Até quando 2???

Compartilhe com os amigos

Esse texto foi publicado um dia após a eliminação na primeira fase da Libertadores de 2014 (Até quando?), na partida para o Leon. O Flamengo perdeu por 3×2 no Maracanã. Tirando alguns personagens e acontecimentos, o panorama é o mesmo. Quase que sem tirar e nem por. Quase tudo igual! O que mudou no futebol? Até quando? Reproduzo aqui, o texto na íntegra de três anos atrás.

Torcer é uma das mais nobres artes que existe no mundo. Todo mundo torce por um time ou alguma coisa. O torcedor segundo o próprio torcedor deve saber a hora de apoiar mesmo após levar um gol, à hora de vaiar e de criticar. Nem sempre as coisas ocorrem nesta ordem ou com doses de razão. O torcedor na maioria das vezes anda longe da racionalidade. É possível que o que sintam por um Clube seja fé. Pelo menos com o Flamengo sou assim. Acredito que quase todos são.

O Flamengo é aquela coisa de nos levar do céu ao inferno em segundos ou vice-versa. Quantas decepções, quantas dores, tristezas, alegrias, celebrações?… Não há manual de instruções que defina o torcedor padrão ou a maneira correta de torcer. Cada um o faz a sua maneira. A única coisa que afirmo é que há uma grande diferença entre torcer e assistir. Falo no caso dos que vão ao estádio.

O jogo de ontem só escancarou o que estava acontecendo há tempos, mas sem que ninguém admitisse por ambos os lados. O primeiro lado é o da diretoria que desde o ano passado mostra que no departamento de futebol há muitos erros e equívocos. O título da Copa do Brasil só mascarou que temos um Vice-Presidente ainda inexperiente na pasta e um diretor de futebol de trabalhos medíocres por onde passou. O título fez com que a diretoria achasse que tínhamos time para disputar a Libertadores, manteve a base e foi passiva ao não repor a altura duas grandes perdas que foram fundamentais no ano anterior. Faltou plano B para as ausências de Luiz Antonio e Elias. O segundo lado é a torcida. O próprio Clube está ajudando a mudar o perfil dos torcedores que estão freqüentando os estádios. Não estou dizendo que não saibam torcer, mas em questão de experiência, do timing time/torcida, sou mais o Moraes do que a mim. Tempo de arquibancada conta como mostrou o jogo de ontem.

Procuro ao máximo fazer a minha parte. Estou lá, presente, apoiando, mas eu, mero torcedor, não contrato jogador, não faço marketing, não faço planejamento, não faço precificação de ingressos, não escalo e nem sou médico para dizer se esse ou aquele jogador tem condições de jogo. Não! A culpa não é das vaias ao Elano! A culpa não é dos imberbes torcedores que estão na cadeira retrátil e confortável do novo Maracanã, pois o que sobrou de motivação na arquibancada, faltou em campo e falta a quem comanda toda engrenagem do Clube.

Quem tiver culhão, irá admitir a sua culpa a si mesmo. Que seja! Mas isso nem é o mais importante nesse momento. O momento é ver onde está o erro e buscar soluções. O nosso Vice-Presidente de Marketing prometeu no lançamento de sua chapa ainda em 2012 que o Flamengo não mais passaria vergonha como a eliminação na primeira fase da Libertadores daquele ano. E convenhamos que mais uma vez, demos vexame e com um time ridículo na competição que é a menina dos olhos da diretoria e torcida. Até quando a sujeira será empurrada para debaixo do tapete?

E cá estamos nós, a embarcar sempre de que agora em diante será diferente, a bancar toda festa sem ao menos ter nenhum tipo de reconhecimento para no fim nos tornamos responsáveis por coisas impossíveis de alcançarmos. Torcer é uma nobre arte que requer amor, paixão e irracionalidade, pois quem deve andar de mãos dadas com a razão é a diretoria, nós somos passionais e nosso dever é o de fazer a diferença sempre na arquibancada enquanto nossos dirigentes que muito falam e pouco fazem, deviam fazer a diferença em suas ações que se mostram pouco produtivas com os resultados apresentados.

Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

Reprodução: Blog Ser Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flamengo não é empresa, ou firma. Muito mimimi, essa porra é um clube de futebol. Esse presidente quer que engolimos a seco esses vexames, quer evitar protesto, para ele um verdadeiro rubro negro fica sereno e continua apoiando como se nada estivesse acontecendo. O torcedor verdadeiro está indignado, decepcionado e vai vaiar sim. Isso é flamengo, time da massa, do povo. Quem não aguentar a pressão pede pra sair do maior clube do país.

  • Passividade e inexperiência dos dirigentes (quem fala grosso nas cobranças no Flamengo hoje hein?), técnico inexperiente e teimoso, alguns jogadores sem qualidade nenhuma para vestir o manto, outros burocráticos, medíocres e sem “personalidade” e elenco superestimado; Soma-se a isso desfalques importantes e vacilos constantes fora de casa, deu no que deu, infelizmente a casa caiu; agora e limpar a bagunça e
    bola para frente, que hoje já tem jogo.

    SRN #IssoAquiÉFlamengoP…

  • Essa diretoria para futebol é RIDÍCULA.
    Não aprenderam nada. O mesmo papo furado de “lamber as feridas”. Que lição tiraram de 2014? Ninguém sabe. O vexame se repete.

  • O torcedor do Flamengo que mata o Flamengo com esse imediatismo!

    Infelizmente a torcida mais imediatista que tem no Brasil é a do Flamengo e pagamos serio por oba-obas imediatistas, uma enrrolada com a bola e nego já chama nossas jóias de “Novo Negueba” e por ai vai…

    É muito oba-oba e imediatismo e isso atrapalha todo um trabalho… é pressão demais, no Flamengo não tem como se trabalhar com calma!

    • Imediatismo? Estão no poder a 4 anos e retornaram em resultados um inesperado copa do Brasil e um carioca.
      Nesse meio tempo várias vergonhas.
      2 eliminações em libertadores na fase de grupos
      Eliminado pelo fortaleza
      Eliminado pela Vasco 2x
      Eliminado pelo Botafogo 1x
      Eliminado pelo palestino
      Tem mais, tu quer ?

      • E antes da gestão do EBM era só Carioqueta, e agora não só sonhamos, mas é uma realidade as competições internacionais.

        Vc quer mais o que?

        • “E antes da gestão do EBM era só Carioqueta”
          E o Brasileirão de 2009?

          “Gestão essa que tirou o Fla do lamaçal?”
          Tá, mas e os títulos? Isso aqui não é Banco pra ficar se importando apenas com dinheiro, isso aqui é clube de futebol e queremos títulos

    • Você tá falando merda com essas postagens repetidas.
      Não houve torcida mais paciente com essa diretoria, que chegou pedindo paciência e ganhou paciência da torcida.
      Estamos chegando na metade de 2017, não estamos mais em 2012, é hora de cobrar resultado sim e muito.

      • Isso é verdade…

    • Imediatismo! Isso eh serio!?

  • O Flamengo tem um elenco muito bom…. Só não tem um time… Pega a escalação do time que entrou em campo… Muralha no gol, na zaga Rafael Vaz, e o meio de campo???? MA, Arão e Gabriel…. de quem um time com um meio de campo desse vai ganhar???? Adianta ter um elenco com Cuellar, Ronaldo, Ederson se quem joga são os três patetas ali???? Todo ano alguém tenta convencer o mundo que o MA é fundamental, fundamental pra que???? Com ele o time toma poucos gols né, pois é toma só o necessário pra derrota, e não cria nada… A mais ele não é responsável por criar…. claro deve ser eu que sou, eu que jogo no meio de campo do time mais importante do país; O Arão é uma versão um pouca melhorada do Gabriel e o Gabriel é a versão piorada do ultimo cara escolhido no par ou impar

    • Pois é o “professor” prefere escalar perebas do que tentar mudar o esquema tático. Pra mim, o Flamengo deveria tentar usar um meio campo mais compacto, com menor poder de marcação é verdade, mas encurtando os espaços e com dinâmica poderia ser algo como: Arão(Rômulo), Cuellar, Mancuello(Conca) e Diego; Ederson e Guerrero. Segundo tempo, fez o placar aí sim vc quer matar o jogo no contra ataque, vc entra com os velocistas.

      • “Pois é, o “professor” prefere escalar perebas do que tentar mudar o esquema tático.” — Daqui a uns 6 meses, esses outros técnicos (que mudam o esquema conforme a direção do vento) cairão e o Zé Ricardo continuará lá… &;-D

    • E comparando, o técnico do Botafogo mesmo com um esquema vencedor, quando tem Camilo e Montillo disponíveis ele tenta escalar e aproveitar os dois juntos pra qualificar a equipe, ao invés de manter o mesmo esquema e colocar um jogador melhor tecnicamente no banco.

    • Boa analise, vejo o Fla com espírito de time pequeno, onde jogadores medíocres são titulares absolutos, o Gabriel é um jogador de segundo tempo, não existe em time nenhum um jogador mediano que fica tanto tempo assim. O M.A. ganhou o espaço porque o Rômulo ainda não convenceu. Ai eu pergunto, é culpa do jogador ou de quem escala um time tendo varias peças?

  • Esse cara aí da foto ( Willian Arão) é um dos jogadores mais sem sangue que passou pelo Flamengo. Anda em campo.
    A primeira proposta que aparecer para ele, tem que ser negociado!

    • Há tempos que eu falo isso e muitos me ignoram. Acredite se quiser: tive que ler que ele é o MELHOR VOLANTE DO FUTEBOL BRASILEIRO!!!!

      • Esse coitado do Arão não serve para amarrar o cadarço da chuteira do Elias.
        Um parente meu encontrou com o Elias uns três dias antes da final do campeonato mineiro. Segundo ele, o Elias disse que a vontade era ter retornado para o Flamengo no início do ano. Ele até entrou em contato com quem manda no futebol do Flamengo antes de acertar com o Atlético, dando preferência ao Flamengo, porém não houve interesse da nossa diretoria.

        Todos falam que precisamos de zagueiros, meias, goleiro, mas precisamos mesmo são de volantes. Márcio Araújo, Arão, Romulo.. esses caras não possuem alma rubro-negra.

        • Pois é. Precisamos não só de volantes como atacantes. Não temos um bom finalizador no elenco, se considerarmos o descaso que estão fazendo com o Vizeu. Os caras têm 10 chances claras para fazer uma.

          • 10 chances ?ta sendo otimista demais ..kkk

            Falando em finalizações , vc já reparou que o Flamengo não finaliza de fora da área ?Com exceção do arão, que sempre isola a bola .

            • Tem razão kkkkkkk. Teve um maluco dizendo que o Guerrero chegaria a 30 gols esse ano. Eu respondi: “30 gols perdidos? Já conseguiu!”. Precisamos de voltantes, atacantes e centroavantes de verdade, além de um técnico.

            • KKKKKKKKKKKK é assim msm cara, ele sempre isola a bola, parece que o cara na treina pqp

          • Os gols são muito centralizados no Diego e Guerrero.
            Berrío, Gabriel e Éverton não possuem aquela vontade de fazer gols.

            • Mas o Guerrero não é inocente. Fazer gol pra ele é exceção, não regra. Nunca vi um 9 perder tantos gols e ser tão estático dentro da área. Quando um dos pontas finalmente conseguem chegar a linha de fundo e rolar a bola pro meio da área o Guerrero fica esperando a bola no pé. Precisamos de um centroavante de verdade. Que briga por qualquer bola, saiba se antecipar os zagueiros e principalmente aproveite as boas chances que têm. Com Éverton, Berrío, Gabriel, Damião e Guerrero de centroavante não ganharemos nada.

              • Concordo com vc em relação o Guerrero. Ele até chegou até chegou em algumas partidas a buscar mais o jogo, mas essa disposição em campo do Guerrero em buscar e fazer gols é uma vez ou outra.

                E quando aparecem oportunidades claras, normalmente ele perde chances.

                Não quero crucificar ele, mas com certeza há melhores centroavantes e goleadores.

              • De fato guerreiro precisa de um cara matador do lado dele..um 442 com dois na área..ele faz pivô, segura bem, tem certa técnica..porém perde alguns gols incríveis. Mas ele se salva nesse elenco.

              • Não exijo que ele faça gols, mas que jogue bem.
                O problema que centralizam os gols só nas costas dele, mas tem que levar em conta que o Berrío não tem vontade de fazer gol, Gabriel não sabe chutar, Damião e gol na mesma frase não existe.
                O Flamengo precisa de outro atacante para dividir essa responsabilidade de fazer gols com o Guerrero, até pq o peruano sabe muito bem preparar as jogadas para os companheiros.

            • E nem capacidade.

  • Bom realmente é um filme repetido.porém o flamengo tinha um time ridiculo mas raçudo e foi uma surpresa ter ganho a cb e vaga pra libertadores não tinha crédito ct dinheiro e plantel…hj tem e porisso foi decepcionante…ze Ricardo tem q sair não vejo outra alternativa o problema hj e a preferência a jogadores q no máximo servem pra compor elenco..os de qualidade não jogam ficam sem ritmo e dão a falsa impressão de q não servem….

  • Não concordo com as semelhanças nestes casos. Primeiro temos um time forte, um bom elenco porém ainda desiquilibrado em que há desníveis evidentes entre titulares e reservas. Temos CT magnífico ( e ainda inacabado), teremos Estádio e principalmente com a estabilidade conquistada a oportunidade de disputar Libertadores todos os anos e não mais de 4 em 4 anos. Aos torcedores comecem a ir ao Estádio ,deixem de ser torcedores modinhas ( que só comemora e não torce), tornem-se sócio torcedores, pois o ano não acabou pelo contrário apenas começando. Neste momento o Flamengo precisa de NÓS.

  • Sinceramente as vezes não entendo nossa torcida, tudo era lindo e agora tudo é um lixo.
    Nossa diretoria era um lixo, virou a melhor do mundo e agora voltou a ser lixo novamente. O jogo na Argentina não foi ruim, jogamos um primeiro tempo muito bom, e o time se entregou no segundo tempo com a entrada do Matheus Sávio, Romulo e Juan.
    Respondendo a pergunta, até quando????? até a morte!

    CRN: 426679

    • discordo, jogamos muito mal na argentina, o time do san lorenzo é fraco… o gol do rodinei foi um achado, time não teve a competência para ampliar ou mesmo segurar o resultado, marcação frouxa e preguiçosa que resultou nos 2 gols do san lorenzo.quando o atlético marcou o segundo gol contra o católica já tinha previsto a desgraça, imprudência total dos jogadores que por preguiça sentaram numa vantagem mentirosa.

  • Alguém conseguiria me explicar como pode 2 clubes importantes, um deles com um presidente ridículo que acirra a briga e reflete nas torcidas acabando com mortes de torcedores, brigar pelo futebol de um cara como o Arão???? Falei aqui que não temos goleiro e agora depois de comprovado o que sempre achei, falo: não temos meio campo. Aliás….um bom goleiro não levava o 2º gol do San Lorenço. Correu muito pro lado da trave deixando o gol escancarado. Posicionamento péssimo como sempre. Temos que melhorar MUITO…Não se enganem. Sou da época do time campeão do mundo, morava ao lado do Maracanã, não perdia 1 jogo..Quarta, quinta, sábado ou domingo estava lá e sei muito bem o que é jogar um futebol de qualidade. SRN

    • foi a melhor coisa que aconteceu ao botafogo perder esse Arão e ir atrás do camilo.

  • To começando a achar que o EBM ganha propina para escalar Damião ,Gabriel e outros lixos .

    • O EBM é o cara que mudou o Estatuto do Flamengo contra a corrupção, adicionando responsabilidade objetiva dos dirigentes que se locupletarem com dinheiro do Flamengo, e vc ainda me fala uma asneira dessas?

      • Talvez o cara tenha sido radical na afirmação.

        Mas não me diga que é normal um presidente que quer ser vencedor aceitar um Damião no time.

        Tenho Vizeu.

        Gabriel… tendo Cuellar, Ronaldo e até Mancuello.

        Não vou ser injusto com o M.Araujo pois apesar da limitação joga com raça no Flamengo.

        Os caras vão sair e bagunçar com o Flamengo na primeira oportunidade.

Comentários não são permitidos.