Notícias

Circo de Horrores!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Horrores circenses com toda a pompa e circunstância! Seria cômico se não fosse trágico! Foi exatamente isso que pudemos presenciar ontem à noite no Serra Dourada no jogo de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil contra o Atlético-GO. Mesmo conseguindo a classificação, o time esteve abaixo da crítica, sofrível, patético, disforme, displicente, deprimente, absurdamente decepcionante! O time ontem lembrou a várzea! Lembrou aquele bando do Muricy! E nem me venham com a teoria de que nos classificamos, e é isso que importa, e blá, blá, blá… Querem tapar o sol com a peneira? Que tapem! Querem continuar se enganando? Que continuem! Mas me reservo ao direito de não compactuar com o irrefragável, como há muito vem acontecendo por parte da torcida (conivente), do técnico (teimoso) e da diretoria (aquiescente). Parafraseando o célebre Leonardo da Vinci: ” Aquele que não pune o mal, ordena a sua ação”. Simples assim! Abre o olho, Flamengo!

Parto do princípio de que as adversidades e as quedas devem servir para que aprendamos, para que mudemos posturas, para que tracemos novos rumos, busquemos novos caminhos e, inclusive, para que quebremos alguns paradigmas. Agora lhes pergunto: como identificar essa quebra? Já emendo a resposta: MUDANÇA DE COMPORTAMENTO! E isso não é o que temos visto após as amaríssimas últimas desclassificações vexatórias. Muito menos foi o que presenciamos ontem à noite! Vimos um time sair na frente do placar com facilidade aos 12 minutos do primeiro tempo e abdicar de jogar, assim como fizemos há uma semana em Buenos Aires! O Atlético GO nos engoliu em campo. Fomos presas fáceis e não fomos eliminados de mais uma competição graças à péssima qualidade de finalização da equipe adversária e a um gol cagado do menino Matheus Sávio! Lembrem-se que quatro dias antes jogamos com o mesmo adversário no mesmo local e o subjugamos de forma incontestável. Ontem parecíamos outro time, em outro estádio e enfrentando outro adversário. Será a zica da quarta-feira? A síndrome do meio de semana? Esperemos que não!

Ontem assistimos uma equipe sofrível taticamente e, precipuamente, tecnicamente. Os atletas erraram quase tudo o que tentaram. Além disso, correram desordenadamente, erraram passes de dois metros, foram displicentes o jogo todo e perderam quase todas as divididas contra os adversários. As carruagens de Vaz e MA finalmente viraram abóboras. Arão não vem dizendo a que veio há alguns jogos e nosso comandante Zé Ricardo fica vendo o navio fazer água sem tomar uma medida preventiva. O acaso tentou ajudar, vetando Berrío e Gabriel, mas o Zé não se ajuda e continua a tomar decisões precipitadas, a fazer escolhas duvidosas. Está certo que ontem sua parcela de culpa foi menor, haja vista as atuações de nossos jogadores terem sido pra lá de sofríveis, mas acredito que o Zé deva abrir sua mente e começar a desapegar-se de algumas convicções com as quais, se insistir, periga morrer abraçado a elas.

Ok, a classificação veio. Será bom para que joguemos, pelo menos, mais uma etapa da Copa do Brasil, mas a atuação do time foi abaixo da crítica. Não tem condições de um time como o Flamengo, pelo alto investimento e pela qualidade que existe no elenco, apresentar-se desta forma. É inadmissível, inaceitável. Fica a indagação de se o Zé terá serenidade e força para enfrentar essas adversidades e a suportar esse começo de rejeição de parte da torcida do Mengão. Vamos ver como ele se comportará nesse caldeirão cada vez mais fervente desde que assumiu a condição de técnico da equipe principal do Maior Clube do Brasil.

Eu sei de uma coisa: se for para trocarmos de técnico, que o troquemos logo! Não podemos esperar mais tempo se a decisão for pela troca ainda este ano. Na minha opinião, eu o trocaria na próxima temporada. Tanto ele quanto tantos tantos jogadores, mesmo porque não vejo um nome de consenso para assumir essa bronca em seu lugar. Que aguardemos o final dessa temporada e façamos uma limpeza no clube. Longe de caça às bruxas, mas que realmente qualifiquemos nosso plantel. Se pararmos de renovar com os caneludos e dispensarmos os perebas do elenco, já estaremos nos reforçando demais! Se conseguirmos um treinador que consiga montar uma equipe menos oscilante do que essa, melhor ainda. Mas deixemos a temporada acabar, pois se mexermos na estrutura agora, a emenda sairá pior do que o soneto. Uma coisa é certa, se continuarmos deste jeito, não chegaremos a lugar nenhum. Isso é um fato já constatado.

Tomara que eu queime a língua, esse grupo de jogadores e comissão técnica saiam do limbo em que se meteram e comecem a mudar suas posturas dentro de campo. Algo deve ser feito. A qualidade existe (menos em alguns, o que é muito claro e já identificamos onde), mas a condição psicológica da equipe deve estar passando por um colapso, haja vista tanta disparidade de rendimento de uma hora para outra em uma mesma partida. Mais uma vez serei peremptório: algo deve ser feito! O que eu não sei! Não sou pago pra isso! Mas alguns defeitos são identificáveis até para leigos como nós. Basta o treinador identificá-los e trabalhar nas devidas correções. Mudanças são necessárias ao nosso crescimento. Já estamos esperando por elas demasiadamente. Rogamos para que elas ocorram o mais breve. Senão teremos imensas dificuldades em trilharmos o caminho das vitórias. E se isso acontecer, não venham reclamar posteriormente! Vai pra cima deles Mengo!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken

Gostou? Comente, participe!
Não gostou? Critique, deixe sua opinião!
Mas faça-o com respeito e educação.
Lembre-se: a intolerância e a má-educação são os combustíveis dos fracassados.

Fábio Monken

Ver comentários

  • E o pior de tudo, além de toda essa falta de técnica, foi a falta de vontade. Achamos que pelo menos no segundo tempo o time ia voltar ligado, mas voltou ainda mais apático. Ninguém atrás da bola...sem marcação alta...achando de certo que sem Walter o Atlético não ia conseguir fazer nada com a bola...e quase eliminou o Flamengo.

    URGENTE: GOLEIRO
    IMPORTANTE: ZAGUEIRO

    E antes de mais nada: SE FOR PRA TROCAR o técnico, troca logo. Porque se ficar tranquilinho no vestiário vai continuar assim, voltando pro segundo tempo pior ainda que o primeiro.

  • Trauco cotoco de perna também ta implorando pra ir pro Banco, impressionante como não desarma ninguém e já ta fraco no apoio não não mais o mesmo que chegou no início do ano, e com esse tecnivo teimoso burro e passivo pode chegar um astro pra cada posição que a atitude vai ser a mesma, sem cobrança e com salário em dia vai correr pra que?

    • Tá sendo claramente queimado pelo Zé Ricardo o colocando fora de posição.

      Mais um gringo na fogueira

      • Fora de que posição? Lateral? Ele tanto de lateral, como ponta ou jogando pelo meio apresenta essas deficiências que o Círio Santos citou. Não é de hoje que vem mal e tá merecendo mesmo pegar um banco.

      • Não é não cara até concordo que ele ta fora de posição mas o René é bom melhor que ele, pois pra ser lateral tem que saber marcar e ele deixa uma avenida não é de hoje antes fazíamos Vista Grossa pq ele tava bem no apoio mas agora ta ruim no apoio e na defesa

        • Não necessariamente! Marcelo não é um primor em marcação, mas, qual melhor lateral que ele?

      • Até quando joga na lateral, mal demais na parte defensiva, e os times estão vendo isso, estão jogando direto nas costas dele

  • "mas acredito que o Zé deva abrir sua mente e começar a desapegar-se de algumas convicções com as quais, se insistir, periga morrer abraçado a elas"

    Vai sonhando...

      • Na época do Marcelo Oliveira o Atlético fazia 5 e tomava 6, com essa zaga q temos atualmente, não sei se ele resolveria mta coisa ainda.

        • Marcelo não é resposta pra nada. Depois de falhar no Palmerias, falhar no Galo (demitido no meio da final), agora é solução pro Flamengo? Foi feliz no Cruzeiro mais pelos jogadores que pelo seu trabalho. Segura essa periquita aí que se for pra mudar, é pé mudar pra melhor, e nao fazer merda pq ta com raivinha.

      • E falhou com os bons elencos de Palmeiras e Atlético, mostrando total desorganização tática e falta de inspiração coletiva, e por que ele seria uma boa escolha para o Flamengo?

        • Permanecer com o Zé covarde nao dá! Quem vc indica então, se o Marcelo Oliveira não serve!?

          • Todo mundo sabe que eu sou fã do Dorival, mas como ele está no Santos e está processando o Flamengo, seria muto difícil de vir.

            Então seria bom trazer um parecido, que no caso seria Enderson Moreira. Sim, ele mesmo. Ele deu um padrão de jogo para o América-MG, o time joga bem, organizado, tem jogadas ensaiadas, joga pra frente e tal. Fez um bom trabalho no Grêmio e no Santos, onde foi demitido por falta de reforços. No Fluminense ele chegou a brigar pelo título durante algumas rodadas e depois o time perdeu o padrão de jogo.

            Só não conseguiu escapar do rebaixamento porque o América-MG é MUITO RUIM. Mas o time ganhou do Botafogo, do Santos, São Paulo, Atlético-PR, Inter na Séria A.

        • Marcelo Oliveira é o treinador brasileiro mais campeão e vitorioso nesse 3º milênio, porque substimá-lo??

  • O time tá oscilando muito, inclusive dentro a mesma partida. O ZR tem a parcela de culpa dele, com certeza, mas temos que pensar que os jogadores não estão ajudando muito e os afastamentos por contusão estão deixando o time desconfigurado e inconstante. Temos jogado com o que temos de melhor ... Tá faltando vontade... Se o Flamengo jogasse com a garra e determinação da Chapecoense e do Botafogo seria candidato a campeão de todos os campeonatos que disputa.

    • "Temos jogado com o que temos de melhor" kkkkkkkkkkk gostei da piada

        • você é ricardete com pedigree... só abafa as criticas ao treineiro, não importa o que aconteça

          • Prezado Corneta, observe os times que caem para a segunda divisão do Brasileirão e reflita sobre troca de treinadores. Os que mais caem são aqueles que mais trocam de treinadores. O Inter no ano passou trocou quatro vezes. Sou a favor do profissionalismo e do planejamento a longo prazo. A hora de trocar técnico é no final de temporada. Além do mais não podemos avaliar o trabalho de um profissional por resultados eventuais e sim por um todo.

          • Marcelo 81 se: "A hora de trocar técnico é no final de temporada", como você afirma então já se passaram 5 meses de se fazer essa troca!!

          • Caso o desempenho do ZR não seja satisfatório em 2017 a troca deberá ser feita em dezembro. Não se passaram 5 meses, faltam 7 meses.

          • O trabalho como um todo do Zé Ricardo é medíocre. Eu também sou a favor de continuidade, desde que haja evolução. O time simplesmente não evolui e os mesmos erros são repetidos diversas e diversas vezes. Ok, não é a favor da demissão, mas você não pode ignorar as críticas como se o técnico estivesse imune. Insistência em jogadores que há muito não vem rendendo, insistência em jogadores que jamais renderam, falta de rodagem e má gestão do elenco no que diz respeito à meritocracia e confiança em determinados jogadores, marcação baixa que permite que o time fique acuado em seu campo de defesa, dependendo do contra-ataque que é talvez o fundamento mais fraco da equipe, a demora excessiva nas substituições, o esquema único de jogo que depende de peças de que não dispomos etc, fora que o time não joga um futebol agradável. Oscila bastante em questão de desempenho e algumas partidas ruins são mascaradas por resultados positivos. Isso é o mínimo que se deve ser considerado ao avaliar o trabalho do técnico.

            Eu defendi a permanência do ZR e achei até que para as circunstâncias com que ele assumiu no ano passado ele fez um bom trabalho, mas disse que a diretoria deveríamos avaliar também que o time perdeu o rumo no BR do ano passado por sucessivos erros dele na reta final do campeonato. Como eu sabia que esse ano era pra ser o ano do Flamengo eu defendi que ele só poderia ficar se a diretoria dispensasse todos os jogadores de baixa qualidade do elenco, que o técnico insistiu no ano passado, se ele fosse mais ousado para utilizar a base e jogadores pouco aproveitados, assim como testar alternativas de jogo para não termos um esquema engessado. Acabou que Gabriel, MA, Damião todos continuaram, renovaram seus contratos e continuam na frente de jogadores mais qualificados. O esquema continua o mesmo e para piorar, se sabia que a prioridade para esse ano seria um ponta driblador que não apenas tivesse velocidade, mas fosse capaz de furar defesas com o drible, mas gastaram 11 milhões um jogador com as mesmas características do Cirino. Também não entendi a contratação do Rômulo, visto que houve um subaproveitamento de Cuellar e Ronaldo. A diretoria todo ano também vacila no planejamento e dessa vez não foi diferente. No começo do ano avisei que certas decisões teriam consequências graves e até agora elas se confirmaram.

            Eu tentei ser paciente e acreditar que o ZR iria evoluir e mudar seus conceitos, mas ele repete tudo de novo e nas entrevistas se indispõe a mudar. Nem ele nem o time evolui após os erros, derrotas, vexames, nada. O mesmo discurso manjado após as derrotas, as mesmas escalações equivocadas em campo. Sério, me espanta a passividade e síndrome de time pequeno da torcida quando dizem que o ZR só perdeu três partidas no ano. Primeiro que disputamos, na maioria das partidas até agora, só Carioca e Libertadores. As três derrotas na Libertadores nos custaram uma eliminação. No Carioca comemorar não perder para Bangu, Madureira, Macaé etc só pode ser piada. Ou até mesmo os clássicos, onde empatamos 4 deles e até vencemos alguns jogando mal. De jogo bom, dá pra se tirar os segundo tempos do 1º jogo contra Vasco, do 2º contra o Botafogo e o primeiro tempo do 1º jogo da final contra o Fluminense. Sendo justo, contra UC na Libertadores e Atlético-PR não merecemos perder, mas contra o Atlético o ZR errou não só a escalar o Gabriel, como insistir nele durante os 90 minutos. Contra o San Lorenzo, a atitude covarde do time de recuar após abrir o placar e o fato do ZR retrancar com um zagueiro e o volante, chamaram o San Lorenzo pra cima e culminaram numa dolorosa eliminação.

            Enfim, o ZR recebeu a missão de nos levar às grandes conquistas em 2017. Por isso eu e outros "corneteiros" cobramos não só ele, mas também o elenco e a diretoria para tal. Não dá pra ficar otimista a tudo e pensar que, dentre tantos fatores negativos, essa postura do time recuar após abrir vantagem, estilo único de jogo e com Muralha, Vaz, MA, Arão de titulares absolutos, somados ao Gabriel como curinga para o ZR, irão nos levar a grandes conquistas. Em um cenário ideal, o correto não seria a demissão do ZR. Primeiro deveria haver uma cobrança de dos dirigentes ao técnico e jogadores para melhores desemopenho e resultados. O ZR deveria também acolher as críticas e mudar conceitos que impedem a evolução do time. Mas ele ingora as críticas, mantém as suas "convicções" que não estão nos levando a lugar algum, o time parece ter atingido o limite. Nem o vexame de quarta-feira passada foi suficiente para que víssemos mudanças no campo, barração daqueles que nada mais agregam e que não levarão o Fla a lugar nenhum. O Flamengo não joga como um time campeão. Nem os atuais titulares do Zé Ricardo, salvo algumas exceções, se comportam como campeões.

          • Concordo contigo em quase tudo que disse, só acho que devemos ter mais um pouco de paciência com o ZR... creio que ele vai se conscientizar do que precisa fazer para conseguir maior rendimento dos atletas tática e tecnicamente. Além do mais ele vai ter que mexer no time de qualquer forma. O Conca está quase no ponto, o Éderson já se recuperou e o Diego também está voltando. Chegando o Éverton Ribeiro e mais um zagueiro (torço para que seja o Miranda). Todos com perfis de titulares. Obrigatoriamente o time será reformulado. Agradeço pelo altíssimo nível da sua resposta. SRN

          • Espero que esteja certo. Ainda acho necessário fazer mudanças sem que sejam forçadas pelos reforços. Até porque, acho que nosso maior problema no momento seja o sistema defensivo, visto que Muralha não está bem, Rever vem mal há uns 5 ou 6 jogos, Vaz e MA não são confiáveis e Arão está uma draga há meses. Vindo um bom zagueiro será ótimo, mas acredito que não trarão volantes e esses dois que são titulares precisam sair (do time titular) o mais breve possível. Estão matando o time. Trauco também está apresentando deficências defensivas graves e não apoia tão bem como no início do ano. Poderia testar o Renê , que vem fazendo boas atuações. Para se manter um time competitivo num campeonato extenso como o brasileiro é necessário ter elenco e é claro, saber utilizá-lo, trocando peças 1ue não estão rendendo para manter o equilíbrio do time; Espero que o ZR mude, apesar de ter perdidos as esperanças para isso. Se deixar de lado suas teimosias, quem tem a ganhar é o Flamengo e até ele, que pode recuperar a confiança da torcida. Agradeço também pela nível da nossa conversa. SRN

    • Só por curiosidade, em termos percentuais, qual é a parcela de culpa que você atribui ao Zé Ricardo?

        • Tudo bem, pois cada um tem direito à própria opinião.
          Eu, por exemplo, atribuiria ao Zé Ricardo percentual superior aos 50%, pois a melhor escalação possível é de responsabilidade dele, sem contar com as substituições lamentáveis que ele tem promovido em quase todos os jogos decisivos que o Flamengo disputou desde que ele assumiu o comando técnico do time.
          Quanto à falta de entrega e raça do time, estou de pleno acordo com você, ressaltando ainda o fato de que também é papel do técnico o estabelecimento de objetivos a serem alcançados pelo grupo de jogadores, bem como a emulação destes para a convergência de seus esforços em prol da realização das conquistas idealizadas..

          • O problema que eu vejo em atribuir um percentual maior ao técnico é que não sabemos como é o desempenho de cada jogador nos treinos. Então saber qual a melhor escalação é complicado. Vamos torcer para o ZR acertar nas suas escolhas e para que o Rodrigo Caetano acerte nos reforços. SRN

          • É verdade que não temos como avaliar o desempenho dos jogadores nos treinamentos, mas podemos constatar a performance daqueles que são escalados inicialmente e dos que entram no decorrer dos jogos, o que nos permite contestar, de forma fundamentada, a teimosa titularidade de alguns.
            Ao técnico, podemos ainda creditar a utilização de um esquema tático imutável, inflexível e excessivamente defensivo, que contraria não somente as caras tradições do clube, mas também a lógica competitiva do futebol, no qual é considerada vencedora a equipe que supera a adversária em quantidade de gols a seu favor. A meu ver, decorrem desse modelo tático equivocado a dificuldade de o time marcar gols e as vitórias sofridas, quase sempre com placares minguados, além, naturalmente, das derrotas em partidas que nos deixam a falsa impressão de que, por questão de mérito, deveriam terminar empatadas.
            É provável que a contratação de reforços de reconhecida qualidade melhore o rendimento do time, mas tenho dúvidas de que isso será o suficiente para a conquista dos prestigiosos títulos que a nossa torcida espera e merece. Aguardemos.
            Valeu!

  • Estou torcendo muito para que ontem tenha sido nosso pior jogo do ano.

  • Com o Zé Ricardo vai ser isso aí mesmo, enquanto Diego tava jogando era ele que segurava a onda, mas bastou ele se contundir pra mostrar toda fragilidade do esquema e do time, que parece não ter identidade.

  • o fla esse ano ainda não jogou uma partida em alto nivel ontem não mereceu ganhar fiquei pensando no jogo da liberta esperando o outro time adiversario no campo de defesa

  • Acabou...Os problemas principais técnicos e táticos continuam a existir mas...por que não acabam?

Notícias recentes

Arrascaeta revela preocupação com saúde de Filipe Luís após vitória do Flamengo: “Assim vai morrer”

Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…

04/11/2024

Jogador se ‘escala’ para próximo jogo do Flamengo no Brasileirão

Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…

04/11/2024

Marcelo aparece em jogo do Flamengo após rescindir contrato com o Fluminense

Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…

04/11/2024

Empresário quebra silêncio sobre suposta saída de De La Cruz, do Flamengo, para o River Plate

De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…

04/11/2024

De La Cruz quebra silêncio após especulação de possível saída do Flamengo

De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…

04/11/2024

Estilo Filipe Luís? Flamengo fez 8 gols nos últimos 3 jogos disputados

Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…

04/11/2024