador ou outro. Quando vamos mal, as críticas são pesadas. O reconhecimento passa. Temos de acostumar com vitórias, não ficar em uma coisa só, mas no resultado. Muito mais importante do que a atuação do Guerrero, a minha, é a vitória. Falamos de grupo, e grupo vence campeonato. Temos brigado. Acho que vale muito mais exaltar o projeto e o ano do Flamengo – disse o volante, que prosseguiu.

Ontem, eu era o pior jogador do mundo, não sabia dar um passe. Então, pés no chão. Acho que o empenho do time, aquilo que o Zé Ricardo tem feito, merece ser destacado. Jogamos sem o Diego, que é o nosso camisa 10, nosso craque, que estava jogando muito. Temos conseguido superar essas ausências. Vale exaltar o trabalho do grupo, da comissão técnica. Estamos na final do estadual, na melhor campanha. O trabalho tem sido árduo e bem feito – finalizou Márcio Araújo, na zona mista do Maracanã.

Natural de São Luís, no Maranhão, o volante rubro-negro garante: o estilo humilde é um dos motivos pelos quais ele está no Flamengo desde 2014.

Sempre fui pés no chão. Desde quando saí de São Luís. Acho que por isso estou aqui até hoje, por saber viver cada momento, não me iludir com o que acontece externamente. Agradeço muito a Deus por tudo o que tem feito na minha vida. Sei tudo o que vivi, as pessoas que me ajudaram. Só pelas minhas forças não teria conquistado o que conquistei.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Márcio Araújo evoluiu muito da última temporada pra cá. Todos sabíamos que a grande limitação dele até a temporada passada era o passe. Tanto é que se escondia quando o time estava com a posse de bola. Essa temporada tem sido totalmente diferente. Ele está muito mais participativo e consegue verticalizar os seus passes, nada com grande maestria, mas o suficiente pra fluir uma jogada. Sem falar que melhorou no poder de marcação. Então, tá merecendo respeito e elogios.

    • Verdade. Soube aproveitar o período na reserva para evoluir nesse quesito. SRN

  • O jogadores são qualificados pela sua eficiência em razão de sua função.

    Paolo Guerrero alguém dúvida da sua eficiência em campo? Tem feito gols, tem segurado e escondido a bola dos marcadores, faz tabela.. ou seja tudo o que se espera de um atacante ele tem feito com muita qualidade.

    Gabriel e Mancuello, toda a torcida do Flamengo dúvida da eficiência desses dois jogadores.. São jogadores de criação… e só criam descontentamento para torcida. São jogadores de físico fraco sem velocidade, sem criatividade, passe médio, o que e inaceitável para um jogador de criação… São uns….

    Márcio Araújo.. atua como volante.. marca bem? sim. Tem bom passe? sim. Se apresenta ? Sim. Pronto, já cumpriu sua função!
    Mas não é só isso, ele também tem velocidade, tem uma percepção incrível para antever as jogadas. Não fica nunca cansado. E não se machuca nunca. O cara tem uma eficiência alta em todos os jogos, na casa dos 90%.

    Além de profissional exemplar ainda é humilde.
    Grande Márcio Araújo.
    Se tivermos 10 jogadores no time com esse espírito.. pode entregar a taça.

  • Muita gente se convertendo ao “Araujismo”

  • Na minha opinião ele continua não sendo jogador para o Flamengo, mas nem por isso vou deixar de elogiar quando o cara faz uma boa partida que foi o caso de ontem, e outra coisa esse negócio de 97% dos passes acertados não quer dizer nada, se ele só der um passe no jogo inteiro e acertar, é 100% de acerto; o que nós desejamos é que ele jogue de maneira mais vertical e menos horizontal, mas será que ele tem capacidade para isso, acho que não, então vamos torcer para o cara fazer muitos jogos como de ontem até conseguirmos um volante melhor.

    SRN #ValeuMassaraújo

    • Concordo!

    • o cara e 1 primeiro volante a funçao dele é marcar se fosse pra ficar criando que vendam o diego e de a 10 pra ele

      • kkkk Sem exageros! Porém é a limitação técnica do mesmo que o impede de se apresentar mais a frente, como no passe que ele deu para o Guerrero, no primeiro gol onde ele sofreu a falta, se ele fizer mais passes como esse já vai melhorar muito. SRN

  • Esqueçam MA!! O jogador que iremos por pra Cristo é Gabriel (e com razão).

  • Todo jogador tem uma função..
    Por exemplo, O Guerrero tem a função que além de fazer gols precisa reter e dar sequência as jogadas no ataque.. nem preciso comentar a sua eficiência nesse ano.
    Já o Gabriel e o Mancuello, são jogadores de criação, precisam alem de ter bom passe, terem velocidade e imaginação para desmontar esquemas defensivos. Nem preciso falar o quanto esses jogadores tem eficiência insignificante.

    Márcio Araújo.. tem função de marcação, cobertura e saída de bola. Nem preciso falar como é alta a eficiência do nosso volante..ta bem vou falar. É na casa do 90%!

    Eu já gostava do Márcio Araújo por esse excelente retrospecto. Porém, depois dessa entrevista… sou fã n° 1 do nosso camisa 8.

    Humidade e profissionalismo.
    Márcio Araújo. SRN!

  • Na minha opinião, ele continua o mesmo jogador negativo e inútil, só que agora tá correndo mais um pouquinho, se esforçando mais, nada além disso!

    • E como amam idolatrar o VSQ. Ressalto que realmente ele tem jogado de forma regular e não está comprometendo, mas não confio no futebol dele.
      Aliás, Zé, apesar de ter conseguido um bom resultado, merece críticas porque continuou com o Gabriel em campo e quase que a vaca vai pro brejo.

      • Antes de criticar um jogador titular que não joga bem. Crítico primeiro o técnico que o escala. Todos sabemos o que Gabriel não tem futebol pra ter todas essas oportunidades.Vejo o trabalho de Z.R. no Flamengo como regular. Preferia outro técnico, mais no mercado não temos outras opções muito melhores​. Temos que torcer pra dá certo.

        • Marcelo Oliveira e o CUCA estão disponíveis!

    • Eu acho ele um craque.

      • Mas, você não conta porque és apaixonada por ele e o coração ganha sempre dá razão, depois no dia a dia é que se vê a burrada que cometeu!!

        • Eu amo o Iniesta Negro. Joga muito e espero que continue nos dando alegrias com sua qualidade imensurável. É realmente um craque vestindo a camisa 8 do Flamengo.

  • Quando as críticas conseguem fazer com que jogadores contestados saiam de seus comodismos particulares, estes tendem a melhorar. O VSQ de 2017 é totalmente diferente daquele jogador do ano passado. Mesmo com suas limitações técnicas, é notória a melhora na qualidade dos passes.

    • Prá mim ele não mudou praticamente nada. Desde o ano passado, se comparar os números provavelmente irá constatar que são iguais aos da atualidade. Nunca vi nele um jogador acomodado. Muito pelo contrário todos que falam sobre ele desde sempre dizem que ele trabalha muito nos treinamentos. O que mudou foi o humor da torcida. Se o Flamengo passar por uma fase ruim tudo volta.

  • MA merecia as críticas no passado… Assim como está merecendo elogios, porém sem exageros!! Hj ele mostra o motivo de ser titular…Com as críticas… Ele aprimorou aquilo q ele tinha de melhor… a velocidade, porém, sendo um marcador mais implacável, q combate, trava, etc! Ontem vi ele até discutir com o adversário…Sempre cobrei isso dele, sangue nos olhos!!
    Hj com os zagueiros lentos, ele tá fazendo um bom trabalho! Acompanhe os os próximos passos…. Brasileirão!!!

    • Com uma zaga lenta em velocidade, mesmo sendo boa no jogo aéreo e tempo de bola, é necessário volantes rápidos que cheguem à tempo pra fazer a cobertura.

  • Dá pra notar que, ao contrário de outros jogadores que foram criticados e que deram a volta por cima no Flamengo, o MA tem um ressentimento com a Nação. Sinal de que ele não é tão humilide assim como diz. Não reconhece que estava mal e sim que apenas é um grande injustiçado.

    • Exatamente. Muito bem observado brow. A propósito, a pessoa humilde jamais vende a imagem de simplicidade do tipo: “Sempre fui pés no chão”. Jogador que de fato era humilde atende pelo nome de Ronaldo Angelim, esse sim. discreto, não polemizava, era totalmente na dele. Enfim, Márcio Araújo vêm ajudando bem o time, e que continue assim. É o que esperamos….SRN!

    • Tambem Senti na entrevista à mágoa que ele tem com a nação, o cara respondia as perguntas meio com raiva por causa das críticas.

    • Almir, difícil não sentir ressentimento na situação dele. Nunca foi e nunca será craque. Não tem técnica apurada. Vejo nele um jogador inteligente pois sabe produzir dentro de suas limitações técnicas, compensadas com esforço. Vejo a falta de porte físico compensada com velocidade. Em suma, ele faz em campo exatamente o que se espera dele. Contudo os torcedores dizem que as críticas são construtivas, mas o que vejo é um monte de palavrões e insultos, quase sempre exagerados. As pessoas tem que aprender que criticar é completamente diferente de ofender. E fazem isso com vários outros profissionais do nosso clube. Sou a favor de críticas, mas elas tem que ser justas, digo, não transformar algo ruim em tragédia como tanto fizeram em relação à ele, mas também não transformar algo bom em uma “maravilha” como estão fazendo agora. Resumindo, tudo no Flamengo é exagerado e isso atrapalha muito.

  • M.A. Está jogando bem pq até que fim Z.R. colocou na única posição que sabe jogar, com terceiro zagueiro. Ele é um jogador técnicamente ruim, não sabe dá um passe vertical. Porém, fazendo funções básicas de um volante defensor ele faz praticamente perfeitamente, sua característica e Não criticava M.A. e sim Z.R.

    • Até você já sofreu a “lavagem cerebral”? Acorda Wiily, o VSQ é negativo, inútil e desinteressado além de ser desprovido de qualquer técnica pra ser jogador de futebol!!

      • O problema de muitos torcedores é levar tudo ao extremo e essas pessoas não tem coerência (hora crítica, hora elogia). Não estou te jugando assim, longe disso. Estou falando isso, pq vejo muito comentários aqui assim. Pra vc só peço pra observar melhor meu texto principalmente no final. Pois não estou idolatrando ninguém e nem crucificando. Isso é minha opinião.

        • Concordo com você. Mas pior ainda do que aqueles que mudam de opinião são aqueles que só vêem coisas negativas em tudo, mesmo nas situações onde houveram coisas positivas. No Flamengo tudo toma dimensões gigantes, o que às vezes é muito prejudicial ao clube.

          • Concordo plenamente. Tbm penso assim. Isso prejudica o clube e principalmente o desempenho do time durante os jogos

            • O ruim amigo é que as pessoas só reparam o erro, vc pode acertar 10 vezes, mas se errar 1 o pessoal te julga, para aqueles que nunca jogaram como profissional, não sabe das dificuldades que nós jogadores passamos. Pois não somos perfeitos, erramos como qualquer um, mais como isso no mundo jamais vai mudar, é fácil pra pessoa falar, criticar, inovar, mais se põem no lugar, falar é fácil, difícil, é entrar é fazer melhor…

    • “M.A. é um jogador essencial para o elenco e não um jogador indispensável e titular”
      Onde assino?

      • M.A. não é inútil como muitos falam e nem um craque e titular absoluto pq jogou alguns jogos bem.

  • Isso prova que a torcida não sabe nada de futebol! Deixa o Zé trabalhar, porra!!!

    • Deixaram o molusco trabalhar e veja o que aconteceu com o Brasil.

      • Kkkkkk

  • Não sei o motivo da torcida pegar no pé do Márcio Araújo??? Se vc prestar atenção no jogo, o cara parece que tá em todo lugar, o que mais corre, o que mais se desgasta pro time, se tiver que comer grama ele come, etc… Enfim, viva o Márcio Araújo…

  • Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água, os outros 29% pelo Márcio Araújo.

    • Sensacional

    • kkkkkkkk

  • Tenho que dar o braço a torcer, eu era um dos que engrossava o coro contra o MA. O cara tem jogado bem, é o maior roubador de bolas do Fla e ontem fez 97% de passes certos (número da Fox Sports). Pode ser fase, pode ser esquema tático, pouco importa, temos que aproveitar a boa fase e apoiar dá mesma forma que malhamos.

  • “Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água, os outros 29%, é coberto pelo Márcio Araújo.”

    Bom dia.

  • continua sendo um pessimo jogador, mas essa ano pode ser sua melhor temporada, como aconteceu com o mancuello, hernane, caceres e depois volta ao normal.

  • Marcio Araújo é o jogador mais complicado de se comentar pois nem os repórteres “especializados” em esportes não entram em comum acordo se é bom ou ruim so se sabe que ele quando saiu fez falta. Sair jogando não é o forte dele mais não erra passe, hoje ouvi uma frase que sintetiza bem a trajetória dele pelo Flamengo ” EU CORRO E VOCÊ VENCE E EU SOU O MAU NECESSÁRIO”
    Opiniões a parte realmente ele faz falta a qualquer time do mundo pois sem ele não existiriam Messis, CR7s e Diegos
    SRN

  • Ha muito tempo tenho falado que tem pessoas maldosas que so quiseram prejudicar ele ,ele faz o trabalhador dele e muito bem,o reconhecimento dele e merecido

  • Marcio Araújo melhorou muito e hj merecer ser titular.agora Gabriel e mancuello n dar mais .

  • Jogou demais ontem… por incrível que pareça!!! Agora o ZR tem q tirar esse gabriel e vaz… não tem a mínima condição de ser reserva do FLAMENGO, quem dirá titular… E o mancuello tb, decepcionante… No resto acho que o time tá se encaixando… Vamos dar trabalho!!! Tomara que Diego, Conca, Ederson e Donatti estejam disponíveis dia 17/4

    • Ocorrendo tudo isso, acho que ficamos muito fortes. Mas teremos que aturar o Muralha e torcer pra que seja só uma má fase!

  • É, mas saber manter a regularidade afasta as críticas.
    No meu time ele não jogaria pela incapacidade técnica. Mas atualmente, ele tem sido útil ao Flamengo.
    O que todos precisam notar, é no comparativo dele de hoje com ele ano passado, ele parece outro jogador.
    A razão principal, é que ele é um jogador acomodado. Foi preciso trazer o Rômulo da Rússia pra colocá-lo no banco, pra ele despertar. E sempre que foi renovado seu contrato, ele foi por 1 ano, visto que ele tem jogado bem por ser pressionado todos os jogos.

    Não só o Caramujo, mas a maioria dos jogadores precisam ser pressionados e cobrados pra sair da sua zona de conforto. Rafael Vaz bateu cabeça no primeiro tempo, mas teve uma atuação muito boa no 2º tempo também por essa razão: Donatti já está a disposição e vai colocá-lo no banco.

    Também é preciso fazer isso com o Arão: Passar a pressioná-lo pra ir pro banco, pra ver se ele melhora suas atuações. Esse grupo precisa ser desafiado e não ser endeusado.

    SRN

    • Exatamente, parece outro jogador, nunca o achei o pior do mundo mas continuo achando o pior volante do elenco.

    • Concordo, assim como Muralha precisa de sombra! Mas tenho gostado do Arão.

  • TEM jogado muito e quem falar o contrário está mentindo ou tem recalque! Simples assim…

  • Jogou mto mesmo ontem. À frente da zaga ele encontrou sua melhor posição. Mas como será quando o Diego voltar e mudar o posicionamento?? Com ele e Arão apenas como volantes, muda tudo.

    • Acho que o Diego é bem participativo e pode fazer o que o Mancuello e Gabriel fizeram ontem sem problema.

    • É bom observar isso!!

  • Três roubadas de bola, quatro desarmes, uma falta cometida e 42 de 42 passes certos.
    MONSTRO

    • Se fosse o Rômulo ou o Arão, já estavam na seleção!

      • isso pq são jovens e tem potencial

  • Marcinho,

    Fica assim não. A sua competição com o Gabriel está acirradíssima. Só que você está ganhando dele no quesito entrega – normalmente física, mas as vezes a bola mesmo.

    O importante é ser e se sentir útil.

    Gambate!!

    SRN

  • Se hoje estivesse montando minha equipe não escolheria M. Araujo em meu elenco, por vários fatores, características apenas, nada mais, não é o meu preferido, se tivesse que escolher o meu “5”, certamente optaria por um jogador mais incisivo, repito apenas por questões de características, não discuto o comprometimento do atual camisa 8, entretanto taticamente ontem, junto com Guerreiro, foram os mais importantes jogadores da equipe, Guerreiro fez de tudo, inclusive gol, em campo parecia haver um time formado por “M.Araujo na defesa e Guerreiro no ataque”, M. Araujo não foi e jamais será o jogador que muitos pedem, inclusive eu, torno a repetir, hoje se fosse montar minha equipe eu não escolheria esse jogador por questões de preferência e característica, sei que Marcio é importante no quesito defensivo, porém sei também que é possível ter um conjunto com maior poder de marcação, mais agrupado que dê a possibilidade de jogador sem um jogador mais fixo entre as linhas de defesa e meio campo, o Flamengo hoje se ficar sem o atual camisa 8 jogará com uma cratera no meio, não estou babando ovo para o M. Araujo, longe disso, só estou querendo dizer que em um sistema defensivo não pode haver tantos “buracos” como há nesse time do Flamengo, nota-se principalmente que mesmo com M. Araujo plantado ainda sim é possível enxergar buracos, buracos esses que por muitas das vezes nos comprometeu e ontem por pouco não nos afetou, em muitos momentos há distância entre o camisa 9 e as duas linhas, o Flamengo faz uma espécie de “ferrolho”, mais conhecido como armadilha, porém não tem a mesma pegada que é preciso para marcar antes da linha do meio campo, nosso time se fecha e marca por muitas vezes a distância, permitindo que os adversários se movimentem e venham buscar o jogo, talvez isso explique as falhas que estamos tendo no sistema defensivo, é preciso aproximar mais a linha do meio pra frente, marcar a partir do meio campo tudo bem, você praticamente isola os zagueiros adversários para a saída de bola, na maioria das vezes a bola virá “quebrada”, facilitando a nossa defesa, agora, marcar lá atrás como estamos fazendo permitimos e facilitamos o nosso próprio erro, esse detalhe precisa ser corrigido o quanto antes, não vejo isso como estratégia, e se for é absolutamente suicida, mesmo que for para jogar em contra-ataques, do resto, com o que levamos a campo ultimamente não podemos esperar partidas brilhantes, inspiradas, jogamos e criamos a partir de triangulações com os laterais e velocidade dos pontas, mais nada, sem o Diego fica ainda mais comprometida a lucidez do meio campo, acredito que para o que colocamos em campo, está de bom tamanho, o principal, entrega não está faltando, parabéns a equipe Flamengo! Ah, domingo tem caneco, vamo que vamo! SRN!

    • Deu sono

      • Bom é sinal que você leu né, mais um expectador, obrigado pelo reconhecimento!

        • Você comenta por reconhecimento?

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Você ao menos sabe o que significa a palavra reconhecimento?…….Leu comentário do colega em referência as minhas palavras, ou simplesmente pegou o bonde e saiu andando de carona????

            • Aqui não tem como pegar bonde amigo, basta voltar algumas linhas e ler toda a conversa. Você escreveu demais e o nosso colega fez referência a isso, mas você pareceu mais preocupado com o fato dele ter te dado “audiência”.

              • Não sei se reparou caro colega, não faço menção alguma no fim do texto, não peço “joinha” de ninguém, muito menos o “seu gostei”, talvez se fizesse isso poderia dizer que peço audiência verdadeiramente, ou seja, da mesma forma que o cidadão ignorou minhas palavras respondendo-as de forma irônica, devolvi a mesma altura, agora se não compreende ou não consegue interpretar os fatos, melhor fazer como a vovó dizia, não ponha o dedo onde não é chamado valeu!

  • Quando o time joga cheio de buracos como ontem ele se torna essencial, buracos no meio campo deixado pelo cansaço de atletas que não deveriam ter jogado o Fla- Flu, apesar de não estar mais passando a responsabilidade o tempo todo para os zagueiro fazerem a saída de bola ainda fica devendo nos momentos ofensivos do jogo, fez uma boa partida mas não tem nível pra ser titular do Flamengo, já sei tudo que ele pode entregar e tenho absoluta convicção que é pouco pra o atual time do Flamengo.

  • eu fico vendo gente falando que p cara so corre e desarma, qnts vezes ele esta cercado por 3 e ao inves de voltar a bola pra zaga para sair no chutao, ou ate dar um chutao, ele limpa a jogada e sai jogando, mesmo que seja para o lado. se a gente cobra tanto dele ter passes mais verticais, entao temos que torcer para os outros maecarem igual a ele. e isso ninguém faz. as vezes pegam no pe demais dos jogadores, como o Vaz. o Mauro César disse que a culpa do gol foi dele. para mim foi do lateral, quw deixou cruzar, e do Rever que nao estava na cola do cara.

    • Falta sair um golzinho do Márcio pra consagrar

      • Lembrei daquele campeonato carioca em cima do vasquinho! Que venha o Fla x Flu!!!

  • Sabe quem é aquele jogador ali com a bola?

    É, é ele mesmo, Márcio Araújo, odiado por muitos, querido por alguns, mas que tem mostrado consistência em sua posição.

    Um gol, uma reação, um chute forte pra dentro do gol, uma afirmação, um pensamento coletivo de um jogador que joga pelo time, a superação.

    Sim, é ele, foi o nome do jogo junto do Guerrero, mitou, mostrou-se um monstro em campo, impecável nos desarmes e na composição defensiva, merece o reconhecimento.

    Sem ele a zaga sofreria muito.

    Hoje, sem dúvida, ele é o dono da bola!

    https://uploads.disquscdn.com/images/eeda8aee3ffbe806bc1f8e3dcd826144f542642f6368f09cda0ad46654e97101.png

  • Parabéns para os verdadeiros Flamenguistas e aos antis procure ou tentei achar uma Coluna do times de vocês e deixem a nossa , porque da nossa sabemos cuidar, um abraço

  • Faltou eu falar do Arão, bem também, deixou o Guerrero na cara do gol no início do jogo, ajeito de peito pra ele no segundo tempo, dando alguns passes bons e outros na fogueira, mostrando raça, aí sim

  • Marcinho ontem fez oq mtos jogadores deviam fazer, não tem mta técnica? Vai na raça irmão, e digo mais, começo a achar q ele corre mais q o Berrío, mas que velocidade meu garoto!

    • A falta que o Guerrero sofreu e bateu para o gol do Rodinei no rebote, só existiu por uma das milhares de interceptações do MA ontem, que daí em seguida tocou pro Guerrero. Impressionante a noção de antecipação, ele prevê onde vai o passe e intercepta, fora os 3471 desarmes

      • “Impressionante a noção de antecipação, ele prevê onde vai o passe e intercepta” — Foi agora que se deram conta disso? &;-D

        • O pessoal está dizendo que ele melhorou agora. Ele é o mesmo jogador do ano passado. Ele faz o que se espera dele. Antecipa, corre, desarma e toca de lado para os companheiros armarem as jogadas. Estão elogiando agora porque ganhou o jogo. Se tivesse perdido tava todo mundo descendo a pancada. A torcida precisa aprender a ter equilibrio, não exagerando nas críticas e nem nos elogios.

          • “Ele é o mesmo jogador do ano passado.” — Nem tanto. Ele está buscando mais passes verticais e participando mais ofensivamente do jogo. Mas por incrível que pareça, NÃO gosto muito que ele vá a frente. Plantado mais no meio, ele se torna mais efetivo por “abafar” as ações de ataque que não dão certo, além de tomar as bolas e fazer a reposição para o ataque.
            Mas no geral, você está certo… &;-D

    • O Berrio se quiser ser titular tem que aprender com o MA, pq técnica ele não tem.

    • Foi você que tinha cantado o 3×1?

      • Nada, nessa partida eu nem lembrei de opinar, tava tenso demais

  • Não acredito que estou lendo estas postagens… &;-D

    • Acredite Ednei, pois o Caramujo merece o reconhecimento.

      E parabéns a vc, que sempre confiou nele, rs.

    • Realizou seu sonho

    • Ednei,

      O problema do Marcinho nunca foi na pontualidade, mas sim no médio e longo prazo. Mas ele entendeu que não dá para ficar “manobrando carros” no meio de campo e realmente está se doando fisicamente pelo time.

      SRN

      • ZR disse que ele iria evoluir. Taí…

        • “Ashley Ricardo” enchendo a “pokebola” do pikaraújo 😀

          SRN

  • Pra quem gosta de perseguir o MA, tem que se tocar que a função dele é a de 1º volante, ele não tem obrigação nenhuma de armar ou criar, a principal função dele, é marcar, desarmar e isso ele tem feito com méritos, algo que o Rômulo que em tese viria para barra-lo, não tá conseguindo, nem marca bem, nem ajuda na criação, é claro que ele tem muito a oferecer ainda, mas tem que passar um tempo no banco, enquanto isso não acontece, pois só está sendo queimado com essas últimas atuações, põe o Cuellar que a torcida tanto pede, e que quase não tem tido oportunidades, Mancuello finalmente jogando em sua real “posição” e mesmo assim em minha sincera opinião, continuou a apresentar o mesmo futebol mediano que tem jogado sempre, acerta um chute ou dois perigosos, mas fora isso, não é bom marcador e nem tem raça.
    P.S.: Só falei d Cuellar mesmo, porque nem vale a pena falar do Ronaldo, já vi que o cara não vai ter chances mesmo no flamengo.

    • Certamente um dos dois (Mancuello ou Cuellar) será vendido ou emprestado. Torço para que o Cuellar fique, embora reconheça que o Mancuello possa ser útil… &;-D

    • Eu apostaria que o Ronaldo vai jogar muito no Brasileirão.

  • 1) Hote temos orgulho do Flamengo e da Diretoria, hoje brigamos por títulos de verdade, e não Carioqueta;

    2) Que homão do cacete, está jogando muito bem… não não, não estou falando do Diego, hoje estou falando do ## Márcio Araújo ##, mesmo ainda execrado está mostrando personalidade e dando a volta por cima;

    3) Mais do que nunca precisamos do estádio, além de todos os problemas que envolvem o Maracanã, tem tb o prejuízo financeiro que é jogar lá, que venha a Ilha da Nação, mesmo que seja provisória;

    4) Eu disse, eu falei, a formação tem de ser 4-1-4-1, com 2 meias e 2 pontas subindo e descendo juntos ao ataque;

    5) Atlético Paranaense, quer dizer, Patético Paraibense, que time é esse, que torcida é essa que em plena Liberta não enchem nem o próprio estádio, e ainda querem igualdade de quotas em direito de transmissão? Ah vá…

    • Perfeito

  • Pra compor elenco sempre serviu, mas espero que mais a frente não seja titular. Acho que foi a melhor partida dele com a camisa do flamengo

    • Aplaudimos a entrega e não a qualidade técnica do Jamal…

      • Falei do massaraújo rsrsr Gabriel teve uma atuação daquelas normais dele

        • kkkkkkk

  • Ontem jogou muito, e o Pará também voltou a jogar bem. Primeiro tempo eu não gostei muito, mas o time mostrou brio e força no segundo, foi pra cima e conseguiu o resultado com justiça. Decepção foi Mancu, que ” tomou pancada no joelho, inchou um pouquinho no intervalo”, ou seja, além de ter jogado mal saiu bichado pela quadringentésima vez. Zé Ricardo foi bem nas substituições, mas poderia já ter lançado Rodinei titular. Aprendiz, estagiário, treineiro, Zé ruela? Acho que não.

    Pena que o CAP gosta de ferrar com a nossa vida, mas a classificação virá. Vamos em busca da vitória, mas um empate vale pra nós lá na Argentina.

    • Mancú pra mim foi uma decepção, era a chance do cara, o jogo pra dar aquele pique sufocante, esticar a perna, carrinho na zaga, não entendo o q acontece com o argentino.

      • Ele saiu lesionado de novo. O cara é um Ederson em menor proporção, se machuca toda partida.

  • Acho eu q ainda é um jogador limitado porém necessário, essencial no esquema do Zé. Cresceu nos momentos de decisão e n eh titular a toa. Hj n vejo outro jogador tão tático qto ele é para o fla.

  • A única coisa boa da lesão do Diego foi forçar o ZR a mudar o esquema de jogo do FLA, coisa que a torcida pedia há muito tempo. O time encaixou com este novo esquema de 3 volantes. O MA e o Arão subiram muito de produção. Com a volta do Diego e Conca, será necessário outra forma de jogar, mas futebol é assim mesmo, tem que ter variação tática. Cabe ao treinador competência para fazer estas transições. SRN!!!

    • Só que Diego não se encaixa nesse esquema engessado, ele precisa de liberdade porque é um jogador criativo, vamos voltar pra o 4-2-3-1.

  • Assim como o Pará teve a sua redenção ano passado, parece que esse é o ano do nosso Messi Araújo

  • mas ontem vc era o pior jogador do mundo mesmo, está melhorando, isso não quer dizer que vc é bom, se quer ser reconhecido, que jogue.

  • Nunca imaginei dizer isso, mas o M.A é fundamental a esse time, é o mais consistente na defesa . Não só o jogo de ontem mas como no jogo do Fluminense, se não fosse a velocidade que ele deu na marcação as coisas poderiam está bem complicadas. Gostem ou não, temos que aplaudir de pé tanto o M.A como o Zé ricardo. Pois ontem no fim do primeiro tempo, vi que falta alguma coisa ao time uma aproximação maior no ataque uma marcação mais arrojada. E nesse momento pensei, pô ainda bem que temos o Zé Ricardo que é estrategista e o cara foi cirúrgico na analise.

  • Continua sem saber passar ( houve muita evolução do ano passado para ca)
    O Gabriel assumiu o seu lugar como pior jogador do mundo

    • Mancuello tá brigando forte pelo título de pior

    • kkkk tb acho, a gazela corredora

  • A questão é o que muitos já diziam aqui, MA é limitado, longe de ser um jogador excepcional, mas faz o simples e quando se trata de futebol, o simples, muitas vezes, torna-se algo fundamental. NESSE ESQUEMA ele é peça essencial, jogador rápido, não se machuca, não toma cartão, não é afobado na marcação e faz, na íntegra aquilo que o ZR pede, jogadores como ele são queridinhos dos técnicos, não é a toa que em TODOS os técnicos que passaram pelo Flamengo ele foi titular, tirando o Muricy que na época preferiu o Cuelar (que é mais técnico que o MA) e o time tomava gol um atrás do outro. No mais, nada como um dia após o outro, a vida é assim mesmo, dá voltas….

    • Perfect

    • Perfeito!

    • Concordo. Acho ele um jogador inteligente justamente por fazer somente o que está dentro da sua capacidade, diferentemente do Vaz. E no que ele se propõe ele faz muito bem. Mais do que nosso esquema tático, nosso elenco pede um jogador como ele. Nossos principais homens de contenção são jogadores lentos. Daí a velocidade dele prá fazer antecipação salta aos nossos olhos. No momento em que tivermos jogadores mais velozes a presença dele não será tão necessária.

  • O Flamengo tem uma boa zaga, mas é lenta no combate direto. Então tem que existir um 1o. volante rápido e ágil na frente dela, e MA tem sido. Vem jogando bem, arriscando até umas boas tabelas no ataque, e teve ontem o justo reconhecimento pela Nação. Se continuar assim, já é o dono da posição. E um lembrete: já tivemos o Willians “Maluco” na posição (que roubava a bola e depois a entregava de volta ao inimigo) e todos achavam ele “fundamental”, “importantíssimo”, e Amaral era endeuzado como “Pitbul”, em 2013. Acho MA melhor que os dois. Está de parabéns pelo que vem fazendo. Continue assim! SRN

    • Eu ouso afirmar que o MA é o SEGUNDO melhor volante que já jogou no Flamengo, e que EU vi jogar. Pra mim, o melhor foi o Andrade.
      Mas o MA tem jogando o fino em 2017. Ele tem estado PERFEITO nos desarmes, e chega a ajudar o meio, se arriscando de algumas infiltrações pelo meio. Parabéns ao MA e ao ZR pela insistência.

      • Mas ai que está a mudança, ele em vez de ficar voltando a bola p defesa passou a ir p frente arriscando tabelas e infiltrações.

        • ZR disse que ele iria evoluir!…

      • Esqueceu de mencionar Leandro Ávila (2000) e Maldonado (2009)… &;-D

    • Kkkkkk o Willians Maluco era APENAS o o líder de roubadas de bola do campeonato, não preciso lembrar que o Márcio Araújo ficou nao ficou nem perto dos líderes nesse quesito no ano passado em roubada de bola, sem falar que de todos os atletas do brasileirão ele foi quem mais errou desarmes.

      • Junior… o Willians roubava 10 e devolvia 9…
        Sem contar a quantidade de porradas, faltas por jogo e cartões amarelos que levava…
        Por isso não se firmou por MUITO tempo por onde passou e nunca mais ouvi falar dele…
        O Massa é muito mais discreto e como o bom mineiro, come pelas beiradas, raramente faz faltas e raramente se machuca ou é amarelado, se dá rouba a bola, se não dá, mastiga, atrasa e atrapalha a maioria das jogadas que disputa dando tempo pra recomposição da zaga…
        Essas são as principais diferenças entre eles.
        Grande abraço.

        • Márcio Araújo só leva vantagem no quesito faltas e cartões, com a bola nos pés era a mesma coisa, já o Willians era um exímio marcador, tinha excelentes números de roubadas de bola, porém estagnou na carreira pela falta de profissionalismo, sempre teve postura ruim.
          No mais, não gosto desse tipo de jogador, nem do Márcio e muito menos do Willians, temos que ter jogadores no meio campo que saibam marcar e atacar com a mesma eficiência, é o modelo de jogo dos campeões. Abç e SRN

          • Marcação vai muito além de roubas bolas. Não se contém o adversário somente roubando bolas. É como fazer um gol. Alguém dá o último chute, mas tem uma preparação antes.

          • Filho…
            Não fala uma heresia dessa….
            Willians foi o mais emblemático “Ladrão/entregador de bolas” do FLAMENGO !!!!
            Até os antis amigos meus me sacaneavam direto por conta disso !!!!
            Pergunta a 10 Flamengos que viram os jogos do Willians e aposto com você que no mínimo 8 entre os 10 vão confirmar o que escrevi…
            Acompanhei toda a trajetória fele no Mengão e me levou dezenas de vezes à loucura coma síndrome do Robin Hood… roubava e devolvia.
            Grande abraço !!!

            • Realmente é uma heresia, Márcio Araújo foi peça fundamental no título do Brasileirão.

        • Acrescento à lista o Cáceres, que roubava muitas bolas, mas devolvia muitas ao adversário, era lento, fazia muitas faltas, tomava cartões em praticamente todas as partidas e se contundia bastante e o pessoal gostava dele.

      • Me desculpe, mas não vejo vantagem alguma em roubar a bola e logo depois devolvê-la ao adversário. Muitos dos cabelos brancos que o Fábio Luciano tem hj na cabeça, são graças a ele. Se era o “rei” das roubadas de bola, tbm era o “rei” dos passes errados…rs. Não deixou a menor saudade. SRN

        • Idem Márcio Araújo

    • Acrescento à sua lista o Cáceres, que roubava muitas bolas, mas devolvia muitas ao adversário, era lento, tomava cartões em praticamente todas as partidas e se contundia bastante e o pessoal gostava dele.

      • Muito bem lembrado! Tinha me esquecido deles! Valeu!

  • Jogador limitado, esforçado e que parou de fazer cagadas. Passou a merecer a titularidade, os elogios e o apoio de todos. Méritos tbm do Zé e comissão técnica, que acreditaram no cara contra todos e, mais importante, trabalharam a cabeça dele para que ele mantivesse a auto-confiança e eliminasse os erros.

  • Caramujo um dos melhores do jogo de Libertadores: fim dos tempos, sinal de que vem coisa boa por aí. Vaaaaaai meu Flamengo.

  • Como você mesmo diz MA momentos vão e passam. Para mim nunca será unanimidade. Sempre será um jogador limitado. Não vai ser aos 32/33 anos que vai virar um craque. Pés no chão com certeza. As criticas são baseadas nos fatos. E o fato é que tem jogadores mais completos que você no elenco. Fato. Ontem foi tubo bem, pois o individual (Paolo Guerrero) se sobressaiu, nem tanto o conjunto. Domingo já é outro jogo. Não mudo o que penso por um jogo, exatamente para ser coerente. Quero o bem do CRF, não endeuso ninguém. Jogador passa, mas a instituição fica. Que tudo continue dando certo para o bem do CRF.

    • “As criticas são baseadas nos fatos. E o fato é que tem jogadores mais completos que você no elenco, por isso eu mesmo critico a falta de oportunidades ao Ronaldo, por exemplo. É nesse contexto que critico a sua “titularidade”.” — Então, deveremos escalar com base “nos melhores jogadores do elenco” ao invés “do jogador mais adequado para a posição”? &;-D

  • O problema do Massaraujo é que todos esperam mais do que ele pode. Temos de saber que ele não vai ser um novo Andrade, o jogo dele é esse, roubar bola e entregar em dois metros, dar cobertura e só, não podemos esperar que ele saia armando o jogo. O problema é quando ele rouba e entregar pro adversário logo em seguida, mas isso eu reconheço que ele está melhorando. Imagine ele como um ‘primeiro’ zagueiro à frente da zaga, que o entenderemos melhor.

  • Alguém tem que falar com Mancuello que feijoada é só na folga, não antes dos jogos, o cara ta parecendo galinha mal sangrada dentro do campo

  • Continua sendo.

    • Para com isso … isso chega a ser marcação .

      • Não é marcação é a realidade, MA tem limitações em sair jogando, é muito esforçado e ontem fez uma boa partida, fato.

        • Douglas … Quando todos perceberem que o M.a é uma especie de 3º zagueiro que joga muiito a frente da zaga, essa marcação com ele irá diminuir, a função dele é essa e ponto. ele não tem nada que sair jogando.

          • Zagueiro que não precisa sair jogando, no aperto é só recorrer ao chutão não existe mais.Na Europa está se exigindo que até o goleiro saiba sair jogando e seja mais uma opção de passe. Imagina o Fla ganhar a Libertadores e ir jogar um mundial contra um Byern ou Real com marcação alta e sob pressão e nossa saida de bola depender de MA, Vaz e Rever, como vamos fazer? Só vamos conseguir chegar no meio campo com chutão?Os tempos mudaram. SRN

            • Então estamos lascados porque nem Réver e nem Donatti são um primor na saída de bola. E além de tudo são muito lentos. Vaz poderia ser o homem da saída de bola, mas exagera indo por vezes além do seu limite.

    • O cara deu 40 passes certos e 2 errados, está precisando melhorar suas estatísticas sobre o jogador.

      • È uma Marcação serrada em cima do cara, cobrança desacerbada .O cara em sido o principal marcador do time, fundamental pro setor defensivo.

      • Haha. Muito obrigada pela informação, foi muito relevante. Mudei minha opinião sobre o jogador.

  • Aproveita o momento meu filho e continua a jogar o feijão om arroz

  • Oi um operario da bola. Simples como a pomba.

  • Boas palavras.
    Independente do gosto futebolístico e preferências na escalação, o cara é um trabalhador distante da “marra de playboy” tão comum entre os atletas desse esporte aqui no Brasil.
    Continuo achando ele útil e, por vezes, bastante necessário mas daí a continuar a ser imprescindível são outras questões. Mas bom saber que ele sabe a exata medida de suas capacidades. Isso ajuda demais!
    O “Muralha do Bem”. He He He…

  • Caramujo seleção! Dá-lhe Mengão!

  • Tem subido de produção e jogou muito hoje.
    Espero que continue assim, queimando a língua de muitos, a começar por mim.
    Mas precisa ter uma saída de bola vertical mais rápida e contundente. Esse é o ponto fraco a ser trabalhado.
    Parabéns, Caramujo.

    • Concordo que de algumas partidas pra cá vem jogando bem… mais não se pode dizer que quando recebeu críticas não foram merecidas….sem contar que ano passado cada vez que o time era desclassificado de alguma competição ele comemorava…..

    • Saída de bola vertical acho difícil dele vir a ter… Talvez já tenha chegado no seu limite.

  • Titular merecidamente.

  • Cara humilde, pé no chão e extremamente esforçado. Não se ilude com os aplausos porque sabe que futebol é momento. E como é momento, hoje ele é um grande jogador. Parabéns pela fase!

  • A antizada corneteira pira.

  • Jogou bem, está fazendo a parte dele.

    Agora, que jogo, estava faltando essa partida. Com adversidade, com dificuldade, Flamengo não só superou tudo isso, mas ainda fez questão de aumentar o placar. Aquela atitude de campeão, de quem quer vencer.

    Parabéns para todos, inclusive para o Zé, que foi muito bem nas alterações. De todos os méritos que um técnico pode ter, Zé Ricardo está tendo todos eles.

    • Exceto pelo Gabriel.

      • Esse aí eu nem conto como jogador rs. Mas sério, ele escapa porque o time venceu bem, mas é muito limitado. Atrapalha mais do que ajuda.

      • Flamengo quer a classificação no Modo Hard…jogando sempre com 10…..com Gabrielzinho peteleco de poodle em campo…

        • Próximo jogo será o Barrio. Gabriel volta para o banco.

    • Jogo muito difícil mesmo, jogamos com 10 até Gabriel sair.

    • MA melhorou muito seus passes, por isso ele vem melhorando muito a cada partida.

      • Mas desde o ano passado os índices dele nos passes são nessa magnitude. É que ninguém reparava.

        • Nada disso, antes tinha vários erros toscos e sempre era passes para o lado ou para trás. Nos últimos jogos isso tem sido diferente, tem feitos ótimos passes para os companheiros e não tem falhado. Que bom que ele melhorou dessa forma, isso ajuda muito nossa equipe.

    • Parabéns até pró Gabriel e Mancu ?

      • Gabriel e Mancu foram muito mal. Aliás eu tiraria ambos definitivamente do time titular. Quanto aos parabéns eles merecem pois representaram o Flamengo (ainda que tenham sido pífios), mas vontade não faltou a nenhum deles. Faltou capacidade e daí já não é mais culpa deles e sim do técnico.

      • Gabriel não, mas o Mancuello eu não achei esse desastre não. Achei que ele foi até bem, é claramente um jogador mais inteligente que a maioria, resolve alguma jogadas em um só toque.

    • Caro Edson concordo com você.
      Me preocupa muito a quantidade de gols perdidos. Se convertessemos 30% dos chutes que damos aplicaríamos várias goleadas. Guerrero ter que chutar 11 vezes para fazer um gol é preocupante. Contra o Fluminense foram 18 finalizações para um gol. Esse ponto tem que ser muito trabalhado. No mais a equipe está de parabéns. Conseguiu a vitória e esse era o objetivo. Agora é ir prá cima dos flores.

      • Isso também me causa preocupação Adriano.

        O Guerrero não pode perder os gols que ele perde, pode custar caro algum dia.

        • De certa forma já está nos prejudicando. Poderíamos já estar garantidos como melhor campanha da competição nesse momento caso tivéssemos vencido as duas que perdemos por falta de converter as chances em gols. Por isso gostaria muito que Ederson não se lesionasse mais. Ele, Conca e Diego são nossos melhores finalizadores dentre os jogadores que provavelmente o ZR pode considerar como titulares. Se viesse o E. Ribeiro então ficaria lindo.

          • Com Conca e Ederson voando nem precisaria de Everton Ribeiro.

  • Eu fui um dos que aplaudiu ele no maraca! Foi engraçado Hauahahau. Mas ele jogou demais hj. Nosso kante!!!!!
    Hauahauua

  • Cinceramente, esse cara é um dos melhores volantes em atividade no Brasil. Ou pelo menos esta sendo.

    • Futebol é momento. E hoje não vejo um volante desarmando como ele aqui no Brasil. No quesito marcação é o melhor volante do futebol brasileiro em 2017.

      • Melhor até que o complicado Felipe Melo Rego, kkk

Comentários não são permitidos.