Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!
Ontem eu fui dormir indignado, fulo de raiva, P da vida. Hoje acordei macambúzio, triste, prostrado! Confesso que não estou nem um pouco empolgado para escrever essa coluna após outro revés fora de casa e mais uma auto-eliminação! O trabalho continua, mas os erros continuam os mesmos. Ontem disputamos mais uma partida em que abdicamos de jogar após marcarmos o primeiro gol, sofrendo outra virada para um time inferior tecnicamente por pura falta de concentração. O que está faltando? O que acontece com o time e com o clube? É um caso a se pensar, pois se pegarmos todo o trabalho realizado pelo Zé Ricardo, observaremos consistência na maioria das partidas, um time que sabe o que faz com e sem a bola. Como resultado dessa análise, concluímos que o time perdeu muito poucas vezes, mas precipuamente nas ocasiões em que as derrotas não deveriam ser cogitadas, portanto chego à conclusão de que falta casca, falta bagagem. Talvez também falte cobrança por resultados ou um pouco de vergonha na cara de alguns jogadores e diretores. E se há essa cobrança, porque a postura não muda após tantos reveses vexatórios como o pesadelo de ontem à noite?
Mudando um pouco de assunto, tem outra coisa que me intriga demais! Ultimamente venho observando que os torcedores de técnico e de diretoria estão se proliferando. Isso nos faz muito mal, afinal somos torcedores do Flamengo. O clube é maior do que tudo e todos. Como costumo salientar, o Flamengo simplesmente é! As pessoas passam e o Flamengo fica! Fato! Entrei neste assunto devido à declaração de nosso presidente, que perdeu a oportunidade de ficar calado quando declarou que os “falsos rubro-negros” estavam contentes com a desclassificação! Um conselho Sr. EBM: se é pra falar besteira, mantenha-se em silêncio! O Sr. perdeu uma chance enorme de ficar calado! Não cabe a um presidente dar esse tipo de declaração idiota e inconcebivelmente atroz. É intolerável! Ao invés de tentar puxar para si parte do fracasso esportivo, desse Flamengo reestruturado e sadio financeiramente, blindando em parte os jogadores e a comissão técnica, nosso dublê de mestre dos magos preferiu atacar a parte da torcida que está indignada com toda a razão do mundo! Ele deveria sentir-se envergonhado como todos nós estamos, nos sentindo com mais uma (a quinta) eliminação na fase de grupos da Libertadores. Fica o recado, Sr. Presidente: menos é mais. Um homem inteligente como o senhor deve pesar demais suas declarações. Ontem o Sr. foi incomensuravelmente infeliz. E tem mais, o Flamengo foi fundado em 1895 e não em 2013! Fica a dica!
Analisando friamente o jogo (temos mesmo que falar?), vimos um Flamengo com controle da partida até certo ponto. Fizemos o primeiro gol e abdicamos de jogar. Achamos que o negócio estava resolvido com a vitória magra e que a classificação viria sem percalços. Mas esquecemos que estávamos jogando a Libertadores, fora de casa e com um time argentino! Faltou concentração e, após sofrermos o primeiro gol, o time simplesmente ruiu, desmoronou emocionalmente. Aí é aquele “Deus nos acuda” que todos nós já estamos calejados em acompanhar. A Lei de Murphy é implacável! E na noite de ontem ela foi aplicada na sua mais perfeita acepção! Triste, se não fosse trágico. Nosso time foi infantil, juvenil, cabaço, imaturo! Tirem da gaveta todos os adjetivos desqualificantes que existem e será pouco para mensurar ou qualificar negativamente uma eliminação tão doída e que deve deixar algumas cicatrizes (espero que deixe) no elenco, comissão técnica e diretoria.
Falando de uma forma mais filosófica, tenho a impressão de que estamos nos perdendo em nós mesmos. Ao adotarmos algumas falsas premissas como: dinheiro resolve tudo, a organização basta em si mesma e que balanços contábeis bem realizados tornar-nos-á um time campeão, oriento aos leitores que este é um silogismo de fraco embasamento teórico. Esses quesitos elencados acima apenas nos sustentariam a posição de saudabilidade financeira e organizacional, o que é muito pouco para que nos efetivemos como uma máquina ganhadora de títulos e destruidora de adversários como são as grandes potências esportivas da Europa. Para isso é necessária uma série de outras qualidades como: montagem de um elenco de excelência (onde além de se contratar bem, as dispensas de jogadores pouco ou nada produtivos deve ser realizada para que não tenhamos perebas na reserva), cobrança dos resultados esperados (metas traçadas) por decrescência hierárquica da pasta do futebol (cuja qual pode ser observada com a mudança de postura pelas partes postuladas), estrutura emocional dos atletas para que rendam além do esperado e possuir técnicos que não tenham medo de errar e, principalmente, de GANHAR! Enquanto nossos técnicos não livrarem-se dessa síndrome de pequenez, onde escalam pelos empregos e recuam demasiadamente o time alavancando a possibilidade pela derrota, não chegaremos a lugar nenhum.
Não serei leviano ao ponto de pedir uma mudança total e nem arrogante a ponto de solicitar a troca do comando da equipe, mesmo porque não acredito que exista um substituto à altura livre no mercado. Não considero que este seja o caminho. A análise de desempenho deve ser feita pesando-se os prós e contras ao longo do trabalho. Também deve ser ponderada a capacidade do elenco em mostrar-se capaz de conseguir transpor dificuldades e condições adversas ao longo dos jogos, de possuir maturidade suficiente para impor-se durante a maior quantidade de tempo nas partidas. Essas qualidades não têm sido vistas neste Flamengo atual. Onde foi parar nossa raça, nosso poder de superação, nosso time que matava as partidas quando as oportunidades apareciam, nossa indignação após as derrotas e nosso discurso inflamado após as desclassificações vexatórias a que temos nos sujeitado ultimamente? Será que estamos sofrendo de uma mutação genética alienígena? A torcida parece anestesiada e hoje comemora balanços, centro de treinamento e estádio como se fossem títulos. Não são e nunca serão! Eles são apenas parte da estrutura necessária e OBRIGATÓRIA (sim, isso não é um favor da diretoria!) para que o clube possa ter tranquilidade e realize o trabalho da melhor forma, objetivando lograr êxito nos resultados esportivos. Trocando em miúdos, estruturas físicas são os meios, mas muitos os consideram como fim.
O que podemos concluir é que algumas mudanças são necessárias! Isso é um fato incontestável! Elas são de urgência, para que possamos começar a colher os frutos esportivos tão sonhados por todos nós. Precisamos ver alguma diferença na postura e no desempenho da equipe. Não dá mais para atribuir às derrotas ao acaso e à falta de sorte. Isso é de embasamento raso e pouco profícuo. Quero meu Flamengo de volta! O Mengão da raça e das viradas improváveis! O que não desistia nunca! O que deixava o sangue em campo e nos enchia de orgulho mesmo nas piores derrotas! Aquele que se levantava e ganhava os jogos na marra quando a Magnética estufava o peito para apoiá-lo incondicionalmente! Isso ficou para trás! Não enxergamos mais isso nessa equipe e não podemos deixar que isso aconteça! Nosso grito não pode ser abafado! Por um Flamengo maior ainda! Por um Flamengo muito mais forte! Por um Flamengo gigante! Por um Flamengo que volte a ser Flamengo! Esse é o meu maior anseio! E o seu? Qual é?
O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos!
Fabio Monken.
Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
O Debate sempre será salutar!
Deixe seus comentários e interaja conosco!
Pontos de vista divergentes são essenciais à evolução do homem.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!
A intolerância e a falta de argumentos são os combustíveis para o fracasso!
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Ver comentários
Daqui a pouco vão fundar o Zé Ricardo FC e EBM de desportos, estão apequenando a torcida não em números mas na forma de pensar.
Perder/ser eliminado virou fato normal.
É isso aí e pior que tem uns mongoloides que acham isso normal.
A partir de 2019 o ano do flamengo realmente vai começar, quando o mandato do EDB chega ao fim. O cara é um bundão que não cobrar o time. Eu acho que o EDB quer fazer o flamengo um manchester city da América do Sul, um time milionário que passa vergonha nas competições. SRN
O problema é que a poha do presidente acha normal o Flamengo perder, acumular vergonhas e eliminações.
Sabemos que vai continuar tudo do mesmo jeito e mais vergonhas virão nesse ano.
Pra ele o Flamengo está perfeito, e não pode ser criticado por ninguém.
Na minha opiniao, agora devemos esquecer este mediocre jogo e pensarmos na partida do Brasileiro. Devemos entrar no jogo contra o Atletico Goiano, pensando so na vitoria. E se possivel, o tecnico realizar logo de cara uma alteracao..,Gabriel nao merece nem ficar no banco. Deve ser afastado para aprimorar a forma tecnica, em seu lugsr o Ederson, Mancuello, Trauco ou ate o Matheus.
Agora, o cenario e outro, devemos por obrigacao disputar o Brasileiro bem para tentarmos voltar para Liberta em 2018.
Salientamos ainda, que deveriamos chegar no minimo nas finais da copa Sudamericana, pois elenco para isso temos, so basta usar com sabedoria e chegarmos tambem as finais da copa do Brasil.
Agora nao podemos nos abater, bola pra frente, no meu ponto de vista, enquanto o tecnico nao pode contar com o Diego e Conca, deveriamos fazer alteracoes, principalmente no meio, dando sequencia de jogo para o Mancu, pois so com sequencia ele voltara a ser o jogador do ano passado. Entrando o Donatti na Zaga no lugar do Rafael e o Cuellar no lugar do Arao, quando ele nao tiver jogando bem, como foi o caso de ontem.
Derrota, faz parte do jogo, Mais como nos jogamos ontem, sem garra, sem vontade de definir a partida, tem que ser banida de nosso meio. Que sirva de experiencia para as outras competicoes....
Existem sim os falsos rubro-negras aqueles que esperam só uma derrota pra falar que está tudo errado! Erramos sim de ter entrado num jogo de tamanha importância com Gabriel no meio, o jogador que não tem sangue nem contra os times do Carioca, vai pra um jogo pegado desses, não comprometeu mas também não ajudou em nada, e outra ficar insistindo num esquema com 3 atacantes, os dois pontas se não fazem os gols pelo menos tem que dar assistência! Mas eles não fazem nem gol e nem dão assistência, a maioria dos nosso gols saem dos volantes, dos laterais e do Guerrero, cadê o poderio ofensivo? Falta alguém na comissão técnica puxar o Zé e falar " amigo esse esquema não tá dando certo, os pontas só voltam pra compor defensivamente e a parte ofensiva cadê? Cadê os gols? Os passes? Ter Jaime como auxiliar e o outro que era do Vasco não dá, vão insistir nesses caras! O trabalho do Zé é sim bom, disputamos um brasileiro ano passado de forma que não via a muito tempo, mas falta um sacode nele, uma ousadia, se ele continuar assim vai morrer abraçado com suas convicções e isso é pior!
Ótimo texto, não preciso comentar sobre só dizer que já concordava com isto antes de ler.
Por mais que tenhamos perdido infelizmente nossa classificação por causa de ou um time que decidiu recuar e tentar segurar, ou um técnico que por ser novo precisa de mais experiencia para crescer na profissão, porque foi notório que ele foi mal se deu uma ordem pro time tentar segurar ao invés de tentar jogar. Eu espero continuidade no projeto do Zé... não temos no mercado um treinador melhor disponível, e o Zé por mais que tenha errado e isso ficou claro nessa desclassificação, ainda sim tem potencial pra melhorar, e com certeza vamos pra libertadores de 2018, são muitas vagas e nosso elenco é qualificado pra conseguir sem tantos problemas uma vaga.
Sou sim a favor de continuidade. Por mais que o Zé tenha errado, todo treinador erra e com uma grande queda que se aprende com o erro, vamos ver o que acontecerá no Brasileiro, se realmente persistir no erro não vai ser jeito... é buscar até o gandula pra ser técnico porque ai não dá!
Temos elenco pra conseguir classificação no Brasileiro com ou sem o Zé...
Precipuamente, primeira vez que vejo esta palavra. Ótimo vocabulário e texto muito bem escrito. Porém, não concordo totalmente, na realidade somente com alguns trechos. Em relação à estruturação física, sim, isso é essencial. Somos um clube centenário e esta diretoria fez mais em 4 anos que os demais em mais de 100 anos. Eu não seria tão duro em relação à eliminação da libertadores, já fomos eliminados trocentas vezes de forma muito mais vexatória, com diferentes presidentes, técnicos, comissões técnicas e jogadores. Só ganhamos uma vez porque tínhamos o melhor time da história do Flamengo, um dos melhores 11 da história do futebol. Lembrando que este mesmo time foi eliminado várias vezes desta competição. Um jornalista falou uma coisa que faz sentido, "Flamengo e libertadores não nasceram um para o outro", pelo menos neste momento da história rubro-negra. Temos condições de mudar isso? Com certeza sim, mas para isso devemos parar de visitar clubes europeus e começar a visitar clubes latinos multi-campeões para entender o caminho das águas. Em relação à internista do presidente, o cara estava nitidamente p... pela eliminação, vai se retratar logo, não achei nada de tão terrível. É isso. SRN
Fomos derrotados pelo santo andre na final da copa do brasil
Geralmente chegamos longe na Copa do Brasil, fomos campeões algumas vezes e participamos de várias finais, não vejo nenhum sentido nesta comparação.
Isso sim que vexame perde no maracana...
Pra mim foi vexame......
Mandar o Zé embora trás quem? Se os da ponta estão trabalhando e fazendo um bom trabalho! Vai trazer as mesmas bombas de antes? Se for mandar embora trás o Marcelo Oliveira por que resto fica pior, vai confiar em Renato Gaúcho? Dorival que tá na justiça contra o clube? Paulo Autuori? Levir Culpi? Vai trazer um estrangeiro que não acompanha os jogos e nem sabe os jogadores!? É sacanagem, falta técnico, minha opinião é manter o Zé mas chamar pra uma conversa séria, amigo se mudar esse time e começar a ganhar títulos é rua!
É inconcebível um time como o Flamengo entrar para a partida mais importante do ano com Gabriel como titular. É inaceitável o Marcio Araújo ser um titular incontestável durante várias temporadas. Dependemos de que o lateral reserva faça gols porque os atacantes (pontas/marcadores de laterais adversários) passam meses sem fazer 1 gol. E ainda acreditamos na balela de termos um grande elenco. Precisamos de goleiro, volante, meia e atacantes. Somente depois que essas tralhas (Gabriel, Muralha, Berrío,etc) forem embora e tivermos reforços dignos de vestirem a camisa do Flamengo teremos condições de brigarmos por títulos do tamanho que o Flamengo merece. SRN
Inaceitável MA ser titular? Talvez...mas de longe, ontem, foi o jogador mais lúcido do meio, tentou jogar e orientou o toque de bola. Trauco, Arão, Gabriel e principalmente Berrío foram uma negação.
"falsos flamenguistas estavam contentes com a desclassificação"
Ai o presidente queria uma festa de recepção, com milhares de torcedores comemorando a desclassificação? Quem comemora desclassificação é o Márcio Araújo presidente.
O Sr. queria que os torcedores elogiassem o time pq agora eles podem descansar? Queria uma festa com coro da torcida cantando olê olê olê olá tu joga muito gabriel canela de sabiá?
Ahh VTNC.
Kkk. Boa Thiago