Coluna do Torcedor: “Flamengo e o surgimento do mito do projeto hegemônico”

Desde o início da gestão EBM, nosso Flamengo mergulhou em um processo de profissionalização sem precedentes, o que vem permitindo um aumento gradual na capacidade de investimento do clube. O que esperam todos os torcedores é que este seja um caminho sem volta, que nos leve ao posto merecido de principal potência do futebol brasileiro.

Essa história, porém, todos já conhecem. Ocorre que, ao largo desse processo de aperfeiçoamento, existem muitas partes dispostas a desqualificar este trabalho e atrapalhar nossos planos, pois sabem que, com um Flamengo forte, dificilmente conseguirão fazer frente às nossas cores.

Nesse cenário, surgiram discursos pouco amigáveis e condutas nada leais principalmente por parte dos presidentes de Vasco e Botafogo, aliados da Federação do Rio e os maiores opositores políticos atuais do Flamengo. Durante um tempo, acreditou-se por parte da diretoria rubro-negra que o Fluminense poderia ser um aliado em tais embates, fato que vem se apresentando cada vez mais improvável, o que tornou-se evidente após as declarações do presidente Abad sobre os planos do Flamengo para o Maracanã.

Fato é que, quando estão à tona assuntos que envolvem mais de um clube, com destaque para cotas de TV e estádio, nossos três maiores rivais se unem contra nós e nos acusam de possuir o que chamam de um “projeto hegemônico”.

Todos sabemos que uma das maiores discussões atuais é a definição de uma solução definitiva para a questão do estádio, seja no sonho de administrar o Maracanã ou então para não depender mais dele. Contudo, essa jornada não será fácil e parece que, pelos recentes acontecimentos, daqui em diante seremos nós contra tudo e contra todos.

O discurso do presidente do clube das laranjeiras, que foi recebido com surpresa pela diretoria rubro-negra, é repleto de contradições. Acusa o Flamengo de querer o Maracanã só para ele, mas ignora que o clube já deixou claro em diversas oportunidades que abrirá as portas para todos que lá quiserem atuar. Para manter o bom contrato que possuem com o consórcio, nosso rival na final do estadual desconsidera a possibilidade de parceria para uma futura administração em conjunto e faz isso pensando apenas nos próprios interesses. Diz ainda que o Maracanã foi construído com dinheiro público, mas ignora que o Engenhão também foi levantado às custas do bolso do contribuinte e hoje é gerido unicamente pelo Botafogo, que inclusive impõe barreiras para outro clube utilizar o equipamento.

Na minha visão, o Flamengo encontra-se numa situação em que nenhum outro clube no Rio “fala a língua” de nossa atual diretoria, nos restando apenas lutar pelos nossos próprios interesses e não abrir mão de nossos direitos. Se quiserem entender isso como um projeto hegemônico, que entendam, o futuro lhes dará a resposta e mostrará qual projeto trará maiores resultados.

Por hora, esqueçamos parceria com Fluminense ou qualquer outro clube! Se for necessário elaborar proposta para assumirmos integralmente a gestão do Maraca em caso de nova licitação, assim o faremos, temos capacidade pra isso! Se for para adquirir um terreno visando a construção do nosso tão sonhado estádio próprio, seguiremos adiante. O importante é continuar apoiando a nossa diretoria, já que hoje temos a dádiva de possuir uma direção que realmente luta pelos interesses da Nação Rubro-Negra, o que sempre foi o sonho de 10 entre 10 flamenguistas.

Por mais que os rivais tentem nos isolar, o Flamengo jamais estará sozinho, pois por trás dele existe uma gigantesca Nação de 40 milhões de torcedores. Seguiremos em frente!! SRN

Bernardo Mesquita


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Veja também

  • Concordo com a parceria com o Fluminense, desde q a recíproca seja verdadeira.
    Mas o Flamengo não deve ceder em nada: nem em relação à divisão das verbas de TV, nem em relação ao Maracanã e nem em relação a briga com a FERJ.
    A 1ª pré-condição para qualquer “acordo”, deveria ser o reconhecimento de 87, sem isso, ZERO acordo sobre divisão igualitária das verbas de TV!
    A 2ª seria não jogar no Maraca, sem a participação do Fla na administração;
    e 3ª não jogar com time principal o carioquinha, enquanto a FERJ cobrar (roubar), 10% do faturamento dos jogos! Outras federações, cobram entre 3 a 5%… É muita calhordice dessa FERJ, com a complacência do Eurico e do CEP.

  • A manutenção do Maraca, gira em torno de 40 milhões/ano! Já q querem os 3 também querem usar o estádio, que passem a colaborar com esse valor! Q o EBM cobre isso dos sócios da FERJ (vasco e botafogo).

  • bom seria o Flamengo com o Maracanã e uma Arena na Gavea 27Mil lugares com teto retrátil… Show ! Sonho? Talves…

  • A arena da Ilha realmente nos colocou em vantagem na negociação do Maracanã

  • Estádio:
    Temos que brigar pelo Maracanã sim. Estádio que custou mais de 1 bilhão, viria de graça, igual o Engenhão foi para o botafogo. Pra que vamos nos endividar se podemos ganhar por 30 anos de graça, o maior do mundo? Se não for pra gente, vamos dar de graça para o Fluminense? Aí o vasco com ( saojanuario ) botafogo ( Engenhão ) fluminense ( Maracanã ). E o Flamengo???? Tentando construir um estádio, o governo e a prefeitura não deixando, e a gente jogando alugado no estádio da ilha.
    O Maracanã será decidido nos próximos meses, o cenário depois das delações de corrupção do Estádio, o governo está pressionado a ceder e entregar aos clubes. Temos que pressionar o governo, assim como o fluminense está fazendo, desesperado, com medo do mengão.

    Com relação ao time:
    Falta um zagueiro: Gil
    Falta um meia atacante: Everton ribeiro

    Não precisamos de mais nada. Não acho que preciso de um volante não. Se o Rômulo não der certo, temos que apoiar o Ronaldo. Por isso não se pode contratar um outro volante.
    Lateral no lugar do Para? Também acho que não, o cara foi o melhor lateral do campeonato brasileiro. Surpreendeu e deu a volta por cima.
    O Rever hj é o melhor zagueiro da atualidade.

    Dizem que o Flamengo está vendendo o Rafael Vaz, então isso é sinal que irá contratar um grande zagueiro.
    E que o Everton Ribeiro já está apalavrado para o meio do ano.

    Imaginem o time sem Gabriel?????
    Com Conca, Diego, Everton Ribeiro e Guerreiro.

    Ainda tem alucinados falando merda do time.

    Nossos pontos fracos hj?
    Zagueiro pra jogar ao lado do Rever.
    Primeiro volante ( tinha q ir colocando aos poucos o Ronaldo )
    Gabriel titular ( Conca primeira opção, Berrio segunda opção )
    Everton titular ( Everton Ribeiro primeira opção )

    • Não é de graça, talvez por um custo menor para o clube, contudo, sobraria as despesas de manutenção que não são baratas, despesas de operação, contratação de funcionarios e terceirizados e a questão do investimento obrigatório, além disso carrwgariamos por 30 anos quatro pesos mortos que não trazem retorno chamados Célio de Barros, Julio Delamare e o Ginásio Gilberto Cardoso, vulgo Maracanazinho e o museu do estádio. Também não é barato, mas é até viável se a contrapartida de investimento que for pedida não for elevada e a questão da cobertura e problemas causados pela Rio 2016 forem reparados.

    • temos problema nas laterais sim. Pará não está comprometendo, mas não é um bom lançador e nem um bom cruzador. Ás vezes acerta. Mas o problema é nas laterais, o Trauco resolve do meio pra frente, mas é fraco na defesa. Já seu substituto, é ruim nas duas funções…

  • Nação de 60 milhões de torcedores.

  • A coisa é tão óbvia que basta o Flamengo se organizar que naturalmente vira projeto hegemônico. Não tem como mudar isso. O que esperam de um clube que tem a maior torcida do planeta? SRN

  • Discordo apenas que 10 entre 10 Rubro-negros apoiam a diretoria. Uns 8 entre 10 talvez. Existem o cornetas modinhas tb. SRN

  • Realmente somos atacados pelos 3 estão fazendo de tudo contra o Flamengo , somos o Batman vamos vencer.

    • Flamém..!!!

    • O Maracanã vai cair no colo do Flamengo. Assim como o Engenhão caiu pro Botafogo.
      Nosso sócio torcedor vai explodir. Teremos a maior média de público do Brasil de novo, o maior faturamento de bilheteria do Brasil de novo.
      Vamos tirar as cadeiras atras dos gols, pra voltar a geral.

  • Se contratar uns cinco jogadores titulares, ninguém nos segura.

    • Pra lá estamos indo !!!!

  • Essa birra de Vasco e bota fogo é pura inveja , porque sabem q eles n tem a capacidade q o Flamengo tem de administrar o Maracanã ,e sabem q o Flamengo cm o Maracanã vai crescer mais ainda.

    • Isso !!!

  • Boa diretoria pena que persiste no erro de querer administrar o Maracanã. Sei que construir um estádio não é da noite pro dia , mas enquanto o Flamengo insistir em ter o Maracanã como casa nunca teremos um estádio próprio.

    • São águias, Pepe Anjos. Criar independência do Maraca com arena da Ilha desestabilizou os pretendentes. Sabem que o Flamengo não vai “arregar” tendo onde jogar no RJ. SRN

      • O Maraca hoje é importante também para o crescimento STorcedor.
        Grande abraço !!!

        • Com o Maracanã voltaremos a ter a melhor bilheteria e média de público do País. E seremos o maior clube em sócio torcedor também, o palmeiras depois da inauguração do estádio, ganhou 70mil sócios em 5 meses. Se isso acontecer ganharemos um incremento de mais de R$50milhões a mais em nossas receitas.

          • Fla- amém !!!
            Grande abraço !!!

      • Nunca teve tão favorável o Flamengo ter o Maracanã. Vai ser definitido nos próximos 3 meses. O cenário de delações colocaram no nosso colo

  • Ótimo comentário.
    Parabéns…

    • James…
      Parabéns pela nossa vitória !!!
      Grande abraço !!!

  • Vejo muitos pedindo estádio próprio, entendo, também é meu desejo, mas ninguém para e vê a situação do clube para construi-lo, isso falo não de dinheiro, e sim do local, dos órgãos governamentais, no Rio é quase impossível (se não for), associações não sei das quantas, rivais, prefeitura, governo… e não temos a desejada liberação, ai a diretoria estuda fazer fora da capital, ai lá vem os mesmos que querem o estádio e crítica “É longe”, “não dá pra voltar a noite”, “transporte isso e aquilo”, “tem que ser no bairro fulano, que é nobre”… Então fica quase impossível o tão sonhado. A torcida não apóia, mas cobra e muito, e é essa hora de apoiar, com força, raça e amor, sobre tudo e sobre todos, a diretoria assim como o time precisa dos FLAMENGUISTA! Srs.

  • Vamos ser realistas: o Flamengo não quer o bem dos outros times e eles não querem o nosso bem.
    Parcerias pontuais e bom relacionamento em geral são recomendáveis.
    Mas pera lá: “projeto hegemônico”? Que hipocrisia.
    Claro que temos um projeto hegemônico. Qual time não deveria ter? Esporte é para ser vencido. Pergunta para o time americano de basquete o quê eles acham de hegemonia. Para eles, a palavra “hegemonia” é simplesmente “esporte”.

    • Corrigindo: pergunta para o time rubro-negro de basquete o quê acham de hegemonia.

  • Gostei do texto!

    Pelas palavras dos outros presidentes, o Maracanã não deve ser de um clube só, mas sim dos 4 grandes do Rio, demonstrando receio do Fla assumir por complete.

    Seria lindo se acontecesse um dia, numa outra discussão assim, de Bandeira falar: “O Maracanã, de fato merece a presença de todos vocês. Cuidem dele como o Fla gostaria de cuidar, pois agora transferimos nossos cuidados à construção de nossa própria casa. Façam bom uso!”

    • Sonhei com isso quando estavam falando besteira naquela reunião, que Bandeira levantasse e falasse: Certo, ele é todo de vocês, agora se virem.
      Mas foi sonho mesmo… Kkkkkk SRN

      • kkkkk, vai que vira realidade. Sonhos podem ser sinais, não é mesmo?

  • Eu quero é mais que o Maracanã se exploda !.. quero que esses bostas dos presidentes do vice e bostafogo continuem complicando o máximo para o flamengo e com isso o BANDEIRA largue de vez essa porr.. de Maracanã e parta o estádio próprio e deixe o Maracanã morrer porque é oque vai acontecer porque o vice e o bostafogo tem seus estádios e o Fluminense não sustenta o Maracanã sozinho…..por causa desse sentimento mesquinho desses clubes que não conseguem admitir que o flamengo é o único clube capaz de administrar o estádio…. que se FOD… Maracanã…vice .. bostafogo e Fluminense… larga mão Bandeira….tem Niterói e um estádio com prorrogação de 6 anos pra pensarmos no nosso estádio…

    • Vc quer entregar a concessão pro Fluminense de graça igual ao botafoguense que ganhou um estádio 0800.
      Aí o Flamengo vai voltar a ser o que era antes, ficar todinho endividado de novo para gastar R$500milhões. Vai ficar igual o Corinthians, devendo até as calças, tento que se desfazer de todo o time, pq tinha q pagar o estádio superfaturado.

  • Gastando o dinheiro com Gabriels, Damiãos e Cia Ltda não tem hegemônia.

  • Acredito que nossa gestão já influência no futebol Brasileiro pois os outros torcedores estão vendo que quando os dirigentes tem competência e trabalham em prol do clube as mudanças acontecem para melhor, infelizmente essa mudança ainda não se refletiu para dentro de campo porém acredito que é só uma questão de tempo para que isso ocorra, no mais é como está escrito acima, estamos sozinhos nesta caminhada pois uma potência como o Flamengo vai ser difícil de segurar, e isso incomoda muita gente, eles vão usar de todos os artifícios para tentar nos parar, desde impedir que consigamos um estádio para fortalecer ainda mais o nosso clube até começar a fazer tramoias dentro de campo.

    SRN #SeFicarPutoÉPior

  • Uma divida de 750 para 390 isso e pra quem e serio demais num brasil aonde mechemos so tem roubo deus e rubro negro.

  • A torcida agora tem q para de mimi quando perde vamos agradece a gestao bandeira o fla esta crescendo em 3anos seremos a maior potencia do brasil agora entenda a visao do bandeira o corinthias unico q poder bate de frente com a gente esta ruim das pernas palmeiras vive da crefisa o fla so depende da torcida agora pra frente e so vitoria acredita nacao.

    • Em 3 anos jogando com Muralha, Pará, Vaz, Araujo, Arão, Gabriel e até Guerrero seremos motivos de chacota. Não vamos ganhar nada além de Carioca, torneio da Disney ou Primeira Liga.

      • Estamos qualificando o time ano a ano… com o tempo chegamos lá…

      • Muralha excelente goleiro. Teve 1 falha aí todo mundo pega corda. 3 meses atras foi convocado, era o melhor goleiro do Brasil.
        Para deu a volta por cima, surpreendeu a todos, tá jogando muito.
        Vaz, se não inventar, joga bem, mais não pra ser titular.
        Arao, é um dos melhores segundo volantes do país, também foi convocado pelo tite.
        Gabriel, concordo, horrível. Destestável.
        Agora o Guerreiro, está vivendo o melhor momento pelo time, a melhor média de Golã da carreira do cara é agora, ai a torcida taca pau no cara de novo…. pelo amor de Deus

  • Ótimo texto! Concordo que o Flamengo está sozinho, mas não acredito que por muito tempo, pois quando a boa gestão começar a refletir em títulos o mengão acabará influenciando os outros a terem uma gestão mais profissional. Você não era o escritor do Gol do Mengão!? Era um blog bem legal… tente voltar com ele!

    • Não é bem assim nao,! Boas gestões no futebol tem vários clubes, a diferença é que o Flamengo é uma potência econômica.

      • Concordo, Eduardo. Outros clubes possuem boas gestões, o problema é que o potencial econômico deles é muito inferior ao do Flamengo.

      • Exato.

  • A verdade que agora o fla esta no patamar acima de todos o bandeira esta investindo o que pode o torcedor tem que entender agora e so melhora o maracana vao fazer tudo para atrapalhar com maracana o fla fica embativel em 3anos o clube mais rico do brasil demos 3 passos para tras agora pra frente e so alegria.

    • Cara, seus comentários são bem sensatos, mas se melhorar a pontuação serão ainda melhores. SRN

  • O que precisar ter em mente é que a nossa grandeza os assusta e que a tal hegemonia é eminente. Ninguém quer o Flamengo com o Maracanã, pois sabem que com ele, é a ilha, faremos 140 mim/ano com a torcida tranquilamente. Fora outras nuances. Mais, convenhamos, o futebol brasileiro merece a nossa hegemonia.

    • O plano de negócios do Fla pro Maraca é chegar nesse patamar de 140 mi/ano. Serão várias ações como retirar cadeiras retráteis e colocar assentos comuns para aumentar a capacidade e vender ingressos mais populares e também intensificar a exploração do complexo para visitações

      • 1.Museu do Flamengo
        2.Estátua do Zico
        3.Loja oficial do Flamengo
        4.Vendas dos Camarotes
        5.Vendas das placas de publicidade
        6.Transformar em um ícone de turismo
        7.Aluguel para empresas realizarem eventos
        -lançamentos de produtos
        -workshops
        -seminários
        8.Vendas do names righting
        9. Aluguel para os maiores shows internacionais do RiodeJaneiro
        10. Aluguel do estádios para ( Vasco, Fluminese jogar clássicos e decisões )
        11. Arrecadação com alimentação nos dias dos jogos ( alugando os bares )
        12. Aluguel de stands para empresas de varejo nos dias dos jogos.
        13. Customização das cadeiras com a marca de algum patrocinador

        Enfim são dezenas de ações para otimizar a renda do maior do mundo

        • O problema é que o maracanã. é tombado por exemplo não pode vender naning rights

    • Fora o crescimento dos STorcedores…

  • Realmente os últimos acontecimentos tem mostrados facetas interessantes sobre o comportamento dos outros clubes do RJ, que só enxergam o próprio umbigo, uns deles mergulhados em administrações que por si só dão o cartão de visitas do clube.
    Volto a repetir que se pensarmos em estádio, o Maracanã é a nossa primeira opção até porque está pronto, precisar ser gerido de forma eficiente, além de todo o simbolismo que ele representa ao nosso clube.
    Mas paciência tem limite e nada mais justo do que pensar em plano paralelo de ter nossa casa e que compreenda realmente a nossa grandeza.
    O foco é mantermos firmes a nossa posição para o Maracanã independente da mesquinharia e idiotices praticadas pelos outros três presidentes, sobretudo, os de Botafogo e Vasco. Talvez uma aproximação com o Abad do Fluminense seja uma alternativa como aliado político neste imbroglio, mas temos que esperar mais ele estender a mão e reconhecer certa coisas do que propriamente mudarmos nossa conduta e princípios.
    O Maracanã ainda tera muito pano pra manga até por causa da morosidade da justiça e porque querem mesmo que o processo sempre e fique esquecido para se preparar plano da chamada oposição.
    O paralelismo em busca da casa própria já está em andamento pelo que percebo, verificações de terrenos, processo de venda do Morro da Viúva e cada vez mais a nossa solida situação financeira para angariar recursos e parceiros na empreitada.
    Esperemos os próximos capítulos…

  • Estatégia bura desses clubes cariocas, o Fla descolou do futebol carioca a muito tempo, são clubes minúsculos com faturamento anual de 200 milhões, o Fla ja chegou na casa dos 500 milhões de faturamento anual e hj supera os paulistas. Ou o Flu se alia ao Fla e tenta se descolar dos nanicos cariocas ou morre abraçado.

  • Gostei do texto. Esta diretoria é um achado pro Flamengo, fez o clube brigar por titulos na base do planejamento e não na base da sorte como foi o título de 2009, acho que o torcedor devia ser mais consciente disso, mas parecem que tem memória curta das humilhações que passavamos devendo salário,contratando quem não podiamos pagar, sendo eliminados dos campeonatos que realmente importavam e sendo iludidos por carioquinha todo ano.

    • Isso mesmo!

  • Muito coerente a matéria é de fato demonstra o que sempre aconteceu no Rio de janeiro ,todos contra o Flamengo.
    Talvez seja a deixa quê precisávamos pra ir pra licitação sozinhos ou partir de fato é de direito pra construção do nosso estádio, Vamos Flamengo lutar por dignidade .

Comentários não são permitidos.