Associação promete entrar na Justiça contra Estádio do Flamengo

Compartilhe com os amigos

O estádio do Flamengo na Gávea será acústico, mas o debate sobre a sua construção fará barulho até que saia do papel. Nesta sexta-feira, foi assinado o protocolo de intenção entre clube e prefeitura. Imediatamente, a Associação de Moradores e Amigos do Leblon (AmaLeblon) manteve posição contrária e prometeu ir à Justiça. Desta vez, no entanto, o rubro-negro conta com um aliado político.

Até as assinaturas do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e a do prefeito Marcelo Crivella estarem lado a lado no protocolo de intenção, muita negociação foi feita nos bastidores. Durante a campanha, em 2016, Crivella, assim como o seu rival na corrida eleitoral, Marcelo Freixo (PSOL), visitou Bandeira. O assunto foi tratado, e houve sinalização positiva, concretizada nesta sexta.

O protocolo é um sinal verde da prefeitura ao desenvolvimento do projeto de estádio para 25 mil pessoas, que terá que ser aprovado e ainda está em desenvolvimento. O documento teria o poder de acelerar a concessão das licenças, entre elas, as de meio ambiente, trânsito, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Enquanto isso, Crivella experimenta a popularidade junto aos torcedores do Flamengo, e entende a movimentação como parte do jogo.

Qualquer político deveria fazer isso (se aproximar do clube). Afinal, o Flamengo tem mais de 50% dos torcedores do Rio — disse Bandeira, que mantém a vontade de administrar o Maracanã e usá-lo em jogos para público maior. — O mais importante é a intenção política do prefeito, que assumiu o compromisso.

CONTRAPARTIDA RUBRO-NEGRA

A estreia no Brasileiro, contra o Atlético-MG, foi um megaevento, com ingressos populares e renda destinada à compra de 350 toneladas de alimentos, que irão compor mais de 200 mil refeições, distribuídas na reabertura dos restaurantes populares da prefeitura. O clube, que estará ficou isento da taxa de 5% da Federação e de pagar o aluguel à Maracanã S.A, bancará os alimentos, mesmo que a renda não seja suficiente.

A subsecretária municipal de Esportes, Patrícia Amorim, ex-presidente do Flamengo, foi diplomática ao frear ideias dos demais secretários e colaboradores de Crivella para o jogo. Entre as sugestões estavam a entrada em campo de centenas de crianças, entrega de parte dos alimentos dentro do Maracanã e a assinatura do protocolo de intenção antes do jogo.

Foi bem complicado. A Clarissa (Garotinho, secretária de Desenvolvimento, Emprego e Inovação) tinha um entendimento; o Índio (da Costa, secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação) tinha outro… — contou Patrícia.

DISCUSSÃO SOBRE IMPACTO

Sobre o estádio, ainda não há previsão de custo nem prazo para o início das obras. O certo é que será para até 25 mil pessoas e, quando for aprovado o projeto, ficará pronto em três anos a partir do começo da construção. Mas é um “chute”, como admitiu Bandeira. Não haverá estacionamento, mas há a opção do metrô. A Arena da Baixada, em Curitiba, é o modelo.

Antes não existia a tecnologia para a acústica, para evitar barulho. Não havia o metrô. O trânsito sempre foi obstáculo. É possível ter estádio sem incomodar — acredita Crivella.

Presidente da AmaLeblon, Evelyn Rosenzweig diz que já contratou advogado e garante que irá à Justiça para evitar o impacto do projeto na região.

Vamos lutar muito contra isso. Temos esse direito para vigiar a qualidade de vida da nossa vizinhança, que sequer foi consultada. Há a questão urbanística, o adensamento, a Lagoa, o barulho… Um estádio demanda infraestrutura, logística, segurança pública, o que não é simples em um bairro sobrecarregado que estão querendo degradar. Não precisamos disso. O movimento é contrário. Queremos resgatar a qualidade de vida — afirmou Rosenzweig.

Reprodução: O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A verdade é que o Flamengo só não tem estádio por causa de toda essa justiça injusta do rio que nunca permitiu o clube ter seu direito de construção pq sabe que assim o maracana morreria sem o Flamengo essa é a verdade e sinceramente se a arena da ilha ta tento problemas e atrasos para ter licenças, se a arena mcfla ta tendo problemas e atrasos com licenças, imagina essa arena ai na gávea é osso isso acho que nunca teremos nossa casa se não nos mobilizarmos contra esses moradores.

  • O motivo do chilique sem propósito dessa associação de moradores do Leblon é que um estádio na região alteraria a paisagem urbanística tombada do espelho da Lagoa (engraçado é que pra construir um Shopping de restaurantes colado ao espelho d’água não houve problema ou mimimi algum); que o estádio na região adensaria o trânsito e ocorreriam engarrafamentos (é um estádio que não contará com estacionamento justamente para isso, sendo que esse foi também um dos motivos para implicarem tanto com a Arena McFla, de apenas 5 mil lugares); que os torcedores utilizariam as estações do metrô do Leblon e da Gávea (quando ficar pronta) para acessarem o estádio, ocasionando uma superlotação do transporte nos dias de jogos (ué, achei que não queriam carros?!); que haverá muito barulho na região em dias de jogos (primeiramente o estádio será acústico, para diminuir ruídos, e quanto a isso, ninguém parece se incomodar com o barulho vindos dos bares localizados no Baixo Gávea e no Baixo Leblon, que ficam abertos a madrugada inteira, com pessoas bebendo, rindo, conversando e falando alto durante toda a noite, mas se incomodariam muito com eventos de duas a três horas uma vez por semana, e nem sempre pela noite)…

    Detalhe: na década de 90 quando pretendiam construir um estádio-shopping na Gávea ele foi vetado (e por causa desse veto tivemos uma das piores dívidas judiciais contra a Multiplan, porque o presidente da época, Kleber Leite, pegou uma grana adiantada e não devolveu quando o empreendimento foi vetado e não seria mais construído), por motivos como adensamento, trânsito e contrariedade dessa mesma associação de moradores do Leblon.
    Resultado: poucos anos depois foi construído um ENORME shopping, muito maior do que o pretendido na gávea, praticamente AO LADO da sede do Flamengo, com total e grande apoio da mesmíssima associação de moradores.

    Resumindo: o Flamengo sempre sendo prejudicado em muitos sentidos, por motivos totalmente aleatórios e que são aplicados tão somente ao Clube de Regatas do Flamengo.

  • engraçado aqui em SP os clubes constro~em em zonas residencais e não tem essas putarias de associações ou prefeitura embassando.. pelo contrário. Então a área é do Flamengo, ele já estava lá quando a tal associação foi criada, tá na hora de tocar um F..se pra essa associação mesquinha e politiqueira, se quiser participar para atenuar barulho ou melhorar movimentações nos arredores como o Fla esta propondo vá lá.. agora enchendo o saco de novo vai pra PQP

  • Por trás disso tudo, tem alguém jogando contra. Vou muito além de uma insignificante associação, mas.alguém de já sabia desse notícia muito antes dela nascer. A midia que postou essa.noticia, isso mesmo, quem.mais trabalha pro flamengo não se tornar mais gigante ainda. A vênus de platina. Fiquem atentos rubros e se certificaram disso, não só dentro, como também fora de Campo. Dentro de Campo arbitragens, CBF, COBRAF, STJD e fora dele peças do judiciário, globo e outras entidades. Mesmo assim seremos um clube transparente, gigante, honesto, que caminha lado a.lado com sua torcida em suas próprias pernas. A torcida do flamengo e o flamengo mudarão as práticas desonestas desse país, no esporte e em outras esferas.

  • Olha acho válida à tentativa.mas é um esforço a não resolverá o problema de vez…penso q um estádio para 40 mil atenderia a necessidade pq vejamos: 1 o flamengo sendo competitivo com excessao dos jogos do carioca não baixa de 35 40 mil nos jogos…no fim a arena da Ilha será pouco usada pois temos 11 times tradicionais a se o time tiver brigando em cima não da para jogar para 20 mil apenas contra 50 porcento das equipes…
    2 seguindo essa lógica não vale a pena gastar e ter q pagar aluguel em metade das partidas em casa…
    3 ainda q opteb por mandar os jogos no estádio boutique tem os st a capacidade não atende a demanda q so tende a crescer com o fortalecimento da equipe ano a ano…
    40 mil SÓ sairiamos pra jogar no maraca em classicos e decisões isso se quiserem pois daria mais lucro jogar pra 40 mil na gavea ou outro local do q 60 no maraca pagando aluguel…enfim, pra mim e so um blefe pra correr com a lagardere fato a se concretizou nesta mesma semana… ainda não creio q será este o estádio do flamengo..fica muito a quem daquilo q o flamengo merece e necessita.

  • Reação a um protocolo de intenção entre Prefeitura e Clube, imagina quando chegarem os primeiros caminhões de obra kkkk

    Ps: Crivella que não é bobo rsrs…..

  • Vai ter estádio e pronto o fla está lá a mais tempo que essa meretriz somos mais fortes que essa acompanhante de executivo

  • Só os vizinhos têm direitos? A quanto tempo o flamengo está lá? Aposto que antes de muitos que estão reclamando.

  • Vascaína

  • Bem…li muitos comentários abaixo,e posso emitir minha opinião de quem já trabalhou bom tempo no setor público. Se você tem apoio do executivo (Crivella) e um bom apoio do legislativo (Amadorim esquema) você tá praticamente com a faca e queijo na mão. Porém, algumas variáveis complicam…e uma delas é você querer fazer algo em um bairro pobre (infelizmente tratorado), de classe média (esperneia, faz barulho, mas perde no fim), de ricos (briga boa, mas a derrota depende da mobilização dos moradores) e de muitos ricos…Lagoa e Leblon (mesmo tendo classe média alta ali) é um bairro de muitos ricos e com muita influência, se tiverem mobilizados contra (nem precisa ser em massa)…vão conseguir arrastar isso na justiça por muito e muito tempo…Flamengo se quiser um estádio na Gávea, vai ter que jogar maquiavelicamente e deteriorar a associação, até ela aceitar. Se não conseguir isso…nem vale à pena a briga.

    • Mas finalmente (infelizmente digo isso), flamengo viu que só mexendo com política forte vai conseguir coisas no RJ. A maré melhorou…Lagardere praticamente com sua desistência obrigou o estado realizar uma licitação ou municipalizar o estádio…se municipalizar estamos feitos…na licitação vamos para o pau ( porque Lagardere vem tb), flamengo teve a vitória da câmara do RJ de aceitar o morro da viúva ser usado para hotel . Hj, sinceramente, se a situação do maracanã não se resolver até agosto (licitação ou municipalização) já estaria conversando com construtoras e a prefeitura de niterói.

  • Pois vão ter que engolir o estádio do mengão, bando de frescos.

  • Por isso q prefiro q o Flamengo construa seu estádio em outra localidade. Hj, sabemos q o Crivella está alinhado com o Flamengo, podendo até comprar essa briga, mas e depois?! Não sabemos quem será o próximo prefeito. Vai q depois q o Flamengo constrói seu estádio e não pode jogar nele por conta desse imbróglio?! Vai q o próximo prefeito compra essa briga da associação de moradores?! Ninguém sabe, me parece incerto essa questão de construção de estádio na Gávea. Até pq essa galera da associação de moradores paga um dos IPTU mais caros do RJ.

    • “Vai q o próximo prefeito compra essa briga da associação de moradores?” — E ignorar um plantel de 40 milhões de torcedores? Acho que não… &;-D

      • Eu não arriscaria. Afinal, muitos outros prefeitos anteriores já estiveram contra o Flamengo e a favor da tal associação de moradores.

  • Eu acho que existe uma má vontade. Essa mulher nem viu o projeto, nem conversou com os dirigentes do Flamengo e já vem alegando um punhado de desculpa sem sentido.

    Me parece outra a preocupação dela… bem típica dessa galera do Leblon. Sem querer ofender.

    • Fala parceiro, é muita má vontade mesmo porque todo mundo sabe que associação de morador não tem poder nenhum, mas alguem dentro dessa associação deve ser magistrado ou algo do tipo para embargar a obra.

  • Se os órgãos responsáveis aprovarem o estádio, não há nada que a associação e a justiça possam fazer. Só queremos as assinaturas, pois o resto é jurisprudência.

  • A sede do Flamengo fica no Leblon? Se for não sabia. Kkkk

    • Então, a sede fica na Gávea, em frente à Lagoa, e acabando o terreno do clube chegamos logo em seguida ao Leblon. A sede do Flamengo fica exatamente na “fronteira” desses três bairros.

      O motivo do chilique sem propósito dessa associação de moradores do Leblon é que um estádio na região alteraria a paisagem urbanística tombada do espelho da Lagoa (engraçado é que pra construir um Shopping de restaurantes colado ao espelho d’água não houve problema ou mimimi algum); que o estádio na região adensaria o trânsito e ocorreriam engarrafamentos (é um estádio que não contará com estacionamento justamente para isso, sendo que esse foi também um dos motivos para implicarem tanto com a Arena McFla, de apenas 5 mil lugares); que os torcedores utilizariam as estações do metrô do Leblon e da Gávea (quando ficar pronta) para acessarem o estádio, ocasionando uma superlotação do transporte nos dias de jogos (ué, achei que não queriam carros?!); que haverá muito barulho na região em dias de jogos (primeiramente o estádio será acústico, para diminuir ruídos, e quanto a isso, ninguém parece se incomodar com o barulho vindos dos bares localizados no Baixo Gávea e no Baixo Leblon, que ficam abertos a madrugada inteira, com pessoas bebendo, rindo, conversando e falando alto durante toda a noite, mas se incomodariam muito com eventos de duas a três horas uma vez por semana, e nem sempre pela noite)…

      Detalhe: na década de 90 quando pretendiam construir um estádio-shopping na Gávea ele foi vetado (e por causa desse veto tivemos uma das piores dívidas judiciais contra a Multiplan, porque o presidente da época, Kleber Leite, pegou uma grana adiantada e não devolveu quando o empreendimento foi vetado e não seria mais construído), por motivos como adensamento, trânsito e contrariedade dessa mesma associação de moradores do Leblon.
      Resultado: poucos anos depois foi construído um ENORME shopping, muito maior do que o pretendido na gávea, praticamente AO LADO da sede do Flamengo, com total e grande apoio da mesmíssima associação de moradores.

      • Resumindo…. não querem pobres por perto.

  • Esse cara é um imbecil. Um estadio valorizaria e muito o bairro. Fora os flamenguistas de lá que vão gostar muito.

  • E ninguém calaaa esse chororôô.choram pro prefeito,chora o bairro todo,chora o moradooor

    • Kkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkk

  • “Qualidade de vida da nossa vizinhança, que sequer foi consultada…”
    Consultar pra que ? Alguém tá na dúvida da opinião dos moradores do bairro?

    É cada uma…

  • Enquanto as obras não começarem, eu não acredito nesse estádio na Gávea. Só vou acreditar quando eu ver as maquinas e tratores trabalhando.

  • Essa associação deve ser formada por um conjunto de dondocas frescas! Madames sustentadas q não fazem nada o dia todo!

  • O problema é que os moradores do Leblon tem ojeriza a povo. Eles têm aversão a tudo que é popular. A principal motivação de eles não aceitarem o estádio é por não quererem proximidade com o povo. É uma burguesia que cresceu, a margem da população mais simples e trabalhadeira. A única forma que eles aceitam a proximidade com os pobres é quando se utilizam do povo para serem seus serviçais em seus apartamentos e suas mansões,

    • Boa, é justamente isso. Não 100%, mas em sua maioria.

    • Resumiu o povo que vive em tal região em geral…

  • A burguesada do Leblon é muito chata. Tem que construir esse estádio no peito deixar eles reclamarem com quem quiserem, já se comprometeu a fazer um estádio acústico e sem estacionamento. O Flamengo como titular de direito tem que se impor. Já dizia minha avó, incomodados que se mudem.

  • Só tem playboy no leblon
    Filhinho de papai e mamãe que tem tudo o que quer dessa vez vão perder

  • Entendo a associação. Eu também não veria com bons olhos um estádio no bairro onde moro. Não há dúvidas que isso mudará a rotina do bairro. Porém, cabe ao Flamengo realizar estudos e garantir que a presença do estádio não será um estorvo para os habitantes do local. Esse ônus cabe ao clube.

    • O Flamengo estava lá primeiro.

    • Então ser for com o seu pensamento , mais fácil o Flamengo n fazer estádio em lugar nenhum , pq vai pertubar morador

    • em todos os locais os estadios são contruidos perto de moradores mas só no flamengo tem essa maimota impedindo.

  • Eles não podem entrar contra uma carta de intenções, pois este ato não produz efeitos. O que eles poderão fazer é entrar na justiça contestando contra as liberações dos órgãos. Mas para isso eles terão de se embasar em laudos particulares tão bem feitos quanto os dois estudos feitos pelos agentes públicos. Eles não ganham, mas podem fazer uma briga forte que atrase as obras. Não sei, não sou do meio. Espero que não atrapalhe.

  • Esse pessoal do Leblon acha que tem um rei na barriga …

    • Eles acham não, tem certeza que têm kkkk. Quem acha é o pessoal da Barra kkkk

  • O vizinhança chata do c….. Sugiro que o próximo aeroFLA comece e termine nessas redondezas da Gávea…. Já foi dito que será um estádio acústico carai

  • Nunca vi associaçao de moradores ter poderes sobre algo. Alem do mais, o flamengo está ali há muito mais tempo e pode sim erguer seu estadio. Será que o IBAMA e o inea perturbou a construção no prédio onde vocês moram, por destruir área de preservação e ainda poluem a lagoa jogando toneladas de esgoto?

    • Hipócritas!

      • Concordo, meu amigo, bando de hipócritas, pois eles só olham para o umbigo deles. Agora, se fosse uma boate eles deixariam,né? Porque fatalmente os playboyzinhos criados com vó iriam frequentar. Tenho uma amigo que estuda arquitetura e ele me garantiu que a região só é o

        é hoje por causa do clube de regatas flamengo, pois aumentou muito a opção de lazer no bairro e e também em bairros próximos, fazendo a propaganda do bairro.

  • Vai ter 25 mil sim e se reclamar vai ter 50!!!!

    • E se eles reclamarem mais, terá churrascão com muito funk e pagode alto na inauguraçao

  • Não é por causa do “barulho” ,eles nao querem é pessoal da baixada ,zona norte e outras zonas menos privilegiadas .É o que acontece ser rico num pais subdesenvolvido ,não pode se juntar com a “favelada” .

  • Simples não querem o estádio ali, indeniza o Flamengo para que possa construir em outro lugar.

    • Concordo

  • Bom-Dia!

    Veja, quanta hipocrisia envolvida:
    Se essa associação estivesse tão preocupada c/ o Bairro estaria fiscalizando o porquê ah Lagoa está tão poluída.

    Vou dizer o porquê:
    Está poluída porquê os milhões de Playboys que moram nas redondezas não estão nem um pouco preocupados e despejam milhões de Toneladas de Lixo ( Diariamente) do alto de suas residências ( apartamentos ) diretamente na Lagoa e sem nenhum tratamento. Bando de Hipócritas!

    SRN!

    • Correto. Cambada de hipócritas.

    • André, totalmente correto, bando de cínicos e caga regra.

  • Amigos, viver em uma cidade não é uma bagunça. Há um planejamento de ocupação do espaço urbabo

    • Se o projeto atender todas as especificações determinadas, a justiça não poderá impedir a reforma.

      • Sabe quem são os moradores da área? Os mesmos que compõem tribunais de justiça.

  • Manda o nosso advogado perguntar qual time esse comedia torce.

  • Para essa Evelyn Rosenzweig tenho o seguinte a dizer: o Clube de Regatas do Flamengo está no bairro MUITO antes dessa Associação existir. Em 1931, muito antes da 2a Grande Guerra Mundial, por um decreto municipal, o Flamengo assumiu a cessão do tereno. Em 1933, o ex-presidente José Padilha começou as obras do estádio para 6 mil pessoas. Ou seja, desde 1931 o Flamengo trouxe para aquela região lazer e oportunidades para muitos que ali foram morar.
    Em 1994, o Flamengo já havia construído arquibancadas tubulares para 25 mil pessoas, e promoveu o show do Elton John pra mais de 50 mil pessoas.
    De 1931 até 1969, a região foi favelizada. O que existia alí era um conjunto de favelas que dominava toda orla da Lagõa, que eram chamadas de Favela do Pinto, ou Praia do Pinto, e apenas no Governo do Negrão de Lima (1965-1971), durante o regime militar, é que houve a remoção de todas as favelas que ali haviam, após um grande incêndio.
    Ou seja, o Flamengo é histórico no seu lugar, e tem todo o direito de usufruir desse espaço, como os atuais moradores em seu entorno. Gostaria de saber com que direito essa Evelyn Rosenzweig diz que vai vigiar a qualidade de vida da nossa vizinhança, que sequer foi consultada? …e sobre a questão urbanística, e o adensamento? Onde eles estava essa Evelyn Rosenzweig, e sua AmaLeblon, quando, ao lado do Clube, foram construídos diversos edifício, um ao lado do outro, num total afronta aos interesses urbanísticos da cidade, por pura especulação imobiliária?
    SRN

    • Joguinho de vaidade…gente chata só. Não vai ser isso que vai causar problema. Tenho certeza.

    • Aposto que ela é vascaina

    • Perfeito!

    • Excelente comentário

    • Mas alguma coisa, Renato, um cafezinho, uma água ou suco?

    • Uma aula de História! Gosto de ver nossos Rubro Negros esbanjando cultura.

    • Sem mais.

  • Pinto novo querendo cantar de Galo…O Fla já esta ali há tempos…Pera ai, agora o estado não pode fazer mais nada que o pessoal implica…compraram o Leblon? Esses caras vivem no passado, não sabem que hoje pode ter estádio mais “caladinho’? Querem viver em um mosteiro a céu aberto. Agora é conversar e “consultar” os caras, que ficaram chateadinhos…tanta coisa é feita nesse país sem consultar ninguém. E o mundo continua girando. Isso tudo se resolve com certeza como foi na ilha.

  • Quando vcs vão entender? Não tem nada a ver com trânsito ou barulho! O que eles não querem é “gente diferenciada” (pretos e pobres) circulando pelo bairro

  • Oxi esse amaleblon é dono do bairro ? Que poha é essa ? Manda eles TNC e faz o estádio para 35 mil kkkkkk

  • Queria ver o projeto do estádio.

  • Qualquer um pode entrar na justiça! Isso já era esperado.
    E já que teremos de brigar na justiça, vamos aumentar a capacidade para 40 mil!

  • O Flamengo está há muito mais tempo no local. Está colaborando e tomando cuidado com tudo. É melhor os moradores aproveitarem que essa diretoria tem bom senso. Afinal, existe estádio de futebol em todo lugar. Só não pode no Leblon. VAI PRA BAIXA DA ÉGUA QUE O ESTÁDIO VAI SER CONSTRUÍDO SIM! KKKKK

  • Isso é que dá fazer estádio em bairro chique.

  • Essa tal de AmaLeblon eu tenho quase certeza que os membros em sua maioria são vascainos e botafogenses porque não é possível ter tanta birra assim, parece que o flamengo quer construir um estádio de 100 mil pessoas que vai ter show de baile funk todo dia, a VTNC.

  • Na boa, vai…
    O Flamengo está ali há muito mais tempo do que muitos moradores da região.

  • Eu AmaLeblon, vai tomar no cu!!!!!

Comentários não são permitidos.