Carta Aberta a Zé Ricardo

Compartilhe com os amigos

Caríssimo Sr. José Ricardo Mannarino,

há tempos gostaria de enviá-lo uma carta através deste espaço democrático (espero que ela possa chegar a seu conhecimento – eu ficaria muito honrado de tê-la lida por você). Decisão tomada, achei essa ocasião muito propícia para, enfim, dedicar-lhe algumas linhas singelas e outras um tanto quanto ácidas (perdoe-me a sinceridade). Devo destacar aqui que não o conheço pessoalmente, por isso essa homenagem apenas refletirá minhas impressões sobre sua pessoa e conduta profissional do ponto de vista de um cidadão flamenguista que, além de torcer incondicionalmente quando a bola rola, sabe separar o joio do trigo na hora das análises necessárias ao crescimento técnico e tático da equipe. Veja bem, não sou um profissional do esporte, mas considero que mais de quatro décadas acompanhando o Mengão (praticamente regulamos em idade) e o futebol como um todo tornou-me, mesmo que empiricamente, uma pessoa ponderada e justa nas análises das situações relativas às partidas e concernentes ao futebol apresentado pelas equipes formadas ao longo dos anos pelo Clube Mais Querido do Brasil.

Primeiramente gostaria de agradecê-lo pelos muitos anos de serviços prestados ao Mengão. Desde o futsal (de 1998 a 2004), passando por todas as divisões de base em campo (de 2005 a 2016 – com um hiato de 2009 a 2011 no Audax-RJ), já se vão 17 anos de dedicação e trabalho árduo no Flamengo. Devido a este fato, considero você um profissional dedicado e honesto, haja vista a extensa ficha corrida de mais de uma década e meia dedicadas ao Mengão, além de perceber que você tem virtudes e convicções, cujas quais são embasadas nas apreciações durante os treinamentos e muito estudo da didática e técnicas envolvendo o antigo esporte bretão. Aos colegas mais atentos, salta aos olhos a sua evolução como treinador profissional ao longo deste quase um ano à frente do elenco principal, mesmo sendo o cargo que ocupa alvo de muita especulação, cobiça e vitrine tanto para o bem como, principal e precipuamente, para o mal. Continue assim Zé. Você tem o meu respeito e de todo rubro-negro sensato.

Acredito que toda a Nação está em festa e grata a você, a toda a comissão técnicae à diretoria por fazer do Flamengo um time forte novamente. Hoje, podemos dizer indubitavelmente que o time tem uma cara, um modus opernadi, um sistema efetivo de jogo. E podemos observar isso desde as categorias de base que jogam do mesmo jeito. Isso é fundamental para que os meninos, ao serem alçados aos elencos superiores, possam subir já acostumados à maneira do time atuar, restando apenas amadurecimento pessoal e profissional além do restante da formação física necessária para tornarem-se atletas profissionais na melhor aplicação da palavra. Muito obrigado por vocês, do clube, continuarem o trabalho idealizado por Muricy Ramalho. Isso foi efetivamente alicerçado através da sua batuta, transformando um time desarrumado numa equipe sólida tanto defensiva quanto ofensivamente. Lógico que existem falhas, principalmente individuais, que invariavelmente ameaçam colocar o excelente trabalho na berlinda. Mas quem tem a mínima noção de futebol consegue enxergar evolução e amadurecimento na medida em que o trabalho vai sendo realizado.

Hoje somos um time em construção, óbvio, mas a cada dia mais lapidado (considere essa construção em todos os aspectos, alusiva inclusive aos jogadores indo e vindo nas fatais janelas de negociação abertas no meio dos campeonatos). Essa lapidação deve ser uma constante, pois quanto mais sucesso, mais somos observados, analisados, estudados pelos ótimos adversários que tentarão, dia após dia, fazer frente a nosso esquadrão. Temos uma filosofia de atuação, um jeito de jogar. Somos sólidos. Vendemos muito caro nossas derrotas, muitas das quais devido ao nosso poder de finalização que não se encontra (na minha opinião) à altura da tática e da técnica que a equipe apresenta. Ainda faltam alguns ajustes, como por exemplo na compactação da equipe como um todo e durante toda a partida. O time tem apresentado descompactação em muitos momentos dos jogos, onde ficamos mais expostos defensivamente e, consequentemente, não atacamos com a incisividade necessária. Mas isso são ajustes finos que você com certeza já percebeu e, afinal de contas, os jogadores do elenco sabem quais as funções táticas que devem desempenhar. Você sempre os orienta bem. Você é o responsável por essa evolução e por nos brindar com um Flamengo absurdamente forte. Permito aqui arriscar que este Flamengo é o mais forte e sólido desde a Era Zico.

Por este e por vários outros motivos, venho aqui declarar meu apoio incondicional a você. Continue assim: humilde, estudioso, responsável, honesto, bom caráter, boa gente, educado, atencioso com todos, ciente de nossas virtudes e, principalmente de nossas carências. Não há melhor pessoa para comandar o futebol do Mengão do que você mas, como sempre, devo fazer aqui algumas ressalvas quanto a alguns fatores cujos quais considero extremamente importantes para o crescimento pessoal de todos nós. Ouça mais o povão, pondere e considere mais as suas demandas, pois na maioria das vezes, a visão externa nos aponta um caminho ou uma saída que a proximidade torna oculto aos nossos olhos.Considere a utilização dos meninos tão bem formados e capitaneados por você nas divisões de base. Não se furte a utilizá-los com receio de queimar etapas. Digo isso para os garotos que já se profissionalizaram e que trilharam todo um caminho desde as categorias inferiores. Eles estão acostumados à pressão. Já são homens! E como tal, devem ter todas as chances de mostrarem seu valor quanto outros atletas emprestados ou mesmo pertencentes ao Flamengo que não estão rendendo tudo o que podem, ou até mesmo quase nada. Como gostaríamos de ter a certeza de que Vizeu, Matheus Sávio, Ronaldo, Cafu, Paquetá, Thiago, entre tantos, serão chamados para entrar em campo quando de uma substituição ou terão o prazer imenso de lerem seu nome na escalação titular do Mengão! Tenho a certeza de que esse é o maior anseio de toda a imensa Nação Rubro-Negra e que você também irá ponderar com muito carinho mais esse apelo!

Para finalizar, deixarei aqui minhas congratulações pelo título carioca conquistado anteontem. Meus parabéns! Que ele sirva de lição para o futuro e seja a base de uma fundação sólida, onde possamos depositar as várias taças que conquistaremos num futuro breve. Com essa conquista deve ter saído um peso imenso de seus ombros e certamente deixará o trabalho menos suscetível a pressões, afinal de contas você está apenas começando a escrever sua história como treinador principal. E você o faz de forma brilhante, primeiro pela pessoa generosa que é, segundo pela consistência de seu trabalho e, finalmente, coroando este início de trabalho com o título carioca. Concentre-se na seguinte tríade: seja eficiente (quando o time joga com excelência e domina a partida), eficaz (quando as bolas entram e o time consegue as vitórias) para tornar-se efetivo (aliando a eficiência com a eficácia) e conquistar todas as taças que disputarmos. Seu caminho já está muito bem pavimentado. Todos nós, torcedores, estamos aguardando ansiosos e esperançosos o início do Brasileirão e da Copa do Brasil para que continuemos vendo nosso Flamengo nas mãos de um técnico jovem, estudioso, tranquilo e perfeitamente capaz de nos levar a conquistas gloriosas.

Grande abraço meu camarada! Que Deus continue o abençoando e enchendo sua vida de júbilo, saúde, paz, harmonia e muita luz! Que você continue com essa perseverança, caráter, honestidade, generosidade e, acima de tudo a perspicácia que o tornará, sem sombra de dúvidas, em um dos maiores técnicos do Brasil. Estamos juntos! Desejo tudo o que há de melhor a você e a toda sua família! Que você continue sendo nosso grande líder à beira do gramado, honrando nosso Manto Sagrado e tornando a história do Clube de Regatas do Flamengo cada vez mais bonita e vitoriosa. Muito obrigado por tudo! Estes são os votos de um flamenguista que apresndeu a respeitá-lo como líder, como cidadão, como profissional e como o homem de caráter que você sempre mostrou que é. Toda a sorte do mundo, querido Zé Ricardo! Saudações Rubro-Negras e fique com Deus sempre!

Um abraço fraterno e singelo,
Fabio Monken.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Que Deus abençoe a todos nós

    SRn

  • Bom texto

  • Alguém traga o babador para o Fábio Monken.

  • Meu Pedido na Carta.Fora Marcio Araujo e Vaz.Quem desmerece a Nacao nao deve ficar no CRF.Dizer que a nossa Nacao RN Se equivale a gambazada foraaaaaaaa arrogante desumilde e Vaz lixo dizer pro Ze ir pra um time maior.SRN

    • Você realmente escreveu “fora” MARCIO ARAÚJO??????
      TA MALUCA GAROTA? Kkkkk

    • Vc tá maluca, ô coisinha!
      O cara fez o desabafo dele. Não mentiu, nem exagerou em nenhuma palavra. Ele foi sensato, sincero e verdadeiro. Mas, se vc sentiu-se ofendida, percebe-se que faz parte das “ditas” pessoas que tanto se preocupa em criticar jogadores como Márcio Araújo.
      Na área em que tem especialidade, já há muitos anos, Márcio Araújo tem currículo invejável, apesar das críticas de pessoas, que como vc, sempre tem que engolir alguma conquista caladas. Mas a pergunta é: Será que se vc fizer uma auto análise, poderia fazer desabafo semelhante ao dele?

      Pensa bem antes de criticar ou redigir textos discriminatórios, aqui ou em outro lugar, viu garota!

      • Faria nao eu jamais daria municao pra imprensa paulixta e nao falaria tanto asno.Ele e jogador do clube.Nao sei Se a maior.Esta Ali entre as 3 maiores Curica eu preciso mesmo continuar?Tava apoiando de boa e aguentando o porcaria inominavel o bruxo.Mas falou isso nem merece vestir o manto sagrado

        • Caracas!! É difícil entender seus textos, viu!
          Só sabe falar mal, ofender… ainda de forma quase que ilegível.

          • 1 meu celular e estrangeiro e tem corretor.2 nao sou obrigada a escrever corretamente.3 Defensor de pereba e uma coisa.Agora defender as merdas que ele fala e outra jogador do Flamengo nao do Curica e deve falar bem sempre nao o que acha Se gosta do curica que vaze do Flamengo e va pra la

            • Mais uma vez lhe digo, que não estou aqui para defende este ou ou aquele jogador. Digo, que de nada adianta alimentar ódio por jogadores ou qualquer tipo de pessoas, que querendo ou não, provam sempre de alguma forma ser útil, quando mais precisamos.
              E foi isso que ocorreu com ele, com Rodinei, com o Guerreiro, que só está aparecendo para a nação agora, que ainda não ocorreu com os badalados Rômulo e Cuellar, entre outros.
              Infelizmente tem um ditado que explica o que está ocorrendo com as declarações de MA.
              “Quem fala demais, dá bom dia a cachorro”

              • O guerrero Se falar uma asneira dessa tambem quero ele fora mancuello etc .Sou torcedora do clube nao de jogador.SRN idem

          • Voce e doente? Me Chama de coisinha e eu Te ofendi? Onde Te xinguei? Vc quem comecou nao gosto porque e eu arrogante e so fala asneira

            • Desculpas! Mas não disse que vc me ofendeu.
              Vc não me xingou. Eu não afirmei isso.

              Boa noite!
              Saudações Rubro-negras!

              • Idem

      • Se voce gosta de ver gambas e imprensa paulixta Te Zoar Se conforme com as porcarias.Agora esse cara tem meu odio com fundamento.Para aceitou a reserva Numa boa porque esse mal carater nao aceitou fica de chororo e ainda da municao pra paulistada.Que VA pro Curica entao

        • Não acumule ódio das pessoas. Principalmente as que vc não conhece, apenas vê jogar (ou não). Não me lembro de ver ou ouvir falar do MA chorando por estar no banco de reservas. Já vi sim, descontentamento do Cuellar, porém, temos que reconhecer​, que o mesmo não disse, até agora, pra que veio.
          Quanto ao Pará, ele precisava de um banco de reservas sim. Até pq, vc é mais um centena de milhares de flamenguistas por to pais pedia cabeça dele na lateral. “E não me diga que vc nunca pediu isso.”
          Vamos torcer pelo Flamengo. Vamos torcer para esse time chegar ao topo, que é o lugar dele.
          Não sou dia tais, que só crítica, gosto de apoiar sim, até pq é o que tem pra hoje, né! Depois melhora.

          • Chamo de Curica foi te ofender? eu odeio esses lixos querem forcar ser maior que o Flamengo a qualquer custo Vascaido Flubosta Curica odeio mesmo falam mal vem aqui no site provocar cada um com suas particularidades eu como Flamenguista detesto o timeco do PT

          • Tenho raiva de quem vai pra um canal paulista falar besteira.MA

          • “Deveriam me aplaudir” e essa aqui dele :” classica” ne? Uma competicao a menos agora podemos descansar.Uh so nao vou esquecer essa tao cedo que va pro Curica

        • Pelo amor de Deus…que choradeira por causa de uma declaração a respeito de torcida, esse tipo de sentimento é algo,pelo menos pra mim, muito estranho. O cara pode falar merda? Pode. Pode dizer coisas que não concordo? Pode, desde que isso não fira a imagem do CRF como instituição, ele é livre para manifestar o pensamento dele, principalmente, quando dentro de campo, o mesmo é profissional e honra os compromissos com o clube. Problema dessa geração é rede social, tudo o que acontece, que vira motivo de sarro, é considerado matéria grave, é motivo para encerrar o contrato do cara e mandá-lo embora. Pelo amor de Deus, isso é carência, vamos ser um pouco racionais às vezes e deixar de lado essas coisas de torcedor mirim. Queremos títulos, queremos o Flamengo no topo, pra isso não precisamos de jogadores com discursos provocativos, que discursam pra torcida carente de zueira, precisamos é de jogadores que joguem bola e ganhem as partidas, nesse quesito MA tá cumprindo (por enquanto) seu papel. SRN

      • Coisinha nao! Me respeite

      • Menos Beto! Currículo invejável? Menos…

        • Olha amigo! Não estou – por mais que pareça – ser defensor do MA. Porém, olhemos para os clubes em que ele passou e nunca conseguiram ou se permitiu ficar no banco.
          Ele não é nenhum astro do futebol, mas cumpre bem o que lhe é passado. Ou vc não concorda?
          Mas aceito e respeito todas as opiniões sobre ele.
          “Não queria estar na pele dele, todas as vezes que tem que entrar como titular.” rsrsrs…

    • Viixxiiii ! Já li muitos comentarios malucos seus, mas este agora extrapolou o bom senso.

      • Maluca e a sua laia nao sou eu o site dos gambas tao tirando sarro e respeito quem gosta dele mais pra mim e pra maioria faz o basico.Agora virou rei por que jogou 3 jogos bem? Opiniao cara um tem a sua

    • kkkkkkkk….Eiita, Patttyzinha..plena terça feira e já tomando uns gole. Isso aí, mas é melhor parar, tá ?

  • Boa e sensata avaliação do Zé Ricardo e do elenco,acho q não é nem tanto falta de compactação acho mesmo é falta de CONCENTRAÇÃO como nas fatídicas derrotas para patético PR e a UCA.Perdemos sim isso é um fato irreparável mas como vc mesmo disse ” vendemos caro as derrotas”acabou aquele pavor dos jogos no Paraná aonde saímos humilhados perdendo de 4….5 hj estamos às vésperas de começar mas um brasileirão é só o q quero do fundo do coração é golear Palmeiras e Corinthians na casa deles…Aí fico com o ego massageado,porque a derrota para o Corinthians é aquele jogo contra o Palmeiras estão engasgados na minha goela até hj… Saudações rubro negras..

    • Não minha opinião é falta de qualidade na finalização. Insistentemente perdemos muitos gols em quase todas as partidas.

  • Muito bom texto!

  • Kkkk se mandar no e-mail devido o tamanho vai travar tudo kkkkk

  • Quais as possibilidades do Zé Ricardo receber essa carta ?

    • Mais do que possamos imaginar, provavelmente.

      Abraços!

Comentários não são permitidos.